16 de setembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 9  2. Nabucodonosor testa a fé dos crentes: Uma lição da firmeza na fé. 3:1-30. 3. Nabucodonosor tem a visão da grande árvore: Uma lição de humildade. 4:1-37. 4. A festa de Belsazar: Uma lição sobre o pecado e o seu castigo. 5:1-31. 5. Dario, o medo, no papel de perseguidor religioso: Uma lição sobre fé e oração. 6:1-28. 6. A visão dos quatro animais, do Ancião de Dias, e do Filho do homem: O conflito de Cristo com o Anticristo. 7:1-28. III. A nação hebraica, seu relacionamento com o domínio gentio e o seu futuro no plano de Deus. 8:1 - 12:13. 1. Um carneiro, um bode e um chifre pequeno: Israel em conflito com o Anticristo do Velho Testamento. 8:1-27. 2. A profecia das setenta semanas: O futuro de Israel no plano de Deus. 9:1-27. 3. Visão final: Israel através dos séculos e na consumação, nas mãos dos inimigos e nas mãos de Deus. 10:1 – 12:13. COMENTÁRIO 1. A Introdução Histórica. 1:1 - 2:4a. Nesta seção os personagens principais do livro são apresentados, junto com as circunstâncias que os colocaram nas posições que mais tarde virão a ocupar. Daniel 1 A. O Cenário da História e do Livro. 1:1-5. 1. No ano terceiro do reinado de Jeoaquim. De acordo com Jr. 25:1, o quarto ano de Jeoaquim foi o primeiro ano de Nabucodonosor. Contudo o caldeu é chamado de "rei da Babilônia" aqui no terceiro ano de Jeoaquim. Isto constitui uma "prolepse" (C.F. Keil, Biblical Commentary on the Book of Daniel) ou "antecipação" (Rose, The Bible Commentary), por meio da qual um título posterior é aplicado à pessoa ao se falar de um período ainda anterior ao que o título foi realmente conferido. Um pouco depois o pai de Nabucodonosor, o rei da Babilônia, morreu, e Nabucodonosor, apressando-se em voltar para a Babilônia à frente dos exércitos, recebeu o trono (Jos. Antiquities x, 11 , 1.). Veio Nabucodonosor. Veja Introdução, Antecedentes Históricos. Se o ba' hebraico deveria ser traduzido para "foi" ou "partiu" (isto é, deixou a Babilônia), ou "veio", ou "chegou" é fato incerto. O lugar de onde Daniel falava era a Babilônia; por isso, "foi" é aceitável. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 16 de Setembro  Dia 259  

Leituras: Lucas 22:35-46; 2 Timóteo 1:8-18; Salmo 69:19-36; Provérbios 17:1-5; Lamentações 3.  

Versículo EspecialO crisol prova a prata, e o forno, o ouro; mas aos corações prova o Senhor” (Provérbios 17:3).  

Pensamento BíblicoEnquanto os Discípulos Dormiam (Lucas 22:39-46). Enquanto Jesus se angustiava com o seu sacrifício vindouro, seus discípulos dormiam. Jesus estava desapontado (veja Mateus 26:36-46), mas ele ainda orava. A negligência deles não o desculparia do dever para com Deus. Mesmo quando todos os homens o abandonaram, seu Pai ainda cuidava dele e enviou-lhe conforto. Podemos, às vezes, estar desapontados quando outros não nos dão encorajamento, mas as falhas deles não é uma razão para nos afastarmos de Deus.  

Ação: Procure conforto em Deus, mesmo quando seus amigos o abandonarem. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

