6 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 8 da Sabedoria é a Instruction of Ptah-Hotep,  de cerca de 2450A.C, no Egito. São poucos os paralelos que poderíamos citar entre essa obra e o Livro de Provérbios, mas o seu estilo é proverbial e as idéias são semelhantes em alguns ursos. Por exemplo, ela ordena a obediência dos filhos, a humildade, a justiça, o cuidado junto à mesa de um nobre, o ouvir mais que falar, etc. É óbvio que tais advertências pias são antigas e eram propriedade comum do Oriente. Paralelos entre tais obras e o livro de Provérbios nada provam quanto à origem do nosso livro. Observações semelhantes se aplicam a Instruction of Ani, e outras obras antigas do Egito. Poderíamos mencionar algumas obras da literatura da Mesopotâmia. O assim chamado Jó da Babilônia, intitulado Louvarei o Senhor da Sabedoria faz-nos lembrar de uma certa maneira o Jó bíblico quando conta a história de um homem muito doente que foi curado pelos deuses. Há também um Diálogo Sobre a Miséria Humana, às vezes chamado de Eclesiastes da Babilônia. A semelhança com a linguagem do Eclesiastes bíblico é bem menor, mas inclui alguns poucos provérbios. Diversas tabuinhas babilônicas do século oito ou anteriores incluem provérbios ou conselhos sobre a retribuição do mal com o bem, sobre o não falar precipitadamente, sobre o não intrometer-se nas brigas alheias, etc. Novamente, considerando que tais princípios de moralidade são muito generalizados, sua presença nessas tabuinhas nada prova sobre a origem do Livro dos Provérbios, exceto que ele deveria naturalmente ser considerado segundo o seu fundo de cena. Exatamente como Moisés poderia ter recorrido às leis de Hamurabi, e Davi usou algumas das formas da poesia de Canaã, assim Salomão e seus sucessores tinham abundância de material a que recorrer para fins ilustrativos. Em todos esses casos, contudo, o antigo material comum foi moldado pelo autor hebreu, que foi inspirado pelo Espírito de Deus a escrever Suas revelações para o Seu povo. (Todas essas obras podem ser convenientemente observadas na coleção editada por James B. Pritchard, Ancient Near Eastern Texts Relating to the Old Testament, 2ª ed.)..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


6 de Junho Dia 157  

Leituras: Marcos 14:1-11; 1 Coríntios 16:1-12; Salmo 127; Eclesiastes 3:16-22; 1 Reis 3-4.  

Versículo Especial“Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão” (Salmo 127:3).  

Pensamento Bíblico: Salomão Pede Sabedoria (1 Reis 3). Quando Salomão ascendeu ao trono, ele percebeu a enormidade da tarefa  de dirigir uma nação. Ele se voltou para Deus, não para procurar riqueza, poder ou longa vida, mas para pedir sabedoria. Deus atendeu ao seu pedido e acrescentou outras bênçãos. Aqueles que dirigem hoje em dia, quer guiando nações, igrejas ou famílias, precisam voltar-se para Deus para receber sabedoria.  

Ação: Volte-se para a palavra de Deus para encontrar sabedoria..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

5 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 7  Os autores das outras seções dos Provérbios (III, 22:17 – 24:22; IV, 24:2324; VI, 30:1 – 31:31) são completamente desconhecidos. Veja observações no Comentário. Não podemos, portanto, ser dogmáticos quanto às suas datas, exceto quanto a dizer que não há necessidade de colocarmos a edição final do livro depois do encerramento tradicional do período bíblico - cerca de 400 A.C.  As Coleções dentro dos Provérbios. Toy (op. cit., pp. vii, viii) e outros que concordam com ele, têm argumentado que o aparecimento da mesma linha ou verso em diversas partes do livro prova que diversos autores cooperaram na formação do mesmo. Toy faz uma lista de más de cinqüenta similaridades, embora algumas não sejam muito exatas. Inadvertidamente ele omite 15:13 e 17:22. A maior parte desses paralelos foram destacados na parte do Comentário deste exame. Toy não deu atenção suficiente para o fato óbvio de que, em muitos casos, a porção de um versículo fosse repetida com variações que também são significativas. Tais repetições não provam nada quando à autoria variada dos provérbios. Às vezes, a repetição também vem dentro de uma seção que Toy defende ser uma coleção uniforme, como 14-12 e 16: 25. Aqui Toy vê-se obrigado a sugerir a existência de sub-coleções. Mais ainda, há, uma repetição semelhante em uma obra egípcia considerada de autoria única (cons. Comentário sobre 22:28). Ao que parece, a alegação de Toy baseia-se em uma suposição ilusória. Está claro que, dentro do livro dos Provérbios, há muitas coleções distintas, conforme os títulos indicam; mas as evidências internas de tais paralelos são suficientes para invalidar a autoria de Salomão nas porções que lhe são atribuídas. Provérbios e outra Literatura da Sabedoria. Tal como a poesia antiga não se limitou aos hebreus, assim a forma literária dos Provérbios não é também unicamente hebréia. Não nos surpreenderíamos em descobrir que há coleções de provérbios do antigo Egito ou Mesopotâmia. Diversas dessas obras têm títulos, nus duas são especialmente importantes – Story of Ahikar e Wisdom of Amen-em-Opet que devem ser consideradas de categoria inferior em algum detalhes..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


5 de Junho Dia 156  

Leituras: Marcos 13:24-37; 1 Coríntios 15:50-58; Salmo 126; Eclesiastes 3:9-15; 1 Reis 2.  

Versículo Especial“Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Coríntios 15:57).  

Pensamento BíblicoVitória em Jesus (1 Coríntios 15:50-58). Paulo conclui este grande discurso com a garantia da vitória e um desafio para ir avante. Ele promete ao justo a vitória sobre a morte e o Hades e, então, encerra com este desafio: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis, e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1 Coríntios 15:58).  

Jesus pavimentou o caminho para que possamos receber a recompensa.  

Ação: “Sede firmes, inabaláveis, e sempre abundantes . . .” .( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...