2 de abril de 2022

MEDITAÇÃO DO DIA

 


2 de Abril Dia 92  

Leituras: Mateus 26:17-25; Romanos 6:15-23; Salmo 81; Provérbios 20:1-6; Deuteronômio 14-15.  

Versículo Especial: “Honroso é para o homem o desviar-se de contendas, mas todo insensato se mete em rixas” (Provérbios 20:3).  

Pensamento Bíblico: Conselho Prático para Viver Bem (Provérbios 20:1-6). Considere algumas paráfrases dos conselhos práticos oferecidos nestes versículos de Provérbios:  

    O álcool é uma droga perigosa, que arruina vidas (v. 1).

    É mais difícil para um homem sair de uma briga do que começar uma (v. 3).

    A preguiça é má; as pessoas preguiçosas merecem passar fome (v. 4).

    Você pode aprender muito de outras pessoas, se for paciente e bom ouvinte (v. 5).

    As pessoas que se glorificam são desprezíveis e insignificantes; os verdadeiros homens bons são muito mais difíceis de se encontrar (v. 6).  

Ação: Aceite o conselho de Deus. Viva como um verdadeiro e fiel filho de Deus. .( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 54   6-11. As Profundezas do Seu Desespero. Um abismo chama outro abismo. Novamente o salmista fica deprimido e expressa desespero, que é mais plangente do que antes. Embora tente orar e pensar em como Deus foi desmedidamente benigno com ele, continua se sentindo abandonado. Mesclando-se com seu anseio pelo Templo estão suas recordações das constantes setas dos seus inimigos. Recupera suas forças repetindo sua fórmula de paz interior. Salmo 43. Anelo por Deus e pelo Santuário 43:1-5. Oração por Sua Restauração. Faze-me justiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa. Novamente desesperado, o salmista apresenta o seu caso a Deus. Dois desejos alternam-se aqui – o desejo de libertação da perseguição e o desejo de ir ao Templo. Luz e verdade são as forças personificadas que ele solicita que o conduzam tal como ele conduziu os peregrinos no passado. A repetição do refrão ecoa uma esperança confiante em que Deus responderá a sua oração. Salmo 44. Um Pedido de Justiça Este salmo, nacional no seu alcance, está permeado com um profundo sentimento de autojustificação. A séria calamidade mencionada e a humilhação conseqüente não é considerada resultante do pecado mas é tomada como base para censurar a Deus. O espírito de censura desrespeitosa não se encontra em nenhum outro lugar do Saltério. Nenhum outro salmo faz tais reivindicações de fidelidade nacional a Deus. Aqui está apresentado o outro lado da vida íntima de Israel. O valor permanente jaz na ênfase dada ao poder de Deus para ajudar. 1-3. As Bênçãos do Passado. Ouvimos. Por tradição oral, como também nas Escrituras Sagradas lidas publicamente nos festivais religiosos, os grandes feitos de Deus no passado foram preservados. Este senso da história vê-se com frequência porque Deus é mais conhecido pelo que tem feito..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

1 de abril de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 52   13. Bênção. Bendito seja o Senhor. Este subscrito indica o final do Livro I do Saltério. LIVRO II. Salmos 42-72 O livro segundo da divisão quíntupla dos Salmos parece ser uma parte de uma coleção maior, isto é, Salmos 42-83, que empregam o nome de Elohim em lugar de Yahweh em sua maioria. O primeiro nome é usado 163 vezes e o último só 30 vezes no Livro II. Dentro da coleção maior, diversas coleções menores se observam: uma ligada à família dos levitas chamada Filhos de Coré; uma associada a Davi; e uma referindose a Asafe. Além dessas coleções, o Livro II também inclui um salmo anônimo e um atribuído a Salomão. Salmos 42. Anelo por Deus Os salmos 42 e 43 são dois poemas tão intimamente ligados em conteúdo e estilo que desafiam a separação. A ocorrência do mesmo refrão em 42:5; 42:11; e 43:5, o fato do Salmo 43 ser sem título, e a forma interna dos dois salmos, tudo indica uma só composição original. A divisão provavelmente foi feita antes que a coleção eloísta, 42-83, começasse a circular. O salmista está desanimado porque não pode fazer sua costumeira peregrinação ao Templo. Parece que mora ao norte da Palestina, onde está constantemente assediado por inimigos que não partilhara do seu anseio pela presença divina. Todo o poema é de grande beleza poética, constantemente misturando os anseios com a esperança. 1-5. A Natureza dos Seus Anseios. Por ti, ó Deus, suspira a minha alma. Tal como a corça (não cervo, E.R.C.) não pode disfarçar a sua sede, o salmista não consegue esconder sua paixão pelo Deus vivo. Seus inimigos pagãos o ridicularizam com observações sobre a indiferença do seu Deus. A coisa mais difícil para ele suportar é a lembrança dos dias quando era capaz de conduzir peregrinos aos grandes festivais. O refrão do versículo 5 é a finda fórmula da fé com a qual ele aquieta sua melancolia.(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


