13 de agosto de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 72   25. O cobiçoso. Uma frase semelhante aparece em 21:4. 26. O que confia no seu próprio coração. Um contraste deliberado com o versículo 25, "o que confia no Senhor". 28. Quando sobem os perversos. Paralelo a 28:12, com pequenas variações. Provérbios 29 29:4. O amigo de impostos. A palavra impostos geralmente se refere às ofertas alçadas do Templo. Mas refere-se claramente aos impostos em Ezequias. 45:13, 16; portanto aqui pode ser aceito como referindo-se a impostos pesados demais, ou a presentes com o efeito de suborno. Não é a palavra geralmente usada para "suborno". 5. O homem que lisonjeia. Cons. 26:28; 28:23. 8. Alvoroçam a cidade e não colocam armadilhas. 10. Aos retos procuram tirar-lhes a vida. O uso de procuram não parece admitir a idéia de "procurar auxílio". Portanto, Oesterley e Fritsch declarara a segunda linha sem nexo. Delitzsch e Greenstone resolvem a questão satisfatoriamente fazendo o "eles" referir-se aos sanguinários – aos retos procuram tirar-lhes a vida. 11. Expande toda a sua ira. Ira e não pensamento (também Delitzsch, Oesterley, RSV). 15. Observe o paralelo em 19:26. Vem a envergonhar a sua mãe. 16. Quando os perversos se multiplicam. Multiplicam é a mesma palavra traduzida para "autoridade" no versículo 2, mas aqui se aplica aos perversos. Oesterley observa: "Veja observação sobre o versículo 2, onde ocorre a mesma leve corrupção do texto". Nós diríamos antes: "Veja o versículo 2, onde Oesterley torna a forçar levemente o texto!" Não parece lógico aceitar que a mesma corrupção fosse feita em dois versículos sem boas razões. 18. Não havendo profecia. Este famoso versículo tem sido muitas vezes citado erradamente porque a palavra profecia (visão) tem sido tomada com novo significado desde 1611 A.D. No hebraico significa "onde não há visão profética, o povo perece". A E.RA. Está certa, não havendo profecia. O provérbio não se refere à necessidade de alto idealismo, como normalmente ocorre. Não há nenhum apoio para o comentário de Fritsch aqui e em 13:13 que diz que os Profetas do V.T, já tinham sido canonizados e os Escritos ainda não. (A Inspiration and Canonicity of the Bible do autor, nas págs. 138-148, dá evidências da canonização dos Escritos.) Corrompe. Antes, ignora o controle.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

13 de Agosto Dia 225  

Leituras: Lucas 13:10-21; Colossenses 1:9-18; Salmo 37:21-40; Provérbios 10:18-22; Isaías 49-51.  

Versículo Especial“Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor” (Colossenses 1:13).  

Pensamento Bíblico“Não Cessamos de Orar por Vós” (Colossenses 1:9-12). As cartas de Paulo contêm alguns excelentes exemplos de orações por outros cristãos. Pense cuidadosamente nas palavras desta oração: “Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra, e crescendo no pleno conhecimento de Deus; sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, dando graças ao Pai que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.”  

Ação: Seguindo o exemplo de Paulo, ore por seus irmãos e irmãs no Senhor.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

12 de agosto de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 71 Provérbios 28 28:1. Os perversos. Embora aqui não haja um título, muitos escritores entendem que aqui começa uma nova sub-seção. Os provérbios dos capítulos 28 e 29 fazem-nos lembrar daqueles que se encontram na segunda seção (10:1 – 22:16), com seus freqüentes contrastes entre o bem e o mal. 2. Mudam-se . . . os príncipes. Seus reinados são rápidos e cheios de problemas. 4. Os que desamparam a lei. Toy está certo em destacar que m palavras implicam em uma lei codificada, como a lei de Moisés. Ele conclui, portanto, que o versículo é posterior. Podemos também argumentar que a Lei seja anterior! Se indignam. Opõem-se aos perversos. Oesterley observa que "desamparar a lei" concorda melhor com o período grego. Como se o povo de Deus em outros períodos fosse sempre fiel! 8. Juros. Veja observações sobre 6:1. 9. A sua oração será abominável. Por ser insincera (cons. 20:4). 13. O que as confessam. Oesterley argumenta que este é um uso posterior da palavra (embora apareça no salmo 23 de Davi sobre a penitência). Toy e Fritsch observam que aqui o perdão depende não do sacrifício mas da ética. Esta é uma boa argumentação do silêncio. O salmo 32 também omite a menção do sacrifício. Mas o outro salmo davídico sobre a penitência, o 51, incentiva o sacrifício nos versículos 16-19. Estes versículos foram desligados por W.R. Taylor (IB, ad loc.) por considerá-los um apêndice posterior. O fato é que Deus exige ambos, a contrição e o sacrifício. 14. No mal. Problemas, calamidades. 17. Carregado do sangue. Toy, Oesterley e Fritsch declaram o hebraico sem nexo. Mas Greenstone relaciona o versículo com homicídio. A raiz 'shq aparece no siríaco com o significado explícito de "acusar". Um homem acusado de derramar o sangue de uma pessoa  fugirá para a cova (ou a sepultura). Eles não o apóiam. O verbo ‘ashaq foi provavelmente escolhido para contrastar com 'aqash do versículo 18. 21. Parcialidade. Cons. 18:5 quanto a referências semelhantes. 22. Olhos invejosos. Cons. 23:6. 23. Depois. Literalmente, depois de mim. Toy, Oesterley e Fritsch insistem na sua delegação. Uma simples mudança de vogal torná-lo-ia facilmente traduzível: "Um homem repreendendo outro" (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

