15 de outubro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Esdras (Comentário Bíblico Moody) 21   25-27. Veja o decreto de Artaxerxes em 7:14-16. O ouro, a prata e os utensílios preciosos valiam cerca de US$ 3.000.000. Não foi por menos que Esdras proclamou um jejum para buscarem a proteção de Deus na viagem! 31, 32. Partiram de Aava em 8 de abril de 457 A.C., e chegaram a Jerusalém em 24 de julho (7:9). 1.448 kms em quatro meses perfazem cerca de 11, 26kms por dia. Foi uma boa média, considerando que havia crianças (v. 21), além de muito equipamento a ser transportado. E a boa mão do nosso Deus estava sobre nós. Cons. o testemunho de Esdras em 8:22. Repousamos ali três dias. Cons. Neemias. 2:11. 35, 36. Que alegria tiveram aqueles judeus ao poderem oferecer sacrifícios sobre o verdadeiro altar de Deus! Entre eles havia sacerdotes e levitas que jamais tinham visto Jerusalém ou o seu templo. Aos seus sátrapas e aos governadores. Eram os sátrapas e governadores dos distritos que rodeavam Judá. Judá nessa ocasião e por muitas décadas depois foi considerada como parte de um setor governamental mais extenso. V. A Grande Reforma. 9:1 – 10:44. Esdras 9 A. A Trágica Notícia e a Oração de Esdras. 9:1-15. Quando Esdras foi consultado pelos governadores judeus em relação aos casamentos mistos contraídos nos últimos anos, ele foi tomado de tristeza, e sua profunda angústia trouxe a convicção do pecado a muitos corações. Sua grandiosa oração não continha pedidos de perdão, mas forneceu a devida atmosfera para a confissão e abandono do pecado da parte da congregação. Ele contrastou a lealdade divina com a desobediência de Israel, pela qual a nação merecera extinção. 1. Acabadas, pois, estas coisas. Provavelmente passaram diversos meses depois dos acontecimentos de 8:36, pois estamos agora no mês de dezembro (10:9). Vieram ter comigo os príncipes. Todas as classes sociais da nação estavam envolvidas neste recente pecado; mas uma vez que foram os príncipes que deram o exemplo (9:2), foram eles e não os sacerdotes que primeiro vieram ter com Esdras. Cinco das sete nações cananitas foram aqui relacionadas (Deuteronomio. 7:1; Atos 13:19), além de três outras. Esses povos pagãos da terra escaparam à deportação de Nabucodonosor..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

15 de Outubro  Dia 288  

Leituras: João 4:39-45; Hebreus 9:1-10; Salmo 93; Provérbios 23:1-5; Daniel 7-8.  

Versículo Especial“Porventura, fitarás os olhos naquilo que não é nada? Pois, certamente, a riqueza fará para si asas, como a águia que voa pelos céus” (Provérbios 23:5).  

Pensamento Bíblico“Nós Mesmos Temos Ouvido” (João 4:39-45). Muitos dos samaritanos creram em Jesus, e a base de sua fé foi explicada em termos interessantes. As palavras da mulher que o havia encontrado junto ao poço levaram-os a ouvir Jesus. Eles creram, porque eles mesmos o ouviram.  

A fé não é um conhecimento de segunda mão. Temos que ouvir a palavra de Deus para chegar a nossas próprias conclusões sobre Jesus. Pais devotos podem apontar-nos a Jesus. Isto é bom e certo, mas nossa fé tem que ser mais do que uma continuação da tradição familiar. A Bíblia nunca fala dos netos de Deus. Temos que chegar a conhecê-lo por nós mesmos, como seus filhos e filhas.  

Ação: Estude a Bíblia. Aprenda sobre Deus por você mesmo. Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

