11 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 68  Daniel 11 6) O Futuro Imediato de Israel em Relação às Nações. 11:1-35. a) A profecia sobre os Medos e os Persas (vs. 1, 2). O propósito e a natureza do fortalecimento angélico dado a Dario só pode ser imaginado. Talvez tenha algo a ver com o tratamento benevolente que o rei concedeu aos judeus. Os três reis . . . da Pérsia parece que foram: primeiro, Cambises, o filho de Ciro (ascensão em 529 A.C.); segundo, Pseudo-Smerdis, um impostor (embora Olmstead, History of Persia, argumente que ele foi um genuíno aquemênida que reinou por pouco espaço de tempo em 522 A.C.); e terceiro, Dario I, ou Histaspes, também chamado, o Grande, (522-486 A.C.), um monarca verdadeiramente grande. O quarto, mais do que todos, era, então, Xerxes, conhecido em Ester como Assuero (486-464 A.C.). As guerras de Dario e Xerxes, com as quais os persas enfureceram toda a Grécia, são bem conhecidas dos estudantes da antiguidade clássica e história antiga. b) A Profecia sobre os Gregos e Alexandre (vs. 3, 4). Veja observação sobre o capítulo 8. c) Profecia sobre a Síria e o Egito em Conflito Entre Si e com os Judeus (vs. 5-35). Falta de espaço proíbe-nos de nos aprofundarmos em detalhes na correspondência entre a profecia de Daniel e a história do reino selêucida sírio (o rei do norte) e a história do reino egípcio dos Ptolomeus (o rei do sul). A profecia não apresenta um aspecto contínuo; isto é, tem brechas. Nem apresenta um apanhado completo da história egípcia da época. Até mesmo nas porções do V.T, que são chamadas de históricas falta a precisão exigida na história estrita. Não podemos, portanto, esperar que as predições sejam tão precisas quanto a sequência, cronologia, etc., quanto a nossa curiosidade exige. O Egito (v. 8) é mencionado pelo nome de modo a identificar-se como sendo o "rei do sul" (v. 9); mas a Síria (na realidade abrangendo território mais extenso que o da Síria e historicamente não relacionada com o reino do V.T, que leva esse nome) ficou sem ser mencionado. Isto parece acontecer porque o Egito há muito que era conhecido como um reino no tempo de Daniel, mas o reino dos Selêucidas ainda não existia. Se Daniel fosse escrito no segundo século, como alguns críticos defendem, o reino da Síria teria sido certamente nomeado. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

11 de Novembro Dia 315  

Leituras: João 9:35-41; 1 Pedro 2:1-12; Salmo 113; Provérbios 28:22-28; Zacarias 9-10.  

Versículo Especial“Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo” (1 Pedro 2:5).  

Pensamento Bíblico: Pedra Angular ou Pedra de Tropeço? (1 Pedro 2:4-10). Pessoas diferentes vêem Jesus de modo diferente. Para muitos, ele é uma pedra de tropeço, um incômodo embaraçoso no seu caminho.  Para outros, ele é a pedra angular do alicerce sobre a qual a vida é edificada. Pedro nos lembra deste contraste fundamental entre os cristãos e o mundo. Se temos um alicerce diferente, é claro que seremos diferentes em toda a nossa estrutura. Esta diferença aparecerá na maneira em que vivemos. Os cristãos não agem como os servos de Satanás!  

 Ação: Certifique-se de que está construindo sobre o alicerce certo.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

