30 de dezembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Joel (Comentário Bíblico Moody) 5  A. Uma calamidade tripla: gafanhotos, seca e conflagrações. 1:2-20. 1 . A invasão das locustas. 1:2-12. 2. Chamado ao arrependimento, 1:13, 14. 3. Os terrores do Dia do Senhor. 1:15-20. B. O flagelo como precursor do dia do juízo. 2:1-17. 1. Um quadro vivo do juízo vindouro. 2:1-11. 2. Uma exortação ao arrependimento. 2:12-17. II. O afastamento do juízo e a concessão de bênçãos. 2:18 – 3:21. A. As bênçãos no futuro imediato. 2:18-27. B. O derramamento do divino Espírito. 2:28-32. C. Juízo sobre as nações. 3:1-17. 1. A vingança das maldades cometidas contra os judeus. 3:1-3. 2. Julgamento da Fenícia. 3:4-8. 3. Julgamento do mundo. 3:9-17. D. As bênçãos que se seguirão ao juízo. 3:18-21. COMENTÁRIO Joel 1 Versículo-título, 1:1 . 1. Joel significa Yahweh (ou Jeová) é Deus. Petuel significa persuadido por Deus. No Oriente o uso do nome do pai serve de sinal de identificação. É análogo ao nosso uso de sobrenomes (cons. Oséias. 1:1; Sofonias. 1:1; Miqueias. 1:1). I. A Praga dos Gafanhotos como Precursora do Dia do Senhor. 1:2 – 2:17. A. Uma Calamidade Tripla: Gafanhotos, Seca e Conflagrações, 1:2-20. No meio de uma terrível calamidade o profeta convoca o povo para uma lamentação universal. Ele interpreta a condição presente como uma precursora do Dia do Senhor (1:2-12). Para desviar os seus terrores ele convoca todas as categorias sociais da população a se voltarem para Deus em arrependimento (1:13, 14). Ele torna a enfatizar a atual situação angustiosa e termina com uma oração pedindo libertação (1:16-20).( Que  a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

30 de Dezembro Dia 364  

Leituras: João 21:15-19; Apocalipse 21; Salmo 149; Eclesiastes 12:1-8; Ester 6-8.  

Versículo Especial: “Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles” (Apocalipse 21:3).  

Pensamento Bíblico“Eis o Tabernáculo de Deus com os Homens” (Apocalipse 21:3). A meta foi atingida. Quando a Bíblia caminha para o final, Deus e os homens estão morando juntos, em fraternidade. Foi assim que tudo se iniciou, em Gênesis, mas o contínuo pecado tinha forçado Deus a separar-se dos homens. Finalmente, Cristo veio para permitir que a comunhão fosse restaurada (João 1:14), e as páginas de encerramento das Escrituras nos dizem que a obra foi completada.  

Ação: More com Deus. Não permita que o pecado o expulse. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

29 de dezembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Joel (Comentário Bíblico Moody) 4  Estilo. O estilo de Joel é clássico, fazendo lembrar o de Amós e Miquéias. Se Joel tomou emprestado abundantemente dos profetas que o precederam, ou se ele foi o poço do qual estes beberam, não podemos determinar com certeza; mas a afinidade literária é forte. Compare Joel 3:18 com Amós 9:13; Joel 1:4 com Amós 4:9; Joel 2:11 com Sofonias. 1:14, 15; Joel 2:3 com Ezequiel. 36:35 e Isaias. 51:3; Joel 2:11 com Miqueias. 3:2; Joel 3:10 com Isaias. 2:4. Ocasião. A ocasião imediata para a criação do livro foi a devastação da terra por uma praga dupla de locustas e uma seca. Em estilo poético de rara elegância e força, o profeta descreve a invasão das locustas na figura de um exército, sugerindo que elas são precursores do ''Dia do Senhor". Ele convoca todas as categorias sociais ao arrependimento, e files promete que se todos preencherem os requisitos de obediência a Deus, a terra será restaurada à sua antiga fertilidade. Também o Espírito de Deus será derramado sobre toda a carne, o povo da afiança triunfará finalmente sobre todos os seus inimigos, e haverá uma era de santidade e paz universal. Ensinamentos. Que "o Dia do Senhor" está para vir é o ensino central do livro o dia quando o Senhor se manifestar pessoalmente na destruição dos seus inimigos e na exaltação dos seus amigos. Esse dia será acompanhado de grandes convulsões da terra e exibição de extraordinários fenômenos da natureza (2:30, 31). A atitude do coração e da vida do homem diante do Senhor será o fator que determinará sua reação naquele dia. Será um dia de terror para o pecador (1:15; 2:11) e um dia de bênçãos para o santo (2:12-14, 19-29). Aqueles que invocarem o nome do Senhor serão salvos, mas os inimigos do seu povo serão aniquilados (cap. 3). ESBOÇO Versículo-título: O Autor da Profecia. 1:1. I. A praga da locusta como precursora do Dia do Senhor. 1:2 – 2:17. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


