24 de junho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 80  9. O que fiz . . . foi por amor do meu nome. Este refrão também aparece nos versículos 14, 22. Cons. Jeremias. 14:7, 21; Isaias. 43:25; 48:9, 11. O nome representa o que Deus é e tem revelado ser. Se Ele não tivesse retirado o Seu povo do Egito, as nações poderiam acusá-Lo de fraqueza (Números. 14:13-16; Deuteronômio. 9:28). Seu nome é profanado quando os homens armazenam pensamentos a respeito Dele ou Lhe atribuem feitos inconsistentes com o Seu caráter santo e único (cons. v. 39; 36:20-22). O oposto de "profanar" é "santificar", que é reconhecer o Senhor como o único Deus verdadeiro em todos os setores da vida, e viver de modo condizente. 10-17. A rebelião de Israel no deserto. 11. Estatutos . . . juízos. Dando a Lei no Sinai (Êxodo. 19 e segs.). 12. Meus sábados. Como sinal de que o Senhor era o seu Deus e eles eram o Seu povo (v. 20; Êxodo. 31:13, 14; Isaias. 66:2, 4). Durante o Exílio a guarda do sábado se tornou um sinal distintivo dos judeus como povo do Senhor (veja vs. 12, 13, 16, 20, 21, 24). Eu sou o SENHOR que os santifica; isto é, eu os separei dos outros povos e os consagrei para ruim mesmo. Por causa do zelo pelo Seu nome (v. 14) e por causa da piedade pelos pecadores (v. 17), o Senhor poupou a segunda geração. 18-26. Rebelião da segunda geração contra Deus. 18. Seus filhos no deserto. Veja Deuteronômio. 1:39; Números. 14:31, 33. 21. Eles imitaram os pecados de seus pais (Números. 25:1, 2; Deuteronômio. 9:23, 24; 31:27 ). 23-26. Os pecados eram punidos de duas maneiras: com a ameaça da dispersão depois de entrarem em Canaã (vs. 23, 24); e castigando-os (vs. 25, 26). 23. Espalhá-los entre as nações. Tais ameaças podiam ser desviadas com o arrependimento (cons. Miqueias. 3:1-2; Jeremias. 26:16-19; 18; Jonas). 25. Também lhes dei estatutos que não eram bons. Aqui o Senhor não está falando da Lei, que era boa (vs. 13, 12). Mas o povo rebelde foi abandonado a uma lei diferente (v. 18), que produzia a morte e não a vida. "É parte do governo moral universal do mundo . . . que o efeito da desobediência e a negligência da graça leve o pecador a um pecado maior" (F. Gardiner em Commentary de Ellicott). Quanto à cegueira judicial com a qual Deus aflige aqueles que voluntariamente fecham seus olhos, veja Atos 7:42; Romanos. 1:24, 25; II Tessalonicenses. 2:11. 26. Deus permitiu que incorressem no crime de oferecer a fogo tudo o que abre a madre (primogênitos; cons, v. 31; 16:21; 23:37) a fim de que soubessem que eu sou o SENHOR. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

24 de junho Dia 175  

Leituras: Lucas 2:1-7; 2 Coríntios 9; Salmo 144; Eclesiastes 10:1-7; 2 Reis 13-14.

Versículo Especial“Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra” (2 Coríntios 9:8).  

Pensamento BíblicoAbundância Dada por Deus (2 Coríntios 9). Quando ele insiste com os santos coríntios para que cumpram o compromisso na sua obra de ajudar seus irmãos sofredores, Paulo os lembra da fonte de sua abundância. Eles deveriam ser gratos a Deus porque eles tinham os meios de ajudar e, assim, de boa vontade, dar dos seus recursos. Como frequentemente desfrutamos de fartas bênçãos, devemos também ser rápidos em compartilhá-las.  

