26 de dezembro de 2020

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


1 Samuel (Comentário Bíblico Moody) 10 Do Senhor são as colunas. Isto é, os príncipes e os governadores. O Senhor colocou os homens nos lugares de autoridade e assentou sobre elas (eles) o mundo, isto é, colocou o governo dos reinos sobre os seus ombros (cons. Gálatas. 2:9, onde os homens são chamados de "colunas"). 9. Seus santos (hasidim). A palavra hebraica hasidaw fica melhor traduzida para "lealdade no amor". Transmite a idéia de lealdade a um acordo. O melhor exemplo nos negócios humanos é a fidelidade aos votos matrimoniais – lealdade e amor. Hasidaw é geralmente traduzido para "misericórdia", "bondade", "benevolência". É a raiz de Hasidim "os piedosos". 10. Seu rei . . . seu ungido. Esta é a primeira referência nu VT. ao rei como ungido do Senhor. Mais tarde, no pensamento escatológico do Judaísmo, esta expressão tornou-se característica do esperado Libertador, o Messias ou o Cristo, que aliviaria os sofrimentos do mundo em uma era messiânica. 11. Servindo o Senhor. Servir na presença do Senhor indica a realização das obrigações dos sacerdotes ou levitas em conexão com a adoração de Deus. Em tal serviço Samuel participava enquanto crescia, sob a superintendência de Eli e de acordo com suas instruções. 13-17. Costume daqueles sacerdotes. Aquilo que se justifica pelo precedente De fato, o precedente se encontra na lei de Deuteronômio. 18:3 e Levítico 7:31-34. Os filhos de Eli eram culpados de duplo pecado: a) em vez de tornar apenas a porção que lhes era devida, tiraram tudo o que o garfo apanhasse, e b) tomavam a sua parte antes que a gordura e o sangue fossem oferecidos ao Senhor. Ao que parece, os sacerdotes não aceitavam convites para as refeições familiares, mas queriam que os pedaços escolhidos fossem enviados aos seus lares. Para se certificarem de que receberiam esses pedaços melhores, insistiam em que seus servos fossem buscá-los antes das ofertas serem feitas. 18. Vestido de uma estola sacerdotal de linho. A estola sacerdotal era uma vestimenta leve (II Samuel 6:14) usada pelos sacerdotes menos graduados, os levitas juízes e pessoas importantes, corri propósitos religiosos. Não deve ser confundido com o éfode usado na profecia. Embora os sacerdotes egípcios também usassem roupas de linho (ipd), não podemos ter certeza se suas vestes influenciaram ás dos sacerdotes hebreus. 19. Uma túnica pequena. O hebraico me'îl indica uma espécie de manto longo e solto usado pelos reis (I Cronicas. 15:27), profetas (I Samuel. 15:27), homens de posição (Jó 2:12) e mulheres da sociedade (II Samuel. 13:18). Tinha uma abertura para passar a cabeça e cortes dos lados para os braços, mas não mangas. Era usada por cima das roupas de baixo. 21. Cresceu. O mesmo verbo foi usado para com Moisés (Êxodo. 2:10 e segs.). Pode indicar desenvolvimento mental e moral, além de crescimento físico.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos

MEDITAÇÃO DO DIA


 26 de Dezembro Dia 360  

Leituras: João 20:11-18; Apocalipse 17; Salmo 145; Eclesiastes 10:8-15; Neemias 10-11.  

Versículo Especial“Achava-se a mulher vestida de púrpura e de escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de pérolas, tendo na mão um cálice de ouro transbordante de abominações e com as imundícias da sua prostituição” (Apocalipse 17:4).  

Pensamento Bíblico: A Mulher do Diabo (Apocalipse 17:1-6). Independente de interpretações especiais deste livro, não há dúvida de que a mulher descrita aqui seja a mulher do diabo. Ela é o contrário de tudo que é bom e puro. Ao contrário da mulher santa, que deu à luz o Filho varão do capítulo 12, esta mulher está vestida de pecado. Ela está toda adornada para atrair os homens carnais, que nem notam que de sua boca escorre o sangue dos justos. Como o pecado parece horrendo a Deus!  

Ação: Veja o pecado como Deus o vê e adorne sua vida com a pureza..( Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos

25 de dezembro de 2020

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO

 

