2 de dezembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livre Oséias (Comentário Bíblico Moody) 16  4. O seu proceder não lhes permite voltar para o seu Deus é a tradução preferida. Israel rejeitara o Senhor e estava mergulhando cada vez mais nas práticas pagas. O pecado era um déspota, afastando Israel de sua única esperança – o próprio Deus. Não conhecem ao SENHOR é uma acusação contra um povo cujos feitos desmentiam qualquer profissão de fidelidade ao seu Deus. A palavra "conhecer" talvez aqui possa ser traduzida no tempo presente. 5. A soberba de Israel sugere um espírito de arrogância e autoconfiança que tinha de ser abatido. Esta interpretação é sugerida pela LXX, o Targum e a Peshita. Cheyne sugere que se refere ao próprio Senhor, aquele que é chamado de "o orgulho de Israel", o Deus de Israel. Deus, então, testifica contra Israel por causa do seu pecado (cons. Rute 1:21). 6. Israel podia aproximar-se de Deus com ofertas sacrificiais, com os seus rebanhos e o seu gado; mas os seus pecados a tinham alienado tanto do Senhor que tais gestos externos seriam sem significado. O profeta advertiu que os ídolos não ajudariam Israel na hora da necessidade e que o Senhor mesmo não lhe responderia quando fizesse gestos vazios de reconciliação. 7. Os pais se afastaram de Deus e geraram filhos bastardos (cons. 2:4, 5), que do descritas seguindo os seus maus caminhos. Agora a festa da lua nova os consumirá. A palavra hebraica para "mês" é festa da lua nova. O profeta destaca a iminência do juízo. Em vez de aguardarem alegremente a chegada da lua nova, eles se lembrariam, com a sua chegada, da proximidade do juízo pelas mãos da Assíria. Com as suas porções é uma referência às terras concedidas às diversas tribos. Elas seriam "devoradas" pelo inimigo. F. Desastrosa Política Externa de Efraim (Israel) e Judá. 5:8-15. 8. Tocai a buzina . . . trombeta (E.R.C). Observe que esses nomes aparecem com relacionamento paralelo. Oséias não pretende destacar uma diferença nos dois instrumentos. Os dois eram provavelmente pequenas variantes do mesmo instrumento. O Mishna declara que o shôpar (aqui traduzido para buzina) era às vezes reto e às vezes curvo. Geralmente era um simples chifre de carneiro. Uma trombeta de prata, hasosrâ, era determinada pela Lei para certas ocasiões (Números. 10:1-10; 31:6). Gibeá e Ramá ficavam ambas no alto das montanhas da Palestina central. O toque de alarme vindo dessas alturas poderia ser ouvido tanto em Judá como em Israel. Bete-Áven. Cons. 4:15. Cuidado, Benjamim! talvez fosse uma advertência dirigida a Benjamim pelos homens de Bete[1]Áven (Betel). Talvez significasse: "Benjamim, o inimigo está atrás de você". ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA


 2 de Dezembro Dia 336  

Leituras: João 14:12-18; 1 João 5:1-13; Salmo 123; Eclesiastes 3:1-8; 2 Crônicas 1-3.  

Versículo Especial: “Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida” (1 João 5:12).

Pensamento Bíblico: Uma Distinção Clara (1 João 5:1,5,9-13). Muitas pessoas, hoje em dia, se gabam de sua mente aberta e tolerante, ao insistir na aceitação de diferentes credos. Eles sugerem que atitudes religiosas gerais, crença em um Ser Superior, ou mesmo no Jeová do Velho Testamento, deveriam ser uma base para a unidade. Tais alegações omitem o essencial: Jesus Cristo. O simples fato, ressaltado no texto de hoje, é que não podemos ser salvos sem ele!  

Ação: Proclame esforçadamente a salvação em Jesus Cristo. Pregar Jesus não é prejudicial aos outros S porque ele é o único meio para eles chegarem ao céu!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

