13 de abril de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Habacuque (Comentário Bíblico Moody) 22 3. De Temã . . . de Parã. Parã era a área deserta a oeste do Arabá e perto do sítio tradicional do Monte Sinai. Tema era a rochosa capital[1]fortaleza de Edom, mas o nome também indica o território a leste de Pará. Deus é representado aproximando-se em Juízo vindo do distrito onde Israel não só experimentara sua graça redentora mas também fizera aliança com ele. Também foram os distritos nos quais algumas das gerações incrédulas pereceram. Do seu louvor. Louvor aqui não se refere ao louvor enunciado pelos habitantes da terra, mas antes à excelência de Deus que merece o louvor de toda a criação. 4. Raios brilham da sua mão. A palavra hebraica "chifres" também é usada para descrever raios de luz, cujo significado parece óbvio aqui. Esses raios emanavam de ambos os lados. O centro de onde vinha esse brilho parecido como sol era o esconderijo do poder de Deus. 5. A peste, e a pestilência são fenômenos que acompanham o aproximar-se do senhor, como os relâmpagos e os trovões acompanham o aproximar-se de uma tempestade. Talvez o profeta veja a criação animada murchando diante de Deus, como se fosse ferida por um vento pestilento. Deixa um caminho chamuscado como se fosse cauterizado pelo fogo. 6. Ele para. Jeová interrompeu Seu avanço para que pudesse examinar a terra, para determinar a espécie e grau de juízo a ser administrado. As montanhas tremiam e se desfaziam só por Deus tocar nelas. Aqui há um argumento a fortiori. Se as próprias rochas e montanhas que desafiaram a destruição do tempo desfaziam-se em nada sob o toque dos pés do Senhor, ou sob os seus olhos, então quem permanecerá no dia de Sua ira?. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

13 de Abril Dia 103  

Leituras: Mateus 28:1-10; Romanos 10:14-21; Salmo 90; Provérbios 22:6-10; Josué 1-3.  

Versículo Especial: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22:6).  

Pensamento Bíblico: “. . . Ele Ressuscitou” (Mateus 28:1-10). Não há proclamação mais significativa na História, seja na Bíblia, ou em qualquer outro lugar! Esta declaração trouxe espanto e alegria aos seguidores de Jesus. Acima de tudo, o fato da ressurreição é a base de nossa salvação, nossa fé, e nossa esperança (veja 1 Coríntios 15). Toda a Bíblia e toda nossa confiança gira em torno deste milagre supremo. Jesus venceu a morte. Ele ressuscitou!  

Ação: Agradeça a Deus porque Jesus ressuscitou!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

12 de abril de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Habacuque (Comentário Bíblico Moody) 21  2. As tuas declarações. São aquelas do juízo divino que provavelmente trarão sofrimento a Habacuque e àqueles que file são ligados por laços comuns de fé e amor. É o juízo anunciado no cap. 1. Aviva. Embora as versões inglesas traduzam o hebraico para reaviva ou renova, o profeta não está pedindo a Deus que repita o que já fez nos grandes dias de outrora. O verbo foi usado em outras passagens com força cansativa, como, por exemplo, em Gênesis. 7:3; 19:32; Deuteronômio. 32:39, onde o significado é preservar com vida, ou chamar à vida. Pede-se a Deus que ponha em operação as Suas obras, isto é, Seu programa exposto, para que se torne uma ação viva. Que esse é o caso está confirmado pelo paralelismo: "no decurso dos anos faze-a conhecida". A tua obra é então o propósito anunciado em 1:5, junto com os juízos enunciados no capítulo 2. No decorrer dos anos. Bengel, um comentarista mais antigo, declara que este versículo aponta para o nascimento de Cristo e a era cristã. A obra de Deus tem de ser feita em um período que divide a história, o Velho Testamento do Novo. Esta proposição não tem encontrado boa aceitação. Habacuque está pedindo que no correr dos anos futuros Deus possa castigar e curar. Alguns acham que os versículos 3-15 descrevem uma teofania, ou uma manifestação da Divindade ao profeta. Outros acham que é simplesmente um recital poético das obras divinas com um motivo referente ao Êxodo, isto é, empregando os padrões da atividade divina no período do Êxodo. Não há motivos para acharmos que Habacuque tivesse o tipo de experiências teofanias dadas a Abraão. Ao mesmo tempo estes versículos são mais que uma celebração poética. Enquanto a linguagem parece referir-se ao Êxodo e narrativas subsequentes de Deus lidando com Israel, há também uma grande dose de originalidade na descrição. O profeta fala, por exemplo, de montanhas retorcendo-se e fragmentando-se e também de uma exibição de brilhante resplendor que encheu a terra e o céu. É melhor considerar todo o panorama de perturbações cósmicas que são o resultado da presença de Deus como sendo parte da visão do profeta. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