12 de Agosto Dia 224  

Leituras: Lucas 13:1-9; Colossenses 1:1-8; Salmo 37:1-20; Provérbios 10:11-17; Isaías 46-48.  

Versículo EspecialO caminho para a vida é de quem guarda o ensino, mas o que abandona a repreensão anda errado” (Provérbios 10:17).  

Pensamento Bíblico“Se Encurvam, Não Podem Salvar a Carga” (Isaías 46). Jeová, diretamente, desafia os ídolos que continuavam a fascinar seu povo. Ele pede a esse povo que pense em dois contrastes:  

   Poder. Deus nos conduz e nos apóia, porque foi ele que nos criou.  Os ídolos são cargas pesadas e impotentes para serem carregadas por seus fazedores.

   Profecia. Só Deus pode, sem falhar, predizer o futuro, porque a ele o futuro pertence.  

Ação: Certifique-se de que está servindo o Deus todo-poderoso do céu.   ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

11 de agosto de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 69  22. Maldizente. Este versículo é igual ao 18:8. Veja comentados sobre 20:19. 23. Escórias de prata. Uma palavra nova usada em relação ao polimento da cerâmica na literatura ugarita explica este versículo. As duas palavras "escórias de prata", kesep sigim, deveriam ser uma só palavra significando "como polimento", com as consoantes kspsg (cons. H.L. Ginsberg, "The North Canaanite Myth of Anath and Aqhat", BASOR, Nº 98, Abril, 1945, pág. 21, e W.F. Albright, "A New Hebrew Word for Glaze in Proverbs 26:23", ibid, págs. 24, 25). 24. Aquele que aborrece. Repetido em 26:26 como palavra para explicar o pensamento. Provérbios 27 27:1. Não te glories do dia de amanhã. Um pensamento comum, mas solene. Oesterley indica um paralelo com a Sabedoria de Amen-emOpet diferindo mais ou menos da citação de ANET, pág. 423 (cap. XIX, 12.13). O paralelo pode ser permitido, entretanto, de um modo geral. 2. Seja outro o que te louve. Louve é a mestria palavra hebraica para "glories" no versículo 1. 12. Os simples. O versículo encontra o seu paralelo em 22:3. 13. Tome-se a roupa. Paralelo a 20:16. 14. O que bendiz ao seu vizinho. A maior parte dos escritores diz que esta bênção falsa e espalhafatosa é uma maldição. Possivelmente temos também aqui um uso oposto de "bênção", significando "maldição" (veja nos léxicos). Uma maldição enunciada de manhã atingirá o alvo de noite! 15. O gotejar contínuo. Muito parecido com 19:13. 16. Conter o vento. O pensamento é sobre algo impossível. Antes, aquele que a aprecia, aprecia o vento, isto é, ela não tem valor. Toy e Oesterley declarara que o final do versículo é impossível. A tradução de Delitzsch parece correta, pegar o óleo com a mão, isto é, coisa impossível. 17. O ferro com o ferro se afia. O significado deste provérbio é óbvio no setor da educação. Mas exemplifica o fato de que os símiles escolhidos nos Provérbios podem ser obscuros. 19. Como na água. Provavelmente isto se refere ao reflexo na água. 20. O inferno e o abismo. No hebraico Sheol e Abaddon. Sobre Sheol veja 1:12; 2:18. Com freqüência o Sheol se refere simplesmente à sepultura, que aqui se diz ser insaciável. 21. O crisol. Cadinho. 22. Ainda que pises o insensato, como se pisa o grão no almofariz para moê-lo. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

11 de Agosto Dia 223  

Leituras: Lucas 12:49-59; Filipenses 4:10-23; Salmo 36; Provérbios 10:6-10; Isaías 44-45.  

Versículo Especial“Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação” (Filipenses 4:11).  

Pensamento BíblicoAprendendo a Estar Contente (Filipenses 4:11). Vivemos em uma sociedade descontente. As pessoas querem mais dinheiro, mais coisas, mais emoção. Poucos param para contar suas bênçãos, porque estão muito ocupados contando e cobiçando as bênçãos dos outros. Essa fome por mais e mais não se satisfaz nunca. Em vez de tentar atingir essas metas mundanas, precisamos imitar Paulo. Podemos resolver ficar contentes.  

Ação: Conte suas bênçãos e decida pelo contentamento.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

10 de agosto de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 68 27. Procurar a própria honra. O versículo é difícil de ser entendido, embora as palavras tal como se encontram não sejam desconhecidas. Muitos escritores dizem que o versículo está completamente torcido e não faz sentido (Fritsch, Oesterley e Toy). Também seria lógico dizer que há nele uma expressão idiomática escondida na expressão condensada, cujo significado nos escapa. Greenstone segue a AV. Delitzsch muda algumas vogais e obtém: procurar coisas difíceis é honroso. 28. Que não tem domínio próprio. Muito parecido com 16:32. Provérbios 26 26:1. Insensato. Os versículos 1-12 constituem uma subseção sobre a questão dos insensatos. Veja exegese de 10: 8. Aqui se refere à loucura moral. 4, 5. Não respondas ao insensato. Um famoso amo de aparente contradição que não é real. O equilíbrio se deve ao contraste artístico dos provérbios, não um erro. Sob um certo aspecto deve-se responder ao patife; em outro sentido, não. Estes versículos levaram alguns dos antigos rabinos judeus a duvidarem da canonicidade dos Provérbios! Mentes mais sóbrias vêem através da dificuldade. 8. Na funda, E.R.C. Não a palavra costumeira para "funda". Talvez "como alguém que coloca pedras em um monte". 10. Como um flecheiro que a todos fere. Todos os comentários admitem a dificuldade deste versículo. A LXX diverge muito. Fere pode ter muitos significados. Flecheiro é possível, mas flecha também é possível (cons. Jó 16:13). A possibilidade é: "Uma flecha fere a todos; assim é aquele que recompensa um tolo e um transgressor". 11. Como o cão que torna ao seu vômito. Citado em II Pedro. 2:22, 12. Um homem que é sábio o seus próprios olhos. Esta atitude orgulhosa é repetidas vezes chamada de pecado (3:7; 26:5, 16; 28:11). Até mesmo é possível que seja o clímax depois de toda a discussão sobre o tolo; isto é, um homem cheio de orgulho é pior. 13-16. O preguiçoso. Veja comentários sobre 6:6. 15. Mete a mão no prato. Praticamente idêntico a 19:24. 17. Quem se mete em questão alheia. O texto hebraico diz: 'ober mit'abber, "passando e se exasperando". A AV, seguindo a Siríaca e a Vulgata, traduz como se a palavra fosse mit'areb. Do mesmo modo Delitzsch está certo fazendo o "passando" referir-se ao cão (também Oesterley). "Como aquele que toma pelas orelhas um cão que passa" é aquele que se intromete nas questões alheias (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

 

MEDITAÇÃO DO DIA

 


10 de Agosto Dia 222  

Leituras: Lucas 12:35-48; Filipenses 4:1-9; Salmo 35:15-28; Provérbios 10:1-5; Isaías 42-43.  

Versículo Especial“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos”  (Filipenses 4:4).   

Pensamento Bíblico: “Seja Isso o Que Ocupe o Vosso Pensamento” (Filipenses 4:8). Um dos desafios mais difíceis que enfrentamos é o domínio de nossos próprios pensamentos. Os meios de comunicação assaltam continuamente nossas mentes, quando nossa sociedade oferece-nos muito sobre o que pensar. Paulo manda-nos escolher sobre o que refletir, meditar sobre coisas que são puras e sadias. Satanás não pode controlar mentes que estão repletas com o bem.  

