26 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Salmos (Comentário Bíblico Moody) 16   Salmo 3. Uma Oração Matinal de Confiança As características básicas de um lamento individual estão neste salmo, cuja sequência se encontra no Salmo 4, onde está evidente um senso de alívio. Por causa da expressão de sublime confiança na proteção divina, este salmo tem sido o favorito de muitas pessoas que enfrentam o perigo. O versículo 5 identifica-o claramente como oração matinal. 1,2. A Situação Angustiosa do Salmista. Os que se levantam contra mim. Os inimigos do salmista estavam se tornando mais numerosos do que nunca. Fisicamente havia sério perigo. E além disso, seu espírito estava sendo tão oprimido pelas zombarias dos seus adversários que se considerava além do ponto de poder ser ajudado por Deus. Esses comentários desanimadores são parecidos com os que foram dirigidos contra ló (Jó 2:11-13). 3, 4. Seu Ajudador. Porém tu, Senhor. No meio de seus problemas ele se lembra novamente de que Deus é um escudo para protegê-lo, minha glória para restaurar sua dignidade, e o que exaltas a minha cabeça para lhe dar nova coragem. Os verbos no versículo 4 deveriam ser freqüentativos: Sempre que clamo me responde! 5, 6. Sua Confiança. Deito-me e pego no sono. A certeza de que Deus é o seu ajudador e protetor torna possível este sono. Quando acorda, percebe que foi Deus que o guardou. Com sua confiança aumentada por esta experiência, ele tem certeza de que nenhuma quantidade de inimigos pode amedrontá-lo. 7, 8. Sua Oração. Levanta-te, Senhor! O poder e o livramento de Deus são invocados por esta petição, quando o salmista busca intervenção ativa. Ou ele está se lembrando do que Deus fez em ocasiões anteriores ou está usando um perfeito profético. Este último prevê um fim absolutamente certo e por isso fala dele como se já tivesse se realizado. O átimo versículo adapta o salmo ao culto público, e pode indicar uma falta de egoísmo em toda a oração particular. Salmo 4. Uma Oração Vespertina de Alívi.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


26 de Fevereiro   Dia 57  

Leituras: Mateus 16:21-28; Atos 20:17-38; Salmo 51; Provérbios 12:23-28; Levítico 21-22.  

Versículo EspecialO justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar” (Provérbios 12:26).  

Pensamento BíblicoA Interferência de Pedro  (Mateus 16:21-23). Este incidente é um contraste claro com a parte precedente, que estudamos ontem. Aqui, Pedro se torna uma tentação para Jesus, porque ele não entende a necessidade da morte de Cristo. Note o claro contraste entre os versículos 23 e 17. Desta vez, Pedro não cogitava “das coisas de Deus, e sim, das dos homens.”  Ele não estava seguindo a vontade de Deus, mas procurando o rumo que fazia sentido para ele, do ponto de vista humano. Sempre que exaltamos o raciocínio humano acima da revelação divina, nos pomos em direção a uma colisão com o desastre espiritual. Quando o raciocínio humano comanda, nós erramos!  

Ação: Teste suas crenças, palavras e ações. Siga as coisas de Deus..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

