24 de dezembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 10613. Procederá com prudência (de hiskîl). A implicação é que Ele agiria com tal inteligência que alcançaria os Seus objetivos. As palavras de exaltação são amontoadas umas sobre as outras a fim de transmitir a idéia de que Ele seria elevado altissimamente, acima de todos os outros homens, às alturas do próprio Deus. As palavras para exaltado e elevado são as mesmas que foram usadas em 6:1 em se falando de Jeová entronizado - "alto e sublime trono". 14. Com as palavras o profeta fala diretamente ao Messias divino, como se o visse diante dos olhos de sua mente. Então se volta para o povo propriamente dito e continua falando dEle na terceira pessoa. Esse desfiguramento, como o sabemos agora, seria o resultado dos maus tratos que receberia das mãos dos soldados de Pilatos. 14,15. Como. . . Assim. A comparação que se faz é esta: Por mais assombrosa que fosse a Sua humilhação, também o seria a Sua exaltação (conforme descrita no v. 15). Aspersão é ainda a melhor tradução para esta palavra tão freqüente, embora alguns prefiram traduzir para “admiração” (a qual seria então a única ocorrência com este significado para esta raiz no V. T.). A aspersão dá a idéia de concessão de purificação espiritual às nações evangelizadas. Os reis fecharão as suas bocas – por causa do espanto e por causa de sua incapacidade de dizer alguma coisa que os justifique. Aquilo que não lhes foi anunciado, a esses reis gentios, seria certamente a mensagem da salvação do Evangelho mediante a cruz. Isaías 53 53:1-3. O Servo, na opinião dos homens, seria rejeitado e desprezado. (         Que   a        paz    do     Mestre         Jesus esteja sua    vida   e        família        que    Deus         abençoe      a        todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

24 de Dezembro Dia 358  

Leituras: João 19:38-42; Apocalipse 15; Salmo 143; Eclesiastes 9:13-18; Neemias 7.  

Versículo Especial“E entoavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações” (Apocalipse 15:3).  

Pensamento Bíblico: Moisés e o Cordeiro (Apocalipse 15:3). Algumas passagens do Novo Testamento comparam a Lei de Moisés com o Evangelho de Cristo, indicando a superioridade e suficiência do segundo. Hoje em dia, não estamos debaixo da Lei de Moisés e não podemos ser salvos por ela (veja Gálatas 5:1-4). Mas a Lei não foi má nem mal designada. Ela serviu ao propósito de preparar o caminho para Cristo. Moisés e o Cordeiro não são competidores, mas colaboradores. Moisés, um grande profeta e guia, apontou para Jesus, o maior de todos os profetas e guias. Moisés foi um servo; Jesus é Senhor e Rei. Ambos desempenharam papéis da maior importância, indicando o caminho para o céu. Nós, também, podemos cantar sobre o trabalho de Moisés, na preparação para a vinda do puro Cordeiro de Deus.  

Ação: Enquanto você obedece a Cristo, hoje, seja grato pelo trabalho de Moisés e de outros profetas, que nos falam a respeito dele. (Estra      Ido    dos    Estudos       da      Bíblia          .Net         que    Deus  abençoe      a        todos)

 

23 de dezembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 105 5. Sem preço. Sem motivo adequado, no que se referia aos seus conquistadores. O arrogante desprezo dos pagãos para com o Deus de Israel, exigia que Ele justificasse o Seu nome da Aliança, "Jeová, o Santo de Israel" e demonstrasse pela derrota da Babilônia Sua soberania contínua. Este cumprimento da profecia também confirmaria a autoridade da santa palavra de Deus. 7-10. Estes versículos expressam a alegria e a consolação que o Evangelho dá ao povo de Deus. Para os crentes os próprios pés dos mensageiros são belos, porque transmitem novas da coisa mais linda do universo – o amor redentor de Deus. Levando à arruinada Jerusalém as boas novas que anunciavam que Deus providenciara a libertação de Israel da Babilônia, esses mensageiros deviam servir como tipos dos missionários do Evangelho do N. T. (Romanos. 10:15). Paz, ou shalom, inclui reconciliação entre Deus e o homem, a cura da alma doente de pecado e a prosperidade espiritual de uma vida harmoniosa com Deus. 8. O retorno do SENHOR. Uma referência ao retorno dó favor de Deus e também a presença do seu Shekinah, no Segundo Templo, na Jerusalém reconstruída e restaurada. 11-12. Esta é uma exortação dirigida de antemão aos judeus de 537 A.C., que teriam de escolher entre a segurança econômica de sua situação na Babilônia e os riscos e dificuldades da peregrinação de volta à terra devastada de seus ancestrais. Mas a segurança e a pureza de suas almas dependeriam de sua fuga desta atmosfera contaminada, e de se adaptarem ao programa divino da redenção. 12. Não saireis apressadamente. Não seriam refugiados fugitivos como seus antepassados no Êxodo, pois desfrutariam do patrocínio e teriam o salvo-conduto do imperador da Pérsia. Mas muito mais importantes que estas garantias humanas seria a defesa de vanguarda do Todo-poderoso, o qual também cuidaria de sua retaguarda. Sermão V. A Expiação Substitutiva do Servo Divino. 52:13 - 53:12. 13-15. Aqui se apresenta a espantosa vitória de Cristo através da humilhação.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

