8 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jó (Comentário Bíblico Moody) 37  2) Segundo Ciclo de Debates. 15:1 – 21:34. Jó 15 a) Segundo Discurso de Elifaz. 15:1-35. Como um ciclo de debates pode alienar amigos! O gentil Elifaz até se esquece das civilidades introdutórias. Tudo é novamente censuras e advertências. O filósofo expõe sua sensibilidade profissional à descortesia de Jó (cons. 12:2, 3, 7 e segs.; 13:1, 2, 5, 12), retornando à sua própria sabedoria relativa e à de Jó cada vez que introduz uma nova acusação (cons. v. 1 e segs., 7 e segs., 17 e segs.). 1-6. Ciência de vento (v. 2a). Literalmente. Cons, com o paralelo vento orientar (v. 2b), isto é, o violento e sufocante vento do deserto. As reivindicações de Jó quanto à sabedoria são desfiguradas por seus discursos bombásticos (v.3). Torna vão o temor de Deus, e diminuis a devoção a ele devida (v. 4). As explosões imprudentes de Jó são mais que imoderadas, pois depreciam o temor de Deus, e assim solapam a religião. A língua dos astutos (v. 5b). Possivelmente uma alusão à serpente "sagaz" (mesma palavra) de Gênesis. 3:1. A culpa de Jó explica suas palavras (v. 5) e suas palavras provam sua culpa (v. 6). 7-16. Os antigos têm contra Jó a vantagem da idade e portanto em sabedoria (vs. 7-10; cons. 12:12). Apesar de sua bravata, Jó não tem a antiguidade de Adão nem de alguns seres primevos (v. 7; cons. com a sabedoria personificada em Provérbios. 8:22 e segs.). Nem tem ele algum conhecimento especial e secreto dos decretos divinos (Jó 15:8, cons. com as cenas celestiais no Prólogo). Talvez o versículo 10 se refira particularmente a Elifaz. 11. Porventura fazes pouco caso das consolações de Deus. Uma descrição mais caridosa do conselho dos amigos, mas de acordo com a alegada revelação especial de Elifaz (4: 12 e segs.), à qual ele agora faz eco (vs. 14-16; cons. 4:17-19). O propósito da repetição está revelado por meio de uma comparação de 15:16 com 4:19. Elifaz procura expressar sua avaliação revista de Jó como alguém que deseja ardente e repugnantemente o pecado..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

8 de Janeiro    Dia 8  

Leituras: Mateus 4:12-25; Atos 3:11-26; Salmo 8; Provérbios 2:16-22; Gênesis 15-17.  

Versículo Especial“Ó Senhor, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome!” (Salmo 8:9).  

Pensamento Bíblico: Dando Uma Ajuda a Deus  (Gênesis 16). Há muitos pontos que podemos colher do acontecimento com Abrão, Sarai e Hagar. Por hoje, considere a falta de fé demonstrada  pela decisão de  Sarai de “dar uma ajuda a Deus”, ao procurar uma saída para ele poder cumprir sua promessa. A preocupação de Sarai com sua incapacidade de engravidar é compreensível, mas no fim ela aprendeu que Deus é poderoso o bastante para manter suas promessas. Nossas mentes pequenas, frequentemente, lutam para entender como a vontade de Deus poderá ser cumprida, mas temos é que lutar contra a tentação de “lhe dar uma ajuda”, esquecendo sua palavra!  

Ação: Aplique o ensinamento acima ao trabalho de espalhar o evangelho. Deus deseja que todos os homens ouçam a verdade. Não devemos descartar ou “aperfeiçoar” o seu modelo. Ao mesmo tempo, temos que assumir responsabilidades. Nossos vizinhos ouviram as boas novas?.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

