23 de abril de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 75   Salmo 69. Uma Oração Pedindo Retribuição Um indivíduo nas profundezas do desespero e da agonia lamenta aqui o seu caso. Sua perseguição é vista como resultado de suas convicções religiosas. Com fervor ele roga por retribuição contra seus perseguidores. Por causa de seu estado de espírito cheio de preocupação, seu humor é variável. Contudo, seu desespero se transforma em triunfo e suas queixas se transformam em louvor depois que expressa seus sentimentos mais íntimos. 1-6. A Queixa Básica. Salva-me ... Estou atolado em profundo lamaçal. Depois de gritar pedindo socorro em uma frase curta, o salmista descreve sua situação angustiosa. As palavras águas, lamaçal, profundezas das águas e corrente, todas foram usadas para mostrar a natureza extrema de seus problemas. Seus inimigos são numerosos, odiosos e poderosos. Ele está grandemente preocupado com que a sua desgraça não venha a prejudicar outros homens devotos que vêem nele um exemplo. 7-12. A Causa Subjacente. Por amor de ti. É por causa de sua lealdade, fidelidade e zelo que tem sofrido. Parece que ele lutava contra o formalismo liberal e popular da expressão religiosa do seu tempo. Por causa de tudo isto ele se transformou no ridículo da comunidade e na galhofa dos bêbados. 13-18. O Apelo Intensificado. Faço a ti . . . a minha oração. De maneira sucinta e breve, ele pede o livramento e a vingança. Seus lamentos anteriores repetem-se mas ficam em segundo plano diante do seu pedido de assistência imediata. 19-28. A Amarga Imprecação. Derrama sobre eles a tua indignação. Cada um destes pedidos de retribuição baseia-se na participação divina da amarga indignação do salmista. Aqueles eram inimigos de Deus tanto quanto seus. O clímax é atingido pelo pedido para que sejam completamente eliminados do livro dos viventes (com. Êxodo. 32:32; Filipenses. 4:3; Apocalipse. 13:8; 20:15). Os escritores do Evangelho deviam certamente ter o versículo 21 em mente quando descreveram a paixão de Cristo (Mateus. 27:34; Marcos. 15:23; João. 19:29)..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


23 de Abril Dia 113  

Leituras: Marcos 3:7-12; Romanos 15:14-21; Salmo 100; Provérbios 24:1-6; Josué 23-24.  

Versículo Especial: “Sabei que o Senhor é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio” (Salmo 100:3).  

Pensamento Bíblico“. . . Escolhei, Hoje, a Quem Sirvais” (Josué 24:15). O discurso de Josué, despedindo-se de Israel, foi um desafio estimulante. Eles tinham muitas opções. Eles poderiam servir aos deuses que tinham falhado no Egito. Eles poderiam adorar os deuses que não puderam defender os amorreus, quando Israel invadiu sua terra. Ou então, poderiam servir o Santo e Verdadeiro Deus que os tinha libertado repetidamente. Como é fácil escolhermos seguir os caminhos da falha certa, negligenciando o serviço de Deus. Israel escolheu servir a Deus e permaneceu fiel por toda aquela geração. Precisamos guiar nossa família no mesmo compromisso.  

Ação: Decida hoje seguir ao Senhor. Nenhum outro caminho conduzirá ao sucesso.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

