9 de março de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Miquéias (Comentário Bíblico Moody) 20  4) Paulo em suas cartas aos romanos e gálatas ensinou que não existem judeus nem gregos . . . no reino; todos são um e em Cristo todos são da semente de Abraão e herdeiros da Promessa. IV. O Litígio de Jeová. 6:1 – 7:20. Os capítulos 4 e 5 do livro de Miquéias predizem a vinda e a obra do Messias. A profecia se estende à consumação de todas as coisas, que Miquéias viu realizadas através do pecado, juízo e salvação. Nestes dois últimos capítulos o profeta descreve o pecado do povo, como também a luta de Jeová com eles e o Seu juízo sobre eles; ele também prediz que o povo confessará os seus pecados e receberá as bênçãos prometidas. Tudo isto está exposto na forma de um processo judicial. O profeta é o promotor público de Jeová, tendo as montanhas e as colinas (talvez símbolos de justiça imutável) por tribunal e juizes. Jeová argüi através do profeta; o povo replica; as montanhas e as colinas ficam em silencioso julgamento. Miquéias 6 A. Primeira Reclamação de Jeová. 6:1-5. 1. Ouvi (em obediência). O profeta chama o tribunal à ordem; Jeová exige que Suas palavras sejam obedecidas. Defende a tua causa. Terminologia legal, significando, "advogar uma causa no tribunal". Jeová convoca Miquéias a que se levante e apresente o seu caso contra o seu povo. 2. Há uma controvérsia e ele entrará em juízo. Literalmente, comprovará totalmente. 3. Povo meu, que te tenho feito? Aqui está a exposição formal de Jeová contra o seu povo, que traria à mente a sua fidelidade e a infidelidade deles. 4, 5. Jeová não espera uma resposta, mas aponta sua orientação e proteção benévolas na história. Ele os livrou da escravidão do Egito, deu-lhes grandes líderes e os livrou de Balaque e Balaão (Números. 22-24). Não poderiam eles aprender com a experiência a justiça do SENHOR (v. 5)? Os caminhos dos homens podem ser tortos, mas na história humana Jeová exibe sua fidelidade convencional em seus caminhos "retos". ( Que  a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


9 de Março Dia 68  

Leituras: Mateus 20:17-28; Atos 24:10-21; Salmo 62; Provérbios 15:7-12; Números 8-9.  

Versículo Especial“A língua dos sábios derrama o conhecimento, mas o coração dos insensatos não procede assim” (Provérbios 15:7).  

Pensamento BíblicoNão Ser Servido, Mas Servir (Mateus 20:20-28). O exemplo de Cristo mostra o que ele espera dos cristãos. Não estamos aqui para sermos servidos, nem para sermos elevados a postos de honra e grandeza. Estamos aqui para servir, para nos darmos humildemente em benefício de outros. O mundo tem seus atrasos, com muitas pessoas procurando um jeito de “ficar por cima” dos outros. A imitação de Jesus exige o retreinamento de nossas atitudes, para retirar o egoísmo do centro de nossas vidas. Temos que seguir Jesus, em vez de acompanhar o mundo!  

Ação: Procure os meios de servir os outros sem egoísmo. ( Estra Ido dos estudos da Bibli.Net que Deus abençoe a todos)

8 de março de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Miquéias (Comentário Bíblico Moody) 19  4) O Israel Espiritual Ficará Destituído de Poder e Ajuda Material. 5:10-15. Jeová proclama que virá o tempo quando todo equipamento de guerra do qual o Seu povo depende, será eliminado (vs. 10, 11). Todas as religiões feitas pelo homem – com suas bruxarias, adivinhações, ídolos, santuários e cidades dedicadas à idolatria – pelas quais Israel tem sido desviada, Jeová as eliminará (vs. 12-14). Israel então confiará no poder e na misericórdia de Deus conforme revelados Daquele que virá de Belém. Israel e o mundo terão de reconhecer que sua dependência está sobre Ele. Para as nações que rejeitarem a mensagem de Jeová (v. 15) só haverá ira (o profeta dá a entender que alguns aceitariam a mensagem; veja ASV, os que não derem atenção). Nos capítulos 4 e 5 Miquéias desenvolveu claramente os ensinamentos da promessa abraâmica conforme dada a Abraão (Gênesis. 12:1- 3; 13:14-18; 15:1-21) e conforme elaborada na Aliança Patriarcal (Deuteronômio. 30:1-20). 1) Israel devia ser castigada por causa de seu pecado: a) Imediatamente – isto é, as pestes, a seca, etc.; b) Futuramente – o cativeiro mesmo. 2) Israel deverá ser salva e prestará um serviço de alcance mundial: a) Haverá um retorno mesmo, ele diz (e houve realmente), embora apenas para um remanescente. Este remanescente será a semente do Reino e virá a ser grande e mundial. Tal semente será produzida não por nascimento natural apenas (o Israel natural foi apenas o veículo para a realização do Reino espiritual), mas pela conversão espiritual, como no Pentecostes, etc. Para Miquéias o reino espiritual é a adoração universal de Jeová, e o Rei Davídico ideal é o Messias. b) Durante o período dos Macabeus Israel existiu realmente como nação, com um rei araônico por monarca. O espírito de nacionalismo era forte, e muita ênfase foi colocada sobre a futura restauração literal do monarca davídico. Contrariando o propósito missionário de Deus (Gênesis. 12:3), a nação nessa ocasião era altamente isolacionista na sua atitude. Miquéias predisse que o reino a ser estabelecido seria universal, eterno e essencialmente espiritual. 3) O capítulo 5 prediz o nascimento e as características do futuro Rei. Esta profecia foi cumprida em Jesus Cristo, que proclamou um reino espiritual, para o desapontamento dos fariseus, saduceus e outros. Os judeus rejeitaram a Jesus porque mantinham um conceito materialista do reino prometido. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

