2 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 23  Resumindo, a lei levítica proibia o empréstimo com juros a israelitas pobres (Levitico. 25:35-37). O conceito era que se devia emprestar o dinheiro necessário ao israelita pobre sem qualquer garantia. A Lei exigia que se um homem emprestava e tomava algo como garantia, ele não devia entrar na casa do seu devedor para retirar a garantia à força. E se um homem pobre entregava suas vestes como garantia, o seu credor Provérbios  devia devolvê-las naquele mesmo dia (Deuteronômio. 24:1012). Essas provisões satisfazem às nossas isenções pessoais mínimas. Era permitido fazer empréstimos aos não israelitas e provavelmente se faziam empréstimos comerciais. O autor do artigo "Usura", no ISBE, observa que a regulamentação do Pentateuco não inclui empréstimos comerciais; mas talvez ele vá longe demais ao dizer que os empréstimos comerciais eram praticamente desconhecidos. Antes é provável que a prática dos empréstimos comerciais desse lugar às injustiças de II Reis 4:1; Neemias. 5:1- 12. No ano da remissão são todas as dívidas israelitas eram cancelarias (Deuteronômio. 15:2). O argumento é que os empréstimos comerciais eram permitidos, enquanto outros empréstimos eram proibidos  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 2 de Julho Dia 183  

Leituras: Lucas 4:14-30; 2 Coríntios 13; Salmo 2; Provérbios 1:8-14; Jó 3-5.  

Versículo Especial“Servi ao Senhor com temor e alegrai-vos nele com tremor” (Salmo 2:11).  

Pensamento BíblicoNações Enfurecidas (Salmo 2). O povo do mundo é, aqui, descrito como nações que desafiam a autoridade de Jeová e seu Filho. Eles se enfurecem e conspiram contra ele, procurando libertar-se dos constrangimentos de sua autoridade. Mas a sua rebelião é fútil, pois Deus se senta e “ri” dos seus débeis esforços para atrapalhar seus planos.  

Esta passagem foi aplicada pelos primeiros cristãos para explicar sua perseguição (veja Atos 4:24-31). Ela mostra que, a despeito da rebelião dos ímpios, Jesus Cristo, de fato, governa o mundo!  

Ação: Lembre-se de que Jesus Cristo é o Rei dos Reis. Sirva-o com reverência e mostre aos outros a necessidade de obedecerem a sua vontade.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

1 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 22  19. Saciem-te os seus seios. Esta palavra hebraica, dad, traduzida para seios, não tem a conotação esperada neste versículo como uma outra palavra, shad, poderia conter. Certas cópias da LXX e o paralelo em Proverbios. 7:18 argumentam que a palavra aqui deveria ser lida com outra vogal, dod, e traduzida para: Que o seu amor te satisfaça (também Greenstone e a RSV). 21. Perante . . . O Senhor. Contrariando Toy, que costuma encontrar em Provérbios o conceito das bênçãos temporais como incentivo para a moralidade; este versículo prova que a opinião do autor inclui uma referência mais elevada da santidade de Deus como justificativa para a retidão. 23. Falta de disciplina. O hebraico diz: sem instrução. Sem dúvida "por falta de disciplina" é a idéia (também a RSV, BV, Jones e Walls, etc.). Provérbios 6 6:1. Ficou-se por fiador. Os costumes referentes ao empréstimo de dinheiro entre os judeus na antiguidade não são de todo conhecidos. Toy imagina que não havia o emprego da fiança na vida pré-exílica "comercialmente simples". Contudo poderia parecer que os extensos empreendimentos de Salomão, atualmente comprovados pela arqueologia, e o desenvolvimento da vida econômica descrito por Amós e outros deveria conceder ampla oportunidade para fazer empréstimos com fiança; embora não tenhamos exemplos disso em outras passagens. As atitudes rabínicas são discutidas por Greenstone, que observa que a palavra hebraica para "fiança" nesta passagem era usada pelos comerciantes fenícios e passou para o latim como arrabo. Ele deveria acrescentar que no grego é arrabon (Efésios. 1:14; cons. Zellig S. Harris, Grammar of the Phoenician Language, "American Oriental Series", Vol. VIII; Glossário).  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


1 de Julho Dia 182  

Leituras: Lucas 4:1-13; 2 Coríntios 12:11-21; Salmo 1; Provérbios 1:1-7; Jó 1-2.  

