19 de março de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 38  Salmo 27. Um Hino de Fé O marcado contraste entre os versículos 1-6 e 7-14 tem levado muitos comentaristas a classificar este salmo como composto. Tanto o conteúdo como o espírito dessas seções são vastamente diferentes. O espírito muda da confiança alegre para o temor ansioso. Contudo, dois Salmos elementos ligam essas partes tão diversas - inimigos semelhantes e fé em Deus. 1-3. Fé Incondicional. O Senhor é a minha luz e a minha salvação. Essas palavras exultantes introduzem uma cena de serenidade. Em nenhum outro lugar do V.T. o Senhor é chamado de minha luz. Tendo o salmista descoberto que Deus é a sua luz, salvação e fortaleza, não há lugar para o medo e o terror. Sua serenidade não está condicionada pelas circunstâncias, mas é incondicional. 4-6. O Maior Anseio da Vida. Uma coisa peço ao Senhor. A única coisa desejada não pode ser igualada ao templo, como muitos comentaristas sugerem. Deve se referir a uma base para o desejo triplo. Essa base ou denominador comum é muito provavelmente a presença do Senhor, que o salmista deseja e busca. A percepção desta presença tornase viável pela habitação na casa de Deus, contemplando a Sua beleza e meditando no seu Templo. Esta mesma presença resulta na segurança em tempo de aflição. 7-14. Um Grito de Temor e Ansiedade. Ouve, Senhor. Essas palavras mudam completamente a disposição do triunfo para o profundo desespero quando introduzem uma nova situação. Embora o salmista tenha sido abandonado e rejeitado, sua confiança não vacila. Das profundezas do desespero, ele se recorda que precisa ter paciência para esperar que Deus opere a Sua vontade...(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


19 de Março Dia 78  

Leituras: Mateus 22:34-46; Atos 28:1-16; Salmo 70: Provérbios 17:1-5; Números 26.  

Versículo Especial: O que escarnece do pobre insulta ao que o criou; o que se alegra da calamidade não ficará impune” (Provérbios 17:5).  

Pensamento BíblicoDois Grandes Mandamentos (Mateus 22:36-40). Sempre houve e haverá pessoas ansiosas para determinar qual coisa tem que ser feita, de modo que elas possam negligenciar outras instruções de Deus. Jesus não facilitou muito as coisas para tais pessoas. Ele usou duas afirmações que englobam todos os mandamentos de Deus. Ambas são ordens para amar: fazer o que mais ajuda a quem amamos. Primeiro, temos que amar a Deus com tudo que somos.  Em outro trecho, Ele diz que este mandamento sozinho englobará obediência a todos os outros (João 14:15,21,23). Em segundo lugar, ele diz que temos que amar a nosso próximo como a nós mesmos. Em uma afirmação, ele exclui o egoísmo e exige serviço. Estas duas instruções, verdadeiramente, contêm tudo o que Deus deseja de nós. Elas nos desafiarão a uma vida inteira de devoção.  

Ação: Ame a Deus. Ame a seu próximo..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

18 de março de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 37  15-22. Uma Oração por Livramento. Volta-te para mim. Usando verbos pitorescos (tirar, voltar-se, aliviar, perdoar, considerar, guardar, preservar), o escritor ora pedindo que Deus o livre. Uma conclusão adequada para o salmo se encontra na visão ampliada do versículo 22, onde pede-se a Deus que redima a nação e também aquele que ora. Se este versículo for tomado como parte integrante do salmo original, ele forma o clímax do pensamento. Se, contudo, for tornado como adição, serve para adaptar o salmo para uso corporativo. Salmo 26. A Oração do Adorador Este lamento torna evidente que havia um conflito entre os grupos religiosos em Israel. Alguns comentadores sugerem que uma epidemia está envolvida nos antecedentes. Mesmo que isso seja verdade, os protestos do salmista quanto à sua integridade apontam para uma sociedade na qual os ímpios têm ascendência. Este salmo, embora mais individual que corporativo, poderia bem ter sido usado por um grupo piedoso em tempo de aflição. 1-7. Um Protesto de Inocência. Faze-me justiça, Senhor. O salmista está tão certo de sua integridade que busca o juízo divino; pede a Deus que o examine, prove, sonde. Ele proclama ter andado na verdade, ter evitado qualquer contato com judeus renegados e de ter participado regularmente nos cultos. Tudo isto contrasta agudamente com a conduta dos seus inimigos. 8-12. Uma Oração por Vindicação. Não colhas a minha alma com a dos pecadores. Ele não pede que a morte seja afastada, mas que ele não seja colocado junto com os ímpios, os quais ele teve tanto cuidado de evitar em vida. Nesta oração por tratamento especial, ele ora a Deus para que o livre e seja misericordioso porque pretende continuar andando em integridade, permanecer firme e bendizer o Senhor publicamente...(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


18 de Março Dia 77  

Leituras: Mateus 22:23-33; Atos 27:33-44; Salmo 69:19-36; Provérbios 16:27-33; Números 23-25.  

Versículo Especial: “Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte” (Provérbios 16:25).

Pensamento BíblicoNão Conhecendo as Escrituras (Mateus 22:22-23). Em sua resposta a uma  questão dos saduceus, Jesus ensina sobre o cuidadoso estudo da Bíblia. Ele tira seu argumento de uma declaração de Deus perto de 1500 anos antes! Essa declaração (“Eu sou o Deus de Abraão . . .”) significa vida após a morte, o que implica  ressurreição. Os saduceus erraram quando não entenderam este significado.  Claramente, Jesus considerou que as Escrituras são precisas e confiáveis, e que ele espera que nós sejamos cuidadosos estudantes da Bíblia!  

Ação: Gaste algum tempo, hoje, num cuidadoso estudo da Bíblia..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

17 de março de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 36  7-10. A Entrada Divina. Levantai, ó portas, as vossas cabeças. A parte superior das portas é considerada baixa demais para o rei divino entrar. Para que entre o Rei da Glória. A convocação dos porteiros simboliza a verdade de que a presença de Deus têm de ser evidente. Então o desafio de identificar este Rei é cantado por outro grupo ou por um individuo sobre o muro da cidade. A poderosa resposta pode bem ter sido a resposta da congregação claramente identificando este Rei como o Senhor. Depois da segunda convocação e desafio, a resposta ecoa clara - O Senhor dos Exércitos (Yahweh Seba'ôt). Ele é o Rei da Glória. Salmo 25. Uma Oração em Acróstico Pedindo Auxílio Este salmo, a súplica de um individuo, emprega as letras do alfabeto hebraico por estrutura. É difícil reconhecer aqui a ordem lógica do pensamento por causa da necessidade de começar cada versículo com a subseqüente letra do alfabeto. Só temos três lugares em nosso presente texto (vs. 2, 5 18) onde o acróstico é interrompido. O estilo é simples, direto, em forma de oração e humilde. 1-7. Uma Oração por Proteção. A ti, Senhor. A base desta petição por proteção é a simples confiança do salmista em Deus. Embora seus inimigos não tenham triunfado sobre ele. são uma constante ameaça. Ele apela para a misericórdia e bondade de Deus, que se revelaram na história. 8-10. Uma Meditação sobre o Caráter de Deus. Bom e reto é o Senhor. Essas e outras características divinas podem ser percebidas de Sua ação na história. Por causa de Sua justiça, bondade e verdade, Ele guiará e ensinará os homens a andarem por esses mesmos caminhos. 11-14. Uma Meditação sobre o Relacionamento do Homem para com Deus. A intimidade do Senhor. Após uma pequena oração pedindo perdão, o salmista medita sobre o segredo do relacionamento adequado do homem para com Deus. Isto ele descobre ser o temor do Senhor – esse relacionamento reverente e confiante tão freqüentemente mencionado nos Provérbios...(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


17 de Março Dia 76

Leituras: Mateus 22:15-22; Atos 27:13-32; Salmo 69:1-18; Provérbios 16:22-26; Números 22.  