8 de Março Dia 67  

Leituras: Mateus 20:1-16; Atos 24:1-9; Salmo 61; Provérbios 15:1-6; Números 7.  

Versículo Especial“Assim, salmodiarei o teu nome para sempre, para cumprir, dia após dia, os meus votos” (Salmo 61:8).  

Pensamento BíblicoExigindo Nossos “Direitos” (Mateus 20:1-16). É fácil, especialmente em uma sociedade que encoraja egoísmo e a luta pelo que chamamos “nossos direitos”, é fácil perder a mensagem desta parábola. Enquanto esta orientação precisa ser aplicada em várias situações, é particularmente indispensável que os cristãos resistam à tentação de “exigir seus direitos” em prejuízo de seus irmãos.  

Ação: Preste bem atenção, hoje, nas oportunidades e responsabilidades. Isto tornará mais fácil evitar “exigir direitos” egoístas. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

7 de março de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro  Miquéias (Comentário Bíblico Moody) 18 B. O Futuro Poderoso Líder Nascerá em Belém e Restaurará o Remanescente de Jacó 5:2-15. 1) O Messias Nascerá em Belém. 5: 2, 3. 2. Belém (Heb. Casa do Pão), no distrito de Efrata, era pequena demais para ter um lugar entre os milhares (ou famílias) de Judá, mas destinava-se a ser exaltada por todo o mundo; pois o Messias nasceria neste humilde lugar, na cidadezinha de seu grande ancestral Davi. De ti me sairá aquele que existe desde os dias da eternidade, pois este que há de reinar em Israel é o eterno "Anjo-Jeová", co-igual de Jeová através de todo o V.T. 3. A que está em dores refere-se à Israel em aflição, ou a mãe pessoal daquele que virá; esta última interpretação é a preferida. Então haverá um retorno do restante (ou remanescente) de seus irmãos (companheiros judeus) para Jeová e para o lar. 2) O Reinado Beneficente do Messias. 5:4-7. 4. Apascentará o povo. O Messias virá a ser o pastor que opera no poder e majestade de Jeová (cons. João 10:11; Hebreus. 13:20; I Pedro 5:4). Os inimigos não serão capazes de molestar, porque o seu nome . . . será . . . engrandecido até aos confins da terra. 5, 6. Este será a nossa paz (cons. Efésios. 2:14) nas almas dos homens, entre os homens e entre as nações. Quando a Assíria vier. A Assíria era o inimigo mais temido no tempo de Miquéias e foi usado aqui para tipificar os inimigos de Israel. Aquele em que há paz tem poder para levantar líderes que protegerão Israel e vencerão os inimigos. Miquéias aponta para a vitória  Daquele que virá se impor sobre os poderes mundiais. 7. O restante de Jacó (Israel espiritual) estará no meio de muitos povos, como orvalho. O verdadeiro povo de Jeová é restaurador e bendito como o orvalho de Deus – não feito ou removido pelo homem. 3) O Israel Espiritual Virá a Ser um Grande Conquistador. 5:8, 9. Israel será como um leão do qual não há quem as livre, como um guerreiro poderoso que exterminará os seus adversários (v. 9). Esta guerra será completada quando "Aquele" tiver colocado todos os inimigos sob os seus pés (I Coríntios. 15:25-28). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

7 de Março Dia 66  

Leituras: Mateus 19:23-30; Atos 23:23-35; Salmo 60; Provérbios 14:29-35; Números 5-6.  

