15 de maio de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

 2 Reis (Comentário Bíblico Moody) 9 4. Veja versículo 2 com a mesma pergunta e resposta. 2 5. Jericó. Veja versículos 1-3. A esta altura parece que Deus tinha o propósito definido de apresentar Eliseu como sucessor de Elias (cons. v.3), qualificado para liderar a oposição à falsa adoração e deter sua expansão entre o povo. 6. Cons. versículos 2,4. A constância de Eliseu tomou« evidente. Veja o versículo 9 abaixo sobre o que deveria estar se passando em sua mente. 7. Cinqüenta homens . . , pararam a certa distância. Um grupo dos discípulos dos profetas seguia os dois e observava o que acontecia junto ao Jordão, provavelmente de uma ribanceira acima deles. 8. Elias tomou o seu manto. A vocação de Eliseu (I Reis 19:19) fez do manto de Elias um símbolo do ofício profético; aqui ele foi um símbolo do poder de Deus (cons. a vara de Moisés, Êxodo. 17:9). 9. Pede-me o que queres que eu te faça. Elias abriu a porta da sucessão profética. Porção dobrada. Comparando com Deuteronômio. 21:17 indica que Eliseu pedia para ser o herdeiro - o sucessor. Veja Hebreus. 3:5, 6 com referência ao treinamento na "filiação" para qualificação, a fim de desempenhar um ofício em questão. 10. Dura coisa. O favor pedido não pertencia a Elias conceder. Se me vires quando for tomado de ti. O sinal pelo qual Eliseu saberia que seu pedido fora atendido. Se Eliseu tivesse a coragem de presenciar a trasladação de Elias, e a compreensão espiritual para entender o significado da partida do homem mau velho, seria o sucessor. 11. Indo eles andando. Enquanto andavam do outro lado do Jordão. O redemoinho (tempestade, se'arâ, com nuvens negras e relâmpagos) e o carro de fogo com cavalos de fogo eram símbolos do poder de Jeová na batalha (cons. Isaias. 31:1; 34:8, 9; Êxodo. 14:9, 17; I Reis 10:29; Salmos. 104:3, 4). Elias subiu na tempestade para a presença do Senhor, não no corro. Veja também Malaquias. 4:5, 6; Mateus. 11:14. 7) Apresentação de Eliseu. 2:12-25.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.).

MEDITAÇÃO DO DIA

 

15 de Maio Dia 135  

Leituras: Marcos 8:22-30; 1 Coríntios 9:11-18; Salmo 116; Provérbios 29:1-7; 1 Samuel 20.  

Versículo Especial“Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios comigo?” (Salmo 116:12).  

Pensamento BíblicoSirva a Deus por Causa da Misericórdia de sua Salvação (Salmo 116). O salmista oferece sua adoração, sacrifício e devoção a Deus por causa da sua gratidão pela misericórdia de Deus. Quando contemplamos a graça e a bondade que Deus tem demonstrado para conosco, não faremos menos do que isso. Desde que somos abençoados com uma revelação clara da graça de Deus, parece pelo menos correto retribuirmos com nosso amor a Deus.  

Ação: Dê graças a Deus pela salvação em Jesus Cristo. Agradeça-lhe através de suas palavras e ações durante este dia.(Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