Versículo Especial“Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo” (Provérbios 16:24).  

Pensamento Bíblico: Procurando uma Maneira de Justificar o Mal (Números 22). Balaão, esperando ficar rico por amaldiçoar Israel, parecia determinado a arranjar uma maneira de justificar o pecado. Deus lhe havia dito para não ir com os moabitas, mas ele ficou procurando um modo de rodear essa proibição. Ele continuou “estudando o assunto”, não para buscar a verdade, mas para encontrar uma saída (veja vs. 18-19). Balaão era um homem perverso, loucamente apaixonado pelo temporário salário do pecado. Ele não foi o último dessa raça (veja 2 Pedro 2:15-17).  

Ação: Obedeça as instruções de Deus, mesmo quando ele diz não!..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

16 de março de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 35 5-6. Deus como o Hospedeiro Benévolo. Preparas uma mesa. O escritor introduz uma metáfora secundária para expressar melhor a sua confiança. A cena muda para mostrar o salmista como hóspede de honra na casa de Deus, desfrutando de calorosa hospitalidade característica no Oriente. Ele está sob a proteção de Deus. Sua cabeça é ungida com azeite perfumado. Cada uma de suas necessidades é completamente satisfeita. Com base nesta verdade, cada momento de sua vida será preenchido com as mais ricas bênçãos de Deus. A maior das bênçãos será uma comunhão íntima com Deus através de contínua adoração. Salmo 24. Uma Antema Inaugural Este é um dos hinos mais majestosos e imponentes de todo o Saltério. Por causa de diversas mudanças abruptas no assunto, muitos têm julgado que este salmo tenha sido composto de seleções de três poemas originalmente independentes (vs. 1, 2; 3-6; 7-10). Embora isto possa ter sido assim, o salmo agora é uma unidade apropriada. A ocasião tem sido associada com a Festa dos Tabernáculos, com um festival anual do Ano Novo, a dedicação do Templo e a transferência da arca para Jerusalém. É muito provável que este salmo, como muitos outros, fosse usado antifonariamente. 1,2. O Coro Processional. Ao Senhor pertence a terra. Esta ênfase dada à soberania de Deus sobre a terra habitável e todas as criaturas é uma advertência digna de atenção contra o limitar-se Deus a uma cidade ou templo. Essas palavras eram provavelmente cantarias em muitas ocasiões por grupos que se aproximavam da cidade de Jerusalém. 3-6. Os Requisitos para a Adoração. Quem subirá ... Quem há de permanecer? Um reconhecimento do Criador. Deus, na qualidade de soberano de toda a terra, não deve ser buscado levianamente. As exigências morais para nos aproximarmos de Deus são cuidadosamente estipuladas por meio de perguntas semelhantes às do Salmo 15. Os mesmos elevados padrões éticos de conduta são exigidos, com ênfase especial sobre o caráter da adoração. As perguntas e respostas eram provavelmente cantadas por sacerdotes ou levitas, enquanto o versículo 6 devia ser usado como coro..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


16 de Março Dia 75  

Leituras: Mateus 22:1-14; Atos 27:1-12; Salmo 68:19-35; Provérbios 16:16-21; Números 21.  

Versículo Especial: “Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação” (Salmo 68:19).  

Pensamento Bíblico: Cura Condicionada (Números 21). Deus respondeu às reclamações dos israelitas enviando uma praga de serpentes mortíferas. Quando o povo se arrependeu, Deus instruiu Moisés para que pusesse uma “serpente abrasadora” em uma haste para que todo mordido que a mirasse, vivesse (v. 8). Não havia poder salvador na serpente. Olhar para ela não merecia a salvação. Naquele tempo, como agora, a salvação estava condicionada à obediência às ordens de Deus.  