10 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 66  2) A Revelação e os Seus Efeitos. 10:5-9. Favorecendo a identificação do homem do versículo 5 como sendo Gabriel, o anjo que mais tarde fala com Daniel, está a ausência de qualquer indicação categórica que diga o contrário. Favorecendo a identificação do homem como sendo o Cristo pré-encamado estão: 1) correspondência de linguagem com 7:13; 2) semelhanças com a visão que Ezequiel teve Dele (Ezequiel. 1:26, no contexto); 3) semelhança com a visão que João teve de Cristo (Apocalipse. 1:12-20); 4) o fato Dele permanecer, mais tarde na visão, "acima das águas", separado, onde nem mesmo os anjos se atrevem a ficar (Daniel. 12: 6); 5) a maneira pela qual os anjos apelaram para Ele em busca de conhecimento superior (12: 6). O efeito desta visão sobre Daniel deveria fazer-nos cautelosos em buscar ou orar pedindo experiências sobrenaturais fora do comum da presença de Deus além daquelas experiências comumente garantidas aos crentes sinceros. 3) O Fortalecimento do Profeta para o Seu Trabalho. 10:10-12, 15-19. Sugestões para a vida devocional particular do crente: 1) O temor não é necessariamente prejudicial (compare com Romanos. 3:18). "Deus quer que os nossos temores nos sirvam de freios" (Calvino). 2) A oração deve ser fervorosa quando sabemos a vontade de Deus. O anjo apenas confirmou o que Daniel já sabia (cons. I João. 5:14). 3) Profunda humildade é uma circunstância concomitante da oração à vista da soberania de Deus. 4) O temor, o fervor, a humildade, devem estar ligados à confiança ou ousadia, pois nós nos aproximamos do nosso Deus em Cristo (cons. "teu Deus" Daniel 10:12). Veja também Hebreus. 11:6; Tiago. 1:6, 7 ; Hebreus. 4:16. 5) Expectativa. Algo realmente aconteceu. 4) O Alcance da Profecia. 10:14. Veja comentários sobre 2:38. 5) Os Conflitos do Mensageiro Angélico. 10:13, 20, 21. No mundo do V.T. os homens criam que cada nação tinha o seu próprio Deus especial (por exemplo, Isaias. 37:38; Daniel. 4:8; II Crônicas. 28:23). Os profetas proclamaram a nulidade dos ídolos. Há, entretanto, em outras porções das Escrituras, informações ocasionais sobre o fato que os maus espíritos, que não devem ser identificados com os ídolos, estavam por trás de todo o engano, tendo nisso prazer e lucro perverso (Efésios. 6:11, 12; I Coríntios. 8:4, 5; 10:19, 20; Judas 9; Apocalipse. 12:7; Mateus. 25:41). Veja também II Coríntios. 10:3, 4; I Timóteo. 4:1-4.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

10 de Novembro Dia 314  

Leituras: João 9:24-34; 1 Pedro 1:13-25; Salmo 112; Provérbios 28:15-21; Zacarias 7-8.  

Versículo Especial“Pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento” (1 Pedro 1:15).  

Pensamento BíblicoSeja Santo Porque Jesus Morreu (1 Pedro 1:13-19). Pedro faz um apelo por um viver santificado baseado em:  

    A santidade de Deus (vs. 15-16);

    A justiça de Deus (v. 17); e

    O preço da redenção: o sangue de Cristo (vs. 18-19).

A mensagem deveria ser clara: Deus não nos criou e redimiu para que pudéssemos jogar fora nossas vidas no pecado. Ele quer que sejamos puros.  

Ação: “Tornai-vos santos vós mesmos em todo vosso procedimento.”.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

9 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 65  Através de toda esta seção, Daniel está preenchendo com mais detalhes o quadro pincelado nas suas primeiras profecias. Capítulo 2 nos deu o esboço principal; capítulo 7 reforça-o de um outro ponto de vista, ampliando a etapa final do fim dos tempos do quarto reino e o reino do Messias, o futuro dos Hebreus ("santos" ou "povo santo") é meramente introduzido. Capítulo 8 nos dá mais detalhes do estado dos judeus no período da Média-Pérsia e Grécia, dando ênfase a Antíoco Epifânio e o conflito dos Macabeus. O capítulo 9 apresentou um esboço de todo o futuro de Israel e Jerusalém. Agora este oráculo final, os capítulos 10 a 12, preenche os detalhes do futuro de Israel, concentrando-se no período do Anticristo e na questão relacionada com "as últimas coisas": a Grande Tribulação, a ressurreição dos mortos, as recompensas e castigos finais. Estes capítulos finais também tratam do maravilhoso ponto culminante na experiência do crescimento espiritual atingido pelo profeta de Deus. Primeiro, ele apenas interpretou o sonho de outrem através de um sonho seu (cap. 2). Mais tarde ele interpretou outros sonhos e experiência de Nabucodonosor e Belsazar (caps. 4 e 5). O capítulo 7 conta suas próprias visões – experiências espirituais verdadeiramente grandes. A história do capítulo 8 trata de um "arrebatamento" espiritual, através do qual ele recebeu, em uma terra longe do lar, uma visão do futuro que afetaria a sua nação. Logo a seguir trata de urna visão verdadeiramente física do anjo Gabriel no quarto do próprio Daniel. Agora o profeta vê com os seus olhos alguém parecido com o próprio Filho de Deus em sua presença física. 1) As Circunstâncias da Revelação. 10:1-4. 1. A data explica o pranto de Daniel. No terceiro ano de Ciro o trabalho da restauração do Templo (Esdras 1.3) foi interrompido (Esdras 4: 4, 5). 2, 3. Estes versículos mostram que a idade avançada pode ser um período de intensa atividade e realizações espirituais (cons. Lucas. 2:36, 37). Era uma abstinência temporada, não ascetismo (veja Marcos. 7:14-23; Atos 10:9-18; I Timóteo. 4:1-5). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 9 de Novembro Dia 313  

Leituras: João 9:13-23; 1 Pedro 1:1-12; Salmo 111; Provérbios 28:8-14; Zacarias 5-6.  

