17 de maio de 2014

MEDITAÇÃO DO DIA

17 de maio Dia 137  

Leituras: Marcos 9:2-13; 1 Coríntios 10:1-13; Salmo 118:1-14; Provérbios 29:15-21; 1 Samuel 23-24.  

Versículo Especial“Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia” (1 Coríntios 10:12).  

Pensamento Bíblico: Coisas Escritas para Nossa Instrução (1 Coríntios 10:1-13). Paulo mostra o valor dos exemplos do Velho Testamento, quando se refere aos erros dos israelitas. Depois que eles foram salvos da servidão no Egito, e a despeito da alimentação espiritual dada por Deus, eles retornaram ao pecado e foram punidos. Lições para nós:
   Fique atento para não pecar.
   Há sempre uma saída para escapar de qualquer tentação.  

Ação: Você vai ser tentado hoje. Ache o livramento que Deus proveu.

16 de maio de 2014

MEDITAÇÃO DO DIA

16 de maio Dia 136  

Leituras: Marcos 8:31-9:1; 1 Coríntios 9:19-27; Salmo 117; Provérbios 29:8-14; 1 Samuel 21-22.  

Versículo Especial“Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma” (Marcos 8:36).  

Pensamento Bíblico: Seguindo Jesus (Marcos 8:34). Para ser um discípulo de Jesus, é preciso:
   Desejo: “Se alguém quer vir após mim”.
   Negação: “A si mesmo se negue”.
   Determinação: “Tome a sua cruz”.
   Direção: “E siga-me”.  
   Se damos menos que isso, não somos discípulos verdadeiros!  

Ação: Resolva-se hoje a seguir Jesus ao longo de todo este dia e de todos os outros dias.

15 de maio de 2014

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO

Os Apóstolos Ressuscitaram Mortos

De todos os milagres realizados pelos servos do Senhor, nenhum é mais impressionante do que a ressurreição de mortos. De modo geral, os milagres acompanhavam a nova mensagem pregada por esses servos (Marcos 1:27; Hebreus 2:3-4; 2 Coríntios 12:12). Especificamente, as curas realizadas por Jesus e seus servos ilustravam a capacidade maior de curar a doença espiritual fatal do pecado (Marcos 2:10-12). Do mesmo modo, os milagres de ressurreição foram representações menores e visíveis do poder de Jesus sobre a morte, como visto na sua própria ressurreição e nas suas promessas sobre a ressurreição de todos.
Como embaixadores de Cristo, os apóstolos realizaram muitos milagres aqui na terra. Encontramos nas Escrituras registros de duas ocasiões em que apóstolos foram usados como instrumentos de Deus para ressuscitar mortos.
A Ressurreição de Tabita (Dorcas)
A cidade de Jope, um porto natural na Costa Mediterrânea, foi a cidade onde morava uma mulher chamada Tabita ou Dorcas (a tradução do nome do aramaica ao grego). Tabita era uma cristã amada e respeitada que se dedicava ao serviço aos outros, especialmente ao de ajudar aos pobres. Quando ela morreu, os discípulos em Jope chamaram o apóstolo Pedro, que estava na cidade vizinha de Lida. Quando Pedro chegou, ele achou outras viúvas chorando e mostrando exemplos das boas obras feitas por Tabita. Pedro orou ao Senhor e disse para Tabita se levantar. Ela abriu os olhos e levantou! Pedro apresentou a mulher viva às suas amigas que haviam lamentado sua morte. Além do efeito óbvio e imediato da alegria dos amigos, esse milagre levou muitas pessoas a examinarem a mensagem pregada, e muitas pessoas foram convertidas ao Senhor. A ressurreição de Tabita reforçou a mensagem sobre o Senhor e Salvador que oferece a vida eterna a todos nós!
A Ressurreição de Êutico
A segunda metade do livro de Atos dos Apóstolos registra os primeiros anos do trabalho do apóstolo Paulo. Esse servo de Deus viajou em vários países da Ásia e Europa, pregando o evangelho de Jesus em todos os lugares que passava. Atos conta a história de três viagens extensas que Paulo fez para pregar (geralmente conhecidas como suas viagens missionárias) e de uma outra que fez como prisioneiro sendo transferido de Cesareia para Roma. No regresso da terceira viagem, Paulo estava com pressa para chegar ao seu destino, Jerusalém. Ele e vários outros homens levavam dinheiro doado pelas igrejas da Europa e Ásia para ajudar os cristãos necessitados em Jerusalém. Na volta da Europa, passaram na cidade de Trôade, onde esperavam uma semana para se reunir com os irmãos. Paulo pregou e estendeu seu discurso. Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, dormiu e caiu do terceiro andar do local onde a igreja se reunia. Ele morreu. Quando Paulo se inclinou e abraçou Êutico, o jovem levantou vivo!
milagre realizado naquele dia trouxe alegria para todos os irmãos em Trôade, e o relato da ressurreição de Êutico tem sido transmitido ao longo dos séculos para reforçar a fé de muitos outros. Paulo pregava o evangelho de um Salvador que foi morto, mas que vive. Esse mesmo Salvador oferece a vida às pessoas perdidas e sem esperança por causa do pecado.
O propósito das ressurreições realizadas durante o período apostólico não foi manter a vida de todos os fiéis. De fato, muitos cristãos foram mortos por causa da sua fé, e os apóstolos não agiram para reanimar esses mártires. Estêvão, Tiago e inúmeros outros sacrificaram suas vidas por Jesus e foram enterrados.
Mesmo quando morriam, os discípulos confiavam no Senhor que prometeu uma outra ressurreição na sua vinda. Aqueles, como os cristãos fiéis nos dias de hoje, esperavam com confiança a ressurreição para a vida eterna. Paulo escreveu sobre essa confiança: “A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1 Coríntios 15:52).
(–por Dennis Allan)Que Deus Abençoe a Todos Pastor Antonio Marques.