29 de Dezembro Dia 363  

Leituras: João 21:1-14; Apocalipse 20; Salmo 148; Eclesiastes 11:7-10; Ester 3-5.  

Versículo Especial: “E, se alguém não foi achado inscrito no livro da vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo” (Apocalipse 20:15).  

Pensamento Bíblico“Inscrito no Livro da Vida” (Apocalipse 20:15). Os comentaristas diferem na aplicação principal deste texto, mas a mensagem subentendida é inconfundível. Há uma separação bem clara entre os justos (que louvam o Senhor e reinam com ele) e os injustos (que são atirados ao sofrimento sem fim). Nesta vida, as recompensas dos justos nem sempre são aparentes, e as consequências do mal podem não ser imediatas. Mas no final, Deus julgará a todos nós, com justiça. Seu nome estará no Livro da Vida?  

Ação: Certifique-se de que Deus tem seu nome escrito no livro certo!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

28 de dezembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Livro Joel (Comentário Bíblico Moody) 3 Por outro lado, os argumentos que defendem uma data pré-exílica também são fortes. O destaque dado aos sacerdotes e a ausência da nobreza deve-se ao fato de que Joiada, o sumo-sacerdote, reinava em lugar de Joás, o rei infante. O argumento do silêncio (veja observação sobre Samaria acima) não tem peso, pois o autor não estava principalmente preocupado com os acontecimentos do Reino do Norte. O termo Israel podia ser apropriadamente usado com referência a Judá na qualidade de herdeiro legítimo das bênçãos espirituais de Jacó. Intercâmbio entre os gregos e Tiro poderia ter ocorrido em data precoce, pois a Grécia não foi mencionada como uma nação. A palavra hebraica Yawun (= jônio) poderia referir-se a um grupo de bandos isolados de mercadores de escravos de um país distante. Em Joel 3 não há nenhuma descrição que se encaixe no período pré-exílico. Joel 3-4-6 refere-se aos mesmos acontecimentos descritos no livro de Obadias. Os inimigos mencionados não são os países do Exílio (Assíria, Babilônia e Samaria), mas países pré-exílicos (Fenícia e Filístia; com. II Crônicas. 21:16, 17). Autoria. O livro de Joel tem sido tradicionalmente aceito como a obra de um só autor. Contudo, em 1870 aproximadamente, M. Vernes sugeriu que 2:28 – 3:21 (na Bíblia Hebraica, caps. 3 e 4) não foram escritos pelo autor de 1:2 – 2:27 (na Bíblia Hebraica, 1:1 - 2:18). Mais tarde, ele modificou seu ponto de vista e admitiu que o mesmo autor escreveu as duas seções; contudo, ele ainda afirmava que diferenças marcantes existiam entre ambas as seções. Outras tentativas menores também foram feitas para provar que o livro não é uma unidade literária. Nowack, Marti e outros que tiveram sucesso em contestar a validade desta. escola de pensamento defendem que Joel é uma unidade. O ponto de vista da alta crítica geralmente aceito hoje em dia é que Joel é o autor responsável pelo livro, masque modificações posteriores, expansões e interpolações podem ter ocorrido através dos séculos de transmissão das Escrituras. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

28 de Dezembro Dia 362  

Leituras: João 20:24-31; Apocalipse 19; Salmo 147; Eclesiastes 11:1-6; Ester 1-2.

Versículo Especial: “Então, ouvi uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-poderoso” (Apocalipse 19:6).  