23 de Dezembro Dia 357  

Leituras: João 19:31-37; Apocalipse 14; Salmo 142; Eclesiastes 9:9-12; Neemias 4-6.  

Versículo Especial“Entao, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham” (Apocalipse 14:13).  

Pensamento BíblicoDeus Protege os Fiéis (Apocalipse 14:1-13). A amedrontadora imagem das bestas é seguida por um intervalo na ação, para lembrar os leitores de outra cena, uma cena da proteção de Deus e da providência para os fiéis. Aqueles que não seguiram os maus caminhos das bestas seriam capazes de apresentar-se diante de Deus, sem maldade. Eles não precisariam temer, porque Satanás não tem a intenção destruí-los e Deus não tem a vontade de destruir servos fiéis.  

Ação: Não se deixe afogar pelo poder do mal e das tentações que Satanás usa para prendê-lo. Vença com Deus. ( Estra Ido dos Estudos da Bíblia.Net que Deus abençoe a todos)

22 de dezembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 104  15. O mar simboliza o mundo turbulento, inquieto, não regenerado (cons. 57:20). Mas Deus colocou Sua Palavra inspirada na boca do povo da Sua aliança (v. 16); é a posse das Escrituras que dá a Israel a sua importância.  Sermão IV. Israel Convocada Para Despertar e Retornar ao Favor de Deus. 51:17 – 52:12. 17-23. Deus anuncia que Ele considera o Cativeiro penalidade suficiente para Israel, e que um novo dia de perdão já despertou. Tal como o bêbado se prejudica a si mesmo através do veneno do álcool, o Israel apóstata bebe o veneno lento da desobediência e incorre na miséria decretada pela justa ira de Deus. Destituída de toda a liderança espiritual entre os seus cidadãos, a nação depararia com calamidades que ela certamente merecia. E as ruas de Jerusalém se cobririam com seus mortos, que seriam encurralados para a matança pelos exércitos da Babilônia (v. 20). Mas então viria a vez dos brutais opressores de Judá - que arrogantemente pisaram seu corpo prostrado – beberem o copo da vingança divina. Isaías 52 52:1-6. Aqui Deus transmite Sua determinação de restaurar a cativa Israel por rumor do Seu nome e para Sua glória. Pela graça os presenteou com Seu poder perfeito e Sua beleza espiritual, equipamento certo e completo, que só tinham de vestir pela fé. Ele acrescenta a certeza de que o seu santo reino jamais seria novamente assim conspurcado pela idolatria como o fora sob o reinado de Acaz, Manassés e Ezequias. Seu povo devia confiantemente apropriar-se da "gloriosa liberdade dos filhos de Deus" (Romanos. 8:21). 3. Fostes vendidos à escravidão por nada que tivesse valor, apenas as varias promessas do mundo. Mesmo assim seriam redimidos do cativeiro da Babilônia sem que Ciro recebesse qualquer dinheiro de resgate. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

22 de Dezembro Dia 356  

Leituras: João 19:25-30; Apocalipse 13; Salmo 141; Eclesiastes 9:1-8; Neemias 1-3.  

Versículo Especial“Se alguém tem ouvidos, ouça” (Apocalipse 13:9).  