Ação: Medite em coisas que são boas e puras..  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

9 de agosto de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 67  Provérbios 25 2-7. A glória dos reis. Um trecho pequeno sobre os reis. Observe nos versículos 2 e 3 a repetição das deixas traduzidas para esquadrinhálas e insondável. Também nos versículos 4 e 5 o provérbio secular sobre a refinação está ligado a uma máxima moral pela repetição de tira. O rei ideal está firmado na justiça. Fritsch observa que a referência aos reis apóia uma data pré-exílica. 11,12. A palavra dita a seu tempo. A figura de linguagem é difícil de interpretar porque o nosso vocábulo das frutas hebréias não é extenso. Delitzsch diz que maçã de ouro são laranjas; Toy diz que do marmelos. Mais importante é que a palavra dita a seu tempo do versículo 11 é igual ao sábio repreensor do versículo 12. 13. Como o frescor da neve. Outra linda comparação. Mas isto não significa uma nevada na estação das colheitas (março/setembro) que não é normal e seria desastroso. Refere-se a um gole de água fresco ando das montanhas cobertas de neve ou a uma viagem refrescante às mesmas. 15. Esmaga ossos. A brandura consegue coisas difíceis se você tiver paciência. 16,17. Na casa do teu próximo. O versículo 16 serve de tela de fundo ao 17. Os dois versículos estão ligados pelos verbos fartar-se e enfadar-se, que no hebraico é um só. 18. Falso testemunho. As palavras de 18a citam o nono mandamento. Para outras citações, veja 30:5. 20. Vinagre sobre salitre, E.R.C. A química é simples e interessante. O salitre era colhido nos lagos de álcalis do Egito. Era chamado "natron" pelos egípcios. A reação produz dióxido de carbono que borbulha violentamente. A comparação não enfatiza a "alegria" como diz Oesterley, mas antes a violência. A E.R.A. segue a LXX traduzindo para feridas, mas provavelmente a LXX interpretou mal a química. A observação no rodapé da RSV observa de maneira estranha: "No heb. lixívia". Isto não se encaixaria nem na química nem no vocabulário. O natron egípcio era notável fonte de salitre até que  Napoleão, notando o seu valor na campanha egípcia, ofereceu um prêmio para a sua síntese industrial. 21, 22. O que te aborrece. Veja observações sobre 24:17. Citado em Romanos. 12:20 na forma da LXX, que segue de perto o hebraico. 24. Mulher rixosa. Paralelo com 29:9. Mulher de discórdia. Veja observações sobre 19:13. 26. O justo que cede. O verbo no hebraico significa convencer. Delitzsch, Oesterley e Fritsch acham com acerto que se refere à deserção da moral.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

8 de agosto de 2022

MEDITAÇÃO DO DIA

 

9 de Agosto Dia 221  

Leituras: Lucas 12:22-34; Filipenses 3:12-21; Salmo 35:1-14; Provérbios 9:13-18; Isaías 40-41  

Versículo Especial“Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Filipenses 3:20).  

Pensamento Bíblico: “Uma Coisa Faço” (Filipenses 3:13). Filipenses 3 oferece algumas chaves para o progresso espiritual, que são resumidas no versículo 13. Os cristãos têm que:  

   Esquecer seus talentos passados.

   Dirigir-se à meta: nossa cidadania é do céu.

   Seguir a retidão desde já.  

Ação: Pense sobre os bons exemplos das pessoas tementes a Deus. Siga-os, em direção ao céu.  (Salmo 34:3). ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 65  29. Como ele me fez a mim. Isto é realmente uma declaração da regra de ouro (Lucas. 6: 31). Foi lindamente expresso aqui, mas também em outras passagens (20:22; 17:13; 25:21, 22). Este ele Nado princípio ético não se opõe à legislação mosaica que estipula "olho por olho" (Êxodo. 21:24; Levitico. 24:20; Deuteronômio. 19:21). Esta particular lei mosaica era para os juizes, e exigia que a penalidade fosse de acordo com o crime. Provavelmente não tinha a intenção de ser literalmente executada, e não temos exemplos de sua aplicação literal no V.T. Era e é um princípio de justiça. Cristo (em Mateus. 5:38) não contradisse este princípio da lei do V.T., não se opôs à interpretação farisaica que permitia uma atitude de  vingança (The Inspiration and Canonicity of the Bible do autor, pág. 50- 52). Encontramos o paralelo disto (24:29) em Counsels of Wisdom da Babilônia (ANET, pág. 427). Afinal, não é a ética do Cristianismo que se destaca como única – Deus deu consciência a todos os homens. A ética do Cristianismo é a mais elevada, mas o elemento único é a redenção. 30-34. Campo do preguiçoso. Veja comentário sobre 6:6-11. Os últimos versículos das duas seções são praticamente idênticos. V. Provérbios de Salomão, Editados pelos Homens de Ezequias. 25:1 - 29:27. A LXX insere 30:15 - 31:9 antes desta seção. O significado do título é obscuro. Começa como os títulos de 1:1 e 10:1, exceto que também estes fazem-nos pensar em 24:23. Mas o que os homens de Ezequias fizeram? Reuniram, editaram ou transcreveram? O verbo "copiar" Significa "ser velho" ou "remover". Oesterley e Fritsch defendem que o significado de "copiar" é muito recente. Na verdade, tem sido usado em tempos pós-bíblicos, mas nossa prova em relação às atividades literárias não são suficientes para negar sua existência em épocas mais remotas. Toy diz que a referência a Ezequias não tem mais valor do que os títulos dos Salmos ou títulos dos livros proféticos! Podemos acrescentar, nem menos valor. Oesterley cita a tradição do Talmude que diz que Ezequias editou os Provérbios e o Eclesiastes. Ele explica a tradição asseverando que ela surgiu porque Ezequias tinha na corte um escriba notório, Sebna! (Is. 37:2). Oesterley esquece que outros reis – como todos os reis – tinham escribas (II Samuel. 8:17; I Reis 4:3) cujas obrigações eram aparentemente militares mais que literárias. Mas convocavam os soldados para o exército. É mais seguro apenas considerar este título pelo seu significado visível. Aparece na LXX e portanto é pelo menos anterior a 200 A.C.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

