3 de junho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 55  23. O cumprimento (AV, efeito; lit., palavra). O conteúdo logo se realizaria. Os profetas não costumavam estabelecer datas definidas para o cumprimento de suas mensagens por causa do seu caráter moral e condicional (veja coment. referente ao v. 27). 24. Visão falsa. Os falsos profetas falavam o contrário dos homens que foram chamados por Deus, e não havia nenhuma maneira externa de distinguir a verdade da mentira exceto que, 'todo aquele que é da verdade ouve a minha voz" (João. 18:37). Os pagãos faziam uso de oráculos, magia e médiuns para saber o pensamento da divindade (21:21; Deuteronômio. 18:9-12). Na verdadeira profecia os estratagemas mecânicos eram evitados, pois Jeová falava à mente do profeta. Adivinhação lisonjeira ou muito agradável prometia imunidade das dificuldades (cons. 13:10, 16; Jeremias. 23:16, 17; 28:1-17). 25. Eu . . . falarei. Este versículo é continuação do versículo 23. Literalmente, porque eu, o Senhor, falarei a palavra que eu falarei. 27, 28. Aqueles que diziam: A visão . . . é para muitos dias . . . mui longe, isto é, não devia causar preocupações imediatas, o profeta replicou que as palavras divinas se cumpririam imediatamente. Pronunciando ameaças, os profetas não davam datas normalmente, pois tais profecias eram ameaças morais e condicionais, que podiam ser evitadas com base no arrependimento e retificação (veja Jonas; Jeremias. 18; 26:17-19; Joel 2:14, 18).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

3 de junho Dia 154  

Leituras: Marcos 13:1-13; 1 Coríntios 15:29-34; Salmo 124; Eclesiastes 2:24-26; 2 Samuel 23-24.  

Versículo Especial“Não vos enganeis; as más conversações corrompem os bons costumes” (1 Coríntios 15:33).  

Pensamento BíblicoFilosofias Contraditórias (1 Coríntios 15:32-34). Paulo compara duas filosofias de vida. A primeira é a do hedonismo, que só procura o prazer, predominante naquele tempo como agora. É a filosofia dos que esperam ser vencidos na morte. A segunda, da justa submissão a Deus. Esta é a filosofia dos vencedores, aqueles que esperam ser vitoriosos sobre a morte. Paulo escolheu esta última!  

Ação: Viva corretamente, esperando a vitória sobre a morte.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

2 de junho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 54  20. Cons. 35:4. 2) A Profecia e os Seus Abusos, 12:2 – 14:23. Nesta coleção de oráculos o profeta com a atitude popular de desprezo com a profecia (12:21-28), referindo-se ao ditado popular que dizia que a profecia já não se cumpria mais (vs. 21-25), e que as profecias de Ezequiel referiam-se a um futuro distante (vs. 26-28). Diante dessas acusações Ezequiel responde que as profecias referem-se ao presente e que se cumprirão. Isto leva a uma discussão dos enganadores do povo, falsos profetas e falsas profetizas (cap. 14). Os profetas mentirosos são comparados a raposas que gostam de ruínas (vs. 1-9); aos que caiam as paredes instáveis que o povo constrói; isto é, eles aprovam lisonjeiramente os fúteis projetos do povo (vs. 10-16). As falsas profetizas, mulheres execráveis que afirmam lerem o futuro sob pagamento e prediziam o sucesso para os perversos, são acusadas (vs. 17-23). O profeta então volta-se para a maldade daqueles que fazem perguntas referentes a Deus mas cujos corações estão apegados aos seus ídolos o tempo todo (14:1-11). Isto levanta o problema da responsabilidade geral. A presença de um homem justo entre um povo pecador não salvará a terra quando Deus derramar o Seu juízo sobre ela (14:12-23). a) Repreensão Contra o Desprezo à Profecia. 12:21-28. 22. Que provérbio é esse. A palavra hebraica mashal é aparentemente um verbo com o significado de "assemelhar-se, comparar, ser igual"; por isso, uma "comparação" ou "similitude". Bentzen e J. Pedersen deriva-o de um verbo significando "governar"; portanto, uma sentença enunciada por governantes cheios de poder de almas poderosas, uma palavra sublime, sobrevivendo ao momento efêmero. Ezequiel muitas vezes cita e replica aos ditados populares (8:12; 11:3; 16:44; 18:2; 20:32). O tempo passa e não se cumpra a profecia (AV, falha); isto é, torna-se uma ameaça mona. O fracasso da profecia em se realizar tornou-se um provérbio. Os zombadores fadam pouco do juízo ameaçador. Veja também Jeremias. 5:13, 14; 17:15 ; II Pedro. 3:3, 4, 9. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


2 de Junho Dia 153  

Leituras: Marcos 12:35-44; 1 Coríntios 15:20-28; Salmo 123; Eclesiastes 2:18-23; 2 Samuel 22.  

