9 de abril de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 61  7-12. Um Pedido de Purificação. Purifica-me . . . lava-me. Os verbos são extremamente significativos na transmissão do pedido. O salmista começa (vs. 7-9) pedindo purificação externa. Purificar com hissopo e lavar estão relacionados com o ritual. Com o pedido de um coração regenerado e um espírito constante renovado, a ênfase passa para a purificação interior. 13-17. Um Voto de Consagração. Então ensinarei. Este voto de testemunhar aos outros dá evidências do perdão recebido pelo escritor e sua natureza modificada. A maneira como o salmista encara o sacrifício é essencialmente profético e muito semelhante com o do autor do Salmo 50. Seu senso do pecado e culpa exigem mais do que ofertas queimadas; por isso oferece seu espírito quebrantado e seu coração contrito. 18,19. Uma Oração de Restauração. Faze bem ... edifica ... então. Esta ênfase dada às obras como recurso de fazer sacrifício aceitáveis parece ser um acréscimo de um escritor ou editor sacerdotal. Salmo 52. O Destino de um Pecador Arrogante Nesta lamentação individual, apresentada na maneira direta dos profetas, não há pedido de auxílio divino, só confiança de que Deus dará a devida retribuição. Embora se dirija a um indivíduo em particular através de todo ele, pode-se referir a uma classe de. homens, com o profeta como exemplo de um homem justo. 1-4. O Caráter do Oponente. Amas o mal. Esta denúncia dirige-se a um tirano arrogante, cuja língua parece ser a sua arma. Sua avareza, traição e falsidade, tudo tem sua fonte nesta língua afiada como navalha. 5-7. A Retribuição de Deus. Também Deus te destruirá para sempre. Este é o pronunciamento do salmista, ainda dirigido ao tirano arrogante..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


9 de Abril Dia 99  

Leituras: Mateus 27:11-26; Romanos 9:1-13; Salmo 88; Provérbios 21:13-18; Deuteronômio 29-30.  

Versículo EspecialO que tapa o ouvido ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido” (Provérbios 21:13).  

Pensamento Bíblico: Tristeza pela Perda de Entes Queridos (Romanos 9:1-13). Nesta passagem, Paulo revela a dor que ele sentiu ao ver seus parentes rejeitarem a Cristo. Doeu-lhe profundamente compreender que eles estavam perdidos, não querendo obedecer ao evangelho. Mas ele sabia que Deus não havia falhado. Deus manteve suas promessas e deu aos israelitas todas as oportunidades para se salvarem. Foi deles a decisão de rejeitar o evangelho. Aquela decisão entristeceu a Paulo, mas não o desencorajou de viver pelo Senhor e ensinar esforçadamente a outros o evangelho. Podemos aprender com o exemplo de Paulo e ir em frente com determinação para ensinar a outros.  

Ação: Compartilhe as Boas Novas com pessoas que precisam delas!..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

8 de abril de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 60  16-23. A Mensagem do Ímpio. Mas ao ímpio diz Deus. Este julgamento destina-se aos hipócritas dentro de Israel que proclamam guardar a lei de Deus em observâncias externas, mas usam a guarda da lei como justificação para seus ates malignos. Ainda que Deus tenha guardado silêncio, retardando o castigo, o momento da reprovação chegou. Salmo 51. Um Grito de Perdão Este é o quarto e o mais profundo dos Salmos Penitenciais. As profundezas da experiência individual, o senso do pecado e o pedido de perdão não são superados em nenhum outro salmo. Este é o primeiro salmo de outra coleção levando o nome de Davi, Salmos 51-70. As opiniões são muitas quanto à ocasião que deu origem a esta confissão. Para alguns ele tem um significado corporativo; para outros ele teve origem na bem conhecida experiência de Davi; para outros, ainda, descreve um crente que vai ao Templo em busca de perdão e purificação. O acréscimo dos versículos 18 e 19 parece adaptar um pedido puramente individual aos requisitos da adoração corporativa. Quer Davi tenha ou não composto o poema, sua experiência parece tê-lo ocasionado. 1, 2. Um Grito por Misericórdia. Compadece-te de mim, ó Deus. O salmista nem pede inocência nem lança a culpa sobre outrem. Uma vez que sabe que não merece perdão, ele primeiro roga por misericórdia, com base na bondade divina. De acordo com esta misericórdia, ele pede que a sua transgressão saia apagada e a sua iniqüidade seja lavada. 3-6. Uma Confissão de Pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões. Aqui o salmista enfatiza o fato de que sabe e está constantemente cônscio do seu pecado, e reconhece que o seu pecado é mais do que o pecado contra o homem. Ao mesmo tempo ele reconhece a tendência universal para o pecado mas não se desculpa com base nisso. A profundeza de sua confissão está visível no seu desejo de descobrir o íntimo e o escondido do seu ser..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


8 de Abril Dia 98  

Leituras: Mateus 27:1-10; Romanos 8:31-39; Salmo 87; Provérbios 21:7-12; Deuteronômio 28.  

