5 de março de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 24 1, 2. A Declaração da Intercessão. Por quê? A freqüente pergunta que começa com "por que" sempre descreve uma situação de frustração e desamparo. O salmista demonstra sua própria impaciência e desespero. Afinal, a perseguição dos pobres pelos líderes ímpios e presunçosos chegou a um limite insuportável. Seu pedido é que os ímpios colham o que semearam. 3-11. A Base do Problema. O perverso se gloria. Esta longa lista de agravos começa com a arrogância mencionada nos versículos precedentes. O singular foi usado coletivamente com referência aos muitos de Israel que não têm pensado em Deus. Cada condição é eticamente orientada para o modo de vida de Israel, e toda a passagem faz pensar em alguém que consta dos escritos de Isaías, Miquéias e Jeremias. 12-18. Clamando por Intervenção. Levanta-te, Senhor . . . ergue a tua mão. Este intenso apelo por ação direta da parte de Deus está seguido por argumentos que intensificam o apelo. A fé do salmista não vacila quando conclui que o Senhor é Rei para sempre. Salmo 11. A Certeza da Fé Um grave perigo defronta-se ao salmista quando os inimigos buscam tirar sua vida. Sua situação desesperada dá lugar a profundos pensamentos e nobre expressão de sua confiança no Senhor. Suas palavras de confiança brotam de um poema de verdadeira qualidade Salmos  lírica. As circunstâncias são extraordinariamente semelhantes àquelas de diversos episódios da vida de Davi. 1, 2. Fé versus Oportunismo. (Eu) me refugio . . . foge. O conselho dos amigos bem-intencionados é o de aproveitar-se da oportunidade. "Foge para o monte, onde há abundância de esconderijos" é a idéia que o mundo tem de segurança. Mesmo enfrentando o arco retesado do inimigo, o salmista declara que a sua confiança está no Senhor. Em lugar de escapar pelo caminho mais fácil, ele prefere tomar o caminho da fé...(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 5 de Março Dia 64  

Leituras: Mateus 19:1-12; Atos 23:1-10; Salmo 58; Provérbios 14:15-21; Números 3.  

Versículo Especial“De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mateus 19:6).  

Pensamento BíblicoA Permanência do Casamento (Mateus 19:4-6). Quando os fariseus tentaram testar Jesus, o que eles conseguiram foi mostrar seus próprios erros. Eles tentaram pegar Jesus em divergência com algumas doutrinas em vigor naquele tempo, mas em vez disso, eles mostraram que suas tradições contradiziam a vontade de Deus. Desde a criação de Adão e Eva, Deus quis que o casamento fosse uma união, para a vida toda, entre um homem e uma mulher. “O que Deus ajuntou, não o separe o homem.”  

Ação: Respeite a permanência do casamento e ajude a construir famílias sólidas. Se você é casado(a), faça todo o esforço para tornar seu casamento seguro, enquanto você ajuda seu (sua) esposo(a) a chegar ao céu. Se você tem filhos, ensine-lhes que o casamento é para a vida toda. Se você planeja casar-se, certifique-se de que você e a pessoa com quem você vai se casar entendem este conceito..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