Pensamento Bíblico: “Aleluia! pois Reina o Senhor Nosso Deus, o Todo-Poderoso” (Apocalipse 19:1-9). No livro de Apocalipse fica claro que louvar a Deus é uma atividade maior S talvez a atividade principal S no céu. Há tantas razões para louvá-lo, que os cânticos podem continuar para sempre. Aqui, o louvor é por causa do seu poder e vitória. Babilônia, a mulher má e assassina, caiu. Deus reina com todo o poder. Que privilégio, juntar-se àquela multidão celeste, louvando a Deus na comemoração da vitória!  

Ação: Louve o Senhor Deus. Ele é Onipotente!.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

27 de dezembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Livro Joel (Comentário Bíblico Moody) 2  INTRODUÇÃO O Nome e a História Pessoal do Autor. O autor é intitulado "Joel, filho de Petuel" (1:1). O nome hebraico Yô'el (LXX; Ioél, Vulg.) significa "Yahweh (ou Jeová) é Deus". Por isso, tal como o nome Miquéias, pode indicar uma confissão de fé da parte dos pais da criança. A história pessoal de Joel está limitada ao que foi sugerido pela própria profecia. Embora mais outras treze pessoas do Velho Testamento tenham o nome de Joel, o profeta não pode ser identificado com nenhuma delas. Sua mensagem se relaciona principalmente com Jerusalém e Judá. Suas referências à terra e à cidade sugerem que ele foi cidadão da Palestina meridional e provavelmente habitante de Jerusalém (Veja "Sião, 2:1, 15, 32; 3:16, 17, 21; os "filhos de Sião", 2:23 ; "Judá" e "Jerusalém", 2:32; 3:1, 16, 17, 18, 20; os "filhos de Judá" e Jerusalém, 3:6, 8, 19). Ele demonstra um conhecimento completo do Templo, seus cultos e pessoal (por exemplo, 1:9, 13, 14,16; 2:14,17). Contudo, sua correção dos sacerdotes parece indicar que não era membro dessa classe. Data. Até agora os mestres não têm sido capazes de chegar a um acordo sobre a data do livro de Joel. Entretanto, das várias datas propostas, há duas sugestões principais : 1) Uma data precoce, durante o reinado de Joás (ou Jeoás) em Judá, em cerca de 830 A.C. 2) Uma data pós-exílica, em cerca de 400 A.C. – durante o período persa. Há alguns argumentos lógicos que apóiam esta data tardia. De um lado, não há referência no versículo-título (1:1) a um rei regente, como em outros profetas pré-exílicos. Também não se menciona o Reino do Norte (Samaria), portanto evidentemente devia estar há muito extinto. Joel usa a palavra Israel em se tratando de Judá, o que nenhum profeta pré-exílico teria feito. O termo só era usado em relação às dez tribos do norte antes de 722 A.C. (a queda de Samaria). Os sacerdotes, não os nobres ou reis, foram os líderes da sociedade pós-exílica. A referência aos gregos em 3:6 (jônios) indica um período quando os judeus estavam em contato com eles. Também os versículos 1, 2, 17 de Joel 3 indicam que o cativeiro já tinha acontecido. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


27 de Dezembro Dia 361  

Leituras: João 20:19-23; Apocalipse 18; Salmo 146; Eclesiastes 10:16-20; Neemias 12-13.  

Versículo EspecialOuvi outra voz do céu, dizendo: Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos” (Apocalipse 18:4).  

Pensamento BíblicoMorrendo com a Mulher Má (Apocalipse 18). A mulher apresentada com minúcias repulsivas no capítulo 17 é destruída no capítulo 18. Mas antes que sua queda seja completa, um chamado é feito para que os justos se afastem dela. Temos que viver no mundo, porém não compartilhar do mal do mundo. Este princípio é apresentado de Gênesis a Apocalipse, e tem que ser cuidadosamente aplicado em nosso dia-a-dia. Deus espera que mostremos um exemplo positivo para aqueles que nos rodeiam.  