8 de Agosto Dia 220  

Leituras: Lucas 12:13-21; Filipenses 3:1-11; Salmo 34; Provérbios 9:7-12; Isaías 38-39.  

Versículo EspecialOh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia” (Salmo 34:8).  

Pensamento Bíblico: “Busquei o Senhor e Ele me Acolheu” (Salmo 34:4). Deus cuida de seu povo. Ele vê seus problemas e necessidades. Ele ouve suas orações. Deus protege, conforta e liberta aqueles que o servem. Ao apreciarmos tal bondade devemos ser levados a exaltar o seu Nome. Ele merece adoração por muitas razões, entre elas seu cuidado por nós. Nossas vidas devem ser cheias de louvor, não somente de súplica.  

Ação: “Engrandecei o Senhor comigo e todos à uma lhe exaltemos o nome”  (Salmo 34:3). ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

7 de agosto de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 64  14. A tua esperança. Cons. 23:18. 17. Quando cair o teu inimigo. O mesmo pensamento de 17:5. Oesterley e Fritsch opõem-se ao último pensamento de 24:18 – que se não nos regozijarmos, o Senhor continuará punindo nossos inimigos; caso contrário ele os poupará! Toy, Delitzsch e Greenstone não aceitam este ponto de vista com tanta severidade. Da mesma forma, se aceitar mos Romanos. 12:20 (citação de Provérbios. 25:21, 22) com o mesmo rigor, teríamos de alimentar nossos inimigos a rum de que eles fossem condenados com maior severidade! Antes, estas expressões apresentam os resultados dessas questões, não os propósitos. 19. Não te aflijas. Este versículo é idêntico aos Salmos. 37:1, exceto pela última palavra. Com referência a outras citações, veja 30:5. IV. As Palavras do Sábio, Apêndice. 24:23-34. A razão principal para considerarmos este trecho separadamente é que com 24:22, os "trinta provérbios" chegam a um fim. Toy e Delitzsch, que escreveram antes da seção dos "trinta" ter sido sugerida, falam desta seção como de um apêndice ou suplemento dessa porção, como de fato deve ser. O material não é muito diferente. A LXX insere 30:1-14 antes desta seção. 23. Parcialidade no julgar. Cons. 18:5. 26. Como beijo nos lábios. Fritsch, Oesterley e outros observam que o beijo nos lábios não foi mencionado em nenhuma outra passagem do V.T. Toy acha que o costume veio dos persas. Outro argumento do silêncio! Está positivamente mencionado em ugarítico (C.H. Gordon, Ugaritic Literature, pág. 60).  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 7 de Agosto Dia 219  

Leituras: Lucas 12:1-12; Filipenses 2:19-30; Salmo 33: Provérbios 9:1-6; Isaías 36-37.  

Versículo Especial“Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido” (Lucas 12:2).  

Pensamento BíblicoNenhum Rei é Salvo pelo Tamanho do seu Exército (Salmo 33:6-22). Deus merece adoração, por causa de seu grande poder. O homem tem que reconhecer sua fraqueza e impotência, e tem que servir a Deus para ter esperança de sobrevivência. Exércitos poderosos não podem proteger-nos. Força pessoal não nos salvará. A sabedoria humana não nos resgatará dos problemas reais que enfrentamos. Somente Deus pode nos proteger e libertar.  

Ação: Examine-se. Você reconhece inteiramente sua dependência de Deus?. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...