Ação: Enumere suas bênçãos, dê graças a Deus por elas e então distribua algumas.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

23 de junho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 78 Ezequiel 20 1) Recapitulação da Infidelidade de Israel e Sua Preservação. 20:1-44. Aos anciãos da comunidade Judia na Babilônia que buscavam um oráculo divino (vs. 1-4), Ezequiel faz recordar a história de Israel, com sua rebeldia repetida (vs. 8, 13, 16, 21, 28), e sua preservação efetuada pelo Senhor por causa do Seu próprio nome (vs. 9, 14, 17, 22, 41-44). Israel pecou no Egito (vs. 5-9) e na sua viagem do Egito para Cades[1]Barnéia (vs. 10-17). A segunda geração no deserto rebelou-se contra Deus (vs. 18-26), e o povo que entrou em Canaã foi continuamente infiel para com Ele (vs. 27-29). A geração do profeta também foi idólatra tal como as gerações precedentes (vs. 30-32). Contudo, o propósito de Deus para como Seu povo no futuro envolveria juízo e esperança (vs. 33-44). Israel seria levada para o deserto uma segunda vez, com o propósito de juízo (vs. 33 -39). Então, depois que a idolatria fosse arrancada e a verdadeira adoração fosse possível, o Senhor seria conhecido pelas nações e por um Israel que odiaria o seu passado (vs. 40-44). a) Introdução: Ezequiel Consultado pelos Anciãos de Israel. 20:1-4. 1. Sétimo ano. Julho-agosto de 590 (591) A. C., onze meses depois da última data mencionada (8:1). Dos Anciãos. Cons. 8:1. 3. Vós não me consultareis. Cons. versículo 31; 14:3; 36:37. Em vez de responder às suas perguntas relativas ao presente, Deus recorda a relevante lição do passado de Israel. 4. Julgá-los-ias (cons. 22:2; 23:6) fazendo-os saber as abominações de seus pais. b) Israel Rebelde Preservada por Causa do Zelo do Senhor pelo Seu Próprio Nome. 20:5-32. 5-9. A rebelião de Israel no Egito. 5. Só nesta passagem de Ezequiel é que se faz menção da escolha de Israel feita por Deus. Pela primeira vez foi mencionada em Deuteronômio. 4:37; 7:7, 8; 10:15; 14:2; uma vez em Jeremias. 33:24; diversas vezes em Isaias. 40-66, como, por exemplo, em 41:8, 9. Levantando a minha mão, em juramento (veja também os vs. 6, 15, 23, 28, 42; 36:7; 44:12; 4:28 e segs.; 6:3). 6. A qual mana leite e mel. No Pentateuco esta expressão aparece quinze vezes, como, por exemplo, em Êxodo. 3:8. Em outras passagens aparece somente em Ezequiel. 20:15; Jeremias. 11:5; 32:22. Sobre a beleza de Israel, veja Jeremias. 3:19; Daniel. 8:9. 7,8. A acusação da idolatria de Israel no Egito. (cons. 23:3; Isaias. 24:14; Levítico. 18:3) não foi mencionada na narrativa do Êxodo. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

23 de junho Dia 174  

Leituras: Lucas 1:67-80; 2 Coríntios 8:16-24; Salmo 143; Eclesiastes 9:13-18; 2 Reis 11-12.  

Versículo Especial“Pois o que nos preocupa é procedermos honestamente, não só perante o Senhor, como também diante dos homens” (2 Coríntios 8:21).  

Pensamento BíblicoMinistrando Coisas Honrosas  (2 Coríntios 8:21). Paulo salienta, neste trecho, sua preocupação em fazer tudo de tal maneira que todos os envolvidos estejam confiantes de que tudo foi feito corretamente. O mesmo princípio deveria ser empregado em nossos negócios financeiros (bem como em outros aspectos da vida). Deveríamos lidar com os negócios de modo que se evite a acusação ou a suspeita.  

Ação: Faça as coisas às claras, livre de censura! ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos) 