Versículo Especial“A justiça exalta as nações, mas o pecado é o opróbrio dos povos” (Provérbios 14:34).  

Pensamento BíblicoA Recompensa Daqueles que se Sacrificam (Mateus 19:23-30). Esta parte é um acompanhamento adequado da triste história do homem rico (veja as notas de ontem). Alguns deixarão tudo pelo Senhor. Alguns não podem ser comprados a nenhum preço, mesmo que eles tenham que romper laços apertados de família para servir a Jesus. Estas pessoas serão recompensadas nesta vida e, especialmente, na eternidade.  

Ação: Preste atenção nas bênçãos de permanecer em Cristo. Não deixe Satanás distraí-lo, chamando sua atenção para o que você largou. Olhe para o que você ganhou! . ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos) 

 

6 de março de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Miquéias (Comentário Bíblico Moody) 17 4) Jerusalém Será Restaurada a um Esplendor e Poder Ainda Maiores. 4:8. O primeiro domínio. Os reinos de Davi e Salomão representam Jerusalém em sua glória. Aqui está implícito um esplendor ainda maior que virá a Sião, a torre, uma porção do palácio davídico, da qual o bom pastor vigia, figuradamente, o seu rebanho. 5) A Redenção Será Precedida pelo Sofrimento como Castigo por causa do Pecado. 4:9, 10. Não há rei em Israel. Como da que está para dar à luz (v. 10) a casa de Jacó deverá sofrer o cativeiro na Babilônia. Ali ela será libertada. 6) Os Inimigos Verão Jeová Vingando o Seu Povo. 4:11, 12. O desprezo virá das cruéis nações pagãs que desejam a poluição de Israel. Mas elas não terão percebido os planos de Jeová, que pretende reuni-las em Jerusalém como feixes m eira. Alguns acham que os inimigos são os assírios ("Micah", The Cambridge Bible, pág. 40), ou o exército de Antíoco Epifânio, conforme descrito em Daniel e em I e II Macabeus (Cowles, The Minor Prophets, pág. 200), ou as nações reunidas na grande batalha final de Joel 3; Ezequiel. 38; 39; Zacarias. 12; e Apocalipse. 20:8 e segs. 7) A Vitória Final é Predita, com Exortação a que se Preparem para o Cerco Iminente. 4:13 – 5:1. 13. Levanta-te, e debulha. Sião castigará com chifre de ferro e cascos de bronze. Seus inimigos serão destruídos como o grão é pisado pelos bois na eira. Os inimigos de Sião pensarão estar obtendo algum lucro para seus fins egoístas, mas pelo contrário, o lucro deverá ser dedicado, ou devotado, a Jeová. Miquéias 5 5:1 (4:14 na Bíblia Hebraica). Miquéias abruptamente se volta para uma experiência iminente. Israel, aqui representando Judá, deverá dirigir suas tropas para um cerco, no qual o rei no poder, que é um juiz, será humilhado. Isto foi cumprido em parte pelo cerco de Senaqueribe em 701 A.C., quando da tomada de Jerusalém por Nabucodonosor em 587 A.C. e seu golpe contra o Rei Zedequias e por todos os cercos subsequentes até a destruição de Jerusalém em 70 d.C. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


6 de Março Dia 6  

Leituras: Mateus 19:13-22; Atos 23:11-22; Salmo 59; Provérbios 14:22-28; Números 4.  

Versículo Especial“Em todo trabalho há proveito; meras palavras, porém, levam à penúria” (Provérbios 14:23).  

Pensamento BíblicoO Diabo Pagará o Seu Preço (Mateus 19:16-22). Um homem rico estava interessado em seguir Jesus. Ele tinha demonstrado respeito pela lei de Deus; Que mais tinha que ser feito? Jesus disse-lhe que ele tinha que se desfazer de todas as propriedades acumuladas, algo que ele não estava disposto a fazer. Satanás encontrou alguma coisa mais importante para ele do que o céu. Satanás está sempre disposto a pagar quanto for necessário para comprar as almas daqueles que não amam ao Senhor acima de tudo.  