Versículo Especial“Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem” (Lucas 4:4).  

Pensamento BíblicoEnfrentando Aflições (Jó 1). Ensinamentos, a colher em Jó 1, incluem:

   Não se considere com direito às bênçãos; elas são dádivas de Deus.

   Boas pessoas sofrem nesta vida.

   Deus não pode ser considerado culpado.

   Satanás tem poder para afligir, porém não acima de nossa capacidade de suportar (veja 1 Coríntios 10:13).

   O sofrimento, às vezes, não tem explicação imediata.  

Ação: Enfrente suas aflições com fé em Deus.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

30 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 . Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 21 18. A vereda dos justos. Observe o contraste enfático com "o caminho dos perversos" (v. 19). Dia perfeito. O significado exato é discutível. Rashi e muitos outros preferem meio-dia (citado em Julius H. Greenstone, Proverbs Math Commentary). O significado geral está claro: o justo anda em luz crescente; os ímpios, nas trevas (cons. comentário sobre 21 13). 22. Vida. . . e saúde. Cons. 3:8.  23. Guarda o teu coração, isto é, a mente que deveria buscar a conduta reta (cons. 23:26). Dele procedem. Gramaticalmente seria "do coração procedem"; mas mais provavelmente, "no guardar o coração com sabedoria" está a vida. Provérbios 5 5:3. Os lábios. Como um favo goteja mel, assim a mulher estranha diz palavras melosas; sua fala (lit. paladar, como o órgão da fala) é, nós diríamos, "manhosa". Mulher adúltera. Veja comentário sobre 2:16. 4. Abismo. O grego traduz para fel como sendo o máximo da amargura. O hebraico la'anâ parece que se refere a um arbusto amargo usado na preparação do absinto e tradicionalmente usado como medicamento para combater vermos. 5. À morte. veja comentário sobre 2:18. 6. Não. Um termo difícil traduzido pela LXX, Delitzsch, e outros para uma negativa. Pondera significa "pesa" ou "aplaina". O sujeito poderia ser '"tu" ou "ela". Leia-se: Ela não pesa (ou considera) o caminho da vida. A última metade poderia ser traduzida: Anda errante nos seus caminhos. O último verbo também poderia ter por sujeito 'tu" ou "ela". Ela não sabe (Berkeley e RSV do mesmo modo). Jones e Walls ("Proverbs", The New Bible Commentary) favorece um significado pouco autêntico do verbo: Ela não descansa. 9. Dês a outrem a tua honra. Provérbios 5:9-14 foi habilmente intitulado "A Estrada do Libertino" por Jones e Walls. 15. Tua própria cisterna. Os versículos 15-17 são altamente poéticos e contêm lindas exortações à fidelidade, enquanto 16, 17 provavelmente se referem aos filhos. Sob qualquer circunstância, as bênçãos da fidelidade conjugal estão lindamente apresentadas.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

30 de Junho Dia 181  

Leituras: Lucas 3:23-28; 2 Coríntios 12:1-10; Salmo 150; Eclesiastes 12:9-14; 2 Reis 24-25. 

Versículo Especial“De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem” (Eclesiastes 12:13).  

Pensamento Bíblico: “De Tudo o que se Tem Ouvido, a Suma é . . .” (Eclesiastes 12:13-14). O autor deste livro agora tira conclusões de suas observações. Ele procurou um significado “debaixo do sol” e encontrou desigualdade e futilidade. Ele encerra ampliando sua discussão para incluir aquele que está acima do sol. O propósito total da existência do homem, ele conclui, é servir a Deus com respeito.  