Versículo Especial“A ti, que habitas nos céus, elevo os meus olhos!” (Salmo 123:1).  

Pensamento Bíblico: A Futilidade de Deixar uma Grande Herança  (Eclesiastes 2:18-23).  O homem sábio continua a busca pela sua realização nesta vida, discutindo seus esforços para juntar riqueza, para afinal descobrir que ela poderia ser esbanjada por herdeiros ingratos. Ainda hoje, muitas pessoas estão preocupadas em deixar uma grande herança, ao mesmo tempo que negligenciam as necessidades espirituais de seus filhos. Nossas posses materiais perecem. As almas duram para sempre.  

Ação: Pais, dêem a seus filhos algo de valor eterno. Mostrem-lhes o caminho para o céu.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

1 de junho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 5 14. Espalharei todos os que para o ajudarem estão ao redor dele. (Seus ajudantes, de acordo com a LXX, a Antiga Latina de Dold, a Siríaca e o Targum). O TM, diz sua ajuda, um substantivo abstrato usado no sentido concreto, E todas as suas tropas. Uma palavra emprestada do acadiano, "asas"; de onde "ala de um exército", "hordas"; usado metaforicamente também em 17:21; 38:6, 9, 22; 39:4. Desembainharei a espada. Cons. 5:2, 10, 12. 15. Saberão que eu sou o SENHOR. Veja 6:10. 16. Deles deixarei ficar alguns poucos que escaparão. Literalmente, deixarei deles homens em número; isto é, "homens poucos em número". Cons. a expressão em Gênesis. 34:30; Deuteronômio . 4:27; Salmos. 105:2; Jeremias. 44:28. Veja também Ezequiel 6:8-10. Para que publiquem . . . entre as nações. Preservando os sobreviventes, o Senhor tornará claro às nações, que a catástrofe do Seu povo era devida não à Sua impotência mas à Sua justiça. Ele se preocupa com a honra do Seu nome. Veja 14:21-23. b) Símbolo do Cerco, 12:17-20. 18. Com este símbolo de comer o pão com tremor e beber a água com estremecimento e ansiedade, compare o símbolo exposto em 4:9-17. Ali a ênfase está sobre a escassez do alimento; aqui sobre o terror. A palavra com tremor, ra'ash, se aplica a um terremoto (3:12; 37:7; Amós 1:1); ao tremor hiperbólico da terra devido as lutas na guerra (Isaias. 9:4; Jeremias. 47:3; Jó 39:24; 41:21). 19. Ao povo da terra. A populaça, aqueles que foram deixados para trás, em Judá (cons. 7:27). Que a sua terra será despojada de tudo quanto contém. A fim de que a sua terra (isto é, Jerusalém) seja despojada de sua plenitude (lit.; cons. construção semelhante em 32:15). Por causa da violência de todos os que nela habitam. Veja Amós 3:9- 11 sobre a violência de Israel.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

1 de junho Dia 152  

Leituras: Marcos 12:28-34; 1 Coríntios 15:12-19; Salmo 122; Eclesiastes 2:12-17; 2 Samuel 20-21.  

Versículo Especial“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor” (Salmo 122:1).  

Pensamento BíblicoUma Fé Vazia (1 Coríntios 15:12-19). Algumas pessoas em Corinto negaram a ideia de que a morte é seguida pela ressurreição. Paulo mostrou que a sua posição retira do evangelho todo o significado. Se Cristo não se levantou, não há razão para servi-lo! Alguns hoje afirmam seguir a Cristo, ao mesmo tempo que negam a ressurreição. A deles, também, é uma fé vazia, sem esperança.  