25 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 15   1-3. A Rebeldia das Nações. Por quê? Em estilo profético, o salmista começa com duas perguntas retóricas. O ponto alto das perguntas é demonstrar o absurdo daqueles que se rebelariam contra o decreto do Todo-poderoso. Sua rebeldia contra o povo de Deus e o seu rei é considerada como um ataque contra o próprio Deus. Basicamente,  este antagonismo é dirigido contra o governo de Jeová através do seu Ungido. 4-6. A Resposta de Deus. Ri-se ... lhes há de falar. Um ousado antropomorfismo traça agudo contraste entre os preocupados reizinhos e o Governador supremo que os confundirá (idéia de radicular, "gaguejar"). Sua risada muda rapidamente para ardente ira quando informa esses rebeldes de que já empossou o Seu rei com toda a aprovação divina. 7-9. O Plano para o Ungido. Ele (o Senhor) me disse. O oráculo apresentado pelo ungido de Deus está declarado como decreto divino. A declaração, Tu és meu filho, faz paralelo ao meu Rei da resposta divina. A frase aplicou-se a Jesus no seu batismo (Marcos. 1:11). O termo, gerei, é parte de uma fórmula oriental de adoção usada no Código de Hamurabi. Observe que duas promessas foram feitas ao ungido de Deus – domínio e vitória. Embora o, salmista provavelmente pensasse do Filho como governador escolhido (II Samuel. 7:14), à luz do N.T. vemos que o Messias é o verdadeiro Filho de Deus. 10-12. A Advertência aos Reis. Sede prudentes; deixai-vos advertir. A escolha está diante dos reis, junto com a advertência a que sejam prudentes e honestos ao tomar a decisão. A escolha da sabedoria vai além da mera aceitação do decreto. Devem servir ao Senhor com admiração e reverência que Lhe é devida. Beijar os pés e as mãos do rei era símbolo de prestação de homenagem. Exatamente como o caminho dos ímpios perecerá no Salmo 1, também acontecerá com o caminho daqueles que se recusam a Lhe prestar homenagem..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


25 de Fevereiro   Dia 56  

Leituras: Mateus 16:13-20; Atos 20:1-16; Salmo 50; Provérbios 12:17-22; Levítico 19-20.  

Versículo EspecialOs lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que obram fielmente são o seu prazer” (Provérbios 12:22).  

Pensamento Bíblico: A Grande Confissão de Pedro (Mateus 16:13-20). Naquele tempo, como agora, havia muitas atitudes diferentes para com Jesus. Pedro confessou a verdade: “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo” (v. 17). Quando ele seguia cuidadosamente as coisas reveladas por Deus, Pedro sempre manifestava grandeza. De fato, é difícil imaginar uma confissão mais significativa do que a que ele proclamou. Entretanto, quando Pedro ouviu as idéias dos homens, ele lutou contra Jesus (Mateus 16:23). Se confiarmos na palavra de Deus, nós não erraremos.  

Ação: Confesse Cristo diante de outros; eles precisam saber a respeito dele!..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

24 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 14   1-3. O Caminho do Homem Justo. Bem-aventurado o homem. O Saltério começa com uma forte interjeição: Oh! que felicidade u do homem que segue o plano de Deus. Os verbos, anda, se detém, se assenta, descrevem os passos característicos do perverso que o justo evita: aceitação dos princípios dos ímpios, participação das práticas de pecadores declarados e finalmente a união com aqueles que zombam abertamente. Observe o paralelo triplo entre os três verbos e suas cláusulas modificadoras. A mudança então se faz da recusa negativa para o deleite positivo. Tal homem medita ou constantemente reflete nos ensinamentos divinos. Como resultado, ele se torna cada vez mais como uma "árvore transplantada", com as raízes nas realidades eternas. Vitalidade constante lhe é assegurada e o sucesso final é certo porque ele colocou a sua confiança firmemente em Deus. 4-6. O Caminho do Homem Ímpio. Os ímpios não são assim. Agora surge uma mudança abrupta com as palavras não do assim. O agudo contraste intensifica-se com o uso deste termo freqüente para os ímpios, que representa a antítese exata para o outro termo, os justos. Diferindo da árvore firmemente estabelecida, os ímpios são varridos pelo vento. O quadro é de uma eira no alto de uma colina, onde o vento carrega a palita e deixa o grão. Em construção paralela, os dois grupos (ímpios e pecadores) não têm a promessa de participação na companhia vindicada dos justos. Enquanto Deus conhece ou se preocupa com o caminho dos justos, os ímpios simplesmente vão à deriva até a final destruição. Salmo 2. A Vitória do Messias de Deus Este é basicamente um salmo real, com qualidades altamente dramáticas e grande poder poético. Incluído em sua estrutura está um oráculo do Senhor que têm provocado variadas interpretações. Gunkel acha que está ligado a um festival celebrando a coroação de um rei judeu. Se esse foi o cenário original, o salmo foi inteiramente adaptado às esperanças messiânicas mais extensas. Tal como o Salmo 1 lida com os dois caminhos da vida individual, o Salmo 2 apresenta os dois caminhos para as nações e os povos..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


24 de Fevereiro   Dia 55  

Leituras: Mateus 16:1-12; Atos 19:23-41; Salmo 49; Provérbios 12:12-16; Levítico 17-18.  