22 de junho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro  Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 77 3. Um dos seus cachorrinhos. Jeoacaz. Aprendeu a apanhar a presa; isto é, veio a ser um rei no poder. 4. As nações ouviram falar dele. Leia-se o Texto Massorético como cláusula causativa, fizeram um clamor que foi ouvido. Cons. Isaias. 31:4; Jeremias. 50:29. Jeoacaz foi levado para o Egito por Faraó Neco (II Reis 23:33, 34). 5. Frustrada (E.R.C., havia esperado). Leia-se nô 'alâ em lugar de nôhalâ, "esperado", do T.M. Outro dos seus cachorros. Jeoaquim. 6. Aprendeu a apanhar a presa, andou à espreita da presa. 7. E destruiu suas fortalezas (RSV). Esta tradução segue o Targum em vez do T.M. e ele conheceu suas viúvas. Cons. Jeremias. 2:15,16; 4:7; 5: 6; 25:37. 8. (Armou ciladas) em roda. Cons. 12:13; 17:20, onde também é paralelo de "rede". 9. Nabucodonosor levou Jeoaquim para a Babilônia (II Reis 24:15). b) A Videira Arrancada e Consumida pelo Fogo. 19:10-14. 10. Aqui se introduz outra metáfora. Israel foi comparada a uma videira. Veja também Is. 5:1-7; 27:2, 3; Salmos. 80:9; Marcos. 12:1-9. Em uma vinha (RSV) aparece em dois manuscritos, contrastando com o T.M. em teu sangue. 11. Sua vara mais forte veio a ser um cetro dominador. Também a LXX B, a Antiga Latina, a Arábica e os versículos 12, 14. Esta vara é Zedequias (ou Jeoaquim). 12. Mas foi arrancada (ela, a nação). Cons. 17:9, 10; 31:12; Amós 9:15. O vento oriental, a Babilônia, secou-se o fruto. 13. A nação agora está no exílio entre condições onde a vida nacional não podia se desenvolver. 14. Das varas dos seus ramos saiu fogo. A videira foi consumida pelo fogo que saiu de um dos seus próprios ramos. Zedequias, por causa de sua rebeldia, desencadeou a destruição sobre a nação e a dinastia (II Reis 24:20 e segs.; Jeremias. 52:3). Esta é a lamentação. Isto é, a lamentação terminou e transformou-se em história (cons. 32:16). E. A Futura Queda de Israel era Inevitável e Necessária. 20:1 – 24:27. Ezequiel recorda a história do povo de Israel a quem o Senhor manteve vivo por amor do Seu próprio nome (20:1-4). Mas agora o Seu nome exige que a Sua espada vingadora rua Jerusalém (20:45 – 21:23 = T.M. 21:1-37). Além disso, as abominações de Jerusalém, como escória, devem passar pelo fogo da fundição do juízo, sobre os nobres e o povo da mesma maneira (cap. 22). Em uma alegoria que faz lembrar a do capítulo 16, o Senhor se distende sobre a infidelidade e a devassidão de duas irmãs, Oolá (Samaria) e Oolibá (Jerusalém), para com seu esposo divino, e o castigo resultante do seu adultério (cap. 23). No dia em que começou o cerco de Jerusalém (Jeremias. 39 : 1), Ezequiel conta a alegoria da panela enferrujada colocada sobre o fogo para purificação. E por meio de sua abstenção de chorar a morte de sua esposa, ele veio a ser um símbolo do desespero do povo diante do destino de sua cidade (cap. 24). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

22 de junho Dia 173  

Leituras: Lucas 1:57-66; 2 Coríntios 8:8-15; Salmo 142; Eclesiastes 9:9-12; 2 Reis 9-10.  

Versículo Especial“Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos” (2 Coríntios 8:9).  

Pensamento BíblicoEnriquecidos Através da Pobreza de Jesus (2 Coríntios 8:9). Quando Paulo insiste com os coríntios para que façam sacrifícios generosos, em benefício de seus irmãos, ele os lembra do sacrifício abnegado de Jesus. Ele deixou suas riquezas por uma vida--e morte--de pobreza. Se ele pode dar tanto por nós, podemos certamente sacrificar-nos por outros.  

Ação: Procure oportunidades para um sacrifício desinteressado.  ( Estra Ido dos estudos da Bblia.Net que Deus abençoe a todos)

