26 de março de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

 Salmos (Comentário Bíblico Moody) 46   Salmo 35. Um Pedido de Vingança O salmista aqui fornece mais evidências de que Deus é o tribunal de apelo para os perseguidos em Israel. Parece que dois incidentes ou duas séries de incidentes são descritos. Os versículos 1-10 referem-se principalmente a atos físicos, enquanto os versículos restantes sugerem a cena de um tribunal. O poema está claramente dividido em três ciclos, cada um terminado por um voto de ação de graças. O salmista aparece como defensor através de todo o salmo, mas constantemente recomenda o castigo para seus inimigos. 1-10. O Primeiro Apelo para o Julgamento. Contende, Senhor com os que contendem comigo. Na linguagem de guerra, o salmista roga por justiça em seus próprios termos. Ele expressa seu ressentimento, pedindo que seus inimigos sejam completamente derrotados, desacreditados, e apanhados em seus próprios laços. Ele conclui este ciclo com um voto de realmente regozijar-se no Senhor. 11-18. A Base para a Continuação do Apelo. Pagam-me o mal pelo bem. Isto parece pertencer a outra ocasião, embora possa ser uma seqüência do primeiro apelo. Os inimigos aqui são antigos amigos que se voltaram contra o escritor e se regozijam contra sua falta de sorte. Empregaram falsas testemunhas e zombaram dele, enquanto ele apenas fez o bem para merecer o seu mal. Novamente termina o ciclo com um voto de que irá publicamente louvar a Deus, se Ele tão somente o livrar. 19-28. O Segundo Apelo para O Julgamento. Julga-me, Senhor. O Salmista apela para que seus inimigos não possam mais zombar dele nem falar mal dele. Depois apela para que haja um julgamento final do caso para que seus inimigos recebam o tratamento de opróbrio e desonra que file dispensaram. Novamente conclui o ciclo com um voto de ação de graças..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


26 de Março Dia 85  

Leituras: Mateus 24:29-35; Romanos 3:9-20; Salmo 76; Provérbios 18:13-18; Deuteronômio 1.  

Versículo Especial: O que começa o pleito parece justo, até que vem o outro e o examina” (Provérbios 18:17).  

Pensamento BíblicoUm Problema que Não Podemos Resolver  (Romanos 3:9-20). Em passagens anteriores, Paulo desenvolveu a ideia de que tanto gentios como judeus pecaram. Agora ele tira algumas conclusões sobre o pecado. Todos são culpados (v. 10). Nossa falha é nossa culpa (v. 12, 23).  Não podemos ganhar a salvação pela perfeita guarda da lei (v.20).  

Pelo nosso pecado, nos separamos de Deus. Não temos capacidade para salvar a nós mesmos. O homem não pode, pelo seu próprio poder, lançar uma ponte sobre o abismo entre ele mesmo e o Santo Deus que está acima de todos. Quando nos vemos como pecadores Sperdidos, sem poderS então estamos preparados para apreciar e aceitar a dádiva da salvação pela graça de Deus.  

Ação: Aplique o princípio de Provérbios 18:17 (acima). Lembre-se de que há dois lados para cada história de conflito. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