Ação: Dê graças a Deus pela ressurreição e exaltação de Jesus Cristo. Sirva-o como alguém que tem uma bem fundada esperança no porvir. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

31 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 52  3-7. O profeta recebeu a ordem de preparar uma bagagem de exílio (lit., faça recipientes de exílio), tais como as provisões sumárias carregadas pelos exilados em sobre as costas, que ele devia trazer fora à vista deles . . . de dia. Depois sair à tarde . . . à vista deles, abrir um buraco na parede, talvez em sua saindo por ali (é preferível a da LXX, Siríaca, Vulgata e Targum ao trazer para fora do T.M.), carregando a bagagem sobre os seus ombros na escuridão espessa (vs. 6, 7, 12). Devia também cobrir sua face (lit. olhos). Fazê-lo seria um sinal ou presságio para a casa de Israel. Veja também o v. 11; 24:24, 27; cons. Isaias. 8:18; 20:3; Zacarias. 3:8. 10. Esta sentença refere-se ao príncipe em Jerusalém. Literalmente, o príncipe é este oráculo, ou responsabilidade. Aqui há um trocadilho com as palavras equivalente a "o líder é este fardo". Ezequiel não se refere em nenhum lugar a Zedequias como rei. E a toda a casa de Israel, que está no meio dela. Leia-se betôkâh em lugar de betôkam do T.M. "no meio deles". 11. Eu sou vosso sinal. Literalmente, seu presságio, símbolo. Cons. o versículo 6. Assim se lhes fará a eles; isto é ao povo de Jerusalém. 12. O príncipe (Zedequias) . . . levará ("sua bagagem" deveria ser acrescentado como objeto direto). Abrirá um buraco na parede, seguindo a LXX e a Siríaca. O TM. diz eles cavarão, o que poderia se referir aos servos de Zedequias. Para sair por ele. De acordo com a LXX, a Siríaca e o Targum. O T.M. diz para trazer (acrescentar o pronome "o") através dele. Para que seus olhos não vejam a terra. A LXX tem uma tradução divergente: para que ele não seja visto por um olho, e ele mesmo não veja a terra. O versículo 12 refere-se ao disfarce de Zedequias, enquanto que o versículo 13 refere-se a sua subseqüente cegueira em Ribla (II Reis 25:4-7; Jeremias. 52:8, 11). 13. Minha rede . . . minhas malhas. Veja também 17:20; cons. 19:8, referindo-se a Joaquim. Babilônia . . . não a verá. Zedequias, devido a quebra do seu juramento de fidelidade, ficou cego e morreu no cativeiro da Babilônia (cons. 17:1-21). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

31 de maio Dia 151

Leituras: Marcos 12:18-27; 1 Coríntios 15:1-11; Salmo 121; Eclesiastes 2:1-11; 2 Samuel 19.  

Versículo EspecialO meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra” (Salmo 121:2).  

Pensamento Bíblico: O Coração do Evangelho (1 Coríntios 15:1-11). Este capítulo contém uma das mais completas defesas da ressurreição de Jesus e de suas ramificações para seus seguidores. Paulo ofereceu estes fatos sobre Jesus: ì ele morreu, í foi sepultado e î levantou-se de novo. Em apoio de suas afirmações, ele ofereceu centenas de testemunhas ainda acessíveis aos seus leitores originais. Paulo sustenta que sua fé, seu trabalho e sua pregação eram todos baseados na verdade.  

Ação: Segure firme a verdade do evangelho. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

30 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 51 D. A Necessidade Moral do Cativeiro. 12:1 – 19:14. As mensagens anteriores de Ezequiel previam a queda da nação. Nesta seção (caps. 12-19), o profeta trata das objeções dos homens que achavam que a tempestade era passageira, que não viam a calamidade imiente, e que achavam que o Senhor jamais repudiaria o Seu povo. Por meio de atos simbólicos, alegorias e parábolas, Ezequiel demonstra a necessidade moral do cativeiro. Ele apresenta dois quadros simbólicos de fuga da cidade cercada (12:1-20), debate com os falsos profetas (12:21 - 14:23), descreve Israel como uma videira inútil (cap. 15), e numa alegoria detalhada recorda a longa história da infidelidade de Israel para com o seu esposo divino (cap. 16). Ele retorna à metáfora da videira para enfatizar a deslealdade de Zedequias (cap. 17), responde às objeções ao castigo divino por meio de uma análise da responsabilidade individual (cap. 18), e explode em uma lamentação pelos príncipes de Judá e pela própria Judá (cap, 19). O assunto principal dos capítulos 1224 pode ser classificado em três categorias. I. Israel Infiel: a videira inútil (cap. 15); a criança enjeitada que se tomou uma esposa infiel (cap. 16); as duas irmãs infiéis (cap. 23); uma recordação da história de Israel (20:1-44). II. O Pecado e o Seu Julgamento: profecia e seus abusos (12:21 - 14:23); liberdade moral e responsabilidade pessoal (cap. 18); o castigo que Jerusalém necessitava pelos seus pecados (cap. 22). III. O Fim da Monarquia:dois atos simbólicos (12:1-20); duas águias e a videira (cap, 17); dois leões e a videira (cap. 19); a espada vingativa do Senhor (20:45 - 21:32); a alegoria da panela enferrujada (cap. 24). Ezequiel 12 1) Ações Simbólicas Representando o Exílio e a Invasão (caps. 4; 5). 12:1-20. a) Símbolo do Exílio e Sua Exposição. 12:1-16. 1. Veio a num a palavra do SENHOR, dizendo. Esta fórmula aparece seis vezes: aqui e nos versículos 8, 17, 21, 26; 13:1. 2. Os exilados na Babilônia são da casa rebelde (2:3, 6-8; 3:26, 27). Têm olhos para ver mas não discernem o significado moral dos acontecimentos (Deuteronômio. 29:3, 4; Isaias. 6:9; Jeremias. 5:21; Marcos. 8:18; Atos 28:27).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

