23 de outubro de 2010

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO

O Cavalo e a Mula  

Como Aprender Lições Importantes
“Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho. Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem” (Salmo 32:8-9).

Eu considero cavalos animais maravilhosos, e já tive o prazer de andar de cavalo em algumas ocasiões. Mas são animais que demonstram alguns comportamentos que, do ponto de vista humano, não indicam grande inteligência. Sem querer ofender os leitores que possam ser apaixonados por cavalos, sabemos que o cavalo é um animal que, deixado só, tem algumas limitações. Se não tiver ninguém para o guiar, um cavalo é capaz de atravessar uma estrada ou ficar parado no meio dela, sem perceber o perigo de um carro ou caminhão que esteja chegando em alta velocidade. Talvez seja este o motivo do uso de cavalos, ao longo da história, como animais de guerra. Sem perceber o perigo, obedecem os cavaleiros que os guiam ao coração da batalha.

Cavalos e mulas são animais muito úteis ao homem devido à sua força física e à possibilidade de serem dominados e guiados. Mas, se não tiverem freio na boca, são imprevisíveis. É este fato que Davi destaca no seu comentário no Salmo 32:9 quando nos aconselha a não imitar o comportamento destes animais.
O conselho de Davi nos alerta a examinarmos a nossa atitude em relação à instrução e correção. Há grandes diferenças nas atitudes de pessoas quando se trata de aprender as lições importantes na vida. Consideremos algumas destas diferenças e maneiras de aprender.
Aprender por Ouvir
Podemos aceitar a instrução que ouvirmos. Numa sala de aula, é comum encontrar alguns alunos que aprendem facilmente quase tudo que o professor fala. Pessoas que aprendem desta maneira geralmente se comportam conforme a autoridade dos seus superiores – sejam pais, patrões ou o próprio Senhor. Quando são avisadas de algum perigo, param para evitar a dor ou a tragédia. Quando alguém lhes ensina como cumprir uma determinada tarefa, obedecem sem questionamento.
Pessoas que aprendem por ouvir, sem questionar as instruções dadas, podem enfrentar problemas quando seus guias não são bons. Jesus avisou deste problema:“Propôs-lhes também uma parábola: Pode, porventura, um cego guiar outro cego? Não cairão ambos no barranco?” (Lucas 6:39). Deus nos ensina a respeitar a autoridade dos outros em várias esferas de atividade humana. Filhos devem obedecer aos pais (Efésios 6:1). Mulheres devem ser submissas aos seus maridos (Efésios 5:22). Cristãos devem ser obedientes aos presbíteros que os governam na igreja (Hebreus 13:17; 1 Timóteo 3:5; 5:17). Todos nós devemos respeitar e obedecer aos governantes que exercem autoridade sobre nós (1 Pedro 2:13-17). Mas não devemos nos submeter à autoridade humana quando as instruções dos homens contradizem as ordens de Deus. Nestes casos, devemos lembrar das palavras de Pedro: “Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens” (Atos 5:29).
Aprender pelos Exemplos dos Outros
Um bom professor de matemática não somente fala como solucionar os exercícios. É normal mostrar aos alunos alguns exemplos para reforçar as instruções verbais. Pelo exemplo dos outros, uma criancinha aprende andar, falar e colocar o garfo na própria boca. Aprende chutar uma bola ou fazer carinho numa boneca. Mesmo se ninguém falasse, os exemplos seriam suficientes para aprender muitas coisas importantes na vida.
Exemplos servem para nos instruir sobre a vontade de Deus. Jesus demonstrou a humildade e o serviço e disse: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (João 13:15). Paulo disse: “Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores” (1 Coríntios 4:16).
Até exemplos negativos servem para nos instruir. Paulo cita os erros dos israelitas no deserto e diz: “Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram” (1 Coríntios 10:6). Uma pessoa que chega perto de um precipício pode aprender da placa que adverte sobre o risco de cair (aprender por ouvir), ou pode aprender do exemplo de alguém que continuou adiante e caiu (aprender pelo exemplo dos outros).
Há o perigo, portanto, de seguir maus exemplos. O reinado de Jeú, rei de Israel, foi manchado porque “...não se apartou Jeú de seguir os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel...” (2 Reis10:29). Hoje, nós precisamos resistir a tentação de andar “segundo o curso deste mundo” (Efésios 2:2). Não devemos participar dos erros do mundo, concorrendo à devassidão (1 Pedro 4:3-4). A pessoa que aproxima-se do precipício, ignora a placa de aviso e não dá importância para o cadáver daquele que já caiu, corre grande risco de cair e morrer, também.
Aprender pelos Nossos Próprios Erros

Uma outra maneira de aprender envolve a experiência própria. Às vezes, por não ter a oportunidade de receber instrução, ou pela teimosia de não aceitá-la, cometemos erros e sofremos as conseqüências deles. Uma criança pode recusar as instruções da mãe sobre o perigo do fogão quente, e pode até ignorar a dor do irmão que já se queimou. Mas, depois de colocar a própria mão na boca acessa, geralmente aprende a não repetir este erro.

O filho rebelde da parábola de Lucas 15 é um exemplo deste tipo de aprendizagem. Ele saiu de casa e se entregou ao pecado. Mas, quando chegou ao fundo do poço, ele reconheceu os erros e voltou arrependido para a casa do pai dele (leia Lucas 15:11-24).
Não Aprender as Lições que Precisamos
O pior caso é a tendência de muitas pessoas a recusarem a aprender a sabedoria. Estas pessoas não ouvem as palavras de instrução. Não imitam bons exemplos dos outros. Não aprendem das falhas dos outros, nem dos seus próprios erros. Como cavalos e mulas, são “obedientes” somente quando forçados a fazer alguma coisa. Falta-lhes o caráter para tomar decisões boas e agir da forma certa mesmo quando ninguém está olhando. Tais rebeldes jamais teriam a força de caráter de José para resistir à imoralidade longe de casa onde “ninguém precisaria saber” (cf. Gênesis 39:7-9). Estas pessoas teimosas não chegam perto de Daniel, que decidiu não se contaminar numa terra estranha (Daniel 1:8).
Aplicações
Devemos aprender as lições e fazer as aplicações em todos os aspectos das nossas vidas. Mas quero sugerir duas aplicações específicas deste estudo:
1. Filhos em Relação aos Pais
Jovens, vocês têm muitas escolhas na vida. Uma das mais importantes é a decisão de como tratar a instrução dos pais. Podem ouvir e obedecer, aprendendo de bons exemplos e evitando os erros dos outros. Ou podem ser teimosos e rebeldes, rejeitando a orientação daqueles pais que querem seu bem. Mas não se enganem! As suas escolhas trarão conseqüências!
2. Todos em Relação a Deus
Ainda mais importante é a nossa disposição em relação à palavra de Deus. Devemos aprender das instruções que ele nos dá, aplicando as lições dos muitos exemplos que encontramos nas Escrituras e, às vezes, na experiência da vida. A pessoa que obedece como um cavalo, somente quando dominada por força, jamais terá o privilégio da comunhão com Deus.
Escutemos as palavras de Davi: “Não sejais como o cavalo ou a mula”.
(– por Dennis Allan).Que Deus Abençõe a Todos.Pr.Antonio

