7 de maio de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 89   2-4. Os Juízes Corruptos. Até quando julgareis injustamente. A denúncia envolve os juizes da nação reunidos em assembléia; a acusação relaciona-se com as decisões injustas que proferiram. O problema básico envolve os juízes favorecendo homens influentes nos tribunais. Essas autoridades injustas são advertidas a que cessem com sua parcialidade, façam justiça e defendam os oprimidos. 5-7. A Sentença Justa. Morrereis ... haveis de sucumbir. Considerando que esses juízes tinham falta de entendimento, a qualidade essencial da justiça, o juízo tornou-se inevitável. Eles receberam funções semelhantes às dos deuses quando foram nomeados juízes, mas agora tinham de cair como todos os homens que pervertem a justiça. 8. O Juiz Soberano. Levanta-te, ó Deus, julga a terra. O salmo termina com um apelo a Deus para que complete Sua obra de Juiz Soberano de todas as nações. Ele deve tomar posse como também proferir a sentença para que a verdadeira justiça possa perdurar. Salmo 83. O Julgamento das Nações O Salmo 83 é uma lamentação nacional típica em tempo de grande perigo. Considerando que os inimigos de Israel eram automaticamente os inimigos de Deus, o nome de Deus (Yahweh) está em jogo. A ocasião não pode ser identificada com certeza, porque em nenhum período da história de Israel existiu tal confederação de nações. O salmo talvez se refira a um acontecimento não registrado em outro lugar qualquer da história de Israel, ou talvez se refira a grupos tribais que simplesmente deram apoio moral em um período de crise.(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


7 de Maio Dia 127  

Leituras: Marcos 6:30-44; 1 Coríntios 6:12-20; Salmo 109:1-20; Provérbios 27:1-7; 1 Samuel 3-4.  

Versículo Especial“Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (1 Coríntios 6:20).  

Pensamento Bíblico: Seu Corpo é o Templo de Deus (1 Coríntios 6:19-20). Ao oferecer indicações práticas de como viver como pessoas santificadas, Paulo lembra-nos de algumas coisas acerca de nossa relação com Deus. Assim como o templo do Velho Testamento representava a presença de Deus no meio de Israel (veja Ezequiel 1; 8; 10; 11; 43; 48), também agora os cristãos gozam do relacionamento de Deus com eles. Nossos templos (corpos) não são verdadeiramente nossos, mas deverão ser submetidos aquele que vive em nós. Deus pagou por nós, e tem direito de esperar que o glorifiquemos com todo nosso ser. Sua presença não deixa lugar para o pecado em nossas vidas.  

Ação: Glorifique a Deus hoje, lembrando-se de que ele o comprou..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

6 de maio de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 88  1-5. Uma Convocação para o Festival. Cantai de júbilo ... celebrai. Este chamado é uma figura do ritual introdutório de um grande festival. Provavelmente a convocação era enunciada por um sacerdote, que chamava o povo para juntar suas vozes em alegres cânticos com o coro dos levitas que participava com salmos e instrumentos e os sacerdotes  que tocavam os chifres. O tempo marcado (E.R.C.) do versículo 3 fica melhor traduzida para lua cheia. 6-10. Um Testemunho Divino. Livrei os seus ombros do peso. Em declarações concisas, os livramentos do Êxodo são recordados por um profeta que age como porta-voz de Deus. Uma vez que Deus sempre satisfez as necessidades de Israel, Ele promete continuar enchendo sua boca contanto que a abra em completa confiança. 11-16. Uma lamentação Divina. Mas o meu povo não me quis escutar a voz. O pronunciamento profético continua como Um lamento por causa da ingratidão de Israel. A exclamação do versículo 13 intensifica a tristeza do lamento. Como as coisas teriam sido diferentes se pelo menos Israel tivesse andado nos caminhos de Deus! Então ela teria alcançado a vitória e as bênçãos em vez de derrota e miséria. Salmo 82. A Autoridade Final Uma cena do julgamento da injustiça foi apresentada neste poema didático. A devida interpretação de todo o salmo repousa sobre a identidade do segundo Elohim no versículo 1. Alguns comentaristas o traduzem literalmente como deuses e o relacionam a um conceito de deuses subordinados em um conselho celestial. Outros o traduzem como anjos e o ligam a um conceito menos politeísta. Outros intérpretes ainda traduzem-no como juízes e o fazem referir-se aos homens injustos com autoridade. Esta última interpretação parece a preferível. 1. O Juiz Supremo. Deus assiste . .. estabelece o seu julgamento. A cena é uma visão da assembléia sobre a qual Deus preside. Isto pode ser identificado com a nação de Israel (com. Neemias. 13:1, onde encontramos a frase sinônima, qehal ha'elohim). Assim Deus toma Sua posição na Sua nação e julga entre os juízes humanos colocados sobre Israel.(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


