15 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Lamentações (Comentário Bíblico Moody) 15  Lamentações 5 V. As Súplicas da Sião Penitente. 5:1-22. Este capítulo é realmente uma oração nacional feita a Jeová, a única esperança e auxílio de Sião. A. Sião Roga a Jeová que Considere a Sua Aflição e Desgraça. 5:1-18. O versículo 1 introduz o tema com a quinta apóstrofe de Sião a Jeová. O desesperado pedido de Sião merece a atenção de Jeová. 2-10. Este é um quadro do geral do povo com falta de víveres: perderam os lares e os seus queridos; têm de pagar preços inflacionários (câmbio negro) até mesmo pela água e lutam sem descanso; são forçados a implorar comida aos seus inimigos do leste e oeste; sofrem as consequências dos pecados dos pais; são escravizados pelos antigos servos; em busca de alimento ficam expostos aos assaltos dos beduínos; e o tempo todo a febre da fome os consome. Esses infortúnios são os costumeiros resultados da guerra. 11-13. Aqui estão os casos específicos de sofrimento individual, tais como estupro, insulto e trabalho além das forças. 14-18. O abatimento é geral. O júbilo . . . converteu-se em lamentações (v. 15). Os anciãos abandonaram todas as reuniões sociais e de negócios, enquanto os jovens deixaram de cantar e tocar. A alegria se transformou em lamentos. A única coroa é a da desgraça pelos pecados cometidos. Caiu doente o nosso coração (v. 17). A coragem e a visão desfalecem porque o lugar do santuário está desolado e tomado pelos animais selvagens. B. Uma Apóstrofe Final ao Soberano Eterno. 5:19-22. Nesta estrofe o livro chega ao seu final. Observe aqui a sexta e a sétima apóstrofe a Jeová. 19. O teu trono. O trono de Jeová permanece irremovível. 20. Por que? Por que, então, Ele se esqueceria do Seu povo para sempre?.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

15 de abril Dia 105  

Leituras: Marcos 1:1-8; Romanos 11:11-24; Salmo 92; Provérbios 22:17-21; Josué 7-8.  

Versículo Especial“Plantados na Casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus” (Salmo 92:13).  

Pensamento Bíblico: “A Bondade e a Severidade de Deus” (Romanos 11:22). Temos dificuldade em reconciliar a misericórdia de Deus com a sua ira. Nossas mentes limitadas não podem compreender facilmente como tais opostos aparentes existem lado a lado no caráter de um ser perfeito. Algumas pessoas, arbitrariamente, rejeitam um lado e se agarram a outro. Porém a Bíblia afirma que ambos são verdadeiros e mostra que escolhemos o que recairá sobre nós. Se caímos, seremos condenados. Se nos voltamos para ele e continuamos em sua bondade, seremos recompensados.  

Ação: Permaneça na bondade de Deus.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

14 de abril de 2023

MEDITAÇÃO DO DIA

 

14 de abril Dia 104  

Leituras: Mateus 28:11-20; Romanos 11:1-10; Salmo 91; Provérbios 22:11-16; Josué 4-6.  

Versículo Especial: “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mateus 28:18).  

Pensamento Bíblico: Fazendo Discípulos (Mateus 28:18-20). Fazer discípulos envolve duas ações:

    Batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e

    Ensinar a observar tudo o que o Senhor mandou.

Este processo de conversão está apoiado na total autoridade de Jesus (v. 18). Aqueles que não foram batizados ou não tenham determinado obedecer a autoridade absoluta do Senhor, não são verdadeiramente seus discípulos.  

