17 de agosto de 2013

MEDITAÇÃO DO DIA

Leituras: Lucas 14:15-24; Colossenses 3:1-11; Salmo 41; Provérbios 11:7-11; Isaías 58-59.  

Versículo Especial“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as cousas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus” (Colossenses 3:1).  

Pensamento Bíblico: Tire o Velho; Revista o Novo (Colossenses 3:1-11). Tornar-se um cristão requer conversão. Paulo nos diz aqui, em palavras práticas, a natureza desta mudança. Temos que despir SmatarS as obras do pecado. Prostituição, ira, malícia, cobiça, linguagem obscena, e tudo o que é mau devem ser removidos. Temos que nos revestir de uma nova pessoa, uma cujo caráter espiritual está na imagem de Deus. Que mudança!  

Ação: “Pensai nas cousas lá do alto . . .” (Colossenses 3:2). 

16 de agosto de 2013

MEDITAÇÃO DO DIA

Leituras: Lucas 14:7-14; Colossenses 2:11-23; Salmo 40; Provérbios 11:1-6; Isaías 56-57.  

Versículo Especial“As riquezas de nada aproveitam no dia da ira, mas a justiça livra da morte” (Provérbios 11:4).  

Pensamento Bíblico“Mas o Peso Justo é o Seu Prazer” (Provérbios 11:1). O mundo dos negócios é duro e freqüentemente é muito competitivo. Alguns negociantes recorrem à fraude e ao engano, em busca do lucro. A atitude de Deus, quanto à desonestidade no comércio (ou em qualquer outra área), é clara. Honestidade não é só a melhor política; é a política correta. 

Ação: Seja honesto em todos os seus procedimentos, de modo que as pessoas possam confiar na sua palavra e conhecer seu Senhor. “Antes seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não” (Tiago 5:12).

15 de agosto de 2013

MEDITAÇÃO DO DIA

Leituras: Lucas 14:1-6; Colossenses 2:1-10; Salmo 39; Provérbios 10:27-32; Isaías 54-55.  

Versículo Especial“Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade” (Colossenses 2:10).  

Pensamento Bíblico“Também, Nele, Estais Aperfeiçoados” (Colossenses 2:6-10). As filosofias humanas, freqüentemente, menosprezam Cristo e seu papel. Ele é considerado por alguns como um mito, por outros como um grande, mas falível mestre. Alguns o retratam como um homem repressor e mau que nos nega a satisfação verdadeira na vida. Paulo nos adverte sobre tais quadros errados de Jesus. Ele nos lembra da perfeição de Cristo e do nosso aperfeiçoamento nele. Significado real e realização na vida não serão achados nas filosofias humanas, mas em Jesus Cristo.  

Ação: Permita que o poder de Jesus renove sua vida.

14 de agosto de 2013

MEDITAÇÃO DO DIA

Leituras: Lucas 13:22-35; Colossenses 1:19-29; Salmo 38; Provérbios 10:23-26; Isaías 52-53.  

Versículo Especial“Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos” (Isaías 53:6).   

Pensamento Bíblico: “Ele Foi Traspassado Pelas Nossas Transgressões” (Isaías 52:13-53:12). Numa das mais famosas profecias do Velho Testamento, Isaías descreve o sacrifício voluntário de Jesus Cristo. Embora Jesus foi rejeitado pelo seu próprio povo, ele pagou a pena pelos nossos crimes. Ele silenciosamente aceitou sua condenação, embora “nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca.”  

Ação: Agradeça a Deus pelo sacrifício voluntário do Salvador sem pecado.

13 de agosto de 2013

MEDITAÇÃO DO DIA

Leituras: Lucas 13:10-21; Colossenses 1:9-18; Salmo 37:21-40; Provérbios 10:18-22; Isaías 49-51.  

Versículo Especial“Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor” (Colossenses 1:13).  

Pensamento Bíblico“Não Cessamos de Orar por Vós” (Colossenses 1:9-12). As cartas de Paulo contêm alguns excelentes exemplos de orações por outros cristãos. Pense cuidadosamente nas palavras desta oração: “Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra, e crescendo no pleno conhecimento de Deus; sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, dando graças ao Pai que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.”  

Ação: Seguindo o exemplo de Paulo, ore por seus irmãos e irmãs no Senhor.