14 de maio de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 2 Reis (Comentário Bíblico Moody) 8  17. Assim, pois, morreu. A palavra de Deus nunca é enunciada em vão (veja E.R. Thiele, Mysterious Numbers of the Hebrew Kings, pág. 61). Jorão . . . começou a reinar no seu lugar . . . porquanto Acazias não tinha filho. Um irmão (cons. 8:16) de Acazias subiu ao trono (cons. 3:1; 1 Reis 22: 51). O reinado de Acazias, de pouco mais de um ano, foi curto demais mais para que ele gerasse um herdeiro. No ano segundo de Jeorão. Jorão de Israel veio a ser rei no décimo oitavo ano de Josafá e no segundo ano de Jeorão, reis de Judá. Nessa ocasião havia uma coregência em Judá (cons. 3:1. Veja Introdução, Cronologia). 2 Reis 2 A Trasladação de Elias. 2:1-11. Veja o parágrafo acima, no Fim do Ministério de Elias, etc. 1. Em relação ao período em que se deu este acontecimento, veja I Reis 22:51; II Reis 3:1; 1:17. A trasladação de Elias obviamente ocorreu depois da morte de Acazias. Um redemoinho. Inserção retrospectiva. Nessa ocasião só se sabia da possibilidade da trasladação de Elias (2:3, 5). Elias partiu de Gilgal em companhia de Eliseu. O hebraico diz desceu. Gilgal fica acima de Betel e está em Efraim perto de Siló, a moderna Jiljilyeh. Em Amós 4:4 e Oseias. 4:15 ela foi citada junto com Betel, como centro de falsa adoração a Deus. 2. Fica-te aqui. Apesar da exortação, Eliseu declarou que ele iria com Elias, que ia agora voltar as três escolas de profetas para fortalecê-las contra a invasão do culto a Baal. A existência dessas escolas indica que os profetas estavam organizados em uma espécie de associação. Agora Elias começou a testar- a vocação pessoal de Eliseu para o ofício de profeta. 3. Os discípulos dos profetas que estavam em Betel. Estudantes e seguidores dos profetas de Deus, exercendo ministério sob a supervisão deles. Sabes ... ? Deus revelara a Elias que logo teria de partir. E Elias transmitira a revelação a fim de preparar Eliseu e os discípulos dos profetas para a sua partida. Tomará o teu senhor, elevando-o por sobre a tua cabeça. Eliseu ia perder seu mestre e líder. Calai-vos. Isto é, "submetam-se à vontade de Deus e não aumentem meu fardo de tristeza". Não devemos tentar reter aqueles que Deus chama, mas regozijarmo-nos com a entrada deles na Sua presença..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.).

MEDITAÇÃO DO DIA

 

14 de Maio Dia 134  

Leituras: Marcos 8:11-21; 1 Coríntios 9:1-10; Salmo 115; Provérbios 28:22-28; 1 Samuel 18-19.  

Versículo Especial“Aquele que tem olhos invejosos corre atrás das riquezas, mas não sabe que há de vir sobre ele a penúria” (Provérbios 28:22).  

Pensamento Bíblico: Compare Deus com os Ídolos (Salmo 115). Observe esta descrição dos ídolos sem poder, lembrando-se de que o ídolo mais popular em nossa sociedade é o dinheiro (veja Colossenses 3:5). “Prata e ouro são os ídolos deles, obras das mãos de homens. Têm boca, e não falam; têm olhos, e não vêem; têm ouvidos e não ouvem; têm nariz, e não cheiram. Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta. Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem, e quantos neles confiam” (Salmo 115:4-8).  

Ação: Lembre-se: “No céu está o nosso Deus; e tudo faz como lhe agrada” (Salmo 115:3).(Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

13 de maio de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

2 Reis (Comentário Bíblico Moody) 7  6. Um homem nos subiu ao encontro. Os mensageiros fielmente repetiram as palavras de Elias a Acazias. 7. Qual era a aparência do homem? Não tendo se esquecido das aventuras de Acabe com Elias, Acazias conjeturou que Elias estava agindo novamente. 8. É Elias, o tesbita. A descrição de Elias confirmou suas conjecturas. As vestes de Elias eram características dos pregadores do arrependimento. Um ministério de arrependimento era oportuníssima naquele período de apostasia em Israel (cons. Mc. 1:6, 7). 9. Então lhe enviou o rei. A segunda fase desta luta entre o Senhor e Baal começou então. Acazias pretendia castigar Elias pelo insulto. Homem de Deus... Desce. A maneira de tratar era desrespeitosa. O soldado não compreendia que o tratamento desonrava a aliança porque desonrava o profeta de Deus. 10. Elias ... respondeu. O desacato do capitão teria de resultar em morte. É com muita freqüência que o "mundo" trata os servos de Deus do mesmo modo. O pecado e o mundo cegam os olhos dos homens. Fogo desceu do céu, e o consumiu. O Senhor Deus confirmou a palavra de Elias e comprovou-se vitorioso no conflito. 11. Outro capitão de cinqüenta. Na segunda tentativa de apanhar Elias, o rei aumentou o seu pecado acrescentando a palavra depressa. 12. Veja o versículo 10. O pecado ainda não tinha dominado essa gente. 13, 14. Indo ele, pôs-se de joelhos. O terceiro capitão, percebendo ou não o significado dos acontecimentos, convenceu-se da posição e poder profético de Elias e o tratou com o devido respeito. Ele disse, com efeito, "eu sou apenas o servo do rei, cumprindo o meu dever; por isso, por favor, conceda-me a honra de vir comigo à presença do rei". 15. O anjo . . . disse a Elias. O poder do rei era vão. Elias não devia temer Acazias, pois o Senhor defenderia o Seu profeta. 16. E disse a este. Elias repetiu a primeira mensagem já transmitida aos mensageiros..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.).