1 de dezembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 15  Oséias 5 E. O Julgamento dos Reis e Sacerdotes por Desviarem o Povo. 5:1-7. 1. O vocativo, ó sacerdotes, faz-nos lembrar que o sacerdócio de Israel fora responsável pelo afastamento do povo para a adoração idólatra nos altos. O rei e seus cortesãos também tinham rejeitado a mensagem dos profetas de Israel; por isso o vocativo seguinte: ó casa do rei. Os relicários idólatras em Betel e Dá tinham implicações políticas. Tinham a finalidade de afastar o povo da participação nos cultos do templo em Jerusalém. Oséias cita Mispa e Tabor como exemplo da idolatria que era praticada por todo o Israel. Havia diversos lugares chamados Mispa (torre de vigia). Este é provavelmente Es-Salt em Gileade. Tabor é a bem conhecida montanha da Galileia (cons. Juízes 4:6; 10:17). 2. Aqueles que se desviaram, portanto apóstatas da lei de Deus, são descritos como profundos praticantes de excessos. Aprofundastes, no contexto, deve ter um sentido literal e não metafórico. A tradução destas palavras tem perturbado os mestres bíblicos desde os tempos antigos. Cheyne sugere: Os apóstatas aprofundaram-se na corrupção. Com uma pequena alteração o texto fica assim: "E tornaram profundo o abismo de Sitim". Se esta última é a interpretação certa, Sitim (Números. 25:1; Isaias. 2:1; 3:1), tal como Mispa e Tabor, era considerada o centro do culto idólatra. Deus acrescenta: Eu castigarei a todos eles. Literalmente, eu sou o castigo de todos eles. Se mûsar for traduzido como particípio hophal, temos: Fui rejeitado deles todos. Isto indicaria que a idolatria de Israel resultou na rejeição do Deus de Israel. 3. Conheço a Efraim. Neste contexto conheço dá a ideia de familiaridade. O comportamento idólatra de Efraim não era desconhecido por Deus. Ele era culpado de prostituição, afastando-se deslealmente do Senhor para seguir a Baal e participando de seu culto licencioso.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

1 de Dezembro  Dia 335  

Leituras: João 14:1-11; 1 João 4:12-21; Salmo 122; Eclesiastes 2:24-26; 1 Crônicas 28-29.  

Versículo Especial“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).  

Pensamento Bíblico: Jesus é o Caminho (João 14:6). Em nosso tempo de espírito ecumênico, muitos dos que se dizem cristãos querem minimizar a brecha entre nós e as pessoas religiosas que negam Jesus. O amor por suas almas exige o contrário. Temos que proclamar francamente que Jesus é o único caminho para o Pai. Aqueles que o negam estarão perdidos eternamente. Sua paz eterna com Deus é mais importante do que uma paz religiosa temporária na terra.  

Ação: Não se envergonhe de falar aos outros sobre o Caminho para o Pai.  ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

30 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 14  14. O Senhor declara com ironia: Não castigarei vossas filhas e esposas (noras). Ele enfatiza o fato dos homens serem os piores ofensores e que eles não podem apontar as mulheres como as culpadas. 15. Oséias adverte o Reino de Judá a que não imite os pecados de Israel. Judá é aconselhada a não se fazer culpada, literalmente. Ela deve fugir dos santuários de Gilgal e Bete-Áven (Casa de perversidade, como o profeta chama Betel). Judá devia evitar o juramento – (Como) vive o SENHOR. Ser culpada de idolatria enquanto jura pelo Senhor seria um pecado duplo. 16. Como vaca rebelde se rebelou Israel. Leia-se, Israel é teimosa como vaca rebelde. Rashi comenta: "Como um animal cevado que dá coices, assim Israel encheu-se de gordura e escoiceia". O SENHOR o apascenta como a um cordeiro em vasta campina. Antes, Pode o Senhor apascentá-lo . . . ? A pergunta é retórica. Uma vaca teimosa é amarrada para que não paste livremente como um cordeiro. Deus tinha de restringir a liberdade de Israel por causa de sua propensão ao mal. 17. Efraim (Israel) está entregue aos ídolos. O relacionamento de Israel com os ídolos da terra levou Deus a exclamar: Deixá-lo. Isto é o mesmo que dizer: "Que se desvie sozinho". O futuro mostrada se os ídolos podiam ajudar. 18. Tendo acabado de beber, eles se entregam à prostituição. Quando se cansam de um pecado, voltam-se para outro. Os seus príncipes amam apaixonadamente a desonra. O texto é difícil. A JPS dá: Seus governantes amam profundamente a desonra. Cheyne traduz: Seus escudos estão enamorados da infâmia (CBSC). 19. Falando do desastre iminente, Oséias acrescenta: O vento os envolveu nas suas asas. O vento chega súbito e violentamente, trazendo destruição. Do mesmo modo Israel seria levada para o exílio. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

30 de Novembro Dia 334  

Leituras: João 13:31-38; 1 João 4:1-11; Salmo 121; Eclesiastes 2:18-23; 1 Crônicas 26-27.  