Ação: Se você foi “mordido” por Satanás, olhe para Deus, obedecendo suas instruções (veja João 8:24; Lucas 13:3; Atos 2:38; 22:16; 1 Pedro 3:21)..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

15 de março de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Salmos (Comentário Bíblico Moody) 34   27-31. Sua Alegre Antecipação. Os confins da terra. Cheio de esperança, o salmista vê o círculo se alargando para incluir toda a humanidade e as futuros gerações. Suas esperanças pessoais incluem a nação e então o mundo. De acordo com a mais alta esperança de Israel, a humanidade se voltará para Deus em adoração (cons. Isaías. 40:7; Filipenses. 2:10) com base sobre o que ele (o Senhor) tem feito.Salmo 23. Meu Pastor Este salmo não tem comparação quando tomado como a canção da fé. É impossível avariar seus efeitos sobre o homem através dos séculos. Dor, tristeza e dúvida têm sido afastadas por meio de sua poderosa afirmação de fé. Paz, satisfação e confiança têm sido as bênçãos recebidas por aqueles que partilham da sublime confiança do salmista. Embora a linguagem seja simples e o significado claro, ninguém foi capaz de exaurir a mensagem do poema ou melhorar sua beleza tranqüila. 1-4. Deus como o Pastor Pessoal. O Senhor é o meu pastor. Uma longa experiência de confiança em Deus jaz por trás dessas palavras. O rico relacionamento de Israel como um todo com Deus é tomado como realização individual. O quadro de um pastor fiel é a epítome do terno cuidado e contínua vigilância. A ovelha instintivamente confia no pastor quanto às necessidades do dia seguinte. O aspecto mais notável desta metáfora extensiva é a orientação sábia do pastor. Ele conduz ao descanso e à restauração, pelas lutas da vida e através de lugares perigosos. O pastor cuida assim das necessidades da vida e afasta o temor do perigo..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


15 de Março Dia 74  

Leituras: Mateus 21:33-46; Atos 26:24-32; Salmo 68:1-18; Provérbios 16:10-15; Números 19-20.  

Versículo Especial“Pai dos órfãos e juiz das viúvas é Deus em sua santa morada” (Salmo 68:5).  

Pensamento Bíblico: A Semana de Julgamento (Mateus 21:33-46). A última semana antes da morte de Jesus foi uma semana de conflito e julgamento. Os líderes judeus desafiaram a autoridade de Jesus e planejaram sua morte. Mas o Filho de Deus falou com toda autoridade sobre a culpa destes hipócritas. Depois da parábola dos lavradores maus, eles bem entenderam que a pregação de Jesus negou a posição e as doutrinas deles. Jesus julgou seus próprios acusadores!  

Ação: Reconheça a autoridade absoluta de Jesus, e obedeça tudo que ele ordena (veja Mateus 28:18-20)...( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

14 de março de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Salmos (Comentário Bíblico Moody) 33  Salmo 22. Triunfo no Sofrimento Este salmo é o primeiro daqueles que às vezes são chamados de Salmos da Paixão. O uso da exclamação introdutória por Cristo na cruz e a espantosa fraseologia dos versículos 6-8 e 13-18 tornou este salmo especialmente importante para os cristãos. Há dentro dele uma estranha mistura de louvor e lamentos. Não há referências ao pecado como causa do problema, nenhuma declaração de inocência, nenhuma reivindicação de justiça e nenhum sentimento de vingança. Por isso as palavras são peculiarmente apropriadas ao Messias sofredor, embora em seu significado primário se baseassem em alguma experiência do salmista. 1-18. Seu Sofrimento Pessoal. Deus meu, Deus meu, porque . . . ? Este apelo inicial, no hebraico, foi feito em uma pergunta de apenas quatro palavras (Elí Elí lamâ 'azabtaní). Essas palavras foram citadas por Jesus na cruz, em aramaico. Observe que o salmista não perdeu a fé mesmo enquanto descrevia seu intenso sofrimento e perseguição. Ele se sente abandonado por Deus mas sabe que Deus está perto. Depois de citar a confiança de seus antepassados e o livramento que receberam, ele descreve a insolente ação dos seus inimigos. 19-21. Seu Apelo por Livramento. Não te afastes de mim. Esta idéia ocorre pela terceira vez em um apelo declarado Pela ajuda divina. Apressa-te em socorrer-me; livra a minha alma e salva-me todos indicam a urgência de sua necessidade, 22-26. Sua Pública Ação de Graças. Declararei. Este voto descreve a transição do seu sofrimento para a sua expressão de louvor. Seu desejo é agora reconhecer publicamente na dependência de Deus e proclamar seu próprio livramento pessoal..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


14 de Março Dia 73  

Leituras: Mateus 21:23-32; Atos 26:12-23; Salmo 67; Provérbios 16:1-9; Números 17-18.  