Ação: Certifique-se de que seus tesouros estão no céu. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

5 de março de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Miquéias (Comentário Bíblico Moody) 16  2. Elas convidarão e insistirão com outras e Jeová será o mestre. A palavra hebraica para ensinar vem de uma palavra que significa "jogar um dardo" ou "atirar uma flecha". Veio a significar "ocasionar o destaque", de onde "ensinar ou instruir". A coisa destacada veio a ser conhecida como ''tora" ou lei. Esta palavra não é usada apenas para com a lei mosaica mas para com todo o V.T.; portanto os ensinamentos relacionados com o Messias estão incluídos. Todas as nações afluirão para a habitação de Jeová, pois desejarão seus caminhos e suas veredas. Jeová ensinará seus propósitos e exigências, e será possível andar assim porque esta lei (heb. tôrâ) sairá de Sião. 2) Retornar a Jeová Trará Paz e Prosperidade. 4:3-5. 3. Ele julgará . .. e corrigirá (lit. arbitrará). Jeová agirá como árbitro entre povos litigantes, corrigindo nações poderosas e longínquas. Elas deixarão de fazer guerra e mudarão os instrumentos de guerra em ferramentas pacíficas. Isto aponta novamente para a determinação dos povos de andar nos caminhos de Jeová e para a Tora fluindo de Jerusalém (v. 2). Em Jerusalém, a habitação dos reis, encontra-se o conceito da realeza e da autoridade como também do julgamento. A paz é a frutificação do ensinamento da Palavra de Deus. 4, 5. Não mais se preocupando com a guerra, assentar-se-á cada um debaixo da sua videira, e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os espante (cons. Zacarias. 3:10). Isto é possível porque Jeová, o Deus de Israel, é o eterno, o auto-existente. Contrastando com Ele, os deuses pagãos são sem vida, e a adoração deles desaparecerá. Aqueles que andam em o nome do Senhor nosso Deus (v. 5) terão paz eterna. 3) Promessa do Retorno Daqueles que Estão no Cativeiro. 4:6, 7. O oráculo de Jeová é que aqueles que estão no cativeiro retornarão, mas nos dias "depois" (v. 1), depois de sofrer e serem julgados. Jeová reunirá os coxos e os abandonados, aqueles que sofreram crueldades no cativeiro, os afligidos por Deus por causa dos seus pecados. Esses constituirão a parte restante (v. 7) mencionada pelos profetas (cons. Isaias. 37:32; 46:3; Jeremias. 23:3; Amós 5:15). Os rejeitados virão a constituir a poderosa nação do próprio Jeová. E Ele reinará sobre ela no Monte São desde o seu retorno até a eternidade. (Veja conclusão do cap. 5 para cumprimento desta profecia.) ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

5 de Março Dia 65  

Leituras: Mateus 19:1-12; Atos 23:1-10; Salmo 58; Provérbios 14:15-21; Números 3.  

Versículo Especial“De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mateus 19:6).  

Pensamento BíblicoA Permanência do Casamento (Mateus 19:4-6). Quando os fariseus tentaram testar Jesus, o que eles conseguiram foi mostrar seus próprios erros. Eles tentaram pegar Jesus em divergência com algumas doutrinas em vigor naquele tempo, mas em vez disso, eles mostraram que suas tradições contradiziam a vontade de Deus. Desde a criação de Adão e Eva, Deus quis que o casamento fosse uma união, para a vida toda, entre um homem e uma mulher. “O que Deus ajuntou, não o separe o homem.”  

Ação: Respeite a permanência do casamento e ajude a construir famílias sólidas. Se você é casado(a), faça todo o esforço para tornar seu casamento seguro, enquanto você ajuda seu (sua) esposo(a) a chegar ao céu. Se você tem filhos, ensine-lhes que o casamento é para a vida toda. Se você planeja casar-se, certifique-se de que você e a pessoa com quem você vai se casar entendem este conceito. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

4 de março de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


Livro Miquéias (Comentário Bíblico Moody) 14 E. Pecado e Crime Grosseiros Desencadeariam a Destruição de Jerusalém. 3:9-12. 9. Ouvi agora isto, vós. Começando com um pedido compassivo, Miquéias resume suas acusações aos cabeças (juízes), chefes, sacerdotes e falsos profetas (vs. 9-11) que até se atrevem a dizer: Não está o SENHOR no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá (v. 11), buscando no povo um aceno de confirmação. 12. Por causa de tais líderes – a destruição virá. Não mais uma cidade, Sião será lavrada como um campo de lavoura, ela se transformará em montões de ruínas e o monte do templo (Monte Moriá) onde há muito se adorava a Jeová se transformará em uma colina coberta de mato. III. Visão de Esperança Através Daquele que Virá. 4:1 – 5:15. A. Triunfo Final de Jerusalém. 4:1 – 5:1 . Miquéias 4 Os versículos 1-3, encontram-se quase palavra pôr palavra em Isaias. 2:24. Embora Miquéias e Isaías sejam contemporâneos (Jeremias. 26:18; Isaias. 1:1), é duvidoso que o mais velho, Isaías no caso, copiasse do profeta mais jovem. Além disso, os versículos parecem melhores e mais completos conforme se encontram em Miquéias. Alguns mestres propõem a existência de uma terceira fonte da qual o Espírito Santo levou os dois homens a buscar material para seus discursos. 1) O Reavivamento da Verdadeira Religião e o Retorno a Jeová. 4:1, 2. 1. Nos últimos (lit., depois) dias. Após os dias do juízo, descritos no capitulo anterior. Esta frase é comumente usada pelos profetas para indicar o período messiânico (cons. Os. 3:5). C.F. Keil declara: "A predita exaltação do monte do templo é atribuída ao período da conclusão do reino de Deus" (The Twelve Minor Prophets, II, 456). O monte da casa do SENHOR será espiritualmente exaltada acima de todos os montes. As nações afluirão (como um rio) para ele, espontaneamente, pois Deus estará ali.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