14 de outubro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Esdras (Comentário Bíblico Moody) 20   3-14. Esta lista de genealogias também se encontra entre as dezessete genealogias de Esdras. 2:3-15, com exceção de Joabe (v. 9). Dos filhos de Zatu e Bani provavelmente deveria aparecer em 8: 5, 10 (LXX e I Esdras), concordando com os mesmos nomes em 2: 8, 10. O fato dos mesmos nomes aparecerem com oitenta anos de intervalo indica que são nomes de famílias, não de indivíduos que viveram no tempo de Zorobabel e Esdras. Alguns membros dessas famílias retornaram com Zorobabel, mas outros membros não retornaram até os dias de Esdras. 15. Onde ficamos acampados três dias. Considerando que finalmente partiram do rio Aava (localização desconhecida, provavelmente um canal) no duodécimo dia (v. 31), deviam ter viajado nove dias a partir da Babilônia até aquele ponto (cons. 7:9). Nenhum dos filhos de Levi. Só 341 levitas retornaram com Zorobabel, em comparação com os 4.289 sacerdotes (2:36-42). 17. Ido, chefe em Casifia. Isto devia ser uma colônia de levitas e netinins. Ido era provavelmente um levita. 18-20. Um homem entendido. Provavelmente um nome próprio, Ichechel, um descendente de Mali, neto de Levi (Êxodo. 6:16,19). Serebias e Hasabias foram novamente mencionados em Esdras. 8:24 (observação). 21-23. Então apregoei ali um jejum. Veja outros exemplos do V.T. de jejum para obter resposta às orações, em Jz. 20:26; I Samuel. 7:6; lI Cronicas. 20:3; Joel 1:14. Desta vez, nenhuma coluna de nuvem apareceu para  conduzir os peregrinos de volta à Terra Santa; mas a mão do Senhor os conduzia (Esdras. 8:22). Porque tive vergonha de pedir . . . exército e cavaleiros. Esdras deu assim um bom testemunho. Mas o fato de Neemias ter uma escolta (Neemias. 2:9) apenas prova que nossas vidas e circunstâncias diante de Deus nunca são idênticas. E ele nos atendeu. Assim Esdras olha para trás e contempla uma viagem segura e bem sucedida. 24. Serebias, Hasabias, e dez dos seus irmãos. Estes eram levitas obviamente (vs. 18, 19), perfazendo doze sacerdotes e doze levitas. Nenhum desses doze sacerdotes foram mencionados aqui, mas dois foram citados no versículo 2..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

14 de Outubro  Dia 287  

Leituras: João 4:27-38; Hebreus 8; Salmo 92; Provérbios 22:22-29; Daniel 5-6.  

Versículo Especial: “Ele livra, e salva, e faz sinais e maravilhas no céu e na terra; foi ele quem livrou a Daniel do poder dos leões” (Daniel 6:27).  

Pensamento Bíblico: Um Homem Idoso Mostra Fé (Daniel 6). No princípio do domínio dos persas, um homem foi atirado aos leões, por causa de sua fé. Esse homem havia mostrado convicção corajosa cedo em sua vida, mas agora estava em idade avançada (provavelmente mais de 80 anos). Sua força física talvez tinha diminuído, mas a força espiritual de Daniel não se abalara. Certamente, sua fé era justificada. Deus não abandonou a Daniel.  

Ação: Seja você jovem ou velho, viva pela fé.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

13 de outubro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Esdras (Comentário Bíblico Moody) 19  B. Carta de Artaxerxes para Esdras. 7:11-28. Artaxerxes escreveu uma carta em aramaico para Esdras, dando-lhe permissão para levar voluntários judeus, ouro e prata e os utensílios do templo de volta a Jerusalém. Além disso, fez ampla provisão de mantimentos e ministros para o templo, e deu autoridade a Esdras para nomear magistrados e juízes. 14. Seus sete conselheiros. A suprema corte de Artaxerxes (cons. Et. 1:14; Heródoto, III, 84). Para fazeres inquirição a respeito de Judá e Jerusalém. Ao que parece, Esdras tinha uma posição na corte persa que correspondia à de Secretário de Estado para os negócios judeus. 18. O que a ti . ., bem parecer. Poderia Esdras interpretar isto como permissão inclusa para reconstrução dos muros da cidade? E a teus irmãos. Os sacerdotes. 20-22. Artaxerxes seguiu os exemplos de Ciro e Dario (cons. 6:4, 8). O total que foi dado chegou a cem talentos de prata (cerca de US$ 100.000), cem coros de trigo (22.000 litros), cem batos de vinho e de azeite (2.631 litros). 25. Que julguem a todo o povo que está dalém do Eufrates. Isto é, os judeus ("a todos os que sabem as leis de teu Deus"). E ao que não as sabe, que lhas façam saber. Judeus que não tivessem conhecimento das Escrituras deviam ser instruídos nelas. Sem dúvida Esdras sugeriu a Artaxerxes o que o decreto deveria conter. A última provisão, particularmente, coincidia com o alvo da vida do escriba (v. 10). 27, 28. Esdras reconhecia, neste notável decreto, que Jeová inclinara o coração do rei para o Seu povo (Proverbios. 21:1). O embelezamento do Templo foi a causa principal para a ação de graças, pois o restabelecimento do culto a Deus foi a chave do reavivamento. Esdras 8 C. A Viagem a Jerusalém. 8:1-36. Cerca de 1.500 sacerdotes e chefes de famílias partiram da Babilônia com Esdras. Além desses, Esdras convidou alguns levitas e  netinins de Casifia. Confiou os tesouros do templo a vinte e quatro sacerdotes e levitas. Após um período de oração e jejum, o grupo encetou a longa viagem a Jerusalém. Quatro meses depois chegaram à cidade e depositaram seus tesouros no templo. Ofereceram sacrifícios sobre o altar e entregaram as ordens de Artaxerxes às devidas autoridades. 2. Gérson . . . Daniel. Esses chefes das famílias sacerdotais eram descendentes do terceiro e quarto filho de Arão respectivamente (veja v. 24, observação). É estranho que nenhum total dos sacerdotes seja apresentado, nem da família de Hatus, um descendente do Rei Davi..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