7 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

 Jó (Comentário Bíblico Moody) 36  13. Retrocedendo de tal desalento, ele exclama: Oxalá me encobrisses na sepultura . . . e depois te lembrasses de mim! Se este anseio pudesse se realizar; se o Sheol só fosse uma habitação temporária e, realmente, um lugar de alívio da atual inexplicável hostilidade de Deus (v. 13); se além do Sheol houvesse uma ressurreição (v.14c) brotando de uma renovada compaixão no Criador (v. 15) – um futuro tão bendito transfiguraria a presente guerra (v. 14b)! O conceito da ressurreição não fornece a chave para se abrir o mistério do atual sofrimento de Jó, mas oferece uma estrutura para a esperança. O anseio de Jó mais tarde se transforma em convicção (19:25 e segs.), e essa esperança é gloriosa. Esta esperança final de redenção não é, contudo, o tema central do Livro de Jó. O livro realmente nos desafia a suportarmos tudo com esperança. Mas ele nos coloca diante de uma experiência ainda mais profunda. Ele faz principalmente uma convocação eterna para a alegre consagração, haja o que houver, ao Senhor da aliança. 16a. E até contarias os meus passos (ASV). A curva do estado principal de Jó através do decorrer do grande debate está representado por meio de um gráfico em escala reduzida nas respostas individuais como esta, onde o clímax não se encontra no final mas é seguido por um decrescendo emocional. A chama da esperança do patriarca se extinguiu, embora apenas por um momento, por causa de Seus amargos pensamentos sobre a severidade impiedosa de Deus, o qual como um sovina dá caça a cada pecado de Jó para castigá-lo (14:16,17). Assim destróis a esperança do homem (14:19c). Através da aflição incessante, isto é, da mesma forma como os objetos mais duros sofrem o desgaste da natureza. 20a. Tu prevaleces para sempre contra ele. A hostilidade divina culmina no golpe de morte, excluindo o homem do convívio com este mundo, até mesmo do conhecimento de sua posteridade (14:21), isolando-o consigo mesmo na morte, para a infinita e enfadonha dor da decomposição e da melancólica nova da alma (14:22)..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

7 de Janeiro    Dia 7  

Leituras: Mateus 4:1-11; Atos 3:1-10; Salmo 7; Provérbios 2:10-15; Gênesis 13-14.  

Versículo Especial: O bom siso te guardará, e a inteligência te conservará” (Provérbios 2:11).  

Pensamento Bíblico: A Vitória de Jesus Sobre as Tentações de Satanás  (Mateus 4:1-11). Houve muitas outras vezes em que Jesus foi tentado, algumas delas são registradas em outras passagens. Este relato fala de uma vez em que Satanás fez um esforço concentrado para derrotar Jesus. Jesus enfrentou a tentação como um homem, justamente como temos que enfrentar nossas provações. Ele, repetidas vezes, voltou-se para as Escrituras em busca de munição para vencer o tentador. Jesus ganhou a batalha. Podemos vencer nossas batalhas!  

Ação: Enfrente as provações deste dia com estudo das Escrituras e oração ao Senhor dos Exércitos, pedindo força para vencer...( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

6 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


Jó (Comentário Bíblico Moody) 35   20b. Então me não esconderei do teu rosto. Se lhe concedessem um julgamento justo, Jó não fugiria de Deus, como Adão, coberto de vergonha. Se apenas Deus desistisse por um momento de oprimi-lo e se abstivesse de acabrunhá-lo com sua terrível majestade (13:21; cons. 9:34, 35), Jó apareceria diante Dele como réu ou como queixoso (v. 22). Se Jó pudesse com sucesso defender sua integridade, seria evidente (de acordo com seu conceito inadequado do sofrimento humano) que Deus estivera em falta ao afligi-lo tão severamente. Ou, se Jó conseguisse convencer Deus desse erro, teria primeiro de demonstrar sua própria integridade. Imaginando-se confrontado com o seu atormentador no cobiçado julgamento, o sofredor agora exige uma explicação da hostilidade divina (13:23, 24). Mas a cena judicial rapidamente desaparece e a oratória do tribunal se transforma na costumeira lamentação final (13:25 e segs.). E me atribuis as culpas da minha mocidade (13:26b). Jó 14 Compare com isto a afirmação do pecado universal do homem em 14:4. Quando Jó discutia com seus amigos, a questão em jogo era a sua integridade geral, com referência à qual ele estava sinceramente confiante. Mas aparentemente, na imaginária confrontação com o Juiz, esse ponto ficava sujeito à questão mais penetrante do status do pecador diante do perfeitamente Santo. A reação posterior de Jó à presente teofania está aqui prefigurada (cons. 40:3-5). Enquanto isto, sua terrível desolação, não levando em conta o pecado generalizado dos homens, esmaga seu espírito. 6. Desvia dele os teus olhares, para que tenha repouso, até que, como o jornaleiro, tenha prazer no seu dia. Embora este 1anlento esteja expresso em tenros da fragilidade de todos os mortais, é, não obstante, pessoal (cons. 14:3b). Que o trabalho e a tristeza comuns à humanidade bastem a Jó (cons. 7:1 e segs.; Gênesis. 3:17-19). 12b. Enquanto existirem os céus não acordará. Uma vez prostrado na morte, o homem, como uma árvore abatida (14:7-9), não tem perspectiva de levantar-se novamente sobre a terra (14:10-12). (Quanto à eternidade dos céus, cons. Salmos. 72:5, 7, 17; 89:29, 36, 37; Jeremias. 31:35, 36). Jó não espera aniquilação, mas ele se desespera por qualquer coisa além da morte, exceto a existência no Sheol, que não é vida real.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

6 de Janeiro    Dia 6  

Leituras: Mateus 3:13-17; Atos 2:40-47; Salmo 6; Provérbios 2:1-9; Gênesis 11-12.  

Versículo Especial“Porque o Senhor dá a sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade” (Provérbios 2:6).  

Pensamento Bíblico: A Tripla Promessa a Abrão  (Gênesis 12:1-3). Quando ele falou a Abrão sobre as bênçãos da terra, da nação e da descendência, Deus ofereceu uma indicação do seu plano eterno para nossa salvação. Muito antes de termos nascido, Deus estava providenciando nossa redenção.  

Ação: Quando você orar hoje, não se esqueça de agradecer a Deus por seu amor em salvá-lo do pecado. Quando você mergulhar nos cuidados do dia, não deixe de dividir as boas novas com aqueles que estiverem a sua volta...( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

5 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jó (Comentário Bíblico Moody) 34   13:13-19. Agora, no processo de voltar dos homens para Deus, Jó suscita coragem para enfrentar seu Juiz. 13b. E venha sobre mim o que vier. Ele pretende pleitear sua causa a despeito de todo o perigo, mesmo com o risco de vida (v. 14). 15. Eis que me matará, já não tenho esperança: contudo defenderei o meu procedimento. Esta tradução segue o texto hebraico e encaixa-se bem no contexto, melhor que a familiar tradução da AV – contudo confiarei nele. Esta última depende da sugestão marginal do texto massorético que diz lô ("por ele") em lugar de lö ("não"). O verbo na cláusula discutida significa "aguardar em paciente e ansiosa expectativa" (cons. 6:11;14:14). Jó não tinha nada mais a esperar, pois achava que Deus logo acabaria com a sua vida – talvez antes ainda por causa do pedido atrevido que ia fazer. Não obstante ele tinha de declarar sua inocência. 16a. Também isto será a minha salvação. O temerário desejo de comparecer diante de Deus é por si mesmo um sinal de veredito. favorável; pois a presença divina é o lugar mais evitado por alguém cujo coração o condena como hipócrita. 19. Quem há que possa contender comigo? Neste caso eu me calaria, e renderia o espírito. Um desafio triunfante, mas impróprio se Jó considerasse Deus igual aos homens. Se ele pudesse ser desacreditado com sucesso, se ele fosse comprovado ímpio na realidade - e não apenas de acordo com aparências e teorias -morreria mudo. Mas isso, ele sabe, é impossível: Estou certo de que serei justificado (v. 18b)..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

5 de Janeiro    Dia 5  

Leituras: Mateus 3:1-12; Atos 2:29-39; Salmo 5; Provérbios 1:28-33; Gênesis 9-10.  

Versículo Especial: “Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo” (Atos 2:36).  

Pensamento BíblicoA Autoridade de Cristo (Atos 2:36). O papel de Jesus como Salvador é frequente e apropriadamente ressaltado. Mas há um grande perigo de que descuidemos de seu papel como Senhor. A autoridade absoluta de Jesus é enfatizada através de todo o Novo Testamento. Todos os homens estão sujeitos àquele que foi feito Senhor pelo Pai (veja Mateus 28:18).  