Ação: Certifique-se de estar em submissão à autoridade de Cristo.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Lamentações (Comentário Bíblico Moody) 14  7. Seus príncipes. Como eram inocentes, atraentes e saudáveis! 8-10. As vítimas da fome (v. 9). Agora toda a beleza se tornou em negrume. Observe o inverso da situação no versículo 7. A pele antes alva está enegrecida, seca e enrugada (uma figura dos corpos insepultos ao sol do deserto). Antes a espada aguda do que as dores da fome. Algumas mães comem seus próprios filhos durante a fome do cerco. 11. Sua indignação. A ira consumidora de Jeová incendiou-se como um fogo atingindo até os alicerces de Sião. B. As Causas e o Clímax da Catástrofe de Sião. 4:12-20. Aqui o escritor luta com a explicação moral de tal infelicidade. Os versículos 12-16 destacam que aquilo que os pagãos julgavam ser impossível de acontecer com Sião – que ela pudesse ser invadida pelo inimigo – foi realizado em conseqüência dos pecados dos seus profetas, sacerdotes e anciãos. Judá destruiu-se por causa do pecado. 12. Não creram. Ninguém sobre a terra, nem mesmo os seus inimigos, jamais imaginaram que os portões de Sião seriam derrubados pelo inimigo. 13-15. Que se derramou . . . o sangue dos justos. Ai desses líderes culpados do derramamento de sangue justo e inocente, agora contaminados pelo sangue dos homens que antes evitavam. (Tocar em um cadáver era considerado como impureza cerimonial.) 16. Não honra os sacerdotes. Agora, como fugitivos e vagabundos, os sacerdotes ficaram sem honra e respeito. Se Jeová antes os considerava como Sua herança, agora não lhes dá nenhum valor. 17-20. Conforme o fim se aproxima, a esperança de ajuda estrangeira é malograda e as tentativas de fuga são frustradas. Até o rei é aprisionado, e assim toda a esperança de viver em uma terra estrangeira sob o seu governo desaparece. C. Uma Apóstrofe Dirigida a Edom Arrogante e Jubilosa. 4:21-22. Edom era o "irmão" de Judá, descendente de Esaú e Ismael. Geralmente as ironias que mais magoam vêm dos parentes. Mas agora Jeová volta sua atenção para Edom e prediz a sua humilhação.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

13 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Lamentações (Comentário Bíblico Moody) 13  46- 48. O temor e a cova (v. 47). Na presença dos seus inimigos que gritam, Sião está tomada de terror, como um animal perseguido que não vê por onde escapar da armadilha (cova, arapuca), enquanto torrentes de lágrimas fluem dos olhos do seu intercessor. Os versículos 49-54 compreendem a lamentação do poeta sobre a inimizade de seu próprio povo contra ele. 49-51. Os meus olhos . . . não cessam. Suas lágrimas derramadas por causa do destino deles fluirão incessantemente até que Jeová no céu tome conhecimento de seu sofrimento . 52-54. Caçaram-me . . , sem motivo . . . meus inimigos. Sem explicar seu ódio, eles o perseguiram como a uma ave e O lançaram em um poço, amontoando pedras Sobre ele até que a água cobriu a sua cabeça. Nos versículos 55-66 temos a oração que levou Jeová a socorrê-lo. Segue-se um confiante pedido de vingança contra os inimigos do poeta. 55-57. Invoquei . . . disseste: Não temas. Sua oração desesperada trouxe a presença de Jeová e o seu confortador preceito – Não temas. 58-60. Viste, Senhor (v. 59). Agora ele confia em que Jeová, tendo examinado a sua causa, se transformará em seu Redentor, Advogado e Vingador. 61-63. Ouviste. Ele também tem certeza de que Jeová ouviu os insultos dos seus assaltantes, suas conspirações e murmurações diárias, sendo ele o tópico de suas canções de escárnio. 64-66. Tu lhes darás a paga, isto é, vingança de acordo com os seus feitos – cegueira de coração, a maldição de Jeová, perseguição e exterminação de sob os céus. Lamentações 4 IV. O povo Sofredor de Sião. 4:1-22. Neste capítulo temos algo da narrativa da testemunha ocular tanto da culpa de Sião quanto do seu castigo. O inspirado poeta-profeta primeiro descreve seu destino como povo, e então dá a explicação moral desse destino. A. Os Horrores do Cerco e o Triste Destino da Nobreza de Sião. 4:1-11. Os versículos 1-6 dão-nos a descrição do sofrimento dos descendentes da realeza. 1, 2. Os nobres filhos de Sião (v. 2). Valendo o seu peso em ouro, conto os preciosos tesouros de Sião, foram jogados fora como vasos quebrados e jazem esparsos pelas ruas. 3-5. Os que se criaram entre escarlata se apegam aos monturos (v. 5). Até os animais predatórios não tratam seus filhotes como Sião foi forçada a tratar seus filhos. Crianças de peito morrem de sede e criancinhas têm falta de pão, enquanto suas mães, como cruéis avestruzes do deserto, ignoram seus gatos. A dieta e as vestes reais deram lugar à fome e ao monte de lixo. Nos versículos 7-11 o poeta contrasta a antiga beleza dos príncipes de Sião com o destino terrível que agora suportam.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

13 de abril Dia 103  

Leituras: Mateus 28:1-10; Romanos 10:14-21; Salmo 90; Provérbios 22:6-10; Josué 1-3.  

Versículo Especial: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22:6).  