Versículo Especial“Que diremos, pois, à vista destes cousas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31).  

Pensamento Bíblico:  A Tristeza de Judas (Mateus 27:1-10). Na noite anterior à morte de Jesus, Judas pecou gravemente. Quando ele deveria ter permanecido com Jesus, ele o traiu. Quando ele meditou sobre seu pecado, entristeceu-se e fugiu. Sua morte por suicídio, em seguida, mostrou a profundidade de seu desespero. Ele se suicidou, e desta maneira roubou do Senhor a vida que lhe pertencia.  

Ação: Não importa a gravidade de seu pecado, lembre-se de que a solução está em voltar para Deus, não em fugir dele.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

7 de abril de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

 Salmos (Comentário Bíblico Moody) 59  13-20. A Riqueza e o Destino do Homem. Como ovelhas são postos na sepultura. Aqueles que confiam em sua riqueza e honra desfrutarão de destino idêntico. Serão levados ao Sheol pelo mesmo pastor, a Morte. O versículo 15 é uma das evidências mais claras de uma indicação de imortalidade no V.T. Esta não é uma promessa geral mas uma predição relacionada com o destino pessoal do salmista em contraste com o dos homens ímpios e ricos. Ele me tomará para si. Aqui foi usado o mesmo verbo empregado para descrever os casos especiais de Enoque e Elias. O refrão do versículo 12 é usado novamente como pensamento concludente. Salmo 50. A Natureza da Verdadeira Adoração O salmo didático aproxima-se mais da tradição profética do que da ênfase .da Sabedoria. O pronunciamento introdutório divino, a ênfase data à religião espiritual e a denúncia direta do ímpio apontam para um cenário profético. Adoração aceitável e moralidade social são os dois temas dominantes. Correspondem às duas divisões principais dos Dez Mandamentos – o relacionamento do homem com Deus e o relacionamento do homem com seu vizinho. 1-6. A Citação do Juiz. Fala o Poderoso, o Senhor Deus. Em uma teofania profética, Deus vem ajuntar e julgar Israel. Esta manifestação se realiza em São e não no Monte Sinai. Observe que o julgamento deve ser para o seu povo, embora outros povos devam ouvir. Na verdade, os céus e a terra devem fazer o papel de testemunhas silenciosas. 7-15. A Mensagem do Devoto. Escuta, povo meu. Deus está falando com o devoto formal e com aquele que confia no ritual. O julgamento não se destina ao sacrifício como tal mas aos motivos errados envolvidos. Torna-se claro que Deus não depende dos sacrifícios do Seu povo. Ele deseja muito mais a ação de graças que vem do coração, cumprimento devido de votos e oração sincera..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


7 de Abril Dia 97  

Leituras: Mateus 26:69-75; Romanos 8:18-30; Salmo 86; Provérbios 21:1-6; Deuteronômio 26-27.  

Versículo Especial: “Exercitar justiça e juízo é mais aceitável ao Senhor do que sacrifício” (Provérbios 21:3).  

Pensamento Bíblico: O Retorno de Pedro (Mateus 26:69-75). Na noite anterior à morte de Jesus, Pedro pecou gravemente. Quando ele deveria ter permanecido com Jesus, ele o negou. Então, ele meditou sobre seu pecado, arrependeu-se e retornou. Sua vida de serviço depois mostrou a profundidade de seu amor. Ele deu ao Senhor sua vida.  