Pensamento Bíblico: O Resto da História (Apocalipse 13). As duas bestas apresentadas neste capítulo são amedrontadoras. Elas têm uma horrível aparência e grande poder. Parece que ninguém pode resistir a elas. Entretanto, a passagem dá indicações de conforto para os fiéis. O poder das bestas é temporário (veja, por exemplo os 42 meses no v. 15). Elas espalharam seu temor só porque Deus lhes permitiu afligir o mundo (veja vs. 5,7-8). Deus não queria esconder a realidade da tribulação que se aproximava, mas ele tranqüiliza àqueles que vão ouvir seu relato sobre o poder limitado das bestas.  

Ação: Ouça o conforto de Deus. ( Etra Ido dos Estudos da Bíblia.Net que Deus abençoe a todos)

21 de dezembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 103   4-8. O Senhor promete julgar o mundo e purgá-lo do mal. 4. Lei aqui significa "instrução autorizada". O padrão divino de justiça será colocado como padrão para todas as nações da terra, que se submeterão à autoridade de Jeová por meio da conversão e confiarão em Sua força e graça. Sua salvação provará ser mais duradoura que os céus físicos (que são temporais, porque é matéria, enquanto as almas redimidas habitarão para sempre na presença de Deus). Considerando que todos os incrédulos que rejeitam a Cristo são destinados à mais completa destruição, nenhum crente poderia jamais fraquejar diante da ameaça do mundo ou da hostilidade dos homens ímpios, cuja causa é desesperada e cujo destino é certo. 9-11. O crente ora para que Deus possa realmente cumprir Sua promessa. 9. O braço de Jeová implica em Sua intervenção ativa e sobrenatural para salvar o Seu povo e punir Seus inimigos. Raabe, E.R.C. (arrogância ou violência furiosa) é aqui um monstro mitológico representando o Egito, que perdeu seus melhores carros ao atravessar o Mar Vermelho. 11. Como os israelitas do Êxodo explodiram em cânticos alegres quando de sua libertação (Êxodo. 15), assim foi o retomo dos deportados quando voltavam da Babilônia em 537 A.C. (este versículo é uma repetição de Isaias. 35:10). A perspectiva final é, sem dúvida, a bemaventurança celestial (Apocalipse. 15:3; 21:4). 12-16. Deus fala novamente para renovar a confiança do Seu povo. Ele aponta para a loucura do temor ao homem mortal (que só pode matar o corpo) mais que ao Criador onipotente, que no final frustra a fúria até mesmo dos oponentes mais ferozes. 14. O exilado cativo. Antes, Aquele que foi obrigado a inclinar-se (como um escravo desgraçado). Os assírios e os caldeus desceriam à destruição e apenas os judeus antes cativos sobreviveriam.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

21 de Dezembro Dia 355  

Leituras: João 19:17-24; Apocalipse 12; Salmo 140; Eclesiastes 8:14-17; Esdras 10.  

Versículo Especial: “Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida” (Apocalipse 12:11).  

Pensamento Bíblico: Vitória em Jesus (Apocalipse 12). Satanás simplesmente não pode vencer! Este capítulo mostra seus esforços desesperados para derrotar:  

    O Filho Varão (vs. 1-5). Jesus venceu!

    Miguel e os Anjos (vs. 7-12). Miguel expulsou Satanás.

    A Mulher (vs. 13-16). Satanás, contra a igreja, não podia vencer (veja Mateus 16:18).

    A Descendência da Mulher (v. 17). A última esperança de Satanás é vencer os indivíduos cristãos, mas ele não pode destruir os fiéis!  

Ação: Guarde os mandamentos de Deus e o seu testemunho. ( Estra Ido dos Estudos da Bíblia.Net que Deus abençoe a todos)

20 de dezembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 102  5. Diferentemente do Israel nacional, o Servo apresentada a Deus obediência perfeita e disposição de enfrentar humilhação e perseguição por amor do Pai.  7. Este versículo fala profeticamente da confiança sublime e calma majestosa que nosso Salvador manteve durante Seus sofrimentos na Sexta-feira Santa, sustentado pela consciência de estar dentro da vontade de Deus (v. 8) e, portanto, na posição certa contra todos os assaltos e calúnias dos seus inimigos. Ele estava confiante na vitória que seu Pai lhe concederia através da crucificação e do sepultamento e que seus oponentes seriam inexoravelmente consumidos pelo juízo divino (até o golpe final da tomada de Jerusalém por Tito em 70 A. C.). 10, 11. Deus enviada a libertação aos crentes confiantes, mas condenação ardente àqueles que se rebelavam contra a Sua soberania. Observe que o Servo devia falar com uma autoridade que tinha de ser obedecida e que a salvação só seria recebida pelos pecadores por meio da fé, confiando na graça de Deus. Setas incendiárias (tições). Esses incendiários que incendiariam o acampamento do Senhor seriam eles mesmos consumidos pelo fogo da destruição que esperavam infligir aos outros. Isaías 51 Sermão III. Encorajamento a Confiar em Deus, Não Temendo o Homem. 51:1-16. 1-3. Israel devia se confortar quanto ao futuro com base na fidelidade divina no passado. Abraão era a rocha da qual seus descendentes tinham sido cortados tendo uma qualidade de rocha conferida a ele pela fidelidade e misericórdia divina. Desse único ancestral Deus formou uma nação grande e numerosa. Ele tem o propósito de no futuro estabelecê-la em um Éden moderno (em que a terra de Canaã será transformada quando o próprio Israel for transformado espiritualmente). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

20 de dezembro Dia 354  

Leituras: João 19:1-16; Apocalipse 11; Salmo 139:13-24; Eclesiastes 8:10-13; Esdras 8-9.  

Versículo Especial: “Mas, depois dos três dias e meio, um espírito de vida, vindo da parte de Deus, neles penetrou, e eles se ergueram sobre os pés, e àqueles que os viram sobreveio grande medo” (Apocalipse 11:11).  

Pensamento Bíblico: Ressurreição da Causa da Justiça (Apocalipse 11). Alguma das coisas mais dramáticas na Bíblia está resumido neste capítulo. O propósito não é para divertir, mas para encorajar. As testemunhas começaram seu trabalho de resistir ao mal, somente para ser abatidas. Os injustos comemoraram a morte dos servos de Deus, mas seu festejo durou pouco, interrompido pelo triunfo das testemunhas. No fim, os justos prosperam!  

Ação: A despeito da oposição à verdade, não se desespere!. ( Estra Ido dos Estudos da Biblbia.Net que Deus abençoe a todos)

18 de dezembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 101  14-26. O Senhor oferece a Israel confiança renovada à vista do seu desânimo. Na desgraça e miséria do Cativeiro, seria fácil para Israel sentir-se abandonada por Deus. Eis porque a afirmação encorajadora (vs, 15, 16) que o amor paterno de Deus ultrapassa o de uma mãe humana. Os destruidores caldeus passariam para o esquecimento e no devido tempo os convertidos pagãos viriam a Israel para se submeterem ao seu Deus, e para reconhecer o Messias como seu Salvador e Rei. Assim multidões de novos cidadãos preencheriam totalmente os espaços deixados pelos judeus que seriam mortos nas guerras dos caldeus, macabeus e romanos. O Israel espiritual, que depois da vinda de Cristo seria o Israel cristão, se encheria de feliz incredulidade diante deste tremendo influxo de gentios regenerados. É muito provável que sejam os gentios convertidos os mencionados no versículo 22, afluindo para a cruz e demonstrando preocupação terna e amorosa para com seus correligionários judeus. Até a realeza gentia se colocaria sob a influência do Messias e demonstraria reverente preocupação para com a Terra Santa e o seu povo, orgulhando-se de servir de protetores e guardiões da Igreja de Cristo. 24. A presa deveria ser seus prisioneiros de direito, ou aqueles que "o valente" capturou em uma luta honesta. 25. Esses valentes e tiranos eram, em primeiro lugar, os caldeus, mas também os gregos seleutas, que se ocupariam em freqüentes guerras mortíferas quando dinastias rivais lutassem pela supremacia. 26. Esses opressores se tornariam bêbedos com o seu próprio sangue. Aqui novamente o cumprimento da profecia demonstra ao mundo a soberania do poder de Deus Jeová. Isaías 50 Sermão II. O Pecado de Israel e a Obediência do Servo. 50:1-11. 1-3. Não foi por inclinação pessoal que Deus abandonou Israel, sua esposa convencional, durante o cativeiro na Babilônia, mas antes por compulsão da iniqüidade incorrigível do próprio Israel e por causa de sua surdez aos apelos dEle. Não foi também por Jeová dever alguma coisa aos caldeus que venderia Judá como escravo. Sua onipotência era a mesma para libertar o Seu povo deles ou de qualquer outro inimigo, quando achasse bom e apropriado fazê-lo. 4-9. Por meio de um contraste o Senhor Jesus é apresentado como o verdadeiro Israel, o Servo inteiramente obediente. Língua de eruditos (E.R.A.). Antes, dos que foram ensinados. Isto é, o Messias falaria como alguém a quem Deus tivesse ensinado sua verdadeira mensagem de conforto àqueles que estão cansados do pecado. Todas as manhãs caracteriza seus encontros matinais a sós com o Pai. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

