24 de fevereiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Miquéias (Comentário Bíblico Moody) 4  Foram dias de inquietação, insegurança e dificuldades, especialmente para os camponeses e habitantes das cidades pequenas. Os exércitos importunos que passavam e que não raras vezes invadiam as vilazinhas fazendo escravos os seus habitantes, estabeleciam um estado de guerra. As condições políticas em Israel e Judá não podiam ser piores. Os governantes, os ricos, os sacerdotes e os profetas coniventes nas capitais, sentindo-se seguros dentro das fortalezas, usavam de todo o seu poder para oprimirem os pobres. Os camponeses não tinham proteção, nem dos assírios nem dos funcionários públicos de sua própria nação. Miquéias se dirigiu a esses, defendendo a causa dos oprimidos. Destemidamente seguindo a liderança do Espírito Santo, ele pregou com risco de vida. As mensagens de Miquéias refletem as corrupções prevalecentes. Suas alusões aos assírios mostram qual era o assunto principal daquele tempo. ESBOÇO Sobrescrito. 1:1 . I. O iminente juízo de Israel e Judá por causa do pecado persistente, 1:2-16. A. Chamando a atenção. 1:2. B. A terrível anda do Senhor Jeová anunciada e descrita, 1:3, 4. C. Os pecados da capital representante da nação. 1:5. D. Consequências terríveis deste juízo. 1:6, 7. E. A reação do profeta e a visão que teve deste juízo. 1:8-16. II. Destino dos opressores corruptos e falsos profetas. 2:1 – 3:12. A. A desgraça dos monopolizadores da terra. 2:1-5. B. Falsa pregação dos profetas mentirosos. 2:6-13. 1. Esforços para interromper a pregação do verdadeiro profeta. 2:6. 2. Pregação falsa de que o Espírito de Jeová está em dificuldades. 2:7. 3. Insegurança dos cidadãos devido ao governo dos opressores. 2:8-13. C. Denúncia dos líderes do povo. 3:1-7. 1. Miquéias responde aos falsos profetas e opressores. 3:1. 2. Descrição do Caráter dos opressores perversos. 3:2, 3. 3 . Recusa de Jeová de ouvir suas orações. 3:4. 4. O caráter dos falsos profetas. 3:5. 5. Os falsos profetas Serão desacreditados. 3:6, 7. D. Miquéias tem consequência do poder do Espírito de Jeová. 3:8. E. Pecados e crimes grosseiros trarão a destruição de Jerusalém. 3:9-12. III. Visão de esperança através daquele que virá. 4:1 – 5:15. A. Triunfo final de Jerusalém. 4:1 – 5:1. 1. Reavivamento da verdadeira religião e a volta a Jeová. 4: 1, 2. 2. A volta a Jeová trará paz e prosperidade. 4: 3.5. 3. A volta prometida dos que estão no cativeiro. 4: 6, 7. 4. Jerusalém será restaurada a esplendor e poder maiores ainda. 4:8.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

24 de Fevereiro   Dia 55  

Leituras: Mateus 16:1-12; Atos 19:23-41; Salmo 49; Provérbios 12:12-16; Levítico 17-18.  

Versículo EspecialO caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos” (Provérbios 12:15).  

Pensamento BíblicoCuidado com o Fermento do Erro (Mateus 16:6-12). Jesus usou a oportunidade da fome física para ensinar uma lição espiritual. A fome espiritual não é para ser satisfeita com as doutrinas do homem, mas com a palavra de Deus. Sempre haverá doutrinas atraentes e falsas. Temos que distinguir o verdadeiro do falso, de modo que o fermento da falsa doutrina não penetre e contamine nossas vidas.  