Ação: Cumpra seu dever: glorifique a Deus.   ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

29 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 20  34. Ele escarnece dos escarnecedores. A mesma raiz, lis, foi usada em ambos, substantivo e verbo. Mas os significados provavelmente são um tanto diferentes. O verbo tem o significado de "ridicularizar" (cons. Salmos. 119:51). A LXX foi citada em Tiago. 4:6 ao pé da letra; I Pedro. 5:5 usa resistir numa tradução livre. O substantivo, contudo, limita-se a Provérbios, Salmos. 1:1 e Isaias. 29:20. É um dos muitos sinônimos para o homem ímpio. O grego usa a palavra arrogante, que é uma imagem exata. Seu antônimo é humilde na segunda metade do versículo. Mas há uma larga variedade na tradução grega desta raiz. Evidentemente ela tem muitas implicações de perversidade.  Provérbios 4 4:3, 4. Filho... de meu pai. Estes versículos dão um toque interessante. O pai-professor declara que sua doutrina não é nova. Não há motivo para não percebermos aqui o solícito cuidado de Davi e BateSeba por seu filho Salomão. 7. Adquire a sabedoria. A RSV e Berkeley insistem em traduzir aqui o genitivo – O princípio da sabedoria é: Adquire a sabedoria. Também Toy e Delitzsch (The Proverbs of Solomon, KD, reeditado). Mas isto parece desnecessário. Oesterley (op. cit.) e Fritsch (op. cit.) preferem ignorar o versículo uma vez que não aparece na LXX. A mesma forma princípio foi usada quatro vezes não no genitivo. O significado de "o mais importante" ou "principal" está bem comprovado. A tradução da E.R.A. pode ser defendida. O principio da sabedoria é: Adquire sabedoria deforma a idéia de 1:7 e parece inconveniente. Com tudo o que possuís e não com todo o teu esforço. Adquire o entendimento. Aqui não há um progresso – Não pare na sabedoria; adquira entendimento verdadeiro. Antes, conforme ocorre normalmente nos Provérbios, a sabedoria e o entendimento são sinônimos. 9. Coroa de glória. A expressão também foi usada em 16:31; Isaias. 62:3. 12. Não se embaraçarão (cons. Mateus. 7:14). Seus passos não serão impedidos (Toy). 14. Não entres. Os versículos 14-27 representaram o conselho da sabedoria isto é, afasta-te do mal (cons. Jó 28:28). . (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


29 de Junho Dia 180  

Leituras: Lucas 3:15-22; 2 Coríntios 11:22-33; Salmo 149; Eclesiastes 12:1-8; 2 Reis 22-23.  

Versículo Especial“Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer” (Eclesiastes 12:1).  

Pensamento Bíblico: “. . . O que é Mais Poderoso do que Eu”  (Lucas 3:15-18). Os homens têm pintado muitos quadros de Jesus, alguns em telas, outros com palavras. Alguns realçam seu sofrimento na cruz; outros, seu desamparo como uma criancinha recém-nascida. Poucos se detêm, como João Batista faz aqui, sobre seu poder. Ele descreve a grandeza e o poder de Jesus (veja Apocalipse 1, que descreve o tremendo poder de Jesus).  

Ação: Mostre respeito pelo formidável Cristo.   ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