15 de setembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 8  Aqueles que consideram Daniel e o Apocalipse como autênticos e verdadeiros, defendem a literatura apocalíptica bíblica como uma forma de profecia preditiva. Distingue-se principalmente por: 1) Narrativa das vimes conforme vistas (mais que sintetizadas e resumidas, como na maioria das profecias). 2) Uso de símbolos de maneira predominante como veículo da revelação – interpretados (como no caso do carneiro e do bode de Daniel. 8), ou sem interpretação (como a mulher vestida de sol de Apocalipse, 12). 3) Predição do futuro do povo de Deus (Israel ou a Igreja) em relação às nações da terra quando da vinda do Messias. 4) Estilo de prosa e não poético que caracteriza as outras porções proféticas do Velho Testamento. Interpretação do Apocalipse. O caráter especial do Apocalipse requer o maior esforço do intérprete e sua humilde dependência de Deus. Nenhuma regra de hermenêutica especial para se lidar coma literatura apocalíptica foi produzida até agora. É preciso cuidado especialmente grande para que as regras de interpretação do apocalipse não bíblico não sejam inescrupulosamente passadas para a interpretação do Apocalipse bíblico. Afinal, só as obras inspiradas de Daniel e João são verdadeiros Apocalipses. As outras são falsas; e, por mais úteis que saiam fornecendo dados sobre o Novo Testamento ou por mais que despertem o interesse daqueles que gostam de literatura fantástica, continuam sendo pseudoepigrafia, isto é, obras espúrias. São todas imitações cônscias do verdadeiro Apocalipse, do qual Daniel é o modelo bíblico reluzente. ESBOÇO Título: Profecias sobre as Nações do Mundo e o Futuro de Israel no Relacionamento com Elas Dentro do Plano de Deus. I. A introdução histórica. 1:1 – 2:4a. II. As nações da terra – seu caráter, relacionamento, sucessão e destino. 2:4b – 7:28. 1. Nabucodonosor sonha com uma grande imagem: A profecia sobre "o tempo dos gentios". 2:1-49. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

15 de Setembro  Dia 258  

Leituras: Lucas 22:24-34; 2 Timóteo 1:1-7; Salmo 69:1-18; Provérbios 16:27-33; Lamentações 1-2.  

Versículo Especial“Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade” (Provérbios 16:32).  

Pensamento BíblicoO Poder do Domínio Próprio (Provérbios 16:32). Frequentemente, pensamos sobre os poderosos como sendo soberanos sobre os outros. Deus diz que os mais poderosos são os que dominam a si mesmos. Os “heróis” do cinema e da televisão sugerem que o poder se manifesta por violentas explosões de força bruta. Deus diz que os realmente poderosos são difíceis de se enraivecer. É preciso ser um homem de verdade para dominar a si mesmo!  

Ação: Concentre suas energias no domínio próprio, em qualquer situação. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

14 de setembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 7  Evidências arqueológicas (por exemplo a Pedra Moabita, as tabuinhas de Ras Shamra) demonstram que os cananitas falavam uma língua quase idêntica ao hebraico. Assim os judeus, anos antes, antes mesmo de se estabelecerem em Canaã, adotaram a língua cananita, a qual, devido à pequena evolução, veio a ser o hebraico. Na Babilônia eles encontraram o aramaico na língua do comércio. Foi também a língua diplomática durante algum tempo (cons. Isaias. 36:11, 12). Portanto, provavelmente os judeus aprenderam com facilidade o aramaico, realmente muito parecido com o hebraico (embora não fosse idênticO de modo algum; veja II Rs. 18:26) e foram durante algum tempo bilíngües. Esta circunstância, ao que parece, está por trás do fato de que os seis capítulos de Daniel são em hebraico. Forma de Literatura. Daniel é o primeiro grande livro do Apocalipse. Embora apocalipse seja simplesmente uma palavra grega significando "descobrimento" ou "revelação" e é portanto com bastante propriedade um nome para todas as Escrituras, especialmente as porções preditivas, os teólogos e os exegetas costumam agora aplicá-la exclusivamente a certos tipos de literatura da qual Daniel é o único exemplo no Velho Testamento e o Apocalipse é o único no Novo Testamento. Há porções apocalípticas em outros livros (por exemplo, Zacarias. 1:7 – 6:8), mas nenhum outro livro apocalíptico bíblico. Nenhum mestre conservador poderia estruturar uma definição do Apocalipse aceitável ao temperamento naturalista da maioria dos mestres bíblicos da atualidade. Pois os racionalistas defendem que a atribuição de autoria e datas falsas, como a da literatura apocalíptica judia não bíblica dos dois séculos imediatamente após Cristo, são a essência do apocalíptico. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

14 de setembro  Dia 257  

Leituras: Lucas 22:14-23; 1 Timóteo 6:11-21; Salmo 68:19-35; Provérbios 16:22-26; Jeremias 51-52.  

Versículo Especial“Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas cousas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão” (1 Timóteo 6:11).  

Pensamento Bíblico: Fuja e Siga (1 Timóteo 6:11-12). Deus não nos deixa vazios. Ele nos manda descartar o mal com todas as suas libertinagens, mas nos manda preencher nossas vidas com o bem.  Observe que Paulo usa uma palavra forte perseguir para descrever a aquisição de boas qualidades. Devemos trabalhar ativamente para desenvolver um caráter piedoso.  