Ação: Use seu tempo, hoje, estudando a vontade de Deus, de modo que você possa ficar melhor equipado para reconhecer as doutrinas falsas.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

23 de fevereiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Miquéias (Comentário Bíblico Moody) 3 Achamos que a obra toda é de Miquéias, que profetizou no período de Isaías. Miquéias não vinha de uma grande cidade, como o seu contemporâneo mais idoso, mas da cidadezinha de Moresete que pertencia a Gate. Ele falava como homem do povo, que simpatizava com a gente do campo e que tentou protegê-la dos ricos e nobres gananciosos das grandes cidades. Embora o profeta vivesse e profetizasse no Reino do Sul, ele condenou os pecados do Reino do Norte; e profetizou e testemunhou a sua queda. A profecia de Miquéias não é apresentada na forma de um tratado sistemático. Talvez seja devido ao fato de conter uma coleção de oráculos, subsequentemente escritos pelo profeta ou por um dos seus discípulos. O estilo de oratória e o jogo de palavras do capitulo 1fazem lembrar Cícero. Nos capítulos 2; 6; 7, a forma literária é a de um diálogo dramático. Antecedentes Históricos. Os reis assírios deste período foram Tiglate-Pileser III (745-727), Salmaneser V (727-722) Sargão II (722- 705) e Senaqueribe (705-681). Senaqueribe conduziu seu exército para as regiões setentrional e ocidental de Judá, subjugando cidades e vilas conforme avançava, até chegar a Jerusalém, a qual, embora sujeita a um demorado cerco, jamais foi tomada. A profecia relativa à tomada e destruição finais de Jerusalém aponta para o período posterior de Nabucodonosor. A Assíria conquistou todo o Oriente Próximo exceto o Egito e Jerusalém. Seus exércitos, entretanto, não ocuparam todas essas terras; antes, exigiu delas, na qualidade de nações subjugadas, que lhe pagassem tributo anual. Quando um novo sucessor subia ao trono da Assíria, os reinos tributários se revoltavam. Consequentemente, o novo monarca tinha de tomar a subjugar todas as terras previamente conquistadas através de uma série de campanhas militares. As campanhas mais difíceis foram contra as nações vizinhas do Egito. Esses países fronteiriços, no papel de pára-choques suportando o impacto da guerra, eram encorajados pelo Egito no esforço de se proteger. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

23 de Fevereiro   Dia 54  

Leituras: Mateus 15:29-39; Atos 19:11-22; Salmo 48; Provérbios 12:7-11; Levítico 15-16.  

Versículo Especial“Assim, a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente” (Atos 19:20).  

Pensamento Bíblico: Frutos do Arrependimento  (Atos 19:18-20). O povo de Éfeso mostrou que o seu arrependimento era verdadeiro, queimando muitos valiosos livros que tinha usado para buscar o mal. Às vezes, as mesmas mudanças são necessárias hoje em dia. Não podemos apegar-nos aos costumes do mundo. É demais abandonar os livros, revistas, discos, e fitas que encorajam pensamentos e práticas más? Seja o que for que nos atraia para a velha vida de pecado, precisa ser rejeitado. O céu vale o sacrifício.  

Ação: Determine com honestidade o que se antepõe entre você e Deus: e livre-se disso.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

22 de fevereiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Miquéias (Comentário Bíblico Moody) 2  INTRODUÇÃO Título. A profecia de Miquéias recebe o seu título do nome do próprio profeta. O nome Mîkâ (LXX, Micaías; Vulg., Miquéias) é uma abreviação de Mîkayâ. O profeta é chamado por este último nome completo em Jeremias. 26:18. A forma original e mais completa é Mîkayâhû, que significa, "Quem é Jeová?" Esta forma mais completa era o nome de um príncipe em II Crônicas. 17:7. É usado para homens e mulheres indistintamente e geralmente é abreviado. Yahu é uma forma antiga do nome do Deus de Israel, geralmente traduzido para "Jeová" (Êxodo. 6:3; Salmos. 83:18; Isaias. 12:2; 26:4). O nome do profeta, como ode outros profetas, Elias, Eliseu, Oséias, Joel, Obadias e outros, é detalhe importante. Tais nomes, junto com o nome de Deus ou de Jeová, indicavam a atitude de submissão do profeta para com o verdadeiro Deus e, no caso de Miquéias, era um desafio aos pecadores e falsos profetas. Data e Autoria. A data do ministério é dado em relação aos reinados de Jotão (739-735 A.C.), Acaz (735-715 A.C.) e Ezequias (715- 687 A.C.), reis de Judá (Miqueias. 1:1). Miquéias começou a sua obra no tempo de Jotão e serviu através de todo o reinado de Acaz e talvez todo o de Ezequias. Sua obra, que está intimamente relacionada com a de Isaías, foi escrita durante os refilados de Acaz e Ezequias. Tanto Miquéias como Isaías, embora se dirijam principalmente a Judá, torna claro que o juízo divino também recairá sobre o Reino do Norte. Que Miquéias profetizou durante o reinado de Ezequias é confirmado por Jeremias. 26:18, 19. Há certos críticos liberais que julgam a obra objetivamente, usando o método histórico-crítico. Para eles o livro de Miquéias não passa de outra produção humana. Esquecendo-se que temos apenas partes de suas mensagens transmitidas em épocas diferentes e que ele estava profundamente preocupado com as condições políticas e sociais do seu povo, e que ele foi movido pelo Espírito de Jeová, esses críticos encontram o que eles consideram glosas e interpolações que eles datam do período pós-exílico. Eles rejeitam o sobrenatural na profecia, especialmente a citação de Babilônia em 4:10, apesar do fato da Assíria ser o poder hostil naquele tempo. Na disposição e no campo de ação, os capítulos 1-5 são semelhantes às profecias de Isaías. Nos capítulos 1-3 Miquéias anuncia o iminente julgamento do pecado, e nos capítulos 4 e 5 ele proclama que Israel será confortada através do perdão e da restauração. Por isso os "liberais" atribuem os capítulos 4 e 5 a um Deutero-Miquéias do período pós-exílico. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 22 de Fevereiro   Dia 53  

