10 de fevereiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Jonas (Comentário Bíblico Moody) 5  Dessa vez o profeta obedece a ordem de ir a Nínive e proclama em altas vozes, por toda a cidade, sua sucinto mensagem de desgraça. O povo de Nínive, desde o rei até o mais insignificante súdito, reage com sincero arrependimento, até vestindo de saco os próprios animais. O Senhor ouve o seu clamor e revoga a ameaça de destruição. Jonas, contudo, vê no livramento de Nínive apenas uma negação de sua profecia, e queixa-se ao Senhor em oração. A fim de ensinar uma lição ao profeta, Deus prepara uma planta de rápido crescimento para protegê[1]lo do sol, mas na noite seguinte permite que um verme a destrua. Depois envia um quente vento oriental. Resulta daí que Jonas desfalece e deseja a morte. A história termina com a declaração que assim como Jonas se preocupa com abóboras, Deus está preocupado com a salvação dos homens pecadores. Alguns dos ensinamentos religiosos básicos do livro são: a) Deus se preocupa com os pagãos e pede aos Seus servos que os adviria do juízo. b) Diante de uma tarefa difícil, os homens se sentem mais inclinados a fugir à responsabilidade, c) Deus é poderoso e pode, se quiser, usaras forças da natureza para os Seus próprios propósitos. d) Embora Deus venha a punir a desobediência, Ele deseja contudo demonstrar Sua misericórdia. e) Os campos missionários menos promissores são geralmente os mais receptivos, f) Acima de tudo, Deus anseia por tratar com o homem com misericórdia e bondade. ESBOÇO I. Fugindo. 1:1-17. A. A ordem do Senhor. 1:1, 2. B. Um navio para Társis: 1:3. C. Uma tempestade no mar. 1:4-14. 1 . Dormindo na tempestade. 1:4-6. 2. Achado o criminoso. 1:7-10. 3. Marinheiros desesperados. 1:11-14. D. Jogado no mar. 1:15-17. II. Orando. 2:1-10. A. Jogado fora. 2:1-4. B. Restaurado. 2:5, 6. C. Pagando votos. 2 : 7.9. D. Salvo. 2:10. III. Pregando. 3:1-10. A. A segunda ordem do Senhor. 3:1, 2. B. Apresentando a mensagem. 3:3, 4. C. O arrependimento de Nínive. 3:5-9. 1. Em saco e cinzas. 3:5, 6. 2. O decreto do rei. 3:7-9. D. Juízo contido. 3:10.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

10 de Fevereiro   Dia 41  

Leituras: Mateus 12:38-50; Atos 15:1-11; Salmo 36; Provérbios 10:1-5; Êxodo 29-30.  

Versículo Especial“Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe” (Mateus 12:50).  

Pensamento BíblicoA Família de Cristo (Mateus 12:47-50). Nesta breve troca, Jesus apresentou um conceito que desconcertou seus ouvintes, tanto naquele tempo como agora. No meio de uma nação que prezava extremamente a identidade nacional e familiar, Jesus disse que as relações espirituais são de maior significado do que o parentesco físico. Não há maior parentesco do que aquele que partilhamos quando estamos na família de Deus. