13 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 34 10. Debalde. O hebraico hinnam (um hap. leg. cons. o annáma assírio, "em vão"), um substantivo usado como advérbio, de hen; assim, "gratuitamente, por nada, em vão". c) Desolação Total. 6:11-14. As repetições neste parágrafo são características de Ezequiel e enfatizam sua função de atalaia. 11. O profeta deve exultar diante do castigo às abominações de Israel (cons. 21:14, 17; 22:13; 25:6) e exclamar: Ah! (cons. 25:3; 26:2; 36:2). 12. O que estiver longe . . . o que estiver perto. O juízo não virá apenas sobre a Palestina mas a todos os judeus. idólatras onde quer que estejam. O que ficar. . . cercado, ou antes, preservado (lit. observado; com. Is. 26:3). Os sobreviventes morrerão de fome. 13. Debaixo de toda árvore frondosa, debaixo de todo carvalho espesso. Literalmente, . . . terebinto folhudo. O terebinto ('elâ) é uma árvore decídua com folhas peniformes e frutinhos vermelhos (Pistacia terebinthus), que geralmente atinge uma altura de 12,31m e tem galhos espalhados. Produz uma espécie de terebintina. O versículo se refere ao culto da deusa da fertilidade (cons. Os. 4:13). Suave perfume. No hebraico, perfume confortante, isto é, odor tranqüilizante de sacrifícios que se elevam (Gênesis. 8:21; Êxodo. 29:18, 25, 41; Levítico. 1:9). Usado em referência a ídolos, aqui e em 16:19; 20:28. 14. Farei a terra tornar-se desolada . . . desde o deserto até Ribla (de acordo com as variantes da Bíblia Massorética de Ginsberg e no Códice Metropolitano de 916 d. C.); isto é, desde as fronteiras no extremo sul às fronteiras utópicas do norte (cons. Números. 34:11, 12). O T.M. e a LXX dizem desde o deserto de Diblata. Não se conhece tal lugar, nem poderiam as cidades moabitas mencionadas em Números. 33:45; Jeremias. 48:22 serem locais lógicos para este contexto. O nome da cidade está no acusativo (ou diretivo). Michaelis, destacando a freqüente confusão entre as letras d e r tanto nos caracteres arcaicos quanto nos regulares, admite que seja Ribla, uma cidade a 80 quilômetros ao sul de Hamate sobre o Rio Orontes (veja também II Reis 23:33; 25:20, 21; Ezequiel. 48:11. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

13 de maio Dia 133  

Leituras: Marcos 8:1-10; 1 Coríntios 8; Salmo 114; Provérbios 28:15-21; 1 Samuel 17. 

Versículo EspecialO que lavra a sua terra virá a fartar-se de pão, mas o que se ajunta a vadios se fartará de pobreza” (Provérbios 28:19).  

Pensamento BíblicoDeus e Golias (1 Samuel 17). Ouvimos bastante sobre Davi e Golias, um dos grandes exemplos de fé, no Velho Testamento. Para que não percamos a aplicação, pode nos ajudar em certas ocasiões considerar essa história do ponto de vista de Deus encontrando Golias. O poderoso Golias nada podia contra Deus. Davi sabia disso e aceitou que Deus o usasse para a vitória. Precisamos de uma fé tão forte como a fé do jovem Davi.  

Ação: Procure a ajuda de Deus para vencer seus “gigantescos” problemas.( Estra Ido dos estudos da Biblbia.Net que Deus abençoe a todos)