Versículo Especial: “Alegrem-se e exultem as gentes, pois julgas os povos com eqüidade e guias na terra as nações” (Salmo 67:4).  

Pensamento Bíblico“Eles Discorriam Entre Si” (Mateus 21:23-27). Jesus deu a estes líderes judeus uma lição importante, forçando-os a admitir seus próprios motivos. Eles não estavam à procura da verdade, mas eram astuciosos estudantes da Bíblia. Eles buscavam as Escrituras, não para conhecer o Senhor, mas para justificar e defender suas opiniões pessoais. Tristemente, esta prática continua, hoje em dia!  

Ação: Busque as Escrituras com um coração honesto. Aceite a palavra de Deus como verdadeira, mesmo quando ela discorda de você!..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

13 de março de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 32  6-8. Oráculo de Garantia. Agora sei. Após um intervalo, possivelmente o período durante o qual os sacrifícios eram oferecidos, a resposta confiante do salmista brota na forma de um oráculo profético.  uso do tempo perfeito profético fornece a necessária garantia divina ao rei e aos crentes. O exército agora está preparado para avançar em o nome do Senhor. 9. Coro Final. Ó Senhor, dá vitória ... A LXX faz uma declaração mais literal: Ó Senhor, salva o Rei e responde-nos quando clamamos. Poderia ter sido cantado por toda a congregação ou pelo coro dos levitas. Salmo 21. Ação de Graças pela Vitória Este salmo real age como resultado natural do Salmo 20, uma vez que a súplica se transforma em ação de graças por causa da recente vitória. O mesmo arranjo antifonário pode ter sido usado em sua adaptação para o culto no templo. Alguns comentadores têm sugerido que a ocasião era o aniversário (cons. v. 4) ou a coroação de um rei (cons. v. 3). 1-7. Ação de Graças por Oração Respondida. O rei se alegra. O coro da congregação ou do templo dirige uma oração de gratidão a Deus por sua vitória extraordinária. Cada versículo contribui á lista das coisas que Deus fez pelo rei e através dele. Todas essas bênçãos são diretamente relacionadas com a completa confiança do rei em Deus. 8-12. Confiança no Futuro. A tua mão. As palavras agora estão dirigirias diretamente ao rei, mas ainda em atitude de adoração. A ação de graças continua em termos de vitórias antecipadas até que finalmente todos os inimigos sejam destruídos. 13. Doxologia Final. Exalta-te. Novamente o coro junta-se em uma expressão final de gratidão profundamente sentida e louvor unido, retornando ao quadro de força do versículo 1.(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


13 de Março Dia 72  

Leituras: Mateus 21:18-22; Atos 26:1-11; Salmo 66; Provérbios 15:29-33; Números 16.  

Versículo EspecialO temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra” (Provérbios 15:33).  

Pensamento Bíblico: Moisés e Arão Intercedem Pelos que Erraram (Números 16). Este capítulo conta a rebelião contra Moisés e Arão. Deus tratou os rebeldes firmemente, porém ainda mais israelitas resmungaram contra os líderes ordenados por Deus.  A ira de Deus se derramou e as pessoas morreram aos milhares. Moisés e Arão poderiam, facilmente, ter aplaudido a justiça de Deus. Em vez disso, arriscaram suas próprias vidas para resgatar o mesmo povo que havia pecado contra eles.  

Ação: Imite a atitude de Moisés e Arão. Resgate aqueles que o magoaram.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...