Pensamento Bíblico: “. . . Ele Ressuscitou” (Mateus 28:1-10). Não há proclamação mais significativa na História, seja na Bíblia, ou em qualquer outro lugar! Esta declaração trouxe espanto e alegria aos seguidores de Jesus. Acima de tudo, o fato da ressurreição é a base de nossa salvação, nossa fé, e nossa esperança (veja 1 Coríntios 15). Toda a Bíblia e toda nossa confiança gira em torno deste milagre supremo. Jesus venceu a morte. Ele ressuscitou!  

Ação: Agradeça a Deus porque Jesus ressuscitou!.  ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

12 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Lamentações (Comentário Bíblico Moody) 12   22-24. Suas misericórdias não têm fim. A benignidade (hesed "amor imorredouro") de Jeová é infalível. Ele é diariamente renovado (como o maná de antigamente); por isso Seu povo não é consumido, e um remanescente permanece como semente para um novo começo. Grande é a tua fidelidade (v. 23). "Jeová é meu tesouro mais precioso", declara minha alma, "por isso confiarei nele" (v. 24). 25-27. Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso em silêncio (v. 26). A espera paciente em Jeová torna a pessoa participante de Sua bondade. O jugo de sua mocidade (v. 27). A disciplina no começo da vida produz maturidade digna de confiança. 28-30. Fique em silêncio. Que a alma castigada se submeta silenciosa e humildemente, pois nisso há esperança. A sua boca no pó (v. 29). Uma confissão de indignidade. 31-33. Porque não aflige ... de bom grado (v. 33). No hebraico, de coração. Jeová não rejeitará para sempre, nem há algum espírito de vingança em Seu coração. Ele não se deleita em produzir dor e sofrimento. 34-36. Perverter o direito do homem (v. 35). O Altíssimo não é como uma divindade pagã, volúvel e imperfeita. Ele não aprova a opressão, a injustiça ou a subversão. (O favoritismo nas cortes era, então, como ainda hoje, coisa comuníssima.) Deus é o Governador Moral sobre tudo e todos. 37-39. Por que, pois, se queixa o homem vivente? (v. 39) Nada pode acontecer sem a permissão do Altíssimo. Então por que deveria um homem se queixar quando castigado pelos seus pecados? Não o sofrimento, mas o pecado devia ser lamentado. Não murmuremos contra Deus por causa do que nós mesmos provocamos. 40-42. Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los. Uma exortação ao exame do coração, ao arrependimento sincero. Que nossas mãos sejam levantadas em súplicas e arrependimento e que o nosso coração se torne submisso. Nós . . . tu (v. 42). Estas palavras fazem um contraste. Nós, de nosso lado, pecamos e nos rebelamos; e tu, por causa disso, não nos perdoaste (cons. o hebraico e a Alemã de Lutero). C. O Servo Ora por Vingança. 3:43-66. O poeta e o seu povo falam das calamidades sofridas por causa da ira de Jeová. 43-45. E nos perseguiste. Envolto em Uma nuvem de ira que nenhuma oração pode atravessar, Jeová perseguiu o povo de Judá, matando sem piedade, até que Sião se tornou nada mais que lixo entre os povos. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

12 de abril  Dia 102  

Leituras: Mateus 27:57-66; Romanos 10:1-13; Salmo 89:38-52; Provérbios 22:1-5; Deuteronômio 33-34.  

Versículo Especial: “Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam” (Romanos 10:12).  

Pensamento Bíblico: Salvação em Cristo (Romanos 10:1-13). Paulo desejava ardentemente a salvação dos judeus, que eram seus parentes carnais. Mas ele sabia que sua preocupação com suas almas não poderia mudar os termos da salvação. Eles não poderiam ser salvos sem se voltarem para Cristo. Isso não mudou. A salvação é oferecida aos judeus e aos gentios somente através de Jesus Cristo. Precisamos proclamar corajosamente esta mensagem.  