25 de março de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 45  10-12. Louvor ao Conselho do Senhor. O conselho do Senhor dura para sempre. Em contraste com o fútil conselho dos pagãos, Deus escolheu e orientou Seu povo. 13-19. Louvor à Vigilância do Senhor. O Senhor olha. Deus olha, observa e considera tudo o que os homens pensam ou planejam. Ele entende as tramas dos homens perversos e o Seu olho que tudo vê reconhece as necessidades do Seu povo. 20-22. O Coro Final do Louvor. Nossa alma espera. O regozijo de todo o salmo se baseia na espera, na confiança e na esperança dos crentes reunidos. Salmo 34. A Bondade do Senhor Este cântico de louvor é um acróstico, semelhante na estrutura do Salmo 25. É realmente extraordinário que ambos os salmos omitam a letra Waw e acrescentem um Pe extra no final. Quanto ao conteúdo ambos são cânticos de ação de graças, semelhantes no pensamento ao livro de Provérbios. 1-3. Seu Convite ao Louvor. Engrandecei o Senhor comigo. A resolução de louvar a Deus continuamente é a base para levar outros a magnificar e exaltar o Senhor. Este convite é dirigido àqueles que são humildes e capazes de aprender. 4-6. Seu Testemunho de Livramento. Chamou ... ouviu ... livrou. Partindo de sua experiência de primeira mão, o salmista ilustra a base deste louvor sincero. Seguindo a LXX e diversos manuscritos e versões, o versículo 5 poderia ser traduzido melhor assim: Olhem para mim e sejam iluminados, e seus rostos não ficarão envergonhados. 7-10. Sua Certeza de Bênção. Oh! provai, e vede. A "única maneira que os outros têm de tomar conhecimento das bênçãos é pondo Deus à prova. O salmista diz: "Ponham-no à prova e vejam". As verdadeiras bênçãos só vêm para aqueles que confiam, temem e buscam o Senhor. 11 -22. Sua Lição para Discípulos. Vinde, filhos ... eu vos ensinarei. Seu conhecimento experimental deu-lhe o direito de ensinar aos outros. Aqueles que são chamados de filhos são novamente os humildes e capazes de aprender, discípulos de todas as idades. O estilo é do método que compreende a pergunta e a resposta didática dos homens sábios. O tema é a retribuição conforme interpretada pelo judaísmo ortodoxo.(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


25 de Março Dia 84  

Leituras: Mateus 24:15-28; Romanos 3:1-8; Salmo 75; Provérbios 18:6-12; Números 34-36.  

Versículo Especial: “Antes da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade” (Provérbios 18:12).

Pensamento BíblicoO Orgulho Precede a Queda (Provérbios 18:12). Todos já devem ter ouvido esta paráfrase da primeira parte deste versículo. O orgulho sempre tem sido uma coisa perigosa, e tem levado à queda muitas pessoas poderosas (por exemplo, o Faraó, Nabucodonosor e uma multidão de outros). Note que há uma afirmação ao inverso, na segunda parte deste versículo: A humildade vem antes da honra. A verdadeira humildade é essencial para se agradar a Deus.  

Ação: “Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4:10)..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

24 de março de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 43  5. O Alívio da Confissão. Confessei-te . . . e tu perdoaste. Isto era sem dúvida mais um processo do que um ato instantâneo. Primeiro ele começou a reconhecer, a não esconder, e finalmente disse: "Eu confessarei". Observe a posição enfática do tu quando o escritor passa a ênfase para o que Deus faz. 6-11. A sabedoria da Experiência. Sendo assim. Por causa da disponibilidade do perdão divino, o salmista exorta os homens a orarem do mesmo modo. Com base em sua própria e profunda experiência, ele se torna um instrutor, um professor, e um guia, usando a linguagem de um sábio. O versículo 8 parece ser uma citação de um dos cânticos de livramento mencionados no versículo 7, de modo que é Deus quem guia e instrui o crente. Salmo 33. Convocando a Congregação para Adorar Este salmo corresponde aos salmos nacionais do Livro V. À primeira vista parece estar fora de lugar aqui no Livro I, mas foi colocado aqui como resposta ao convite do versículo 11 no salmo precedente. A resposta traduz a experiência pessoal em um hino nacional de ação de graças. A presença de vinte e dois versículos sugere um relacionamento com o alfabeto hebreu, embora não haja arranjo de acróstico. 1-3. Chamamento à Adoração. Exultai . . . celebrai . . . louvai . . . entrai . . . tangei. A resposta dos justos toma a forma do culto público. A natureza do acompanhamento a ser usado, quanto ao tipo de instrumentos e intensidade de som, está explícita. A ocasião exige um cântico novo ou uma nova composição. 4-9. Louvor à Palavra de Deus. A palavra do Senhor. O verdadeiro louvor começa com uma lista dos atributos morais de Deus conforme evidenciados na história. Retidão, fidelidade, justiça, direito e bondade, tudo o descreve. O louvor continua enquanto o escritor descreve o poder criativo da palavra de Deus. A palavra é assim considerada como uma expressão do pensamento, vontade e ação do Senhor..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


24 de Março Dia 83  

Leituras: Mateus 24:1-14; Romanos 2:17-29; Salmo 74; Provérbios 18:1-5; Números 33.  

