5 de abril de 2014

MEDITAÇÃO DO DIA

5 de abril Dia 95  

Leituras: Mateus 26:47-56; Romanos 8:1-11; Salmo 84; Provérbios 20:19-24; Deuteronômio 22-23.  

Versículo Especial: “A quem amaldiçoa a seu pai ou a sua mãe, apagar-se-lhe-á lâmpada nas mais densas trevas”(Provérbios 20:20).  

Pensamento Bíblico: 72.000 Anjos (Mateus 26:53). Jesus saiu do jardim de Getsêmani e, voluntariamente, permitiu que um bando de soldados o prendesse. Ele poderia ter chamado mais de 12 legiões (isto é: mais de 72.000) de anjos para livrá-lo de poucas centenas de soldados romanos. O caso é simples: Jesus deu sua vida voluntariamente (veja João 10:17-18). Em vez de derrotarem um homem indefeso, os crucificadores estavam testemunhando a vitória  do poderoso Rei dos reis!  

Ação: Jesus voluntariamente morreu por você. Voluntariamente, viva para ele.  

4 de abril de 2014

MEDITAÇÃO DO DIA


4 de abril Dia 94  

Leituras: Mateus 26:36-46; Romanos 7:13-25; Salmo 83; Provérbios 20:13-18; Deuteronômio 19-21.  

Versículo Especial“Há ouro e abundância de pérolas, mas os lábios instruídos são jóia preciosa” (Provérbios 20:15).  

Pensamento BíblicoDesobedecendo aos Pais: Um Crime Sério (Deuteronômio 21:18-21). Sob a lei de Moisés, a pena para os filhos teimosos, rebeldes e desobedientes era a morte! Embora a nova lei de Deus não nos mande executar os filhos desobedientes, esta passagem mostra que Deus considera tal rebelião como uma ofensa séria. O Novo Testamento, de fato, ordena aos filhos que obedeçam a seus pais (Efésios 6:1). Ele também diz que o rebelde sofrerá a morte eternamente (Romanos 1:30-32).  

Ação: Filhos, respeitem a autoridade dada por Deus aos seus pais. Obedeçam a eles respeitosamente.

3 de abril de 2014

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO


Buscar o coração de Deus

“Já agora não subsistirá o teu reino. O Senhor buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou” (1 Samuel 13:14).
A grandeza de caráter que distinguiu Davi de Saul não foi pelas circunstâncias externas de Davi nem nos seus atributos natos, mas na disposição escolhida pelo seu coração. Ele era um homem que buscava o coração de Deus. Quais atributos são sugeridos nesta frase incrível? Não há dúvida que a essência do caráter de Davi poderia ser descrita de várias maneiras, mas a história de sua vida indica, pelo menos, os seguintes requisitos, se for para sermos do mesmo calibre espiritual que ele.
Devemos genuinamente respeitar a vontade de Deus. Como um homem de fé, podia contar com Davi para confiar implicitamente na sabedoria de Deus, cumprir as instruções de Deus fielmente, e depender humildemente da ajuda de Deus. Ele mostrou o seu respeito pela pessoa de Deus levando a vontade de Deus com toda a seriedade, e esta disposição não é menos necessária por nós que por ele. É inútil almejar o caráter de Deus se você não estiver disposto, como Davi estava, a se mexer ao comando de Deus.
Devemos reverentemente arrepender-nos do pecado. A integridade de Davi nunca é vista mais claramente que naquelas ocasiões em que ele era confrontado com o fato do pecado em sua vida. Da mesma forma que ele entendia a necessidade da tristeza piedosa, Davi também compreendeu como aceitar a correção e fazer correções reais na sua conduta. Quando ele fez algo errado, fez o que era certo a respeito dos seus erros.
Devemos recusar resolutamente a desistir de buscar a Deus. Como toda outra pessoa que já verdadeiramente entrou na arena, Davi conhecia o gosto das lágrimas da derrota. Porém uma coisa sempre podia ser dita em relação a ele: ele se levantou toda vez que foi derrubado. Levaria mais desencorajamento do que existe em todas as regiões do inferno para fazer com que um homem de tal coração desistisse de buscar a Deus. Jesus disse: “onde está teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mateus 6:21), e a vida de Davi é uma ilustração heróica deste princípio. As coisas que profundamente desejamos determinam o nosso caráter. Desejamos ser um povo que busca o coração de Deus, realmente e verdadeiramente? Então devemos, nos nossos próprios corações, desejar e valorizar os tesouros de sua vontade mais que as lembrancinhas do nosso próprio humor.
O coração de um homem está certo

quando ele quer o que Deus quer.
(Thomas Aquinas)

(–por Gary Henry) Que Deus Abençoe a Todos Pastor Antonio Marques

MEDITAÇÃO DO DIA

3 de abril Dia 93  

Leituras: Mateus 26:26-35; Romanos 7:1-12; Salmo 82; Provérbios 20:7-12; Deuteronômio 16-18.  

Versículo Especial“Até a criança se dá a conhecer pelas suas ações, se o que faz é puro e reto” (Provérbios 20:11). 

Pensamento Bíblico: Testando os Profetas (Deuteronômio 18:20-22). A história tem-se enchido de pessoas que alegam serem portadoras de novas mensagens de Deus. Para proteger seu povo contra fraudes, Deus deu um teste simples: se a predição não é cumprida, o falador não vem de Deus. Profecias verdadeiras nunca falham! Falsos profetas podem acertar por acaso, mas não têm poder real para revelar uma nova informação. Eles apenas enganam com seus falsos ensinamentos.  

Ação: Analise cuidadosamente as alegações e ensinamentos que você ouvir. Certifique-se de distinguir entre a verdade e a mentira.