MEDITAÇÃO DO DIA

15 de maio Dia 135  

Leituras: Marcos 8:22-30; 1 Coríntios 9:11-18; Salmo 116; Provérbios 29:1-7; 1 Samuel 20.  

Versículo Especial“Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios comigo?” (Salmo 116:12).  

Pensamento BíblicoSirva a Deus por Causa da Misericórdia de sua Salvação (Salmo 116). O salmista oferece sua adoração, sacrifício e devoção a Deus por causa da sua gratidão pela misericórdia de Deus. Quando contemplamos a graça e a bondade que Deus tem demonstrado para conosco, não faremos menos do que isso. Desde que somos abençoados com uma revelação clara da graça de Deus, parece pelo menos correto retribuirmos com nosso amor a Deus.  

Ação: Dê graças a Deus pela salvação em Jesus Cristo. Agradeça-lhe através de suas palavras e ações durante este dia.

14 de maio de 2014

MEDITAÇÃO DO DIA

14 de maio Dia 134  

Leituras: Marcos 8:11-21; 1 Coríntios 9:1-10; Salmo 115; Provérbios 28:22-28; 1 Samuel 18-19.  

Versículo Especial“Aquele que tem olhos invejosos corre atrás das riquezas, mas não sabe que há de vir sobre ele a penúria” (Provérbios 28:22).  

Pensamento Bíblico: Compare Deus com os Ídolos (Salmo 115). Observe esta descrição dos ídolos sem poder, lembrando-se de que o ídolo mais popular em nossa sociedade é o dinheiro (veja Colossenses 3:5). “Prata e ouro são os ídolos deles, obras das mãos de homens. Têm boca, e não falam; têm olhos, e não vêem; têm ouvidos e não ouvem; têm nariz, e não cheiram. Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta. Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem, e quantos neles confiam” (Salmo 115:4-8).  

Ação: Lembre-se: “No céu está o nosso Deus; e tudo faz como lhe agrada” (Salmo 115:3).

12 de maio de 2014

MEDITAÇÃO DO DIA

12 de maio Dia 132  

Leituras: Marcos 7:31-37; 1 Coríntios 7:36-40; Salmo 113; Provérbios 28:8-14; 1 Samuel 15-16.  

Versículo EspecialO que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Provérbios 28:13).  

Pensamento BíblicoObedecer é Melhor do que Pedir Desculpas (1 Samuel 15:22-23). Saul tornou a errar, desta vez, por não obedecer inteiramente as instruções de Deus. Ele procurou um meio para justificar sua ação, e se ofereceu para fazer um sacrifício. Deus esperava sacrifícios quando as pessoas pecavam, mas o que ele queria, na verdade, era que eles evitassem totalmente o pecado. Quando pecamos, devemos pedir desculpas humildemente e trabalhar ativamente para evitar a repetição do pecado.  

Ação: Peça desculpas por seus pecados e trabalhe para não repeti-los!

11 de maio de 2014

MEDITAÇÃO DO DIA

11 de maio Dia 131  

Leituras: Marcos 7:24-30; 1 Coríntios 7:25-35; Salmo 112; Provérbios 28:1-7; 1 Samuel 13-14.  

Versículo Especial“Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o perverso, nos seus caminhos, ainda que seja rico” (Provérbios 28:6).  

Pensamento Bíblico“Fui Forçado” a Pecar (1 Samuel 13:12). Saul era culpado. Ele tinha agido sem a aprovação de Deus, ao oferecer um sacrifício sem Samuel. Quando Samuel chegou e o interrogou, Saul explicou a pressão da situação e disse que se sentiu forçado a fazê-lo. Deus não aceitou sua desculpa, nem aceita nossas desculpas quando dizemos que “não pudemos evitar”. Ele sabe a verdade (1 Coríntios 10:13).  

Ação: Aceite a responsabilidade por seus próprios atos. Quando pecar, procure humildemente o perdão de Deus.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...