Versículo Especial: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros” (João 13:34).  

Pensamento Bíblico: Um Novo Mandamento (João 13:34-35). Note a ligação entre a leitura de hoje em João 13 e 1 João 4. “Devemos nós também amar uns aos outros” como Cristo mostrou amor por nós. Seu amor não foi fácil. Às vezes exigia forte repreensão. Acima de tudo, seu amor era um sacrifício: Ele deu sua própria vida para tornar possível nossa salvação. Se mostrarmos tal amor, outros saberão que pertencemos a Jesus!  

Ação: Mostre amor a outras pessoas: procure a salvação delas. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

29 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 13  7. Os sacerdotes foram altamente respeitados, mas quanto mais estes se multiplicaram, tanto mais contra mim pecaram. 8. Os sacerdotes ficaram gananciosos, e o espírito mercenário que prevalecia entre eles se expressa na acusação: Alimentam-se do pecado do meu povo. O pecado pode se referir à oferta pelo pecado, devido ao fato dos sacerdotes enriquecerem por avidamente se apoderarem das ofertas que o povo trazia ao Senhor. Os filhos de Eli (I Samuel. 2:13-17) foram culpados de tais pecados. C. O Castigo para Todos. 4:9, 10. 9. O julgamento divino se expressa nas palavras como é o povo, assim é o sacerdote. Povo e sacerdotes, todos transgrediram igualmente e devia-se aguardar o julgamento que sobreviria aos dois grupos. 10. Apesar da rapacidade dos sacerdotes, Oséias declara que comerão, mas não se fartarão. Não ficarão nunca satisfeitos. A avareza seria castigada com a falta de alimento. D. Prática de Culto Imoral. 4:11-19. 11. A sensualidade, o vinho e o mosto caracterizam aqueles que rejeitam a palavra de Deus. Oséias declara que eles tiram entendimento. 12. Em seu desnorteamento, o povo buscava a ajuda de pedaços de pau. Isto é, de ídolos de madeira (cons. Isaias. 40:19-21; Jeremias. 2:27). Semelhantemente usavam a vara, através da qual os pagãos praticavam a adivinhação, para predizer o futuro. 13. Sacrifícios eram oferecidos sobre os outeiros, em vez do santuário do Senhor. Cultos de natureza licenciosa caracterizavam os "altos". Isto acontecia debaixo dos choupos e terebintos. Os lares dos israelitas seriam contaminados, pois suas filhas e noras adotariam as práticas religiosas obscenas do culto a Baal.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

29 de Novembro Dia 333  

Leituras: João 13:21-30; 1 João 3:10-24; Salmo 120; Eclesiastes 2:12-17; 1 Crônicas 24-25.  

Versículo Especial: “Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros” (1 João 3:11).  

Pensamento BíblicoAmor na Prática (1 João 3:10-24). O amor é uma função prática do povo de Deus. Ele não é meramente algo que sentimos ou um assunto de conversa, mas deve ser praticado por meio de mostrar consideração para com os outros.  O máximo exemplo da prática do amor é Jesus: “Nisto conhecemos o amor, em que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos (v. 16). Os verdadeiros discípulos de Jesus não podem, voluntariamente, negligenciar as necessidades de seus irmãos e irmãs.  

Ação: Demonstre o seu amor: ajude hoje um irmão ou uma irmã. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