6 de Maio Dia 126  

Leituras: Marcos 6:14-29; 1 Coríntios 6:1-11; Salmo 108; Provérbios 26:20-28; 1 Samuel 1-2.  

Versículo Especial“A língua falsa aborrece a quem feriu, e a boca lisonjeira é causa de ruína” (Provérbios 26:28).  

Pensamento Bíblico: Lavado. Santificado. Justificado (1 Coríntios 6:9-11). Os cristãos têm muito o que agradecer! Paulo nos lembra da mudança em nossas vidas efetivadas pelo poder de Deus. Costumávamos andar em pecado, como ele ressalta lembrando-nos de algumas das coisas que costumávamos fazer. Se nos voltamos para o Senhor, somos agora limpos e separados do pecado e declarados perdoados diante de Deus. Deus é de fato generoso para com os pecadores, sem merecermos!  

Ação: Viva hoje como um santificado filho de Deus..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

5 de maio de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 87   8-13. O Trato da Videira. Trouxeste uma videira do Egito. Outra metáfora foi usada aqui para mostrar como Deus cuidou do povo escolhido. Depois de transplantar a videira do Egito para Canaã, o Senhor fê-la cobrir as colinas e espalhou-a do Mediterrâneo ao Eufrates. Como versículo 12, o cuidado do passado está comparado com a presente rejeição. A videira foi devastada pelo homem e pelas bestas ao passarem por ali. 14-19. O Apelo ao Dono da Videira. Volta-te ... e visita esta vinha. Uma vez que Deus plantou o cuidou da vinha, ele devia prosseguir cuidando dela. Foi a ira de Deus que provocou a sua queima e desde então o povo estava em perigo de aniquilação. Se Deus reanimar e restaurar o Seu povo, será por Ele adorado. A última vez que o refrão aparece está intensificado pelo uso do nome de Deus empregado na aliança. O que a tua mão direita plantou. O salmista ora pedindo ajuda para Israel, o povo de Deus, que foi plantado pela mão direita de Deus. Em última análise, é claro que o Messias tornou-se o cumprimento desta oração (cons. o uso da frase, "Filho do homem" nos Evangelhos e referências a Cristo assentado à direita da Majestade nas alturas (Hebreus. 1:3; 8:1; 10:12; Atos 7:56). Salmo 81. Uma Advertência Extraída da Experiência Um hino de louvor introduz este salmo, e um pronunciamento profético o conclui. A mudança abrupta no fim do versículo 5 tem sugerido a muitos comentaristas que fragmentos de dois salmos foram reunidos aqui. Contudo, este ponto de vista não é imperativo, pois um festival solene seria a ocasião para tal recital do relacionamento de Deus com Israel. O termo especial para o festival, o tocar da trombeta, as referências à luz nova e à lua cheia provavelmente fornecem uma dupla referência do poema à Festa das Trombetas e à Festa dos Tabernáculos..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


5 de Maio Dia 125  

Leituras: Marcos 6:7-13; 1 Coríntios 5; Salmo 107:23-43; Provérbios 26:13-19; Rute 3-4.  

Versículo Especial“Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?” (1 Coríntios 5:6).  

Pensamento Bíblico: Expurgando o Fermento do Pecado (1 Coríntios 5). Paulo censurou os coríntios pela sua tolerância com a imoralidade na igreja. Ele os instruiu para que agissem decisivamente para expurgar o fermento do mal: afastar aquele que persistia no pecado. Há pelo menos três propósitos para tal ação:

   A esperança de salvar o cristão desviado

   A preservação do fiel, protegendo-o da corrupção

   Obediência a Deus: ele disse para fazer isso!  