1 de Abril Dia 91  

Leituras: Mateus 26:1-16; Romanos 6:1-14; Salmo 80; Provérbios 19:24-29; Deuteronômio 12-13.  

Versículo Especial: O que maltrata a seu pai ou manda embora a sua mãe filho é que envergonha e desonra” (Provérbios 19:26).  

Pensamento Bíblico: Atitudes Corretas com os Pais (Provérbios 19:26-27). Alguns filhos resolvem desobedecer aos seus pais. Alguns ignoram suas ordens. Alguns os tratam grosseira e asperamente. Mas os filhos que amam a Deus também amam seus pais. Eles os obedecem sempre (a menos que suas determinações contradigam a Deus--veja Efésios 6:1; Atos 5:29). Eles sempre os tratam com bondade e respeito. Estes filhos são abençoados por Deus.  

Ação: Filhos, tratem seus pais com obediência e respeito.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

31 de março de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 51  12-17. Pedido de Livramento. Dá-te pressa, ó Senhor, em socorrer-me. O versículo 12 parece ser um elo de ligação entre esses dois poemas e uma introdução ao pedido de auxílio. Quase todas as frases nesta seção encontram-se em outros salmos como também no Salmo 70. Este uso de outras fontes faz agudo contraste com a originalidade dos versículos 1-11. Contudo, a grande necessidade do salmista não é menos real. Depois de rogar por atenção imediata, ele pede que seus inimigos sejam ... envergonhados e cobertos de vexame . . . tornem atrás e cubram-se de ignomínia. . . sofram perturbação. Salmos Ele ainda pede que aqueles que buscam a Deus possam se regozijar justamente e magnificar o Senhor. Percebendo sua própria falta de capacidade, ele confia em que Deus se lembre dele e se comprove ser o seu ajudador e libertador. Salmo 41. Ação de Graças por Cura e Vindicação Um indivíduo que acabou de recuperar a saúde, após uma séria enfermidade, expressa aqui sua ação de graças. Não é uma ação de graças simples pois está influenciada pela escola da Sabedoria nos versículos introdutórios e reverte em uma lamentação ao descrever sua situação desesperadora. Contudo, o perigo agora já é passado e a recuperação está assegurada. 1-3. Meditação sobre a Libertação Divina. Bem-aventurado o que acode ao necessitado. Esta beatitude corresponde ao "bem-aventurados os misericordiosos" do Sermão da Montanha. Tal homem é libertado, preservado, abençoado e fortalecido por Deus. O salmista se reconhece como ilustração do caso que apresenta. 4-9. Oração por Restauração. Disse eu . . . sara. Seu apelo inclui um pedido de misericórdia e cura verdadeira. Observe que uma confissão de pecado torna a oração completa. Seus inimigos deleitaram-se grandemente à vista de suas aflições. Até um amigo íntimo virou-se contra ele, e como Judas Iscariotes traiu seu Mestre e Amigo (cons. João. 13:18; Atos 1:16). 10-12. Oração por Vingança. Levanta-me, para que eu lhes pague. Esta não é uma oração para que Deus puna aqueles que se aproveitaram dele. Ele pede força para fazê-lo por si mesmo! É só por meio de tal vitória que ele pode sentir a certeza do favor divino.(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


31 de Março Dia 90  

Leituras: Mateus 25:31-46; Romanos 5:12-21; Salmo 79; Provérbios 19:18-23; Deuteronômio 10-11.  

Versículo Especial: Ouve o conselho e recebe a instrução, para que sejas sábio nos teus dias por vir” (Provérbios 19:20).  