Esperando o Reino Messiânico- Zacarias era mais do que um pai orgulhoso de um recém-nascido saudável. Quando o Espírito Santo soltou a língua dele, o sacerdote pronunciou palavras esperançosas de louvor ao Deus que estava preparando para enviar a libertação esperada há muito tempo pelo povo. Ele revelou o papel importante de João como mensageiro do Senhor que traria a luz ao mundo (Lucas 1:67-79). Simeão podia morrer contente. Ele tinha aguardado com paciência e confiança para ver que Deus não havia esquecido suas promessas. Quando fitou o rosto de uma criança, ainda com menos de seis semanas de vida, sabia que poderia partir deste mundo em paz (Lucas 2:25-35).André transbordou com expectativas, baseadas em diversas profecias do Velho Testamento, quando correu para dizer ao irmão dele: "Achamos o Messias" (João 1:41).Natanael tinha que ver para crer. Filipe havia dito as maravilhosas novas sobre seu encontro com aquele que veio para cumprir as profecias antigas, mas ele continuou cético. Jesus lhe ofereceu provas que apagaram suas dúvidas, e a confissão de Natanael expressou os elementos principais de grandes profecias sobre o reino: "Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel" (João 1:49).Pouco tempo depois, Jesus pregou abertamente o evangelho do reino de Deus, afirmando: "O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo" (Marcos 1:15). "Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho" para redimir e reinar (Gálatas 4:4-7).Há um elemento inegável de esperança quando passamos do Velho ao Novo Testamento. Pessoas que conheciam as Escrituras, especialmente os judeus, aguardavam a vinda do Rei que estabeleceria seu reino invencível. Embora o entendimento deles fosse obscuro, devido às limitações de seus pontos de vista políticos, não podemos negar o significado da expectativa messiânica.Tal esperança era bem-fundamentada. Profetas do Antigo Testamento, eles mesmos incertos sobre os detalhes de cumprimento (1 Pedro 1:10-12), tinha apresentado uma imagem coerente do ungido líder do reino divino. Para apreciar melhor a base das expectativas messiânicas, vamos dar consideração breve alguns exemplos de predições do Velho Testamento sobre o reino.Deus Estabeleceria a Casa do Rei (2 Samuel 7:11-17)O sonho da vida de Davi era edificar uma casa para Deus. Ele tinha sido abençoado com um palácio real e com domínio sobre os seus inimigos. Agora, ele pensou na casa de Deus. O profeta Natã apoiou o plano antes de ouvir o que Deus diria a respeito dele. Deus não permitiria as mãos de Davi, cobertas com o sangue de seus inimigos, a erigir o templo. Davi prepararia tudo que seria necessário, da planta às matérias-primas, mas a construção seria feita por Salomão. Enquanto alguns aspectos da mensagem de Natã a Davi se aplicam a Salomão, ao templo físico e à linhagem de reis do Velho Testamento descendentes de Davi, há nessa profecia elementos principais de predições sobre o Messias. Podemos ver que a profecia seria cumprida depois da morte de Davi (7:12; veja Atos 2:29) e que envolveria o descendente de Davi (7:12). Jesus veio da linhagem de Davi (Lucas 2:23-38, especialmente versículo 31). Deus prometeu estabelecer o reino de seu descendente (7:12). Salomão, de fato, reinou depois de Davi, e os seus descendentes continuaram reinando sobre o reino físico de Judá durante mais de três séculos, mas a expectativa do rei descendente de Davi ainda esperava seu cumprimento total em Cristo (Lucas 1:31-33).Nessas promessas sobre o reino do descendente de Davi, Deus explicou a afirmação curiosa de 7:11 — "...ele, o Senhor, te fará casa". Davi já tinha casa (7:1). A ideia era que ele faria uma casa para Deus, mas agora o Senhor inverteu tudo! Deus não está falando aqui de casas materiais. Ele está olhando para a edificação do reino do descendente de Davi. Mas, há mais. O descendente de Davi construiria uma casa para o Senhor (7:13). Certamente Salomão edificaria uma casa luxuosa coberta de ouro, mas a promessa pede um cumprimento maior visto na casa que Jesus edificou (Mateus 16:18; 1 Pedro 2:4-10; Efésios 2:19-22). É o trono de Jesus, e não de Salomão, que seria estabelecido por Deus para sempre (7:13). Deus estava tão certo do sucesso de seu plano eterno que ele falou, através de Davi, quase 1.000 anos antes da encarnação de Jesus: "Eu, porém, constituí o meu Rei sobre o meu santo monte Sião" (Salmo 2:6). A relação de Pai e filho em 7:14 claramente inclui Salomão, assim explicando os comentários sobre transgressões e castigo (1 Crônicas 28:6). Mas, mais uma vez, há um cumprimento maior no papel do único Filho, elevado acima de anjos para reinar sobre a casa de Deus (João 1:14; Hebreus 1:5; 3:6). Jesus está no trono e homens ímpios jamais serão capazes de destroná-lo (Atos 2:30-36; 4:23-31).( -por Dennis Allan.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