12 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 33  a) O Destino dos Altos. 6:1-7. 2. Os montes de Israel. Eles formavam o principal aspecto topográfico da terra de Israel. A frase é peculiar a Ezequiel. Veja também 6:2, 3; 19:9; 33:28; 34:13, 14; 36:1, 4, 8; 37:22; 38:8; 39:2, 4, 17. Em 36:1-15, o profeta descreve a felicidade das montanhas sob o novo reino. 3. Montes . . . outeiros . . . ribeiros . . . vales são aspectos físicos diferentes das planícies niveladas da Babilônia. Eram também a sede da idolatria de diversos tipos (Amós 7:9; Os. 4:13; Jeremias. 2:20, 23; 7:31, 32; Isaias. 57:3-12; Zacarias. 12:11; Malaquias. 2:10, 11). O curso da idolatria fora refreada em Israel por líderes tais como Samuel, Davi, Asa e Ezequias. Manassés reintroduziu muitos tipos de cultos pagãos. Josias ocupou-se de uma reforma de longo alcance em 622 A.C. (II Reis 23: 13.20), mas seus sucessores não prosseguiram com a sua obra. Altos. Para uma descrição dos lugares altos, veja W.F. Albright, Archaeology and the Religion of Israel, págs. 92, 105.107; G.E. Wright, Biblical Archaeology, págs. 113, 114. 4. Altares de incenso. Não "imagens do sol" das versões mais antigas. Veja também Levítico. 26:30; II Crônicas. 14:3; 34:4, 7; Isaias. 17; 8; 27; 9; Ezequiel. 6; 4, 6. Pequenos altares de calcário, com um chifre em cada canto, e suportes de cerâmica para a queima de incenso foram encontrados em Megido. Um exemplar com inscrições encontrado em Palmira na Síria forneceu a identificação do hamman (cons. Albright, op. cit., págs. 144- 147, 215; Wright, op. cit., págs. 113, 114). Vossos ídolos. O hebraico gillûlîm aparece trinta e nove vezes em Ezequiel e só nove vezes no restante do V. T. A raiz significa enrolar, mas a origem específica desta expressão de desprezo é obscura. 5. Espalharei os vossos ossos. Era um método de profanar altares (cons. II Reis 23:16). 6. Para que os vossos altares sejam destruídos. Esta tradução segue a tradução de weyeshammû da Symmachus, a Siríaca, o Targum e a Vulgata, em lugar de weyeshamû, "e serão culpados" do T.M. 7. Para que saibais que eu sou o SENHOR. Esta declaração, com suas variantes, a frase mais característica de Ezequiel, aparece mais de sessenta vezes no livro. O Senhor está identificado como o Deus verdadeiro, a única divindade. b) Um Remanescente Poupado. 6:8-10. 8. Mas deixarei um resto. "Ele tempera o juízo com "a graça" (Flack; cons. sobre 5:3). 9. Pois me quebrantei por causa do seu coração dissoluto. Tradução de shabartî (segundo Áquila, Symmachus, Teodósio, o Targum e a Vulgata) em lugar de nishbartî do T.M., "pois me quebrantei". Literalmente, seu coração que esteve cometendo adultério. Compare as alegorias de Ezequiel 16 e 23. E cegou os seus olhos (RSV). Este verbo é necessário para expandir o severo zeugma literal, "quebrantar seu coração e olhos". ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

12 de maio Dia 132  

Leituras: Marcos 7:31-37; 1 Coríntios 7:36-40; Salmo 113; Provérbios 28:8-14; 1 Samuel 15-16.  

Versículo EspecialO que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Provérbios 28:13).  

Pensamento BíblicoObedecer é Melhor do que Pedir Desculpas (1 Samuel 15:22-23). Saul tornou a errar, desta vez, por não obedecer inteiramente as instruções de Deus. Ele procurou um meio para justificar sua ação, e se ofereceu para fazer um sacrifício. Deus esperava sacrifícios quando as pessoas pecavam, mas o que ele queria, na verdade, era que eles evitassem totalmente o pecado. Quando pecamos, devemos pedir desculpas humildemente e trabalhar ativamente para evitar a repetição do pecado.  

Ação: Peça desculpas por seus pecados e trabalhe para não repeti-los!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