MEDITAÇÃO DO DIA

Versículo Especial: “Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico” (Salmo 100:2).  
Pensamento BíblicoA Fé de Moisés (Hebreus 11:23-29). Podemos aprender com os sinais da fé de Moisés:  
   Ele desistiu voluntariamente dos prazeres passageiros do pecado.
   Ele buscava coisas espirituais, em vez das coisas carnais.
   Ele mantinha seus olhos na meta prometida por Deus.
   Ele confiava que o poder de Deus era superior ao do rei.
   Ele arriscou a vida para servir a Deus.  
Ação: Imite a fé forte de Moisés.

22 de outubro de 2010

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO

Jesus, O Caminho para
Sair da Confusão Religiosa

Quando Deus deu sua lei, através de Moisés, a Israel, ele não providenciou a divisão de seu povo em seitas e partidos. Mas, na época em que Jesus veio ao mundo, as seitas e os partidos estavam bem fixados. Havia fariseus, saduceus, essênios e, sem dúvida, outros. Supunha-se que todos os que eram sérios a respeito de religião, seriam associados a uma dessas seitas.
A qual destes partidos Jesus pertenceu? Todos têm que concordar que ele não pertenceu a nenhum deles. Ele manteve sua independência; até o fim ele manteve relação com Deus sem pertencer a nenhuma seita. Por esta razão, todos se opunham a ele.
Jesus não providenciou para que seus seguidores fossem divididos em seitas e partidos. Ele, antes, desejava que pudessem ser unidos. Depois de orar por seus apóstolos, ele acrescentou:
"Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti; também sejam eles em nós…" (João 17:20-21).
Através dos anos, contudo, desenvolveram-se divisões e estas se perpetuaram pela escrita dos credos e da formação de organizações denominacionais. O resultado é que, agora, entre os seguidores que professam ser de Jesus, há muitos corpos (denominações), muitos senhores (autoridades religiosas), muitas fés (credos) e muitos batismos.
Que diferente é a situação presente da unidade descrita no Novo Testamento:
"…há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos" (Efésios 4:4-6).
Muitos, hoje em dia, lamentam a divisão entre os crentes e o desejo deles é que tal não existisse. Eles desejam a união de todas as grandes denominações e estão trabalhando diligentemente para esse fim. Mas admitem que, até que isto seja conseguido, não há nada que um indivíduo possa fazer a não ser juntar-se a uma das divisões existentes e manter um espírito bondoso e tolerante. Nada no ensinamento ou na prática de Jesus apóia esta concepção de unidade.
Jesus não se encarregou de convocar uma conferência ecumênica designada a efetuar uma fusão dos fariseus, saduceus e essênios numa super-seita. Nem orou para que seus discípulos pudessem unir-se numa super-denominação. Ele orou, antes, para que os crentes individuais se unissem nele e no Pai. Seu ensinamento foi designado para trazer indivíduos de doutrinas e tradições dos homens para a simples palavra de Deus. Através de seu ensinamento e exemplo, ele absolutamente pode ser para nós o caminho para sairmos da confusão religiosa.
A Igreja do Senhor
Jesus prometeu construir sua própria igreja. Ele disse:
"…sobre esta pedra edificarei a minha igreja…" (Mateus 16:18).
Ele prometeu construir só uma igreja e ela seria dele. A rocha sobre a qual ela tinha que ser edificada não era Pedro, mas a verdade que Pedro confessou: "Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo" (1 Coríntios 3:11).
A palavra igreja significa "convocado". Pregando o evangelho no dia de Pentecostes, Pedro e os outros apóstolos "convocaram" aqueles que creram em Jesus.
"Ouvindo eles estas cousas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo" (Atos 2:37-38).
"Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas" (Atos 2:41).
Este foi o começo da igreja. Ela era composta por todos os que foram salvos por Jesus Cristo e continuou a crescer na medida em que outros eram salvos: "…acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos" (Atos 2:47).
Grupos destas pessoas salvas encontravam-se em várias cidades e cada grupo era uma igreja. Ainda que unidos em Cristo, eles eram independentes de qualquer associação ou federação humana. Cristo os dirigia através de seus apóstolos inspirados, ensinando-lhes como deveriam adorar e trabalhar juntos.
Para Evitar a Divisão, Seguir a Jesus
Se obedecermos às mesmas instruções que Pedro deu no Pentecostes, arrependendo-nos de nossos pecados e sendo batizados em nome de Jesus Cristo, nós também seremos salvos. Quando formos salvos, o Senhor nos acrescentará à sua igreja, como acrescentou aqueles cristãos. Eles não se ligaram a nenhuma outra organização religiosa; nem devemos nós nos ligar também. Em Cristo somos unidos com todos os outros que estão nele. 
Assim entrando na igreja do Senhor, teremos que estudar cuidadosamente a descrição dessa igreja no Novo Testamento. Isto é encontrado no livro de Atos e nas cartas que se seguem a ele. Desde que os apóstolos foram guiados pelo Espírito Santo, podemos ficar certos de que as igrejas sob sua instrução eram exatamente o que Jesus queria que fossem. Se imitarmos essas igrejas primitivas, o Senhor se agradará de nós.
Imitar uma igreja do Novo Testamento talvez não seria tão difícil como se possa imaginar. Talvez você encontre um grupo independente de cristãos, seguindo o padrão do Novo Testamento, já fazendo reuniões em sua cidade. Se não, apenas dois ou três que tenham o mesmo propósito podem encontrar-se e adorar juntos de modo aceitável. Nenhum grande edifício de igreja faz-se necessário (havia igrejas no primeiro século que se reuniam nas casas S Romanos 16:5; 1 Coríntios 16:19). Nenhum sacerdócio ordenado por homens é necessário, desde que todos os cristãos são sacerdotes (1 Pedro 2:5). Nenhum alvará de nenhuma organização é necessário, porque a única afiliação é com o corpo de Cristo. Jesus disse: "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles" (Mateus 18:20).
(- por Sewell Hall).Que Deus Abençõe a Todos.Pr Antonio