Ação: Trabalhe hoje para salvar a alma de um cristão desviado.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

4 de maio de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


Salmos (Comentário Bíblico Moody) 86    9-12. A Oração Pedindo Auxílio. Assiste-nos . . . livra-nos . . . perdoa-nos . . . por amor do teu nome. Além de reconhecer os pecados dos seus antepassados, o salmista também confessa o pecado de sua própria geração. Ele não destaca nenhum desejo egoísta, mas a glória do nome de Deus. Afinal, o nome de Deus foi abusado na profanação do Templo e na zombaria dos pagãos. O salmista clama a Deus para que lhes retribua sete vezes mais. 13. O Voto de Louvor. Para sempre te daremos graças. Se Deus responder a oração pedindo ajuda, Seu povo cumprirá um voto duplo. Eles tomaram a decisão de louvar a Deus dando-Lhe graças continuamente e publicamente declarando o seu louvor. Salmo 80. Um Pedido de Restauração Aqui está outra expressão da lamentação nacional em um período de angústia. O salmista tem interesse sincero no Reino do Norte, como observador ou como habitante daquela região. Provavelmente é á primeira situação, pois a angústia parece estar associada com o Exibo. A ocorrência irregular de um refrão, nos versículos 3, 7 e 19, com uma forma abreviada no versículo 14, torna a estrutura do salmo difícil de explicar. 1-3. O Grito à Procura do Pastor. Dá ouvidos, ó pastor de Israel. Embora a frase, pastor de Israel, não se encontre em nenhum outro lugar do V.T., a figura ocorre com freqüência. As três tribos, Efraim, Benjamim e Manassés, todas descendem de Raquel e representam o Reino do Norte. O grito tem a intenção de provocar uma atitude divina a fim de restaurar o Seu povo. 4-7. A Situação Angustiante do Rebanho. Dás-lhe a comer pão de lágrimas. Como nos Salmos 74 e 79, o salmista exclama: Até quando? Ele quer saber quanto tempo ainda Deus vai continuar enfurecido. Embora o Senhor não seja mencionado como pastor nestes versículos, a metáfora continua na expressão "pão de lágrimas".(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)



MEDITAÇÃO DO DIA

 


4 de Maio Dia 124  

Leituras: Marcos 6:1-6; 1 Coríntios 4:14-21; Salmo 107:1-22; Provérbios 26:7-12; Rute 1-2.  

Versículo Especial“Tens visto a um homem que é sábio a seus próprios olhos? Maior esperança há no insensato do que nele” (Provérbios 26:12).  

Pensamento Bíblico: Lealdade do Amor (Rute 1:16-17). Rute recusou-se a voltar para a terra e aos deuses de Moabe. Sua famosa afirmação, nestes versículos, exprime uma lealdade decidida. Ela prometeu aliança a sua empobrecida sogra, garantindo-lhe cuidados e companhia por toda a vida. Ela também expressou sua aliança com Jeová, assim renunciando aos deuses pagãos de Moabe. A lealdade de Rute foi recompensada com um distinto esposo e um lugar entre os ancestrais de Jesus (veja Mateus 1:5).  

Ação: Seja leal a Deus e à família. Deus recompensará sua fidelidade..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