12 de agosto de 2013

MEDITAÇÃO DO DIA

Leituras: Lucas 13:1-9; Colossenses 1:1-8; Salmo 37:1-20; Provérbios 10:11-17; Isaías 46-48.  

Versículo EspecialO caminho para a vida é de quem guarda o ensino, mas o que abandona a repreensão anda errado”(Provérbios 10:17).  

Pensamento Bíblico“Se Encurvam, Não Podem Salvar a Carga” (Isaías 46). Jeová, diretamente, desafia os ídolos que continuavam a fascinar seu povo. Ele pede a esse povo que pense em dois contrastes:  
   Poder. Deus nos conduz e nos apóia, porque foi ele que nos criou.  Os ídolos são cargas pesadas e impotentes para serem carregadas por seus fazedores.
   Profecia. Só Deus pode, sem falhar, predizer o futuro, porque a ele o futuro pertence.  

Ação: Certifique-se de que está servindo o Deus todo-poderoso do céu.  

11 de agosto de 2013

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO

A edificação da igreja do Senhor

A fundação da igreja
O apóstolo Pedro é um personagem interessante descrito nos evangelhos. Ele parece ter sido uma pessoa apaixonada, talvez até impetuosa (considere João 13:6-10; Mateus 16:22-23). Ele não parece ter sido uma “pedra” durante o ministério na terra, como sugere o seu apelido. Na noite da traição, Pedro afirmou firmemente a sua lealdade para com Jesus, porém poucas horas depois ele negou o seu Senhor três vezes, até usando linguagem forte neste processo (Mateus 26:33-35, 69-75).
Alguns têm tomado o significado do nome de Pedro e ensinam que ele é a fundação da igreja do Senhor. Chegam a tal conclusão principalmente através de uma conversa entre o Senhor e Pedro em que Pedro identificou o Senhor e o Senhor prometeu estabelecer a sua igreja nesta “pedra” (Mateus 16:16-19). O Senhor disse, “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18).
Há vários problemas com esta interpretação destes versículos. Primeiro, as palavras gregas traduzidas como “Pedro” e “pedra” no versículo 18 são palavras diferentes; nem são do mesmo gênero! Depois Pedro descreveu Jesus como uma “pedra” (1 Pedro 2:8), usando a mesma palavra traduzida “pedra” em Mateus 16:18. A “pedra” sobre a qual Jesus edificou a sua igreja é o fato da sua divindade, o fato destacado na confissão de Pedro (Mateus 16:16).
Aqueles que obedecem ao evangelho devem confessar com a boca a sua fé em Jesus Cristo, como Filho de Deus (Romanos 10:9-10; Atos 8:37). Esta fé serve como base da justificação do homem (Romanos 1:16-17; 3:21-28).
Em Mateus 16:19, Jesus prometeu dar a Pedro as chaves do reino, sugerindo que o céu respeitaria qualquer coisa que o apóstolo ligasse ou desligasse. A Igreja Católica alega que esta passagem mostra a superioridade de Pedro, mas esta mesma promessa foi dada por Jesus a todos os apóstolos em Mateus 18:18 (o objeto em 16:19 é “te”, mas em 18:18 é “vos”). Não foi dada a Pedro nenhuma autoridade especial nesta passagem além daquela que todos os apóstolos exerceriam.
“Apascenta as minhas ovelhas” foram as palavras que Jesus disse a Pedro depois de sua ressurreição (João 21:17). Isto não significa que Pedro foi encarregado com uma responsabilidade diferente de todos os outros apóstolos? Certamente não. Todos os apóstolos deveriam ser guiados pelo Espírito Santo em toda a verdade (João 16:13), mas o Senhor falou especificamente a Pedro nesta ocasião por causa das negações do apóstolo mencionadas anteriormente neste artigo. Pedro negou o Senhor três vezes; Jesus lhe deu a oportunidade de reafirmar o seu amor por seu Professor três vezes.
Em Mateus 18:1, os discípulos perguntaram a Jesus: “Quem é, porventura, o maior nos reinos dos céus?”. Que oportunidade maravilhosa para o Senhor reafirmar a superioridade de Pedro, se Pedro fosse assegurar a posição especial que lhe foi atribuída, depois, pela Igreja Católica! Jesus não disse nada disso!
(–por Allen Dvorak Que Deus abençoe Todos Pr Antonio Marques