MEDITAÇÃO DO DIA

Versículo Especial“Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade” (Hebreus 11:16).  
Pensamento Bíblico“Estrangeiros e Peregrinos Sobre a Terra” (Hebreus 11:13). A terra é uma residência temporária, a caminho da habitação eterna. Nosso estilo de vida deve mostrar que procuramos uma pátria no céu. Se estamos satisfeitos ou preocupados com coisas mundanas, não procuraremos o céu. Se não procurarmos o céu, certamente não o encontraremos. Os cristãos devem desenvolver uma “mentalidade de mala na mão”. Nossa viagem através desta vida é tão breve que não temos tempo para desmanchar as malas para “nos estabelecermos.”  
Ação: Faça um inventário pessoal: onde estão os seus tesouros?

21 de outubro de 2010

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO

Já é tempo de construir?
Assim diz o Senhor dos Exércitos: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a Casa do Senhor deve ser edificada. Veio, pois, a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, dizendo: Acaso, é tempo de habitardes vós em casas apaineladas, enquanto esta casa permanece em ruínas?...por causa da minha casa, que permanece em ruínas, ao passo que cada um de vós corre por causa de sua própria casa” (Ageu 1:2-4,9b).
Estas palavras foram ditas por Deus a seu povo através do profeta Ageu (Ageu 1:1), num contexto onde Israel tinha voltado para Jerusalém do cativeiro babilônico, do qual o Senhor os havia resgatado (Esdras 2:1-2). Foi devido a constante desobediência de Israel, que ele havia sido levado cativo (Deuteronômio 28:49-52; 30:17-18). E agora, mesmo tendo retornado, tudo ainda estava em ruínas, inclusive o templo do Senhor (2 Reis 25:8-9), que representava a habitação de Deus no meio deles (1 Crônicas 22:19; 2 Crônicas 5:7; 6:1-11). O povo resgatado daquele cativeiro deveria priorizar a reconstrução do templo, pois desta forma é que agradariam o Senhor e o glorificariam (Ageu 1:8). Eles até iniciaram a reconstrução (Esdras 1: 1-11, 3:8), porém depois de um tempo a interromperam (Esdras 4:24). Eles estavam desanimados e parados com respeito a obra da Casa do Senhor. Dentre os vários motivos que os levaram a interromper este trabalho (Esdras 4), o Senhor destacou o contraste entre a indisposição do povo em reconstruir o seu Templo (“...Não veio ainda o tempo, o tempo em que a Casa do Senhor deve ser edificada...”) e a disposição em construírem para si mesmos belas casas: “Acaso, é tempo de habitardes vós em casas apaineladas, enquanto esta casa permanece em ruínas?. A presença do Senhor no meio deles era o mais importante. Reconstruir a Casa do Senhor deveria ser sua prioridade.
Sabemos que o Senhor não nos ordena reconstruir para ele um templo físico hoje, pois os seus próprios servos, na Nova Aliança, são a sua habitação (João 14:23; Atos 17:24; 1 Pedro 2:5; 1 Coríntios 3:16-17). Mas podemos tirar algumas lições desta afirmação do Senhor a respeito da atitude do seu povo:
Frequentemente imaginamos que ainda não é tempo de servir a Deus. Nós nos preocupamos em primeiro resolver nossas vidas aqui, enquanto as coisas de Deus ficam para depois. Pessoas vivem uma vida regalada durante toda a juventude, imaginando que só quando velhas, próximas da morte, precisarão buscar a Deus. Assim como os Israelitas, esquecemos que só temos verdadeira vida e liberdade quando Deus habita em nós (Marcos 8:36; João 3:16; Colossenses 1:13). Esquecemos que o Senhor já resgatou a humanidade pagando um alto preço pela salvação do homem (1 Pedro 1:17-21; 2 Coríntios 5:18-19) e que deixar para buscá-lo depois pode ser mais difícil e até tarde demais (Eclesiastes 12:1-8; Isaias 55:6; Hebreus 3:12-13). Somos chamados no tempo que se chama hoje, para edificar a Casa do Senhor, não depois (Atos 17:30-31).
Dentre outras coisas, servir o Senhor exige negação (Marcos 8:34-35), mudança de mentalidade (Romanos 12:2), mudança de vida (Romanos 6:1-4). Enquanto o foco de nossas vidas for “construir nossas próprias casas” não vamos agradar o Senhor, não edificaremos “a Casa do Senhor”. O próprio Jesus afirma que não podemos servir a dois senhores (Mateus 6:24). Ele desafiou o jovem rico a se desligar totalmente de seus bens, de tudo aquilo que ele havia construído e mais valorizava na vida, para seguí-lo (Marcos 10:21-22). Não devemos ignorar as ordens e advertências do Senhor a respeito do perigo de sermos iludidos pela nossa própria cegueira. Ele nos adverti a respeito do cuidado exagerado pelas coisas desta vida (Marcos 4:7,18-19; Mateus 6:19-21). É possível estarmos parados na obra principal e nem nos darmos conta? Sem negar as responsabilidades e necessidades que temos na vida aqui, devemos ter o cuidado de que estas coisas não nos atrapalhem na meta principal, não venham a se tornar para nós motivo de não edificar “a Casa do Senhor” (Mateus 6:32-33; Eclesiastes 12:13).
Nos dias do profeta Ageu, não muito tempo depois de ouvirem sua mensagem, os Israelitas deram ouvidos a sua voz, temeram ao Senhor e retomaram a construção do Templo (Esdras 5:2; Ageu 1:12-15).
Que assim, também nós, ao ouvirmos hoje a voz do “profeta dos profetas”, do filho de Deus (Hebreus 1:1-2), nos empenhemos com toda perseverança na obra principal que ele nos confiou (Hebreus 12:1-3).
Já é tempo de construir! Qual casa você tem edificado?
(–por Alessandro B. F. da Costa).Que Deus Abençõe a Todos.Pr.Antonio

