1 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jó (Comentário Bíblico Moody) 30  2b. Acaso tem razão o tagarela? As costumeiras cortesias introdutórias, inteiramente dispensadas por Bildade, são agora aviadas por Zofar com tanta pressa e falta de gosto que a acusação funde-se com a apologia. 5. Falasse Deus e abrisse os seus lábios contra ti. Jó parece irreprimível na controvérsia com seus companheiros; mas se ele tivesse a liberdade de conseguir a coisa que ele mais almeja, um debate franco com Deus (cons. 9:35), seria silenciado. 6b. Sabe, portanto, que Deus permite seja esquecida parte da tua iniqüidade. Mais literalmente, Deus é a causa do esquecimento de parte da tua iniqüidade. No seu zelo de contradizer a lamentação de Jó de que Deus esquadrinha e sem misericórdia destaca cada pecado seu (cons. 10:6,14), afligindo-o desproporcionalmente às suas iniqüidades, Zofar aventura-se a modificar a teoria dos outros dois amigos que é a da proporção direta – mas na direção oposta de Jó! Eis aqui o clímax da condenação no primeiro ciclo. Jó 11:6 é de vital importância; conclui a acusação mas também introduz a sabedoria insondável de Deus (cons. 5:9). 7. Porventura ... penetrarás até à perfeição do Todo-poderoso. Através de sua sabedoria infinita Deus compreende e controla a criação em sua altura, profundidade, comprimento e largura (vs. 8,9). 10b. Quem o poderá impedir? Se Deus quer levar um homem a juízo, o homem não pode escapar. Zofar assim apóia a conclusão à que Jó já chegara devido à absoluta sabedoria de Deus, isto é, de que resistir a Ele é futilidade (cons. 9:12; 10:7b). Mas enquanto Jó já tinha apelado à onisciência divina vindicando sua inocência (10:7a), Zofar fá-lo para convencer Jó do pecado: (Ele) vê a iniqüidade (v. 11b). Tendo condenado Jó abertamente, e sendo ele mesmo ignorante de qualquer evidência direta para consubstanciar sua acusação, Zofar acha conveniente suplementar sua própria ignorância com a onisciência do Todo-poderoso. Ele teria feito melhor uso de sua excelente doutrina da incompreensibilidade de Deus, entretanto, se tivesse humildemente reconhecido as limitações de seu próprio conhecimento da providência divina e não tivesse a presunção de entender os sofrimentos de Jó até a perfeição. Esta verdade da sabedoria inescrutável de Deus, embora tristemente manipulada por Zofar, é a doutrina que deveria ter aquietado o espírito de Jó e silenciado suas queixas. Levando-a em conta com mais seriedade, Jó e também os seus amigos teriam reconhecido que os seus sofrimentos eram compatíveis com a piedade exemplar de um lado e o favor divino do outro. É especialmente pela proclamação de sua incompreensibilidade que o próprio Senhor mais tarde liberta Jó àe suas tentações. Assim o autor do livro emprega novamente uma velada antecipação. Em 11:12 ele usa outro artifício, favorito, concluindo um argumento com um provérbio. Ele cita a asnice dos homens estúpidos como um realce para a sabedoria divina que é infinita.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


1 de Janeiro Dia 1  

Leituras: Mateus 1:1-17; Atos 1:1-14; Salmo 1; Provérbios 1:1-7; Gênesis 1-2.  

Versículo EspecialO temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino” (Provérbios 1:7).  

Pensamento Bíblico“No Princípio Deus . . .” (Gênesis 1-2). Os dois primeiros capítulos de Gênesis nos colocam frente a Deus. Ele é o Criador e o Senhor de tudo no Universo. Se a revelação da Bíblia parasse aqui, deveríamos a ele nossa devoção e respeito simplesmente porque ele é tão claramente superior a nós. Deveríamos ser gratos, contudo, porque a Bíblia não termina aqui. As páginas que se seguem dizem-nos muito sobre o amor e a santidade de Deus e sobre seu cuidado com nosso bem-estar.  