Ação: Jesus deu sua vida por você. Dê sua vida a ele.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

6 de abril de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Salmos (Comentário Bíblico Moody) 58  1-8. Cidade do Nosso Deus. Na cidade do nosso Deus. Os dois temas dentro desta seção – a grandeza de Deus e a glória de Sua cidade, ambas se complementam. Além do Senhor ser grande, Ele é também o grande rei e extraordinariamente digno de louvor. A última ligação deste salmo com os precedentes sugere que talvez seja a Jerusalém apocalíptica como centro do reino messiânico que esteja sendo descrita. Contudo, é possível que o cerco por Senaqueribe em 701 A.C. seja a mencionada nos versículos 4-8 (cons. Isaías. 37:33-37). 9-14. Louvor do Nosso Deus. Este é Deus, o nosso Deus. Enquanto o salmo começa com o louvor "na cidade do nosso Deus", esse louvor é levado até aos Confins da terra no versículo 10. Depois de concluído o culto no Templo, os peregrinas sem dúvida reuniam-se em alegre procissão à volta da cidade. Cada lugar sagrado os lembrava de que Deus poderia guiá-los exatamente como guiara seus antepassados. Salmo 49. A Loucura das Riquezas Terrenas O Salmo 49 é uma lição moral destinada a todas as pessoas. Através de todo ele há um reconhecido propósito didático, de acordo com o propósito dos escritores da Sabedoria. Em nenhum ponto o escritor se dirige a Deus, e só duas vezes ele O menciona pelo nome. Seu propósito é apresentar uma meditação sobre o enigma da .vida. 1-4. Convocação. Escutai ... dai ouvidos. A convocação não se restringe a nenhuma classe ou nacionalidade. É de alcance universal; o salmista fala à humanidade. Ele usa com freqüência quatro palavras empregadas pela escola da Sabedoria: sabedoria, pensamentos judiciosos, parábola e enigma. O uso que faz da harpa pua acompanhar suas palavras é interessante, porque não era prática comum neste tipo de instrução. 5-12. A Riqueza e a Vida Presente. Por que hei de eu temer. O salmista trata de maneira diferente com o velho problema da prosperidade dos ímpios. Ele diz: Por que me preocupar? Com esta premissa ele prossegue discutindo o problema com atitude mais confiante do que pessimista. Ele jamais acusa Deus de injustiça, mas continuamente aponta para o destino daqueles que confiam em Sua justiça. Todos devem morrer e todos devem deixar suas riquezas aqui. Seguindo a LXX, o versículo 11a fica melhor assim: Suas sepulturas são suas casas eternas. O versículo 12 é um refrão, enfatizando que o homem sem discernimento irá pelo caminho de todas as bestas..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


6 de Abril Dia 96  

Leituras: Mateus 26:57-68; Romanos 8:12-17; Salmo 85; Provérbios 20:25-30; Deuteronômio 24-25.  

Versículo Especial: O ornato dos jovens é a sua força, e a beleza dos velhos, as suas cãs” (Provérbios 20:29).  

Pensamento Bíblico: “Co-herdeiros com Cristo”  (Romanos 8:17). Que privilégio! Podemos ser filhos de Deus e herdeiros junto com Cristo! Tudo isto é possível porque ele sofreu por nós. Mas a herança da glória eterna está dependendo de uma condição: temos que participar de sua morte, sepultamento e ressurreição. Temos que crucificar nosso velho homem do pecado (veja Romanos 6:3-7).  

Ação: Resolva participar da morte, sepultamento e ressurreição de Jesus. Viva uma vida nova na terra e espere uma vida eterna no céu!..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

5 de abril de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Salmos (Comentário Bíblico Moody) 57  8-11. Nossa Paz. Ele põe termo à guerra. O resultado da batalha apocalíptica é a vitória e o fim da guerra. A linda frase, Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus, transmite a ideia de evitar lutas inúteis e falta de confiança. O refrão é repetido a fim de mostrar o triunfo desta confiança em Deus. Salmo 47. Um Rei Vitorioso Este segundo salmo na trilogia que expressa a confiança em Deus desenvolve o pensamento expresso em 46:10 e 48:2. De acordo com o Talmude, o Salmo 47 era usado pelo judaísmo posterior nas comemorações do Ano Novo Judaico. Como resultado da obra de Mowinckel, muitos comentadores consideram os Salmos 47, 93, 95-100 como celebrações da entronização de Jeová como o Rei de toda a terra. Não há nenhuma evidência direta de que tal festival tivesse sido celebrado no tempo pré-exílico. Mas estes salmos tomam-se mais significativos quando considerados diante de tal celebração. Em seu aspecto profético este salmo cumpre-se no futuro reinado de Cristo sobre a terra. 1-4. Um Chamamento para o Regozijo. Batei palmas . . . celebrai. Com disposição escatológica, todos os povos são convocados a se regozijarem. A descrição da soberania divina introduzida no Salmo 46 atinge novas alturas aqui. O salmista, como os profetas, descortina aqui a ação do futuro como se estivesse acontecendo no presente. Ele vê todas as nações subjugadas, enquanto Israel permanece em relacionamento especial com Deus por causa de sua herança. 5-9. Um Chamamento para o Louvor. Cantai louvores. Aqui há uma leve mudança do regozijo jubiloso para Um louvor mais formal. A sugestão para a mudança de louvor vê-se no versículo 5. A futuro vitória do Senhor apresenta-se novamente a fim de transmitir confiança em sua absoluta certeza. Salmo 48. Uma Cidade Santa A trilogia começada no Salmo 46 com ênfase dada à confiança em Deus conclui-se aqui com uma semelhante nota de confiança. Os conceitos de Deus como Refúgio no Salmo 46 e de Deus como Rei no 46 e 47 estão ambos incorporados neste salmo. Os aspectos escatológicos continuam aqui mas em grau menor. O fato de haver algum antecedente histórico para a trilogia torna-se mais aparente. O salmo foi sem dúvida usado em ligação com um festival importante quando peregrinos visitavam a cidade pela primeira vez..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