11 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 31 8. À vista das nações (lit. olhos). Deus vindicará a Sua santidade diante do mundo (cons. 20:9,14, 22, 41; 22:16; 28:25; 38:23; 39:27). 9. O que nunca fiz. Castigos sem paralelo adviriam a Israel da parte do Senhor (cons. Lamentações. 1:12; 2:20; 4:6). 10. Os pais comerão a seus filhos. Canibalismo (cons. II Reis 6:24-29; Levítico. 26:29; Deuteronômio. 28:53; Lamentações. 4:10). 11. Profanaste o meu santuário. Veja capítulo 8 cem referência aos detalhes. Eu retirarei ('egda). A tradução da RSV (derrubarei) segue dez manuscritos hebraicos, como também a Symmachus, o Targum, a Vulgata e o Texto Massorético. 12. Uma terça parte . . . morrerá. Estes juízos se referem ao versículo 2 (cons. Jr. 14:12). 13. E me consolarei. Forte antropopatia. "Eu me consolarei", vingando-me (cons. Isaias. 1:24). No meu zelo. O "ciúme" divino incita-o a punir a deslealdade descuidada do Seu povo (16:38, 42) e a restaurá-lo para que os pagãos não duvidem do Seu poder (36:5, 6; 38:19; 39:25- 29). A solene asseveração, "Eu, o Senhor, falei", aparece nos versículos 13, 15, 17; 17:21, 24; 21:17, 32; 23:34; 24:14; 26:14; 30:12; 32:24; 36:36; 37:14; 39:5; e em outros lugares em fraseologia muito parecida com esta. 15. Serás objeto de opróbrio. Esta é a tradução da LXX, da Siríaca, da Vulgata, do Targum, que está de acordo com o restante do versículo. 16. Quando eu despedir . . . contra eles. Esta tradução difere apenas em uma letra – bakem em lugar de bahem – do T.M. 17. "Os quatro penosos atos do juízo", fome, bestas-feras, peste e espada, também aparecem em 14:20. Veja tb. Levítico. 26:22-26; Deuteronômio. 32; 24, 25; Apocalipse. 6:7, 8. Os juízos sobre Israel têm significado para o mundo (Ezequiel. 5:5-8); para Israel (5:13-17); e para os sobreviventes (6:8-10). Ezequiel 6 2) Um Oráculo Contra as Montanhas de Israel, Sede de Idolatria. 6:1-14. Enquanto o profeta acusa Jerusalém nos capítulos 4-5, neste capítulo ele acusa a nação. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

11 de maio Dia 131  

Leituras: Marcos 7:24-30; 1 Coríntios 7:25-35; Salmo 112; Provérbios 28:1-7; 1 Samuel 13-14.  

Versículo Especial“Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o perverso, nos seus caminhos, ainda que seja rico” (Provérbios 28:6).  

Pensamento Bíblico“Fui Forçado” a Pecar (1 Samuel 13:12). Saul era culpado. Ele tinha agido sem a aprovação de Deus, ao oferecer um sacrifício sem Samuel. Quando Samuel chegou e o interrogou, Saul explicou a pressão da situação e disse que se sentiu forçado a fazê-lo. Deus não aceitou sua desculpa, nem aceita nossas desculpas quando dizemos que “não pudemos evitar”. Ele sabe a verdade (1 Coríntios 10:13).  

Ação: Aceite a responsabilidade por seus próprios atos. Quando pecar, procure humildemente o perdão de Deus.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

10 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 30  Ezequiel 5 d) Símbolo da Destruição dos Habitantes de Jerusalém. 5:1-4. 1. Toma uma espada afiada; como navalha de barbeiro a tomarás, segundo a Siríaca, a Teodociana, Symmachus e Antiga Latina. Barbeiro. O nome é gallab, do acadiano gallabu, através do fenício ou qualquer outro dialeto cananita. Um hapax legomenon. E a farás passar pela tua cabeça e pela tua barba. Figura da cidade que seria varrida dos seus habitantes (com. Isaias. 7:20; Jeremias. 41:5). Tomarás uma balança de peso. "A justiça divina é exata" (A. B. Davidson). 2. Queimarás no fogo. Um terço do cabelo devia ser queimado, em sinal dos que seriam consumidos pela peste e fome; um segundo terço devia ser ferido com a espada, que seria o destino de muitos habitantes; e a terceira parte devia ser espalhada pelo vento, uma figura dos exilados esparsos (cons. v. 12). 3. Uns poucos . . . nas abas da tua veste, isto é, do seu manto. Uma referência aos remanescentes piedosos. Com referência a outras alusões aos remanescentes, em Ezequiel, veja 6:8; 10; 9:8; 11:13. 4. Tomarás alguns, e os lançarás no meio do fogo. Mesmo este remanescente pequenino seria sujeito a provações adicionais. e) Explicação dos Símbolos. 5:5-17. 5. Jerusalém . . . no meio das nações. Isto não se refere ao igualar de Jerusalém com o "centro da terra" dos últimos escritores apocalípticos, rabínicos e cristãos (cons. Enoque 26:1, 2; O Livro dos Jubileus 8:12, 19). Israel, é verdade, localizava-se no meio das rotas de tráfego que ligavam a Ásia, África e Europa; mas mais especialmente ela era o centro da escolha e cuidado providenciais de Deus (cons. Êxodo. 19:5, 6; Deuteronômio. 7:6-8; 14:2; 26:19). 6. Ela, porém se rebelou. Esta tradução do T.M. é preferível ao das traduções, e ela foi mudada (Teodociana, Symmachus, Samaritana, Targum e AV). A raiz é marâ. Quanto a hediondez do pecado de Israel, veja 16:47, 48; Jeremias. 2:10, 11; 18:13. 7. Porque sois mais rebeldes. Böttcher liga o hamonkem (raiz hamâ, "rugir, ser turbulento") do T.M. ao hamrôtkem (raiz marâ, como no v. 6), "por causa de sua rebeldia ostentosa". Nos meus estatutos. Apoiado pela LXX, a Antiga Latina e Siríaca. Cumprido. O "não" do T.M. foi omitido por cerca de trinta manuscritos hebraicos e a Siríaca. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