Ação: Comece hoje um plano anual de leitura e meditação diárias sobre a palavra de Deus. Conforme você examinar as mensagens contidas em cada pedaço da Bíblia, a cada dia, preste atenção nas bênçãos de que gozamos, e nas responsabilidades ligadas com essas bênçãos. Resolva, agora, colocar Deus em primeiro lugar a cada dia. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

31 de dezembro de 2021

BOAS FESTAS

 

DESEJO Á TODOS AMIGOS DO BLOG DO PR ANTÓNIO UM ANO DE MUITAS CONQUISTAS E VITORIAS OBRIGADO PELO APOIO.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jó (Comentário Bíblico Moody) 29  Jó 10 10:1-22. Falarei com amargura da minha alma (v. 1b). Com a bravata do desespero Jó discute com o Juiz que o condena (v. 2). Ele apela a Deus contra Deus – à natureza do Deus que ele conhecia contra o Deus fantástico que contende contra ele. Em particular, Jó apela ao orgulho profissional de Deus como Juiz (vs. 3-7) e à sua condição de Criador (vs. 8-12). Está Deus sujeito às limitações humanas, sujeito portanto à má-interpretação dos fatos (v. 4) ou capaz de não alcançar o. culpado (vs. 5, 6)? Não. Ele tem as qualificações de ser o juiz de toda a terra; ele é onisciente e onipotente (v. 7). As tuas mãos me plasmaram (v. 8). Será que o Criador destrói a criatura com a qual despendeu tão maravilhosa perícia no processo da procriação e gestação (vs. 10, 11) e cuidado tão providencial (v. 12)? O "julgamento" imaginado de Deus termina quando a realidade da dor e da ignomínia reafirmam-se na consciência de Jó. O Deus fantástico prevaleceu, ao que parece, e Jó muda abruptamente do apelo à lamúria e ao lamento (vs. 13.22). Estas coisas ocultaste no teu coração (v. 13a). O secreto desígnio divino na anterior formação e educação da vida de Jó foi preparar uma presa para ser espreitado como um leão, sem misericórdia, implacavelmente (vs. 14 -16). O propósito secreto de Deus foi o tempo todo tornar essa vida miserável no final, testemunhando da sua culpa com uma interminável hoste de pragas (v. 17). Porque, pois me tiraste da madre? (v. 18a). A consideração do papel divirto na origem da sua vida leva ló de volta ao tema de suas queixas originais (cons. 3:11). Deixa-me (v. 20b). Excluído, como se julga ser, do amor de Deus, o mínimo que pode pedir, antes de escorregar para as trevas da morte, é que Deus simplesmente cesse de lhe prestar atenção por um momento. Não obstante, é ainda a Deus que Jó clama. Jó 11 e) Primeiro Discurso de Zofar. 11:1-20. Jó reagiu à concentração de Elifaz e Bildade no seu status judicial com protestos cada vez mais intensos de inocência. Estes por sua vez provocaram os amigos a uma aplicação ainda mais consistente de suas teorias, até que Zofar agora bruscamente condena a alegada iniqüidade de ló (vs. 1-6). Ele suporta sua acusação apelando à infinidade de Deus (vs. 7-12), concluindo contudo com uma afirmação de prosperidade restaurada (vs. 13-20). 1-6. Jó insistira que Deus o tinha afligido quando sabia ser ele justo (v. 4; com. 9:21; 10:7). Isto, destaca Zofar, contradiz a teoria tradicional, é irreligiosidade e não pode ser permitido que permaneça como a última palavra..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

31 de Dezembro Dia 365  

Leituras: João 21:20-25; Apocalipse 22; Salmo 150; Eclesiastes 12:9-14; Ester 9-10.  

Versículo EspecialO Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida” (Apocalipse 22:17).  

Pensamento Bíblico: “Aquele Que Tem Sede, Venha” (Apocalipse 22:17). As opções foram apresentadas com clareza. Podemos escolher a estrada fácil da satisfação pessoal e do pecado, ou a trilha mais difícil da submissão à vontade de Deus. Desde Gênesis 3, quando Adão e Eva comeram o fruto proibido, até Apocalipse 22, quando este último e grande convite é feito, a escolha tem estado diante de nós. Deus fez tudo o que é necessário para nos equipar para fazermos uma decisão sábia. Ele mostrou as conseqüências fatais do pecado e retratou a beleza e grandeza do céu. Ele quer que façamos duas coisas:  

    Vamos a ele.

    Convidemos outros.  