21 de junho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 76  32. Porque não tenho prazer na morte do que morre (E.R.C.). Não desejo a morte daquele que está para morrer; isto é, daquele que merece morrer (cons. v. 24; 33:11). Ezequiel, como o atalaia escolhido pelo Senhor (3:16-21; 33:1-9), advertia e instava com seu povo, proclamando a justiça de Deus e também o Seu amor para com o pecador arrependido. Como harmonizar a responsabilidade pessoal do indivíduo e sua liberdade moral com a justiça de Deus e o tratamento de cada indivíduo é um problema difícil, com o qual lutam o livro de Jó e o Salmo 73. Jó não recebeu uma solução, mas satisfez-se com uma visão revitalizada de Deus (Jó 42:5, 6). "O coração tem razões que a razão desconhece", dizia Pascal. Apesar dos problemas do sofrimento e do pecado, confiar em um Pai Celestial amoroso é sempre a melhor atitude para o crente. Ezequiel 19 7) Alegoria dos Dois Leões e a Videira. 19:1-14. Duas lamentações em métrica elegíaca (qinâ), sob o disfarce de uma alegoria, descrevem: 1) uma leoa, a nação de Israel, privada sucessivamente de seus dois filhotes – Jeoacaz, deportado para o Egito (vs. 24) e Jeoaquim, levado para o cativeiro da Babilônia (vs. 5-9); e 2) uma videira e as suas varas, arrancada, transplantada para um deserto e consumida pelo fogo que brotou de uma de suas próprias varas; isto é, Israel foi envolvida na destruição pelo seu próprio rei, Zedequias, e exilada na Babilônia (vs. 10-14). a) A Leoa Privada de Seus Dois Filhotes. 19:1-9 . 1. Uma lamentação (qinâ; veja também 26:17; 27:2; 28:12; 32: 2; Amós 5:1) é um poema em métrica caracteristicamente elegíaca, na qual um verso mais longo, geralmente de três tônicas, é seguido de um mais curto, geralmente de duas tônicas (cons. Amós 5:1-3 ; Lamentações. 1). 2. A nação de Israel (ou Judá) está descrita como uma mãe de reis poderosos, uma leoa, em poder e majestade. Oséias leões eram comuns na antiga Palestina (Jeremias. 49:19 ; 50:44; Zacarias. 11:3; Cantares 4:8; Isaias. 30:6). Cinco nomes diferentes para eles se encontram em Jó 4:10, 11 , três dos quais aparecem neste versículo. Os leões ficaram praticamente extintos na Palestina depois das Cruzadas. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

21 de junho Dia 172  

Leituras: Lucas 1:39-56; 2 Coríntios 8:1-7; Salmo 141; Eclesiastes 9:1-8; 2 Reis 8.  

Versículo Especial“Porque o Poderoso me fez grandes cousas. Santo é o seu nome” (Lucas 1:49).  

Pensamento Bíblico: O Poderoso Fez Grandes Coisas (Lucas 1:49). Enquanto meditava sobre o privilégio de ser a mãe do Filho de Deus, Maria louvou a Deus. Ela havia sido escolhida para ser a mãe do Filho de Deus! Todavia, através de Jesus todos nós podemos gozar uma bênção ainda maior. Podemos ser filhos de Deus — co-herdeiros com Cristo — por causa da poderosa vitória que Jesus ganhou na cruz. Na verdade, Deus fez grandes coisas por nós.  

Ação: Agradeça a Deus pelas bênçãos oferecidas em seu Filho. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

20 de junho de 2023

MEDITAÇÃO DO DIA

 

20 de junho Dia 171  

Leituras: Lucas 1:26-38; 2 Coríntios 7:2-16; Salmo 140; Eclesiastes 8:10-17; 2 Reis 6-7.  

Versículo Especial“Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte” (2 Coríntios 7:10).  

Pensamento Bíblico: Pesar Benéfico (2 Coríntios 7:10). Paulo expressa aqui a dor da censura e a alegria que vem depois, quando ela é bem recebida. Enquanto é desagradável causar desgosto a outros, Paulo nos lembra que o pesar segundo Deus produz um bom resultado: arrependimento para a salvação. Nosso pesar pelo pecado deve ser mais do que a vergonha de ser “apanhado”. Deve ser uma tristeza genuína, que conduz a uma mudança de vida.  

