7 de outubro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 30   Daniel 3 B. Nabucodonosor Prova a Fé do Crente: Uma Lição de Firmeza na Fé. 3:1-30. Tudo em Daniel 3 sugere claramente que o propósito principal deste capítulo é diretamente prático e não doutrinário. Não há predições. A narrativa simplesmente fala da sorte dos três amigos de Daniel na qualidade de firmes confessores da fé (Daniel não aparece no capítulo). Hebreus 11:34 cita a história como uma lição de fé. O incidente principal é o tema de um desenvolvimento espúrio da história em um livro apócrifo conhecido como "A Canção dos Três Jovens Hebreus". Os personagens do "drama" são conhecidos, todos já tendo sido apresentados anteriormente: Nabucodonosor (Daniel. 3:1; cons. 1:1; 2:1); os caldeus (3: 8; cons. 2:2); os "três jovens hebreus" (3:12 e segs.; cons. 1:6, 7; 2:17, 49). Por que Daniel não foi descoberto em desobediência civil como os três foram, explica-se melhor pela conjectura de que estivesse ausente da cidade em alguma obrigação oficial. Em harmonia com o caráter didático desta narrativa, sugerimos um esboço homilético e não um analítico. Os atos apresentados são os seguintes : 1) a oposição à fé (v. 1; cons. v. 8); 2) a tentação da fé (vs. 2- 15); 3) a demonstração da fé (vs. 16-18); 4) a salvação pela fé (vs,19- 30). 1) A Oposição à Fé. 3:1 (cons. v. 8). A ocasião foi o levantamento de uma 1magem idólatra. As medidas fornecidas em proporção, 60 X 6 = 10 X 1, dão a ideia de uma imagem sobre um pedestal. Quanto à localização em Dura, embora haja pelo menos três lugares com esse nome de acordo com os mestres, só uma ficava perto da cidade. A imagem devia ter sido dedicada a alguma divindade babilônica, embora os versículos 12, 14, 18 pareçam anular isto. Montgomery e Keil argumentam que era um símbolo do império de Nabucodonosor. A acusação de traição (v. 12) sustenta essa declaração. Seiss (Joseph A. Seiss, Voices from Babylon) acha que devia ser um símbolo de Jeová, uma vez que Nabucodonosor parecia querer declarar a Sua supremacia (2:47, 48). Temos precedentes para imagens de Jeová (Exodo. 32; I Reis 12:25-33; cons. Atos 17:23), mas parece-nos improvável que esta tenha sido uma delas. As pessoas que lideraram o ataque (Daniel. 3:8) eram aquelas que deveriam ser amigas desses hebreus, uma vez que lhes deviam suas vidas. Mas, como todos os homens perversos, opunham-se ao verdadeiro culto a Deus (cons. Provérbios. 29:25; Mateus. 10:16-39, esp. v. 28). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

7 de Outubro  Dia 280  

Leituras: João 2:1-12; Hebreus 4:11-16; Salmo 87; Provérbios 21:13-18; Ezequiel 40.  

Versículo Especial: “E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as cousas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” (Hebreus 4:13).  

Pensamento Bíblico: “A Palavra de Deus é Viva e Eficaz” (Hebreus 4:11-13). Estes versículos reforçam nossa responsabilidade de obedecer fielmente ao Senhor. Note que: 1) É possível cair ao desobedecer (v. 11); 2) A palavra de Deus é viva e poderosa; 3) A palavra de Deus pode fazer finas distinções, até mesmo discernir os pensamentos e os propósitos do coração; 4) Deus, que a todos julga, é capaz de ver tudo.  

Ação: “Conservemos firme a nossa confissão” (Hebreus 4:14).( Estra ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