13 de Outubro  Dia 286  

Leituras: João 4:16-26; Hebreus 7:20-28; Salmo 91; Provérbios 22:17-21; Daniel 3-4.  

Versículo Especial: “Tu, porém, Senhor, não te afastes de mim; força minha, apressa-te em socorrer-me” (Salmo 22:19).  

Pensamento Bíblico: “O Altíssimo Tem Domínio Sobre o Reino dos Homens”  (Daniel 4:17). Este capítulo descreve a desagradável humilhação do homem mais poderoso do mundo. Nabucodonosor, que frequentemente se atribuiu o mérito pelo progresso do império babilônico, aprendeu que Deus domina (vs. 34-37). Deus ainda domina os reinos dos homens (veja Romanos 13:1; Apocalipse 1:5). As pessoas que hoje, arrogantemente, desrespeitam seu domínio, também serão humilhadas (veja Filipenses 2:9-11).  

Ação: Honre aquele que domina tudo..Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

12 de outubro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Esdras (Comentário Bíblico Moody) 17   20. Os sacerdotes e levitas se tinham purificado como se fossem um só homem. Como um, sem exceções. Os levitas substituíram os chefes de famílias (Êxodo. 12:6) e mataram os cordeiros pascais para os leigos (que poderiam estar imundos) e os sacerdotes i que estavam ocupados demais). Cons. II Crônicas. 35:11, 14, 15. Esdras (Comentário Bíb 21. Dois grupos de judeus foram mencionados aqui, aqueles que retornaram da Babilônia e aqueles que ficaram na terra, misturando-se com os pagãos (II Reis 17:33). 22. O rei da Assíria. Uma vez que os pensas agora governavam os antigos territórios da Assíria, pode se dizer que Dario era o rei da Assíria, tal como Ciro fora rei da Babilônia. IV. A Viagem de Esdras a Jerusalém. 7:1 – 8:36. Esdras 7 A. Apresentação de Esdras. 7:1-10. Agora se apresentam as ligações familiares e características pessoais de Esdras, como também um pequeno sumário de sua grande viagem. 1. Passadas estas coisas. Entre os capítulos 6 e 7, há um intervalo de cinqüenta e oito anos, durante os quais tiveram lugar os acontecimentos do livro de Ester. Isto poderia explicar a atitude favorável de Artaxerxes para com Esdras. Esdras, filho de Seraías. Seraías era sumo sacerdote em 586 A.C. (II Reis 25:18). Mas Esdras devia descender de um filho mais jovem de Seraías, porque ele não foi chamado de "filho de Jozadaque ", como Jesua (Esdras. 3:2; I Crônicas. 6:14); e portanto seus ancestrais imediatos não se encontravam na linhagem sumo-sacerdotal. 3. Azarias, filho de Meraiote. Para encurtar a lista, seis nomes foram excluídos entre esses dois (I Crônicas. 6: 7-11). 6. Ele era escriba versado na lei de Moisés. Escriba. O soper hebraico significava anteriormente "secretário". Mas no tempo de Jeremias os escribas também eram professores da Bíblia (Jeremias. 8:8), e esse é o significado aqui. 7-9. A viagem de 1.448kms levou quatro meses – 27 de março a 24 de julho de 457 A.C. 10. Porque Esdras tinha disposto o coração. Veja em II Crônicas. 12:14; 19:3; 30:19, expressões semelhantes..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

12 de Outubro  Dia 285  

Leituras: João 4:1-15; Hebreus 7:11-19; Salmo 90; Provérbios 22:11-16; Daniel 1-2.  