Ação: Confie em Jesus. A salvação não pode ser encontrada em mais ninguém.  ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Lamentações (Comentário Bíblico Moody) 10 Lamentações 3 III. O Sofredor Representante da Sião Ferida. 3:1-66. Este capítulo é o ponto alto do livro. Aqui Jeremias desnuda o seu coração ao leitor, o que faz freqüentemente na sua profecia. Sua vida foi um longo martírio, no qual serviu de juiz e intercessor do povo empenhado em sua própria destruição. Nenhum profeta jamais argumento u com um povo de maneira mais apaixonada do que ele, convocando uma conversão nacional. Estes fatos estão claramente evidentes nestes sessenta e seis versículos do capítulo 3. A. As Tristezas que Deus Proporcionou ao Seu Servo. 3:1-18. 1-3. Eu sou o homem. Aqui o sofredor está identificado e o seu tema declarado. Ele fala como um israelita representativo, enfrentando os caminhos negros e desconcertantes da Providência. Ele descreve nos versículos 4-18 o ataque furioso e impiedoso de Jeová. 4-13. Despedaçou os meus ossos. Sob a tribulação dos constantes ataques de Jeová contra ele, o poeta só experimenta amargura e frustração. Ele sofre fisicamente; sua luz (Salmos. 143:3) e sua liberdade se foram; suas orações são rejeitadas. Todo o tempo parece que Jeová o espreita numa armadilha - como um animal perseguindo sorrateiramente a sua presa e ao mesmo tempo Ele parece bloquear todas as vias de escape. Deus o impediu, mutilou e deixou. Como alvo do arco de Jeová, seus órgãos vitais estão cheios de flechas. 14-18. Fui feito objeto de escárnio para todo o meu povo. Como objeto de escárnio público, sua paz de espírito e confiança em Jeová se desvaneceram. Ele é o alvo das piadas do seu povo, e o tema de suas sátiras diárias. Sua condição abjeta é como a de alguém que está empanzinado de ervas amargas, bêbedo com absinto (cons. Jr. 23:15), seus dentes quebrados por pedrinhas e seu corpo coberto de cinzas. Sua bem-aventurança e prosperidade estão esquecidas e sua esperança no Eterno se foi. B. A Oração Tranqüilizadora do Servo. 3:19-42. 19-21. Quero trazer à memória o que me pode dar esperança (v. 21). O profeta, meditando em suas amargas aflições, percebe como elas rebaixaram a sua alma. Ele sabe que Deus se lembra dos humildes e aflitos e por isso tem esperanças. Os versículos 22-39 falam da certeza do poeta na bondade de Jeová e na sua resignação para com os Seus caminhos soberanos. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

11 de abril Dia 101  

Leituras: Mateus 27:45-56; Romanos 9:25-33; Salmo 89:19-37; Provérbios 21:25-31; Deuteronômio 32.  

Versículo EspecialO cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas a vitória vem do Senhor” (Provérbios 21:31).  

Pensamento Bíblico: Fútil Confiança na Força Militar (Provérbios 21:31). Os homens põem grande confiança na força militar. Um grande exército, equipado com as armas mais avançadas da moderna tecnologia, é considerado por algumas pessoas como a confirmação da segurança. Não devemos jamais esquecer que a libertação pertence a Deus. Com ou sem um exército poderoso, nações são protegidas por Deus, conforme ele achar direito e justo. Temos que confiar nele ao invés dos guerreiros humanos.  

Ação: Ajude a estabilizar sua nação e o mundo: ensine a alguém o evangelho de Jesus Cristo.  ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

10 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Lamentações (Comentário Bíblico Moody) 9   13, 14. A quem te compararei? A testemunha desses sofrimentos não consegue encontrar uma figura ou uma situação com a qual comparar a ruína de Sião. Está além da reparação. As visões falsas e agradáveis dos seus profetas (Jeremias. 14:14-16; 23:9-40) deixaram de mostrar à nação o seu pecado, para que pudesse ser poupada do cativeiro. Temos aqui a causa moral de Sua infelicidade claramente exposta. 15, 16. Todos os que param . . . batem palmas. Os inimigos de São zombam de sua ruína. O bater das palmas, o menear da cabeça, o assobiar entre os dentes, acompanham as zombarias diante de Jerusalém. Os inimigos em sua vanglória, gritam, assobiam e rangem os dentes abençoando o dia da sua ruína. É uma zombaria incontida. 17-19. Fez o SENHOR o que intentou, isto é, o que ele predisse que fada. Que Sião gema em seu desespero. Ela se rebelou e ele deixou que seus inimigos triunfassem. Os versículos 18, 19 São uma apóstrofe aos muros da cidade: Chorem dia e noite com lágrimas perpetuas; levantem as mãos implorando a Jeová a Sua misericórdia para seus filhos moribundos. C. Os Terrores Deste Dia da Ira de Jeová. 2:20-22. Temos aqui a quarta apóstrofe de Sião a Jeová. 20-22. Considera a quem fizeste assim. "Ó Senhor, tu percebes a quem mataste?" Crianças são vítimas de mãos canibais; sacerdotes jazem mortos no santuário; jovens e velhos jazem insepultos nas ruas; virgens e moços são vítimas da espada. Nesta matança impiedosa, da qual ninguém escapa, estes objetos da afeição de Sião são consagrados ao morticínio do inimigo. (Compare a descrição que Josefo faz da queda de Jerusalém em 70 d.C., Jewish Wars, Bk, vii).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

10 de abril Dia 100  

Leituras: Mateus 27:27-44; Romanos 9:14-24; Salmo 89:1-18; Provérbios 21:19-24; Deuteronômio 31.  