Pensamento Bíblico“Ponde pois Estas Minhas Palavras no Vosso Coração” (Deuteronômio 11:18-21). Um dos benefícios do estudo habitual da Bíblia  é que nossas mentes ficam repletas de bons pensamentos. Se dedicarmos algum tempo, de manhã cedo, ao nosso estudo, teremos então um assunto especial para a nossa meditação durante o dia todo. As coisas que examinarmos de manhã nos ajudarão na prática do domínio de nós mesmos durante todo o dia, enquanto nos aplicamos em glorificar a Deus. O costume habitual de ouvir a palavra de Deus nos ajudará a edificar uma relação mais íntima com ele. Além disso, chegamos a apreciar o amor que Deus tem mostrado para conosco.

Ação: Estude e medite hoje sobre a palavra de Deus..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

30 de março de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 50   7-13. Um Pedido de Misericórdia. Senhor ... livra-me. Com base em suas esperanças atuais em Deus, ele pode pedir a Deus: Livra-me ... tira de sobre mimo teu flagelo ... ouve . . . desvia. Estes pedidos são completamente diferentes dos pensamentos anteriores. O reconhecimento e a confissão dos seus pecados deram um sentido de humildade que não era possível anteriormente. Salmo 40. Um Novo Cântico de Louvor Eis aqui uma nova e boa ilustração do método usado na compilação de nosso atual saltério. Uma leitura do salmo logo indica a súbita mudança do louvor pela oração atendida para o pedido por imediato livramento, no versículo 12. Que um novo salmo começa aqui, verificase pelo uso dos versículos 13-17 como no Salmo 70. Embora o último possa ter sido extraído deste salmo em sua forma atual, a identidade separada do versículo 12 é óbvia. 1-3. Uma Experiência de Oração Respondida. Esperei . . . ele se inclinou . . . e me ouviu. Após um período de espera, o salmista foi livrado de grandes problemas. Talvez fosse uma enfermidade ou qualquer outra situação onde a morte parecia iminente. Esta experiência proporcionou-lhe um novo cântico que inspirada confiança em Deus. 4, 5. O Tema do Cântico. São muitas . . . as maravilhas que tens operado. Embora o salmo comece, como o Salmo 1, com uma bemaventurança, o tema da bondade divina predomina no louvor do salmista. Seus maravilhosos feitos e pensamentos são grandes demais para serem descritos e numerosos demais para serem contados. 6-11. A Reação diante do Novo Cântico. Agrada-me fazer a tua vontade. É o novo cântico e a experiência por trás dele que leva o salmista a olhar para além do sistema sacrificial. Os quatro sacrifícios básicos e ofertas do versículo 6 são inaceitáveis para apresentação da verdadeira gratidão e louvor. As profundezas da experiência do escritor encontram-se nesta proclamação declarada da natureza e obra do Senhor. O autor de Hebreus cita estas palavras aplicando-as a Cristo (Hebreus. 10:5- 7).(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


30 de Março Dia 89  

Leituras: Mateus 25:14-30; Romanos 5:1-11; Salmo 78:52-72; Provérbios 19:12-17; Deuteronômio 7-9.  

Versículo Especial: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8).  

Pensamento Bíblico: O Amor de Deus Mostrado (Romanos 5:1-11). Jesus morreu por nós “sendo nós ainda pecadores.”  Ainda que o tivéssemos desprezado, pelo nosso pecado, Jesus, de boa vontade, suportou a pena da nossa perversidade. Quando examinamos a profundidade desse amor, podemos perceber melhor que ele continua a nos oferecer força para triunfar sobre o pecado. Deus quer que vamos para o céu, e ele tem feito tudo para nos ajudar a conseguir isso. Não há razão para fracassarmos!  

Ação: Agradeça a Deus pelo seu amor e perdão. Viva hoje de um modo que o glorificará.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