28 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 19   18. Árvore de vida. A frase também aparece em Gênesis. 2:9; 3:22-24; Provérbios. 11:30; 13:12; 15:4; Apocalipse. 2:7; 22:2. Gênesis é a única fonte satisfatória para a referência de Provérbios. Devemos, portanto concluir que, como no Apocalipse, esses versículos em Provérbios relacionam-se à narrativa da Queda. Não há nenhuma evidência de uma "primitiva árvore da vida sagrada" como supõe Toy. Apocalipse 22:2 também se refere a uma árvore curativa junto ao rio do santuário (cons. Ezequiel. 47:12; Zacarias. 14:8). Árvores famosas do Éden, o jardim de Deus, são mencionadas em Ezequiel. 31:8-16. Todas essas referências presumem conhecimento da narrativa do Gênesis. 19. Com sabedoria fundou a terra. Cons. 8:25-31. A "sabedoria" dos Provérbios é basicamente um atributo divino, e não deve ser igualado com as máxima meramente terreno de um professor inteligente. Esta sabedoria é a lei de Deus. Em Provérbios. 8, a sabedoria está personificada e é chamada de eterna, como Deus é eterno. Muitos têm encontrado aqui uma sombra de Cristo, que é uma interpretação possível, mas não certa. 27. Não te furtes. Pague os salários e os pague a tempo, isto é, trate o trabalhador com honestidade e justiça (cons. Levitico. 19:13; Malaquias. 3:5). Outros alargariam a injunção incluindo toda a caridade. 32. O perverso. O significado da raiz é aparentemente partir. Esta forma só é usada em Provérbios. 2:15; 3:32; 14:2; Isaias. 30:12. Seu paralelo é "trapaceiro". A LXX diz transgressor. Talvez "transgressor" ou "apóstata" dê o significado mais certo. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


28 de Junho Dia 179  

Leituras: Lucas 3:1-14; 2 Coríntios 11:12-21; Salmo 148; Eclesiastes 11:7-10; 2 Reis 20-21.  

Versículo Especial“Louvem o nome do Senhor, porque só o seu nome é excelso; a sua majestade é acima da terra e do céu” (Salmo 148:13).  

Pensamento Bíblico: “Produzi, Pois, Frutos Dignos do Arrependimento” (Lucas 3:8-14). João desafiou a sinceridade de seus ouvintes chamando-os a demonstrar arrependimento, mudando suas vidas. Frutos do arrependimento têm que ser aparentes nas atitudes e na conduta no lar, na comunidade e no trabalho. Aqueles que hoje se chegam ao Senhor têm, do mesmo modo, que demonstrar mudança em suas vidas.  

Ação: Demonstre sua fé e arrependimento pela sua conduta.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

27 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


". Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 18  2. Aumentarão os teus dias. Uma possível alusão ao primeiro mandamento com promessa (Êxodo. 20:12). 3. Ata-as ao teu pescoço. Uma frase semelhante, mas não idêntica aparece em Deuteronômio. 6:8. Mais aproximada é a de Provérbios. 7: 3:"Escreve-os na tábua do teu coração".  5. De todo o teu coração. Este versículo precioso contrasta a sabedoria humana comum e a sabedoria divina que é a base de todo o livro. Coração no hebraico é usado simbolicamente para representar não tanto a sede das emoções como a sede do intelecto e da vontade. Em outras palavras, submeta seu ego a Deus. Não procure ser independente dele. 6. Endireitará. Hebraico, tornar reto. O versículo não promete propriamente orientação mas capacidade para avançarmos. 9. As primícias. Uma interessante referência à legislação levítica. De maneira geral, os Provérbios silenciam quanto às leis mosaicos (mas cons. os versículos mencionados no Comentário em 115:8), embora essas leis estivessem declaradamente em vigor quando os Provérbios foram escritos – mesmo de acordo com a opinião dos críticos que colocam tanto os Provérbios como a legislação levítica no período pós[1]exílico. O silêncio dos Provérbios neste setor simplesmente tornam a indicar que o argumento do silêncio é muitas vezes ilusório. 10. Vinho. O hebraico tem duas palavras para vinho. Yayin, que significa vinho fermentado, foi usado na passagem condenatória de Provérbios. 23: 31-35. Tirôsh, usado aqui referindo-se ao produto fresco do lagar, é exatamente o "mosto" ou "suco de uva". As duas palavras foram traduzidas para oinos, "vinho", pela LXX.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 27 de Junho Dia 178

            

 Leituras: Lucas 2:36-52; 2 Coríntios 11:1-11; Salmo 147; Eclesiastes 11:1-6; 2 Reis 18-19.

 

Versículo Especial“E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens” (Lucas 2:52).