MEDITAÇÃO DO DIA

 

13 de Maio Dia 133  

Leituras: Marcos 8:1-10; 1 Coríntios 8; Salmo 114; Provérbios 28:15-21; 1 Samuel 17. 

Versículo EspecialO que lavra a sua terra virá a fartar-se de pão, mas o que se ajunta a vadios se fartará de pobreza” (Provérbios 28:19).  

Pensamento BíblicoDeus e Golias (1 Samuel 17). Ouvimos bastante sobre Davi e Golias, um dos grandes exemplos de fé, no Velho Testamento. Para que não percamos a aplicação, pode nos ajudar em certas ocasiões considerar essa história do ponto de vista de Deus encontrando Golias. O poderoso Golias nada podia contra Deus. Davi sabia disso e aceitou que Deus o usasse para a vitória. Precisamos de uma fé tão forte como a fé do jovem Davi.  

Ação: Procure a ajuda de Deus para vencer seus “gigantescos” problemas.(Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

12 de maio de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

2 Reis (Comentário Bíblico Moody) 6 3. A doença e a restauração de Ezequias. 20:1-11. 4. A embaixada de Merodaque-Baladã. 20:12-19. 5. A morte de Ezequias. 20:20, 21. B. Os reinos de Manassés e Amom. 21:1-26. 1. A iniqüidade e morte de Manassés. 21:1-18. 2. Os pecados e a morte de Amom. 21:19-26. C. Reforma em Judá e Israel sob o governo de Josias. 22 :1 – 23:30. D. Os últimos dias de Judá. 23:31 - 25:26. 1. Reinado e deportação de Jeoacaz. 23:31-34. 2. O reinado de Jeoaquim e a invasão de Nabucodonosor. 23:3.4 – 24: 7. 3. O reinado de Joaquim e seu cativeiro. 24: 8-16. 4. Reinado de Zedequias. 24:17-20. 5. Cerco e queda de Jerusalém. 25:1-21. 6. Gedalias, o governador fantoche. 25:22-26. E. Epílogo. A soltura de Joaquim. 25:27-30. I. Fim do Ministério de Elias até Jeú – 1:1 – 9:10. 2 Reis 1 1:1. Revoltou-se Moabe. Este versículo ficaria melhor em I Reis 22:51-53, dando uma conclusão à passagem. Era muito comum que, com a morte de um monarca reinante, houvesse uma revolta. Mesa, o rei de Moabe, conforme descobertas arqueológicas, deixou uma inscrição (conhecida por Pedra Moabita), descrevendo sua revolta triunfante contra Acabe por causa da "opressão" do rei israelita sobre Moabe. 1) Fim do Ministério de Elias até Sua Trasladação. 1:1 - 2:11. Esta seção, que inclui a narrativa da tentativa do Rei Acazias de prender Elias e a morte do rei, ensina diversas lições importantes. Mostra que é fatal abandonar a Deus, que é necessário honrar o seu profeta e que o poder e proteção só se encontram na obediência à palavra profética dada por Deus. 2. Acazias . . . adoeceu. A doença de Acazias foi provocada por uma queda da janela de um quarto no segundo andar. Ide, e consultai a Baal-Zebube. De acordo com as tabuinhas cuneiformes do alfabeto ugarita, este nome deve ser soletrado Baal-Zebul. Possivelmente a soletração foi modificada por algum copista para tornar o nome ridículo. O primeiro significa Baal da mosca. O outro, Baal da habitação, isto é, o deus da vida cananita, a principal divindade cananita. Acazias tentou sincretizar o culto a Baal com o culto a Jeová. Elias prova aqui que Baal não tem poder. Acabe, por seu lado, violara a aliança introduzindo o culto a Baal, substituindo a adoração ao Senhor pela idolatria. O pedido que Acazias fez de buscar um oráculo foi um desafio ao Deus de Israel. Se sararei desta doença. Uma doença prolongada resultante da queda despertara a preocupação do rei, levando-o a procurar um oráculo. 3. O anjo do Senhor disse. Gênesis 22:15, 16 faz do "anjo do Senhor" e do Senhor a mesma pessoa. Deus aceitou o desafio. Não há Deus em Israel. A idolatria do povo excluíra Deus dos seus corações. 4b. Sem falta morrerás. Um oráculo adverso indicava que pecado público e afastamento deliberado de Deus deviam terminar com a morte. 4c. Elias partiu. Elias foi ao encontro dos mensageiros do rei. 5. E os mensageiros voltaram para o rei. Os mensageiros, tendo se encontrado com Elias e recebido a sua mensagem, imediatamente retornaram para o rei, isto é, para Acazias – para Samaria. A idolatria tinha de tal forma obscurecido seus corações que não reconheceram a intervenção divina através de Elias.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.).