10 de maio Dia 130  

Leituras: Marcos 7:14-23; 1 Coríntios 7:17-24; Salmo 111; Provérbios 27:22-27; 1 Samuel 11-12.  

Versículo Especial“Tão-somente, pois, temei ao Senhor e servi-o fielmente de todo o vosso coração; pois vede quão grandiosas cousas vos fez” (1 Samuel 12:24).  

Pensamento BíblicoGrandiosas Coisas Ele Fez (1 Samuel 12). Quando Saul foi coroado o primeiro rei de Israel, Samuel fez um forte apelo à fidelidade da nação. Havia perigo de que eles pudessem imitar as nações vizinhas em mais coisas do que seu estilo de governo. Samuel lembrou-os do grande poder e providência de Deus. Se pensarmos nas mesmas coisas, acharemos mais fácil servir ao Senhor fielmente.  

Ação: Medite nas grandes coisas que Deus fez por você.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

9 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 29  c) Símbolo da Escassez Durante o Cerco. 4:9-17. 9. O profeta devia fazer um pão misto de trigo e cevada, favas e lentilhas (uma planta leguminosa com sementes pequenas e avermelhadas; cons. Gênesis. 25:34). Painço (dohan, um hapax legomenon, provavelmente uma palavra aramaica; uma planta periódica que cresce e amadurece sem chuva e cujas sementes são trituradas em farinha e misturadas com outros cereais para fazer pão para os pobres), e espelta, um tipo de trigo bravo (cons. II Samuel. 17:28). O número dos dias que te deitares sobre o teu lado. A não ser que consideremos que esta é uma intromissão do símbolo anterior, parece que o segundo e terceiro símbolos foram encenados simultaneamente. O profeta não poderia ter sido literalmente atado sobre o seu lado e também colhido os cereais para fazer o pão. 10. A tua comida será por peso, vinte siclos por dia. Um siclo tem 11,5 gr. Sua ração alimentar era portanto de cerca de 230 gr. por dia. 11. Água . . . a sexta parte de um him. Aproximadamente 1 litro. 12. Esterco. Pão cozido sobre esterco de homem seria nojento e poluído (cons. Deuteronômio. 23:12-14; Levítico. 5:3; 7:21). 13. Comerão . . . o seu pão imundo, entre as nações. As nações estrangeiras e seus produtos eram considerados impuros (cons. Amós 7:17; Oseias. 9:3, 4). 14. Contaminada. Sendo membro da família sacerdotal, Ezequiel tinha observado as leis dietéticas (cons. Êxodo. 22:30; Levítico. 7:18, 24; 17:11- 16; 19:7; 22:28; Deuteronômio. 12:16; 14:21). O versículo 14 é uma das poucas orações registradas neste livro. 15. Ezequiel recebeu a permissão de substituir o esterco humano por esterco de vacas, que ainda hoje em dia é usado como combustível pelos beduínos e felás da Arábia e Egito. 16. Tirarei o sustento de pão. Cons. 12; 17-19; 14:13; Levítico. 26:26. 17. E se consumirão nas suas iniqüidades. Cons. 24:23; 33:10; Levítico. 26:39.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

9 de maio Dia 129  

Leituras: Marcos 7:1-13; 1 Coríntios 7:10-16; Salmo 110; Provérbios 27:15-21; 1 Samuel 8-10.  