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO

Resistir ao diabo
Resistir ao diabo é a exigência tanto de Tiago (4:7) quanto de Pedro (1 Pedro 5:8). Mas como fazemos isso? Temos que ter o desejo de resitir. Alguns amam tanto ao mundo e os prazeres do pecado que simplesmente não querem resistir. “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos” (João 8:44). Tais pessoas não resistem: eles desistem–rapidamente, facilmente, alegremente. Deus opera com sucesso no homem ao fazê-lo "o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade" (Filipenses 2:13). Nada substitui o “querer”. 
Também precisamos de um espírito confiante, uma atitude de “conseguir”. Raramente levantamos além das nossas expectativas. Lembrem de Pedro? Ele disse, "Ainda que venhas a ser um tropeço para todos, nunca o serás para mim...Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei" (Mateus 26:33,35). Ele negou sim, e antes de chegar a manhã. Porém não devemos esperar que ele renuncie sua afirmação. Mais tarde, Jesus o chamou para que reafirmasse o compromisso ousado. Ele disse a Pedro naquela cena final, este apóstolo seria fiel a esta afirmação da fé (João 21:15-19). E lembre-se do “posso” de Paulo, através de Cristo “que me fortalece” (Filipenses 4:13). E nós “podemos” também.
Nós também usamos as Escrituras para resistir. A Bíblia não é um amuleto que assusta e afasta o diabo, mas a sua verdade no homem o permite intimidá-lo. Jesus encontrou o diabo com “Está escrito”, e o diabo o deixou (Mateus 4:1). É a nossa “espada” com a qual lutamos com o diabo (Efésios 6:17). A delusão forte do diabo vence apenas aqueles que “não acolheram o amor” e “não deram crédito” à verdade (2 Tessalonicenses 2:10-12).
A oração nos ajuda a resistir. O Senhor orou por Pedro na sua crise (Lucas 22:32) e o disse depois que vigiasse e orasse, para que não entrasse em tentação (Marcos 14:38). O Senhor passou a noite anterior a ser preso em oração. Paulo pediu aos irmãos que orassem por ele para que ele pregasse ousadamente como lhe cumpria fazer (Efésios 6:18-20). Peça ajuda a Deus; ele sabe como livrar-nos (2 Pedro 2:9).
Nós precisamos de sabedoria para ajudar-nos a resistir. Tiago recomendou que se orasse pedindo sabedoria em épocas de dificuldades (Tiago 1:5). Não é um jogo de tolo! O bom julgamento é absolutamente necessário se vamos derrotar a esperteza do diabo. A resistência bem sucedida exige que nós “não lhes ignoramos os desígnios” (2 Coríntios 2:11).
Exige caráter resistir ao diabo. Isso quer dizer ser “fortalecido no Senhor” e revestir-se “de toda a armadura de Deus”. O resultado? Nós lutaremos “contra as forças espirituais do mal” e resitiremos “no dia mau” (Efésios 6:10-13). Os fracos são devorados por Satanás. O bom caráter rejeita o pecado. Mesmo no estresse da raiva calorosa, o bom caráter não pecará e nem dará “lugar ao diabo” (Efésios 4:26-27). Paulo mandou “indagar o estado da vossa fé, temendo que o Tentador vos provasse” (1 Tessalonicenses 3:5). Assim, nos incentiva a resistir “firmes na fé” (1 Pedro 5:9). 
As boas associações ajudam a nossa resistência ao mal (Galátas 6:1) como também as más companhias corrompem (1 Coríntios 15:33). Os bons irmãos estimulam “ao amor e às boas obras” (Hebreus 10:24).   
 (–por Joe Fitch).Que Deus Abençõe a Todos.Pr.Antonio

MEDITAÇÃO DO DIA

Versículo Especial: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6).  
Pensamento Bíblico“Galardoador dos Que o Buscam” (Hebreus 11:6). A fé é essencial para a salvação. Outras passagens salientam emQuem deve ser posta a fé: Jesus Cristo (veja João 8:24). Hebreus 11 ressalta as características da fé que salva. Deus recompensa aqueles que,“o buscam”. Os exemplos neste capítulo chamam a atenção para a necessidade de se ter uma fé ativa e obediente.  
Ação: Esforce-se na procura de Deus. 