6 de outubro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 29   Os motivos principais apresentados para apoiar este- ponto de vista são os seguintes: 1) A profecia se refere à sorte política de importantes impérios da história. O quinto reino (messiânico) desta série aparentemente não difere neste aspecto dos outros. Contudo a Igreja (a não ser que se assume o ponto de vista romano católico), não é uma instituição política. O Milênio tem um aspecto político. 2) De acordo com o sonho e sua interpretação, a destruição do quarto reino pelo Messias é súbita, violenta e catastrófica. Exatamente uma tal destruição costuma ser atribuída à inauguração. do reino milenial messiânico (veja Apocalipse. 19:11 e segs.). No que se refere às vitórias que a Igreja tem obtido neste mundo presente, elas têm sido de maneira completamente diferente. 3) Esta passagem prediz. a vitória completa do reino messiânico sobre os reinos do mundo. Exatamente uma vitória assina completa está destinada ao Milênio (por exemplo, Apocalipse. 19; 20; Isaias. 2). Igreja não tem conquistado o mundo e não o fará (Mateus. 13:24-30, 36-43; II Timóteo. 3:1 e segs.). A atual dispensação terminará em grande apostasia e não na vitória da Igreja (II Tessalonicenses. 2). 7) Recompensa e Promoção de Daniel e Seus Amigos. 2:46-49. 48. Governador de toda a província de Babilônia. Esta província evidentemente incluindo a cidade e suas cercanias, era aparentemente um território pequeno. Talvez fosse o mesmo "reino dos caldeus" (9:1). Chefe supremo de todos os sábios de Babilônia. "Quais as obrigações particulares deste oficial, não o sabemos. Que Daniel conseguiu abster-se da adivinhação, feitiçaria e astrologia, e da execução dos rituais pagãos, parece implícito na narrativa de seu comportamento que é dado no livro de Daniel" (Stuart, Comm. ). 49. Na corte do rei. (A porta do rei.) Cons. Ester 2:19, 21. Uma importante posição de rápido acesso ao rei. Há muitos exemplos antigos e modernos de tais títulos concedidos aos cortesãos orientais. Talvez a palavra porta deva realmente ser traduzida corte (cons. BDB). (Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA


 6 de Outubro  Dia 279  

Leituras: João 1:43-51; Hebreus 4:1-10; Salmo 86; Provérbios 21:7-12; Ezequiel 38-39.  

Versículo Especial“Portanto, resta um repouso para o povo de Deus” (Hebreus 4:9).  

Pensamento Bíblico: O Descanso Espera o Fiel (Hebreus 4:1-10). A Bíblia oferece vários vislumbres do céu. É um lugar de delícia infindável, de contínuo louvor a Deus, etc. Aqui, somos lembrados de que esse é um lugar de descanso preparado para aqueles que forem fiéis até o fim. O serviço do Senhor nesta vida nem sempre é fácil. Somos desafiados, contudo, a seguirmos em frente na confiança de uma recompensa eterna. Os ímpios não têm tal descanso (veja Apocalipse 14:11-13).  

Ação: Trabalhe esforçadamente hoje. A oportunidade para o descanso está chegando!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

5 de outubro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 28  41. Será . . . um reino dividido. A palavra pelî-ga, embora cognata de um verbo hebraico comum que significa "dividir", aparece só aqui no V.T. A sugestão de Young, de acordo com Buxtorf, de que deve ser traduzida para "composto" é boa, e parece consistente com o significado da prevalecente raiz semita. 42, 43. Em seu estágio final, este reino ficará quebradiço e será facilmente destrutível. Isto devido à mistura (em símbolo) do barro com o ferro. Misturar-se-ão. Esta cláusula, um simples particípio reflexivo no aramaico, significa aparentemente o barro e o ferro (como sugere a concordância gramática). Eu aceito que isto signifique que "a semente do homem", isto é, a humanidade generalizada, intrometer-se-á no governo en masse. O governo romano veio a se transformar no governo da massa popular. Se aqui se prediz a história moderna, a sugestão da ditadura do homem comum, no socialismo, também é um pensamento aceitável. e) O Reino Messiânico da Pedra (vs. 44, 45; cons. 34, 35). Intérpretes de todas as escolas – reverentes cristãos, judeus e incrédulos racionalistas – concordam que isto se refere ao reino messiânico. O significado gramatical dos versículos não é obscuro. Discordância quanto à interpretação está enraizada nos diversos pontos de vista com os quais os leitores examinam a passagem. Deve-se tomar conhecimento aqui dos dois pontos de vista principais defendidos pelos cristãos evangélicos. Aqueles que identificam o reino do Messias totalmente com a Igreja (principalmente os pós-milenistas e amilenistas) vêem o cumprimento desta profecia no primeiro advento de Cristo. Aqueles que, embora reconhecendo na Igreja um aspecto do reino de Cristo (Colossenses. 1:13; João 3:3; Atos 1:3; 20:25; I Pedro 2:9), esperam que ele seja finalmente manifesto sobre a terra somente por ocasião do Segundo Advento (quiliastas, pré-milenistas), vêem o cumprimento nos dois adventos. Eles chamam a atenção para o fato de que a profecia é de domínio político externo conforme revelado à mente de um rei pagão (cons. Daniel. 2:29, 30 e comentários), e assim liga a profecia ao Segundo Advento e ao estabelecimento de um "milênio" (cons. Apocalipse. 20). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 5 de Outubro  Dia 278  

Leituras: João 1:35-42; Hebreus 3:7-19; Salmo 85; Provérbios 21:1-6; Ezequiel 36-37.  