Versículo Especial“E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens” (Marcos 7:7).  

Pensamento BíblicoBrechas Humanas na Lei Divina (Marcos 7:1-13). Jesus responde ao ataque dos fariseus, criticando seu abuso da lei de Deus. Pois eles erradamente obrigaram, quando Deus não o fez, até exaltando a tradição humana acima da lei Divina. A conseqüência  curiosa de seu ensinamento da tradição era, no fim de tudo, desobrigar quando Deus não o havia feito. Um homem podia ser liberado de responsabilidades (por ex., sustentar os pais) usando uma brecha farisaica. O homem não tem direito de abrir brechas na lei de Deus!  

Ação: Obedeça cuidadosamente e ensine a vontade de Deus, não a tradição humana.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

8 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 28 b) Símbolo da Duração do Exílio. 4:4-8. 4, 5. Deita-te também sobre o teu lado esquerdo. Com referência ao Reino do Norte, Israel. Quando se olha para o nascer-do-sol, à esquerda fica o norte e à direita o sul (cons. Gn. 14:15; Salmos. 121:5). Levarás sobre ti a iniquidade. O texto corrigido é preferível ao T.M. Aqui Ezequiel representa Israel sofrendo a sua iniquidade e não suportando-a substitutivamente. Trezentos e noventa dias. Igual ao número de anos do seu castigo. A LXX dá "cento e noventa dias". 6. Deitar-te-ás sobre o teu lado direito . . . (pela) casa de Judá; isto é, pelo reino do sul. Quarenta dias . . . cada dia por um ano (v. 7). Igual à LXX. 7. No assunto em questão este versículo parece pertencer aos versículos 1-3. 8. Eis que te prenderei com cordas; assim não te voltarás dum lado para o outro. Não prisão física, mas a coibição divina observada em 3:25; um símbolo da perda da liberdade que aguardava o povo. Alguns mestres defendem que uma catalepsia ou uma doença prolongada foi usada por trás desse segundo símbolo. Parece-nos melhor aceitar os comentários feitos em 3:25 e descobrir aqui uma referência semelhante a um impedimento espiritual e físico. Quando se deitou na intimidade do seu lar, deitou-se sobre o seu lado esquerdo e direito, de acordo com as instruções divinas. Desde a queda de Jerusalém em 586 A.C. até o primeiro retorno dos exilados em 538 A.C. passaram-se 48 anos, que em números redondos representam a duração da iniquidade da casa de Judá (v. 6). Sobre os 390 (ou 190) dias há um grande desacordo. As penalidades de Israel e Judá poderiam ter sido coincidentes nos últimos quarenta anos, mas qual é o terminus a quo? Desde a queda da monarquia em 922 A. C. até a volta em 538 são 384 anos, que se aproximam muito dos 390 anos. Talvez isto pudesse ser considerado como um período de iniquidade e castigo para o Reino do Norte. No livro dos Reis a duração total dos reinados dos reis de Judá desde Roboão até Zedequias é de 394 anos e meio; mas isto dificilmente poderia ser igualado à iniquidade ou castigo de Israel. Outros encontram alguma semelhança mística com os 430 anos da escravidão no Egito somando os 390 aos 40! Calculando a partir de 734 A.C., os ataques de Tiglate-Pileser (II Reis 15:29), até o exílio, temos 148 anos, o que se aproximaria muito dos 150 anos da LXX na frase que foi acrescentada a 4:5. Da queda de Samaria em 721 até 538 temos 183 anos, que se aproxima da figura de 190 anos na Septuaginta em 4:5, 9. Talvez os números devam ser aceitos teoricamente e não literalmente. Com o material que temos à disposição, parece-nos pouco sábio dogmatizar sobre o como os 40 e os 390 (ou 190) anos devem ser computados. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

8 de maio Dia 128  

Leituras: Marcos 6:45-56; 1 Coríntios 7:1-9; Salmo 109:21-31; Provérbios 27:8-14; 1 Samuel 5-7.  