1 Samuel (Comentário Bíblico Moody) 9 28. Como devolvido ao Senhor. Devolver é uma palavra inexpressiva para descrever o presente que Ana fazia de Samuel para o serviço do Senhor, no templo de Suo. Aqui a dedicação é completa e irrevogável. 1 Samuel 2 2:1. Minha força está exaltada no Senhor é a figura de um boi selvagem com a cabeça levantada confiando em sua força. Minha boca se ri dos meus inimigos refere-se a um gesto ainda usado no Oriente Médio para mostrar escárnio e desprezo. 2. Não há santo como o Senhor. É a santidade do Senhor que o torna diferente dos homens, transcendente. Esta transcendência é mais em termos de intensidade que de distância. Rocha . . . como o nosso Deus. Rocha é uma metáfora freqüente que expressa a força e a permanência do Senhor. As rochas, passíveis de fácil defesa, eram freqüentemente usadas como lugares de refúgio. A força de Deus é um lugar de refúgio (Salmos. 91:1, 2). 3. Pesa todos os feitos. Com a figura da balança provando o valor humano (Provérbios. 16:2; Daniel. 5:27 ), podemos comparar a familiar ilustração do Livro dos Mortos dos egípcios, onde o coração do falecido é representado sendo pesado em uma balança com o símbolo da Verdade e da Justiça, antes que o morto seja admitido no reino de Osíris. O texto ao qual a parte hebraica se refere, contudo, aplica-se a esta vida. 4. O arco dos fortes é quebrado. Fora de Isaías. 51:56, hatat não é usado para indicar a quebra de coisas externas, mas o quebrantamento humano. 6. Faz descer à sepultura, e faz subir. Embora isto possa se referir à ressurreição dos mortos, geralmente se entende que os assuntos da vida e morte estão nas mãos de Deus; e pode se referir ao homem que Deus conduz até as portas da morte, mas poupa. 8. Levanta. .. do pó, e desde o monturo. O monte de lixo da cidade era o lugar onde os mendigos dormiam de noite e pediam esmolas durante o dia. Este versículo mostra como Deus cuida dos fracos e dos necessitados. Assim como o juiz humano tem o dever de julgar a favor da viúva, do órfão, do estrangeiro e do pobre (Isa. 1:17; Jeremias. 5:28), assim Deus, o Juiz divino, julga a favor do desamparado (Salmos. 43:1; Isaías. 11:3, 4). Assim, sua justiça torna-se o sinônimo da salvação (Isaías. 46:13; 51:4 -8)..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 

25 de Dezembro Dia 359  

Leituras: João 20:1-10; Apocalipse 16; Salmo 144; Eclesiastes 10:1-7; Neemias 8-9.  

Versículo EspecialOuvi do altar que se dizia: Certamente, ó Senhor Deus, Todo-poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos” (Apocalipse 16:7).  

Pensamento Bíblico: O Julgamento dos Justos de Deus (Apocalipse 16). Este capítulo apresenta duas interpretações dos julgamentos das sete taças. Os ímpios blasfemaram contra Deus e recusaram arrepender-se de seus pecados. Eles culparam Deus. Os justos, que tinham sofrido pelo Senhor, elogiavam a justiça de Deus. Eles louvavam a Deus. De um ponto de vista carnal, o castigo dos ímpios pode parecer cruel, mas aqueles que odeiam o mal e amam o bem serão capazes de entender a justiça Divina.  

Ação: Desenvolva seu amor a Deus e à justiça..( Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos

24 de dezembro de 2020

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 1 Samuel (Comentário Bíblico Moody) 7 18. A mulher se foi seu caminho. A LXII diz: voltou ao seu alojamento e comeu. Ambas as traduções, a E.R.A. e a LXX, dão a entender que Ana interrompeu sua rejeição para orar pedindo um filho.19. Levantaram-se de madrugada, e adoraram. Este costume de se levantarem cedo para orar é comprovado pelos essênios de Qumran. Lembrando-se dela o Senhor. A sugestão aqui é que a ação direta do Senhor foi necessária para a concepção. A partir desta idéia só há um passo para a crença que uma grande família era recompensa da virtude e que a esterilidade era sinal de conduta pecaminosa.20. Passado o devido tempo. Explicado por Kimchi (falecido em 1235), o comentador judeu, como "no fim do período da gestação". É melhor entender como "ao começar do novo ano", isto é, na próxima peregrinação anual de Elcana. Samuel. Uns fazem este nome derivar de shemu'a-'el, "ouvido de Deus"; outros, de shemu-'el, "seu nome é poderoso". No entanto, a derivação de "o nome de Deus", conforme apresentado por Gesenius, é a explicação preferida. Duas outras pessoas do V.T. têm o nome de Samuel (Números. 34:20; 1 Cronicas. 7:2). 21. A cumprir o seu voto. Talvez Elcana se unisse a Ana na apresentação dos votos diante do Senhor. A LXX traduz votos e acrescenta que nesta ocasião ele pagou "todos os dízimos de sua terra" (cons. Deuteronômio. 12 : 26, 27). Segundo Josefo, já se ventilou que o copista hebreu omitiu o que a LXX registrou por causa da improbabilidade de um levita pagar dízimos. Contudo, Josefo descreve Elcana como sendo um levita e de acordo com Números. 18:26 e segs. e Neemias. 10:38, os levitas pagavam dízimos. 22. Quando for o menino desmamado. De acordo com II Mac. 7:27, as mulheres hebréias amamentavam seus filhos até os três anos de idade. 23. Confirme o Senhor a tua palavra. Deus ainda não se revelara a Ana. Talvez as palavras de Eli (v. 17) levaram-no a pensar que Deus tinha falado por meio do nascimento, e assim eles antecipavam alguma palavra subseqüente. A siríaca e a LXX dizem: tua palavra, como expressão de Elcana dizendo que Ana cumpriria o seu voto no devido tempo. 24. Três novilhos. Dois novilhos, de acordo com Ehrlich, eram presentes para Eli, e um foi sacrificado (v. 25). Keil sugere que todos os três foram sacrificados, um pelo voto do menino, um pela oferta queimada anual e um pela oferta anual de graças. A LXX diz: um novilho de três anos. 26. Que aqui esteve contigo. Orava-se a) de pé, como Ana e Abraão (Gênesis. 18:22); b ) ajoelhando-se, como Salomão (I Reis 8:54) e Daniel (Daniel. 6:10); ou c) prostrando-se, como Moisés e Arão (Números. 16:22) e Jesus (Mateus. 26:39).(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 