28 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 12 5. Depois. Depois que Israel fosse removida de sua terra, destituída do seu rei e seus cultos idólatras, Deus restauraria a Davi, seu rei, isto é, o rei davídico, ou Messias, que governada como o justo rei de Israel (cons. Malaquias. 3:1). A dinastia seria reavivada nos últimos dias. Literalmente, no fim dos dias. A expressão é usada para descrever a era messiânica, o clímax da história, quando o Messias de Deus governará sobre todo o mundo. II. A Infidelidade de Israel e Consequente Julgamento. 4:1 - 13:16. Oséias 4 A. A Culpa do Povo. 4:1-3. 1. Israel fora infiel à aliança com o Senhor, resultando em uma contenda com ela. Agora Deus atua como querelante e juiz (cons. 12:2; Isaias. 1). Israel fora culpada de repetidas transgressões, e o profeta declarou que a terra não tinha verdade ou fidelidade ('emet) nem amor ou lealdade para com a afiança (hesed), nem conhecimento de Deus, no sentido de conhecer ou obedecer à Sua vontade. 2. O que só prevalece são atos de violência, e homicídios sobre homicídios. Um homicídio levava a outro homicídio, e a trilha de sangue era contínua. A idolatria e os crimes de violência estão intimamente relacionados na ideia de Oséias. Aquele que rejeita o verdadeiro Deus pode ser culpado das mais vergonhosas atrocidades. B. A Culpa dos sacerdotes. 4:4-8. 4. Israel tinha rejeitado as reivindicações divinas e assemelhava-se a um povo que era como os sacerdotes, rejeitando o conselho do mensageiro enviado por Deus (cons. Malaquias. 2:7). 5. O resultado é que Israel tropeçaria de dia, quando normalmente os homens podem ver e evitar os abismos. Oséias tinha consciência do fracasso dos líderes espirituais ou profetas (isto é, falsos profetas). Não se apegando à verdade, tropeçariam de noite. Tropeçariam nas trevas. 6. O resultado era a destruição de Israel porque lhe falta o conhecimento. O povo não conhecia a Deus e os seus caminhos. Não era simplesmente o resultado da negligência, mas uma atitude criminosa. Rejeitaram o conhecimento, preferindo resolver os seus problemas buscando falsos deuses e as nações poderosas que os adoravam. Os sacerdotes foram exemplos fracos, levando Israel para a apostasia. Por causa disso foram rejeitados nas palavras: para que não sejam sacerdotes diante de num. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

28 de Novembro Dia 332  

Leituras: João 13:12-20; 1 João 3:1-9; Salmo 119:161-176; Eclesiastes 2:1-11; 1 Crônicas 22-23.  

Versículo Especial“Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol” (Eclesiastes 2:11).  

Pensamento Bíblico: “Vaidade é Correr Atrás do Vento” (Eclesiastes 2:1-11). Este pregador tentou encontrar significado “debaixo do sol”. Ele procurou a realização em várias atividades que as pessoas de hoje continuam a praticar. Adquiriu riquezas e suas luxúrias e gozou de muitos divertimentos. Finalmente, concluiu que tudo era vazio e insatisfatório. Ele não quis dizer que coisas ou prazeres são maus por si mesmos, mas que elas não fornecem aquilo de que realmente necessitamos.  

Ação: Olhe para “além do sol” para encontrar propósito na vida. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

27 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 10  Oséias 3 E. Oséias Redime Sua Esposa Infiel. 3:1-5. 1. Oséias recebe a ordem de amar a mulher que lhe voltou as costas por amor de outros. Ela era amada de seu amigo, isto é, seu amante. Oséias foi exortado a amar uma adúltera, mulher que lhe fora infiel. Ela era como os israelitas, que amavam bolos de passas. Eles participavam dos rituais pagãos de Baal que envolviam ofertas de bolos de passas. 2. Oséias resgatou sua esposa da escravidão à qual seu pecado a levara por quinze peças de prata. O preço de um escravo era trinta peças de prata (Êxodo. 21:32). Evidentemente Oséias pagou metade em dinheiro e metade em grão. 3. Como castigo por seus pecados, o profeta declara: Esperarás por mim muitos dias. O verbo é às vezes usado no sentido de "viver em reclusão" (Levítico. 12:4; Deuteronômio. 21:13). Gômer levada uma vida sossegada e reclusa até que Oséias se sentisse livre para tomá-la por esposa. Assim também eu esperarei por ti é, literalmente, e também eu por ti. Parece que Oséias está dizendo que Gômer teria de ficar separada dos outros, e que ele não teria relações conjugais com ela durante o período definido por muitos dias. 4. A experiência de Oséias com Gômer tinha uma contraparte na experiência divina com Israel, que ficaria muitos dias sem rei, sem príncipe. Israel, no exílio, não teria governo civil, mas seria governada por estrangeiros. Ficaria também sem sacrifício. O modo e o lugar dos sacrifícios foram particularmente destacados na lei levítica. Israel não teria meios de atender a essas exigências na terra do exílio. Sem coluna, literalmente, um objeto de culto usado pelos pagãos mas proibido pela Lei (Deuteronômio. 16:22). O exílio de Israel removê-la-ia das tentações familiares de Canaã. Sem estola sacerdotal. Era uma parte da vestimenta do sumo sacerdote (Êxodo. 28: 6-14). O significado da raiz da palavra é, "revestir" e no tempo de Gideão havia uma estola que se transformou em ídolo. Ídolos do lar (cons. Gênesis. 31:19, 34; I Samuel. 19:13, 16). Oséias declara que o Exílio seria um período durante o qual os objetos de culto tão queridos dos israelitas, antes do Exílio, seriam removidos. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

27 de novembro Dia 331  

Leituras: João 13:1-11; 1 João 2:18-29; Salmo 119:145-160; Eclesiastes 1:12-18; 1 Crônicas 20-21.  