MEDITAÇÃO DO DIA



 12 de Maio Dia 132  

Leituras: Marcos 7:31-37; 1 Coríntios 7:36-40; Salmo 113; Provérbios 28:8-14; 1 Samuel 15-16.  

Versículo EspecialO que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Provérbios 28:13).  

Pensamento BíblicoObedecer é Melhor do que Pedir Desculpas (1 Samuel 15:22-23). Saul tornou a errar, desta vez, por não obedecer inteiramente as instruções de Deus. Ele procurou um meio para justificar sua ação, e se ofereceu para fazer um sacrifício. Deus esperava sacrifícios quando as pessoas pecavam, mas o que ele queria, na verdade, era que eles evitassem totalmente o pecado. Quando pecamos, devemos pedir desculpas humildemente e trabalhar ativamente para evitar a repetição do pecado.  

Ação: Peça desculpas por seus pecados e trabalhe para não repeti-los!.(Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

11 de maio de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

2 Reis (Comentário Bíblico Moody) 4 No tempo de Josias, Faraó Neco subiu para ajudar a Assíria contra a Babilônia e Carquemis, mas os dois aliados foram derrotados. Logo após, o vitorioso Nabucodonosor invadiu a Palestina e no seu terceiro ataque contra Jerusalém, saqueou e destruiu a cidade, levando o povo para o último cativeiro (586 A.C.). Cronologia. O leitor deve consultar as seguintes publicações sobre a cronologia do período de I e II Reis: BASOR, 100 (Dez. 1945); 130 (Abril, 1953); 141 (Fev. 1956); 143 (Out. 1956); E.R. Thiele, The Mysterious Numbers of the Hebrew Kings (Chicago, 1951); E.R. Thiele, "The Question of Co-regencies Among the Hebrew Kings", A Stubborn Faith, ed. E.C. Hobbs (Dallas, 1957). ESBOÇO I. Fim do Ministério de Elias até Jeú – 1:2 – 9:10. 1. Fim do ministério de Elias até sua transladação. 1:2 – 2:11. 2. Apresentação de Eliseu. 2:12-25. 3. Expedição de Jorão contra Moabe. 3:1-27. 4. Ministério profético de Eliseu. 4:1 - 8:15. 5. Reinados de Jorão e Acazias em Judá. 8:16-29. 6. Jeú, rei de Israel. 9:1-10. II. Desde Jeú até a destruição de Israel. 9:11 - 17:41. 1. O reinado de Jeú. 9:11 - 10:36. 2. Atalia de Judá. 11:1-20. 3. Judá sob o governo de Joás. 11: 21 - 12: 1. 4. Israel sob o governo de Jeoacaz e Joás. 13:1-25. 5. Judá sob o governo de Amazias e Azarias. 14:1-22. 6. Reinado de Jeroboão II sobre Israel. 14:23-29. 7. Reinado de Azarias sobre Judá. 15:1-7. 8. Reinados de Zacarias, Salum, Menaém, Pecaías e Peca em Israel. 15: 8-31. 9. Judá sob o governo de Jotão e Acaz. 15:32 - 16:20. 10. Destruição e cativeiro de Israel. 17:1-41. III. O reino de Judá até a destruição final da nação de Israel. 18:1 – 25:30. A. O reino sob o governo de Ezequias. 18:1 - 20:21. 1 . Reformas de Ezequias. 18:1-1 2. 2. Livramento das duas invasões de Senaqueribe. 18:13 - 19:37.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.).