4 de março de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 23   Salmo 9. Louvor pela Destruição do Inimigo Evidentemente este salmo foi originalmente ligado ao Salmo 10, conforme se encontra em certos manuscritos hebreus, a LXX, a Vulgata e outra versão latina feita por Jerônimo. Os dois salmos formam um acróstico com as letras do alfabeto hebraico. A presença de selah no final do Salmos. 9 e a falta de título no Salmos. 10 dá testemunho disse. O primeiro salmo é grandemente nacional, enquanto o segundo é fortemente pessoal. 1-3. A Razão da Ação de Graças. Louvar-te-ei . . . contarei.. . alegrar-me-ei . . . cantarei. Tudo isto é ação de graças sincera porque os inimigos do salmista foram condenados por Deus. Assentado em seu trono, Deus fez o julgamento de tal modo que não pode haver dúvidas quanto ao resultado. 4-8. Uma Visão do Juízo Final. Ele (o Senhor) mesmo julga o mundo com justiça. Este é um quadro escatológico do juízo final, visualizado como se fosse no presente. Mowinckel crê que este era um salmo usado na Festa dos Tabernáculos em uma celebração simbólica de entronização. 9-12. Uma Exortação ao Louvor. Cantai louvores. Considerando que Deus abençoará aqueles que confiam nEle, o salmista procura aqueles que se lhe querem juntar em sincero louvor. A seqüência natural do louvor ao nome de Deus é a declaração dos seus feitos. 13,14. Um Apelo do Favor Divino. Compadece-te de mim. No meio do apelo nacional uma nota pessoal foi inserida. Este lamento é coisa fora do comum em uma expressão de ação de graças, mas pode ser considerada natural em alguém que expresse uma gratidão tão sincera. 15-20. A Certeza do Julgamento. Faz-se conhecido o Senhor, pelo juízo. A idéia, anteriormente introduzida, de um juízo mundial por vir, prossegue quando o escritor declara que a ruína certamente sobrevirá aos ímpios. O salmista acrescenta um pedido de que as nações sejam obrigadas a perceber que não passava de homens! Salmo 10. Intercessão para que Haja Ação Apesar deste salmo ter afinidade literária e textual com o precedente, o sentimento expresso aqui é totalmente diferente. O inimigo já não é mais o ímpio das nações mas o ímpio dentro de Israel. A calamidade foi causada pelo abuso do poder da parte de homens ímpios no poder. A disposição é más de lamento que de ação de graças..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


4 de Março Dia 63  

Leituras: Mateus 18:21-35; Atos 22:22-30; Salmo 57; Provérbios 14:9-14; Números 2.  

Versículo Especial“Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte” (Provérbios 14:12).  

Pensamento BíblicoPerdoando um Irmão (Mateus 18:21-35). Este ensinamento é negligenciado quase tão freqüentemente como a parte que examinamos ontem. Quando um irmão que pecou contra mim se arrepende, tenho que perdoá-lo. Não tenho que manter a contagem das suas falhas, como se fosse para provar sua insinceridade. Justamente como eu espero o perdão de Deus, ainda que eu tenha pecado muitas vezes, meu irmão deveria estar certo de meu repetido perdão, quando ele peca contra mim. Se não perdoarmos, não seremos perdoados!  

Ação: Está alguém procurando seu perdão? Perdoe-o.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

3 de março de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 21  Salmo 8. A Dignidade do Homem e a Glória de Deus Este salmo é um hino que atinge alturas majestosas raramente atingidas pelo homem finito. Há um desenvolvimento de ideias sobre a grandeza do trono de Deus nos céus até a mais ínfima besta da terra. O homem é descrito como o centro da criação de Deus. O poema está artisticamente colocado entre um refrão no começo e outro no fim. Este refrão serve de linda introdução e conclusão. As perguntas do Salmo 8 são citadas em Hebreus. 2:6 e segs. descrevendo a humilhação e a exaltação de Cristo. 1, 2. A Glória de Deus. Quão magnífico ... é o teu nome. A introdução identifica cuidadosamente esse "nome" como sendo Jeová, Senhor (‘Adôn) nosso. A frase, pequeninos e crianças, pode estar representando o homem em sua fraqueza. O louvor sincero desses "pequeninos" está colocado em agudo contraste com as artimanhas dos inimigos de Deus. 3, 4. O Homem em Contraste. Quando contemplo os teus céus ... que é o homem? A cena noturna suscita este louvor à glória de Deus nos céus. Quando o homem ('enôsh, homem frágil) se compara com todo o espaço acima, como parece insignificante. Ele é verdadeiramente apenas o filho da humanidade (‘adam, homem genérico). 5, 6. O Lugar do Homem. Por um pouco, menor do que Deus. Ficaria melhor traduzido assim: "um pouco menos que divino" ou "um pouco abaixo da divindade". Três coisas designara a posição do homem: seu relacionamento com a divindade, sua dignidade (glória e honra) e o seu domínio. 7,8. Ilustrações Sobre o Domínio do Homem. Ovelhas e bois . . . animais do campo; as aves do céu e os peixes do mar. Essas formas inferiores da vida ilustram "todas as coisas" do versículo anterior. As criaturas da terra, do ar e do mar estão incluídas nesta referência óbvia à história da criação em Gênesis 1. 9. Doxologia. Quão magnífico ... é o teu nome. O refrão torna a chamar a atenção do homem para a majestade de Deus para que não fique absorvido por pensamentos sobre a sua grandeza pessoal. O homem tem dignidade, mas só Deus é majestoso..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


3 de Março Dia 62  

Leituras: Mateus 18:10-20; Atos 22:12-21; Salmo 56; Provérbios 14:1-8; Números 1.  