12 de Abril  Dia 102  

Leituras: Mateus 27:57-66; Romanos 10:1-13; Salmo 89:38-52; Provérbios 22:1-5; Deuteronômio 33-34.  

Versículo Especial: “Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam” (Romanos 10:12).  

Pensamento Bíblico: Salvação em Cristo (Romanos 10:1-13). Paulo desejava ardentemente a salvação dos judeus, que eram seus parentes carnais. Mas ele sabia que sua preocupação com suas almas não poderia mudar os termos da salvação. Eles não poderiam ser salvos sem se voltarem para Cristo. Isso não mudou. A salvação é oferecida aos judeus e aos gentios somente através de Jesus Cristo. Precisamos proclamar corajosamente esta mensagem.  

Ação: Confie em Jesus. A salvação não pode ser encontrada em mais ninguém. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos) 

 

11 de abril de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Habacuque (Comentário Bíblico Moody) 20  Habacuque 3 VII. Uma Visão do Juízo Divino. 3:1-16. Este capítulo é chamado de oração pelo escritor (tepillâ), embora se concorde universalmente que a maior parte dele é a descrição de uma teofania experimentada pelo profeta. Só o versículo 2 é um pedido. Contudo as atitudes de temor reverente, de respeito, de fé que triunfa em circunstâncias perturbadoras encontram-se tão profundamente enraizadas no espírito da oração que pouca dúvida pode existir que a "oração" inclui todo o capítulo. O capítulo também é chamado de salmo embora não por Habacuque – uma vez que as instruções darias no título se referem ao modo pelo qual devia ser cantado, e a subscrição diz que instrumentos devem acompanhar o cântico. Além disso, o enigmático Selá, que geralmente indica as pausas periódicas, ou talvez mudanças de tempo, aparece três vezes. Por diversos motivos, como já foi mencionado na Introdução, pensa-se que este capítulo tenha sido escrito por outra pessoa e não por Habacuque. Isto significaria, naturalmente, que 3:1, que lhe atribui o capítulo, estaria incorreto. O fato do terceiro capítulo não aparecer no Comentário Qumran não constitui objeção real. Nem o argumento de que esta passagem não tem a forma de diálogo das seções anteriores. A própria natureza do capítulo, que é uma oração, impede o estilo de diálogo. Há algumas evidências lingüísticas que confirmam a unidade do livro, além do fato da teodicéia ser incompleta sem este capítulo. 1. Sob a forma de canto. Shigionoth é uma palavra de significado incerto, sendo mais seguro transliterá-la assim. A Vulgata Latina a traduz para pro ignorantiis, "pelos pecados feitos em ignorância". A profecia não dá a ideia de que os pecados de Judá ou os dos caldeus pudessem ser considerados pecados cometidos em ignorância. Provavelmente a palavra indica o tipo de música ou o tempo no qual o salmo podia ser cantado quando usado no culto. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

11 de Abril Dia 101  

Leituras: Mateus 27:45-56; Romanos 9:25-33; Salmo 89:19-37; Provérbios 21:25-31; Deuteronômio 32.  

Versículo EspecialO cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas a vitória vem do Senhor” (Provérbios 21:31).  

Pensamento Bíblico: Fútil Confiança na Força Militar (Provérbios 21:31). Os homens põem grande confiança na força militar. Um grande exército, equipado com as armas mais avançadas da moderna tecnologia, é considerado por algumas pessoas como a confirmação da segurança. Não devemos jamais esquecer que a libertação pertence a Deus. Com ou sem um exército poderoso, nações são protegidas por Deus, conforme ele achar direito e justo. Temos que confiar nele ao invés dos guerreiros humanos.  