Versículo Especial: “Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dele é a sabedoria e o poder” (Daniel 2:20).  

Pensamento Bíblico“Resolveu Daniel, Firmemente, Não Contaminar-se” (Daniel 1:8). Quatro jovens, deportados a força de sua pátria por um inimigo poderoso, agora seriam treinados para o serviço do rei. Ainda que eles estivessem longe do lar e claramente dominados, estes homens tiveram a coragem de conservar suas convicções. Eles se recusaram a serem contaminados pela comida do rei. O resultado? Deus os abençoou acima dos outros, e colocou Daniel em posições de poder por 70 anos ou mais.  

Ação: Mostre sua coragem sendo fiel a suas convicções.(.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

11 de outubro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Esdras (Comentário Bíblico Moody) 16  10. Para que ofereçam sacrifícios . . . ao Deus dos céus, e orem pela vida do rei e de seus filhos. Dario podia pronunciar estas palavras facilmente sem abandonar o seu politeísmo. Orar pelos reis está implícito na ordem de Jeremias aos judeus exilados (Jeremias. 29:7). Carl F. Keil (The Books of Ezra, Nehemiah, and Esther, pág. 87) mostra que isto foi feito nos séculos posteriores também (1 Macabeus 7:33; 12:11; Js. Antiq. 12. 2. 5). 11. Uma viga se arrancará ... e que seja ele levantado e pendurado nela. Keil cita Heródoto (III. 159) que conta que Dano empatou 3.000 babilônios depois de tomar a cidade. Portanto esta não era uma ameaça infundada! E que da sua casa se faça um monturo. Cons. Daniel. 2:5; 3:29; II Reis 9:37. D. O Templo é Terminado. 6:13-22. Com a ajuda de governadores seculares e profetas piedosos, os judeus terminaram o seu templo dentro de cinco anos e o dedicaram a Jeová com grande alegria. Um mês mais tarde, multidões se ajuntaram em Jerusalém para celebração da Páscoa e da Festa dos Pães Asmos. 14. Segundo o decreto de Ciro, de Dario, e de Artaxerxes, rei da Pérsia. Esdras tomou o cuidado de acrescentar o nome de seu próprio rei, Artaxerxes, porque este ajudou na manutenção do Templo (7:15, 16, 21). 15. No dia terceiro do mês de adar. Foi em 12 de março de 515 A.C., quatro anos e meio depois de começada a obra com perseverança. Enquanto o Templo estava sendo construído sucederam-se os acontecimentos de Zacarias 7. 17. Salomão ofereceu duzentas vezes mais novilhos e carneiros por ocasião da dedicação do seu Templo! lI Reis 8:63). 19. A páscoa. Isto aconteceu em 21 de abril de 515 A.C., exatamente cinco semanas depois da dedicação do Templo. Começando com este versículo, o texto volta novamente ao hebraico.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

11 de Outubro  Dia 284  

Leituras: João 3:22-36; Hebreus 7:1-10; Salmo 8938-52; Provérbios 22:6-10; Ezequiel 47-48.  

Versículo Especial“Convém que ele cresça e que eu diminua” (João 3:30).  

Pensamento Bíblico“Convém que Ele Cresça” (João 3:30). Estas palavras de João Batista descreveram sua missão e aceitação do papel de guiar os outros a Cristo. João desapareceu cedo da cena logo quando Jesus atingia o máximo da popularidade. Este comentário também descrevia a atitude desprendida que os cristãos deveriam ter para com o seu serviço. Nossa meta não deve ser nossa honra e fama pessoal, mas a exaltação de Cristo. Nossos próprios egos só atrapalham nossa honra com o Senhor.  