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO

Adoração aceitável
Uma boa parte do livro de Êxodo é composta por instruções sobre a construção do tabernáculo, seus móveis e as construções resultantes. Foi ordenado a Moisés, “Vê, pois, que tudo faças segundo o modelo que te foi mostrado no monte” (Êxodo 25:40; veja também 25:9; 26:30). Desde as cortinas da tenda até os móveis de dentro, instruções específicas foram dadas sobre como tudo deveria ser feito. Quando o tabernáculo foi montado por Moisés, uma nuvem o cobriu e a glória do Senhor o encheu (Êxodo 40:33-35). Era uma época emocionante para o povo de Israel.
Instruções detalhadas foram dadas sobre o processo elaborado para consagrar Arão e seus filhos como sacerdotes (Êxodo 29). Arão e seus filhos foram lavados com água e vestidos com roupas especiais feitas para eles. Foram ungidos com óleo e sacrifícios foram oferecidos. Sangue foi colocado na ponta de suas orelhas direitas, no dedão das suas mãos direitas e dos seus pés direitos. Durante sete dias Arão e seus filhos ficaram na porta do tabernáculo (Levítico 8).
No oitavo dia, ofereceram holocaustos no altar no pátio do tabernáculo e no final dos holocaustos, a glória do Senhor apareceu ao povo e fogo veio do Senhor e consumiu o que estava sobre o altar, causando uma grande impressão no povo (Levítico 9:23-24).
Até este ponto, tudo foi feito de acordo com as instruções do Senhor. Infelizmente, dois dos filhos de Arão, Nadabe e Abiú, decidiram, por algum motivo, colocar fogo nos seus incensários e incenso no fogo que era um holocausto ao Senhor. Fogo veio do Senhor novamente, mas desta vez matou estes dois homens (Levítico 10:1-2).
Que castigo severo! Nadabe e Abiú não eram culpados de idolatria ou feitiçaria. Não eram culpados de imoralidade sexual ou violência, nem mesmo de assassinato. Todavia, morreram rapidamente na mão do Senhor. O que poderia ser tão terrível sobre oferecer fogo e incenso ao Senhor? Não é este o papel dos sacerdotes, oferecer sacrifícios?
O autor Moisés informa-nos que estes dois homens estavam oferecendo “fogo estranho”, que o Senhor não havia ordenado (Levítico 10:1). Claramente, o Senhor não aceitou este fogo, independente do quanto eram sinceros, entusiasmados ou bem intencionados no que possam ter feito. O Senhor disse a Arão através de Moisés que aqueles que chegam a ele tem que ver a sua santidade. O Senhor deve ser glorificado perante o povo por aqueles que chegam a ele (10:3).
Não é pouca coisa ignorar as instruções do Senhor sobre a adoração ou sobre qualquer coisa! Deus não é glorificado quando eu o adoro de acordo com meus próprios desejos. Nadabe e Abiú aprenderam tarde demais que Deus não aceita adoração qualquer que lhe oferece. Nossa adoração deve ser de acordo com o “padrão” que ele tem revelado na sua palavra.
(–por Allen Dvorak) Que Deus Abençoe a Todos Pr Antonio Marques.

REFLEXÃO DA SEMANA

Desejo a você 
Desejo que você
Não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la.
Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes.
Só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançá-lo.
Só é digno da sabedoria quem usa as lágrimas para irrigá-la.
Os frágeis usam a força; os fortes, a sabedoria.
Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina,
Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas.
Seja um debatedor de ideias. Lute pelo que você ama.
Augusto Cury.

MEDITAÇÃO DO DIA

Leituras: Lucas 12:49-59; Filipenses 4:10-23; Salmo 36; Provérbios 10:6-10; Isaías 44-45.  

Versículo Especial“Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação” (Filipenses 4:11).  

Pensamento BíblicoAprendendo a Estar Contente (Filipenses 4:11). Vivemos em uma sociedade descontente. As pessoas querem mais dinheiro, mais coisas, mais emoção. Poucos param para contar suas bênçãos, porque estão muito ocupados contando e cobiçando as bênçãos dos outros. Essa fome por mais e mais não se satisfaz nunca. Em vez de tentar atingir essas metas mundanas, precisamos imitar Paulo. Podemos resolver ficar contentes.  

Ação: Conte suas bênçãos e decida pelo contentamento.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...