Versículo Especial“Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos” (Hebreus 3:14).  

Pensamento Bíblico“Tende Cuidado, Irmãos” (Hebreus 3:7-19). Satanás iludiu muitas pessoas com a falsa idéia de que um filho de Deus não pode se afastar do Senhor e se perder. Esta passagem nega firmemente estas doutrinas confortadoras, porém enganadoras. O escritor adverte que os cristãos podem voltar a ser incrédulos e serem excluídos das bênçãos eternas de Deus.  

Ação: Cuidado! E “exortai-vos mutuamente cada dia”. ( Estra Ido dos estudos da Bibli.Net que Deus abençoe a todos)

 

4 de outubro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro  Daniel (Comentário Bíblico Moody) 27   38. Onde quer que eles (os filhos dos homens) habitem . . . para que dominasses sobre todos eles. O poder de Nabucodonosor é devido à providência divina (cons. Jeremias. 25:9; 27:5, 6; 28:14; Daniel. 12:1). A expressão pode ser hiperbólica, pois Nabucodonosor não foi um governante universal. É possível, entretanto, que a referência seja a uma concessão divina universal, que Nabucodonosor jamais chegou a tomar posse. Tu és a cabeça de ouro. Veja Isaias. 14:4. b) O Peito e os Braços de Prata (v. 39a; cons. v. 32). 39a. Depois de ti se levantará outro reino, inferior ao teu. O peito e os braços de prata representam o reino conhecido na história e nas Escrituras como o reino dos "medos e persas" (veja Daniel. 5:28, 31; cons. 6:8). Substituiu a Babilônia em 539 A.C. (cons. cap. 5). A dualidade do reino está obviamente representada pela dualidade do peito e braços. c) O Ventre e os Quadris de Bronze. (v. 39b; cons. v. 32). 39b. E um terceiro reino, de bronze, o qual terá domínio sobre toda a terra. A história e as Escrituras concordam que este foi o império grego (macedônio) de Alexandre e seus sucessores. Esta interpretação fica estabelecida por Daniel. 8:20, 21. Este reino substituiu o dos medos e dos persas quando Alexandre, em uma série de avanços, começando em 334 A.C. , venceu os medos e os persas. d) O Quarto Reino de Ferro (vs. 40-43; cons. v. 33). Embora dividido em pernas de ferro e pés e artelhos de ferro misturado com barro, era um reino. É a forma de domínio mundial, conhecido na Bíblia e na história por Roma, e que, através de progressiva ocidentalização da humanidade, parece prevalecer até o dia de hoje. Em Lucas 2:1 está mencionado historicamente (cronologicamente) em primeiro lugar. 40. Forte como ferro. De todos os quatro metais este é o mais forte. Considerado no contexto do seu próprio tempo, nenhum dos três reinos anteriores foi tão forte quanto Roma. E até o presente momento o governo tende cada vez mais a exercer o controle sobre todas as áreas das atividades humanas. Isto é uma circunstância concomitante necessária à progressiva industrialização da sociedade. Ele fará em pedaços. Roma fragmentou e reconstruiu – socialmente, culturalmente e politicamente – todos os povos, instituições, etc., que venceu. A única exceção notável foi o Cristianismo propriamente dito como movimento espiritual (embora verdadeiramente romanizado na perversão da Igreja Romana). Esmiuçará. "O império dos romanos encheu o mundo, e quando o império caiu nas mãos de uma só pessoa, o mundo veio a ser uma prisão segura e terrível para os seus inimigos. Resistir era fatal e era impossível fugir" (Gibbon). Alguns vêem nas duas pernas uma profecia da divisão do império em dois impérios, com capitais em Roma e Constantinopla. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

4 de Outubro  Dia 277 

Leituras: João 1:29-34; Hebreus 3:1-6; Salmo 84; Provérbios 20:25-30; Ezequiel 34-35.  

Versículo Especial“Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade” (Salmo 84:10).  

Pensamento Bíblico: “Eis o Cordeiro de Deus!” (João 1:29-34). João Batista dá um testemunho poderoso ao identificar Jesus. Entre suas proclamações sobre Jesus:

“Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.

       Ele é eterno (“já existia antes de mim”).

        Ele é o Filho de Deus.  

As declarações confiantes de João sobre Jesus plantaram a semente da fé em muitos, entre eles os primeiros discípulos de Jesus.  

