3 de setembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 20  Eclesiastes 10 10:1. Mosca morta. Se uma mosca, uma das pragas do Oriente, mergulha no perfume e morre, seu corpo em decomposição estraga todo o perfume. Assim também uma pequena loucura pode arruinar muita sabedoria e honra. Pode parecer insignificante, mas pode destruir todo o  bem que a sabedoria alcançou. Um homem pode cometer um pecado, e isto pode destruir toda uma vida virtuosa. 5. Erro que procede do governador. Um dos males da vida é o julgamento falho do homem, que pode designar um tolo para uma posição de autoridade, e ignora aquele que poderia governar. 8. Quem abre uma cova. Estes provérbios são observações gerais sobre os perigos de diversas atividades e portanto sobre a necessidade da prudência. 11. Se a cobra morder antes de estar encantada. O sucesso na vida vem de se exercitar a habilidade na hora certa. Para que o encantamento dê resultado, deve ser aplicado antes da serpente morder, caso contrário de que serve saber como encantar? 15. O trabalho do tolo o fatiga. Literalmente. O tolo, embora possa falar um bocado, trabalha até a exaustão sem realmente conseguir realizar alguma coisa. Ele é estúpido demais para perceber a maneira óbvia de realizar seu propósito. Este é o significado da última frase, nem sabe ir à cidade; aquilo que está claro para a maioria fica oculto ao tolo. Esta última parte tem o seu paralelo em: "Ele não sabe o suficiente para se abrigar da chuva". B. Algumas Lições Sobre a Regra dos Reis. 10:16-20. As conseqüências da vida da nação quando é governada por um tolo foram ilustradas pelo autor. Os edifícios são arruinados e o dinheiro é esbanjado. Contudo uma pessoa, se é sábia, não dá lugar às críticas. 16. Cujo rei é criança. A criança é aquele que é influenciado pelos conselheiros (está implícito que os conselheiros são inescrupulosos), enquanto o filho de nobres (v. 17), que fica traduzido melhor para homem livre, é amadurecido e capaz de pensar sozinho. 18. Pela muita preguiça desaba o teto. A referência é à negligência dos negócios nacionais pelos governadores que se banqueteiam já de manhã (v. 16), isto é, gastam o seu tempo em frivolidades quando deveriam estar trabalhando.   ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 3 de Agosto Dia 215  

Leituras: Lucas 11:1-13; Filipenses 1:12-18; Salmo 30; Provérbios 8:12-21; Isaías 28-29.  

Versículo EspecialOs mansos terão regozijo sobre regozijo no Senhor, e os pobres entre os homens se alegrarão no Santo de Israel” (Isaías 29:19).  

Pensamento BíblicoAdoração Inútil (Isaías 28-29). Jesus cita esta passagem de Isaías para descrever a hipocrisia das pessoas de seu tempo (veja Mateus 15:8-9). O contexto revela mais sobre o caráter deles. Eles não respeitavam a vontade de Deus, mas apenas a aprendiam como parte do ritual. Eles cambaleavam na embriaguês espiritual, de algum modo pensando que eles estavam imunes à ira de Deus. Eles estavam errados!  

Ação: Seja honesto e sincero em seu estudo da Bíblia. Viva com justiça por causa do seu amor pelo Senhor.  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