24 de Dezembro Dia 358  

Leituras: João 19:38-42; Apocalipse 15; Salmo 143; Eclesiastes 9:13-18; Neemias 7.  

Versículo Especial“E entoavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações” (Apocalipse 15:3).  

Pensamento Bíblico: Moisés e o Cordeiro (Apocalipse 15:3). Algumas passagens do Novo Testamento comparam a Lei de Moisés com o Evangelho de Cristo, indicando a superioridade e suficiência do segundo. Hoje em dia, não estamos debaixo da Lei de Moisés e não podemos ser salvos por ela (veja Gálatas 5:1-4). Mas a Lei não foi má nem mal designada. Ela serviu ao propósito de preparar o caminho para Cristo. Moisés e o Cordeiro não são competidores, mas colaboradores. Moisés, um grande profeta e guia, apontou para Jesus, o maior de todos os profetas e guias. Moisés foi um servo; Jesus é Senhor e Rei. Ambos desempenharam papéis da maior importância, indicando o caminho para o céu. Nós, também, podemos cantar sobre o trabalho de Moisés, na preparação para a vinda do puro Cordeiro de Deus.  

Ação: Enquanto você obedece a Cristo, hoje, seja grato pelo trabalho de Moisés e de outros profetas, que nos falam a respeito dele...( Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos

23 de dezembro de 2020

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

1 Samuel (Comentário Bíblico Moody) 6  9. Eli, o sacerdote pertencia à família de Itamar, o quarto filho de Arão. A obrigação dos membros desta família era cuidar da propriedade material do Tabernáculo. Exatamente quando o sumo sacerdócio passou para a família de Eli não se sabe. Alguns mestres acham que o templo de Silo era uma tentativa fracassada da família de Itamar de usurpar o controle do sumo sacerdócio. Outros acham que a linhagem do sumo sacerdócio de Eleazar ficou decadente ou talvez até se extinguisse e por isso este ofício foi transferido para a seção mais promissora da família. Templo do Senhor. Literalmente, palácio do Senhor. Hekal é uma palavra emprestada do sumeriano É-gal, "casa grande". Originalmente era usada para indicar o palácio do rei, enquanto que mais tarde foi usada significando o templo da divindade. O Tabernáculo era chamado de "palácio de Jeová", não por causa da magnificência e esplendor do edifício, mas por ser o lugar da habitação de Jeová dos Exércitos, o Deus-Rei de Israel (cons. Salmos. 5:7). 10. Amargura de alma. Eliseu usa a expressão, "a sua alma está em amargura", descrevendo a seu servo Geazi o desespero da rica mulher sunamita diante da morte do seu jovem filho (II Reis 4:27). A frase usada com referência a Ana transmite a ideia de amargura mental, profundo desapontamento. 11. E fez um voto. Seu voto foi duplo: a) serviço de levita para toda a vida; b) voto de nazireu para toda vida. Nenhuma dessas posições era necessariamente permanente entre os hebreus. Um levita servia até a idade de cinqüenta anos; o voto de nazireu era tomado por período de tempo específico (veja Nm. 6:2 e segs. com referência à Lei dos nazireus). Sansão, Samuel e João Batista foram dedicados a um nazireado perpétuo desde o nascimento.13. Seus lábios se moviam, porém não se lhe ouvia voz nenhuma. Oração silenciosa não era característica dos antigos hebreus. A oração fora do comum de Ana levou Eli a pensar que estivesse embriagada. 16. Filha de Belial. Belial foi usado em literatura pós-bíblica como substituto para Satanás. Aqui significa "mulher indigna". 17. O Deus de Israel te conceda a petição. Comentadores judeus oferecem uma alternativa de tradução que faz Eli predizer que Deus daria a Ana um filho. O texto hebraico implica em desejo piedoso, não em predição profética..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 


23 de Dezembro Dia 357  

Leituras: João 19:31-37; Apocalipse 14; Salmo 142; Eclesiastes 9:9-12; Neemias 4-6.  