30 de Maio  Dia 150  

Leituras: Marcos 12:13-17; 1 Coríntios 14:27-40; Salmo 120; Eclesiastes 1:12-18; 2 Samuel 17-18.  

Versículo Especial“Porque Deus não é de confusão e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos” (1 Coríntios 14:33).  

Pensamento Bíblico: Edificação e Ordem (1 Coríntios 14:27-40). Ainda que nem todas as minúcias da assembleia descrita aqui se repitam hoje em dia, esta passagem bem ilustra alguns princípios importantes, incluindo-se: 

   Uso das habilidades para edificar e encorajar.

   Reconhecimento de que Deus traz paz e não confusão.

   Observação da vontade de Deus que as mulheres estejam sujeitas aos homens.

   Prática da ordem na adoração de Deus.  

Ação: Use suas habilidades para glorificar reverentemente a Deus. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

29 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 50 18. Os exilados ao retornar removerão todas as suas abominações da terra. Adoração pura é a condição para a renovação do verdadeiro relacionamento com o Senhor (cons. 14:6; 18:30, 31). 19. Dar-lhes-ei um só coração. Três manuscritos hebraicos e a Siríaca dizem: um novo coração, como em 18:31; 36:16. A LXX diz outro coração. Na Bíblia o coração é considerado como a sede das atividades mentais do homem, sua mente, sua vontade. O espírito é considerado como hálito, vento, disposição que anima as ações. Os dois juntos constituem o ser humano interior, no qual Deus instilaria energia. Em lugar do "coração de pedra", insensível, obstinado, Deus lhes daria um coração de carne (cons. 36:26, 27; Jeremias. 31:31-33), que seria "sensível, receptivo ao toque divino e obediente à Sua vontade" (Bewer). Esta é a obra de Deus, seu dom da graça. 20. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. Veja também 14:11; 36:28; 37:23, 27. Cons. Jeremias. 24:7; 30:22; 31:1, 33; 33:28. A comunidade do futuro será composta de indivíduos convertidos. 21. Mas, quanto àqueles cujo coração se compraz em . . . ídolos detestáveis. Literalmente, e quanto ao coração de suas coisas detestáveis e as abominações que o seu coração busca. A tradução mais certa se obtém com a ajuda do Targum e da Vulgata. c) Afastamento da Glória Divina. 11:22-25. A narrativa do capítulo 10 está completa com este parágrafo. 23. Do meio da cidade. O Templo ficava na fronteira oriental da cidade, mas era o foco da vida da cidade :O monte que está ao oriente da cidade, do outro lado do vale do Cedrom, ou vale de Josafá, era o Monte das Oliveiras (cons. II Samuel. 15:30; Zacarias. 14:24). Nesse monte Jesus chorou pela cidade condenada (Lucas. 19:37-44). Cons. Ezequiel. 10:19; 43:1-4. 24. O Espírito . . . me levou na sua visão à Caldéia, para os do cativeiro, veja comentário referente a 8:3. 25. O profeta contou aos anciãos assentados diante dele (8:1), todas as coisas que o SENHOR me havia mostrado. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

29 de Maio  Dia 149  

Leituras: Marcos 12:1-12; 1 Coríntios 14:20-26; Salmo 119:161-176; Eclesiastes 1:9-11; 2 Samuel 15-16.  

Versículo Especial“Alegro-me nas tuas promessas, como quem acha grandes despojos” (Salmo 119:162).

