24 de outubro de 2020

PALAVRA DE FÉ COM PASTOR ANTONIO MARQUES


 COMPREI-A PARA A LIBERDADE- Pertencemos a Cristo porque Ele pela sua morte nos comprou. Há muitos anos, uma linda moça estava sendo vendida como escrava no mercado de Nova Orleans. O leilão começou. Um homem ofereceu 100,00 dólares, outro 1.400,00 dólares e as ofertas subiam até que afinal pelo preço de 5.000,00 dólares o mercador a vendeu. No dia seguinte o novo senhor da escrava foi buscá-la, e esta logo que o viu lhe disse em tom tristonho: "Estou pronta a ir com o senhor". "Não quero levá-la para mim, comprei-a para dar-lhe liberdade". Disse então a moça admirada e grata por tão nobre atitude: "Serei sua criada por toda a vida". Maiores motivos temos para nos prendermos a Cristo, pois que Ele não nos comprou com dinheiro ou riquezas incorruptíveis, mas com Seu precioso sangre nos comprou a salvação eterna.  RELAÇÕES JUSTAS- A sociedade devia ser tão bem organizada de modo que cada membro fizesse para o seu próximo o melhor possível; e deste recebesse o melhor que ele tivesse para dar. Não queremos poetas para fazer nossos sapatos. Não quereríamos usá-los. Nem precisamos de sapateiros para escrever-nos poesias. Não poderíamos apreciá-las. Mas queremos que o poeta faça uma canção para o sapateiro e que este faça para o poeta, sapatos. O trabalhador deve poder apreciar as poesias e o escritor deve poder comprar o produto do trabalhador. As relações justas entre os homens dependem das relações justas entre os homens e Deus. Se amarmos a Cristo, amaremos também as suas criaturas neste mundo. Jesus é um amigo verdadeiro-“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.” João 15:13 Amigos são o verdadeiro tesouro da vida, uma bênção maior de Deus, e em Jesus temos o maior exemplo de um verdadeiro amigo. Sigamos seu exemplo e ensinamentos, meus amigos, pois ele morreu e ressuscitou por amor a todos nós, por amizade, para nos livrar dos nossos pecados. Vamos ser mais justos, mais compreensíveis, mais pacientes. Vamos perdoar e amar com o coração, e em todas as horas estendam nossas mãos aos nossos amigos. João 15:13-17,Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.((Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.




ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


Juízes (Comentário Bíblico Moody)  15. E o Senhor derrotou a Sísera. Os cananitas foram tomados de pânico. A súbita e violenta investida do exército israelita, mais a tempestade que fez o Quisom transbordar (5:21), forçou os cananeus a fugirem de seus carros, os quais eles deixaram atolados no vale. 17. Sísera fugiu a pé para a tenda de Jael, mulher de Héber, queneu. Com a destruição de seu exército, a primeira preocupação de Sísera foi salvar a própria vida. Porquanto havia paz entre Jabim, rei de Hazor, e a casa de Héber, queneu. Sísera tinha motivos pala pensar que estaria seguro se alcançasse a casa de Héber. Evidentemente os cananeus não tinham oprimido os nômades queneus que viviam entre eles, e os queneus não tinham participado da insurreição dos israelitas contra eles. 18. Saindo Jael ao encontro de Sísera disse-lhe: Entra, senhor meu. Jael ofereceu a hospitalidade de sua tenda ao amedrontado Sísera. Se ela convidou que entrasse em sua tenda a fim de matá-lo ou não é uma questão de inferência. Pôs sobre ele uma coberta. O significado exato da palavra traduzida para coberta não é certo. Também pode ser traduzido pala cortina de tenda. 19. Ela abriu um odre de leite, e deu-lhe de beber, e o cobriu. Sísera pediu água, mas Jael abriu um odre de pele de carneiro ou cabrito no qual se guardava leite e deu-lhe. 20. Põe-te à porta da tenda. Sísera tinha motivos pala suspeitar que os israelitas iriam persegui-lo. Pediu a Jael que lhes dissesse que não se encontrava em sua tenda. Sua atitude hospitaleira levou-o a pensar que podia confiar nela. 21. Então Jael, mulher de Héber, tomou uma estaca da tenda ... e lhe cravou a estaca na fonte . . . e assim morreu. Entre os beduínos é da responsabilidade das mulheres a armação das tendas, e isto podia também acontecer entre os antigos. A estaca e o martelo que Jael usou eram provavelmente feitos de madeira. Sísera, exausto de sua fuga difícil, dormia profundamente, e Jael achou que era sua oportunidade de matar o inimigo de Israel. Alguns comentadores sugerem que Jael não simpatizava com a neutralidade do seu marido (4:17), e que sua atitude com Sísera foi motivada por sua lealdade a Israel. Se o assassinato de Sísera foi ou não premeditado por ela, é irrelevante ao que diz respeito á narrativa de Juizes. Do ponto de vista israelita, ela foi uma heroína porque provocara a morte de Sísera...(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 

24 de Outubro  Dia 297  

Leituras: João 6:28-40; Hebreus 11:30-40; Salmo 101; Provérbios 24:19-22; Amós 1-3.  

Versículo Especial“Longe de mim o coração perverso; não quero conhecer o mal” (Salmo 101:4).  