Ação: Concentre-se na total submissão de sua vontade à vontade de Deus. Você está sob o controle dele, a cada passo do caminho? ...( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

4 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Jó (Comentário Bíblico Moody) 33  Jó 13 13:3a. Falarei ao Todo-poderoso (cons. 5:8). Desgosto crescente para com os ajudadores humanos incita Jó a novamente arrazoar com Deus, mas primeiro ele apresenta uma censura mordaz ao conselho legal auto-nomeado para defender a causa divina (13:4-12). 5b. Isso seria a vossa sabedoria. Se eles jamais tivessem quebrado o seu silêncio de sete dias, não teriam exposto sua estupidez (cons. Provérbios. 17:28). 8. Sereis parciais por ele? Contendereis a favor de Deus? Eles desgraçaram sua dignidade através da servilidade. Pior ainda, adularam a Deus às expensas da verdade: besuntais (lit.) a verdade com mentiras (13: 4; cons. v. 7). Veja acusação semelhante em 6:21, 27. 10a. Acerbamente vos repreenderá é a predição exata de Jó (cons. 42:7 e segs.). Embora a confiança de Jó na justiça divina esteja obscurecida, em seus momentos de maior desespero, quando atribui absoluto capricho ao Todo-poderoso, ele ainda não a perdeu de todo. 12. As vossas máximas são como provérbios de cinza, os vossos baluartes ... de barro. As máximas graves com as quais falsamente condenam a Jó a fim de justificarem a Deus são tão vulneráveis sob o martelo da verdade como o barro sob um martelo de ferro. A defesa que fazem de Deus era uma ofensa a Deus. Eles igualavam um certo procedimento providencial, falsamente considerado como invariável, com a justiça divina. Na verdade, eles estabeleciam um princípio abstrato como absoluto e portanto Deus lhe ficava subordinado. Ser-vosia bom, se ele vos esquadrinhas? (13:9a. Zofar tentou convencer Jó de sua suposta culpa arrastando-o para o tribunal da onisciência de Deus. O patriarca o faz lembrar e aos seus colegas promotores que, no processo de condená-lo, eles também estavam diante desse Juiz; e sob tal esquadrinhamento seus motivos ímpios e falsas acusações não podiam escapar à revelação..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 4 de Janeiro    Dia 4  

Leituras: Mateus 2:13-23; Atos 2:14-28; Salmo 4; Provérbios 1:20-27; Gênesis 7-8.  

Versículo Especial: “Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai” (Salmo 4:4).  

Pensamento Bíblico: Jesus Foi “Dado” e “Tomado”  (Atos 2:23). Ele foi dado pelo seu próprio Pai, dado como o grande sacrifício que nossos pecados exigiam. Mas ele também foi tomado, voluntariamente, e irresponsavelmente assassinado por aquele mesmo povo que ele veio salvar. Não devemos nos distanciar do crime no Calvário. Eu matei Jesus. Depois de tudo isso, ele ainda me ama!  

Ação: Medite no alto preço de seu próprio pecado. Você não pode pagar essa dívida, mas pode dar tudo o que possui em gratidão pela dádiva da salvação. Viva hoje para Jesus..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

3 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jó (Comentário Bíblico Moody) 32  Jó 12 12:2b. Convosco morrerá a sabedoria. O sarcasmo de Jó sugere o quão intoleráveis ele considera as pretensões do trio que lhe canta a mesma melodia vazia. Suas palavras podiam continuar atormentando-o, mas ele não mais as aceitaria com seriedade como se fossem soluções possíveis ao quebra-cabeças dos seus sofrimentos. 12:3b. Eu não vos sou inferior (cons. 13:2). A fórmula familiar que eles recitavam dificilmente justificava sua atitude de superioridade. 12:5a. No pensamento de quem está seguro há desprezo para o infortúnio. Em total exasperação Jó lastima toda situação. Por causa dos seus problemas, um homem de sabedoria divina é tratado como um simplório ou um criminoso com base em uma teoria que se contradiz por outro fato (igualmente desesperador), isto é, que os roubadores estão prosperando enquanto ele está reduzido a tal ridículo (12:4-6). 12:6c. Têm o punho por seu Deus. Antes, que trazem o seu deus na mão. Como Lameque (cons. Gênesis. 4:23, 24; Daniel. 11:38) eles idolatram a arma que têm na mão. 12:7a. Pergunta agora às alimárias. A doutrina dos três amigos em relação à sabedoria majestosa de Deus é o senso comum; toda a criação a ensina. Em 12:11-25 Jó demonstra sua familiaridade com o conceito da regra divina, que seus amigos pensaram lhe ensinar. Sua explicação ultrapassa realmente à deles (cons. Sl. 107). Toda a glória e dignidade dos reinos terrestres do homem estão à mercê do poder soberano de Deus (Jó 12:23; cons. I Corintios. 1: 25). As forças elementares da natureza estão à sua disposição para subverter a terra (Jó 12:15; cons. Gênesis. 7). As mais altas autoridades civis e religiosas são impotentes contra ele (Jó 12:17-21, 24). O versículo 19 menciona sacerdotes e 'etanim (cons. ytnm ugarita, uma corporação religiosa). Jó se deleita especialmente em interpretar o texto: "Porventura não tornou Deus louca a sabedoria do mundo?" (I Corintios. 1:20) e ninguém precisa ir longe para descobrir que certos homens sábios ele tinha particularmente em mente..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