Versículo Especial: “Feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o coração cairá no mal” (Provérbios 28:14).  

Pensamento Bíblico: Reverência Diante de Deus (Provérbios 28:14). O orgulho é uma coisa perigosa. Mesmo as pessoas que fazem muitas coisas boas podem tornar-se orgulhosas e não desejar mudar. Deus espera contínua reverência diante dele, quando procuramos sua palavra e examinamos nossos próprios corações. Nosso estudo da Bíblia tem que ser mais do que simples estudo escolar, ou estudo para ensinar os outros. Primeiro, temos que permitir que Deus nos ensine. Isto significa estudar de mente aberta e mudando-nos quando Deus diz que precisamos mudar.  

Ação: Estude hoje para saber o que Deus quer que você seja.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

8 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 64  27. Ele fará firme aliança com muitos por uma semana. A linguagem (hîgbîr, de gabar, "ser forte") não significa uma confirmação de uma aliança mas a causa de uma firme aliança. E ele prevalecerá é uma excelente tradução. O mais natural antecedente para ele, o sujeito da cláusula, é o "príncipe" perverso do versículo 26. Esta é a palavra mais próxima na concordância gramatical e se encaixa no sentido. Os muitos aqui, como também em outras passagens, é uma referência ao povo hebreu, o assunto em discussão através de todo o capítulo 9 (cons. vs. 2, 12,18, 19, esp. 24, ''teu povo . . , tua santa cidade"). Evidentemente a aliança será feita entre o Anticristo e Israel quando os judeus voltarem a sua terra nos últimos tempos. A natureza exata da aliança é desconhecida. Os acontecimentos maus e destrutivos descritos no restante do versículo deveria ser interpretado como um resumo informativo relativo ao ''tempo da angústia de Jacó" final (Jr. 30:7 e contexto) apresentado mais detalhadamente em Daniel 12:1 e segs.; II Tessalonicenses. 2; Apocalipse. 13; 14; e outras passagens. C. A Visão Final: Israel Através dos Séculos e na Consumação nas Mãos dos Inimigos e nas Mãos de Deus. 10:1 – 12:13. Daniel 10 Os três últimos capítulos de Daniel constituem uma unidade profética. As "datas" de 11:1 e 12:1 não anunciam novos oráculos, como as informações similares no começo de outros capítulos. O capítulo 10 é o registro de uma visão introdutória, correspondente na estrutura da seção com os dois primeiros versículos do capítulo 9. O capítulo 11, até o versículo 35, trata de acontecimentos há muito passados que transpiraram principalmente no período grego depois da morte de Alexandre e culminaram com a perseguição dos judeus por Antíoco Epifânio. De 11:36 até o fim do capítulo 12, a predição é dos eventos relacionados com o fim dos tempos.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

8 de Novembro Dia 312  

Leituras: João 9:1-12; Tiago 5:13-20; Salmo 110; Provérbios 28:1-7; Zacarias 3-4.  

Versículo Especial: “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo” (João 9:5).  

Pensamento BíblicoCurador de Cegueira (João 9:1-12). Para salientar seu papel como a luz do mundo, Jesus curou um cego. O homem obedeceu as instruções de Jesus sem hesitação e a vista lhe foi dada. O barro e a lavagem não tinham poder de cura, porém eles foram exigidos pela vontade de Jesus. Hoje em dia, a água do batismo não tem poder em si mesma, mas é exigida, pela vontade de Deus, daqueles que querem “ser curados” do pecado.  