Versículo EspecialO insensato não tem prazer no entendimento, senão em externar o seu interior” (Provérbios 18:2).  

Pensamento Bíblico: Resolvendo Não Crescer (Provérbios 18:1-2). Há muitas maneiras de se resolver a não crescer espiritualmente. Estes versículos advertem contra duas delas. ì Podemos isolar-nos, e assim evitar as censuras e advertências feitas por aqueles que se importam conosco. í Podemos falar sem ouvir. Em vez de aprender com Deus e com os outros, podemos arranjar uma razão, justificar-nos e nos defendermos. Podemos convencer a nós mesmos e a outras pessoas, mas não poderemos fazer nosso caminho para o céu com uma conversa macia!  

Ação: Passe algum tempo com cristãos fiéis. Ouça e aprenda...( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

23 de março de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 42  9-18. Um Apelo Intensificado. Compadece-te de mim. Enquanto os versículos precedentes descrevem as misericórdias do passado, estes versículos apresentam a extrema necessidade do presente. Esta seção tem diversos paralelos notáveis com as experiências de Jeremias. O salmista tornou-se opróbrio e espanto para os seus amigos. Ele é um homem esquecido e jogado fora como um vaso quebrado. Nesta condição de solidão e desespero, seu único amigo é Deus e sua única esperança é entregar-se à misericórdia de Deus. 19-24. Espírito de Gratidão. Como é grande a tua bondade. A lembrança das misericórdias do passado e a certeza de auxilio contínuo suscitam palavras de louvor e bênção. Esta confiança em Deus estimulao a exortar os outros a amar o Senhor e a serem fortes. Salmo 32. A Alegria do Perdão O salmista, neste segundo dos sete Salmos Penitenciais, fala claramente de sua própria experiência pessoal. Há apenas um sentido secundário no qual a aplicação pode ser corporativa. A verdadeira natureza do pecado é convincentemente percebida enquanto a liberdade feliz do perdão é uma realidade passada e presente. O propósito didático do salmista indica que o poema tem afinidade com os salmos da Sabedoria. 1,2. A Bênção do Perdão. Bem-aventurado. Literalmente, ó quão feliz. O pecador se alegra porque Deus o perdoou completamente. Observe as quatro palavras que falam do pecado: transgressão significa desobediência declarada ou rebeldia; pecado refere-se a errar o alvo; maldade (iniqüidade) implica em deformação ou perversidade; engano sugere enganar-se a si próprio, no contexto. Cada um deles é um aspecto de ofensa moral e é tratado pela misericórdia e perdão divinos. 3,4. O Fardo da Culpa. Enquanto calei. Seu silêncio anterior foi na realidade uma recusa de reconhecer seu pecado diante de Deus. Quer a enfermidade estivesse envolvida ou não, o salmista reconhecia que o castigo divino fez-se sentir. Não houve alívio, nem de dia nem de noite, enquanto ele se recusava a confessar o seu pecado diante do Senhor.(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 23 de Março Dia 82  

Leituras: Mateus 23:29-39; Romanos 2:1-16; Salmo 73:18-28; Provérbios 17:24-28; Números 32.  

Versículo Especial: “Quanto a mim, bom é estar junto a Deus; no Senhor Deus ponho o meu refúgio, para proclamar todos os seus feitos” (Salmo 73:28).  

Pensamento Bíblico: Poupando Nossas Palavras (Provérbios 17:27-28). Há momentos em que temos que falar (veja 1 Pedro 3:15; Atos 4:18-20; Jeremias 20:9). Há outros momentos em que podemos reagir muito depressa, deixando escapar uma opinião que seria melhor que guardássemos para nós mesmos. Temos que escolher as palavras cuidadosamente e usá-las com economia. Alguém disse, bruscamente: “Escolha suas palavras cuidadosamente. Algum dia você poderá ter que enguli-las!”  