Versículo Especial“Entao, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham” (Apocalipse 14:13).  

Pensamento BíblicoDeus Protege os Fiéis (Apocalipse 14:1-13). A amedrontadora imagem das bestas é seguida por um intervalo na ação, para lembrar os leitores de outra cena, uma cena da proteção de Deus e da providência para os fiéis. Aqueles que não seguiram os maus caminhos das bestas seriam capazes de apresentar-se diante de Deus, sem maldade. Eles não precisariam temer, porque Satanás não tem a intenção destruí-los e Deus não tem a vontade de destruir servos fiéis.  

Ação: Não se deixe afogar pelo poder do mal e das tentações que Satanás usa para prendê-lo. Vença com Deus..( Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos

22 de dezembro de 2020

PALAVRA DE FÉ COM PASTOR ANTONIO MARQUES


 HUMILDADE UMA VIRTUDE EXCELENTE- Quando temos bastante amor em nossos corações podemos suportar muita ingratidão dos outros; somos tão generosos que nos alegramos quando os outros são honrados e mesmo quando não reconhecem o nosso valor, somos tão altruístas que não ficamos magoados quando os nossos companheiros de vida são maia felizes que nós. Com amor em nossos corações não sentimos vontade de gabar as nossas qualidades e de exaltar a capacidade de que somos dotados.  Quando sentimos muito amor nos nossos corações. Usamos de bondade para com o nosso próximo, não desconfiando de suas atitudes para conosco. Tendo amor não desejamos fazer mal a nenhuma pessoa, antes queremos vê-la triunfar na vida; enfim, podemos suportar todo, porque temos confiança de que Deus está controlando o mundo. Temos certeza de que mesmo que falhe o mundo inteiro, o plano de Deus será cumprido em nossas vidas.  E ainda na consumação do mundo, esse amor não acabará porque ele é eterno, porque DEUS É AMOR e Deus é a própria eternidade. Quando pensamos em humildade, logo nos vem à cabeça a ideia de pobreza, mas humildade não é condição, é um valor. Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades sem arrogância, prepotência ou soberba. Onde há humildade há o reconhecimento das próprias limitações, há doação voluntária, há modéstia e ausência de orgulho. Depois de muita reflexão, concluímos indubitavelmente que, humildade verdadeira é obra do Espírito Santo! Ser humilde é uma virtude que pode ser aprendida. O maior exemplo de humildade que temos na história do mundo é Jesus Cristo, que sendo Deus, despiu-se de Sua glória e veio como um simples homem, tornando-se servo dos homens e assumindo os pecados de toda a humanidade. O próprio Senhor Jesus nos convidou a irmos até Ele e aprender a mansidão e a humildade. “Vinde a mim todos vocês… porque sou manso e humilde de coração e achareis descanso para a vossa alma.” (Mateus 11.29)( Fonte oitava Igreja) O orgulho afasta de Deus mas a humildade aproxima. A humildade leva a reconhecer o pecado e a pedir perdão. A humildade também ajuda nos relacionamentos com outras pessoas. O humilde reconhece que não é melhor que ninguém e todos merecem amor e atenção. Deus abençoa o humilde. Na Bíblia sagrada encontramos alguns versículos sobre á humildade. Provérbios 15:33 diz, O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade.Mateus 5:5, Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;Efésios 4:2, Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,   (Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.


ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


1 Samuel (Comentário Bíblico Moody) 5  2. Duas mulheres. A poligamia, em desacordo com o ideal para o casamento (Gênesis. 2:24), foi praticada por Abrão, Jacó, Gideão, Davi e Salomão. Este casamento bígamo (provavelmente de acordo com Deuteronômio. 21:15-17), foi sem dúvida causado por causa de um primeiro casamento sem filhos. Nenhuma acusação moral está sendo feita aos casamentos de Elcana. Ana, ou Graça, também era o nome da profetiza Ana (Lucas. 2:36) e a mãe da Virgem Maria (de acordo com uma tradição), e da irmã da Rainha Dido de Cartago, sobrinha da Rainha Jezabel. Penina, "Coral" ou "Pérola", pode ser comparado à Margarida, que significa "pérola". 3. Senhor dos Exércitos. Um título para Deus, o líder dos exércitos da terra de Israel (Êxodo. 7:4; Salmos. 44:9), e o comandante dos exércitos celestiais, tanto dos a) corpos celestiais, tais como o sol, a lua e as estrelas, como dos b) seres celestiais. Este título aplicado ao nome divino de Jeová, aparecendo pela primeira vez no V.T. em Samuel, proclama Sua soberania universal. Em Silo. Silo continuava sendo o centro religioso da nação até depois da perda da arca da aliança na desastrosa batalha de Ebenézer. Nobe então substituiu Silo como centro religioso. Jeremias destaca a desolação de Silo como testemunha constante do juízo divino: "Ide agora ao meu lugar, que estava em Silo, no princípio, fiz habitar o meu nome, e vede o que lhe fiz, por causa da maldade do meu povo de Israel" (Jeremias. 7:12, 14). Os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias. Os dois nomes são egípcios. Hofni, significa girino, e Finéias - o negro. 4. Oferecia. Seu sacrifício foi uma oferta de gratidão, pois os adoradores só participavam das ofertas de gratidão (Levítico. 7:11-18). Parte do animal era oferecido em sacrifício a Deus, e o restante era consumido pelos adoradores em um despretensioso culto de comunhão. 5. A Ana, porém, dava porção dupla. Muitos comentários acusam Elcana de favoritismo para com Ana. Esta falsa interpretação surgiu na tradução da Bíblia de Genebra de 1560, que diz: uma porção digna, com base na tradução do Targum da difícil palavra hebraica ‘apayim ("de duas faces"?) para excelente. A LXX diz ‘epes-ki, "mas", dando a entender que Elcana dava a Ana apenas uma porção, embora a amasse. O favoritismo de Elcana consistia não em sua discriminação na mesa da refeição, mas em amar Ana mais do que amava Penina. 6. A sua rival a provocava. Ka'as, a palavra traduzida para "provocar", indica o sentimento despertado por causa de tratamento não merecido. Usa-se em relação ao sentimento divino de triunfo sobre os inimigos de Israel (Deuteronômio. 32:27). Para a irritar. Literalmente, para fazê-la trovejar. A palavra ra'am significa provocar intimamente, perturbar, despertar comoção íntima. Mais tarde, a Versão Siríaca traduziu esta palavra para "lamento, queixa, murmuração". 8. Melhor do que dez filhos. Dez é um número redondo usado para expressar um grande número. "Não te sou melhor que uma grande família?" é o significado..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 

22 de Dezembro Dia 356  

Leituras: João 19:25-30; Apocalipse 13; Salmo 141; Eclesiastes 9:1-8; Neemias 1-3.  

Versículo Especial“Se alguém tem ouvidos, ouça” (Apocalipse 13:9).  

Pensamento Bíblico: O Resto da História (Apocalipse 13). As duas bestas apresentadas neste capítulo são amedrontadoras. Elas têm uma horrível aparência e grande poder. Parece que ninguém pode resistir a elas. Entretanto, a passagem dá indicações de conforto para os fiéis. O poder das bestas é temporário (veja, por exemplo os 42 meses no v. 15). Elas espalharam seu temor só porque Deus lhes permitiu afligir o mundo (veja vs. 5,7-8). Deus não queria esconder a realidade da tribulação que se aproximava, mas ele tranqüiliza àqueles que vão ouvir seu relato sobre o poder limitado das bestas.  

Ação: Ouça o conforto de Deus..( Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos

21 de dezembro de 2020

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 (Comentário Bíblico Moody) 3 ESBOÇO I. A vida e o ministério de Samuel. 1:1 – 7:17. A. O nascimento e a infância de Samuel. 1:1 – 4:1a. B. A captura e a volta da arca. 4:1b – 7:1. C. A vitória sobre os filisteus. 7:2-17. II. A vida e o ministério de Saul. 8:1 – 14:52. A. Israel pede um rei. 8:1-22. B. Vida política de Saul. 9:1 – 12:25. C. Guerra da independência. 13:1 – 14:52. III. A vida e o começo do ministério de Davi. 15:1 – II Samuel. 20:26. A. Saul rejeitado por Samuel. 15:1-35. B. Davi ungido para ser rei. 16:1-13. C. Davi na corte de Saul. 16:14 – 19:17. D. Davi no exílio. 19:18 – 31:13. E. Davi, rei em Hebrom. II Sm. 1:1 – 4:12. F. Davi, rei em Jerusalém. 5:1 – 8:18. G. Vida na corte de Davi. 9:1 - 20:26. IV. Os últimos dias da vida de Davi. 21:1 – 24:25. A. A fome. 21:1-14. B. Façanhas heróicas. 21:15 -22. C. Salmo de Davi. 22:1-51. D. O testamento de Davi. 23:1-7. E. Façanhas heróicas. 23:8-39. F. Recenseamento e praga. 24:1-25. COMENTÁRIO I. A Vida e Ministério de Samuel. 1:1 - 7:17. A. O Nascimento e a Infância de Samuel. 1:1 - 4:1a. 1 Samuel 1 1:1. Um homem de Ramataim-Zofim. A LXX diz: um homem de Arimatéia (cons. Mateus. 27:57), um zufita. Ramataim, Elevação Dupla, é a forma dupla de Ramá, "elevação". De acordo com este livro, Ramá foi o lugar do nascimento (1:19), residência (7:17) e sepultamento (25:1) do profeta Samuel. Costuma ser identificado com Beit Rima, uma aldeia na orla ocidental dos planaltos centrais da Palestina, 19,3kms a noroeste de Betel e 19,3 kms a oeste de Silo. Zufe era um antepassado de Elcana (v. 1) e Ramá, o lar de Samuel (1:19), ficava na terra de Zufe (9: 5). Portanto, Ramá pode ser o nome abreviado de Ramataim-Zofim. Um efraimita. Elcana (e portanto Samuel) era um levita (veja I Cronicas. 6:33) morando em território efraimita. Isto não era coisa fora do comum, uma vez que os levitas não tinham território tribal mas habitavam entre as tribos em cidades específicas..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 