Ação: Considere o Cordeiro de Deus que tira o pecado. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

3 de outubro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro  Daniel (Comentário Bíblico Moody) 26  29. O que há de ser depois disto (lit.). Depois disto ('ahe'rê denâ) não se refere à vida após a morte, nem ao futuro de maneira geral. Mas, antes, como a expressão grega equivalente, meta tauta ou meta touto (Apocalipse. 4:1; 7:1), refere-se ao futuro que virá após algum item anteriormente mencionado no contexto. Aqui esse item parece ser o pensamento do rei sobre seu próprio reino e futuro. Portanto, sob um certo aspecto, o significado do sonho limita-se ao que o rei poderia entender. As "coisas" que viriam "depois disto" é o domínio mundial em seu aspecto político. Deveríamos esperar aqui, neste capítulo, a verdade sob um aspecto político externo, pois Deus está revelando a verdade em um nível ao alcance do entendimento de um rei pagão ("fez saber a . . . Nabucodonosor", Daniel. 2:28; ''. . , te revelou", v. 29; "para que entendesses as cogitasses da tua mente", v. 30). Qualquer espiritualização da mensagem na direção da igreja neotestamentária ou do "Israel espiritual" está inteiramente fora de lugar. A descrição do sonho e a narrativa das ações envolvidas são tratadas no comentário junto com a interpretação do sonho que se segue. 6) A Interpretação Divina do Senhor. 2:36-45. O sonho fora de uma imagem impressionante, reluzente, aterrorizante, na forma de um homem. a) A Cabeça de Ouro (vs. 36-38 ; cons. v. 32). 37. Rei dos reis. Um título geralmente aplicado aos imperadores medo-persas e babilônios, encontrado não só nos clássicos gregos mas também nos registros de países envolvidos e nas Escrituras (Ezequiel. 26:7; Esdras 7:12), garante que a maior parte da literatura envolvida é posterior ao sexto século. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 3 de Outubro  Dia 276  

Leituras: João 1:19-28; Hebreus 2:10-18; Salmo 83: Provérbios 20:19-24; Ezequiel 32-33.  

Versículo Especial“Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados” (Hebreus 2:18).  

Pensamento BíblicoTem Poder Para Dar Alívio e Ajuda (Hebreus 2:14-18). A vitória de Jesus nos torna capazes de sermos vitoriosos. Ele nos solta do pecado:  

    Perdoando-nos. Ele é a fonte que limpa o pecado.

   Protegendo-nos. Ele não somente perdoa os erros do passado, mas nos ajuda nas nossas atuais provações, dando-nos força para vencer a tentação.  

Ação: Com o auxílio de Jesus vença suas tentações hoje. ( Estra ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

2 de outubro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Daniel (Comentário Bíblico Moody) 25   13. O fato de Daniel e seus companheiros serem afetados pelo decreto destrutivo indica que eles estavam incluídos como conselheiros oficiais. Seria por causa do orgulho caldeu que os hebreus não foram consultados antes? Ou, será que supunham que os jovens exilados não tivessem nenhum conhecimento que não fosse comum aos seus companheiros de profissão mais antigos? 4) Sucesso Milagroso Através da Intercessão de Daniel e Seus amigos. 2:13-23. Daqui em diante a sabedoria e piedade de Daniel são destacadas. A mesma força de caráter demonstrada no capítulo 1 foi elevada um pouco mais, O valor da oração importuna e conjunta diante de perigo pessoal iminente é aprovado e exemplificado. A oração de ação de graças de Daniel (2:20-23) é um modelo eterno ao lado de outras orações modelos deste livro (veja também 9:3-19; cons. 6:9-11; 10:2-12). 5) O Sonho Divinamente Reconstruído. 2:24-35. 25. Achei um (homem). Parece que Arioque era outro burocrata oportunista que estava desejoso de receber o crédito pelo bem que ele não tinha criado. 28. O que há de ser nos últimos dias. Este é o alcance da profecia a ser revelada pelo sonho e sua interpretação. É um erro restringi-la ao período do fim. Uma frase dentro da literatura profética geral, refere-se ao futuro desenvolvendo-se e consumado na era messiânica. Veja Isaias. 2:2; Miqueias. 4:1; Gênesis. 49:1 e segs. (no contexto) e Jr. 48:47. Incluindo os dois adventos de Cristo, além do período compreendido entre eles, envolve a presente dispensação. O estudante que investiga ficará satisfeito a esta altura se comparar Atos. 2:17 com Joel 2:28 e João 5:18 com Hebreus. 1:1, 2 ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

2 de Outubro  Dia 275  

Leituras: João 1:14-18; Hebreus 2:1-9; Salmo 82; Provérbios 20:13-18; Ezequiel 30-31.  