Ação: Você ainda está na escuridão? Permita que Jesus o cure. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

7 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 63 Outras importantes razões para se supor a existência de um intervalo aqui são: (1) Jesus colocou a semana culminante, com sua "abominação", no período final do Anticristo, exatamente antes de Sua segunda vinda (Mateus. 24:15). (2) Daniel 7:25, que descreve o que parece ser os mesmos acontecimentos de 9:27, a septuagésimo semana, é certamente uma profecia do Anticristo final. (3) O período de três tempos e meio ou anos (a segunda meia semana do v. 27) é geralmente mencionado em outras passagens das Escrituras e sempre num cenário escatológico (Apocalipse. 11:2, 3; 12:6, 14). (4) As seis coisas a serem realizadas nas setenta semanas (veja Daniel. 9:24 e comentários) exigem o segundo advento de Cristo e a restauração e conversão de Israel. Estas considerações demonstram que a ideia de um intervalo entre as semanas a esta altura é questão de exegese. Considerações teológicas não estão envolvidas de maneira direta. O autor não é de opinião que a Igreja seja uma simples compensação provisional lançada nesse hiato ou intervalo. Tanto os teólogos "dispensacionais" como os "reformados" que seguem a linha presbiteriana encontram, sem dúvida, mais material nesta profecia do que realmente existe. Vamos ficar com o que a passagem declara. C.F. Keil (Commentary, in loco) está certo em afirmar que diz-se que o príncipe virá (habba') porque já foi apresentado e discutido na profecia do capítulo 7 como o Anticristo final. Os romanos que destruíram Jerusalém (70 d.C.) eram o seu povo porque eles e ele pertencem ao quarto estágio (o romano) do império mundial (caps. 2 e 7). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

7 de Novembro Dia 311  

Leituras: João 8:48-59; Tiago 5:1-12; Salmo 109:21-31; Provérbios 27:22-27; Zacarias 1-2.  

Versículo Especial: “Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte, eternamente” (João 8:51).

Pensamento Bíblico: Jesus Disse: “Antes que Abraão Existisse, Eu Sou” (João 8:58). Muitos judeus tropeçavam nas declarações de Jesus a respeito de sua Divindade. Eles entendiam claramente a declaração de sua existência eterna como sendo uma declaração de Divindade, porém não queriam aceitar essa conclusão. Muitos, hoje, também rejeitam Jesus como o Filho de Deus. Eles podem vê-lo como um grande profeta, ou até mesmo chamá-lo “um deus”, porém não reconhecem sua existência eterna como Deus. Assim, negando a Jesus, eles estão negando a si mesmos o acesso à salvação que ele oferece (veja João 8:24).  

Ação: Reconheça Jesus como o Filho de Deus, não só em palavras, mas por ações de reverente obediência.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

6 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 62  Na realidade, 7 mais 62 são 69; 69 x 7 = 483. De 444 A.C. até 30 d.C., O período geral do ministério de Cristo é de 470 e mais alguns anos – tão próximo dos 483 especificados que, sem mais sutilezas a correspondência é bastante convincente – e tão precisa em proporção quanto os 70 anos da profecia de Jeremias, realmente apenas cerca de 68 anos. Visto que Cristo se apresentou oficialmente como o "Príncipe[1]Messias" apenas uma vez (Zacarias. 9:9; cons. Mateus. 21:5. Compare Mateus. 16:20; Lucas. 9:20, 21) no começo desta última semana os intérpretes que favorecem a Entrada Triunfal no final das 69 semanas parecem estar na trilha certa. A obra de Sir Robert Anderson, The Coming Prince, que procura reduzir a profecia à precisão matemática, é a mais convincente. Contudo, à vista do atual estado dos estudos neotestamentários em relação à cronologia da vida de nosso Senhor e especialmente à data da crucificação, aceitar este ponto de vista é assunto arriscadíssimo. As evidências de Anderson para o término a quo e ad quem são ainda mais respeitáveis mesmo se a sua matemática não for considerada como prova de inspiração absolutamente demonstrativa. 26. Depois das sessenta e duas semanas. É mais importante observar que certos acontecimentos são ditos serem depois (heb. we'aherê) das sessenta e duas semanas (mais, é claro, as sete, ou sessenta e nove ao todo). A palavra hebraica não significa "então" ou "naquele tempo" como algumas outras palavras (cons. 12:1). Como também a profecia não coloca de forma alguma o próximo acontecimento na septuagésima semana. Ela a coloca depois da sexagésima nona. Será morto o Ungido, e já não estará (ou, e nada terá, ASV); e o povo de um príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário. Quase todos os intérpretes evangélicos concordam que esses dois acontecimentos, a morre do Messias (Ungido) e a destruição do santuário referem-se à crucificação de Cristo e à destruição de Jerusalém pelos romanos. Esses dois acontecimentos estão separados por um período de aproximadamente quarenta anos (29-60 d.C.). Contudo, na ordem literária da passagem, ambos se encontram depois da sexagésima nona semana e antes da "última semana" final mencionada no versículo seguinte. Assim a própria sintaxe, gramática e significado das palavras indicam uma interrupção na sucessão das setenta semanas. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

6 de Novembro Dia 310  

Leituras: João 8:37-47; Tiago 4:11-17; Salmo 109:1-20; Provérbios 27:15-21; Ageu 1-2.  