29 de março de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

 Salmos (Comentário Bíblico Moody) 49   1-8. O Sofrimento por causa do Pecado. Não há parte sã na minha carne, por causa da tua indignação. O salmista não discute com Deus nem proclama sua inocência. Ele roga por misericórdia, para que o seu fardo seja aliviado. Seu sofrimento é sem dúvida por causa do meu pecado. A seriedade do seu mal está indicado pela descrição que se faz de uma doença da pele comparável à de Jó. 9-14. O Sofrimento por causa da Perseguição. Afastam-se . . . armam ciladas . . . dizem coisas perniciosas. Estas palavras descrevem o tratamento dispensado por aqueles que antes eram seus amigos. Seus amigos e companheiros e os seus parentes, todos guardam distância. Seus inimigos aproveitam-se do seu desespero e condição de fraqueza. Esta fase do seu sofrimento também é semelhante às circunstâncias enfrentadas por Jó, pois os amigos o abandonaram ou deixaram de lhe dar o devido apoio. 15-22. A Esperança da Libertação. Pois em ti, Senhor, espero. O autor não tentou refutar seus inimigos por causa de sua esperança que está em Deus somente. Depois de repetir sua confissão de pecado, ele profere novamente o seu pedido de misericórdia. Salmo 39. Um Apelo por Forças Isto parece ser uma seqüência do salmo anterior. Contudo, o autor não precisa ser necessariamente o mesmo em ambos os casos, uma vez que foi o arranjo dos salmos dentro desta coleção que lhes deu esta continuidade. Embora penitencial no caráter, este poema não está incluído entre os sete Salmos Penitenciais. Existem certas afinidades com a experiência de Jó no que se refere ao sofrimento do salmista como também um paralelo com o livro de Eclesiastes quanto à visão da vida. 1-3. Uma Resolução de Auto-Controle. Porei mordaça à minha boca. Por causa do golpe divino mencionado no versículo 10, o salmista sente-se dolorosamente tentado a se queixar de Deus. Tal como Jó, ele deve reprimir a tentação de acusar Deus totalmente. A presença do ímpio sugere uma fonte externa de tentação e a possibilidade de prejudicar grandemente a causa dos justos através de lamentações públicas. 4-6. Uma Oração pedindo Entendimento. Dá-me a conhecer, Senhor. O objetivo de sua oração é ter entendimento para compreender a fragilidade e a vaidade da vida. Ele dá vazão aos seus sentimentos e pensamentos relativamente à vaidade das aspirações humanas. Ele espera ser conduzido de volta à uma confiança sossegada em Deus que desfaria esses pensamentos inúteis.(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


29 de Março Dia 88  

Leituras: Mateus 25:1-13; Romanos 4:13-25; Salmo 78:23-51; Provérbios 19:6-11; Deuteronômio 5-6.  

Versículo Especial: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração” (Deuteronômio 6:6).  

Pensamento Bíblico“Tu as Inculcarás a Teus Filhos” (Deuteronômio 6:7). Nos dias finais, antes de sua morte, Moisés relembrou a história da viagem de Israel pelo deserto. Ele lembrou-os de que Deus lhes havia dado uma lei que eles tinham que obedecer. Ele, então, ressaltou a importância de conhecer os mandamentos de Deus, ensinando-os a seus filhos. Depois daqueles tempos, Deus mudou a lei (Hebreus 7:12), mas não diminuiu o valor da alma de uma criança.  

Ação: Pais, ensinem hoje seus filhos sobre o Senhor.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

28 de março de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 48 Salmo 37. Uma Vindicação da Providência Este Salmo está relacionado com a literatura da Sabedoria por seu caráter notavelmente didático. O problema principal para o salmista é a inconsistência relacionada com a prosperidade dos ímpios. Embora tentado a duvidar da bondade de Deus, o autor silencia seu próprio pensamento e a de seus ouvintes, apelando para a paciência e confiança. A organização é alfabética, semelhante em muitas maneiras ao acróstico dos Salmos 9 e 10. 1-11. Conselho para os Sábios. Não te indignes por causa dos malfeitores. O versículo de abertura apresenta a máxima básica para uma perspectiva amadurecida: Não se indigne nem tenha inveja daqueles que parecem prosperar apesar de ímpios. Em vez disso, o sábio confia, agrada-se, entrega-se, descansa e espera no Senhor. Eis aí a cura positiva para a indignação e a inveja. 12-20. O Destino dos Ímpios. O seu dia se aproxima. Na passagem anterior armou-se o cenário para esta proclamação de infortúnio com a declaração de que os ímpios só têm mais um pouco de tempo (v. 10). As diversas calamidades estão cuidadosamente catalogadas. 21-31. A Recompensa dos Justos. Possuirão a terra. Os mansos (v. 11), aqueles a quem o Senhor abençoa (v. 22) e os justos (v. 29) são os termos aplicados aos recipientes da recompensa prometida. A ilustração pessoal do versículo 25 é a única vez que o autor se afasta do estilo formal do salmo como um todo. 32-40. Contrastes de Retribuição. Presenciarás isso quando os ímpios forem exterminados. Enquanto os ímpios esperam uma oportunidade de apanharem o justo, no futuro o justo terá a sua oportunidade de observar. O fim do justo é paz, mas o fim do ímpio é a destruição. Salmo 38. A Lamentação do Sofredor Embora este salmo seja uma lamentação pessoal, também está classificado como um dos sete Salmos Penitenciais. O escritor se queixa de uma seria aflição física agravada pela angústia mental e pelo abandono sofrido. Ele aceita o fato dos seus sofrimentos como retribuição merecida pelos seus pecados. Abandonado e desanimado, ele busca a Deus como a última e única esperança..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