Ação: Permita que sua luz brilhe; ela pode vencer a escuridão!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

26 de dezembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 41  B.A Promessa de Perdão. 14:4-8. 4. Quando o povo de Deus clama em genuíno arrependimento, Ele está pronto a vir em seu auxílio e curar a sua infidelidade. O amor do Senhor é motivado pela Sua própria graça e não por algum mérito nos Seus súditos. Ele é dado gratuitamente, uma palavra sugerindo que ele é concedido pela vontade espontânea do próprio Deus. Israel não mereceu o amor de Deus, mas Ele estava pronto a fito dar como um presente. A ira do Senhor fala de Sua reação diante do pecado, o qual sempre provoca a Sua indignação. Pela graça, entretanto, a ira pode ser desviada e o juízo evitado. 5. A chuva é escassa em grande parte do Oriente Próximo, e o orvalho é essencial para a vegetação poder crescer. Deus capacitada Israel a florescer: Florescerá como o lírio, sugerindo beleza e fertilidade. Diversas flores têm sido sugeridas como sendo esse lírio. Pliny falou dos lírios brancos que crescem livremente na Palestina e "são incomparáveis em sua fecundidade, muitas vezes produzindo cinqüenta bulbos em uma simples raiz" (Pliny, Natural History XXI. 5). Também se sugeriu a Anemone coronária. As palavras, raízes como o cedro do Líbano, dão ideia de estabilidade. Não se sabe ao certo se a referência é aos cedros ou às montanhas do Líbano, mas em ambos os exemplos o símbolo é de permanência. 6. Os ramos que se estenderão são os brotos ou mudinhas que brotaram das raízes depois que a videira de Israel foi derrubada (cons. Isaias. 53:2). Oséias dá a entender que a raiz da árvore emitirá muitas plantinhas novas. O fruto da oliveira era elemento principal da economia do antigo oriente. Jeremias 11:16 fala de Israel como "uma oliveira verde, formosa por seus deliciosos frutos". O Líbano tinha o cheiro suave dos seus cedros e arbustos que cresciam sobre suas encostas. 7a. Leia-se : "Os que habitam sob a sua sombra tornarão a plantar o grão" (JPS). Deus está falando e declarando que Israel restaurada desfrutará de tais bênçãos, que outros povos serão abençoados através da associação com Israel. Plantarão cereais e farão colheitas sob a proteção de Israel. 8. O versículo 8 se entende melhor como um diálogo entre Israel e Deus. Israel pergunta: Que tenho eu com os ídolos? Efraim (Israel) aprendeu a lição e está pronta a renunciar a idolatria. Deus responde: Eu te ouvirei e cuidarei de ti. Deus olha satisfeito para Israel que renunciou a idolatria. Israel torna a falar: Sou como o cipreste verde. Em sua prosperidade Israel se compara à figueira majestosa, ou ao cipreste. Contudo, a jactância parece presunçosa e Deus faz Seu povo se lembrar: De num se acha o teu fruto. C. Uma Advertência Final. 14:9. A pergunta: Quem é sábio que entenda estas coisas? transmite a ideia: "Aquele que for sábio entenda estas coisas". O sábio e o prudente, espera-se que dêem atenção à mensagem do profeta. Os caminhos do SENHOR abrangem a sua Palavra, ou vontade. O termo "caminho" foi usado aqui como metáfora. Os justos podem andar nos caminhos do Senhor sem medo, mas os transgressores encontram pedras de tropeços ao longo da estrada e constantemente têm muitos desgostos. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

26 de Dezembro Dia 360  

Leituras: João 20:11-18; Apocalipse 17; Salmo 145; Eclesiastes 10:8-15; Neemias 10-11.  

Versículo Especial“Achava-se a mulher vestida de púrpura e de escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de pérolas, tendo na mão um cálice de ouro transbordante de abominações e com as imundícias da sua prostituição” (Apocalipse 17:4).  

Pensamento Bíblico: A Mulher do Diabo (Apocalipse 17:1-6). Independente de interpretações especiais deste livro, não há dúvida de que a mulher descrita aqui seja a mulher do diabo. Ela é o contrário de tudo que é bom e puro. Ao contrário da mulher santa, que deu à luz o Filho varão do capítulo 12, esta mulher está vestida de pecado. Ela está toda adornada para atrair os homens carnais, que nem notam que de sua boca escorre o sangue dos justos. Como o pecado parece horrendo a Deus!  