Ação: “Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna . . .” (1 Timóteo 6:12). ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

13 de setembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 6 Antecedentes Históricos. Ezequiel e Daniel foram escritos no Exílio, um nome geralmente dado ao período durante o qual os judeus do reino judeu foram desalojados de seu país depois da destruição de seu templo, sua capital e comunidade por Nabucodonosor. Esta destruição foi feita em três estágios: Primeiro, em 605 A.C. Nabucodonosor fez Joaquim se ajoelhar diante dele e levou reféns, entre eles Daniel e seus três, companheiros (Daniel. 1:1-6; veja coment, abaixo sobre 1:1). Mais tarde, em 597 A.C., em outra expedição à Palestina, depois de certas atitudes rebeldes da parte dos reis judeus, Joaquim e Jeoaquim, houve necessidade de punição e Nabucodonosor tomou a subjugar Jerusalém. Desta vez ele levou 10.000 prisioneiros, entre os quais o rei Jeoaquim e o jovem profeta Ezequiel (Ezequiel. 1:1-3; cons. II Crônicas. 36:10; II Reis. 24:8-20). Finalmente, em 587 A.C. , depois de um longo cerco, Nabucodonosor destruiu a cidade e o Templo e destruiu toda a comunidade judia (II Reis 25:1-7; Jeremias. 34:1-7; 39:1-7; 52:2-11). A restauração da terra começou em 538 A.C. , quando o vitorioso Ciro, rei do novo império medo-persa e conquistador da Babilônia, de acordo com uma política geral de restauração dos povos desalojados às suas terras, decretou que os judeus podiam retornar (II Cr. 36:22, 23; Esdras 1:1-4). Embora alguns judeus permanecessem no exílio muitos anos depois de dada a permissão para retomar (realmente, uma maioria jamais retornou permanentemente), o Exílio como tal, durante o qual a residência dos exilados em Jerusalém foi proibida, durou apenas cerca de quarenta e oito anos. O Templo, contudo, permaneceu sem restauração até cerca de 515 A. C. (veja Esdras 6:15), mais ou menos setenta anos depois de sua destruição em 587 A.C.. A profecia de Jeremias de "setenta anos", contudo, relaciona-se ao período de servidão a Babilônia (Jeremias. 25:11) e inclui não apenas Judá mas também seus vizinhos. Esse foi o período de 605 a 538, "setenta anos" em números redondos (cons. Daniel. 9:1, 2, cuja data é 539/538 A.C.). Muitas mudanças culturais e religiosas foram impostas aos judeus pelo seu exílio. Entre estas estava o surgimento do culto na sinagoga em lugar do culto no Templo, e pelo menos o começo da adoção de uma segunda língua – o aramaico (também chamado siríaco ou caldeu). Muitas evidências levam à conclusão de que a língua de Abraão foi originalmente o aramaico. Observações bíblicas (Deuteronômio. 26:5; Gênesis. 31:47) mostram qual a família da qual vieram Abraão, Isaque e Jacó falava o aramaico. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

13 de setembro  Dia 256  

Leituras: Lucas 22:1-13; 1 Timóteo 6:1-10; Salmo 68:1-18; Provérbios 16:16-21; Jeremias 49-50.  

Versículo Especial“Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes” (1 Timóteo 6:8).  

Pensamento Bíblico: Contente-se com a Alimentação e as Roupas (1 Timóteo 6:8). Será  possível? Nossa sociedade parece ser construída sobre sonhos de luxo e lazer. Quase que totalmente, adotamos uma filosofia que exige que continuemos adquirindo mais e maiores e melhores coisas. Desde que “todos os demais” têm  a mesma concupiscência materialista, podemos apaziguar a consciência, acreditando que as advertências de Paulo sobre o desejo de riquezas se aplicam só aos outros. Ele está falando conosco!  

Ação: Aproveite seu tempo e energia hoje para buscar riquezas verdadeiras. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