Versículo EspecialO caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos” (Provérbios 12:15).  

Pensamento BíblicoCuidado com o Fermento do Erro (Mateus 16:6-12). Jesus usou a oportunidade da fome física para ensinar uma lição espiritual. A fome espiritual não é para ser satisfeita com as doutrinas do homem, mas com a palavra de Deus. Sempre haverá doutrinas atraentes e falsas. Temos que distinguir o verdadeiro do falso, de modo que o fermento da falsa doutrina não penetre e contamine nossas vidas.  

Ação: Use seu tempo, hoje, estudando a vontade de Deus, de modo que você possa ficar melhor equipado para reconhecer as doutrinas falsas..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

23 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

(Comentário Bíblico Moody) 13  ESBOÇO A presente organização do livro indica claramente seu próprio e adequado esboço : Livro I. Salmos 1-41. lavro II. Salmos 42-72. Livro III. Salmos 73-89. Livro IV. Salmos 90-106. Livro V. Salmos 107-150. COMENTÁRIO LIVRO 1. Salmos 1-41 O primeiro livro na divisão quíntupla do Livro dos Salmos parece ter sido alguma vez uma coleção davídica em separado. O nome Senhor, Yahweh em hebraico, aparece 272 vezes, enquanto o mais generalizado Elohim só se encontra 15 vezes. Os salmos são de conteúdo variado, mas os ensinamentos morais são simples e diretos. Evidente através de toda esta divisão está a fé positiva na justiça de Deus. O Salmo 1 serve como introdução a todo o Saltério, enquanto o Salmo 2 introduz a coleção do Livro I. O fato de alguns manuscritos darem o Salmo 3 como sendo o primeiro torna o caráter introdutório do salmo 1 e 2 mais aparente. Também é possível que os salmos 1 e 2 fossem originalmente um só salmo, começando e terminando com "bem-aventurados". Todos com exceção do 1, 2, 10 e 33 estão ligados a Davi pelo título e anotações. Salmo 1 – Os Dois Modos de Vida O salmo apresenta em contraste agudo os dois extremos - o modo de vida verdadeiramente honesto e o modo basicamente perverso. Ó contraste introduz de maneira didática as duas categorias de homens a serem descritos em todo o Saltério. O salmista continua com a antítese, mostrando os destinos presente e futuro de cada grupo..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


23 de Fevereiro   Dia 54  

Leituras: Mateus 15:29-39; Atos 19:11-22; Salmo 48; Provérbios 12:7-11; Levítico 15-16.  

Versículo Especial“Assim, a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente” (Atos 19:20).  

Pensamento Bíblico: Frutos do Arrependimento  (Atos 19:18-20). O povo de Éfeso mostrou que o seu arrependimento era verdadeiro, queimando muitos valiosos livros que tinha usado para buscar o mal. Às vezes, as mesmas mudanças são necessárias hoje em dia. Não podemos apegar-nos aos costumes do mundo. É demais abandonar os livros, revistas, discos, e fitas que encorajam pensamentos e práticas más? Seja o que for que nos atraia para a velha vida de pecado, precisa ser rejeitado. O céu vale o sacrifício.  

Ação: Determine com honestidade o que se antepõe entre você e Deus: e livre-se disso..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