Versículo Especial: “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando” (Tiago 4:17).  

 Pensamento Bíblico: Amanhã (Tiago 4:13-17). É comum fazerem-se bons planos para muitos amanhãs, quase sempre, com pouca ou nenhuma preparação para a eternidade. Tiago adverte sobre os perigos de tal falta de visão. O amanhã depende inteiramente da vontade de Deus. Presumir que teremos um amanhã é uma vanglória arrogante. Hoje se apresentam as oportunidades para fazermos o bem. Negligenciar estas oportunidades é pecaminoso.  

Ação: Faça o bem hoje. Lembre-se de que os planos para amanhã dependem da vontade de Deus. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

5 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 61  6) Ungir o Santo dos Santos (o lugar santíssimo). A maioria dos comentaristas até mesmo muitos amilenialistas (por exemplo, Keil e Leupold), para os quais esta passagem é um tanto embaraçadora, acham que isto se refere a um Templo renovado, ungido como o Tabernáculo de outrora, seguindo-se aos resultados enumerados nas cinco promessas precedentes (veja Ezequiel. 40:1-7; Isaias. 4:2-6). A natureza da adoração em tal templo é problemática tendo em vista o fim do sistema ritual (veja Epístola aos Hebreus; Colossenses. 2:14-17). Mas este problema não deveria interferir com a aceitação desta predição. 25. Desde a saída da ordem para restaurar. Embora o decreto fosse feito no céu, seria manifestado na terra em algum edito humano permitindo a volta e a restauração. O ponto de vista preferido é o de Africano (segundo e terceiro séculos) que afirma que isto se refere ao decreto de Artaxerxes, o Longímano (465-423? A.C.) feito em 445-444 A.C. (Neemias. 2). A linguagem de Daniel se encaixa melhor aqui do que no decreto de Ciro (Isaias. 44:28, no contexto; Esdras 1:1-4). Até ao Ungido, ao Príncipe. As opiniões são unânimes de que este é Cristo nosso Senhor. Messias é a palavra hebraica para ungido, traduzido Christos no grego e transliterado Christus para o latim, do qual derivamos "Cristo". Algumas apresentações oficiais, tais como a do seu batismo e o começo formal do seu ministério, ou sua entrada triunfal, parecem estar preditas. Sete semanas; e sessenta e duas semanas. Esta tradução traduz melhor o hebraico e tem o peso de séculos de tradição e tradução cristã a apoiá-la. O raciocínio e as evidências apresentadas pela RSV, que traduz esta cláusula quase incompreensivelmente, é mais obscura, embora o efeito – fazer o foco profético recair sobre Antíoco e não sobre Cristo – é bastante claro. A Versão Berkeley não é melhor. Ambas parecem destruir a referência essencial a Cristo neste versículo. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

5 de novembro Dia 309  

Leituras: João 8:30-36; Tiago 4:1-10; Salmo 108; Provérbios 27:8-14; Sofonias 1-3.  

Versículo Especial“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32).  

Pensamento Bíblico: A Atitude dos Discípulos Para Com a Verdade (João 8:31-32). Os discípulos de Jesus permanecem na sua palavra. Encorajando tal fidelidade, Jesus mostra alguns pontos de grande importância sobre a Verdade que ele revelou. Preste atenção nas idéias principais do versículo 32:  

    Você:    Os indivíduos têm uma grande responsabilidade.

    Poderá:  Jesus espera que aprendamos sua vontade, se quisermos.

    Saber:      A verdade é “compreensível”.

    Verdade: Não é alguma ideia ambígua e indefinida. Jesus fala da verdade como sendo uma coisa compreensível e objetiva.

    Livre:      A liberdade espiritual vem somente através do conhecimento da verdade.  

Aqueles que sugerem que a verdade está fora de alcance estão dizendo que não podemos ser libertados do pecado. Se não podemos conhecer a verdade, então Jesus é um mentiroso, que morreu em vão.  

Ação: Dedique, hoje, algum tempo a aprender a verdade. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...