Pensamento Bíblico: “Não Porei Cousa Injusta Diante dos Meus Olhos” (Salmo 101). As palavras de Davi refletem a determinação do rei de Israel em ser puro e justo na execução de seus deveres. Elas também nos convidam a sustentar o bem e a opor-nos ao mal. Quando escolhemos nossas associações e divertimentos, precisamos rejeitar a impiedade e a perversidade tão comuns nesta sociedade corrupta. Temos que determinar sermos puros: não pôr nada injusto diante de nossos olhos.  

Ação: Medite em coisas que são boas e puras. ( ESTRA IDO DO ESTUDOS DA BÍBLIA.NET) QUE DEUS ABENÇOE A TODOS 

23 de outubro de 2020

PALAVRA DE FÉ COM PASTOR ANTONIO MARQUES

 

O AMOR DE CRISTO- Em um Jornal um testamento no qual uma senhora legava a seu filho principalmente conselhos bons. No fim do documento agradecia ao filho toda a sua bondade e afeição, esclarecendo-lhe que durante os 25 últimos anos a vida só teve valor para ela por causa do seu amor. Ninguém que ama vive em vão. Sejam quais forem os revezes da vida, o amor de Cristo e o amor a Ele não faz sentir que vale a pena viver. -LUZ DO AMOR- No templo judeu, como também no tabernáculo havia uma lâmpada sempre acesa – a luz do sacrifício. Dia e noite, fosse verão ou inverno, aquela luz lânguida e mística brilhava no Lugar Santo. No templo da vida de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo havia uma luz. O óleo que a sustentava jamais se esgotou. Nem zombaria, nem hostilidade, nem ódio pôde apagá-la. Era a luz do amor. "Sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim". João 13:1. Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.·.Calma, Não há conforto maior do que deitar na cama, encostar a cabeça no travesseiro mais uma vez e ter em meu coração a certeza de que lá em cima há um Pai olhando por mim, cuidando de cada passo que dou na vida e guiando meus caminhos. O amor de Deus conforta, acalma e tranquiliza, porque é como se a todo o momento dissesse a nós: "Calma, você não está sozinho nem nunca vai estar". Quando acordo pela manhã, sinto-me renovado e pronto para mais uma batalha, porque sei que ao meu lado está alguém mais poderoso do que qualquer exército que eu poderia reunir para vencer as batalhas da vida!  Em Romanos 8:38-39, Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.1 João 4:4-11 diz, Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve.Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro.Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciarão pelos nossos pecados.Amados, se Deus assim nos amou, também nos devemos amar uns aos outros. . ((Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Juízes (Comentário Bíblico Moody) 3. Débora, profetiza, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Débora foi descrita como profetiza e juíza. Em um momento de desespero ela despertou o seu povo pala a luta. 5. Ela atendia debaixo da palmeira de Débora. Em lugar de atendia devemos entender assentava-se. Parte da responsabilidade de Débora como juíza era assentar-se como árbitro na resolução de disputas. A árvore particularmente associada com seu juizado ficava entre Ramá e Betel. Ramá ficava em Benjamim, ao norte de Jerusalém. Esta é a região onde mais tarde Samuel julgou Israel (I Samuel. 7:16). 6. Mandou ela chamar a Baraque, filho de Abinoão, de Quedes de Naftali. Quedes de Naftali era uma cidade de Refúgio (Js. 20:7; cons. 12:22). Esta parte de Israel ficava mais próxima dos opressores cananeus. Vai, e leva gente ao monte Tabor. Baraque recebeu ordem de convocar os exércitos de Israel no monte Tabor, na região nordeste da Planície de Esdrelom. 7. E fará ir a ti para o ribeiro Quisom a Sísera ... e o darei nas tuas mãos. Débora falou como profetiza. Deus prometeu destruir os exércitos de Sísera por meio dela. 8. Se fores comigo, irei. Balaque queria a certeza de que a profetiza o acompanharia, garantindo-lhe assim sucesso na batalha. 9. Certamente irei contigo . . . às mãos de uma mulher o Senhor entregará Sísera. Débora prometeu acompanhar Baraque, mas ela declarou que uma mulher seria a heroína. Isto antecipa a parte desempenhada na derrota dos cananeus por Jael, a esposa de Héber. 10. Então Baraque convocou a Zebulom e a Naftali em Quedes. As duas tribos do norte tinham a responsabilidade de enfrentar a ameaça de Sísera. 11. Ora, Héber, queneu. . . dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés. O historiador sagrado fornece alguns antecedentes relativamente aos queneus. Parece que eram ferreiros nômades com os quais Moisés se encontrou a primeira vez durante sua peregrinação ao deserto, antes de vir a ser o líder do Êxodo. Héber tinha se separado de sua tribo e tinha se estabelecido perto de Quedes. 12. Anunciaram a Sísera que Baraque, filho de Abinoão, tinha subido ao monte Tabor. Sísera, estando informado dos movimentos de Baraque, reuniu seu exército, incluindo novecentos carros de ferro, e marchou de Harosete para Quisom. 14. Baraque, pois, desceu do monte Tabor, e dez mi homens após ele. Sob a afirmação de Débora de que Deus iria conceder uma grande vitória a Israel, Baraque e seus dez mil homens saíram impetuosamente contra o exército cananeu no vale..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos

MEDITAÇÃO DO DIA


 23 de outubro  Dia 296  

Leituras: João 6:22-27; Hebreus 11:17-29; Salmo 100; Provérbios 24:13-18; Joel 1-3.  