2 de abril de 2014

MEDITAÇÃO DO DIA

2 de abril Dia 92  

Leituras: Mateus 26:17-25; Romanos 6:15-23; Salmo 81; Provérbios 20:1-6; Deuteronômio 14-15.  

Versículo Especial: “Honroso é para o homem o desviar-se de contendas, mas todo insensato se mete em rixas”(Provérbios 20:3).  

Pensamento Bíblico: Conselho Prático para Viver Bem (Provérbios 20:1-6). Considere algumas paráfrases dos conselhos práticos oferecidos nestes versículos de Provérbios:  
    O álcool é uma droga perigosa, que arruina vidas (v. 1).
    É mais difícil para um homem sair de uma briga do que começar uma (v. 3).
    A preguiça é má; as pessoas preguiçosas merecem passar fome (v. 4).
    Você pode aprender muito de outras pessoas, se for paciente e bom ouvinte (v. 5).
    As pessoas que se glorificam são desprezíveis e insignificantes; os verdadeiros homens bons são muito mais difíceis de se encontrar (v. 6).  

Ação: Aceite o conselho de Deus. Viva como um verdadeiro e fiel filho de Deus.  

1 de abril de 2014

MEDITAÇÃO DO DIA

1 de abril Dia 91  

Leituras: Mateus 26:1-16; Romanos 6:1-14; Salmo 80; Provérbios 19:24-29; Deuteronômio 12-13.  

Versículo Especial: O que maltrata a seu pai ou manda embora a sua mãe filho é que envergonha e desonra”(Provérbios 19:26).  

Pensamento Bíblico: Atitudes Corretas com os Pais (Provérbios 19:26-27). Alguns filhos resolvem desobedecer aos seus pais. Alguns ignoram suas ordens. Alguns os tratam grosseira e asperamente. Mas os filhos que amam a Deus também amam seus pais. Eles os obedecem sempre (a menos que suas determinações contradigam a Deus--veja Efésios 6:1; Atos 5:29). Eles sempre os tratam com bondade e respeito. Estes filhos são abençoados por Deus.  

Ação: Filhos, tratem seus pais com obediência e respeito.

31 de março de 2014

MEDITAÇÃO DO DIA

31 de março Dia 90  

Leituras: Mateus 25:31-46; Romanos 5:12-21; Salmo 79; Provérbios 19:18-23; Deuteronômio 10-11.  

Versículo Especial: Ouve o conselho e recebe a instrução, para que sejas sábio nos teus dias por vir” (Provérbios 19:20).  

Pensamento Bíblico“Ponde pois Estas Minhas Palavras no Vosso Coração” (Deuteronômio 11:18-21). Um dos benefícios do estudo habitual da Bíblia  é que nossas mentes ficam repletas de bons pensamentos. Se dedicarmos algum tempo, de manhã cedo, ao nosso estudo, teremos então um assunto especial para a nossa meditação durante o dia todo. As coisas que examinarmos de manhã nos ajudarão na prática do domínio de nós mesmos durante todo o dia, enquanto nos aplicamos em glorificar a Deus. O costume habitual de ouvir a palavra de Deus nos ajudará a edificar uma relação mais íntima com ele. Além disso, chegamos a apreciar o amor que Deus tem mostrado para conosco.

Ação: Estude e medite hoje sobre a palavra de Deus.  

30 de março de 2014

REFLEXÃO DA SEMANA


O velho e o neto 

Era uma vez um velho muito velho, quase cego e surdo, com os joelhos tremendo. Quando se sentava à mesa para comer, mal conseguia segurar a colher. Derramava sopa na toalha e, quando, afinal, acertava a boca, deixava sempre cair um bocado pelos cantos.
O filho e a nora dele achavam que era uma porcaria e ficavam com nojo. Finalmente, acabou fazendo o velho se sentar num canto atrás do fogão. Levavam comida para ele numa tigela de barro e - o que era pior - nem lhe davam bastante.
O velho olhava para a mesa com os olhos compridos, muitas vezes cheios de lágrimas.
Um dia, suas mãos tremeram tanto que ele deixou a tigela cair no chão e ela se quebrou. A mulher ralhou com ele, que não disse nada, só suspirou.
Depois ela comprou uma gamela de madeira bem baratinha e era aí que ele tinha que comer.
Um dia, quando estavam todos sentados na cozinha, o neto do velho, que era um menino de oito anos, estava brincando com uns pedaços de pau.
- O que é que você está fazendo? - perguntou o pai.
O menino respondeu:
- Estou fazendo um cocho, para papai e mamãe poderem comer quando eu crescer.
O marido e a mulher se olharam durante algum tempo e caíram no choro. Depois disso, trouxeram o avô de volta para a mesa. Desde então passaram a comer todos juntos e, mesmo quando o velho derramava alguma coisa, ninguém dizia nada. 
Autor Desconhecido

MEDITAÇÃO DO DIA

30 de março Dia 89  

Leituras: Mateus 25:14-30; Romanos 5:1-11; Salmo 78:52-72; Provérbios 19:12-17; Deuteronômio 7-9.  

Versículo Especial: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8).  
Pensamento Bíblico: O Amor de Deus Mostrado (Romanos 5:1-11). Jesus morreu por nós “sendo nós ainda pecadores.”  Ainda que o tivéssemos desprezado, pelo nosso pecado, Jesus, de boa vontade, suportou a pena da nossa perversidade. Quando examinamos a profundidade desse amor, podemos perceber melhor que ele continua a nos oferecer força para triunfar sobre o pecado. Deus quer que vamos para o céu, e ele tem feito tudo para nos ajudar a conseguir isso. Não há razão para fracassarmos!  
Ação: Agradeça a Deus pelo seu amor e perdão. Viva hoje de um modo que o glorificará.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...