Leituras: Mateus 15:21-28; Atos 19:1-10; Salmo 47: Provérbios 12:1-6; Levítico 14.  

Versículo Especial“Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido” (Provérbios 12:1).  

Pensamento Bíblico: Coragem para Mudar (Atos 19:1-5). Esta passagem fala de uma dúzia de homens que aprenderam que precisavam ser batizados em nome do Senhor. Em vez de argumentar que o seu batismo anterior era suficiente, eles prontamente obedeceram a Deus. Muitos, hoje em dia também, precisam ser batizados na maneira e pela razão que Deus revelou (veja Atos 2:38; 22:16; 1 Pedro 3:21).  

Ação: Arrependa-se e seja batizado para a remissão dos pecados (Atos 2:38). Se você já obedeceu, compartilhe a notícia. Muitas pessoas nunca pensaram cuidadosamente nesta instrução. (Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

21 de fevereiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Jonas (Comentário Bíblico Moody) 18 B. A Abóbora e o Verme. 4: 4-7. 4. É razoável essa tua ira? O Senhor examinou a atitude de Jonas. À luz da preocupação divina para com o homem, como seu servo podia ser tão impiedoso? 5. Fez uma enramada. Embora Jonas estivesse cônscio que uma onda de arrependimento em Nínive faria Deus salvar o povo, ele obstinadamente determinou esperar a destruição que tinha predito. Foi para um lugar mais elevado fora da cidade propriamente dita, armou um caramanchão de galhos de árvore para se proteger do sol. Tais abrigos ainda se usam em campo aberto no Oriente Médio. Um homem pode ficar confortavelmente em sua sombra mesmo quando o sol fica muito quente. 6. Então fez o SENHOR Deus nascer uma planta. A planta, palma cristi, é comum no Oriente Médio. A rapidez do seu crescimento neste caso é declaradamente um ato divino. Jonas sofria tanto com seus conflitos íntimos que reagia com as mais disparatadas emoções. Antes, se sentira grandemente deprimido, agora se alegrou grandemente. 7. Enviou um verme. A destruição da planta também foi um ato divino. O verme atacando as raízes, destruiu a planta, e com ela, a bênção de sua sombra. C. O Vento e o Sol. 4:8. Deus mandou um vento. Este ato final do Senhor privou Jonas de seu último conforto terreno – a sombra fresca. O vento oriental é famoso por sua temperatura cauterizante, do qual nem mesmo a sombra de um abrigo pode proteger o homem. Quando Jonas chegou ao ponto de não suportar mais o calor, clamou pelo alívio da morte pela segunda vez. A primeira vez ele desejou morrer por causa de seu desespero íntimo; desta vez ele clamou a Deus por causa de seu desconforto físico. D. A Lição. 4:9-11. Obviamente, a série das ações divinas destinadas a Jonas tinha um propósito. Deus tentava destacar o absurdo da falta de preocupação espiritual de Jonas pelo bem-estar humano, contrastando-o com a sua legítima preocupação por seu próprio bem[1]estar físico. 9. A pergunta do versículo 4 torna a ser repetida. Do conteúdo de 4:1-3 pode-se deduzir que a resposta de Jonas à primeira pergunta devia ter sido a mesma que esta. 10. Tens compaixão da planta. Era uma preocupação cabível e provavelmente motivo razoável para se zangar. Mas a planta não passava de uma planta, e Jonas nada tinha a ver com o seu crescimento ou destruição. 11. Não hei de eu ter compaixão . . . de Nínive. Os ninivitas eram seres humanos – homens, mulheres e crianças – objetos da criação especial de Deus e portanto do Seu amor. Uma simples planta, como essa, não podia entrar em comunhão pessoal com Deus; nem o pecado podia corrompê-la. A preocupação de Jonas pela planta era egoísta; ele sentia a sua destruição porque lhe servira para o conforto pessoal. Mas a preocupação de Deus pelo homem é altruísta, pois Ele apenas procura ajudar, livrando-o do pecado. Nenhum homem tem o direito de questionar nem ressentir-se do amor de Deus derramado para salvar o homem qualquer homem – do pecado e da destruição do pecado. Os ninivitas precisavam Dele mais que os outros porque ninguém lhes mostrara as diferenças morais. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