Versículo Especial“A testemunha verdadeira não mente, mas a falsa se desboca em mentiras” (Provérbios 14:5).  

Pensamento Bíblico“Se Teu Irmão Pecar Contra Ti” (Mateus 18:15-17). Jesus dá instruções claras de como lidar com conflitos pessoais. Quando um irmão peca contra mim, eu não tenho a liberdade de dizer a todo mundo. Eu não tenho o direito de procurar vingança. Eu não posso deixar que o tempo cure todas as feridas. Tenho que ir àquele irmão como prescrito aqui por Jesus. Se eu não o faço, eu peco. É tão simples!  

Ação: Algum irmão pecou contra você? Tome a coragem de ir hoje a ele e acertar o problema como devem os cristãos. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

2 de março de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Salmos (Comentário Bíblico Moody) 20   Salmo 7. Uma Oração por Justiça Como muitos outros salmos, este é em primeiro lugar um lamento individual. Há um elemento de justiça própria no apelo do salmista. Talvez se deva á natureza da luta religiosa que ocasionou amarga perseguição. Contudo, há aspectos gerais que apontam para a possibilidade de que diversos salmos foram combinados neste um. Se o indivíduo for tomado como representante da nação, a unidade do Salmo fica preservada. 1,2. Oração por Livramento. Salva-me ... livra-me. Este apelo baseia-se na confiança pessoal em Deus do autor do salmo. O furioso ataque do inimigo também parece ser pessoal, conforme indica a expressão "me arrebate". 3-5. Protestos de Inocência. Senhor ... se eu fiz. O autor estava certo que não merecia a perseguição que sofria. Ele desejava colocar o protesto em forma de juramento e oferecer-se para aceitar qualquer retribuição merecida por castigo. 6-8. Oração por Julgamento. Levanta-te, Senhor. Uma figura atrevida, como se Deus precisasse ser despertado, foi usada para indicar a necessidade de um julgamento imediato. Aqui há uma combinação de vindicação pessoal e ideia escatológica de julgamento mundial. 9-13. Confiança no Justo Juiz. Pois sondas a mente e o coração, ó justo Deus. O resultado está assegurado pela própria natureza de Deus. O justo é preservado, enquanto o ímpio sofre a ira divina diariamente. A ação do juízo divino sobre o que não se arrepende fica figurativamente declarada em termos de combate terreno. 14-16. A Natureza do Ímpio. Iniquidade . . . malícia . . . mentira. Estas palavras caracterizam o adversário, que foi destruído por seus próprios ardis. Ele se esconde sob a mortalha de seus próprios desejos malignos. 17. Voto Final. Cantarei louvores. Esta doxologia característica ilustra a certeza do salmista que a causa da justiça triunfará..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)



MEDITAÇÃO DO DIA

 


2 de Março Dia 61  

Leituras: Mateus 18:1-9; Atos 22:1-11; Salmo 55; Provérbios 13:20-25; Levítico 27.  

Versículo Especial: “À tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz” (Salmo 55:17).  

Pensamento Bíblico: “E Agora, Por Que te Demoras? . . .” (Atos 22:16). Nesta passagem, Paulo reconta os acontecimentos que cercaram sua conversão ao Senhor, incluindo o apelo de Ananias a que Paulo obedecesse sem demora. Entretanto, desde Paulo, muitos têm demorado, algumas vezes até que seja tarde demais. Preparar-se para a eternidade é um assunto muito sério. A demora é um jogo com uma alma eterna. Estas apostas são muito altas para serem feitas despreocupadamente!  