20 de outubro de 2010

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO

 UM fOCO FAMILIAR
No princípio, quando Deus fez o homem, Adão estava sozinho. Diferentes de todos os animais que tinham companheiros, o homem estava sem uma companheira idônea. Foi o Criador que disse, “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” (Gênesis 2:18). Esta declaração afirma o fato de que o homem, sendo um criatura social, precisa de uma companheira – ele precisa de relacionamentos. E, por este motivo, Deus criou a família. Ele criou a mulher para que o homem e sua esposa, no casamento, pudessem ser uma família – uma família que podia se expandir e crescer com o acréscimo de filhos.
Agora quero que observe que Deus não criou um “amiguinho” para o homem “passar o tempo” com ele; ele não colocou Adão com um grupo de amigos que na verdade não tinham nenhum parentesco com ele. Deus colocou o homem num relacionamento mais íntimo – um com uma mulher que podia ser osso dos seus ossos e carne da sua carne (Gênesis 2:23)! Ele colocou o homem num relacionamento familiar! Isso deixa claro que, na visão de Deus, a unidade mais fundamental de todos os relacionamentos humanos é a “família”. A família é crucial para a saúde e para o bem estar! O fato é que as pessoas que, infelizmente, não têm família estão perdendo algo de importância vital.
Isso pode facilmente ser um dos motivos que Deus organizou a igreja para ser como uma família – não só porque é um ótimo padrão para relacionamentos espirituais – mas também porque a igreja pode suprir a necessidade de ter uma família para aqueles cristãos que infelizmente não têm mais uma família.
O que estou tentando nos fazer enxergar é a prioridade da família! A família deve ser prioridade máxima sobre todos os relacionamentos humanos! Não, nossa família não vem antes de Deus! Mas nossa família vem antes de todos os outros relacionamentos humanos! A família é mais importante do que nosso relacionamento com os vizinhos, ou com nosso patrão ou até mesmo com amigos! A família, depois de Deus, tem que ter a prioridade máxima, e os cristãos que reconhecem isso terão focofamiliar.
Infelizmente vivemos numa sociedade agitada cuja tendência é nos mandar em direções diferentes uns dos outros – longe da família. Cada indivíduo dentro das nossas famílias geralmente tem suas próprias atividades independentes que o levem para longe de casa. Freqüentemente, em vez de tentar achar coisas que nos unem como uma família, achamos coisas que nos separam. Fazemos viagens separados e gostamos de tipos diferentes de lazer. Cônjuges (principalmente os maridos) querem ficar longe de casa, e os filhos apenas querem passar tempo com os amigos. A maioria das famílias passam mais tempo separada do que junta. Nós nem queremos sentar juntos no culto.
Agora, acho tudo isso, até certo ponto, pode não ter problema; mas quando se torna a regra, e não a exceção, tem que haver um problema. Os pais, por exemplo, têm uma responsabilidade grande de criar os filhos “na disciplina e na admoestação do Senhor” (Efésios 6:4). Mas como isso pode ser feito quando nossos filhos sempre estão longe de nós, sendo influenciados por outros – freqüentemente pelo mundo? E deixe eu te falar, se seus filhos sente-se mais confortáveis estando longe de casa – se preferem passar tempo longe da família do que com a família – então alguma coisa está errada! E isso tem que mudar! Precisamos descobrir o que está tão errado e corrigir essas falhas, para que possamos ter o tipo de família que Deus quer que tenhamos.
Se vamos construir famílias melhores, precisamos desenvolver um foco familiar mais forte! Precisamos ver a prioridade da família, nos focalizar em ser uma família e começar a viver como uma família. E se apenas fizermos isso, então, talvez começaremos a ter lares melhores. O que você acha?
(–por Rick Liggin).Que Deus Abençõe a Todos.Pr.Antonio

MEDITAÇÃO DO DIA

Versículo Especial“Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão” (Hebreus 10:35).  
Pensamento BíblicoIsrael de Cabelos Grisalhos (Oséias 7:8-10). Israel (Efraim) estava quase para ser destruído, mas não percebia isso. Deus comparou a nação com: 1) Um bolo não virado, que já está queimando por baixo (como uma panqueca não virada); 2) Um homem muito fraco para a batalha, mas não ciente da sua fraqueza; 3) Um homem cujos cabelos grisalhos revelam sua idade avançada, mas que não vê este sinal de que a morte se aproxima.  
Ação: Você conhece pessoas ignorantes do fim que se aproxima. Diga-lhes a verdade antes que seja muito tarde!

19 de outubro de 2010

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO



A Oração Eficaz

I Reis 18:41-45
[41] Então, disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque já se ouve ruído de abundante chuva.
[42] Subiu Acabe a comer e a beber; Elias, porém, subiu ao cimo do Carmelo, e, encurvado para a terra, meteu o rosto entre os joelhos,
[43] e disse ao seu moço: Sobe e olha para o lado do mar. Ele subiu, olhou e disse: Não há nada. Então, lhe disse Elias: Volta. E assim por sete vezes.
[44] À sétima vez disse: Eis que se levanta do mar uma nuvem pequena como a palma da mão do homem. Então, disse ele: Sobe e dize a Acabe: Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva não te detenha.
[45] Dentro em pouco, os céus se enegreceram, com nuvens e vento, e caiu grande chuva. Acabe subiu ao carro e foi para Jezreel.
Dentro desse texto de I Reis, vemos que o modelo de oraçâo eficaz pode ser comparado a oração de Elias, que orou para que não chovesse e não choveu e, depois, orou para que chovesse e choveu.
Vemos que, dentro da Palavra, além de descrever como oração, essa conversa com Deus é chamada também de:
"invocar a Deus" - Sl 17:6,
[6] Eu te invoco, ó Deus, pois tu me respondes; inclina-me os ouvidos e acode às minhas palavras.
"Invocar o nome do Senhor" Gn 4:26,
[26] A Sete nasceu-lhe também um filho, ao qual pôs o nome de Enos; daí se começou a invocar o nome do SENHOR.
"clamar ao Senhro - Sl 3:4,
[4] Com a minha voz clamo ao SENHOR, e ele do seu santo monte me responde.
"levantar nossa alma ao Senhor" - Sl 25:1,
[1] A ti, SENHOR, elevo a minha alma.
"buscar ao Senhor" - Is 55:6,
[6] Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
"aproximar-se do trono da graça de Deus" - Hb 4:16
"chegar perto de Deus" - Hb 10:22.
A determinação de orar é descrita no imperativo - orar sem cessar - I Tss 5:17 (outros textos: I Cr 16:11 e Salmos 105:4).
I Tss 5:17 - [17] Orai sem cessar.
I Cr 16:11 - [11] Buscai o SENHOR e o seu poder, buscai perpetuamente a sua presença.
Salmos 105:4 - [4] Buscai o SENHOR e o seu poder; buscai perpetuamente a sua presença.
DEVEMOS ORAR PARA:
- Recebermos poder - Atos 1:8
[8] mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
- Libertarmos outras pessoas ou sermos libertos - Atos 4:31
[31] Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.
- Para a obra do Senhor prosperar - Rm 15:30-32 - II Co 1:11 e Cl 4:3-4
Rm 15:30-32 - [30] Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,
[31] para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;
[32] a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.
II Co 1:11 - [11] ajudando-nos também vós, com as vossas orações a nosso favor, para que, por muitos, sejam dadas graças a nosso respeito, pelo benefício que nos foi concedido por meio de muitos.
Cl 4:3-4 - [3] Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado;
[4] para que eu o manifeste, como devo fazer.
- Para que Deus envie mais trabalhadores para a Sua Obra - Mt 9:38
[38] Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.
PARA QUE ELA FUNCIONE PRECISAMOS DE:
- Crêr - Mc 11:24 e Mc 9:23
Mc 11: 24 - [24] Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.
Mc 9:23 - [23] Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê.
- Orar em Nome de Jesus - Jo 14:13-14
[13] E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.
[14] Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
- Estar em sintonia com a vontade de Deus - I jo 5:14 - Mt 6:10 e Lc 11:2 - Mt 26:42
I Jo 5:14 - [14] E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.
Mt 6:10 - [10] venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;
- Devemos estar dentro da vontade de Deus - I Jo 3:22
[22] e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável.
- Ser perseverantes - Lc 18:1-7 e Mt 7:7-8
Lc 18:1-7 - [1] Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer:
[2] Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum.
[3] Havia também, naquela mesma cidade, uma viúva que vinha ter com ele, dizendo: Julga a minha causa contra o meu adversário.
[4] Ele, por algum tempo, não a quis atender; mas, depois, disse consigo: Bem que eu não temo a Deus, nem respeito a homem algum;
[5] todavia, como esta viúva me importuna, julgarei a sua causa, para não suceder que, por fim, venha a molestar-me.
[6] Então, disse o Senhor: Considerai no que diz este juiz iníquo.
[7] Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?
QUANDO ORAMOS, QUAL DEVE SER A POSIÇÃO DO CORPO?
- De pé - I Reis 8:22 e Neemias 9:4-5
I Reis 8:22 - [22] Pôs-se Salomão diante do altar do SENHOR, na presença de toda a congregação de Israel; e estendeu as mãos para os céus.
Neemias 9:4-5 - [4] Jesua, Bani, Cadmiel, Sebanias, Buni, Serebias, Bani e Quenani se puseram em pé no estrado dos levitas e clamaram em alta voz ao SENHOR, seu Deus.
[5] Os levitas Jesua, Cadmiel, Bani, Hasabnéias, Serebias, Hodias, Sebanias e Petaías disseram: Levantai-vos, bendizei ao SENHOR, vosso Deus, de eternidade em eternidade. Então, se disse: Bendito seja o nome da tua glória, que ultrapassa todo bendizer e louvor.
- Sentado - I Cr 17:16 e Lucas 10:13
I Cr 17:16 - [16] Então, entrou o rei Davi na Casa do SENHOR, ficou perante ele e disse: Quem sou eu, SENHOR Deus, e qual é a minha casa, para que me tenhas trazido até aqui?
Lucas 10:13 - [13] Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom, se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido, assentadas em pano de saco e cinza.
- Ajoelhado - Ed 9:5 e Dan 6:10 e At 20:36
Ed 9:5 - [5] Na hora do sacrifício da tarde, levantei-me da minha humilhação, com as vestes e o manto já rasgados, me pus de joelhos, estendi as mãos para o SENHOR, meu Deus,
- Deitados em nossa Cama - Salmos 63:6
[6] no meu leito, quando de ti me recordo e em ti medito, durante a vigília da noite.
- Curvados até o chão - Ex 34:8 e Salmos 95:6
Ex 34:8 - [8] E, imediatamente, curvando-se Moisés para a terra, o adorou;
Salmos 95:6 - [6] Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou.
- Prostrados no chão - II Sm 12:16 e Mt 26:39
II Sm 12:16 - [16] Buscou Davi a Deus pela criança; jejuou Davi e, vindo, passou a noite prostrado em terra.
Mt 26:39 - [39] Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres.
- Com as mãos levantadas aos céus - Sl 28:2 - Isaias 1:15 e I Tm 2:8.
Sl 28:2 - [2] Ouve-me as vozes súplices, quando a ti clamar por socorro, quando erguer as mãos para o teu santuário.
Isaias 1:15 - [15] Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.
I Tm 2:8 - [8] Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade.Que Deus Abençõe a Todos.Pr Antonio