21 de Fevereiro   Dia 52  

Leituras: Mateus 15:10-20; Atos 18:18-28; Salmo 46; Provérbios 11:27-31; Levítico 13.  

Versículo Especial“Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra” (Salmo 46:10).  

Pensamento Bíblico: Confiando nas Riquezas (Provérbios 11:28). A Bíblia está repleta de advertências a respeito da confiança nas riquezas, até mesmo chamando-a de uma forma de idolatria (veja Colossenses 3:5). Entretanto, muitas pessoas, entre elas cristãos, sacrificam coisas de real valor para ganhar dinheiro, economizar dinheiro, e progredir nas carreiras para ganhar mais dinheiro. No altar do materialismo, nós queimamos o nosso tempo, nossa energia, nossos irmãos e nossas famílias.

Ação: Defina hoje suas prioridades para procurar primeiro o Senhor, e manter seus olhos na meta celestial. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

20 de fevereiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Jonas (Comentário Bíblico Moody) 17  1. Desgostou-se . . . . extremamente, e ficou irado. Um paralelismo tipicamente hebreu, expressando a reação extrema de Jonas diante da salvação da idade de Nínive. 2. Pois sabia que és Deus clemente. Finalmente desvendou-se o segredo. Jonas não ignorava o caráter do seu Deus. Ele fugiu para Társis não porque temesse os ninivitas, mas porque não queria que fossem salvos. Ele sabia que todas as ameaças divinas são condicionais, não importa como sejam enunciadas. Deus era clemente, isto é, Ele tinha no seu coração o bem-estar do homem e apaixonadamente desejava tirá-lo do pecado. Até a nação do próprio Jonas não teria se formado se Deus não fosse gracioso para com os filhos de Israel desde o começo (Êxodo. 34:6, 7). Qualquer livramento da escravidão, da opressão, da fome ou da destruição é uma evidência do gracioso amor de Deus para com o homem (Isaias. 30:18) e o Senhor perdoa os pecados porque Ele é gracioso (Oseias. 14:2). Misericordioso. Uma palavra companheira de clemente, apontando para o amor de Deus que é derramado sobre o pecador indigno que se arrepende dos seus pecados. Deus guarda para si o direito de ajudar aqueles que demonstram arrependimento genuíno do pecado e que confiam em sua bondade. Tardio em irar-se. O desejo de Deus não é punir imediatamente o desviado. Mas quando se torna evidente, em qualquer dada situação, que os homens são orgulhosos e teimosos demais para serem facilmente disciplinados, Ele começa a ensiná-los através do "caminho mais duro", expressando o Seu descontentamento para com o pecado. Grande em benignidade. Para o profeta, o amor de Deus é tão grande que ele só pode multiplicar frases na tentativa de expressá-lo. Benignidade é uma tradução da palavra hebraica hesed, significando lealdade a uma promessa convencional. A expressão da benignidade não se exaure quando a afiança é quebrada pela outra parte, mas ela vai em busca do desviado e o traz de volta para um relacionamento pessoal íntimo. A benignidade de Deus é tão grande que Ele se alegra em desviar o juízo para que o pecador penitente possa reentrar no relacionamento convencional. 3. Jonas não tinha em seu coração o amor de Deus e ele se sentiu envergonhado porque a sua profecia foi anulada pela conversão daqueles que ele detestava. O profeta ficou tão abatido que desejou a morte.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