 

Pensamento Bíblico: A Oração que Deteve um Exército (2 Reis 18-19). Nestes dias em que os homens são tentados a pôr sua confiança na força militar, é bom relembrar a derrota do exército assírio fora de Jerusalém. 185.000 soldados assírios caíram em uma única noite por causa de uma oração. Releia 2 Reis 19:19-35 e note a oração e a ação. Temos que por nossa confiança no poder de Deus, não na força das armas e na vontade humana.

 

P Ação: Reserve um tempo hoje para orar por todas as pessoas que você conhece e por todos os chefes das nações de todo o mundo.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

26 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 17   18. A sua casa se inclina para a morte. A tradução torna-se difícil nos detalhes, mas o significado está claro por meio de comparação: o salário do pecado é a morte. O mesmo pensamento foi repetido com palavras muito semelhantes em 5:5; 7:27; 9:18. A passagem mais parecida é 7:27, que diz que sua casa é a estrada do Sheol, descendo para as câmaras da morte; isto é, o adultério é fatal. É difícil, contudo aceitar sua casa como sujeito de inclina em 2:18, porque "casa" é masculino e hebraico e o verbo shuah é feminino. Toy (The Book of Proverbs, ICC, ad loc.) acha, portanto, que ele deriva de um verbo semelhante com as mesmas consoantes, shahah, "ser vergado". Isto, possivelmente, está correto. Da morte. Hebraico, repaîm, traduzido por alguns como sombras da morte (RSV e Berkeley). Esta tradução não é absolutamente necessária. A palavra não pode se referir à teologia do outro mundo. Sua etimologia é incerta. Encontra-se diversas vezes no ugarita (C.H. Gordon, Ugaritic Handbook, glossário) e ali foi feito paralelo de "divindades". O uso não é muito instrutivo, uma vez que envolve a teologia ugarita, que é inteiramente diferente da Bíblia. Somos levados a considerar os sete outros exemplos bíblicos do uso da palavra. Três vezes foi usado como paralelo de "mortos"; duas de Sheol; duas não tem paralelo. Instrutiva é a passagem de Isaias. 26:14, 19. No primeiro versículo a queixa é que os mortos, os repaîm, não viverão nem ressuscitarão; no último versículo há a promessa de que viverão. A palavra significa simplesmente gente morta. Quanto ao estado dos mortos ser irreal, consciente ou inconsciente, a palavra nada diz. (Sobre este assunto cons. o ensino claro de Filipenses. 1:23; Lucas. 23:43; et. al.). Há outra palavra soletrada da mesma maneira que é o nome de uma das nações de Canaã, os refains. Essa palavra às vezes é traduzida para "gigantes", mas provavelmente não o é corretamente. Provérbios 3 3:1. Os meus ensinos. Esta frase e "meus mandamentos" (2:1) e palavras semelhantes não devem ser pressionadas para se referirem à lei de Moisés. São os conselhos do pai e mestre. Considera-se, entretanto, que seja a palavra do Senhor. O autor dá a entender que está transmitindo mandamentos divinos, como Paulo faz em I Coríntios. 14:37. Embora um fim prático seja geralmente a intenção dos Provérbios, o autor insiste na retidão por si mesma, não porque ela seja a melhor política.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

26 de Junho Dia 177  

Leituras: Lucas 2:21-35; 2 Coríntios 10:12-18; Salmo 146; Eclesiastes 10:16-20; 2 Reis 17.  

Versículo Especial“Mas ao Senhor, vosso Deus, temereis, e ele vos livrará das mãos de todos os vossos inimigos” (2 Reis 17:39).

Pensamento Bíblico: “. . . Temiam o Senhor e ao Mesmo Tempo Serviam aos seus Próprios Deuses” (2 Reis 17:33). Pessoas que tinham se mudado para a área que fora ocupada pelo reino de Israel aceitavam a adoração de Jeová junto com seus deuses. Deus nunca aceitou os esforços dos homens para rebaixá-lo e colocar o Criador ao lado das criaturas. De fato, quanto Israel experimentou isso anteriormente, ele espalhou a nação. Hoje ele ainda espera nossa inteira lealdade.  

Ação: Sirva ao Deus do céu . . . somente!       .  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...