Pensamento Bíblico: Rejeitando os Servos e o Filho (Marcos 12:1-12). A parábola de Jesus sobre os perversos lavradores da vinha reflete especialmente as atitudes dos chefes judeus para com ele. Eles rejeitaram os mensageiros de Deus e finalmente rejeitaram o Filho de Deus. Tristemente, as mesmas atitudes têm sido refletidas por judeus e gentios que não receberam Jesus Cristo. Não querendo aceitar o testemunho dos profetas da Bíblia, no final de tudo, rejeitaram o próprio Jesus. A resposta de Deus: “Exterminará aqueles lavradores” que rejeitam seu Filho.  

Ação: Submeta-se humildemente ao Filho de Deus. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.net que Deus abençoe a todos)

28 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 49  6, 7. Ezequiel inverte o significado do provérbio, comparando a cidade a um caldeirão fervendo com o fogo do juízo, e à carne dos monos pelas ruas (cons. 7:23; 22:25). 8. A espada. Os de Jerusalém participariam do destino dos exilados. Para a antítese veja 35:6. 9. Estrangeiros . . . juízos. Cons. 7:21; 5:10. 10, 11. Nos confins de Israel vos julgarei; isto é, longe da cidade que era considerada protetora. O juízo terrível do Rei Zedequias e os demais líderes aconteceu em Ribla (veja comentário em 6:14). Com. Jeremias. 39:5-7; 52:24-27; II Reis 25:18-21. 12. Eu sou o SENHOR. Este versículo repete um grupo das frases de Ezequias. Cons. v. 10; 5:6; 18:9, 17. 13. Ao tempo em que eu profetizava. Ezequiel, capacitado pelo Espírito de Deus para discernir coisas à distância e no futuro, viu a morte de Pelatias, um dos vinte e cinco líderes. A seguir ele intercedeu pelo restante de Israel (cons. 9:8). b) Esperança para os Exilados 11:14-21. 14. A palavra do SENHOR. Cons. 6:1; 7:1; 12:1. 15. Os homem do teu parentesco. De acordo com a LXX, a Antiga Latina de Dold e a Siríaca, traduza-se gelluteka em vez de geullateka do T.M. "sua redenção, parentela". Os exilados e toda a casa de Israel, descendentes do cativeiro de Samaria de 722-721, foram desprezados pelos habitantes de Jerusalém, que agora reivindicam a posse da terra. 16. Ainda que os espalhei (cons. 20:23; 28:25; 36:19), todavia lhes servirei de santuário, por um pouco de tempo (lit. , em pequena medida). Não no sentido de asilo, mas como Alguém maior que o Templo, cuja presença santifica (cons. Salmos. 84; 137:4-6; Isaias. 8:12, 13). Até nas terras para onde foram. Cons. 12:16; 36:20-22. 17. Hei de ajuntá-los. O ajuntamento dos exilados é uma frequente em Ezequiel 20:34, 41, 42; 28:25; 29:13; 34:13; 36:24; 37:31; 38:8; 39:27; como nos outros profetas: Jeremias. 23:3; 29:14; 31:8, 9; 32:37; Isaias. 43:5, 6; 54:7; 56:8; Zacarias. 10:8, 9. E lhes darei a terra de Israel. Cons. 20:42; 28:25; 34:13; 37:21; 39:28 ; e em outras passagens. O anseio de retornar à terra de Israel, reunia motivos patrióticos e religiosos, caracterizando o Judaísmo através dos séculos.9 Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

28 de Maio  Dia 148  

Leituras: Marcos 11:27-33; 1 Coríntios 14:10-19; Salmo 119:145-160; Eclesiastes 1:1-8; 2 Samuel 13-14.  

Versículo Especial“As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre” (Salmo 119:160).  

Pensamento Bíblico: A Vida Segue (Eclesiastes 1:1-8). Um dos mais desconcertantes livros da Bíblia começa falando dos períodos que observamos na vida na terra. As gerações vêm e vão. O sol se levanta e se põe diariamente. As correntes do vento e do mar correm em seus circuitos. A vida segue.  

Se nossa sabedoria for limitada à observação de fenômenos da natureza, nossa existência se torna uma vida sem graça. É interessante que as filosofias pagãs são freqüentemente descritas como rodas, girando em repetidas voltas sem fim. Alguns até “reciclam” a alma, através da reencarnação. A mensagem de Eclesiastes se desdobra mais além, mas nós finalmente vemos que há um outro aspecto de nossa existência, que altera esta ciranda. “O espírito voltará a Deus” (Eclesiastes 12:7). Não somos recicláveis: nossas almas são eternas!  

Ação: Ande hoje com sua vida vista na perspectiva da eternidade.( Estra Ido dos  estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...