Ação: Ajude a estabilizar sua nação e o mundo: ensine a alguém o evangelho de Jesus Cristo.  ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

10 de abril de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Habacuque (Comentário Bíblico Moody) 19 16. Este versículo promete que os caldeus sofreriam nas mãos do Senhor o mesmo tipo de vergonhosa exposição que eles infligiram aos outros. A tua incircuncisão. Ficar em tal condição era se expor como objeto de zombaria diante do povo de Deus (Juízes 14:3; 15:18; I Samuel. 17:26) e não ter condições de comparecer diante de Deus. Chegará a tua vez de tomares o cálice da mão direita do SENHOR. Não é uma convicção de que algo justo deverá prevalecer, ou que a injustiça será punida na ordem natural das coisas. É uma filosofia da história na qual Deus julga as nações e o desmoronar do império é o resultado de Sua vontade. 17. A violência (feita) contra o Líbano. Monarcas sucessivos de diversas nações cortaram a madeira do Líbano, caçaram seus animais selvagens e mataram o seu gado. Neste exemplo o Líbano é um nome usado para descrever a Judéia, como também em Jeremias. 22:6, 23; Zacarias. 10:10; 11:1. 18. Mestra de mentiras. Em que sentido podem os ídolos, que são mudos, serem também mestres de mentiras? Conforme Calvino observa, eles seduzem as almas simples. São instrumentos de iludir homens. A imagem, disse Matthew Poole, "era o produto da arte (do homem) e contudo a esperança de sua alma". 19. Que diz ao pau: Acorda . . . A linguagem, obviamente, é de zombaria, como a de Elias escarnecendo dos sacerdotes de Baal. Uma inscrição babilônica em honra de Bel diz: "Quanto tempo o senhor que dorme continuará dormindo?" 20. No seu santo templo. Enquanto os mestres de muitas nuances de opiniões teológicas identificam o santo templo como sendo o santuário de Jerusalém, uma comparação com Salmos. 11:4; 18:6, 9; II Samuel. 22:7, 10 mostra que a expressão é usada com referência específica aos céus. À vista do fato de toda a terra ser ordenada a permanecer em silêncio diante do Senhor, esta conclusão parece a melhor. Cale-se. O hebraico tem um imperativo forte, has! muito parecido com a nossa expressão Silêncio! Os crentes, especialmente, manterão suas almas em quietude e confiança, pois Deus tem prometido que até mesmo que a visão tarde em se realizar, não deixará de acontecer. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

10 de Abril Dia 100  

Leituras: Mateus 27:27-44; Romanos 9:14-24; Salmo 89:1-18; Provérbios 21:19-24; Deuteronômio 31.  

Versículo Especial: O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21:23).  

Pensamento Bíblico: “. . . A Si Mesmo Não Pode Salvar-se” (Mateus 27:42). Os principais sacerdotes, os escribas e os anciãos zombaram da aparente fraqueza de Jesus, vendo-o como um inimigo desamparado, vencido. Eles não conseguiram entender que ele poderia ter se salvado (veja João 10:18; Mateus 26:53), mas que tal decisão teria derrotado seu propósito de salvar os homens do seu pecado. Jesus escolheu a morte para que pudéssemos viver. Ele morreu, não em fraqueza, mas em inigualável força.  

Ação: Agradeça a Deus pelo sacrifício voluntário de seu filho. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos) 

 