Versículo Especial: “Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico” (Salmo 100:2).  

Pensamento BíblicoA Fé de Moisés (Hebreus 11:23-29). Podemos aprender com os sinais da fé de Moisés:  

   Ele desistiu voluntariamente dos prazeres passageiros do pecado.

   Ele buscava coisas espirituais, em vez das coisas carnais.

   Ele mantinha seus olhos na meta prometida por Deus.

   Ele confiava que o poder de Deus era superior ao do rei.

   Ele arriscou a vida para servir a Deus.  

Ação: Imite a fé forte de Moisés. ( ESTRA IDO DO ESTUDOS DA BÍBLIA.NET) QUE DEUS ABENÇOE A TODOS 


22 de outubro de 2020

PALAVRA DE FÉ COM PASTOR ANTONIO MARQUES

 


 AMOR DIVINO QUE NÃO MUDA- Conta-nos Dr. Gordon a história de Jorge Matheson quando soube que estava condenado à cegueira. Um jovem estudante atravessava a praça duma das antigas universidades escocesas, indo para o seu quarto no internato. Não se sentia bela. Seus olhos estavam fracos, o que tornava o trabalho difícil. Seguindo o conselho de um amigo, consultou um oftalmologista. O médico, depois de um exame minucioso, o avisou firmemente que ele perderia a vista em pouco tempo. Um terrível soco entre os olhos não poderia incomodá-lo mais do que esta notícia. O seu coração estava perturbado. Perder a vista!... Todos os planos, que tão esperançosamente arquitetara, desfaziam-se na sua frente. Com a perda da vista iria pelos ares o ensino na universidade e todos os seus sonhos dourados. Perturbado, confundido, saiu do consultório do médico apalpando o caminho como um sonâmbulo. Jorge estava noivo. Foi à casa da querida noiva, esperando, sem dúvida, alguma palavra de conforto para o coração dolorido. Como daria ele a triste notícia à moça que ele tanto amava e que prometera ser sua esposa? Seus planos estavam todos mudados, e como receberia ela a notícia? Quando chegou lá lhe contou, em palavras calmas, mas briosas a sua situação, a sua mudança de planos, dizendo-lhe que teria liberdade para decidir como achasse melhor. A noiva aceitou a liberdade! A rejeição da noiva foi o segundo golpe. Pela segunda vez, saiu triste e sem ver o caminho que pisava. O golpe parecia acima de suas forças, e a dor lhe sufocava o coração! Mas não estava só. Alguém que o guardava e ternamente fortaleceu o seu coração quebrantado, falando-lhe palavras amorosas e dando-lhe o bálsamo do conforto e dó verdadeiro amor. O jovem entregou-se nos braços do Verdadeiro Amigo e todas as dificuldades foram vencidas. Uma nova disposição o dominou, tomando o controle total de sua vida. E do seu coração quebrantado, mas cheio de conforto, saíram palavras de louvor e gratidão a Deus, o Amor que nunca muda sejam quais forem às circunstâncias. E não há exceções. Nenhum pensamento de que «essa pessoa não merece isso.» Jesus deu sua vida por nós, à derradeira prova do quanto ele nos amou. E ninguém jamais mereceu isto menos do que nós. Amar não significa concordar com o pecado do outro, ou dizer que tudo o que o outro faz é bom. É carregá-lo, orar por ele, é ter fé nele, é querer o melhor para ele. É agir, apesar do que eu sinto. Então eu posso, em vez de ter uma relutância natural por alguém, passar a ter amor genuíno por ele. Para ajudá-lo e poder afastá-lo de coisas que poderiam ser prejudiciais, posso exortar, aconselhar ou corrigi-lo, mas só quando eu faço isso por cuidado genuíno para com tais pessoas. No livro de 1 Coríntios 13:13 diz, Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. . ((Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Juízes (Comentário Bíblico Moody) 3) Israel Libertada dos Filisteus por Intermédio de Sangar. 3:31. Depois dele foi Sangar, filho de Anate. Sangar é um nome estrangeiro (hurriano). Anate era o nome da deusa cananita do sexo e da guerra, irmã de Baal. Portanto, filho de Anate, pode ser interpretado com o significado de "o guerreiro". Sangar é mencionado em 5:6, vivendo nos dias quando os inimigos de Israel obtiveram controle indiscutível sobre a terra. Provavelmente foi um contemporâneo de Débora e Baraque. Que feriu a seiscentos homens dos filisteus com uma agulhada de bois. Esta é a primeira das duas opressões dos filisteus durante o período dos juízes. A segunda (13:1 – 16:31) foi descrita na narrativa sobre Sansão. Sangar é conhecido apenas por este episódio. Usando uma aguilhada de bois, ele matou seiscentos filisteus. A aguilhada devia ter cerca de 2,44ms de comprimento. Em uma das pontas havia um ferrão e na outra uma lâmina com a forma de uma talhadeira, que se usava na limpeza do arado. Quando necessário, a aguilhada servia de substituto da espada. E também ele libertou a Israel. As costumeiras referências ao tempo não foram dadas no caso de Sangar. Ele provavelmente devia ser considerado um indivíduo heróico que derrotou os inimigos de Israel e não como um chefe de Israel durante o período dos juízes. 4) O Fim da Opressão de Jabim e Sísera por Intermédio de Débora e Balaque. 4:1- 5:31. Juízes 4 4:1. Os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau perante o Senhor, depois de falecer Eúde. Durante a vida de Eúde, Israel permaneceu fiel ao Senhor. Depois, contudo, uma nova explosão de idolatria introduziu outro período de opressão. 2. Entregou-os o Senhor nas mãos de Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor. As opressões anteriores vieram de fora da terra de Canaã. Jabim, contudo, um líder cananeu, comandou uma insurreição contra os israelitas, os quais, sob a liderança de Josué, os tinham desapossado. Hazor era o forte mais importante em Canaã setentrional. Sísera era o comandante do seu exército, o qual então habitava em Harosete-Hagoim. A casa de Sísera, Haroshet haggoyim, é a moderna Tell 'Amar, localizada no local onde o Rio Quisom passa por uma estreita garganta antes de entrar na Planície do Acre. Fica a cerca de 16kms a noroeste de Megido..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 