5 de Abril Dia 95  

Leituras: Mateus 26:47-56; Romanos 8:1-11; Salmo 84; Provérbios 20:19-24; Deuteronômio 22-23.  

Versículo Especial: “A quem amaldiçoa a seu pai ou a sua mãe, apagar-se-lhe-á lâmpada nas mais densas trevas” (Provérbios 20:20).  

Pensamento Bíblico: 72.000 Anjos (Mateus 26:53). Jesus saiu do jardim de Getsêmani e, voluntariamente, permitiu que um bando de soldados o prendesse. Ele poderia ter chamado mais de 12 legiões (isto é: mais de 72.000) de anjos para livrá-lo de poucas centenas de soldados romanos. O caso é simples: Jesus deu sua vida voluntariamente (veja João 10:17-18). Em vez de derrotarem um homem indefeso, os crucificadores estavam testemunhando a vitória  do poderoso Rei dos reis!  

Ação: Jesus voluntariamente morreu por você. Voluntariamente, viva para ele..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

4 de abril de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 56  10-12. Conselhos à Noiva. Ouve, filha. Conselho paternal apropriado para uma jovem princesa, para ajudá-la a encontrar seu devido lugar na família real. Ela tem de ser submisso ao rei como também leal ao seu povo. 13-15. Entrada da Noiva. Conduzem-na perante o Rei. A noiva não está detalhadamente descrita; mas, por outro lado, destaca-se a cena da marcha processional. Suas roupas e séquito são adequados para a ocasião. 16,17. Antecipação do Casamento. Teus filhos . . . o teu nome. Dois desejos são expressos como resultados certos. Haverá príncipes que abençoarão esta união e perpetuarão seu nome. O salmista promete fazer tornar este nome lembrado em todas as gerações. O nome representa o caráter, a reputação, a natureza e os atributos de uma pessoa. Salmo 46. Poderosa Fortaleza Este e os dois salmos seguintes formam uma trilogia de louvor. A probabilidade de que a mesma situação histórica tenha fornecido o cenário para todos os três tem provocado muita especulação quanto ao acontecimento propriamente dito. Embora algum grande livramento pareça estar envolvido, a ocasião em particular não pode ser identificada. Os ele-, mentos apocalípticos declarados são usados pelo salmista para encorajar o povo em sua crise atual. 1-3. Nosso Refúgio. Deus . . . nosso refúgio e fortaleza. Estas palavras expressam o tema dominante do salmo, um tema que inspirou Lutero a escrever "Castelo Forte É Nosso Deus". A idéia de uma catástrofe mundial foi extraída das obras dos profetas. Fornece os antecedentes para assegurar ao povo que Deus estará presente sejam quais forem as circunstâncias externas. O refrão que se encontra nos versículos 7 e 11 devia originalmente também aparecer entre os versículos 3 e 4. 4 -7. Nosso Libertador. Deus a ajudará. Em contraste com as águas tumultuadas, há um rio que dá vida e que sustenta Jerusalém, pois Deus está no meio dela (cons. Ezequiel. 47). Novamente, no quadro da batalha final dos séculos, faz-se referência à visão apocalíptica. O livramento é certo porque o Senhor dos Exércitos está conosco..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


4 de Abril Dia 94  

Leituras: Mateus 26:36-46; Romanos 7:13-25; Salmo 83; Provérbios 20:13-18; Deuteronômio 19-21.  