Versículo EspecialO prudente vê o mal e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena” (Provérbios 27:12).  

Pensamento Bíblico: Dagom contra Jeová (1 Samuel 5). Os filisteus derrotaram Israel numa batalha e roubaram a arca da aliança, a obra mais preciosa existente em Israel. Pensando terem vencido o Deus de Israel, eles colocaram seu propiciatório junto a seu deus, Dagom. O pobre e desamparado Dagom perdeu sua cabeça . . . e suas mãos! Jeová demonstrou seu poder e sua santidade. Nem os deuses nem o povo da Filistia puderam permanecer na presença de Jeová.  

Ação: Prepare um lugar para Deus em sua vida; mantenha o pecado fora!( Estar Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

7 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro  Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 27  Ezequiel 4 a) Símbolo do Cerco de Jerusalém. 4:1-3. Nesta seção o profeta desenha sobre um tijolo de barro o esboço do cerco de Jerusalém. 1. Toma um tijolo. De barro mole, igual ao que os babilônios usavam para escrever ou desenhar com um estilete de forma piramidal. 2. Fortificações. Barreiras ou muros ou torres de vigia com rodas. A palavra dayeq é provavelmente aramaica. Trincheiras para ligar a torre com os muros da cidade sitiada. Arraiais. Ou destacamentos de soldados. Aríetes. Ou britadores. Quanto às operações, veja 17:17; 21:22; 26:8; Deuteronômio. 20:20; Malaquias. 4:11; Isaias. 29:3. Veja também o alto relevo do exército de Senaqueribe atacando Laquis (II Reis 18) nas paredes do palácio de Nínive em J.B. Pritchard, The Ancient Near East (Fig. 101). 3. Toma . . . uma sertã de ferro; isto é, uma assadeira. Este ato devia representar os fortes ataques do inimigo contra a cidade e dar uma idéia da barreira que havia entre Deus e o povo. b) Símbolo da Duração do Exílio. 4:4-8. 4, 5. Deita-te também sobre o teu lado esquerdo. Com referência ao Reino do Norte, Israel. Quando se olha para o nascer-do-sol, à esquerda fica o norte e à direita o sul (cons. Gênesis. 14:15; Salmos. 121:5). Levarás sobre ti a iniqüidade. O texto corrigido é preferível ao T.M. Aqui Ezequiel representa Israel sofrendo a sua iniqüidade e não suportando-a substitutivamente. Trezentos e noventa dias. Igual ao número de anos do seu castigo. A LXX dá "cento e noventa dias". 6. Deitar-te-ás sobre o teu lado direito . . . (pela) casa de Judá; isto é, pelo reino do sul. Quarenta dias . . . cada dia por um ano (v. 7). Igual à LXX. 7. No assunto em questão este versículo parece pertencer aos versículos 1-3. 8. Eis que te prenderei com cordas; assim não te voltarás dum lado para o outro. Não prisão física, mas a coibição divina observada em 3:25; um símbolo da perda da liberdade que aguardava o povo. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

7 de maio Dia 127  

Leituras: Marcos 6:30-44; 1 Coríntios 6:12-20; Salmo 109:1-20; Provérbios 27:1-7; 1 Samuel 3-4.  

Versículo Especial“Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (1 Coríntios 6:20).  

Pensamento Bíblico: Seu Corpo é o Templo de Deus (1 Coríntios 6:19-20). Ao oferecer indicações práticas de como viver como pessoas santificadas, Paulo lembra-nos de algumas coisas acerca de nossa relação com Deus. Assim como o templo do Velho Testamento representava a presença de Deus no meio de Israel (veja Ezequiel 1; 8; 10; 11; 43; 48), também agora os cristãos gozam do relacionamento de Deus com eles. Nossos templos (corpos) não são verdadeiramente nossos, mas deverão ser submetidos aquele que vive em nós. Deus pagou por nós, e tem direito de esperar que o glorifiquemos com todo nosso ser. Sua presença não deixa lugar para o pecado em nossas vidas.  

Ação: Glorifique a Deus hoje, lembrando-se de que ele o comprou.  ( Estra Ido do estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...