Ação: Certifique-se de que está servindo a Deus, hoje e, então, faça brilhar sua luz para convidar outros para virem a ele também..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

30 de dezembro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Jó (Comentário Bíblico Moody) 28  22b. Tanto destrói ele o integro como o perverso. A afirmativa dos amigos de que só os perversos são carregados com dolência precisa de correção; Jó, contudo, fracassa em discernir o amor de Deus na morte do justo. 23b. Então se rirá do desespero do inocente, exatamente como, assentado inatacável nos céus, ele "ri-se" (Sl. 2:4, a mesma palavra) dos rebeldes que se enfurecem contra o seu trono. Os amigos condenaram Jó, afirmando que Deus devia ser justo – de acordo com o padrão deles. Jó, defendendo-se contra suas insinuações injustificadas, é levado a condenar Deus para que ele mesmo possa ser justificado (cons. 40:8). 9:25 – 10:22. O sofredor lamenta suas mágoas, continuando a interpretá-las como prova de condenação divina. Ele não pode impedir seu anseio por um dia no tribunal, embora não tenha esperanças de receber tal privilégio. Portanto, ele discute veementemente com o Deus estranho, criação fantástica de suas dúvidas loucas. 25a. Os meus dias foram mais velozes do que um corredor. A oportunidade para o Juiz de revogar sua decisão e devolver a prosperidade de Jó logo se desfará. Jó compara a rápida passagem de sua vida miserável com aquelas coisas que são as mais rápidas na terra (v. 25), no mar (v. 26a) e no ar (v. 26b). Mesmo assim me submergirás no lodo (v. 31a). Mesmo se o caso fosse ao tribunal e Jó comprovasse sua inocência tanto quanto fosse possível à eficiência humana (v. 30), o Juiz o sobrepujaria com acusações de culpa. Não há entre nós árbitro (v. 33a). Aqui, estando a fé de Jó em seu ponto mais baixo, surge nesta forma negativa do lamento o conceito do Mediador, que mais tarde viria a se tornar para Jó uma convicção positiva. Este conceito alcança sua expressão mais alta no discurso (cap. 19) que marca o topo atingido pela fé de Jó dentro do andamento do debate. Pois à falta de um árbitro, Jó treme diante do Onipotente, que parece decidido a aterrorizá-lo até o silêncio (vs. 33-35) e declará-lo culpado..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

30 de Dezembro Dia 364  

Leituras: João 21:15-19; Apocalipse 21; Salmo 149; Eclesiastes 12:1-8; Ester 6-8.  

Versículo Especial: “Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles” (Apocalipse 21:3).  

Pensamento Bíblico“Eis o Tabernáculo de Deus com os Homens” (Apocalipse 21:3). A meta foi atingida. Quando a Bíblia caminha para o final, Deus e os homens estão morando juntos, em fraternidade. Foi assim que tudo se iniciou, em Gênesis, mas o contínuo pecado tinha forçado Deus a separar-se dos homens. Finalmente, Cristo veio para permitir que a comunhão fosse restaurada (João 1:14), e as páginas de encerramento das Escrituras nos dizem que a obra foi completada.  

Ação: More com Deus. Não permita que o pecado o expulse..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

29 de dezembro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jó (Comentário Bíblico Moody) 27  9:1-24. Na verdade sei que é assim (v. 2a). Veja comentário sobre 8:3. O aspecto judicial da situação agora volta-se favorável a Jó. Deus se lhe apresenta como um juiz em ação. 2b. Como pode o homem ser justo para com Deus? Embora esta pergunta seja parecida na forma à revelação de Eh faz (4:17), seu significado é diferente. Jó não diz que o homem, sendo mortal decaído, não possa permanecer em sua própria integridade diante de Deus. Ele diz (conforme vemos no versículo seguinte) que seja qual for a justiça da causa de um homem, ele é demasiado insignificante e ignorante para defendê-la com sucesso no tribunal, diante da sabedoria e poder esmagadores de Deus. A ideia da transcendência divina levou Jó a perguntar por que Deus deveria se dar ao trabalho de afligir o homem tão frágil. Agora o mesmo pensamento provoca a pergunta: Por que deveria um homem tão frágil se incomodar em contender com Deus? Esta pergunta expõe a perda de Jó da percepção da benevolência divina. O Todo-poderoso parece-lhe opor-se como um adversário gigantesco. 10a. Quem faz grandes coisas, que se não podem esquadrinhar. Novamente Jó faz uma nova aplicação a uma citação de Elifaz (cons. 5:9) para responder a Bildade. Elifaz pronunciou estas palavras como base para Jó entregar sua causa a Deus (5:8) e as ilustrou com graciosas obras da providência (5:10-16). Jó as repete para mostrar como estas palavras são fúteis para apresentar o seu caso a Deus. Ele ilustra com os exemplos mais sinistros da onipotência absoluta do governo cósmico de Deus (vs. 5-13). Na ilustração final Jó adota novamente, ao que parece, a imagem retórica da mitologia usual, os auxiliadores do Egito (v. 13b), para descrever o governo divino sobre o mar (cons. 26:12). Nem a uma de mil coisas lhe poderá responder . . . ainda que eu fosse justo, não file responderia; antes ao meu Juiz pediria misericórdia (vs. 3b,15). Isto antecipa extraordinariamente a teofania subseqüente (38:3 e segs) e a resposta de Jó (40:3-5). Contudo essa prévia exposição está novamente velada com sutileza pelo equívoco. Pois a realidade que se comprovará ser o prelúdio da alegria reconquistada, parece aqui, a Jó, ser uma contingência melancólica. 21a. Eu sou integro. Esta seção termina com um crescendo de denúncias, as exclamações de Jó quase se transformando em um staccato incoerente. Em completo desespero de não conseguir estabelecer sua integridade diante do Deus irresistível, que parece determinado a quebrálo, despedaçando-o sem causa (v. 17b; cons. 2:3), Jó contudo afirma desafiadoramente sua honestidade..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