22 de abril de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 74    1-6. Aparecimento de Deus como Líder. Levanta-se Deus. Isto poderia ser um pedido ("Que Deus se levante !") ou uma referência ao seu aparecimento. A base para esta linguagem se encontra no antigo sinal que se dava para o levantamento da arca (cons. Núm. 10:35). Os justos devem se regozijar diante do Seu aparecimento enquanto os ímpios se desvanecerão. 7-18. A Marcha de Deus Como Libertador. Ao avançares pelo deserto. O quadro ainda é de um líder diante do seu povo, libertando-o através de atos especiais de misericórdia. A marcha começa com o livramento do Egito e termina com a habitação de Deus em Sião. Cons. Efésios. 4:8 e segs., onde Paulo aplica o versículo 18 ao ministério do Cristo ressuscitado. 19-23. A Presença de Deus como Salvador. Deus é a nossa salvação. Tal como Deus realizou ates de livramento no passado, Ele continua sendo um auxiliador sempre presente que abençoa diariamente e continua a libertar. 24-27. O Cortejo de Deus como Rei. Viu-se, ó Deus, o teu cortejo . . . meu rei. A cena é na realidade o cortejo de uma ocasião festiva celebrando a vitória e a entronização de Deus como Rei. Benjamim e Judá representam as tribos do sul, enquanto Zebulom e Naftali representam as tribos do norte. 28-35. A Exaltação de Deus como Senhor. Os reis te oferecerão presentes. Os livramentos do passado e as bênçãos do presente apontam para o futuro triunfo de Deus. Deus é convocado para liderar Suas forças em um ato final de poder. Após a declaração da vitória final, todas as nações são convocadas para exaltar a Deus como Senhor através do Louvor..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


22 de Abril Dia 112  

Leituras: Marcos 3:1-6; Romanos 15:1-13; Salmo 99; Provérbios 23:29-35; Josué 21-22.  

Versículo Especial: “Exaltai ao Senhor, nosso Deus, e prostrai-vos ante o seu santo monte, porque santo é o Senhor, nosso Deus” (Salmo 99:9).  

Pensamento Bíblico: Adore a Deus, pois Ele é Santo (Salmo 99). O salmista louva a Deus pela sua História de santidade. Hoje temos o privilégio de adorar a Deus. Devemos glorificá-lo pessoalmente, e temos o privilégio especial de reunirmo-nos com outros para glorificá-lo, e encorajar outros a verem sua grandeza e adorá-lo (veja 1 Coríntios 10:16-22; 14:24-25). Se apreciamos a santidade e majestade de Jeová, procuraremos todas as oportunidades para louvá-lo.  

Ação: Dê adoração a Deus. Ele a merece!.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

21 de abril de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 73   1, 2. O Propósito das Bênçãos de Deus. Para que se conheça na terra o teu caminho. A conhecida bênção sacerdotal de Números. 6:24-26 está adaptada para o uso na primeira pessoa a fim de fornecer a base para a grande missão de Israel. A maneira benévola de Deus agir está apresentada como o meio pelo qual todos o-s povos são levados a se voltar para Deus. Israel tem de ser a testemunha pela qual o conhecimento de Deus é espalhado por toda parte. 3,4. Chamado para o Louvor Universal. Louvem-te os povos. O refrão nos versículos 3 e 5 parece introdutório, por causa da presença do selá no final do versículo 4 e por causa do desenvolvimento geral de idéias. Este chamamento para o louvor cheio de regozijo baseia-se na vindicação divina e orientação das nações. Esta é uma nota notavelmente universalista. 5-7. A Esperança da Bênção Continua. Deus . . . nos abençoa. O salmista repete o significativo refrão para corresponder às alegações introdutórias dos versículos 1 e 3. A declaração de que a terra deu o seu fruto parece ser uma ligação óbvia do salmo com os alegres festivais da colheita. O versículo 7 desenvolve o pensamento do versículo 1 expressando esperança pela continuada bênção divina a fim de que a nação de Israel seja completa. Salmo 68. A Vitoriosa Marcha de Deus Este salmo está composto de tais e tão diversos elementos que desafiam a classificação. Os versículos 1-18 são basicamente uma ode, enquanto os versículos 19-35 parecem-se mais aproximadamente com um hino. Divertes comentaristas têm reconhecido um grande número de formas, classificando-o como uma miscelânea de cânticos e hinos. O tema dominante parece ser a marcha de Deus como o vencedor do passado, presente e futuro. Os antecedentes do material se encontram em sua totalidade na história de Israel mais do que em um livramento específico..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


21 de Abril Dia 111  

Leituras: Marcos 2:13-28; Romanos 14:14-23; Salmo 98; Provérbios 23:24-28; Josué 19-20.  

Versículo Especial“Assim, pois, seguimos as cousas da paz e também as da edificação de uns para com os outros” (Romanos 14:19).  

Pensamento Bíblico: Consideração com a Consciência de um Irmão (Romanos 14:14-23). É possível pecar ao fazer alguma coisa que em si é direita! Se, despreocupadamente, desconsideramos os escrúpulos de um irmão e o levamos a violar sua consciência, somos culpados. Devemos estar alertas para nossas oportunidades de edificar o fraco. Os princípios descritos aqui envolvem compaixão, paciência e uma aplicação  da regra de Mateus 7:12 às nossas relações espirituais.  

Ação: Procure coisas que trazem paz e edificação.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

20 de abril de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 72 Salmo 66. Um Hino de Lamento O Salmo 66 é tanto nacionalista quanto individual na sua apresentação de ação de graças. Os versículos 1-12 relacionam-se com a nação mas também alcançam o mundo, enquanto os versículos 13-20 referem-se à vida pessoal do salmista. Alguns comentadores vêem aqui dois salmos distintos que foram reunidos em um só. Contudo, a experiência corporativa da nação forma um excelente cenário para a experiência individual do autor. 1-4. Chamado para o Louvor. Aclamai a Deus . . . salmodiai a glória. O salmista se refere a todo o mundo de uma só vez ao proferir o chamado e apresentar as devidas palavras para a expressão do verdadeiro louvor. 5-12. O Testemunho da História. Vinde e vede. Os acontecimentos do êxodo do Egito e a primitiva história de Israel foram suficientemente notáveis para despertar o louvor a Deus pelos povos da terra. Evidências mais recentes de livramento também estão incluirias para justificar este chamamento universal para o louvor. 13-20. A Experiência do Salmista. Vinde, ouvi. Aqueles que temem a Deus são chamados para testemunharem o escritor pagando o seu voto no Templo. Suas ofertas e sacrifícios são suplementados pelo seu testemunho público do que Deus fez por ele. Salmo 67. Hino para uma Festa da Colheita Este pequeno salmo de ação de graças é notável por sua beleza, sua simplicidade e seu aspecto mundial. A ocasião de seu uso é provavelmente a que se verifica no versículo 6, onde o clímax está expresso em termos de ação de graças pela colheita. O hino talvez fosse parte de uma música para a Festa do Pentecostes ou a Festa dos Tabernáculos..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


20 de Abril Dia 110  

Leituras: Marcos 2:1-12; Romanos 14:1-13; Salmo 97; Provérbios 23:19-23; Josué 17-18.  

Versículo Especial: “Alegrai-vos no Senhor, ó justos, e dai louvores ao seu santo nome” (Salmo 97:12).  

Pensamento Bíblico: “Reina o Senhor” (Salmo 97). Leia este salmo novamente e contemple a grandeza de Deus. Porque Jeová reina, a terra e toda a humanidade têm razão para alegrar-se.  Estamos sob o Deus correto, justo e poderoso, que proteje e liberta aqueles que o servem. Quando compreendemos que um tão poderoso ser cuida de nós, temos razão para louvá-lo e sermos gratos.  