Ação: Se você não está preparado para se apresentar perante o julgamento de Deus, por que está esperando? Siga as instruções de Ananias: “Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados”..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

1 de março de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

 Salmos (Comentário Bíblico Moody) 19   Salmo 6. Um Grito em Busca de Alívio Eis aqui um quadro vivo do homem que se encontra em calamitosa angústia por causa de severa enfermidade. Embora o salmista se refira aos seus inimigos, está em primeiro lugar clamando por alívio para a sua doença. A menção que faz da ira divina prova que ele imagina o seu sofrimento como resultado do pecado. Uma vez que é usado entre os cristãos como um dos sete Salmos Penitenciais, é possível que fizesse parte da liturgia penitencial do culto no templo. 1, 2a. Oração Pedindo Interrupção de Castigo. Não me repreendas .. . nem me castigues ... tem compaixão de mim. Estas expressões mostram o reconhecimento do aspecto disciplinar do sofrimento. O escritor não nega sua culpa, nem proclama sua inocência. Seu castigo deve ser interrompido para que seu corpo emaciado possa ser restaurado. Tudo o que pode fazer é lançar-se sobre a misericórdia de Deus. 2b-5. Oração Pedindo Restauração. Sara-me ... livra a minha alma; salva-me. O sofredor claramente percebe que o livramento deve vir de fora, pois ele mesmo é inteiramente insuficiente. Ele baseia seu pedido sobre a seriedade do seu sofrimento, a misericórdia de Deus e o fato de que Deus perderia sua ação de graças se ele fosse para o Sheol. 6, 7. Descrição de Sua Condição. Gemer ... lágrimas . . . mágoa. A natureza de sua enfermidade está um tanto oculta pelas expressões orientais características. Contudo, não pode haver dúvida que sua tristeza é real e seu sofrimento intenso. Como ló, ele tem de suportar os insultos dos seus inimigos em aditamento a sua desgraça. 8-10. Orações Atendidas. O Senhor ouviu. Duas vezes o salmista usa esta frase para indicar que uma nova era chegou. Ele prediz que todos os seus inimigos retrocederão porque Deus assumiu o comando.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


1 de Março Dia 60  

Leituras: Mateus 17:22-27; Atos 21:26-40; Salmo 54; Provérbios 13:13-19; Levítico 26.  

Versículo EspecialO que despreza a palavra a ela se apenhora, mas o que teme o mandamento será galardoado” (Provérbios 13:13).  

Pensamento BíblicoDeus Caminha Entre Seu Povo (Levítico 26). Este capítulo registra promessas e advertências feitas por Jeová aos israelitas. Se observassem suas instruções, ele haveria de andar entre eles em harmonia. Se desobedecessem, ele haveria de caminhar contra eles e permitir que  fossem atropelados por seus inimigos. Seu relacionamento com Deus era condicionada à conduta deles.  

Ação: Obedeça a Deus e goze de sua amizade.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

28 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Salmos (Comentário Bíblico Moody) 18    Salmo 5. Uma Oração Matinal, em Preparação para o Culto Neste salmo há uma atmosfera de luta entre o justo e o ímpio, tal como se encontra com frequência no Saltério. A situação é semelhante à dos Salmos 3 e 4 no que se refere aos perigos que estão a toda volta. O salmo talvez fosse usado pelos sacerdotes em sua preparação para o sacrifício matinal ou por pessoas individualmente, quando se preparavam para o culto. 1-3. Uma Invocação a Deus. Dá ouvidos ... acode ... escuta. A preparação para o culto devia sempre incluir o clamor do indivíduo a Deus. Não apenas suas palavras, mas também sua meditação (lit., cochichos) era parte desta invocação. Na forma paralela, o tempo está especificado, provavelmente relacionando a oração do orador com o sacrifício da manhã. 4-9. Uma Lição Contrastante. Iniquidade . . . e me prostrarei. Há um contraste duplo nestes versículos: as atitudes dos justos e dos ímpios para com o pecado e a adoração são colocadas em contraste, como também as diferentes reações de Deus para com os dois grupos. O salmista reconhece que Deus não pode tolerar o pecado nem conviver com o homem ímpio. Portanto, Deus não permitirá que os arrogantes (literalmente) permaneçam na Sua presença. Ele considera detestável todos os que praticam a iniquidade. O fim destinado àqueles que proferem mentira é a destruição completa, e o sanguinário e o fraudulento são uma abominação que Deus detesta. Enquanto esses homens ímpios lidam traiçoeiramente, o salmista prostra-se diante de Deus, orando por orientação divina. 10-12. Uma Oração por Retribuição. Declara-os culpados. A oração continua com um pedido de justiça sobre aqueles inimigos. Como aqueles que se rebelam contra Deus, eles devem ser considerados culpados, deve-se permitir que caiam e que sejam rejeitados completamente. Em contraste ao destino triplo dos ímpios, aqueles que confiam em Deus participam de alegria infinda. Eles que regozijem-se, folguem de júbilo, e em ti se gloriem..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