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO

TEMA: SE O SENHOR É O MEU PASTOR-PARTE II
TEXTO: SALMO 23:1-6
                                       

Nesta lição, continuaremos a meditar no que significa ter o Senhor como o nosso pastor. Na lição anterior, vimos que não adianta ter o Senhor apenas de maneira formal, e de boca para fora, é necessário estar em seu aprisco, debaixo de seu domínio, guardando os seus mandamentos. Vejamos, portanto, mais alguns benefícios do bom pastor para com as suas ovelhas.

l- SE O SENHOR É O MEU PASTOR EU ESTOU PROTEGIDO.Verso 4
Como ovelhas, ás vezes subimos os montes esses são o momentos de grandes vitórias, nos sentimos juntos do Senhor, é como se estivéssemos no monte da transfiguração e podemos sentir a glória do Senhor,.Há momentos em que estamos nas planícies.Há porém momentos em que atravessamos os vales escuros, vale da sombra e de morte.Esses são os momentos de duras provas em nossas vidas,muitos têm desfalecidos nas provas e até desanimado da vida cristã,porém esses não devem ser momentos de tristeza e sim de alegrias.(Tiago 1,2 e 12). A provação purifica o crente ( 1° Pedro 4:12).O Senhor diz no Salmo 23 :ainda que eu ande pelo vale da sombra e da morte,ele está sempre comigo,a sua vara e seu cajado me consolam.O mundo em que vivemos,representa uma constante ameaça para o homem busca meios de se defender de todas as formas,porém aquele que está em Cristo,pode descansar em suas promessas( Isaias 41:8-10) Há 365 vezes na Bíblia a expressão não temas,indicando que para cada dia do ano,o Senhor está nos dizendo não temas.

ll- SE O SENHOR É O MEU PASTOR,ELE ME SERVE UMA MESA PERANTE OS MEUS ADVERSÁRIOS.

Na cultura do povo hebreu,quando um rei visitava alguém,e participava de um banquete com ele, significava que ele estava fazendo uma aliança com aquela pessoa. O nosso Deus se assenta conosco á mesas e faz conosco uma aliança, o mundo espiritual da maldade, contempla isso e fica sabendo que o mais valente o mais poderoso tem uma aliança de sangue conosco onde tudo é comum entre nos e o nosso Deus.

lll- SE O SENHOR É O MEU PASTOR,ELE UNGE A MINHA CABEÇA COM ÓLEO.
Esta unção traz uma série de benefícios para as nossas vidas

- O ungido tem poder ( 1° Samuel 2:10)
- O ungido vence o gigante ( 1°Samuel 16:13)
- O ungido é salvo ( Salmo 20:6)
- Ninguém pode tocar o ungido do Senhor. ( Salmo 105:15)
-O jugo será quebrado da sua vida por causa da unção ( Isaias 10:27)
 Que Deus Abençõe a Todos.Pr.Antonio