22 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 
Salmos (Comentário Bíblico Moody) 12   Em segundo lugar, os Salmos formam um cenário importante para o ministério de Jesus. Ele os aprendeu em seu lar judeu nos seus momentos devocionais. No seu batismo, Sua missão ficou declarada nas palavras de um salmo. Na cruz, um salmo Lhe veio à mente nos Seus últimos momentos. Os Salmos são citados com mais frequência no Novo Testamento do que qualquer outro livro do Velho Testamento. Existem cerca de cem referências diretas ou alusões ao Saltério no Novo Testamento. Frases e versículos são citados para explicar o caráter e a mensagem de Jesus como o Messias. Em terceiro lugar, o livro de Salmos comprovou-se fonte indispensável de material devocional. Cristãos de todo o mundo foram auxiliados em seu contato pessoal com Deus no culto. O Salmo 51 expressa os pensamentos do pecador arrependido. O Salmo 32 mostra que alegria o homem perdoado pode experimentar. O Salmo 23 expressa o sentimento de confiança comum a todos os filhos de Deus. O Salmo 103 derrama o louvor de Deus que todo crente deveria expressar. Outros salmos satisfazem às necessidades devocionais básicas, enriquecendo a experiência pessoal de qualquer pessoa que se deleita em Deus. Finamente, o Saltério tornou-se o hinário de todas as épocas. Nenhum outro livro de hinos tem sido usado há tanto tempo por tanta gente. Ele é lido, cantado, recitado em todos os dias do ano. Samuel Terrien diz a respeito dele: "Nenhum outro livro de hinos e orações já foi usado há tanto tempo e por tantas e tão diversas pessoas" (The Psalms and Their Meaning for Today, p. vii). Numa era de informalidade, os Salmos fornecem uma linguagem indispensável para o culto. Nas palavras de Lutero, "Castelo Forte É Nosso Deus", de Watts, "Jesus Reinará" e "Ó Deus, Auxílio Nosso no Passado", a mensagem do Saltério ecoa ao redor da terra.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


22 de Fevereiro   Dia 53  

Leituras: Mateus 15:21-28; Atos 19:1-10; Salmo 47: Provérbios 12:1-6; Levítico 14.  

Versículo Especial“Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido” (Provérbios 12:1).  

Pensamento Bíblico: Coragem para Mudar (Atos 19:1-5). Esta passagem fala de uma dúzia de homens que aprenderam que precisavam ser batizados em nome do Senhor. Em vez de argumentar que o seu batismo anterior era suficiente, eles prontamente obedeceram a Deus. Muitos, hoje em dia também, precisam ser batizados na maneira e pela razão que Deus revelou (veja Atos 2:38; 22:16; 1 Pedro 3:21).  

Ação: Arrependa-se e seja batizado para a remissão dos pecados (Atos 2:38). Se você já obedeceu, compartilhe a notícia. Muitas pessoas nunca pensaram cuidadosamente nesta instrução..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

21 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 11  1. Hinos de Louvor 2. Lamentações Nacionais 3. Salmos Reais (incluindo os Salmos Messiânicos) 4. Lamentações Individuais 5. Ações de Graças Individuais A estes ele acrescenta um certo número de tipos menos importantes representados por alguns poucos salmos cada um:  6. Hinos Peregrinos 7. Ações de Graças Nacionais 8. Poemas da Sabedoria 9. Liturgias da Torá 10. Tipos Mistos Estas categorias representam o esquema último e final de Gunkel (cons. N.H. Snaith em Twentieth Century Bible Commentary, pág. 235 e segs.). Anteriormente, Gunkel excluíra alguns tipos menos importantes, tais como: "Bênçãos e Maldições" e "Salmos Proféticos" (cons. John Patterson, The Praises of Israel, pág. 32). Podemos acrescentar a estas classificações a categoria dos Salmos Messiânicos. Tentador como é o trabalho de se descobrir um sistema de classificação, há uma cena imprecisão em relação ao Saltério que se opõe a uma classificação absoluta. Esta falta de definidade é resultado das características eternas e universais da coleção. Na verdade, cada método de classificação apresenta uma opinião diferente sobre os Salmos, tomando possível uma compreendo das muitas facetas disponíveis. Valor Permanente. O Saltério é em primeiro lugar um testemunho vivo da fé de Israel. Os salmos individuais evidenciam o pensamento e o sentimento de inumeráveis crentes hebreus. Eles fazem eco às aspirações e esperanças de homens e mulheres em cada período da história de Israel. Refletem as dificuldades e lutas do povo de Deus. Descortinam a peregrinação da dúvida à certeza nesses séculos críticos de orientação divina. Apontam sempre para a derrota do desespero por meio da fé no Deus vivo. A história de Israel ficaria realmente desfalcada sem essas evidências da reação da fé para com a revelação de Deus..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


21 de Fevereiro   Dia 52  

Leituras: Mateus 15:10-20; Atos 18:18-28; Salmo 46; Provérbios 11:27-31; Levítico 13.  