Ação: Louve a Deus com suas palavras e atos. Ele merece tanto sua adoração como sua devoção.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

19 de abril de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Salmos (Comentário Bíblico Moody) 71  7-10. A Certeza do Julgamento. Mas Deus. A mudança é rápida e abrupta indo para Uma declaração de autoridade profética. O salmista declara que os feitos malignos dos inimigos se voltarão contra eles. Então os homens reconhecerão a mão de Deus agindo. A tristeza do coração finalmente muda para alegria quando o escritor considera o destino dos justos. Salmo 65. Um Hino de Ação de Graças Como salmo de ação de graças esta é uma revisão notável da maneira benévola com a qual Deus lida com os filhos dos homens. Um espírito de universalismo rompe os limites do estreito nacionalismo de Israel. Este hino está intimamente ligado com o festival de ação de graças no Templo, composto para tal ocasião ou inspirada nela. 1-4. Louvando o Favor Divino. A ti . . . Confiança e louvor. Conforme comprovam as versões mais antigas, esta frase fica melhor traduzida assim: o louvor é decoroso ou apropriado. O louvor é expresso diante da resposta de Deus à oração, seu perdão de pecados e seu favor espiritual. A forte nota universal é que todos os homens estão incluídos. 5-8. Louvando o Poder Divino. Com tremendos feitos ... em tua justiça. Os feitos divinos são descritos como sendo espantosos e justos, até para os homens que estão nos confins da terra. Seu domínio sobre a criação e o seu poder de aquietar a tempestade são apenas duas ilustrações de Sua soberania sobre a terra. 9-13. Louvando as Colheitas Divinas. Tu visitas a terra e a segas. O louvor acima mencionado prepara o caminho para o louvor básico por causa das colheitas. Está claro que é Deus quem rega a te«a, prepara a semente e prepara o solo. Tudo isto resulta em uma colheita maior – Coroas o ano. E tanta a felicidade que as colinas, postos e vales juntamse em regozijo..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


19 de Abril Dia 109  

Leituras: Marcos 1:40-45; Romanos 13; Salmo 96; Provérbios 23:13-18; Josué 15-16.  

Versículo Especial: “Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências” (Romanos 13:14).  

Pensamento Bíblico: “. . . Nada Disponhais para a Carne” (Romanos 13:14). Os esforços de Satanás continuam. Ele tenciona capturar sua presa escolhida (veja 1 Pedro 5:8). Portanto temos que ficar em guarda. Temos que deixar o pecado e queimar as pontes atrás de nós, não deixando facilidades para um retorno aos trabalhos lascivos da carne. Satanás não é imbatível, mas não o derrotaremos se cooperarmos com suas maquinações para nos agarrar.  

Ação: Certifique-se de que sua parada com o pecado é decisiva. “Destrua as pontes” que poderiam levá-lo de volta ao mal..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

18 de abril de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Salmos (Comentário Bíblico Moody) 70    1-4. Ansiando por Deus. A minha alma tem sede ... meu corpo te almeja. Depois de identificar positivamente a sua vida com Deus, o salmista expressa seus profundos anseios. Todo o seu ser anseia por comunhão com Deus. Sua vida é tão seca como um árido deserto quando fica privado desta comunhão. A bondade de Deus é mais importante para ele do que a própria existência e provoca louvores eternos. 5-8. Lembrando as Misericórdias Passadas. Quando de ti me recordo. Recordando suas experiências no culto, ele compara a satisfação da alma na meditação noturna à banha e à gordura dos sacrifícios. Na quietude das três vigílias da noite, ele louva e se regozija porque Deus tem estado perto como seu Ajudador. 9-11. Esperando por Retribuição. Abismar-se-ão nas profundezas da terra. Os inimigos do salmista entram em cena pela primeira vez. Esta não é uma oração imprecatória contra eles, mas confiante e sossegada na certeza de que a justa retribuição será o resultado. O orador sente-se certo de que eles morrerão pela espada, seus corpos ficarão sem sepultura para serem comidos pelos chacais, e eles mesmos irão para o Sheol. Salmo 64. Um Pedido de Auxílio O familiar pedido de ajuda ouve-se novamente neste lamento individual. A situação do salmista é desesperadora, embora não haja referência aqui a dano físico. Seus inimigos tramam e caluniam secretamente em vez de enfrentá-lo declaradamente. Depois de enumerar e descrever seus feitos de perversidade, o salmista expressa sua certeza de que Deus os julgará com justiça. 1-6. O Pedido de Proteção. Ouve . . . a minha voz ... preserva-me a vida. O apelo começa com o pedido para que Deus ouça a sua voz (não oração) agindo no sentido de protegê-lo do temor. Ele descreve as maquinações dos inimigos que conspiram contra ele em uma série de metáforas normalmente usadas para descrever a caça dos animais selvagens.(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