9 de abril de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Habacuque (Comentário Bíblico Moody) 18  12. Edifica a cidade com sangue. Expressões semelhantes em Malaquias. 3:10 e Jeremias. 51:8 apontam para o fato de que os pecados de Judá, como também os da Babilônia estão envolvidos aqui. É muito possível que seja uma referência ao desgoverno de Jeoaquim (cons. Jeremias. 22:13). Árduas atividades construtivas eram geralmente enfrentadas pelos monarcas na busca da auto-glorificação. Com sangue. É uma expressão frequente significando culpa de sangue ou culpa grave. 13. Não vem do SENHOR. A causa principal do fracasso dos planos e programas humanos é a providência soberana de Deus. Ela não se limita em sua aplicação à destruição da Babilônia. Os termos usados são muito generalizados e incluem todos os que se opõem à vontade de Deus e o Seu reino. O Senhor dos exércitos não é simplesmente o Deus das batalhas e, portanto, Aquele em quem se encontra a vitória final dos judeus. Ele é o Senhor de todos os exércitos do universo e é capaz de fazer a Sua vontade entre os exércitos dos céus e os habitantes da terra. Labutem para o fogo. Eles assumirão um trabalho inútil. 14. A terra se encherá. Muitos têm considerado este versículo como predição ou da dispensação do Evangelho ou do reino milenial de Cristo. Diferindo da predição de Isaías, em Isaias. 11:9, que prediz um tempo quando os homens conhecerão a Deus, desfrutando de íntima comunhão com Ele, este versículo diz que haverá uma manifestação da glória do Senhor. A referência é ao poder e à majestade de Deus conforme demonstrados no juízo contra os ímpios e os inimigos do Seu povo (cons. Naum. 14:21-23; Salmos. 97). Como a água enche o mar com abundância transbordante, assim a glória de Deus se manifestará a todos os homens em medida abundante. 15. Que dá de beber ao seu companheiro. Uma comparação com diversas outras passagens do V.T. , tais como Jeremias. 25:15, 16; Isaias. 51:17; Salmos. 75:8, mostra que esta declaração não deve ser aceita literalmente. O conceito é o de induzir em um estado de humilhação e prostração desamparada como o de uma pessoa embriagada. As vergonhas. A concupiscência foi usada como metáfora para o bárbaro desejo do poder. O uso dessas figuras implica, naturalmente, em uma forte condenação dos atos pessoais que substituem a figura. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

9 de Abril Dia 99  

Leituras: Mateus 27:11-26; Romanos 9:1-13; Salmo 88; Provérbios 21:13-18; Deuteronômio 29-30.  

Versículo EspecialO que tapa o ouvido ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido” (Provérbios 21:13).  

Pensamento Bíblico: Tristeza pela Perda de Entes Queridos (Romanos 9:1-13). Nesta passagem, Paulo revela a dor que ele sentiu ao ver seus parentes rejeitarem a Cristo. Doeu-lhe profundamente compreender que eles estavam perdidos, não querendo obedecer ao evangelho. Mas ele sabia que Deus não havia falhado. Deus manteve suas promessas e deu aos israelitas todas as oportunidades para se salvarem. Foi deles a decisão de rejeitar o evangelho. Aquela decisão entristeceu a Paulo, mas não o desencorajou de viver pelo Senhor e ensinar esforçadamente a outros o evangelho. Podemos aprender com o exemplo de Paulo e ir em frente com determinação para ensinar a outros.  

Ação: Compartilhe as Boas Novas com pessoas que precisam delas!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

8 de abril de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Habacuque (Comentário Bíblico Moody) 17 7. Os teus credores. Os caldeus, embora agissem como credores, eram na realidade devedores de todos; e chegaria a sua vez de serem abalados ou irritados (cons. Mateus. 18:28). 8. Os mais povos te despojarão a ti. Os babilônios seriam recompensados na proporção de olho por olho e dente por dente. A lei da. retaliação que está em todo o V.T. desde Gênesis. 9:6 não pretende ser uma regra de vingança mas um princípio de justiça. Os homens receberão o castigo que merecem. Considerando que os caldeus foram o alvo do primeiro castigo, os castigos enunciados no restante do capítulo, nos versículos 9-20, aplicam-se mais universalmente, e certamente incluem os pecados de Judá e Israel. Confinar a condenação divina aos inimigos de Israel somente seria confirmar num sentido de segurança carnal os pecadores dos quais Habacuque se queixou no princípio. 9. Ajunta . . . bens mal adquiridos. Aqui o extorsionário e o concessionário são condenados. Basicamente, é claro que não foram considerados perversos apenas os ates específicos, mas os alvos e as tendências da alma da qual fluíam. Em lugar alto o seu ninho. A águia e o abutre constroem seus ninhos nas alturas, em penhascos inacessíveis. Esperar manter a felicidade e a permanência através de acumulação desonesta de poder e propriedades é tentar "estabelecer" o seu ninho "em lugar alto". Por outro lado, o Senhor é a habitação dos crentes em todas as gerações. 10. Vergonha maquinaste (AV, consideraste). Os caldeus e outros não planejaram realmente a confusão para si mesmos; antes, Deus transformaria em vergonha o que eles tinham inventado. Eles, portanto, pecaram contra suas próprias almas, embora talvez parecesse que eles tinham pecado contra outros. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

8 de Abril Dia 98  

Leituras: Mateus 27:1-10; Romanos 8:31-39; Salmo 87; Provérbios 21:7-12; Deuteronômio 28.  