Ação: Use o seu pesar pelo pecado construtivamente: permita que ele o motive a um verdadeiro arrependimento. ( Estra Ido dos estudos da  Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 74 e) O Princípio da Responsabilidade Pessoal Torna a Ser Declarada. 18:19, 20. 19. Mas dizeis. Veja também os versículos 25, 29; 33:17, 20; Malaquias. 1:2; e frequentes ocorrências em Malaquias. Por que não leva o filho a iniquidade do pai? Ezequiel destaca que nem o filho nem o pai será responsável um pela iniquidade do outro, mas cada pessoa é individualmente responsável diante de Deus. f) Perdão Divino para o Pecador Arrependido, mas não para o Apóstata. 18:21-29. Assim como o homem não herda as consequências do que seus pais fizeram, assim o indivíduo, por meio do arrependimento, pode ser emancipado do seu próprio passado. O homem perverso que se afasta do mal e busca a justiça viverá (vs. 21-23). Contudo, o homem justo que abandona sua justiça para fazer o mal morrerá no seu mal (v. 24). Contra a objeção de que os caminhos do Senhor não são justos, vem a réplica de que os caminhos da casa de Israel não são justos (vs. 25-29). 21. O pecador é livre para se arrepender e abandonar o pecado e fazer a vontade de Deus. Compare com a ideia de Oséias. 5:4; Jeremias. 13:23. 22. Pela justiça que praticou. Cons, versículo 24; 33:16. 23. Acaso  tenho prazer na morte do perverso? Esta pergunta reflete a misericórdia divina e o seu desejo de salvar a todos. "A mais preciosa palavra em todo o Livro de Ezequiel" (Kraetzschmar). Cons. o versículo 32; 33:11; I Timóteo. 2:4; II Pedro. 3:9. 25. O caminho do SENHOR, o princípio sobre o qual Ele age não é direito (yittaken). Literalmente, de acordo com o padrão. Uma figura extraída das transações comerciais (cons. v. 29; 33:17; I Samuel. 2:3). 26-29. Estes versículos repetem de forma mais resumida o pensamento apresentado nos versículos 21-25, para enfatizar este novo conceito. g) Exortação ao Arrependimento para Salvação. 18:30-32. 31. Lançar. Aqui Ezequiel se refere à participação do homem na renovação. Em 11:19; 36:25-27, ele destaca a parte divina. Cons. Jeremias. 4:4; 24:7; 31:33; Salmos. 51:7; Filipenses. 2:12, 13. Seu ministério requeria ambas as ênfases. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

19 de junho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 73  6. Não comendo carne sacrificada aos falsos deuses nos altos, nem levantando os olhos para os ídolos em oração (cons. 6:4). Um homem justo abstém-se do adultério e impureza (Levítico. 15:19-30). 7, 8. Tornando ao devedor a coisa penhorada. Cons. Êxodo. 22:26; Deuteronômio. 24:6; Jó 22:6; Amós 2:8. Não recebendo juros. Os judeus estavam proibidos de cobrar juros de seus irmãos necessitados (Êxodo. 22:25; Levítico. 15:25-37; Deuteronômio. 23:19) mas tinham permissão de cobrar juros sobre empréstimos feitos a estrangeiros (Deuteronômio. 23:20). 9. O TM. diz: "E os meus juízos ele tem guardado para praticar a verdade ('emet), que a LXX traduz: "para fazê-los" (ôtam). Certamente viverá. Contraste do versículo 4. c) Um Filho Perverso de um Pai Justo Merece a Morte. 18:10-13. 10. Se ele gerar um filho violento, derramador de sangue (o restante do versículo talvez seja uma glosa de Levítico. 4:2). 11. E não cumprir todos aqueles deveres. Os que estão relacionados nos versículos 6-9. 13. Porventura viverá? Esta é a conclusão lógica da pergunta proposta no versículo 10. Não viverá. Literalmente, será condenado à morte, a fórmula de Êxodo. 21:15; 22:18; Levítico. 20:9, 11. Um bom pai não pode amontoar méritos para o seu filho. d) Um Filho Justo de um Pai Perverso Merece a Vida. 18:14-18 . 14. O homem no terceiro elo da corrente vê todos os pecados que seu pai fez, teme (de acordo com a LXX, a Antiga Latina e a Vulgata) e evita seguir o seu exemplo. 16. Não retiver o penhor, indo assim além dos versos 7, 12. 17. Desviar sua mão da iniqüidade (RSV). Esta tradução segue a leitura do versículo 8 e da LXX. A tradução do T.M., afastou a sua mão de, para não oprimir, o pobre (cons. 20:22) é aceitável. Ezequias, Manassés e Josias, os últimos reis de Judá, exemplificam perfeitamente os três casos acima, embora abranjam quatro gerações.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

19 de junho Dia 170  

Leituras: Lucas 1:1-25; 2 Coríntios 6:11-7:1; Salmo 139; Eclesiastes 8:1-9; 2 Reis 4-5.  

Versículo Especial“Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus” (2 Coríntios 7:1).  