Versículo Especial“Filhinhos, agora, pois, permanecei nele, para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e dele não nos afastemos envergonhados na sua vinda” (1 João 2:28).  

Pensamento BíblicoConfiança em Sua Volta (1 João 2:24-29). Antes, João nos contou que estaremos em comunhão com Deus se guardarmos sua Palavra (vs. 3-5). João, agora, salienta que continuemos fiéis no serviço S praticando a justiça S para que possamos permanecer nele e que estejamos confiantes quando o enfrentarmos na sua volta. O serviço a Cristo, agora, é parte da edificação de uma relação eterna com o Senhor.  

Ação: Mantenha seus olhos na promessa. “E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna” (v. 25).( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

26 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 9  19. Com amor Deus diz ao Seu povo: Desposar-te-ei. Um segundo casamento entre Deus e Israel – depois de sua restauração – foi descrito precedido por um segundo compromisso. Este compromisso será para sempre; isto é, não será como o primeiro casamento entre Deus e Israel no Sinai, que terminou em violência. Este compromisso será em justiça. O laço entre Deus e Israel não é simplesmente sentimental, mas baseia[1]se sobre o relacionamento certo. Será também em juízo, ou justiça, Opondo-se a arbitrariedades, Deus lidará com o seu povo em benignidade. O hebraico hesed, uma palavra que destaca a ideia de solidariedade e dependência mútua. Deus lida com o Seu povo de maneira consistente com a sua condição de dependência Dele. Mas também Ele o faz em misericórdias, ou compaixão, tomando conhecimento de suas necessidades. 20. O compromisso é em fidelidade, pois Deus será fiel à Sua afiança, e Seus amados aprenderão a Lhe corresponder. 21. Agora Deus pode responder às orações do Seu povo: Eu serei obsequioso . . . aos céus, ou corresponderei aos céus. Oséias descreve o pedido de prosperidade de Israel como se passasse pelos céus até alcançar o Senhor. A terra não suspirará em vão pelas chuvas dos céus, pois eles ouvirão a terra, isto é, os céus serão sensíveis aos rogos da terra ressequida. Toda a natureza opera em harmonia. 22. A terra atenderá obsequiosa ao trigo, e ao vinho, e ao óleo, os principais produtos da agricultura na Palestina. As necessidades das colheitas são compreendidas pela terra; as necessidades da terra são compreendidas pelos céus; e as necessidades dos céus são compreendidos por Deus. Em linguagem poética Oséias descreve assim o Deus dos céus na posição de fonte final de todas as bênçãos. Deus reage amorosamente a todas as necessidades da terra, regando-a de tal maneira que produza em abundância, o trigo, o vinho e o óleo atenderão então a Jezreel (o Senhor semeia), aqui representando Israel. 23. Logo após Deus acrescenta: Semearei Israel para mim. Israel restaurada florescerá como a semente plantada em solo fértil.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

 

 

MEDITAÇÃO DO DIA

 

26 de Novembro Dia 330  

Leituras: João 12:42-50; 1 João 2:12-17; Salmo 119:129-144; Eclesiastes 1:9-11; 1 Crônicas 17-19.  

Versículo Especial: “Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia” (João 12:48).  

Pensamento BíblicoO Padrão do Julgamento Final (João 12:48-50). Muitas pessoas influentes acreditaram em Jesus porém não mostraram sua fé por causa das consequências que teriam de enfrentar. Jesus permitiu-lhes escolher, mas lembrou-os das consequências de não mostrarem sua fé. Ele disse que suas mensagens eram do Pai, e seriam o padrão do julgamento final.  

Podemos conhecer as expectativas de Deus. Ele revelou sua vontade a fim de que possamos preparar-nos para a eternidade. Podemos saber de antemão como será o julgamento final, para não esperarmos qualquer surpresa. A palavra revelada tem grande autoridade: ela é o padrão do julgamento final.  

Ação: Pese cuidadosamente as palavras que você lê hoje. Elas estão registradas para guiá-lo em direção ao céu. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 93  9, 10. Não sendo por causa de relações sexuais ilícitas (conf. com 5:31). Se fornicação deve s...