2 de setembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 19  3b. Nem te obstines. A serviço de um rei que costuma ser arbitrário e que faz o que bem entende, a atitude sábia não é exigir que se faça a sua vontade em todos os assuntos. Há tempo e lugar para tudo (v. 6). VII. O Tema Demonstrado (IV). 8:10 - 9:16. A. Pela Incongruência da Vida. 8:10-14. Embora, talvez, geralmente o justo tenha assegurado uma vida feliz, enquanto os ímpios são deserdados; contudo, até mesmo isto tem suas exceções, de modo que ninguém pode depender da moral como guia para a vida. B. Conclusão: Desfrute da Vida Enquanto Pode. 8:15 – 9:16. Considerando que os propósitos finais de Deus são desconhecidos (8:15-17), que não há nada após a vida (9:1-10) e que a duração da vida é incerta (9:11-16), a atitude sábia é a de deleitar-se aqui e agora. Eclesiastes 9 9:1. Se é amor ou se é ódio que está à sua espera, não o sabe o homem. Esta frase difícil melhor se encaixa referindo-se a Deus. Nenhum homem sabe se suas atitudes obterão o amor ou o ódio de Deus (cons. Malaquias. 1:1-3; Romanos. 9:13). Eclesiastes  5. Nem tão pouco terão eles recompensa. O homem que está vivo pode obter uma recompensa, isto é, alguns lucram do seu trabalho aqui na terra e pelo menos é alguém, enquanto o morto não constitui nem sequer uma lembrança. 10. No além (E.R.C., na sepultura). Os hebreus de antigamente achavam que o Sheol era uma profunda cova sob a terra onde moravam os mortos (cons. Deuteronômio. 32:22). Está uniformemente descrita como o lugar para o qual tanto os justos como os injustos iam após a morte, e onde não havia castigos ou recompensas (cons. Eclesiastes. 3:19, 20; 6:6). Era a "terra do esquecimento" (Salmos. 88:12) e das trevas (Jó 38:17), onde os homens existiam como réplicas desbotadas de seus seres anteriores (cons. Isa. 14:9, 10). Aqui (Eclesiastes. 9:10) está uma das mais fortes declarações do V.T. sobre a vacuidade do Sheol. VIII. Palavras de Conselho (C). 9:17 - 12:8. A. Algumas Lições sobre a Sabedoria e a Loucura. 9:17 - 10:15. Aqui o autor acrescenta alguns grupos de máximas sobre o uso sábio das palavras (9:17, 18; 10:12-14), sobre a conduta sábia (10:2-4, 8-11), e sobre a sabedoria em geral conforme comparada com a loucura (10:1, 5- 7, 15). 17. As palavras dos sábios, ouvidas em silêncio. As palavras calmas do homem sábio são atendidas com mais prontidão do que a tagarelice clamorosa de um falador. Parece que este provérbio foi acrescentado para sugerir que aquilo que foi dito no versículo 16 nem sempre é verdade.  ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 2 de Setembro Dia 245  

Leituras: Lucas 19:11-27; 2 Tessalonicenses 3; Salmo 57; Provérbios 14:15-21; Jeremias 24-25.  

Versículo EspecialOra, o Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo” (2 Tessalonicenses 3:5).  

Pensamento Bíblico: Ore Para que o Evangelho se Propague (2 Tessalonicenses 3:1). O pedido de Paulo por orações continua bem apropriado hoje em dia. Sobram oportunidades neste mundo. Fronteiras nacionais e alianças têm mudado dramaticamente, no passado recente, permitindo melhor acesso a muitas pessoas do mundo. Os cristãos têm orado por tais oportunidades, e agora temos que orar pela coragem e a fé para aproveitá-las.  

Ação: Ore por todos os cristãos que você conhece fora de sua pátria. Ore para que outros compartilhem o trabalho de levar o evangelho ao mundo. ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

1 de setembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 18  D. A Sabedoria com a Riqueza é Melhor do que a Sabedoria Sozinha. 7:11, 12. O autor é rápido em reconhecer que a riqueza pode proporcionar boas coisas ao homem (cons. Provérbios. 13:8) e quando esta riqueza é combinada com a sabedoria, o homem tem duplos meios de descobrir os poucos prazeres da vida. E. A Resignação é Melhor do que a Indignação. 7:13, 14. Este é um resumo de quase toda a filosofia de vida do autor. 14. No dia da prosperidade. . . no dia da adversidade. Considerando que nossas vidas estão seguras pelo punho de ferro de Deus, tanto o dia da prosperidade como o dia da adversidade foram por ele determinadas. Portanto, que o homem aproveite ao máximo o que a vida pode proporcionar. F. A Moderação é Melhor do que a Intemperança. 7:15-22. A experiência mostra que o justo nem sempre vive mais e uma vida mais feliz do que o ímpio (cons. Salmos. 1:3, 4). Portanto a melhor maneira de viver é moderadamente. 16. Não sejas demasiadamente justo, pois isto não garante a felicidade. Portanto a moderação é a resposta, pois por que te destruirias a ti mesmo? Isto é, por que você se alienaria devido a uma conduta extremista das poucas coisas boas que a vida pode proporcionar? 17. Não sejas demasiadamente perverso, pois o mal pode acarretar uma morte prematura. G. Os Homens São Melhores do que as Mulheres. 7:23-29. 25. A perversidade é insensatez. Um bom exemplo da perversidade da insensatez é a mulher má (v. 26) que procura atrair os homens ao pecado. 28. Entre mil homens achei um ... entre tantas mulheres não achei nem sequer uma. É bastante difícil encontrar um homem bom, mas uma (boa) mulher é quase impossível descobrir.  29. Deus fez o homem reto. Embora Deus tenha feito o homem reto, os homens desviaram-se dessa condição buscando as muitas astúcias, isto é, propósitos e planos (talvez aqui, artimanhas femininas) que introduziram a corrupção e o mal no mundo. Eclesiastes 8 H. Às Vezes é Melhor Transigir do que Ficar com a Razão. 8:1-9. 3a. Não te apresses em deixar a presença dele. Quando o rei ordena alguma coisa desagradável, não te apresses em deixar a presença dele. Isto é, não lhe vire as costas impulsivamente por causa do que ele quer  ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 1 de Setembro Dia 244  

Leituras: Lucas 19:1-10; 2 Tessalonicenses 2:13-17; Salmo 56; Provérbios 14:9-14; Jeremias 23.  