4 de Março Dia 63  

Leituras: Mateus 18:21-35; Atos 22:22-30; Salmo 57; Provérbios 14:9-14; Números 2.  

Versículo Especial“Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte” (Provérbios 14:12).  

Pensamento BíblicoPerdoando um Irmão (Mateus 18:21-35). Este ensinamento é negligenciado quase tão frequentemente como a parte que examinamos ontem. Quando um irmão que pecou contra mim se arrepende, tenho que perdoá-lo. Não tenho que manter a contagem das suas falhas, como se fosse para provar sua insinceridade. Justamente como eu espero o perdão de Deus, ainda que eu tenha pecado muitas vezes, meu irmão deveria estar certo de meu repetido perdão, quando ele peca contra mim. Se não perdoarmos, não seremos perdoados!  

Ação: Está alguém procurando seu perdão? Perdoe-o. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

3 de março de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Miquéias (Comentário Bíblico Moody) 13  3) Jeová se Recusa a Ouvir Suas Orações. 3:4. 4. Então. Quando o juízo de Jeová sobrevir, eles o invocarão repetidamente, mas Jeová não lhes responderá e esconderá deles a sua face. Esses líderes preferem fazer o mal (2:1-3) e são culpados, por isso Jeová não pode deixar de esconder a Sua face deles e deixar que a justiça siga o seu curso. 4) O Caráter dos Falsos Profetas. 3:5. 5. Quando esses profetas tinham abundância de alimento (quando têm o que mastigar) pregavam paz. A implicação é que os ricos apressares protegiam e sustentavam os falsos profetas. E, se os representantes não tivessem o seu sustento, uma guerra santa seda declarada contra os benfeitores. 5) Os Falsos Profetas Têm de Ser Desacreditados. 3:6, 7. 6,7. Os falsos profetas, Jeová declara, não terão visões nem serão capazes de profetizar. Esta frustração lhes será como as trevas da noite. Os profetas desacreditados se envergonharão (lit., ficarão vermelhos); cobrirão seus lábios; nada terão para dizer. E o povo ficará tateando em trevas religiosas. D. Miquéias Tem Consciência do Poder do Espírito de Jeová. 3:8. 8. Miquéias se contrasta aqui com os falsos profetas. Ele está cheio de poder heróico, força interior, Espírito do Senhor. Ele também está cheio de zelo pela administração da justiça e não do amor à opressão, coragem e não covardia como a dos falsos profetas. Este zelo e coragem encontram expressão em fazer conhecida a Jacó a sua transgressão (rebelião) e a Israel o seu pecado (erro do alvo). Miquéias, estando cheio de santa paixão pela causa de Jeová, podia fazer as ousadas declarações deste versículo.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

3 de Março Dia 62  

Leituras: Mateus 18:10-20; Atos 22:12-21; Salmo 56; Provérbios 14:1-8; Números 1.  

Versículo Especial“A testemunha verdadeira não mente, mas a falsa se desboca em mentiras” (Provérbios 14:5).  

Pensamento Bíblico“Se Teu Irmão Pecar Contra Ti” (Mateus 18:15-17). Jesus dá instruções claras de como lidar com conflitos pessoais. Quando um irmão peca contra mim, eu não tenho a liberdade de dizer a todo mundo. Eu não tenho o direito de procurar vingança. Eu não posso deixar que o tempo cure todas as feridas. Tenho que ir àquele irmão como prescrito aqui por Jesus. Se eu não o faço, eu peco. É tão simples!  

Ação: Algum irmão pecou contra você? Tome a coragem de ir hoje a ele e acertar o problema como devem os cristãos.  ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 12 8. A minha resolução é ajuntar as nações. A misericórdia do Senhor é dirigida a todos os povo...