21 de Dezembro Dia 355  

Leituras: João 19:17-24; Apocalipse 12; Salmo 140; Eclesiastes 8:14-17; Esdras 10.  

Versículo Especial: “Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida” (Apocalipse 12:11).  

Pensamento Bíblico: Vitória em Jesus (Apocalipse 12). Satanás simplesmente não pode vencer! Este capítulo mostra seus esforços desesperados para derrotar:  

    O Filho Varão (vs. 1-5). Jesus venceu!

    Miguel e os Anjos (vs. 7-12). Miguel expulsou Satanás.

    A Mulher (vs. 13-16). Satanás, contra a igreja, não podia vencer (veja Mateus 16:18).

    A Descendência da Mulher (v. 17). A última esperança de Satanás é vencer os indivíduos cristãos, mas ele não pode destruir os fiéis!  

Ação: Guarde os mandamentos de Deus e o seu testemunho..( Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos

20 de dezembro de 2020

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO

 

Roubando a palavra de Deus

Roubar é um pecado lamentoso, citado com outros pecados lamentosos. Aqueles que cometem tais pecados não herdarão o reino de Deus.  “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus” (1 Coríntios 6:9-10).  Uma pessoa pode roubar de Deus segurando aquilo que é de Deus por direito – negligenciando dar conforme prosperou (1 Coríntios 16:1-2; Malaquias 3:8-10).  Uma pessoa pode até roubar a palavra de Deus. Deus fez esta acusação contra os profetas de Judá. “Portanto, eis que eu sou contra esses profetas, diz o SENHOR, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu companheiro” (Jeremias 23:30). Eles roubaram a palavra de Deus ensinado a sua própria palavra ao povo em vez de ensinar a palavra de Deus.  Isso continua hoje. Cristo, com toda a autoridade na terra e no céu, claramente disse, “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Marcos 16:16). Quando alguém ensina a salvação pela fé somente, ele rouba das pessoas aquilo que Jesus realmente falou. Jesus disse, “Quem crer ...” [mas ele não parou aqui] “... e for batizado será salvo.” Ensinar que o batismo não é essencial para a salvação é cometer o mesmo erro pelo qual Deus condenou os profetas de Judá.  A carta de Tiago, no Novo Testamento, apresentou dificuldades enormes para Lutero, devido ao conceito dele de salvação pela fé somente. Ele chamou-a de uma epístola de palha. Ela ainda dá enormes problemas aos advogados da doutrina de Lutero, pois Tiago disse, “Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente” (Tiago 2:24).  Paulo disse, “Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado” (Efésios 4:28). Se isso é um bom conselho em relação a assuntos materiais, quanto mais em assuntos espirituais quando milhões e milhões de pessoas em cada geração precisam da salvação!  Não roube dos perdidos no mundo a palavra do Filho de Deus que lhes conta o que devem fazer para serem salvos dos pecados e das suas consequências horríveis.  Não esqueça o que Deus disse aos falsos profetas de Judá: “Portanto, eis que eu sou contra esses profetas, diz o SENHOR, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu companheiro” (Jeremias 23:30).(–por Billy Norris)