Versículo Especial“Assim, pois, irmãos, permanecei firmes e guardai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa” (2 Tessalonicenses 2:15).  

Pensamento Bíblico: “. . . E Fortalecem as Mãos dos Malfeitores” (Jeremias 23:14). Jeremias não foi o único pregador em Judá na sua geração. Houve muitos que negaram sua mensagem sobre a destruição da nação ímpia, que estava para acontecer. Eles prediziam a paz, assegurando aos perversos que Deus estava satisfeito com a conduta deles. Tal pregação deu ao povo uma falsa segurança e apressou sua condenação. Precisamos aprender esta lição em nossa geração!  

Ação: Conte aos outros a verdade enquanto há tempo para se arrepender.  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

31 de agosto de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 16  VI. Palavras de Conselho (B). 7:1 – 8:9. O autor debateu, em 6:12, a possibilidade de determinar o bem máximo. Aqui ele admite que existem certos modos de vida que são  "melhores" do que outros. E assim ele dá o seu conselho sobre como descobri-los. Eclesiastes 7 A. A Honra é Melhor do que o Luxo. 7:1. Ter uma boa fama, isto é, uma boa reputação (cons. Provérbios. 3:4; 22:1), é melhor do que ter o luxo de possuir os mais finos perfumes. Uma vida honrosa faz o dia da morte do homem melhor do que o seu dia de nascimento porque no fim ele sabe que fez alguma coisa com a sua vida. B. A Sobriedade é Melhor do que a Leviandade. 7:2-7. Compreensão compassiva na tristeza e na morte dão à pessoa a devida avaliação da vida. Quando alguém visita a com do luto (v. 4), lembra-se da brevidade da vida e portanto da necessidade de se viver sabiamente. 3. Com a tristeza do rosto se faz melhor o coração. Esta frase implica em uma mente séria e refletida preocupada com os problemas da vida. C. A Cautela é Melhor do que a Precipitação. 7:8-10. 8. Melhor é o fim das coisas do que o seu princípio. Esta frase sugere a sabedoria da cautela no falar, uma vez que só após alguém ter falado é que pode determinar os efeitos plenos de suas palavras. 9. Não te apresses em irar-te. É melhor ser lento em irar-se, não fazendo uma declaração apressada da qual venha a se arrepender mais tarde. 10. Por que foram os dias passados melhores. É melhor dar uma segunda olhada calma ao passado e ao presente antes de dizer que foram os dias passados melhores do que estes. Os anos provavelmente obscureceram as dificuldades do passado que foram semelhantes às do presente. ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

31 de Agosto Dia 243  

Leituras: Lucas 18:31-43; 2 Tessalonicenses 2:1-12; Salmo 55; Provérbios 14:1-8; Jeremias 21-22.  

Versículo Especial“Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado” (Salmo 55:22).  

Pensamento BíblicoAcolheram o Amor da Verdade (2 Tessalonicenses 2:9-12). Satanás trabalha ativamente para enganar e muitos caem nas presas de suas tramas. Estes versículos nos relembram as defesas essenciais contra os seus enganos:  

   Temos que crer na verdade (versículo 12).

   Temos que amar a verdade (versículo 10).  

Este amor nos levará a estudar com respeito por Deus e determinação de aprender sua vontade. O verdadeiro amor nos motivará a pôr o conhecimento em prática.  

Ação: Cultive seu amor da verdade.  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