20 de Fevereiro   Dia 51  

Leituras: Mateus 15:1-9; Atos 18:1-17; Salmo 45; Provérbios 11:22-26; Levítico 10-12.  

Versículo Especial“E falou Moisés a Arão: Isto é o que o Senhor disse: Mostrarei a minha santidade naqueles que se cheguem a mim e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão se calou” (Levítico 10:3).  

Pensamento Bíblico: O Pecado de Nadabe e de Abiú  (Levítico 10:1-7). A palavra de Deus é dada para ser obedecida. Quando estes sacerdotes negligenciaram este fato e ofereceram fogo “que ele não lhes tinha ordenado”, eles sofreram a consequência do seu pecado. Os julgamentos de Deus não são sempre súbitos, mas ele recompensa a justiça e castiga a desobediência. Sua palavra é revelada para que possamos conhecer como mostrar nosso amor para com ele, servindo-o.  

Ação: Faça tudo o que Deus determina: nem mais nem menos!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

19 de fevereiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Jonas (Comentário Bíblico Moody) 16 8. Sejam cobertos . . . os animais. Colocando pano de saco sobre os animais também, os ninivitas simbolizaram a união entre o homem e a natureza na humilhação e nas orações. E se converterão . . . do seu mau caminho. Como acontece em momentos de perigo, as pessoas que doutro modo parecem completamente indiferentes ficam muito cônscias de suas maldades – um triste comentário sobre a falta de gratidão do homem para com as bênçãos divinas em bons tempos. Da violência. O povo da Assíria era conhecido por sua crueldade para com outros povos, especialmente os prisioneiros de guerra. Os ninivitas foram despertados em suas consciências para perceberem que o modo de tratarem outros estava para desencadear o desastre sobre eles. 9. Voltará Deus e se arrependerá. Estes dois verbos não significam que os ninivitas pensassem que Deus fosse instável. Indicam que esses pagãos criam que o maior desejo do Senhor era salvá-los e não destruí-los. A palavra arrependerá, quando usada para com Deus, não indica tristeza pelo pecado. Antes aponta para uma decisão da parte de Deus de mudar o Seu método de lidar com Suas criaturas. O total repúdio do pecado da parte do homem é agradável a Deus e em resposta Ele derrama graciosamente o Seu amor. D. O Juízo Retido. 3:10. A mensagem de Jonas ao que parece, não foi uma sentença condicional; mas na realidade o era porque a ameaça do castigo divino pode ser desviada quando se evidencia um arrependimento verdadeiro. As promessas do Senhor de salvar têm precedência sobre Suas ameaças. O amor de Deus é eterno, mas Suas expressões de ira servem para despertar o arrependimento do homem. No caso de Nínive, o Senhor não mudou em essência; apenas foi mudado o Seu modo de lidar com o homem. Esta é a maravilha da misericórdia e do amor. Jonas 4 IV. Aprendendo. 4:1-11. A. Queixas. 4:1-3. Jonas obedecera ao Senhor indo a Nínive e pregando a mensagem de Deus, mas a atitude do seu coração não fora mudada. Ele odiava tanto os ninivitas por causa de sua crueldade que lá no fundo do seu coração antegozava a sua destruição. Agora, passados os quarenta dias, Nínive continuava intacta. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

19 de Fevereiro   Dia 50  

Leituras: Mateus 14:22-36; Atos 17:16-34; Salmo 44; Provérbios 11:16-21; Levítico 8-9.  

Versículo Especial“Não confio no meu arco, e não é a minha espada que me salva” (Salmo 44:6).  