19 de Dezembro Dia 353  

Leituras: João 18:28-40; Apocalipse 10; Salmo 139:1-12; Eclesiastes 8:1-9; Esdras 6-7.  

Versículo Especial: “Logo que falaram os sete trovões, eu ia escrever, mas ouvi uma voz do céu, dizendo: Guarda em segredo as cousas que os sete trovões falaram e não as escrevas” (Apocalipse 10:4).  

Pensamento BíblicoO Poder Não Revelado de Deus (Apocalipse 10:3-4). O estrondo da voz dos sete trovões mostrou o poder de Deus. João já ia nos dizer sobre a mensagem deles quando foi interrompido por uma proibição do céu. Em meio às poderosas cenas do Apocalipse, esta nos lembra que Deus tem, no seu arsenal, armas que jamais vimos. Não sabemos o que os sete trovões disseram, mas sabemos quem comanda tal poder aterrador.  

Ação: Busque conforto no poder ilimitado de Deus.( Estra Ido dos estudos da Bíblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 100  8-13. O profeta descreve a alegria daqueles a quem Cristo libertará. 8. No tempo aceitável. Uma referência antecipada da "plenitude dos tempos" quando o Cristo encarnado ofereceu-se ao Pai e foi libertado da malícia dos demônios e homens. Na hora da expiação no Calvário, Ele cumpriu a afiança da graça estabelecida com Abraão e sua descendência. Na força dessa expiação vindoura Deus restaurada fisicamente os exilados ao seu desolado patrimônio em Judá, e repovoada espiritualmente a herança perdida de Israel, confiando a uma "nação que produza os devidos frutos". Do versículo 9 em diante, a referência é principalmente espiritual e pertence ao livramento da escravidão do pecado por meio do poder do Evangelho, seu suprimento de alimento e bebida para as almas, e sua proteção das pressões, da tentação e da oposição do mundo hostil. Até mesmo nos altos (v. 9), isto é, nas colinas arenosas desnudas do deserto semi-árido, Deus os alimentará com abundância. Isto é, os tempos da aflição serão usados para o enriquecimento espiritual deles. As barreiras montanhosas (v. 11) que Ele colocará em seu caminho, quando vencidas pela fé, provarão ser degraus para a glória. Para o forte núcleo dos primeiros cristãos judeus na Palestina juntar-se-iam outros convertidos vindos de todos os gentios, até mesmo de uma região tão remota quanto a China (a mais provável identificação para Sinim do v. 12, embora o Elão e o Sião também tenham sido sugeridos). O versículo 13 mostra que o alcance dessa ação é mundial e que aqui se tem em vista a Dispensação da Igreja.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

18 de Dezembro Dia 352  

Leituras: João 18:19-27; Apocalipse 9; Salmo 138; Eclesiastes 7:27-29; Esdras 3-5.  

Versículo Especial“Naqueles dias, os homens buscarão a morte e não a acharão; também terão ardente desejo de morrer, mas a morte fujirá deles” (Apocalipse 9:6).  

Pensamento BíblicoConseqüências do Mal (Apocalipse 9:1-2). A quinta trombeta, também chamada o primeiro ai, atingiu apenas os injustos (v.4). Ela mostra o poder do mal, não afligindo os justos, mas aqueles que persistem no mal! É assim que Satanás recompensa seus servos! O pecado pode trazer prazer temporário, mas o fim da estrada é de um horror que não se pode imaginar.  

Ação: Escolha obedecer ao Senhor. Ele oferece grandes bênçãos àqueles que o servem. Satanás destrói seus servos. ( Estra Ido dos Estudos da Biblbia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...