22 de Outubro  Dia 295  

Leituras: João 6:15-21; Hebreus 11:8-16; Salmo 99; Provérbios 24:7-12; Oséias 13-14.  

Versículo Especial“Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade” (Hebreus 11:16).  

Pensamento Bíblico“Estrangeiros e Peregrinos Sobre a Terra” (Hebreus 11:13). A terra é uma residência temporária, a caminho da habitação eterna. Nosso estilo de vida deve mostrar que procuramos uma pátria no céu. Se estamos satisfeitos ou preocupados com coisas mundanas, não procuraremos o céu. Se não procurarmos o céu, certamente não o encontraremos. Os cristãos devem desenvolver uma “mentalidade de mala na mão”. Nossa viagem através desta vida é tão breve que não temos tempo para desmanchar as malas para “nos estabelecermos.”  

Ação: Faça um inventário pessoal: onde estão os seus tesouros?. ( ESTRA IDO DO ESTUDOS DA BÍBLIA.NET) QUE DEUS ABENÇOE A TODOS 

21 de outubro de 2020

PALAVRA DE FÉ COM PASTOR ANTONIO MARQUES

 


A VERGONHA DA EMBRIAGUEZ-Durante a segunda Guerra Mundial um soldado viajava para Chicago em companhia de uma senhora. Esta Le perguntou se tinha o costume de beber. "Sempre não, disse ele, mas às vezes bebo quando estou com os amigos." Há meses, contava ele, obtive alguns dias de licença para visitar1ninha família. Telegrafei para eles e para minha noiva. Mas embriaguei-me bastante durante a viagem, e estava desejoso de que algum imprevisto impedisse a vinda de minha noiva à estação. Não queria que ela me visse naquelas condições. Mas ela foi esperar-me e quando me viu andar cambaleante pela plataforma chamou um taxi, ajudou-me a embarcar e, dando o endereço de meus pais ao motorista, foi embora. Cheio de remorso e amargurado tentei conversar com ela nos dias seguintes, mas em vão. Até que afinal ela cedeu e escrevendo uma carta deu-me nova oportunidade. Nesta carta ela dizia: "Preferia receber do Departamento de Guerra um telegrama noticiando o seu desaparecimento ou morte em ação, a vê-lo como o vi na estação aquele dia". Que esta experiência nos ajude a guardar-nos puros e abstinentes para honra de nossos queridos, da nossa pátria e, sobretudo de Deus. EMBRIAGUEZ GRILHÃO DO PECADO- Certo advogado disse uma vez: "Há cinco anos não tomo bebida alcoólica, mas quando vejo nos jornais os anúncios em que apresentam homem bebendo, sinto um forte desejo de beber, sinto uma força quase irresistível. Preciso trancar-me no quarto, e durante o resto do dia tenho que lutar fortemente contra o deseja de beber, que me abala cada nervo e cada fibra do meu corpo. Mas, mesmo que tenha de lutar contra este desejo durante o resto da vida, pretendo ser fiel e nunca mais tocar em álcool". Hoje em dia os jornais, as revistas seculares, as estações de rádio, os anúncios de todos os jornais possíveis fazem propaganda da bebida - Como é elegante beber e fumar! Para a mocidade é extremamente prejudicial. A mocidade quer experimentar essa bebida que "traz tanto prazer", que “torna os jovens mais atraentes, mais importantes diante da sociedade”. Devemos combater esta propaganda mostrando à juventude o perigo do alcoólatra, de tão pernicioso vício. A Bíblia diz claramente que a embriaguez é pecado. Diversos textos bíblicos destacam os malefícios da embriaguez no que diz respeito à moralidade, à espiritualidade e à saúde física. Na verdade os homens têm lidado com o problema da embriaguez desde os tempos mais remotos, e a história bíblica confirma isto. Noé plantou uma vinha e se embriagou com vinho. Com sua noção da realidade distorcida e seus sentidos completamente alterados, Noé acabou se despindo. O resultado disso foi o pior possível. Seu filho, Cam, não o respeitou e acabou expondo-o à vergonha. Essa atitude teve consequências drásticas, pois Cam perdeu sua benção e a linhagem de seu filho, Canaã, foi amaldiçoada. Outro caso triste de embriaguez na Bíblia ocorreu com , sobrinho de Abraão. Ele foi embriagado com vinho por suas filhas que se aproveitaram para ter relações incestuosas com o próprio pai (Gênesis 19:30-35). Dessas relações nasceram dois meninos que deram origem a dois povos que causaram muitos problemas para o povo de Israel: os moabitas e os amonitas. Hbacuque 2:15 diz, Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro! Ai de ti, que adicionas à bebida o teu furor, e o embebedas para ver a sua nudez!. Gálatas 5:17,21, Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro como já antes vos disse que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. ((Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Juízes (Comentário Bíblico Moody) 25. Aborreceram-se de esperar. Esperaram até que se convenceram que estavam enganados. Tomaram da chave e a abriram. O tipo de fechadura usado nos tempos bíblicos era comum na Palestina até há pouco tempo. O trinco era fechado manualmente. Um certo número de pinos eram colocados nos buracos correspondentes do trinco que o trancavam. A chave pala abri-la era geralmente um pedaço de madeira chata com pinos numa das pontas correspondendo ao número e posição dos pinos da fechadura. O comprimento correspondia á profundidade do trinco. O trinco era recortado de modo que a chave pudesse escorregar ao longo do seu comprimento e sob o mesmo até que os pinos fossem levantados, permitindo que o trinco fosse empurrado para trás. 26. Eúde escapou . . . foi para Seirá. Quando os servos de Eglom descobriam seu corpo inerte, Eúde já tinha alcançado a fronteira das montanhas de Efraim. A localização exata de Seirá não se conhece. 27. Tocou a trombeta nas montanhas de Efraim. A trombeta convocava os homens á guerra (cons. I Samuel. 13:3, 4). As montanhas de Efraim compreendiam a cadeia central de montanhas da Palestina desde a Planície de Esdrelom ao sul até as circunvizinhanças de Jerusalém. 28. E desceram após ele, e tomaram os vaus do Jordão contra os moabitas. Os israelitas atenderam ao chamado de Eúde. Tomaram os vaus do Jordão que seriam usados pelos moabitas pala fugir (cons. Js. 2:7; II Samuel. 19:15). 29. Naquele tempo feriram dos moabitas uns dez mil homens. Embora seja apropriadamente considerado um número redondo, os dez mi homens deviam constituir uma séria perda pala Moabe. O poder moabita sobre Israel foi realmente quebrado. 30. E a terra ficou em paz oitenta anos. Cons. 3:11. Nada se diz do juizado de Eúde depois de sua vitória sobre os moabitas. Lemos, entretanto, sobre oitenta anos (duas gerações) durante os quais a terra ficou livre de invasores.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos

MEDITAÇÃO DO DIA


 21 de Outubro  Dia 294  

Leituras: João 6:1-14; Hebreus 11:1-7; Salmo 98; Provérbios 24:1-6; Oséias 10-12.  

Versículo Especial: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6).  

Pensamento Bíblico“Galardoador dos Que o Buscam” (Hebreus 11:6). A fé é essencial para a salvação. Outras passagens salientam em Quem deve ser posta a fé: Jesus Cristo (veja João 8:24). Hebreus 11 ressalta as características da fé que salva. Deus recompensa aqueles que, “o buscam”. Os exemplos neste capítulo chamam a atenção para a necessidade de se ter uma fé ativa e obediente.  

Ação: Esforce-se na procura de Deus. ( ESTRA IDO DO ESTUDOS DA BÍBLIA.NET) QUE DEUS ABENÇOE A TODOS 

20 de outubro de 2020

PALAVRA DE FÉ COM PASTOR ANTONIO MARQUES

 


O VINHO ENVENENADO- O historiador grego, Heródoto, diz que Ciro, rei da Pérsia, atacou conquistou a cidade de Babilônia à noite quando o rei Belsazar e seus nobres estavam embriagados. Não foi o primeiro nem o último rei conquistado quando os seus súditos estavam sob a influência de bebidas alcoólicas. A vida do rei de Babilônia contrasta com a história de Ciro. Desde criança Ciro foi ensinado a não beber. Certa ocasião, quando estava visitando o seu avô, rei da Média pediu licença para servir como copeiro. Fez o serviço tão bem que os nobres presentes o aplaudiram. Ficaram encantados com a imitação que o menino fez do copeiro, andando para cá, e para lá, muito compenetrado da sua missão. O rei, seu avô, também o louvou, mas chamou-lhe a atenção para uma negligência – não havia provado o vinho antes de entregá-lo, como o copeiro costumava fazer; a isto Ciro diz que não havia provado o vinho parque pensava que estivesse envenenado. "Mas, por que você imaginou tal coisa?" perguntou-lhe o avô. "Foi envenenado no outro dia quando o senhor fez festa com os amigos no seu aniversário natalício. Sei que estava, porque o senhor mesmo fez certas coisas que não permite que nós meninos façamos: fez barulho e usou linguagem rude e feia. Não podia nem ficar em pé direito e com firmeza. Por isso julguei que o vinho estivesse envenenado, pois produziu tal efeito". Estas palavras foram um ótimo sermão contra a bebedice. A Bíblia é clara ao advertir que aquele que consome seja equilibrado e que não se deixe dominar (viciar) por ele (Provérbios 20:1). Porque o vinho, bem como as bebidas fortes (alcoólicas), pode levar as pessoas à perdição (perda de controle e domínio próprio, desvarios, alvoroço, provocações, violência, acidentes, vícios, doenças etc.). O Vinho também aparece na Bíblia como símbolo da alegria e abundância (Salmos 104:14-15), como um elemento confortante (Provérbios 31:6) e até curativo (1 Timóteo 5:23). Foi um dos elementos utilizados no primeiro sinal milagroso de Jesus (João 2:1-11).Há outras passagens em que o vinho aparece num sentido figurado, remetendo a outros significados, como por exemplo: o Vinho novo em odres novos, podendo significar a nova Vida, a Palavra de Deus ou o poder da fé que Cristo trouxe, e que devem ser recebidos por "novas criaturas". Ainda outros significados como: "Cálice do vinho da ira de Deus" (Jeremias. 25:15), "vinho da fúria...(Apocalipse. 14:8), "vinho do furor de Deus" (Apocalipse. 14:10).A embriaguez por vinho ou qualquer outra bebida é condenada por ser um vício prejudicial para o homem, além disso é considerado uma obra da carne  passível de impedir a herança no Reino de Deus. ( Fonte Bíblia Online) Gálatas. 5:19-21). Porque as obras da carne são manifestas, as quais são:adultério, fornicação, impureza, lascívia,Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. ((Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos


 

 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Juízes (Comentário Bíblico Moody) 19. Porém voltou do ponto em que estavam as imagens de escultura ao pé de Gilgal. Depois de despedir seus acompanhantes, Eúde retornou á casa do rei. Tenho uma palavra secreta a dizer-te, ó rei. Enviou a Eglom uma mensagem pedindo uma audiência particular. Estava implícito que a mensagem era tão importante que não podia ser confiada a um cortesão qualquer.20. Numa sala de verão. Eglom se encontrava em sua 'aliya quando Eúde chegou. A 'aliya era um andar adicional levantado em cima do telhado achatado da casa, num de seus cantos. Costumava ter apenas um aposento, cujas janelas com treliça forneciam ventilação. A 'aliya era o aposento mais fresco de toda a casa. Tenho a dizer-te uma palavra de Deus. As palavras de Eúde implicavam em que era mensageiro do Deus de Israel para o rei moabita. Alguns comentadores parafraseiam esta mensagem assim: "Tenho um negócio divino a resolver contigo, uma ordem divina de executá-lo". E Eglom se levantou da cadeira. O rei moabita presumivelmente levantou-se em sinal de reverência diante do oráculo divino. Isto devia ter sido planejado por Eúde para que ele pudesse aproximar-se de Eglom o suficiente para desferir o golpe.21. Então Eúde, estendendo a mão esquerda puxou o seu punhal do lado direito e lho cravou no ventre. O plano de Eúde teve sucesso. Sem despertar suspeitas, aproximou-se do rei, então subitamente arrancou sua arma e assassinou o opressor de Israel.22. De tal maneira que entrou também o cabo com a lâmina. O golpe foi rápido e forte. Eúde deixou a arma dentro do ferimento. E a imundície saiu. Tal ferimento no abdome forçou a saída dos excrementos. Esta é a interpretação mais natural, e é fisiologicamente correta.23. Eúde. . . passou para o vestíbulo. O misderon, traduzido para vestíbulo, através do qual Eúde escapou, não pode ser positivamente identificado. A palavra só aparece esta única vez nas Escrituras.24. Sem dúvida está ele aliviando o ventre na privada da sala de verão. Os servos de Eglom, evidentemente viram Eúde saindo. Como não perceberam nada de anormal, não tinham razões de suspeitar de algo. Não queriam intrometer-se no isolamento de Eglom, presumindo que estivesse tratando de suas necessidades fisiológicas. "Cobrir os pés" é um eufemismo pala "aliviar-se".(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 


20 de Outubro  Dia 293  

Leituras: João 5:31-47; Hebreus 10:26-39; Salmo 97; Provérbios 23:29-35; Oséias 7-9.  

Versículo Especial“Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão” (Hebreus 10:35).  

Pensamento BíblicoIsrael de Cabelos Grisalhos (Oséias 7:8-10). Israel (Efraim) estava quase para ser destruído, mas não percebia isso. Deus comparou a nação com: 1) Um bolo não virado, que já está queimando por baixo (como uma panqueca não virada); 2) Um homem muito fraco para a batalha, mas não ciente da sua fraqueza; 3) Um homem cujos cabelos grisalhos revelam sua idade avançada, mas que não vê este sinal de que a morte se aproxima.  

Ação: Você conhece pessoas ignorantes do fim que se aproxima. Diga-lhes a verdade antes que seja muito tarde!.( ESTRA IDO DO ESTUDOS DA BÍBLIA.NET) QUE DEUS ABENÇOE A TODOS 

19 de outubro de 2020

PALAVRA DE FÉ COM PASTOR ANTONIO MARQUES

 