3 de maio de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

 Salmos (Comentário Bíblico Moody) 85   40-55. A Libertação, do Egito até Canaã. Não se lembraram do poder dele. A mesma história trágica se repetiu. Desta vez a ênfase foi colocada sobre as pragas como exemplos do livramento divino. Embora só sete das dez pragas sejam citadas e não estejam na mesma ordem do Livro de Êxodo, servem de exemplos vivos da fidelidade divina. O salmista conta como Deus conduziu o Seu povo até Canaã e como o provocaram voltando-se para a idolatria tão logo tomaram posse da terra. 56-72. As Escolhas do Deus de Israel. Abandonou ... despertou ... escolheu. A sujeição de Israel durante o período dos juízes está destacada como evidência do abandono de Deus. Então, em linguagem ousada, o salmista sugere que o Senhor despertou para as necessidades de Israel. A rejeição das tribos do norte confirmou que Deus escolhera Judá. O estabelecimento de Jerusalém como o centro religioso de Israel e a confirmação de Davi como rei destacaram as tribos do sul como líderes indiscutíveis do povo de Deus. Salmo 79. Uma Oração por Vingança Este salmo é o lamento coletivo da comunidade de Jerusalém em período de calamidade nacional. A descrição da profanação do Templo e a devastação da cidade apontam para uma séria destruição, tal como a da conquista babilônica em 586 A.C. Há aqui íntima afinidade com os antecedentes do Salmo 74, onde a destruição babilônica parece ser a mais apropriada. Os judeus há muito usam estes dois poemas com o dia do jejum que comemora as duas destruições de Jerusalém, em 586 A.C. e em 70 A.C. 1-4. O Pesar em Jerusalém. As nações invadiram. A cidade de Jerusalém é descrita como se encontrando em verdadeiro estado de emergência. Os gentios profanaram o Templo, deixando a cidade em ruínas e os mortos insepultos. Toda esta devastação e matança resultara em zombada e ridículo da parte dos vizinhos gentios de Israel. 5-8. O Pedido de Misericórdia. Até quando, Senhor? Este freqüente clamor dos desesperados é seguido imediatamente da segunda pergunta: Será para sempre? A dor amarga do salmista está evidente quando implora a Deus para tomar vingança dos ímpios antes mesmo de lhe pedir que estenda as Suas ternas misericórdias ao Seu povo..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA



 3 de Maio Dia 123 

Leituras: Marcos 5:35-43; 1 Coríntios 4:1-13; Salmo 106:28-48; Provérbios 26:1-6; Juízes 20-21.  

Versículo EspecialOs pés corta e o dano sofre quem manda mensagens por intermédio do insensato” (Provérbios 26:6).  

Pensamento Bíblico: Consciência Limpa Não é Suficiente (1 Coríntios 4:4). Uma consciência limpa é importante (Atos 23:1; Romanos 14:23). Entretanto, contrariando as idéias de certas pessoas, a consciência não é um guia completo e suficiente para nossas ações. Paulo afirma que ele não percebe ofensas em sua vida, mas que Deus é a autoridade final para julgar a inocência ou a culpa. Devemos trabalhar para manter uma consciência limpa, mas necessitamos continuamente testá-la e exercitá-la pela palavra revelada por Deus.  

Ação: Exercite sua consciência de acordo com o padrão de Deus e ela será uma ferramenta valiosa para servi-lo.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

2 de maio de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 84 16-19. Sua Confiança no Poder de Deus. Viram-te as águas . . . e temeram. Estes versículos, que ocupam o lugar de um hino dentro de um hino, diferem grandemente no espírito e na forma do restante do poema. Embora a nota dominante desta seção saia o poder de Deus sobre a natureza em geral, a posição da passagem, entre os versículos 15 e 20, relaciona-a com o livramento no Mar Vermelho.20. Sua Certeza da Liderança Divina. O teu povo, tu o conduziste. Este versículo enuncia novamente o pensamento do versículo 15, com a implicação vigorosa de que Deus pode fazê-lo novamente. Salmo 78. Sabedoria da História Aqui está um bom exemplo dos propósitos didáticos dos escritores da Sabedoria. Os maravilhosos atos de libertação efetuados por Deus, a bênção e a orientação são relembradas para servir de lição para a geração do salmista. O ensinamento é dirigido aos habitantes de Judá, exemplificando a escolha de Jerusalém feita por Deus e a linhagem davídica como recipientes de Suas promessas em lugar da tribo de Efraim, a qual desqualificou-se pela rebeldia (vs. 9-11, 57, 60, 67, 68). 1-11. As Advertências do Passado. Publicarei enigmas dos tempos antigos. O propósito didático do salmista está declarado. Uma observação geral destacando a responsabilidade dos "pais" de ensinarem os filhos, e o perigo da apostasia serve de introdução aos muitos exemplos históricos que se seguem. 12-39. As Experiências do Deserto. Prodígios fez ... mais ainda assim prosseguiram em pecar. As obras de Deus estão descritas detalhadamente: a travessia do mar, a nuvem e a coluna de fogo como guias, a provisão da água, o maná, as codornizes. Mesmo diante dessas bênçãos constantes, o povo continuou pecando e tentando a Deus. Aras apesar do seu pecado, Deus demonstrou Sua compaixão e compreensão, perdoando-os..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


2 de maio Dia 122  

Leituras: Marcos 5:21-34; 1 Coríntios 3:12-23; Salmo 106:1-27; Provérbios 25:21-28; Juízes 18-19.  

Versículo Especial“Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio” (Provérbios 25:28).  

Pensamento Bíblico: Crimes “Inimagináveis” Tornam-se “Reais” (Juízes 18-19). A anarquia persistente na era dos juízes levou a um contínuo declínio da espiritualidade do povo, o que é aqui ilustrado em dois incidentes. O primeiro é a grande idolatria dos danitas que deram as costas a Jeová. O segundo é o que aconteceu em Gibeá, que mostra a imoralidade, o egoísmo e a brutalidade de um povo ímpio. O pecado espalhado, que permitimos continuar sem arrependimento, torna-se pouco a pouco pior.  

Ação: Deixe de pecar, antes que o pecado te mate!..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

1 de maio de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


Salmos (Comentário Bíblico Moody) 83  10-12. A Homenagem Devida a Deus. Fazei votos, e pagai-os ao Senhor vosso Deus. Esta convocação para se dar louvor e fazer ofertas baseia-se sobre a ousada afirmação de que o Senhor pode transformar até a paixão mais perigosa do homem em instrumento de glória A última gota da ira dos seus inimigos só pode aumentar a glória de Deus, quando ele se envolve nela.Salmo 77. Relembrando as Obras de Deus O lamento é entremesclado de louvor neste salmo. Os primeiros versículos (1-9) constituem a 1alnentação de um indivíduo, que talvez represente a nação em aflição. Os versículos restantes (10-20) silo palavras de louvor que claramente complementam a seção introdutória. Os versículos 16-19 exprimem um estado de espírito diferente e exibem um estilo diferente e um ritmo do restante do salmo. 1-3. A Perplexidade do Seu Espírito. Elevo a Deus a minha voz ... a minha alma recusa consolar-se. Nessas cláusulas a profunda angústia do salmista e a sua ansiedade foram vivamente descritas. Sua mão estendida procura a Deus, mas não encontra conforto. Suas meditações e pensamentos só sobrecarregam o seu espírito. 4-9. Sua Busca de Respostas. O meu espírito perscruta. A preocupação e a ansiedade ainda governavam sua vida de modo que ele não podia dormir. Ele contava os dias do passado, em vez de contar ovelhas. Finalmente, ele proferiu as seis perguntas que o deixavam perplexo e o perturbavam. Ele não conseguia entender por que o Deus de misericórdia e compaixão podia permanecer silencioso e inativo. 10-15. Sua Solução na História. Recordo os feitos do Senhor. Recordando as maravilhas de Deus no passado, o salmista sente esperanças. Deus provou ser alguém capaz de feitos gloriosos; Ele mostrou o Seu poder e redimiu os tubos de Israel. O pedido não pronunciado é que Deus agiria assim novamente..).(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


1 de maio Dia 121  

Leituras: Marcos 5:1-20; 1 Coríntios 3:1-11; Salmo 105:23-45; Provérbios 25:15-20; Juízes 15-17.  

Versículo Especial“Como dente quebrado e pé sem firmeza, assim é a confiança no desleal, no tempo da angústia” (Provérbios 25:19).  

Pensamento Bíblico: O Orgulho Está no Coração do Sectarismo (1 Coríntios 3:1-11). O problema da divisão que Paulo confrontou neste trecho tem se multiplicado muitas vezes, mas sua raiz é a mesma.  O orgulho humano faz os homens ímpios separarem-se do Senhor, exaltando suas próprias opiniões sobre a revelação dele. O espírito carnal resultou em incontáveis separações. A resposta de Paulo: Faça seu trabalho de plantar e regar, nunca se esquecendo de que Deus dará o crescimento.  

Ação: Plante, regue e glorifique a Deus!.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...