Versículo Especial“Que diremos, pois, à vista destes cousas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31).  

Pensamento Bíblico:  A Tristeza de Judas (Mateus 27:1-10). Na noite anterior à morte de Jesus, Judas pecou gravemente. Quando ele deveria ter permanecido com Jesus, ele o traiu. Quando ele meditou sobre seu pecado, entristeceu-se e fugiu. Sua morte por suicídio, em seguida, mostrou a profundidade de seu desespero. Ele se suicidou, e desta maneira roubou do Senhor a vida que lhe pertencia.  

Ação: Não importa a gravidade de seu pecado, lembre-se de que a solução está em voltar para Deus, não em fugir dele. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

7 de abril de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Habacuque (Comentário Bíblico Moody) 16  Por outro lado, também se deveria reconhecer que Paulo, em comparação com Habacuque, alarga infinitamente o alcance da palavra "viver", pois ele a aplica à vida futura, à esfera da salvação ou bem-estar eterno, distinguido-a do bem-estar meramente temporal. Que o apóstolo está justificado fazendo assim é logo reconhecido pelos cristãos, uma vez que os escritores do N.T. empregara muitas formas e figuras do V.T, com uma plenitude de significado de muito transcendendo àquele que trilha para os crentes da velha dispensação. Finalmente, a antítese entre o princípio da fé ativa e o princípio das obras da lei meritórias como meio de salvação é, naturalmente, uma parte do argumento do próprio apóstolo. É um desenvolvimento lógico da natureza da própria fé. VI. Cinco Castigos para a Iniquidade, quer dos Judeus, quer dos Caldeus. 2:5-20. 5. O vinho é enganoso. A palavra hebraica yayin, "vinho", constitui um problema porque aparece no texto como sujeito do verbo. A LXX a interpreta figuradamente como o arrogante. Alguns comentaristas mudam as consoantes formando outra palavra, "o opressor". O Comentário Qumran apóia o texto hebreu, entretanto. Provavelmente o significado é que a conduta do homem enganoso é como a que o vinho produz. Lembramo-nos das palavras de Kipling em "Recessional": "Se, bêbados à visão do poder, soltamos Violentas palavras que não Te respeitam". Cuja gananciosa boca se escancara como o sepulcro (sheol). O Sheol, habitação dos que partiram, é imaginada como uma criatura voraz ansiosa por engolir a humanidade. 6. Todos estes. A referência é às nações e povos mencionados no versículo 5. Provérbio. A palavra hebraica significo uma semelhança, da qual ela toma o sentido de parábola. Considerando, entretanto, que não há nenhuma parábola neste capítulo, a palavra deve ser entendida como o equivalente a um dito zombador. Penhores. A palavra que foi usada aqui não se encontra em nenhum outro lugar das Escrituras, mas esta tradução é a melhor. O significado se encontra no ódio do hebreu ao usuário e nas leis levíticas contra a aceitação de penhores de valor maior do que o exigido pela segurança. Os caldeus roubaram os pobres, açambarcando tudo o que podiam ganhar de maneira ilegal. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


7 de Abril Dia 97  

Leituras: Mateus 26:69-75; Romanos 8:18-30; Salmo 86; Provérbios 21:1-6; Deuteronômio 26-27.  

Versículo Especial: “Exercitar justiça e juízo é mais aceitável ao Senhor do que sacrifício” (Provérbios 21:3).  

Pensamento Bíblico: O Retorno de Pedro (Mateus 26:69-75). Na noite anterior à morte de Jesus, Pedro pecou gravemente. Quando ele deveria ter permanecido com Jesus, ele o negou. Então, ele meditou sobre seu pecado, arrependeu-se e retornou. Sua vida de serviço depois mostrou a profundidade de seu amor. Ele deu ao Senhor sua vida.  

Ação: Jesus deu sua vida por você. Dê sua vida a ele. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 2 INTRODUÇÃO Data e Autoria. O autor deste livro é a única pessoa do Velho Testamento com o nome de ...