28 de Dezembro Dia 362  

Leituras: João 20:24-31; Apocalipse 19; Salmo 147; Eclesiastes 11:1-6; Ester 1-2.

Versículo Especial: “Então, ouvi uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-poderoso” (Apocalipse 19:6).  

Pensamento Bíblico: “Aleluia! pois Reina o Senhor Nosso Deus, o Todo-Poderoso” (Apocalipse 19:1-9). No livro de Apocalipse fica claro que louvar a Deus é uma atividade maior S talvez a atividade principal S no céu. Há tantas razões para louvá-lo, que os cânticos podem continuar para sempre. Aqui, o louvor é por causa do seu poder e vitória. Babilônia, a mulher má e assassina, caiu. Deus reina com todo o poder. Que privilégio, juntar-se àquela multidão celeste, louvando a Deus na comemoração da vitória!  

Ação: Louve o Senhor Deus. Ele é Onipotente!...( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)


27 de dezembro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jó (Comentário Bíblico de Matthew Henry) 25   Vv. 23-28. Jó roga que seus pecados lhe sejam revelados. Um penitente verdadeiro está disposto a conhecer o pior de si mesmo; todos devemos ter o desejo de conhecer quais são as nossas transgressões, para podermos confessá-las e nos resguardarmos contra elas no futuro. Jó se queixa dolorosamente dos severos tratos de Deus para com ele. O tempo não apaga a culpa do pecado. Quando Deus escreve coisas amargas contra nós, o seu desígnio é nos fazer lembrar de pecados esquecidos e levar-nos ao arrependimento para nos livrar deles. Que os jovens tomem o cuidado de não se entregarem aos prazeres do pecado. Pecados praticados durante a mocidade ocuparão muito tempo de dor, por causa de instantes de prazeres pecaminosos. A sabedoria dos jovens é lembrar de seu Criador nos dias de sua mocidade, para que tenham uma esperança segura e uma doce paz na consciência, como consolo em seus anos de velhice.Jó também se lamenta de que seus erros atuais sejam notados estritamente. Deus, entretanto, não nos trata conforme os nossos méritos. Esta era a linguagem da triste perspectiva de Jó. Se Deus marca nossos passos e esquadrinha bem de perto nossos caminhos para juízo, nosso corpo e nossa alma sentem sua justa vingança. Este será o caso espantoso dos incrédulos; porém, há salvação concebida, providenciada e revelada em Cristo. Jó 14 Versículos 1-6. Jó fala da vida do homem; 7-15: Da morte do homem; 16-22: Por causa do pecado, o homem está sujeito à corrupção. Vv. 1-6. Jó desabafa sobre a condição do homem, e dirige-se também a Deus. Todos nós, descendentes de Adão, temos a vida curta. Toda a sua exibição de beleza, felicidade e esplendor cai diante do golpe da enfermidade ou da morte, como a flor diante do machado; ou se desvanece como a sombra. Como é possível que a conduta de um homem seja sem pecado, quando o seu coração é, por natureza, inclinado a transgredir? Eis aqui uma prova clara de que Jó entendia e cria nesta inclinação ao pecado, e além de expor isto como defesa, pede que o Senhor não o trate conforme as suas próprias obras, mas de acordo com a sua misericórdia e graça. No conselho e decreto de Deus está determinado quanto tempo viveremos..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


27 de Dezembro Dia 361  

Leituras: João 20:19-23; Apocalipse 18; Salmo 146; Eclesiastes 10:16-20; Neemias 12-13.  