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO

Quando as Coisas se Dificultam
A vida tem seus momentos bons, felizes e fáceis, mas há vezes em que a vida se dificulta. Quando isso acontece, o que se deve fazer? Você acha que, quando as coisas se tornam difícies, você deve fazer um desvio? Muitas vezes as pessoas pensam assim. Já que as coisas estão difíceis, todo mundo deverá compreender se tirarem uma folga por um tempo. Porém as Escrituras não nos ensinam assim. Como questão de fato, nos ensinam exatamente o contrário.
O Exemplo de Jó
Se alguém já teve um período difícil na vida, foi Jó. Jó era um homem íntegro. Deus até perguntou a Satanás se ele havia reparado na fidelidade de Jó (Jó 1:8). Satanás responde acusando Deus de abençoar Jó com tanta prosperidade e facilidade na vida que ele não tinha motivo de ser infiel. Satanás propõe que se a vida de Jó fosse amaldiçoada (tornasse difícil) que ele se desviaria de servir fielmente a Deus. Então Deus disse a Satanás que fizesse o que quisesse, menos ferir fisicamente a Jó. Então a vida de Jó foi atormentada com muitas dificuldades e tragédias. Jó perdeu todos os seus rebanhos, e uma tempestade de vento derrubou a casa onde estavam seus filhos e eles morreram (Jó 1:13-19). Quando a vida de Jó mudou para pior, ele tirou uma folga do seu serviço ao Senhor ou mudou a direção de sua vida? Não!! Em Jó 1:22 lemos, “Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.” Jó, em meio a tais calamidades e angústia não pecou, mas ao invés disso ele adorou e abençoou a Deus (Jó 1:20-21).
Como se Pode Fazer como Jó?
É uma questão de fé e confiança em Deus e nas suas promessas. Devemos lembrar que Deus “não permitirá que sejais tentados além das vossas forças” (1 Coríntios 10:13). Lembrem-se da verdade da qual Paulo lembrou os romanos, “Se Deus é por nós, quem será contra nós” (Romanos 8:31). Devemos compreender que Deus não quer nos ver falhar. Ele não quer que viremos nossas costas para ele quando as coisas ficam difíceis. Somos capazes de aguentar ou sair da tentação. Deus nos prometeu. Ele está nos apoiando e ao invés de tirar uma folga ou nos afastarmos Dele, devemos procurar o caminho de fuga para sair das tentações. Esteja seguro de duas coisas:
(1) Satanás ama aqueles que desistem.
(2) Deus ama aqueles que resistem.
Devemos lembrar disso e das palavras de uma música que diz “O céu certamente valerá por tudo”. É isso que Paulo afirmou aos romanos quando ele escreveu, “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparadas com a glória a ser revelada em nós” (Romanos 8:18). Então quando as coisas se dificultam... resista…procure um caminho de fuga...coloque a sua fé e a sua confiança em Deus. Pois sem Deus, o que nos resta?
–por David A. Cox

MEDITAÇÃO DO DIA

Versículo Especial: “Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos” (Oséias 6:6).  
Pensamento Bíblico: Arrependimento Insincero (Oséias 5:15-6:6). Deus chamou Israel para que o procurasseesforçadamente, reconhecendo a severidade de seus crimes (5:15). Sua resposta foi um meio arrependimento, e disseram: “depois de dois dias nos revigorará” (6:1-3). Deus não estava satisfeito. Ele comparou a fidelidade deles com uma nuvem da manhã ou o orvalho da madrugada, que desaparecem rapidamente (6:4-5). O que Deus queria? Ele desejava obediência do coração, em vez dos sacrifícios da desculpa (6:6).  
Ação: Dê seu coração a Deus. Ele prefere a obediência à desculpa.

18 de outubro de 2010

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO

TEMA: O SENHOR E MEU PASTOR... PARTE 1
TEXTO: SALMO 23:1-6


  O Senhor é o meu pastor,nada me faltará.Deitar-me faz em verdes pastos,guia-me mansa mente a águas tranqüilas Refrigera a minha alma;guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.Ainda que eu andasse pelo vale da morte,não temeria mal algum,porque tu estás comigo;a tua vara e o teu cajado me consolam.Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, urges a minha cabeça com óleo,o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida;e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

O Salmo 23,é um dos textos mais conhecidos em toda a bíblia,este Salmo está na boca de todo mundo,porém não está de todos,o profeta Jeremias diz que o povo de Israel numa determinada época,honrava ao Senhor com os lábios,porém seus corações estavam longe dele.é muito fácil dizer:O Senhor é o meu pastor e nada me faltará,porém a mera expressão desta frase,não trará em nossas vidas,os benefícios descritos no texto,se de fato o Senhor não for o nosso pastor.Alguns eruditos estudiosos da língua hebraica,usada para escrever originalmente este texto,dizem que a tradução mais correta do versículo 1,seria:”Se o Senhor é o meu pastor,nada me faltará”.O Senhor portanto não funciona como um amuleto de proteção para quem não é verdadeiramente submisso ao Senhor o nosso pastor.

1°-SE O SENHOR É ONOSSO PASTOR, TEREMOS OS SEGUINTES BENEFICIOS:
Ele me faz repousar em pastos verdejantes; fala da providência divina, do alimento espiritual
a)-O alimento espiritual é que nos dá a verdadeira satisfação(Isaias 55:2 e João 6:51)
b)-O alimento espiritual é o que tem valor na vida.( Mateus 4:4)

2°-Se o Senhor é o meu pastor, ele me leva para junto das águas de descanso. A água é o Espírito Santo, todo aquele que se submete ao pastoreio de Jesus Cristo, é saciado pelo rio do Espírito: Salmo 46:4.João 7:38.Quando estamos transbordando do Espírito,a nossa alma descansa no Senhor e nos seus altares nós nos repousamos:Salmo 84:3 Êxodo 33:14 Mateus 11:29.