Versículo Especial“Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra” (Salmo 46:10).  

Pensamento Bíblico: Confiando nas Riquezas (Provérbios 11:28). A Bíblia está repleta de advertências a respeito da confiança nas riquezas, até mesmo chamando-a de uma forma de idolatria (veja Colossenses 3:5). Entretanto, muitas pessoas, entre elas cristãos, sacrificam coisas de real valor para ganhar dinheiro, economizar dinheiro, e progredir nas carreiras para ganhar mais dinheiro. No altar do materialismo, nós queimamos o nosso tempo, nossa energia, nossos irmãos e nossas famílias.

Ação: Defina hoje suas prioridades para procurar primeiro o Senhor, e manter seus olhos na meta celestial.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

20 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 10   No estilo básico a poesia hebraica é vastamente diferente da poesia moderna. Contudo, o padrão hebraico tem grande afinidade com o do Oriente Próximo. Existem numerosas semelhanças de estilo entre a poesia de Israel e a do Egito e Mesopotâmia. Contudo as semelhanças mais destacadas são evidentes quando se comparam os salmos hebraicos com os poemas ugaritas. A poesia de Ugarit é basicamente do tipo sirocananita. Canaã e Síria estiveram em íntimo contato com Israel através de toda a história pré-exílica. As semelhanças principais se relacionam com as metáforas, frases, ritmo e paralelismo – todas questões de estilo Salmos (Comentário Bíblico Moody) 10 literário e fraseologia. Religiosamente e teologicamente, as diferenças ultrapassam todas as semelhanças. Classificação. Qualquer comparação superficial dos poemas do Saltério revela que eles não foram agrupados por assunto. Os assuntos, compreendidos ou mencionados, passam por toda a escala das experiências humanas. Embora os diversos tópicos sejam numerosos demais para se fazer uma lista, cinco temas dominantes podem ser reconhecidos : 1. Percepção da presença divina. 2. Reconhecimento da necessidade da ação de graças. 3. Comunhão pessoal com Deus. 4. Reminiscência do papel divino na história. 5. Consciência da libertação dos inimigos. Tem havido muitas tentativas de se classificar os salmos de acordo com um padrão preconcebido. Mowinckel e outros centralizaram-se no conteúdo, desenvolvendo elaboradas subdivisões por tópicos. Outros tentaram revelar o sentimento básico do autor de cada salmo. Enquanto outros ainda basearam-se no tipo de cada salmo como critério para classificação. Isto começou simplesmente como uma divido tripla de hinos de louvor, orações e hinos de fé. Recentemente Gunkel fez um trabalho valioso de identificar melhor esses tipos e categorias. Sua premissa básica é que os salmos foram originalmente hinos para serem usados nos cultos de Israel. Assim ele classifica cada um deles de acordo com "fórmulas regulares recorrentes" de cada tipo em particular. Gunkel reconhece cinco tipos principais conforme se segue:.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


20 de Fevereiro   Dia 51  

Leituras: Mateus 15:1-9; Atos 18:1-17; Salmo 45; Provérbios 11:22-26; Levítico 10-12.  

Versículo Especial“E falou Moisés a Arão: Isto é o que o Senhor disse: Mostrarei a minha santidade naqueles que se cheguem a mim e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão se calou” (Levítico 10:3).  

Pensamento Bíblico: O Pecado de Nadabe e de Abiú  (Levítico 10:1-7). A palavra de Deus é dada para ser obedecida. Quando estes sacerdotes negligenciaram este fato e ofereceram fogo “que ele não lhes tinha ordenado”, eles sofreram a conseqüência do seu pecado. Os julgamentos de Deus não são sempre súbitos, mas ele recompensa a justiça e castiga a desobediência. Sua palavra é revelada para que possamos conhecer como mostrar nosso amor para com ele, servindo-o.  

Ação: Faça tudo o que Deus determina: nem mais nem menos!.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...