Ação: Hoje, pense antes de falar..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

22 de março de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 41 4, 5. Uma convocação para Recordar. Salmodiai . . . e dai graças. Por causa de sua experiência pessoal. com Deus, o salmista convoca os santos a que se lhe juntem no louvor. São aqueles que têm a mesma mente e que estão ligados ao Senhor pela aliança. insiste-se com eles a que rendam graças ao seu santo nome. A frase em seu favor há vida também pode ser traduzido assim: o seu favor dura a vida inteira. Esta tradução contrasta o momento da ira divina com uma vida inteira repleta dos Seus favores. 6-10. O Sofrimento em Retrospecto. Jamais serei abalado. Antes de sua enfermidade, ele se vangloriara, em um espírito de autosuficiência. Seu orgulho desmoronou com a pressão da enfermidade. Contudo, a enfermidade teve o efeito de lhe abrir os olhos para a sua dependência de Deus, de modo que ele gritou por misericórdia e cura. 11,12. Louvor Renovado. Senhor, Deus meu, graças te darei para sempre. Salmo 31. Uma Oração de Submissão Aqui, novamente, temos os fortes protestos de um indivíduo contra o tratamento desumano dos seus inimigos. A natureza geral dos seus sofrimentos (esp. vs. 1-8) toma este salmo a expressão de muitos crentes através dos séculos. A aparente mudança de tom no versículo 9 e o fato de que o alívio já veio, levou muitos comentaristas a sugerir autoria múltipla. Contudo, a última seção parece descrever um problema intensificado da parte do mesmo autor. 1-8. Um Apelo Confiante. Em ti . . . me refugio. É em Deus que o salmista tem se refugiado. Com base nisto ele pode apelar pela fé a que haja livramento e segurança. O uso que Jesus fez do versículo 5 na cruz tornou todo este salmo sagrado e memorável.(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


22 de Março Dia 81  

Leituras: Mateus 23:23-28; Romanos 1:18-32; Salmo 73:1-17; Provérbios 17:18-23; Números 31.  

Versículo Especial: “Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das cousas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis” (Romanos 1:20).  

Pensamento Bíblico“Atinei Com o Fim Deles” (Salmo 73:1-17). Asafe lutou com uma questão desconcertante: Por que os perversos prosperam enquanto os homens bons sofrem? Há incompreensíveis desigualdades nesta vida. Temos que encontrar uma explicação, como Asafe fez, dentro do contexto maior da eternidade. Quando consultamos a vontade de Deus, podemos compreender o fim dos perversos.  

Ação: Viva corretamente. No fim, valerá a pena..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

21 de março de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 40  1,2. Chamado à Adoração. Adorai o Senhor. Toda a hoste celestial recebe a exortação de tributar ao Senhor glória e força. Esta adoração deve ser feita com ordem santa. Muitos comentaristas crêem que usando o termo benê 'elim (ó vós poderosos) que poderia ser traduzido como “filhos de Deus”, o autor esteja convocando os anjos. Mas outros crêem que o povo de Israel, como filhos de Deus, é o que se pretende (cons. Deuteronomio. 14:1; Salmos. 82: 6). 3-9. A Voz Sétupla. A voz do Senhor. Esta frase foi usada sete vezes para expressar o trovão da tempestade. Não é a ira de Deus mas seu poder majestoso que dá andamento à tempestade. Ela começa sobre o Mar Mediterrâneo com poder e majestade. Depois move-se sobre as montanhas para o norte da Palestina e sobre o deserto para o sul. A descrição do efeito sobre as árvores, montanhas, deserto e animais é seguido pelo coro de "glória" que parte da adoração do homem. 10, 11. Conclusão. O Senhor abençoa. Enquanto Deus se assenta em toda a sua glória (v. 9), Ele garante ao Seu povo as duas coisas que mais ele precisa – força e paz. Já não se contendo, o salmista quer que todos saibam da mudança operada em sua vida – do pranto à dança, do pano de saco à alegria, do silêncio ao louvor. Salmo 30. Louvor pela Cura Divina Este Salmo conta a experiência de alguém que acabou de escapar da morte, tendo sido libertado de uma séria enfermidade. Seu notável restabelecimento produz ação de graças cheia de alegria e leva-o a refletir sobre as lições que aproveitou do seu sofrimento. 1-3. Louvor pelo Restabelecimento. Eu te exaltarei, ò Senhor. A objeção do salmista é, claramente, de exaltar o Senhor porque foi salvo do Sheol e da sepultura. Ele dá todo o crédito a Deus pelo seu livramento. Aqui há contudo, inimigos que surgem em cena e que se regozijam com o sofrimento de um homem justo..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


21 de Março Dia 80  

Leituras: Mateus 23:13-22; Romanos 1:1-17; Salmo 72; Provérbios 17:12-17; Números 29-30.  