3°-Se o Senhor é o meu pastor, ele me dá orientação; guia-me pelos caminhos da justiça. Uma das melhores coisas da vida é sentir a direção do Espírito, uma ovelha não sabe e não deve andar sozinha, pois ela estaria insegura e desprotegida, e uma das funções mais importantes do pastor é guiar as ovelhas em segurança, e isto, Jesus faz muito bem.

a)- Ele dá a própria vida para livrar as suas ovelhas:João 10:11.
b)- Todo aquele que é filho de Deus é guiado pelo Espírito de Deus:Romanos 8:14
c)- Ele nos guia em segurança até o fim Salmo 48:14
d)-Ele sempre nos falará se estamos certos ou errados.Isaias 30:21
e)-Ele nos guia em meio ás incertezas da vida:Isaias 42:16
 Continua na próxima lição.
Que Deus Abençõe a Todos.
Pr.Antonio

Reflexão da Semana-Minutos de Sabedoria

AUXILIO CONTRA A FALSIDADE-SALMO 12
Socorro,Senhor!Porque já não há homens piedosos;desaparecem os fiéis entre os filhos dos homens.Falam com falsidade uns aos outros,falam com lábios bajuladores e coração fingido,Corte o Senhor todos os lábios bajuladores,e língua que fala soberba mente,pois dizem:Com língua prevaleceremos,os lábios são nossos;quem é Senhor sobre nós?Por causa da opressão dos pobres e do  gemido dos necessitados,eu me levantarei agora,diz o Senhor;e porei a salvo a quem por isso suspira.As palavras puras,prata refinada em cadinho de barro,depurada sete vezes.Sim,Senhor,tu nos guardarás;desta geração nos livrarás para sempre.Por todos os lugares entre os filhos dos homens a vileza é exaltada.

MEDITAÇÃO DO DIA

Versículo Especial: “Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas”(Hebreus 10:10).  
Pensamento Bíblico: “Fazendo-se Igual a Deus” (João 5:17-23). Em diversas ocasiões, os judeus acusaram Jesus de blasfêmia. Sua referência a Deus como seu Pai era claramente entendida como uma declaração de divindade. Em vez de negar sua conclusão, Jesus acrescentou lenha à fogueira, reafirmando esta sua declaração várias vezes, concluindo que “quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou”. Jesus declarou ser Deus!  
Ação: Honre o Pai e seu Filho.

17 de outubro de 2010

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO

Resistir ao diabo
Resistir ao diabo é a exigência tanto de Tiago (4:7) quanto de Pedro (1 Pedro 5:8). Mas como fazemos isso? Temos que ter o desejo de resitir. Alguns amam tanto ao mundo e os prazeres do pecado que simplesmente não querem resistir. “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos” (João 8:44). Tais pessoas não resistem: eles desistem–rapidamente, facilmente, alegremente. Deus opera com sucesso no homem ao fazê-lo "o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade" (Filipenses 2:13). Nada substitui o “querer”. 
Também precisamos de um espírito confiante, uma atitude de “conseguir”. Raramente levantamos além das nossas expectativas. Lembrem de Pedro? Ele disse, "Ainda que venhas a ser um tropeço para todos, nunca o serás para mim...Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei" (Mateus 26:33,35). Ele negou sim, e antes de chegar a manhã. Porém não devemos esperar que ele renuncie sua afirmação. Mais tarde, Jesus o chamou para que reafirmasse o compromisso ousado. Ele disse a Pedro naquela cena final, este apóstolo seria fiel a esta afirmação da fé (João 21:15-19). E lembre-se do “posso” de Paulo, através de Cristo “que me fortalece” (Filipenses 4:13). E nós “podemos” também.
Nós também usamos as Escrituras para resistir. A Bíblia não é um amuleto que assusta e afasta o diabo, mas a sua verdade no homem o permite intimidá-lo. Jesus encontrou o diabo com “Está escrito”, e o diabo o deixou (Mateus 4:1). É a nossa “espada” com a qual lutamos com o diabo (Efésios 6:17). A delusão forte do diabo vence apenas aqueles que “não acolheram o amor” e “não deram crédito” à verdade (2 Tessalonicenses 2:10-12).
A oração nos ajuda a resistir. O Senhor orou por Pedro na sua crise (Lucas 22:32) e o disse depois que vigiasse e orasse, para que não entrasse em tentação (Marcos 14:38). O Senhor passou a noite anterior a ser preso em oração. Paulo pediu aos irmãos que orassem por ele para que ele pregasse ousadamente como lhe cumpria fazer (Efésios 6:18-20). Peça ajuda a Deus; ele sabe como livrar-nos (2 Pedro 2:9).
Nós precisamos de sabedoria para ajudar-nos a resistir. Tiago recomendou que se orasse pedindo sabedoria em épocas de dificuldades (Tiago 1:5). Não é um jogo de tolo! O bom julgamento é absolutamente necessário se vamos derrotar a esperteza do diabo. A resistência bem sucedida exige que nós “não lhes ignoramos os desígnios” (2 Coríntios 2:11).
Exige caráter resistir ao diabo. Isso quer dizer ser “fortalecido no Senhor” e revestir-se “de toda a armadura de Deus”. O resultado? Nós lutaremos “contra as forças espirituais do mal” e resitiremos “no dia mau” (Efésios 6:10-13). Os fracos são devorados por Satanás. O bom caráter rejeita o pecado. Mesmo no estresse da raiva calorosa, o bom caráter não pecará e nem dará “lugar ao diabo” (Efésios 4:26-27). Paulo mandou “indagar o estado da vossa fé, temendo que o Tentador vos provasse” (1 Tessalonicenses 3:5). Assim, nos incentiva a resistir “firmes na fé” (1 Pedro 5:9). 
As boas associações ajudam a nossa resistência ao mal (Galátas 6:1) como também as más companhias corrompem (1 Coríntios 15:33). Os bons irmãos estimulam “ao amor e às boas obras” (Hebreus 10:24).   
 –por Joe Fitch.Que Deus abençõe a todos.Pr Antonio

MEDITAÇÃO DO DIA

Versículo Especial: “Assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação” (Hebreus 9:28).  
Pensamento BíblicoCópias das Coisas Celestiais (Hebreus 9:23-28). Os móveis do tabernáculo do Velho Testamento eram cópias das coisas do céu. O propiciatório e seus querubins representavam o trono de Deus e seus querubins (veja Ezequiel 1, 10). O incenso representava as orações oferecidas a Deus (veja Apocalipse 5:8). Hoje em dia, a igreja é o templo de Deus (1 Coríntios 3:16,17). Quando outras pessoas nos vêem, deveriam estar tendo um vislumbre do céu!  
Ação: Ofereça o “incenso” de suas orações a Deus.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...