MEDITAÇÃO DO DIA

 

11 de Maio Dia 131  

Leituras: Marcos 7:24-30; 1 Coríntios 7:25-35; Salmo 112; Provérbios 28:1-7; 1 Samuel 13-14.  

Versículo Especial“Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o perverso, nos seus caminhos, ainda que seja rico” (Provérbios 28:6).  

Pensamento Bíblico“Fui Forçado” a Pecar (1 Samuel 13:12). Saul era culpado. Ele tinha agido sem a aprovação de Deus, ao oferecer um sacrifício sem Samuel. Quando Samuel chegou e o interrogou, Saul explicou a pressão da situação e disse que se sentiu forçado a fazê-lo. Deus não aceitou sua desculpa, nem aceita nossas desculpas quando dizemos que “não pudemos evitar”. Ele sabe a verdade (1 Coríntios 10:13).  

Ação: Aceite a responsabilidade por seus próprios atos. Quando pecar, procure humildemente o perdão de Deus.(Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

10 de maio de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

 2 Reis (Comentário Bíblico Moody) 3 Alvo e Propósito. Embora a preocupação principal do autor fosse a monarquia davídica, trata primeiro de um assunto de interesse secundário – o reino de Israel. Então retorna à narrativa da monarquia davídica. Embora o povo conhecesse as fontes proféticas dessa história, elas eram demasiado numerosas, volumosas e embaraçadas para revelarem rapidamente a vontade de Deus ao povo; por isso foi escrito o livro dos Reis. Usando trechos extraídos de diversas fontes, o autor desenvolve a história da nação eleita em relação à aliança de Jeová (Êxodo. 19:3-6). Não devia haver outro deus além do Senhor (Êxodo. 20:2-6). A idolatria e a adoração de imagens foram consideradas nesses livros como o pior de todos os pecados, os quais, continuados e repetidos, provocaram a deportação de Israel. A linguagem desses livros pode-se dizer que é "deuteronômica" porque Deuteronômio fala de maneira muito semelhante contra os mesmos pecados condenados em I e II Reis. O autor de Reis apresenta a história de Israel e Judá aos cativos, para lhes ensinar que o único caminho para a liberdade é arrepender-se da idolatria, voltar para Deus, guardar a aliança e confiar nas promessas divinas. Procura despertar neles uma convicção da verdade deste ensino e fortalecê-los nesta convicção. Quanto à aliança, os profetas foram mensageiros divinos que lembravam ao povo as suas provisões referente a mesma, e Seus instrumentos para superintenderem o cumprimento dela. Era sua missão procurar, por meio de advertências, ameaças e promessas, que o povo se mantivesse apegado à ela (cons. Jeremias. 7:13; 11:1-8). Nestes livros, os reis são declarados bons ou maus conforme se apegavam ou se afastavam da aliança. Antecedentes Históricos. Os israelitas foram o primeiro povo da antiguidade a desenvolver uma verdadeira historiografia. Outras nações, tais como a Assíria, a Babilônia e o Egito, compunham anais, mas somente os heteus entre as nações gentias tentaram registrar sua história. No tempo de Davi o poder do Egito já decrescera e a Assíria trilha se enfraquecido; portanto, em ambas as fronteiras de Israel, havia nações impotentes. Contudo, a Assíria logo despertou sob o reinado de TiglatePileser III (também chamado Pul, II Reis 15:19; 745-727 A.C). Em 721 A.C. a Samaria caiu sob o ataque de Salmaneser e Sargão. Mais tarde, sob a liderança de Senaqueribe, a Assíria invadiu Judá e tomou muitas cidades, mas não conseguiu tomar Jerusalém por causa da ameaça do Egito na retaguarda. Esaradom e Assurbanipal estenderam a hegemonia da Assíria até o Egito.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.).

MEDITAÇÃO DO DIA

 

10 de Maio Dia 130  

Leituras: Marcos 7:14-23; 1 Coríntios 7:17-24; Salmo 111; Provérbios 27:22-27; 1 Samuel 11-12.  

Versículo Especial“Tão-somente, pois, temei ao Senhor e servi-o fielmente de todo o vosso coração; pois vede quão grandiosas cousas vos fez” (1 Samuel 12:24).  