30 de agosto de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 15  13. As riquezas que seus donos guardam para o próprio dano. Isto se refere à perda que o homem sofre pela má ventura (v. 14), isto é, em uma especulação de maus negócios. A vaidade da riqueza jaz no fato do homem poder acumular muito, apenas para perdê-lo em um negócio infeliz, nada tendo assim para deixar para o seu filho. 20. Deus lhe enche o coração de alegria. Melhor traduzir de acordo com a RSV: Deus o mantém ocupado com alegria no seu coração. Não há muita alegria na vida, mas aquela que existe deve ser buscada por causa do prazer que proporciona. Isto fará a vida fluir de maneira agradável, pois Deus permitirá que um homem seja absorvido por essas coisas, fazendo que esqueça as dificuldades da vida. Eclesiastes  Eclesiastes 6 B. Pela Riqueza que Não Pode Ser Desfrutada. 6:1-9. Uma das maiores infelicidades da vida é que o homem pode ter riquezas sem poder desfrutar delas, ou por causa de uma morte precoce ou talvez por causa de um espírito de avareza que não permitirá que seja satisfeito. 2. Deus não lhe concede que disso coma. O versículo seguinte, como também a frase, antes o estranho o come, mostra que o quadro é de um homem que morre no começo da vida antes deter oportunidade de desfrutar de sua riqueza. Não tem filhos que sejam seus herdeiros, mas algum estranho se beneficia de tudo. 3. Se alguém gerar cem filhos. É o oposto do caso anterior. Mesmo se um homem tem vida longa e muitos filhos, não constitui garantia de prazer na vida. Ele pode estar tão amarrado pela avareza ou pelas preocupações que lhe falta a capacidade de se sentir satisfeito. Para tomar o contraste ainda maior, o autor acrescenta e além disso não tiver sepultura. Isto é, se tiver de viver para sempre sem poder desfrutar da vida, seria melhor que nunca vivesse. 9. Melhor é a vista dos olhos. Satisfação nas coisas que a vida proporciona é melhor do que o andar ocioso da cobiça, isto é, melhor do que a vida que não chega nunca a realizar os seus anseios. C. Pela Fixidez do Destino. 6:10-12. Em última análise, é inútil tentar mudar as coisas, e desejar mais do que se tem. Submissão à ordem estipulada é o melhor, uma vez que Deus tem determinado as coisas do modo que são. O homem não tem poder até mesmo para discutir o assunto.  ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


30 de Agosto Dia 242  

Leituras: Lucas 18:18-30; 2 Tessalonicenses 1; Salmo 54; Provérbios 13:20-25; Jeremias 19-20.  

Versículo Especial“Escuta, ó Deus, a minha oração, dá ouvidos às palavras da minha boca” (Salmo 54:2).  

Pensamento BíblicoFogo em Seus Ossos (Jeremias 20:7-11). Jeremias estava agoniado por causa do peso de sua carga profética. Ele tinha proclamado a verdade, o que lhe resultou em perigo pessoal. Jeremias reagiu como muitos o fazem hoje em dia: decidiu que era duro demais. Ele deixou de ensinar a palavra de Deus (versículos 7-9). Porém ele não podia ficar calado. A palavra tinha que sair, de modo que ele falou novamente, sabendo como isso seria muito difícil. Ele depositou confiança no Deus magnífico e todo-poderoso e voltou ao trabalho.  

Ação: Não se contenha. Partilhe o evangelho com o mundo.  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

29 de agosto de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 14  2. Não te precipites com a tua boca. A ênfase está na conscientização da oração. As "vãs repetições" (Mateus. 6: 7) de muitos não conseguem aquilo que obtém as poucas palavras daqueles que são sinceros. 3. Porque dos muitos trabalhos vêm os sonhos. O autor cita um provérbio para apoio do que disse anteriormente. Tal como uma noite de sonhos é o resultado de demasiadas preocupações com os negócios, assim também as palavras disparatadas são o resultado de excesso de palavras no culto. 6. Te faça culpado. A idéia é de não permitir que a boca faça alguém se colocar em dificuldades com Deus. O anjo ou mensageiro não é o anjo do juízo enviado por Deus, mas antes o sacerdote cuja obrigação era cobrar o que fora votado (cons. M. 2: 7). 7. Na multidão dos sonhos. Este provérbio difícil é provavelmente uma alusão ao versículo 3, e o autor está resumindo a sua idéia. Exatamente como excesso de preocupação com os negócios provoca sonhos, assim também muitas palavras enunciadas no culto provocam promessas precipitadas e o castigo de Deus. V. O Tema Demonstrado (III). 5:8 – 6:12. A. Pela Riqueza que Pode Ser Desfrutada. 5:8-20. Aqui as riquezas são consideradas de três ângulos. Embora Deus possa conceder ao homem certo poder para desfrutar de riquezas, contudo 1) as riquezas Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 14 são a causa de muita ganância e injustiça entre os oficiais do governo (5:8, 9); 2) o ganho das riquezas nunca produz satisfação, pois quanto mais se ganha, mais se quer (5:10-12); e 3) as riquezas são uma possessão insegura, pois um homem adquire riqueza apenas para passála aos outros (5:13-17). Assim, em 5:18-20 o autor dá o seu conselho já muitas vezes repetido: Desfrute da vida enquanto pode. 8. Porque o que está alto tem acima de si outro mais alto. Esta não é uma declaração sobre o fato de que Deus observa todos os governantes para finalmente castigá-los, mas antes é uma referência ao sistema de governo daquele tempo. Cada oficial observava o seu subalterno a fim de obter sua parte nos impostos e subornos. Por causa deste sistema ninguém deveria se maravilhar diante da opressão e falta de justiça. 9. O proveito da terra é para todos. Parece melhor traduzir de acordo com a observação marginal da RSV: o proveito da terra está entre todos eles; um campo cultivado tem um rei. Em outras palavras, não apenas os oficiais obtêm sua parte na extorsão, mas não há nenhuma área cultivada que não esteja debaixo de impostos.  ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 29 de Agosto Dia 241  