28 de Março Dia 87  

Leituras: Mateus 24:45-51; Romanos 4:1-12; Salmo 78:1-22; Provérbios 19:1-5; Deuteronômio 4.  

Versículo Especial: “A falsa testemunha não fica impune, e o que profere mentiras não escapa” (Provérbios 19:5).  

Pensamento Bíblico: Pronto Para a Volta do Senhor (Mateus 24:45-51). Somos todos responsáveis perante Deus e podemos ser chamados a qualquer momento para responder pelos nossos atos. Entretanto, é comum viver como se tivéssemos tempo infindável para nos preparamos para o julgamento. Muitos atrasam a obediência, persistindo no pecado, com a idéia sem fundamento de que terão tempo para se arrependerem... algum dia. A única garantia que temos para o futuro é que encontraremos o Senhor, no julgamento. Você está pronto?  

Ação: Viva, hoje, de modo que você esteja preparado para se encontrar com Deus. Nós não receberemos aviso prévio da hora desse encontro!( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

27 de março de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Salmos (Comentário Bíblico Moody) 47  Salmo 36. Uma Lição de Contrastes Duas figuras destacadamente definidas, uma de piedade e outra de impiedade são apresentadas aqui. O estilo varia com o contraste nos temas. O salmista em forma poética e linguagem rude para descrever o mal e forma suave com linguagem bela para descrever a Deus. Embora alguns comentaristas sugiram que dois diferentes poemas foram reunidos neste salmo, não há certeza nem necessidade disso. A linguagem e o pensamento da conclusão nos versículos 10-12 revertem ao padrão da primeira ação. 1-4. A Hediondez do Pecado. Não há temor de Deus. Isto parece ser a substância de um oráculo que descreve em essência o inimigo maligno do salmista. Os manuscritos e as versões diferem, não se podendo ter certeza se o oráculo é dirigido ao coração do salmista ou ao do homem perverso. Há também uma dúvida quanto ao sujeito de lisonjeia no versículo 2. Pode ser o homem perverso, a transgressão, ou Deus. O primeiro parece ser o preferível se o oráculo tem a intenção de alcançar o coração do salmista, enquanto a segunda possibilidade se enquadra melhor se o versículo 1 se refere ao coração do perverso. Os frutos óbvios da negação de Deus estão declarados nos versículos 3,4. 5-9. A Magnificência de Deus. A tua benignidade ... a tua fidelidade ... a tua justiça ... os teus juízos ... a tua benignidade ... na tua luz. Num fluxo belo e melodioso de palavras, esses diversos atributos divinos são comparados com os diferentes fenômenos da natureza e então Com a experiência humana. Além disso, fala-Se de Deus Como "o manancial da vida". Cada aspecto da glória de Deus está espiritualmente orientado a fim de produzir um dos quadros mais espirituais de Deus no Saltério. 10-12. O Triunfo do Amor. Continua a tua benignidade. Depois de uma pequena oração para que haja continuidade do procedimento divino para com o justo, o salmista descortina a derrocada final do perverso...(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


27 de Março Dia 86  

Leituras: Mateus 24:36-44; Romanos 3:21-31; Salmo 77; Provérbios 18:19-24; Deuteronômio 2-3.  

Versículo Especial: O irmão ofendido resiste mais que uma fortaleza; suas contendas são ferrolhos dum castelo” (Provérbios 18:19).  

Pensamento BíblicoO Justo e o Justificador (Romanos 3:21-26). Paulo agora leva sua discussão da culpa a algumas conclusões vitais.  Todos pecaram. Deus justifica gratuitamente, pela graça.  A justificação é pelo sangue de Cristo.  Deus é justo (sentenciando pena de morte pelo pecado - veja Romanos 6:23).  Ele também é o justificador (pagando a pena com seu próprio Filho).  Este sacrifício salva aqueles que respondem com a fé.  

Ação: Dê graças a Deus pela salvação em Jesus Cristo. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...