Versículo Especial: O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21:23).  

Pensamento Bíblico: “. . . A Si Mesmo Não Pode Salvar-se” (Mateus 27:42). Os principais sacerdotes, os escribas e os anciãos zombaram da aparente fraqueza de Jesus, vendo-o como um inimigo desamparado, vencido. Eles não conseguiram entender que ele poderia ter se salvado (veja João 10:18; Mateus 26:53), mas que tal decisão teria derrotado seu propósito de salvar os homens do seu pecado. Jesus escolheu a morte para que pudéssemos viver. Ele morreu, não em fraqueza, mas em inigualável força.  

Ação: Agradeça a Deus pelo sacrifício voluntário de seu filho.  ( Estra ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

9 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Lamentações (Comentário Bíblico Moody) 8  Lamentações 2 II. O Arruinado Lugar Santo de Sião. 2:1-22. A. Os Juízos de Jeová sobre os Baluartes e o Seu Santuário. 2:1-10. 1-5. Como cobriu o Senhor de nuvens . . . a filha de Sião! O Deus de Sião veio a ser o inimigo de Sigo. Jeová, na Sua ira, destruiu o Templo, o estrado de seus pés (I Cronicas. 28:2), a glória de Israel. As fronteiras de Jacó foram derrubadas, as fortalezas de Judá foram arrasadas e o reino com os seus príncipes foram degradados. Deus se transformou em um fogo consumidor (Hebreus. 12:29; Deuteronômio. 4:24) para a terra, simplesmente retirando o Seu poder na presença dos seus inimigos. E como um arqueiro em busca de sua caça, matou todos os seus jovens, sua beleza e seus soldados. Sua fúria ardeu como um fogo no tabernáculo (tenda) de Sião. O divino Adversário devorou Judá, seus palácios e fortalezas, e multiplicou o pranto e a lamentação da filha de Judá. 6-10. Demoliu com violência o seu tabernáculo. Isto é, seu Templo e suas sagradas instituições. Tabernáculo, assembléia, sábado, rei e sacerdotes - todos foram desprezados e violentamente destruídos. O Senhor se desfez do seu próprio altar, desprezou seu santuário, entregando às mãos inimigas a arca da aliança, e permitindo que o grito da vitória ressoasse na Casa de Jeová como o som de uma orgia. Em sua determinação de destruir o muro de Sião, o prumo do seu juízo fez que ambos, os baluartes e os muros, vacilassem e caíssem. As portas de Sião estão abaladas, suas trancas quebradas, seus nobres exilados; sua Lei revogada e já não é mais ensinada, e os seus profetas não têm mais revelações. Por isso os anciãos de Judá, em sua tristeza, assentam-se no chão em silêncio, com pó sobre as suas cabeças e sacos de estopa sobre os lombos; enquanto suas virgens abaixam as cabeças envergonhadas. B. Lamento das Testemunhas Oculares Deste Juízo. 2:11-19. 11, 12. Com lágrimas se consumiram os meus olhos. Uma descrição pitoresca do prolongado desespero emocional: olhos exauridos de lágrimas (Jeremias. 9:1; 14:17), sentimentos ultrajados, coração partido à vista das criancinhas desmaiando e meninos chorando por alimento e água, e – pior que tudo – crianças expirando junto ao seio de suas mães.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

9 de abril Dia 99  

Leituras: Mateus 27:11-26; Romanos 9:1-13; Salmo 88; Provérbios 21:13-18; Deuteronômio 29-30.  

Versículo EspecialO que tapa o ouvido ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido” (Provérbios 21:13).  

Pensamento Bíblico: Tristeza pela Perda de Entes Queridos (Romanos 9:1-13). Nesta passagem, Paulo revela a dor que ele sentiu ao ver seus parentes rejeitarem a Cristo. Doeu-lhe profundamente compreender que eles estavam perdidos, não querendo obedecer ao evangelho. Mas ele sabia que Deus não havia falhado. Deus manteve suas promessas e deu aos israelitas todas as oportunidades para se salvarem. Foi deles a decisão de rejeitar o evangelho. Aquela decisão entristeceu a Paulo, mas não o desencorajou de viver pelo Senhor e ensinar esforçadamente a outros o evangelho. Podemos aprender com o exemplo de Paulo e ir em frente com determinação para ensinar a outros.  

Ação: Compartilhe as Boas Novas com pessoas que precisam delas!.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...