PALAVRA DE FÉ COM PASTOR ANTONIO MARQUES

  SUBMISSÃO- Uma história antiga nos conta de um monge que se recusou a obedecer a S. Francisco, seu superior. S. Francisco mandou cavar uma cova com profundidade suficiente para enterrar o monge de pé. Dada a ordem o culpado foi descido à cova, e os seus companheiros começaram a jogar terra para cobri-lo. Quando a terra já alcançava os joelhos do monge, S. Francisco abaixou-se e perguntou-lhe: "Você já está morto? Já morreu a sua vontade própria? Você está pronto a se render?" Não houve resposta. O homem na cova estava inflexível. O enterro continuou. A terra já chegava até a cintura, aos ombros, aos lábios... Mais uma vez o superior perguntou: "Você já morreu?" Não havia no semblante de S. Francisco modificação alguma, a resistência seria inútil. Poucos momentos mais e a terra cobriria o monge que já respirava com dificuldade. A sua vontade se quebrou: "Estou morto", disse o monge, e o enterro foi suspenso. Saul necessitava desta lição. Depois de constituído rei. Depois de alcançar sucesso, posição e glória, tudo isto vindo de Deus, Saul resolveu fazer a sua própria vontade, em lugar de obedecer a Deus. Esta foi a causa de sua ruína. Não estaremos nós, irmãos, fazendo o mesmo? Também devemos ser submissos às autoridades em nossas vidas. Pessoas com autoridade têm grande responsabilidade e seu trabalho não é fácil. Por isso, devemos lhes ajudar, sendo submissos. Isso não significa que não podemos discordar com as autoridades. Mas devemos lhes tratar sempre com respeito e tentar resolver a situação de forma pacífica. Mas existem alguns casos quando não devemos nos submeter. Quem é submisso a Deus não se submete ao diabo. Não devemos nos submeter ao pecado, porque isso é rebelião contra Deus. Quando somos forçados a escolher entre ser submissos às autoridades ou a Deus, devemos nos submeter a Deus. No livro de Tiago 4:7 diz, Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Hebreus 12:9, Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos submetermos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? Hebreus 13:17, Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.  (Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.


ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 1 Samuel (Comentário Bíblico Moody) 2 INTRODUÇÃO Título. O título dos dois livros de Samuel vem da figura-chave dos primeiros capítulos de I Samuel. O nome hebraico Samuel tem tido muitas interpretações. Contudo, o significado sugerido por Genesius, o mestre germânico do hebraico, que é "O Nome de Deus", ainda parece manter o primeiro lugar entre os mestres da Bíblia. Data e Autoria. Como no caso de muitos outros livros do Velho Testamento, a data da autoria de I e II Samuel não é de todo conhecida. Parte da dificuldade em determinar a data está no fato de que muitas partes dos dois livros tratam de acontecimentos que ocorreram depois da morte de Samuel. A primeira parte de I Samuel poderia ter sido escrita em cerca de 1000 A.C., e o restante uns trinta a cinqüenta anos mais tarde. Embora o Talmude conceda a autoria dos livros a Samuel, é mais provável que o profeta só escreveu aquelas seções que tratam da história de Israel antes de sua saída do oficio público Uma sugestão, muito interessante, é que Abiatar escreveu grande parte de I e II Samuel, especialmente aquelas partes que tratam da vida na corte de Davi. Abiatar estava intimamente ligado com a ascensão e sorte do grande rei de Israel, pois passou algum tempo com Davi em seu exílio. Além disso, procedia de família sacerdotal e assim tinha acesso à arte da escrita e guarda de documentos. Outra ideia é que um dos filhos dos profetas de uma das escolas fundadas por Samuel continuou escrevendo a história de Israel começada por seu mestre. Antecedentes Históricos. A chamada de Samuel para ser o profeta e juiz de Israel constituiu um momento crítico no desenvolvimento do reino de Deus no Velho Testamento. No período de transição da liderança das mãos de juízes divinamente escolhidos para a monarquia, Samuel teve a tarefa tremenda de orientar a reconstrução da unidade social e religiosa. Ele foi o instrumento divino para o estabelecimento do reino de Israel nesta grande crise nacional, apenas ultrapassada em importância pela experiência do Êxodo. A tarefa de Samuel foi a de liderar Israel na passagem do período dos Juízes para o dos reis. Ele concluiu a obra dos Juízes, não pela força física de seu braço somente, mas pelo poder espiritual de sua palavra e oração. Ele também estabeleceu os fundamentos do ofício profético e desenvolveu-o até o nível do sacerdócio e do reino. Desse período em diante, os profetas sustentaram e fomentaram a vida espiritual da nação e foram os instrumentos através dos quais a vontade de Deus foi comunicada ao governante e ao povo.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 

20 de Dezembro Dia 354  

Leituras: João 19:1-16; Apocalipse 11; Salmo 139:13-24; Eclesiastes 8:10-13; Esdras 8-9.  

Versículo Especial: “Mas, depois dos três dias e meio, um espírito de vida, vindo da parte de Deus, neles penetrou, e eles se ergueram sobre os pés, e àqueles que os viram sobreveio grande medo” (Apocalipse 11:11).  

Pensamento Bíblico: Ressurreição da Causa da Justiça (Apocalipse 11). Alguma das coisas mais dramáticas na Bíblia está resumido neste capítulo. O propósito não é para divertir, mas para encorajar. As testemunhas começaram seu trabalho de resistir ao mal, somente para ser abatidas. Os injustos comemoraram a morte dos servos de Deus, mas seu festejo durou pouco, interrompido pelo triunfo das testemunhas. No fim, os justos prosperam!  

Ação: A despeito da oposição à verdade, não se desespere!..( Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 12 8. A minha resolução é ajuntar as nações. A misericórdia do Senhor é dirigida a todos os povo...