Pensamento Bíblico: Jesus Enfrentou Duras Situações em Oração (Mateus 14:23). O contexto desta noite de oração conta-nos muito sobre o valor da comunicação com o Pai Celestial. O dia anterior havia trazido notícias da morte trágica de João Batista (14:12-13), e havia sido um dia de grandes milagres, incluindo-se curas (14:14) e alimentação de mais de 5000 pessoas (14:15-21). O dia seguinte incluiria a caminhada sobre as águas (14:25) e alguns ensinamentos duros que fizeram com que muitos dos seus seguidores o abandonassem (veja João 6). Jesus, que conhecia melhor do que qualquer um o valor da comunicação com o Pai, enfrentou tais momentos de tensão com oração, no isolamento da montanha. Não sabemos se ele dormiu naquela noite, mas sabemos, sim, que ele orou.  

Ação: Ore. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

18 de fevereiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Jonas (Comentário Bíblico Moody) 14  4. Começou ... a percorrer ... caminho de um dia. A declaração não quer dizer que Jonas completou a viagem de um dia antes de começar a pregar; quer dizer que ele começou a pregar no começo de sua visita a Nínive. A viagem de um dia em campo aberto era cerca de 32 quilômetros, mas em uma área desabitada o curso de tal viagem naturalmente não era em linha reta mas dava voltas por entre os mercados e vielas. Ainda quarenta dias. A mensagem de Jonas era curta, e à primeira vista parecia ser incondicional. Era um grito de desgraça e calamidade. C. O Arrependimento de Nínive. 3:5-9. 1) Em Saco e Cinzas. 3:5, 6. 5. Os ninivitas creram em Deus. O povo de Nínive aceitou as palavras de Jonas como uma mensagem de Deus e ficou grandemente preocupado com o perigo que corria. Quando agrupados, os semitas sempre foram facilmente influenciáveis, e um homem com a aparência de Jonas clamando solitário, provavelmente atraiu as multidões e as perturbou profundamente. As reações populares ainda são comuns no Oriente Médio. Aqui, sem dúvida, sua tendência natural foi reforçada pelo Espírito de Deus. Proclamaram um jejum. Em tempos de perigo era considerado coisa apropriada recusar-se a alimentação e devotar-se integralmente às súplicas diante dos deuses até que o perigo passasse. Vestiram-se de panos de saco. O pano de saco era considerado como símbolo de humildade e completa dependência de Deus. Era uma roupa feia e rústica que não servia para vestimenta normal. 6. Rei de Nínive. Não o imperador do império assírio mas o governador da cidade-estado. Ele também tomou parte no jejum para torná-lo oficial. Tendo se vestido de pano de saco com os outros, começou a implorar misericórdia. Assentou-se sobre cinza (cons. Jó 2:8; Jeremias. 6:26; Malaquias. 1:10). Maneira pitoresca de declarar que o homem nada é diante do grande perigo. 2) O Decreto do Rei. 3:7-9. 7. E fez-se proclamar . . . mandado do rei. A receptividade do povo foi transformada em um ato do estado. Coisa comum entre os povos semitas tem sido a inclusão dos animais em seus jejuns e lamentações. Pode parecer estranho aos ocidentais que os gritos dos animais famintos fossem intencionalmente acrescentados aos do povo; mas os orientais consideravam-nos coisa essencial às súplicas eficazes. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

18 de Fevereiro   Dia 49  

Leituras: Mateus 14:13-21; Atos 17:1-15; Salmo 43; Provérbios 11:12-15; Levítico 6-7.  

Versículo Especial“Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte e aos teus tabernáculos” (Salmo 43:3).  

Pensamento BíblicoA Alimentação dos Cinco Mil  (Mateus 14:13-21). Este é um dos mais conhecidos milagres feitos por Jesus. Sua ação mostra sua compaixão, mesmo quando ele lamentava a morte de João Batista. Este milagre também ressaltou sua habilidade para providenciar o que o povo realmente necessitava. Ainda que muitos homens não vejam além da satisfação do corpo, Jesus tinha vindo como o pão do céu para dar a vida eterna.  

Ação: Permita que a verdade de Deus o conduza em direção ao céu. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...