12 de setembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 5 A verdadeira base da divisão deveria ser buscada no fato de que a seção 1:1 – 2:4a está no hebraico, a seção 2:4b – 7:28 está no aramaico (siríaco, caldeu) e a seção 8:1 – 12:13 está no hebraico. Este uso estranho de duas línguas, por mais misterioso que seja, foi da intenção divina e significa alguma coisa. Segundo C.A. Auberlen (The Prophecies of Daniel and the Revelation of St. John, 1757) e S.P. Tregelles (Remarks on the Prophetic Visions in the Book of Daniel, 1864), se considerarmos a mudança de línguas como a chave para a estrutura do pensamento na medida em que exista uma estrutura. Observamos que o Livro de Daniel transmite uma mensagem de julgamento e derrota para o mundo gentio, do qual os principais representantes no tempo do profeta eram Nabucodonosor, Belsazar, Dario e Ciro. A linguagem apropriada nesta porção que se refere aos gentios (2:4b – 7:28) é o aramaico, a língua diplomática e comercial da época. O livro transmite ainda outra mensagem, uma de esperança e livramento para o santo povo de Deus, precioso ainda que opresso, os hebreus. Para a porção que trata dos hebreus a linguagem é, naturalmente, o hebraico. Com isto não queremos dizer que os hebreus não aparecem nos capítulos 2-7 ou os gentios nos capítulos 8-12. Significa apenas que o ponto de vista básico é que muda. Todo o livro de Daniel é uma profecia. Do ponto de vista bíblico isto significa que o seu autor era um profeta (Mateus. 24:15; cons. Hebreus. 1:1, 2). Portanto, enquanto a profecia bíblica inclui predição, é mais do que predição. Pode-se relacionar com acontecimentos do passado, do presente e do futuro. Sempre é apresentada de um ponto de vista moral e espiritual divinamente orientado. Portanto, as porções históricas e exortativas são quase tão proféticas quanto as preditivas. Com base nisso damos a análise abaixo. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

12 de setembro  Dia 255  

Leituras: Lucas 21:29-38; 1 Timóteo 5:17-25; Salmo 67; Provérbios 16:10-15; Jeremias 47-48.  

Versículo Especial“Seja Deus gracioso para conosco, e nos abençoe, e faça resplandecer sobre nós o rosto” (Salmo 67:1).  

Pensamento Bíblico: “Nada Fazendo com Parcialidade” (1 Timóteo 5:21). Esta importante admoestação está colocada entre instruções sobre reprovar o pecado e não aprovar o erro: “. . . guardes estes conselhos, sem prevenção, nada fazendo com parcialidade.”  O povo de Deus tem que estar preocupado, acima de tudo, com a ligação das pessoas com Deus. Não devemos mostrar parcialidade na base de relacionamento familiar, raça, grau de educação, nível sócio-econômico, ou outra qualquer distinção humana.  

Ação: Examine-se. Você vive sem preconceito? ( Estra Ido dos estudos da Bíblia.Net que Deus abençoe a todos)

11 de setembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 4  Os motivos básicos por que alguns mestres negam a autenticidade de Daniel é que eles já rejeitaram previamente a possibilidade da profecia preditiva (veja J.E.H. Thomson, Daniel in Pulpit Commentary, pág. xliii). Isto, embora geralmente não seja explícito, é por vezes francamente admitido (por exemplo, Robert H. Pfeiffer, Introduction to the Old Testament, pág. 755). Os argumentos apresentados em defesa do ponto de vista negativo são principalmente estes: 1) O autor comete erros históricos crassos. 2) O hebraico e o aramaico de Daniel são de tipos muito posteriores ao século sexto. 3) Diversos termos usados são palavras persas e pegas que um escritor judeu do século sexto não poderia conhecer. 4) A posição do livro na terceira seção (Escrituras ou Hagiografia) do Velho Testamento indica origem tardia, depois de concluído o cânon profético. 5) Não há testemunho externo da existência de Daniel antes do século segundo. 6) As ideias teológicas do livro são demasiadamente avançadas para o sexto século. 7) As histórias são fantásticas, não são fiéis à história e irreais. 8) A literatura apocalíptica da qual Daniel é um exemplo, só apareceu "tardiamente no período helenístico" (Montgomery, ICC, pág. 80). Os argumentos usados pelos modernos apologistas para sustentarem a autenticidade de Daniel são os seguintes: 1) evidências visíveis do testemunho do livro; 2) sua recepção no cânon, o que dá testemunho do fato dos judeus dos séculos pré-cristãos crerem na sua autenticidade; 3) o testemunho uniforme do Novo Testamento, inclusive a opinião expressa de nosso Senhor; 4) o antigo testemunho externo direto (inclusive Ezequiel. 14:14, 20; 28:3; IMarcos. 2:59, 60) e diversas passagens em Josefo; 5) evidência da influência de Daniel antes de 165 A.C.; 6) refutação dos argumentos negativos referentes às ideias e história do livro. Estes têm encontrado apoio especialmente forte na arqueologia. A maior parte das objeções históricas têm sido silenciadas por Boutflower, (In and Around the Book of Daniel; R.H. Dougherty, Nabonidus and Belshazzar). Ob serve particularmente a admissão bastante prejudicial de Montgomery (ICC, pág. 72, todo o 2º parágrafo). Estrutura do Livro. Um exame superficial poderia provocar a divisão do livro em duas partes principais, cada uma com seis subdivisões de um capítulo cada: capítulos 1-6, as Histórias de Daniel; capítulos 7-12, as Profecias de Daniel. Como acontece com tais esboços simples, entretanto, esta divisão em duas partes é mais aparente que real. Os capítulos 10-12, na realidade, constituem uma importante unidade em si mesmas.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