Versículo Especial“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (João 1:14).  

Pensamento Bíblico: “E Vimos a Sua Glória” (João 1:14-18). Deus tornou-se homem. Jesus veio à terra para viver entre os homens e para nos mostrar o caminho para a vida eterna com o Pai. Diferente das pessoas corrompidas e pecadores que somos, Jesus veio em toda a glória e perfeição da pureza. Ele nos mostrou o Pai e preparou o caminho para o céu.  

Ação: Pense na glória de Jesus. Agradeça a Deus por seu Filho ter nos amado tanto ao ponto de se fazer carne. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

1 de outubro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 24  O rei não se esquecera do sonho, mas antes, justamente por se lembrar dele, achava que os seus sábios, se fossem capazes de prever o futuro por meio da interpretação dos sonhos, deviam ser capazes de realizar a tarefa bem menor de reconstruir o passado, isto é, o sonho particular do rei. Esta interpretação da passagem encontra apoio não só no temor do rei (cons. comentários sobre o v. 1) e na tradução revista de 2:5, mas também no fato de que os sábios não elaboraram alguma coisa que passasse por ser o "sonho" do rei quando viram suas vidas ameaçadas. Teria valido a pena! Tudo indica que eles sabiam que o rei se lembrava do seu sonho e por isso não tentaram nada (veja também v. 8 abaixo). 3) O Fracasso dos Sábios. 2:7-12. 8. Quereis ganhar tempo. Não que eles estivessem simplesmente adiando o momento fatal de sua execução (Driver, et al.), ou tentando ganhar tempo para inventar uma saída (H.C. Leupold, Exposition of Daniel, et al.); mas antes, no sentido primitivo de 'idana', "tempo", a referência é a um tempo específico (cons. BDB). A interpretação dos sonhos era relacionada com a posição dos astros. Quando aquele arranjo particular do Zodíaco que afetara o sonho se passasse, eles se defenderiam dizendo que a interpretação era impossível. (Thomson, Pulpit Commentary, et al.). 10. A queixa de que o rei estava sendo injusto na sua exigência parece justa. Mas quando nos lembramos do gigantesco logro em que consistia todo o abracadabra da antiga astrologia, da adivinhação, seus vaticínios, etc, o decreto do rei, embora excessivamente severo, pois incluía também as "casas" (famílias? v. 5), não era injusto no que diz respeito aos "sábios" propriamente ditos. Eles reivindicavam ter poderes ocultos e não passavam de fraudes, dando lugar a uma boa porção de trapaça. Deus responsabiliza os homens pela ignorância obstinada (cons. Romanos. 1:28). 11. Os deuses . . , não moram com os homens. A vírgula depois de deuses torna a cláusula seguinte não restritiva, aplicável a todos os deuses. Se a vírgula for omitida, a cláusula será lida como se fosse restritiva, isto é, aplicando-se apenas a certa classe de deuses. Talvez seja melhor omitir a vírgula e entender que os sábios reivindicavam ter comunicação em sua "carne" com certos deuses do panteão, mas não com os maiores (Marduque), que eram capazes de controlar ou revelar o futuro. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

1 de Outubro  Dia 274  

Leituras: João 1:1-13; Hebreus 1; Salmo 81; Provérbios 20:7-12; Ezequiel 28-29.  

Versículo Especial“Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem” (Ezequiel 28:17).  

Pensamento BíblicoConsequência da Auto Exaltação (Ezequiel 28:1-19). Diversos dos livros proféticos do Velho Testamento incluem trechos com pronunciamentos relativos a várias nações. Estes julgamentos nos ajudam a ver as características que Deus deseja e as que ele despreza. Tiro foi uma cidade próspera, que se desenvolveu pelo comércio marítimo. Em vez de ser grato pelas bênçãos de Deus, o rei de Tiro era orgulhoso e egoísta. Ele pensava que prosperava por causa de sua própria grandeza, deixando de reconhecer que tudo o que ele tinha era dádiva de Deus. O orgulho de Tiro causou a sua queda. A cidade que tinha glorificado a si mesma foi humilhada por Deus. Esta é uma lição importante.  

Ação: Pense nas suas bênçãos: prosperidade, capacidade, etc. Agradeça a Deus por, generosamente, lhe ter dado tanto. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...