Versículo EspecialO que justifica o perverso e o que condena o justo abomináveis são para o Senhor, tanto um como o outro” (Provérbios 17:15).  

Pensamento Bíblico“Nalgum Tempo, Pela Vontade de Deus” (Romanos 1:10). Paulo queria ir à Roma, e estava fazendo alguns planos nesse sentido. Ele finalmente chegou lá, mas provavelmente não foi pelo caminho que ele escolheria! Ele chegou a Roma como um prisioneiro aguardando julgamento, depois de uma perigosa viagem através do Mar Mediterrâneo. Deus freqüentemente permite que nossas vidas tenham reviravoltas inesperadas. Nós, como Paulo, precisamos usar nossas circunstâncias para glorificar a Deus.  

Ação: Sem olhar para sua situação, procure hoje por oportunidades de glorificar a Deus.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

20 de março de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 39  Salmo 28. Uma Oração Respondida Este salmo, como muitos outros lamentos, trata da luta entre aqueles que já pertencem à fé tradicional e aqueles que são afetados por influências externas. O salmista tem profundo temor de vira sofrer o destino que deveria sobrevir aos seus antagonistas perversos. Que ele considera sua oração respondida está óbvio na mudança do versículo 6. 1,2. Apelo a Ser Ouvido. Não sejas surdo ... ouve-me. O salmista apela a Deus a que ouça e responda. Para um hebreu, a falta de resposta costumava indicar que Deus não ouvira sua petição. A natureza urgente do grito do salmista está enfatizada pelo seu temor de que morra se Deus não responder. 3-5. Oração por Intervenção. Não me arrastes . .. retribui-lhes o que merecem. Sua primeira oração é proteção contra seus inimigos ímpios. Contudo, sua ênfase muda rapidamente para um pedido de retribuição para esses inimigos. 6, 7. Ação de Graças por Oração Respondida. Bendito seja o Senhor. A razão desta explosão de louvor deve-se entender que seja a resposta divina ao apelo dos versículos 1 e 2. Esta ação de graças deve ter sido acrescentada mais tarde pelo salmista. Ou pode ser a expressão de uma confiança mais intima de que Deus realmente ouvira e já não permaneceria silente. 8,9. Aplicação à Nação. O Senhor é a força. O fato de Deus ser a força do salmista encontra aplicação para a nação e o rei. Isto pode muito bela significar uma adição posterior destinada a adaptar a expressão de fé individual ao culto conjunto. Salmo 29. A Glória de Deus na Tempestade Em poesia imponente, este hino de louvor aponta para a tempestade como sendo mais uma evidência da glória de Deus. Observações de segurança são constantemente entremeadas corri frases descritivas da onipotência de Deus. Raramente um salmista exibe maior poder poético descritivo do que aquele que escreveu este salmo sobre a natureza. Os íntimos paralelos de terminologia com poemas cananitas de 1400-1300 A.C. descobertos em Ugarit na Síria indicam que este salmo é pelo menos tão antigo quanto Davi, mas o salmista reconhece Yahweh somente como o Deus verdadeiro..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


20 de Março Dia 79  

Leituras: Mateus 23:1-12; Atos 28:17-31; Salmo 71; Provérbios 17:6-11; Números 27-28.  

Versículo Especial“Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mateus 23:12).  

Pensamento BíblicoO Caráter Acima da Reputação (Mateus 23:1-12). Reputação é o que as pessoas pensam que você é. Caráter é o que você é. Muitas pessoas caem na armadilha que pegou os fariseus. Eles eram tremendamente preocupados com sua reputação, desejando o respeito e a admiração dos outros. Mas alguns não eram sinceros, e Jesus censurou sua hipocrisia. Precisamos prestar atenção em um caráter forte, pois Deus nos vê como realmente somos.  

Ação: Humilhe-se diante de Deus; deixe-o moldar o seu caráter. ..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...