Pensamento Bíblico: Aperfeiçoando a Santidade no Temor de Deus (2 Coríntios 6:14-7:1). O serviço do Senhor requer santidade: separação do mal. Os filhos de Deus não podem manter união com o pecado. Esta santidade não é, contudo, uma inutilidade. Devemos nos limpar do mal, de modo que possamos ter uma ligação de realização com o Pai. Ele prometeu grandes coisas, mas, para gozá-las, temos que abandonar o mundo. 

Ação: Aperfeiçoe a santidade por causa de seu amor a Deus. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

18 de junho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 72  Como representante de Deus, Ezequiel declara que o homem individual não está envolvido nos pecados e destino de seus antepassados (vs. 1-4). E então ele desenvolve o princípio da responsabilidade pessoal do indivíduo no caso de três gerações sucessivas: um pai justo, um filho perverso e um neto justo (vs. 5-9, 10-13, 14-18). Ele toma a declarar o princípio da responsabilidade individual (vs. 19, 20), e declara que o perdão divino está à disposição do pecador arrependido, mas que o apóstata morrerá nos seus pecados (vs. 21-29). Ele conclui com uma exortação de arrependimento para a salvação (vs. 30-32). a) Todas as Pessoas São Individualmente Responsáveis diante do Senhor. 18:1-4. 2. Provérbio (mashal). Cons. 8:12; 12:22, 23. Os pais comeram (lit., comiam ou tinham o hábito de comer) uvas verdes ou azedas (boser), e os dentes dos filhos é que se embotaram (AV, ficaram arrepiados). Isto é, os filhos sofrem as conseqüências dos pecados de seus pais (citado em Jeremias. 31:29, 30). Sobre a transmissão de culpa, veja Êxodo. 34:7; Números. 14:18 ; Deuteronômio. 24:16; II Reis 14:6; Lamentações. 5:7. 3. O uso deste provérbio, atribuindo injustiça a Deus, devia cessar imediatamente. 4. Todas as almas são minhas, isto é, todas as pessoas pertencem ao Senhor da mesma maneira e individualmente, e só ele tem autoridade para julgar. A ama que pecar, essa morrerá. "Viver" (vs. 9, 17, 19) e "morrer" (vs. 4, 13, 18) são usados no sentido literal e escatológico. "Viver" é entrar no perfeito reino do Senhor o qual está para vir (caps. 37; 38) e "morrer" é não participar dele. Ezequiel, como outros autores do V. T. , considera este reino como terreno. b) A Vida Será a Recompensa do Justo. 18:5-9. Neste quadro do homem justo vemos as obrigações da vida piedosa. Uma declaração generalizada sobre a justiça do homem (v. 6) é seguida da descrição de sua prática de piedade, sua castidade e sua beneficência (vs. 7, 8), quando enraizada na obediência aos mandamentos de Deus (v. 9). Para semelhantes listas de virtudes veja Salmos. 15; 24:3-6; Isaias. 58:5-7; Jó 31. A conduta aparente de um homem bom é à revelação do seu caráter interno, resultado da obediência a Deus.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


18 de junho Dia 169  

Leituras: Marcos 16:14-20; 2 Coríntios 6:1-10; Salmo 138; Eclesiastes 7:23-29; 2 Reis 1-3.  

Versículo EspecialO Senhor é excelso, contudo, atenta para os humildes; os soberbos, ele os conhece de longe” (Salmo 138:6).  

Pensamento Bíblico: O Senhor das Alturas Atenta para os Humildes (Salmo 138:6). Esta regra do comportamento de Deus contradiz todas as expectativas dos homens naturais. Os seres humanos tendem a honrar o poder, a riqueza, a fama. Deus não se impressiona com tais coisas. Ele olha nos corações e julga o que o homem não pode ver claramente. Ele está perto dos pequenos, aqueles que são verdadeiramente humildes e muitas vezes desprezados pelo mundo. Os orgulhosos, que freqüentemente erram em não ver sua necessidade de Deus, nem sempre chegam perto da verdadeira comunhão com ele. O entendimento deste princípio nos ajudará a estabelecer nossas prioridades, que concordem com os ideais de Deus.  

Ação: Não se torne prisioneiro da armadilha dos interesses mundanos. Deus julga por um padrão mais alto e mais puro do que o homem.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net  que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 12 8. A minha resolução é ajuntar as nações. A misericórdia do Senhor é dirigida a todos os povo...