28 de Fevereiro   Dia 59  

Leituras: Mateus 17:14-21; Atos 21:15-25; Salmo 53; Provérbios 13:7-12; Levítico 25.  

Versículo Especial“Da soberba só resulta a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria” (Provérbios 13:10).  

Pensamento BíblicoA Tolice de Negar Deus (Salmo 53:1). É uma maneira insensata e de visão curta de encarar a vida, negar a evidência da existência de Deus. Tal filosofia conduz a uma vida vazia na terra, e à miséria eterna da separação do bom e santo Deus de todos. Temos que nos lembrar, contudo, de que os ateus não são os únicos que negam a Deus. Quando vivemos egoistamente, despreocupados com nossa responsabilidade perante Deus, somos igualmente insensatos e de vista curta. Precisamos viver como pessoas que verdadeiramente acreditam que Deus é real.  

Ação: Dê cada passo hoje, como se Deus o estivesse observando. Ele está!..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

27 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Salmos (Comentário Bíblico Moody) 17   As circunstâncias que rodeiam este salmo são semelhantes às do Salmo 3. Contudo, aqui o lamento se transforma em uma canção de confiança para expressar o alívio do salmista. A serenidade do tom através de todo ele é o resultado de uma experiência da ajuda divina no passado. Exatamente como Deus deu o descanso na experiência anterior (Salmos. 3), há certeza de que ele proverá esse mesmo descanso e paz novamente. O versículo 8 liga este cântico com a oração vespertina. 1. Urgente Apelo a Deus. Responde-me . . . tem misericórdia . . , ouve a minha oração. Aqui está um pedido triplo feito a Deus, o qual provou ser justo e capaz de conceder livramento. Experiência do passado leva o salmista a crer que Deus novamente atenderá ás suas mais profundas necessidades. 2-5. Conselho Sábio para o Próximo. Ó homens. Esses homens difamaram a reputação do salmista; apegaram-se a vás maquinações e prosperaram á custa de falsidades. Eles deviam buscar a quietude para meditar sobre suas necessidades e deixar de pecar. Eles deviam falar com suas próprias consciências e silenciarem. Tal como o salmista clama, "ó Deus da minha justiça" (v. li, ele exige esta mesma motivação justa nos sacrifícios deles. O paralelo lógico é o da confiança naquele a quem eles oferecem esses sacrifícios. 6-8. Confiança Serena em Deus. Mais alegria me puseste no coração. Muitos indivíduos viviam inconformados e pessimistas, com falta da alegria que o salmista conhecia. Em contraste com esses pessimistas o autor sabe que o auxílio divino na hora da necessidade causa mais alegria do que colheitas abundantes. Ele termina com o quadro do sono sossegado possível àquele que conhece o cuidado divino por experiência pessoal.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


27 de Fevereiro   Dia 58  

Leituras: Mateus 17:1-13; Atos 21:1-14; Salmo 52; Provérbios 13:1-6; Levítico 23-24.  

Versículo Especial: “Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus” (Mateus 17:8).  

Pensamento BíblicoEles Viram Jesus Sozinho (Mateus 17:1-9). Pedro, Tiago e João gozaram de um privilégio, aqui, que haveria de ter emocionado muitos judeus do seu tempo. Eles, na verdade, conseguiram sentar-se aos pés de Moisés, o grande doador da Lei, e de Elias, o profeta. Pedro, provavelmente, pretendeu honrar Jesus pondo seu tabernáculo bem junto das tendas destes heróis do Velho Testamento, mas Deus pretendia outra mensagem. Moisés desapareceu. Elias desapareceu. Jesus permaneceu.  “Ouça-o”.  

Ação: Ouça reverentemente as palavras de Jesus. Obedeça-o. .( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...