18 de Abril Dia 108  

Leituras: Marcos 1:29-39; Romanos 12:9-21; Salmo 95; Provérbios 23:6-12; Josué 13-14.  

Versículo EspecialO amor seja sem hipocrisia. Destestai o mal, apegando-vos ao bem” (Romanos 12:9).  

Pensamento Bíblico: Amor Sem Hipocrisia (Romanos 12:9-21). Neste trecho, Paulo oferece algumas instruções muito práticas a respeito de mostrar amor verdadeiro a outros. Amar significa dar preferência a outros, em vez de dar a si mesmo. Significa esforço em servir a Deus e as outras pessoas. Significa humildade. Significa trabalhar pela paz com outros, deixando a vingança para Deus. Amar significa superar o mal pelo bem! Paulo não descreveu o amor em palavras pouco claras, mas usou uma linguagem prática, que podemos aplicar na vida diária.  

Ação: Ame sem hipocrisia!.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

17 de abril de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 69 1-4. A Única Salvação. Dele vem a minha salvação. A chave da serena confiança está provavelmente ligada à partícula hebraica, ‘ak, que ocorre seis vezes neste pequeno salmo, três vezes como a primeira palavra da estrofe. A partícula pode ser traduzida para "certamente", "mas", "só", ou melhor, "somente". Somente em Deus ele espera, enquanto somente Ele é a sua rocha, salvação e defesa. Seus perseguidores estão tramando contra ele o tempo todo. 5-8. A Única Esperança. Dele vem a minha esperança. As palavras dos versículos 1 e 2 estão um pouco alteradas para formar uma introdução para esta estrofe. O escritor recorda-se tranqüilamente da chave de sua paz. Novamente é só em Deus que ele espera e em quem ele confia. Nessa quietude de humilde resignação ele acrescenta esperança ou expectativa à certeza da salvação. 9-12. O Único Poder. O poder pertence a Deus. Embora ele comece a estrofe Com a mesma partícula hebraica ‘ak, é só no verso 12 que ele apresenta a base desta fase de sua paz interior. Seus inimigos confiam na opressão, no furto e nas riquezas, mas ele recebeu o duplo Oráculo que descreve a Deus como o único poder e a única misericórdia que vale a pena. Salmo 63. Sede de Deus Como o salmo anterior, este é um cântico de fé baseado sobre o íntimo relacionamento com Deus. O salmista está obviamente em exílio ou foi banido do seu lar. Seu profundo desejo de participar do culto público é parcialmente satisfeito por sua comunhão com Deus em meditação. Este cântico é um excelente exemplo do mais alto tipo de culto pessoal e espiritual em Israel.(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


17 de Abril Dia 107  

Leituras: Marcos 1:21-28; Romanos 12:1-8; Salmo 94; Provérbios 23:1-5; Josué 11-12.  

Versículo Especial: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).  

Pensamento Bíblico: Sacrificando-se (Romanos 12:1-8). Note as instruções de Paulo para:

    Sacrificar-nos a Deus.

    Sermos transformados, e não conformados com o mundo.

    Examinar com seriedade e utilizar nossas capacidades. Arrogância é errada. Achar-se inútil é também errado. Cada um de nós deve, humildemente, utilizar o que Deus nos deu.  

Ação: Use hoje sua capacidade, servindo a Deus..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 12 8. A minha resolução é ajuntar as nações. A misericórdia do Senhor é dirigida a todos os povo...