Ação: Engrandeça Jesus Cristo pela sua vida..(.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

10 de outubro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Esdras (Comentário Bíblico Moody) 15  B. A Carta de Tatenai a Dario. 5:6-17. Tatenai, o sátrapa persa, escreveu então a Dario, o rei, falando de seu desafio e da resposta dos judeus e perguntando qual o veredito com base no decreto de Cito. 8. A casa do grande Deus. Esta carta se refere exclusivamente ao templo, em contraste com a carta de 4:12-16, que foi escrita cerca de setenta anos mais tarde (veja observações). 11-13. Agora a carta cita a resposta dos judeus a Tatenai, na qual eles falam da história do seu templo desde o seu término em 960 A.C. até sua destruição em 586 A.C., e o decreto de Ciro para sua reconstrução em 538 A.C. 16. Veio o dito Sesbazar, e lançou os fundamentos da casa. Cons. 1:8; 5:14. Outro nome para Zorobabel, pois foi ele que lançou os fundamentos em 3:8-10. E daí para cá se está edificando. A terminologia hebraica aqui não impossibilita uma interrupção na obra (E.J. Young, An Introduction to the Old Testament, pág. 373). O ponto é que não houve uma ordem de "cessar obras" oficial vinda da corte persa (contraste com 4:23) desde os dias de Cito até o presente. 17. Mesmo se o decreto de Ciro fosse encontrado e fosse favorável, Tatenai provavelmente esperava que Dario, o fundador de um novo ramo da dinastia acata, o revogasse (veja observações sobre 6 1, 2). Esdras 6 C. Decretos de Ciro e Dario. 6:1-12. Além de Dano encontrar o decreto de Ciro relativo aos judeus e seu templo, também criou um próprio, ordenando a Tatenai que ajudasse os judeus em sua Obra e ameaçando aqueles que alterassem seu decreto. 1, 2. Nos arquivos reais em Babilônia . . . em Acmetá. Keil destaca que a vasta complexidade do Império Persa e a confusão geral que acompanhou a mudança do poder real da linhagem de Cito para a linhagem de Dario em 521 A.C., ajudam a explicar por que alguns decretos anteriores teriam sido esquecidos. Mas é um tributo à eficiência da administração persa que os registros estivessem seguramente arquivados em uma elaborada rede de arquivos centralizada em Babilônia e estendendo-se por filiais distantes como a de Acmetá (Ecbatana), capital do antigo império meda. Os arquivos (v. 1) são arquivos mesmo, mas o rolo (v. 2) quer dizer um rolo de papiro ou couro (outra palavra hebraica) e não a costumeira tabuinha de barro. Possivelmente todos os antigos rolos estavam arquivados na biblioteca de Ecbatana por causa doar que não era tão quente e úmido como o da Babilônia. 3. Para uma explicação da diferença entre este decreto de Cito e o de Esdras 1, veja E.J. Young (op. cit., pág. 372). Enquanto um consistia de proclamação pública, o outro era um complemento oficial mais detalhado para os arquivos. A sua altura de sessenta côvados. O pórtico do Templo de Salomão tinha duas vezes essa altura (II Crônicas. 3:4). 8. Também por mim se decreta. Além de Dario advertir Tatenai que deixasse os judeus em paz por causa do decreto de Cito, também acrescentou um decreto próprio que deve ter assombrado Tatenai e seus companheiros. Da tesouraria real . . . dos tributos dalém rio, se pague pontualmente a despesa a estes homens. Cons. 6:4. Isto provavelmente prejudicou o bolso de Tatenai, pois ele tinha a sua parte nos tributos..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

10 de Outubro  Dia 283 

Leituras: João 3:9-21; Hebreus 6:9-20; Salmo 89:19-37; Provérbios 22:1-5; Ezequiel 45-46.  

Versículo Especial“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).  

Pensamento Bíblico“Os Homens Amaram Mais as Trevas do Que a Luz” (João 3:19). Jesus foi pessoalmente rejeitado por seu próprio povo (veja João 1:11). Ele continua a ser rejeitado pela maioria das pessoas (veja Mateus 7:13-14). Por quê? Porque muitas pessoas amam a escuridão. Escuridão, ignorância e incerteza subjetiva permitem uma  sensação falsa de liberdade. Luz, conhecimento e aceitação da objetiva verdade revelada é que dão a verdadeira liberdade. Esta liberdade é a que Jesus oferece (veja João 8:32).  

Ação: Escolha a liberdade real. Escolha seguir a Jesus..(.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...