Versículo Especial“Há ouro e abundância de pérolas, mas os lábios instruídos são jóia preciosa” (Provérbios 20:15).  

Pensamento BíblicoDesobedecendo aos Pais: Um Crime Sério (Deuteronômio 21:18-21). Sob a lei de Moisés, a pena para os filhos teimosos, rebeldes e desobedientes era a morte! Embora a nova lei de Deus não nos mande executar os filhos desobedientes, esta passagem mostra que Deus considera tal rebelião como uma ofensa séria. O Novo Testamento, de fato, ordena aos filhos que obedeçam a seus pais (Efésios 6:1). Ele também diz que o rebelde sofrerá a morte eternamente (Romanos 1:30-32).  

Ação: Filhos, respeitem a autoridade dada por Deus aos seus pais. Obedeçam a eles respeitosamente..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

3 de abril de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

 Salmos (Comentário Bíblico Moody) 55   4-8. A Segurança do Presente. Em Deus nos temos gloriado. É através de Deus que todas as Vitórias são possíveis. A ilustração pessoal do arco e flecha destaca o argumento do salmista. 9-16. O Abandono de Israel. Tu nos lançaste fora. Sua única esperança não fora com eles à batalha. Assim Deus é acusado por sua recente derrota. O salmista usa de cortante sarcasmo ao dizer que Deus fizera uma troca péssima vendendo o Seu povo por nada ao inimigo. 17-22. Declaração de Fidelidade. Entretanto não nos esquecemos de ti. A reivindicação de que a nação permaneceu fiel é repetida muitas vezes. Em nenhuma passagem da história de Israel isto foi literalmente verdade. O salmista devia ter em mente uma fidelidade comparativa baseada em generalidades. 23-26. Pedido de Justiça. Desperta! . . . não nos rejeites para sempre. O conceito de Deus cochilando em serviço não tem cabimento, mesmo em expressão poética. Isto se assemelha ao sarcasmo de Elias no Monte Carmelo em relação a Baal. Contudo, o salmo termina com o pedido: resgata-nos por amor da tua benignidade. Salmo 45. O Casamento de um Rei Este é um dos diversos salmos reais que se relacionam com as muitas fases da vida real. Sua natureza secular logo é reconhecida. Contudo, o acontecimento está sublimado e espiritualizado por um assistente da corte que obviamente se sentiu tocado por esta ocasião solene. A incapacidade de identificarmos o rei ou o período da história dá-lhe um significado mais sublime. Mais tarde os intérpretes judeus o tomaram messiânico como também os antigos escritores cristãos (cons. Hebreus. 1:8, 9). 1. Dedicação do Hino. Ao Rei consagro. Tendo o coração transbordante, o salmista dedica este hino de sua autoria ao rei. 2-9. Parentérico ao Noivo. Tu és o mais formoso. Ele tem boa aparência; suas palavras são cheias de graça; seu porte é majestoso; seu governo é justo; seu poder militar é grande; sua escolha espiritual é certa; suas vestes e sua corte são régias. Se o versículo 6a refere-se a um rei humano, deveria ser traduzido assim: Teu trono é como o de Deus. Em Hebreus. 1: 8, 9 as palavras se aplicam a Cristo, de acordo com o sentido literal, "Teu trono, ó Deus"..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


3 de Abril Dia 93  

Leituras: Mateus 26:26-35; Romanos 7:1-12; Salmo 82; Provérbios 20:7-12; Deuteronômio 16-18.  

Versículo Especial“Até a criança se dá a conhecer pelas suas ações, se o que faz é puro e reto” (Provérbios 20:11).  

Pensamento Bíblico: Testando os Profetas (Deuteronômio 18:20-22). A história tem-se enchido de pessoas que alegam serem portadoras de novas mensagens de Deus. Para proteger seu povo contra fraudes, Deus deu um teste simples: se a predição não é cumprida, o falador não vem de Deus. Profecias verdadeiras nunca falham! Falsos profetas podem acertar por acaso, mas não têm poder real para revelar uma nova informação. Eles apenas enganam com seus falsos ensinamentos.  

Ação: Analise cuidadosamente as alegações e ensinamentos que você ouvir. Certifique-se de distinguir entre a verdade e a mentira..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 12 8. A minha resolução é ajuntar as nações. A misericórdia do Senhor é dirigida a todos os povo...