Pensamento BíblicoGrandiosas Coisas Ele Fez (1 Samuel 12). Quando Saul foi coroado o primeiro rei de Israel, Samuel fez um forte apelo à fidelidade da nação. Havia perigo de que eles pudessem imitar as nações vizinhas em mais coisas do que seu estilo de governo. Samuel lembrou-os do grande poder e providência de Deus. Se pensarmos nas mesmas coisas, acharemos mais fácil servir ao Senhor fielmente.  

Ação: Medite nas grandes coisas que Deus fez por você.(Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

9 de maio de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 INTRODUÇÃO Título. Os livros atualmente conhecidos como I e II Reis foram assim intitulados por causa do seu conteúdo. Na Septuaginta (a versão grega do V.T.), o original dos Reis Hebreus é considerado como uma continuação do material contido no livro de Samuel. Está dividido em duas partes e é intitulado Terceiro e Quarto Reinos. Jerônimo, embora retendo esta divisão na sua Vulgata, chamou as duas partes de, simplesmente, O Livro dos Reis. Os dois livros formam obviamente um todo, cobrindo a história de Israel, desde a monarquia do período de Salomão até a dissolução da nação sob o reinado de Zedequias. Trata da sorte da nação de Israel sob a aliança com o Senhor, destacando os pecados dos reis que violaram a aliança e deram lugar à deportação de Israel e Judá. Data e Autoria. II Reis termina com a soltura de Joaquim de sua prisão de trinta e sete anos - cerca de 562/561 A.C. O livro não poderia ter sido completado antes dessa data, nem muito depois de 536 A.C., o ano do retorno da Babilônia, uma vez que nada fala sobre esse acontecimento. Considerando que este livro é uma unidade e não o produto de diversos autores em datas sucessivas, deve ser datado do período de cerca de 562-536 A.C. 2 Reis (Comentário Bíblico Moody) 2 Uma vez que a soltura de Joaquim só teria significado para os judeus em cativeiro na Babilônia, podemos concluir que I e II Reis foram escritos por algum judeu cativo vivendo na região da Babilônia. Fontes. O autor declara explicitamente que obteve o seu material de: 1) Atos de Salomão (I Reis 11: 41). 2) Crônicas dos reis de Judá (por exemplo, I Reis 14:29), e crônicas dos reis de Israel (por exemplo, I Reis 14:19). As fontes da história dos reis de Judá nunca estão misturadas com as da história dos reis de Israel. Portanto, sabemos que cada um dos acima citados eram documentos separados e distintos. As citações dessas obras mostram que continham muito mais material do que está contido em Reis. Citam-se autores específicos das fontes de primeira mão nos paralelos entre I e II Crônicas: Natã, o profeta, Aias, o silonita e Ido (II Cronicas. 9:29) ; Semaías, o profeta e Ido, o vidente (II Cronicas. 12:15); Ido, o profeta (II Cronicas. 13:22); Isaías, o profeta (II Cronicas. 26:22; 32:32); Jeú (I Reis 16:1). Sendo as fontes, portanto, material considerado estritamente profético, não simples anais, temos aqui um registro sem rodeios dos feitos dos reis. Nenhum secretário real teria tido a coragem de publicar tais fatos incriminadores sobre Davi ou Jeroboão I, conforme apresentados aqui..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.).

MEDITAÇÃO DO DIA

 

9 de Maio Dia 129  

Leituras: Marcos 7:1-13; 1 Coríntios 7:10-16; Salmo 110; Provérbios 27:15-21; 1 Samuel 8-10.  

Versículo Especial“E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens” (Marcos 7:7).  

Pensamento BíblicoBrechas Humanas na Lei Divina (Marcos 7:1-13). Jesus responde ao ataque dos fariseus, criticando seu abuso da lei de Deus. Pois eles erradamente obrigaram, quando Deus não o fez, até exaltando a tradição humana acima da lei Divina. A conseqüência  curiosa de seu ensinamento da tradição era, no fim de tudo, desobrigar quando Deus não o havia feito. Um homem podia ser liberado de responsabilidades (por ex., sustentar os pais) usando uma brecha farisaica. O homem não tem direito de abrir brechas na lei de Deus!  

Ação: Obedeça cuidadosamente e ensine a vontade de Deus, não a tradição humana.(Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...