Ação: Veja o pecado como Deus o vê e adorne sua vida com a pureza. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

24 de dezembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody)  40 31 15. Voltando-se novamente para o juízo imediato de Efraim (que significa fertilidade), Oséias diz : Ainda que ele viceja entre os irmãos, o fustigante vento oriental vindo do deserto trará a desolação sobre a terra. O vento do Oriente parece ser uma alusão à Assíria que logo viria despojar Israel. 16. Com a vinda dos assírios, Samaria levará sobre si a sua culpa (literalmente). Os reis de Israel foram culpados de atrocidades semelhantes às descritas neste versículo (cons. II Reis 15:16). Oséias 14 III. A Conversão e Renovação de Israel. 14:1-9. A. Chamado ao Arrependimento. 14:1-3. 1. Oséias voltou-se para o seu povo com um pedido: Volta . . . para o SENHOR. Israel fora infiel, mas o profeta ainda via esperanças se ela se arrependesse do seu pecado. Israel tinha caído. Literalmente, tropeçado. O pecado colocara uma pedra de tropeço em seu caminho. 2. Oséias pede a confissão de pecado: Tende convosco palavras. Israel estivera caminhando na direção do julgamento, que só podia ser desviado através de um completo abandono do pecado e da idolatria e uma volta a Deus e às Suas justas reivindicações sobre as vidas do Seu povo; por isso a ordem: Convertei-vos ao SENHOR. A oração: Perdoa toda a iniquidade, implica em renúncia do pecado. As palavras, aceita o que é bom, são literalmente: toma o bem. O Salmista diz : "é bom cantar louvores ao nosso Deus" (Salmos. 147:1). Com referência aos novilhos . . . dos nossos lábios, a LXX diz: o fruto dos nossos lábios (cons. Hebreus. 13:15). Confissão de pecado e renúncia dele na vida de Israel resultaria em bênção, como o consequente louvor e ação de graças. O louvor é comparado ao sacrifício que é oferecido pelo crente cheio de gratidão. 3. Um partido dentro da corte israelita esperava a ajuda da Assíria, mas Oséias insistia: A Assíria já não nos salvará. Para os que confiavam no Egito, a fonte dos cavalos de guerra (cons. I Reis 10:28; Isaias 31:1), o profeta insistia, não iremos montados em cavalos. Israel sentia-se tentada a confiar em um ou outro dos poderes rivais para satisfação de suas necessidades, mas Oséias tentava fazê-la lembrar que tal política resultaria em juízo divino. A obra das nossas mãos refere-se a ídolos que Israel fizera. A salvação não viria da Assíria, Egito, ou dos próprios esforços e invenções idólatras de Israel (cons. Isaias. 42:17; 54:17). Nas palavras, o órfão alcançará misericórdia, Israel foi descrito como um órfão sem pai que o sustente. Embora exposto ao perigo da Assíria, do Egito e outros inimigos, Israel em seu desamparo só podia encontrar misericórdia em seu Deus.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

24 de Dezembro Dia 358  

Leituras: João 19:38-42; Apocalipse 15; Salmo 143; Eclesiastes 9:13-18; Neemias 7.  

Versículo Especial“E entoavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações” (Apocalipse 15:3).  

Pensamento Bíblico: Moisés e o Cordeiro (Apocalipse 15:3). Algumas passagens do Novo Testamento comparam a Lei de Moisés com o Evangelho de Cristo, indicando a superioridade e suficiência do segundo. Hoje em dia, não estamos debaixo da Lei de Moisés e não podemos ser salvos por ela (veja Gálatas 5:1-4). Mas a Lei não foi má nem mal designada. Ela serviu ao propósito de preparar o caminho para Cristo. Moisés e o Cordeiro não são competidores, mas colaboradores. Moisés, um grande profeta e guia, apontou para Jesus, o maior de todos os profetas e guias. Moisés foi um servo; Jesus é Senhor e Rei. Ambos desempenharam papéis da maior importância, indicando o caminho para o céu. Nós, também, podemos cantar sobre o trabalho de Moisés, na preparação para a vinda do puro Cordeiro de Deus.  

Ação: Enquanto você obedece a Cristo, hoje, seja grato pelo trabalho de Moisés e de outros profetas, que nos falam a respeito dele. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...