11 de setembro  Dia 254  

Leituras: Lucas 21:20-28; 1 Timóteo 5:1-16; Salmo 66; Provérbios 16:1-9; Jeremias 44-46.  

Versículo Especial“Abominável é ao Senhor todo arrogante de coração; é evidente que não ficará impune” (Provérbios 16:5).  

Pensamento Bíblico: O Orgulho é Mau (Provérbios 16:5). “Abominação” é uma  palavra forte. É usada tipicamente na Bíblia para falar de pecados revoltantes que refletem falhas de caráter fundamentais. O orgulho é visto com tal desprezo Divino, e por boas razões. Quando pensamos muito alto de nós mesmos, tendemos a diminuir:  outras pessoas,  nosso próprio pecado e  o valor da misericórdia e o sacrifício de Deus. O orgulho é perigosamente mau.  

Ação: Para remover o orgulho, pense na imensa grandeza de Deus.  ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

10 de setembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 3  Data e Autoria. Desde o terceiro século da Era Cristã, a data e autoria de Daniel tem sido um campo de batalha entre aqueles que aceitam as reivindicações bíblicas por si mesmas e aqueles que não as aceitam. Até onde sabemos, todo judeu e cristão da antiguidade aceitava o livro como escrito nos períodos babilônico e persa no sexto século, na e perto da cidade de Babilônia, como o livro reivindica. O Novo Testamento, como também diversas obras não bíblicas, aceitam inquestionavelmente a genuinidade do livro. Um filósofo neoplatonista, chamado Porfírio (233-304 d.C.), em controvérsia com os cristãos, viu que o livro se refere à história dos acontecimentos que tiveram lugar entre o século quinto e o começo do século segundo. Especificamente, ele fala do advento dos impérios medo-persa e grego, e especialmente dos detalhes da vida de um certo Antíoco Epifânio, rei da Síria, 175-163 A.C., no seu conflito com o rei do Egito e com os judeus na Palestina. Assim Porfírio, negando que o livro fosse escrito conforme reivindicações, declarou que foi escrito na Palestina por um judeu que viveu no tempo de Antíoco e que aquilo que foi escrito como profecia era, na realidade, história. Ele ainda defendia que o livro era exato como história até Antíoco, mas inexato depois dele. Eusébio de Cesaréia, Apolinário, Metódius e mais notadamente Jerônimo, todos escreveram réplicas a Porfírio (veja Jerome's Commentary to Daniel, Prólogo). Nos tempos modernos o desenvolvimento da incredulidade nos círculos eclesiásticos tem provocado a ressurreição dos argumentos de Porfírio e seus oponentes. Conforme E.B. Pusey escreveu, perto de um século atrás: "A engenhosidade humana nas coisas espirituais e seculares é muito limitada. Seria provavelmente difícil inventar uma nova heresia. Os oponentes de antigamente eram tão ou mais perspicazes quanto os de hoje; de modo que o terreno está quase exaurido" (Daniel the Prophet, pág. iii). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

9 de setembro  Dia 252  

Leituras: Lucas 20:41-47; 1 Timóteo 4:1-10; Salmo 64; Provérbios 15:24-28; Jeremias 38-40.  

Versículo EspecialO que é avido por lucro desonesto transtorna a sua casa, mas o que odeia o suborno, esse viverá” (Provérbios 15:27).  

Pensamento BíblicoUm Profeta num Calabouço (Jeremias 38-39). A pregação de Jeremias recebeu uma resposta dura dos príncipes de seu próprio povo. Eles o puseram em um calabouço e quase o deixaram morrer de fome, tudo porque eles não queriam ouvir a verdade. Nossa sociedade tolerante facilita o falar a verdade, mas ainda há muitas pessoas que se irritam com ela. Mesmo que nossas intenções sejam tão mal interpretadas como foram as de Jeremias, precisamos continuar divulgando o evangelho.  

Ação: Custe o que custar, fale a Verdade. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 12 8. A minha resolução é ajuntar as nações. A misericórdia do Senhor é dirigida a todos os povo...