3 de Janeiro    Dia 3  

Leituras: Mateus 2:1-12; Atos 2:1-13; Salmo 3; Provérbios 1:15-19; Gênesis 5-6.  

Versículo Especial: “Deito-me e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta” (Salmo 3:5).  

Pensamento BíblicoOs Sábios Ainda Procuram Jesus. Mateus 2 fala dos homens que viajaram desde o oriente, para ver Jesus. Sua procura envolveu muitas coisas, porém eles não puderam encontrar Jesus enquanto não aprenderam, pelas Escrituras, onde procurar. Muitas pessoas, hoje em dia, estão tateando à procura das respostas, que são encontradas somente nas Escrituras.  

Ação: Você está cultivando hábitos diários de procura pelo Senhor? Agora, dê mais um passo: ajude outros a encontrá-lo, encaminhando-os à revelação de sua vontade..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

2 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

 Jó (Comentário Bíblico Moody) 31  13-20. Compare exortação semelhante de Elifaz (5:8 e segs.) e Bildade (8:57, 20-22). Contrariando a opinião pessimista de Jó (9:28 e 10:15), a busca do favor divino teria sucesso (v.15). Pelo menos seria precedida de completo arrependimento, abrangendo o coração, a mão e o lar (vs. 13,14; cons. Sl. 24:4). Apresentando esta condição Zofar consegue insinuar uma acusação no meio da consolação. A renovação do favor divino será acompanhada de restauração da prosperidade, na qual a presente angústia será esquecida como de águas que passaram (v. 16b). Também, contrariando os presságios de Jó de trevas sem alívio (10:21, 22), um novo despertar da esperança, segurança pacífica e honra, como as de antigamente, estão a sua espera (vs. 17-19). 20a. Mas os olhos dos perversos desfalecerão. A crescente suspeita de Zofar em relação a Jó sugere a prudência de sua consolação sazonada e incrementada com admoestações. Ele conclui identificando a única esperança dos ímpios com a morte, em palavras que claramente lembram a descrição das perspectivas do próprio Jó. O padrão de Zofar de arrependimento e restauração tinha de ser posto em prática; mas de maneira que o surpreenderia. f) A Réplica de Jó a Zofar. 12:1- 14:22. Completamente desdenhando a ignorância arrogante de seus conselheiros, Jó os sujeita à crítica devastadora (12:1 - 13:12). Declara sua retidão aos amigos (13:13-19), e apela mais uma vez diretamente a Deus (13:20 - 14:22). No meio desse apelo, uma nova esperança desponta na alma de Jó - a esperança da vida além do Sheol! Embora a melancolia obscureça as palavras finais de Jó, está claro que em sua resposta a Zofar, sua fé começa triunfantemente a subir, saindo do abismo do desespero.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

2 de Janeiro    Dia 2  

Leituras: Mateus 1:18-25; Atos 1:15-26; Salmo 2; Provérbios 1:8-14; Gênesis 3-4.  

Versículo Especial: “Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas” (Provérbios 1:10).  

Pensamento Bíblico: O Pecado e o Salvador. Gênesis 3 apresenta o pecado e suas terríveis conseqüências de sofrimento. Mas este capítulo também apresenta, em termos velados, o Salvador. Jeová aponta para a vinda daquele que haveria de ferir a cabeça do Tentador (v. 15). Enquanto lamentamos a realidade do pecado, podemos também regozijar-nos porque Deus resolveu nos oferecer o remédio, em Jesus!  

Ação: Deus não aceita desculpas. A única maneira de ter os pecados realmente perdoados é assumi-los e procurar o perdão de Deus. Lembre-se disso hoje, quando orar.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...