DEUS ONICIENTE E ONIPOTENTE- Salmos 139:1-16,23,24,SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces. Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir. Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa; Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. Você pode se perguntar: ‘se Deus está em todo lugar, então estaria em locais onde está sendo cometido o pecado?’. Sim. Mas mesmo que Deus esteja presente, o que diferencia é como está presente. Certamente o Senhor está triste e não tem prazer naquele momento ali. Seria como quando você está em um lugar que não gostaria de estar, mas precisa ficar. Deus em todo tempo e lugar está bem acordado (Salmo 121.3,4). O ser humano busca onipresença. Cria máquinas ágeis para estar em mais de um lugar num mesmo dia, envia sua imagem através da tecnologia querendo estar presente através de sua voz em lugares longínquos. Isso tudo só é possível por que Deus permite ao ser humano como seu semelhante (mas nunca igual). Contudo a Onipresença pertence somente a Deus.Não há onde alguém possa fugir da presença de Deus, principalmente se você entregou sua vida pra Jesus, a mão de Deus te acompanhará onde estiver.Você sabia que nunca está sozinho? ((Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Juízes (Comentário Bíblico Moody) 9. E o Senhor lhes suscitou . . . a Otniel, filho de Quenaz. Otniel já foi apresentado anteriormente (1:13-15). Aqui ele é chamado de salvador, que é sinônimo de "juiz". Ele salvou o seu povo da opressão de Cusã. 11. Então a terra ficou em paz durante quarenta anos. Desde a vitória sobre Cusã até a morte de Otniel, Israel ficou livre de domínio estrangeiro. O termo quarenta anos é um número redondo. Muitos mestres sugerem que represente uma geração. 2) A Opressão de Eglom e a Libertação Efetuada por Eúde. 3:2-30. 12. Mas o Senhor deu poder a Eglom, rei dos moabitas, contra Israel. Depois da morte de Otniel, a idolatria novamente começou a se alastrar entre as tribos israelitas. O líder da segunda opressão veio a Moabe, a terra a leste do Mar Morto e ao sul do Rio Arnom. 13. E ajuntou consigo os filhos de Amom, e os amalequitas. Os amonitas estavam radicados a leste e norte de Moabe, desde o Amom até o Jaboque. Siom, rei dos amorreus, fora derrotado por Israel nesta região antes da conquista de Canaã. Os amalequitas nômades eram ferozes inimigos de Israel desde a batalha de Refidim, a caminho do Sinai, até sua final destruição no tempo de Ezequias (I Cronicas. 4:43). Apoderaram-se da cidade das palmeiras. Eglom e seus confederados invadiram Canaã pela mesma rota que Josué usara antes. Atravessaram o Jordão e tomaram a cidade das palmeiras, ou Jericó. A cidade destruída por Josué ocupava uma posição estratégica, e evidentemente uma outra cidade fora construída na mesma região pouco tempo depois de sua destruição. O texto implica em uma batalha pois a "cidade das palmeiras" antes disso fora ocupada por Eglom e seus aliados. 15. O Senhor lhes suscitou libertador, Eúde, homem canhoto filho de Gera. Parece que os benjaminitas tinham uma tendência para serem canhotos (Jz. 20:16), e em pelo menos um exemplo eles são descritos como ambidestros (I Cronicas. 12: 2). Por intermédio dele, enviaram os filhos de Israel tributo a Eglom. O tributo era sem dúvida exigido pelos opressores moabitas. 16. Eúde fez para si um punhal de dois gumes, de comprimento de um côvado. Eúde arranjou uma espada com a qual pretendia matar o rei moabita. 18. Tendo entregue o tributo, despediu a gente que o trouxera. Eúde despediu o grande séquito de homens que o acompanharam. Considerando que o tributo era pago em prata, ouro, gado e outros materiais volumosos, exigia um grande número de homens para ser carregado. Despedindo os homens, Eúde aquietou qualquer suspeita de más intenções.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 


19 de Outubro  Dia 292  

Leituras: João 5:24-30; Hebreus 10:11-25; Salmo 96; Provérbios 23:24-28; Oséias 4-6.  

Versículo Especial: “Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos” (Oséias 6:6).  

Pensamento Bíblico: Arrependimento Insincero (Oséias 5:15-6:6). Deus chamou Israel para que o procurasse esforçadamente, reconhecendo a severidade de seus crimes (5:15). Sua resposta foi um meio arrependimento, e disseram: “depois de dois dias nos revigorará” (6:1-3). Deus não estava satisfeito. Ele comparou a fidelidade deles com uma nuvem da manhã ou o orvalho da madrugada, que desaparecem rapidamente (6:4-5). O que Deus queria? Ele desejava obediência do coração, em vez dos sacrifícios da desculpa (6:6).  

Ação: Dê seu coração a Deus. Ele prefere a obediência à desculpa...( ESTRA IDO DO ESTUDOS DA BÍBLIA.NET) QUE DEUS ABENÇOE A TODOS 