Versículo EspecialOuvi outra voz do céu, dizendo: Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos” (Apocalipse 18:4).  

Pensamento BíblicoMorrendo com a Mulher Má (Apocalipse 18). A mulher apresentada com minúcias repulsivas no capítulo 17 é destruída no capítulo 18. Mas antes que sua queda seja completa, um chamado é feito para que os justos se afastem dela. Temos que viver no mundo, porém não compartilhar do mal do mundo. Este princípio é apresentado de Gênesis a Apocalipse, e tem que ser cuidadosamente aplicado em nosso dia-a-dia. Deus espera que mostremos um exemplo positivo para aqueles que nos rodeiam.  

Ação: Permita que sua luz brilhe; ela pode vencer a escuridão!.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

26 de dezembro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Jó (Comentário Bíblico Moody) 24 8 c) Primeiro discurso de Bildade. 8:1-22.  Bildade prova ser tão insensível quanto Elifaz em relação à miséria de Jó. Ele despreza a defesa que o sofredor faz do seu lamento, ignora sua crítica sobre a atitude pouco simpática dos seus amigos e continua dando a Jó mais conselhos iguais aos de Elifaz em nome da justiça divina (vs. 2-7) e da tradição venerável (vs. 8-19). Depois, desajeitadamente, anexa uma palavrinha de estímulo (vs. 20-22). 2a. Até quando. Aqui não há nenhuma apreciação pelos meses de paciência; só indignação pelos poucos minutos de impaciência! 3a. Perverteria Deus o direito? É claro que Deus não era injusto com Jó. Mas por trás da pergunta retórica de Bildade jaz o julgamento: Jó colhia os frutos do pecado. Esse aspecto da justiça divina, embora sem dúvida envolvesse o lamento de Jó, não estivera antes de tudo em seus pensamentos. O patriarca contemplara seu destino mais pela perspectiva metafísica da transcendência divina e limitação humana. Focalizando a atenção sobre o aspecto judicial, os consoladores só conseguiram intensificar a tentação do seu amigo. A teodicéia de Jó era tão inadequada quanto a deles. A razão portanto lhe dizia que Deus devia estar profundamente aborrecido com ele. Mas sua consciência se recusava a reconhecer uma transgressão proporcional ao seu sofrimento. Onde então ficava a justiça? Onde estava o bom Deus que ele conhecia? 4b. Ele os lançou no poder de sua transgressão. Uma aplicação surpreendentemente impiedosa, mas inteiramente consistente com a tese do amigo! Embora a forma seja condicional, a intenção é declarada. 5a. Se tu buscares a Deus. Uma vez que as aflições de Jó não se comprovaram ser fatais, como as de seus filhos, ele podia alimentar esperanças de que ele não era, como aqueles, um réprobo e que o seu arrependimento seria seguido de uma restauração de bênçãos além de sua antiga prosperidade (v. 7; cons. 42:12).(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 



26 de Dezembro Dia 360  

Leituras: João 20:11-18; Apocalipse 17; Salmo 145; Eclesiastes 10:8-15; Neemias 10-11.  

Versículo Especial“Achava-se a mulher vestida de púrpura e de escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de pérolas, tendo na mão um cálice de ouro transbordante de abominações e com as imundícias da sua prostituição” (Apocalipse 17:4).  

Pensamento Bíblico: A Mulher do Diabo (Apocalipse 17:1-6). Independente de interpretações especiais deste livro, não há dúvida de que a mulher descrita aqui seja a mulher do diabo. Ela é o contrário de tudo que é bom e puro. Ao contrário da mulher santa, que deu à luz o Filho varão do capítulo 12, esta mulher está vestida de pecado. Ela está toda adornada para atrair os homens carnais, que nem notam que de sua boca escorre o sangue dos justos. Como o pecado parece horrendo a Deus!  

Ação: Veja o pecado como Deus o vê e adorne sua vida com a pureza.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 12 8. A minha resolução é ajuntar as nações. A misericórdia do Senhor é dirigida a todos os povo...