Leituras: Lucas 18:9-17; 1 Tessalonicenses 5:12-28; Salmo 53; Provérbios 13:13-19; Jeremias 17-18.  

Versículo Especial“Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor” (Jeremias 17:7).  

Pensamento Bíblico: Nações de Argila nas Mãos do Oleiro  (Jeremias 18:1-11). Ao apelar a Judá para se arrepender, Deus permite-nos entender seu domínio sobre o destino das nações. Dois pontos são particularmente claros: 

   Deus determina se nações vão se levantar ou cair, e

   O resultado pode ser mudado se a conduta da nação mudar.  

O que aprenderemos? Veja Provérbios 14:34.    

Ação: Obedeça a Deus. Sua obediência é crucial para se salvar e até para salvar nações inteiras da destruição. ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net)

28 de agosto de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 13 12. O cordão de três dobras. Isto provavelmente se refere à vantagem do companheirismo e significa que se a comunhão com dois é boa, então com três ainda é melhor. Um cordão com três fios agüentará tensão maior do que aquele que só tem dois. F. Pela Natureza Transitória da Popularidade. 4:13-16. Aqueles que buscam a popularidade como seu alvo principal descobrirão que ela não proporciona satisfação real, pois depende da inconstância das pessoas, e portanto não é coisa segura. 13. Melhor é o jovem pobre e sábio. Um exemplo hipotético do que geralmente acontece quando um homem passa da pobreza para o trono. Um rei que já não se deixa admoestar, isto é, que não aceita conselho, era muitíssimo melhor quando era um jovem pobre. Então pelo menos aceitava ensinamentos. Agora a idade e os anos diante dos olhos do público cegaram-no (o autor dá a entender) às suas incapacidades e à necessidade do conselho sábio. 14. Nasça pobre no reino deste. Geralmente a idade e a experiência nada ensinam ao homem. O rei que já foi pobre, que saiu do cárcere para o trono, que provocou a queda de outro, não aprendeu as lições principais de sua luta o favor popular é incerto e imprevisível. A tradução aquele que nasceu no seu reino tornou-se pobre sugere que o rei, através do seu fracasso em aprender as lições da popularidade pode um dia vir a se tornar um pobretão em seu próprio reino. Eclesiastes 5 IV. Palavras de Conselho (A). 5:1-7. Aqui estão diversas palavras de conselho sobre o culto apropriado. O autor recomenda cautela e brevidade nas orações (5:1-3) e alegria no pagamento de seus votos (5:4 -7). 1. Guarda o teu pé. Tenha consciência do que faz quando for à casa de Deus. Na frase ouvir é melhor, o autor não está se referindo à ida ao Templo para ouvir a exposição da Lei, mas antes está advertindo contra o adorar a Deus de maneira errada. A palavra ouvir geralmente tem o sentido de "obedecer" no V.T. O contraste é entre aqueles que se aproximam de Deus em obediência, isto é, a partir de uma conduta ética e moral (cons. Salmos. 119:101), e aqueles que são tolos, isto é, aqueles que adoram com corações sem arrependimento. ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 28 de Agosto Dia 240  

Leituras: Lucas 18:1-8; 1 Tessalonicenses 5:1-11; Salmo 52; Provérbios 13:7-12; Jeremias 15-16.  

Versículo Especial“Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo” (1 Tessalonicenses 5:11).  

Pensamento Bíblico“Como Ladrão de Noite” (1 Tessalonicenses 5:1-11). A volta de Cristo será súbita e sem aviso. Paulo nos instrui, portanto, para estarmos preparados todo o tempo. Nossas vidas não devem ser preenchidas por obras da escuridão. Em vez disso, devemos andar na luz, para podermos enfrentar o Senhor sem medo. A volta de Cristo será um dia de angústia para os ímpios, e um dia de glória para os fiéis.  

Ação: “Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios” (1 Tessalonicenses 5:6. ( Estra-ido do Estudos da Bíblia Net)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...