18 de outubro de 2020

PALAVRA DE FÉ COM PASTOR ANTONIO MARQUES


  "EIS QUE ESTOU CONVOSCO" A vida por vezes é difícil e a batalha é dura, muitas vezes o nosso ânimo se abate e nos tornamos medrosos e pusilânimes. Conta-se que "o grande vencedor da batalha de Trafalgar, Nelson, quando iniciou a sua carreira de almirante, a bordo de um navio de guerra inglês, ao ouvir o troar dos canhões numa batalha, apertava os ouvidos com as mãos e se escondia cheio de medo: Um oficial, tomando-o por um braço, disse-lhe: “Não tenha medo; este é o seu lugar; combater, resistir, pela vitória e para honra do seu rei”!". Muitas vezes o mar da nossa vida se torna bravio, e o inimigo, faz troar os seus canhões contra nós. Ficamos desanimados e medrosos, mas por que temer? O nosso comandante é Aquele que disse: "Todo o poder me foi dado no céu e na terra" e "Eis que estou convosco todos os dias". Com Ele o barco da nossa vida não naufraga, e os golpes do inimigo perderão a sua força. Você já caminhou sozinho um longo trecho? Já fez algum trajeto com peso, insolação, com sede, com alguma carga onde o que você mais desejava era que aparecesse alguém para, pelo menos, conversar ou quem sabe dividir o seu peso? Percebeu como a distância é ampliada quando estamos sozinhos nesta situação? Quanto mais olhamos para o final da estrada, mas parece que nunca chegaremos lá? O quadro se inverte quando estamos acompanhados, mesmo com toda adversidade, com nossas cargas e desgastes devido o longo trecho, percebemos também que a distância parece ter sido diminuída, nem nos importamos o tanto caminharemos até o destino. É muito maravilhoso saber que em nossa caminhada aqui na terra existe uma garantia de presença do Senhor, existe Alguém Especial bem ao nosso lado. Certeza que todas as nossas necessidades serão supridas em Cristo Jesus. Fardos, pesos e contra pesos, cansaço, sede, fome, tudo isso é suprido por Ele. Somos capacitados pelo Espírito Santo para suportar tamanha pressão que o mundo e o inimigo nos impõem. Sozinhos, não conseguiremos dar um passo se quer nesta longa estrada. Sozinhos desistiremos, sozinhos morreremos, sozinhos retornamos, sozinhos nos perdemos. Mateus 28:20 diz, Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Isaias 41:13-14, Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.Não temas, tu verme de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel. ((Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Juízes (Comentário Bíblico Moody) 16 Heveus, que habitavam as montanhas do Líbano. Os heveus eram provavelmente um ramo de horreus, ou hurrianos, que estabeleceram o reino de Mitani na Mesopotâmia superior em cerca de 1500 A.C. Os horreus espalharam-se rapidamente em Canaã durante os séculos quinze e quatorze. Um dos nomes que os egípcios davam á Canaã era Hurulândia. Desde o monte de Baal-Hermom, até à entrada de Hamate. Baal-Hermom pode ser identificado com Baal-Gade ao pé do monte Hermom (Josué. 11:17; 12:7). Era o limite setentrional das conquistas de Josué e pensa-se que estivesse localizado a oeste do Monte Hermom. Hamate era uma cidade sobre o Rio Orontes, cerca de 241,35kms ao norte de Dã. A palavra traduzida à entrada de (lebo) talvez esconda o nome de uma cidade, Lebo de Hamate, que pode ser identificada com a moderna Lebweh no Vale de Beqa'a, que separa as montanhas do Líbano do maciço do Anti-Líbano. Era território heveu durante o período dos Juízes. 6. Tomaram de suas filhas para si por mulheres. Não só os israelitas partilharam a terra com as tribos que não foram desapossadas por Josué, como também realizaram casamentos com seus membros e adotaram seus costumes e crenças religiosas. B. Os Opressores e os Libertadores de Israel. 3 : 7 – 16: 31. Depois de uma introdução geral que descreve a vida durante o período dos Juizes, temos uma série de episódios específicos. Em cada exemplo lemos sobre a idolatria de Israel, com seu castigo subseqüente. II. A Opressão de Cusã-Risataim e a Libertação Efetuada por Otniel. 3:8-11. 8. Ele os entregou nas mãos de Cusã-Risataim. O primeiro opressor tinha um nome que significa duplamente perverso Cusã. Este poderia ser um epíteto dado ao homem por seus inimigos. Também é possível que a palavra risataim seja uma forma hebraicizada de uma palavra estrangeira, talvez o nome de um lugar. Cusã veio da Mesopotâmia, ou, como a Sociedade de Publicações Hebraicas transliterou, Aram-Naharaim. Durante o período dos Juízes, os hititas alastraram-se por Mitani, o estado que serviu de pára-choque na Mesopotâmia setentrional entre os impérios heteu e assírio. Durante esse período Canaã esteve nominalmente sujeita ao Egito. Cusã poderia ser um obscuro príncipe heteu que desejava desafiar o poder egípcio em Canaã. Um outro ponto de vista sugere que Cusã era de Edom e não de Aram. As duas palavras são muito parecidas no hebraico, e a proximidade de Edom à tribo de Judá é um ponto a favor desta interpretação. De acordo com aqueles que traduzem Edom em vez de Aram, a designação Naharaim é uma interpolação posterior. Extensivas campanhas militares foram levadas a efeito através de todo o Crescente Fértil no período de Sargão de Acade (cerca de 2400 A.C.), de modo que uma origem mesopotâmica para Cusã não pode ser ignorada com base nos antecedentes. Ele não é mencionado em nenhum outro lugar da Bíblia, nem em fontes extrabíblicas.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 


18 de Outubro  Dia 291  

Leituras: João 5:16-23; Hebreus 10:1-10; Salmo 95; Provérbios 23:19-23; Oséias 1-3.  

Versículo Especial: “Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas” (Hebreus 10:10).  

Pensamento Bíblico: “Fazendo-se Igual a Deus” (João 5:17-23). Em diversas ocasiões, os judeus acusaram Jesus de blasfêmia. Sua referência a Deus como seu Pai era claramente entendida como uma declaração de divindade. Em vez de negar sua conclusão, Jesus acrescentou lenha à fogueira, reafirmando esta sua declaração várias vezes, concluindo que “quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou”. Jesus declarou ser Deus!  

Ação: Honre o Pai e seu Filho...( ESTRA IDO DO ESTUDOS DA BÍBLIA.NET) QUE DEUS ABENÇOE A TODOS 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...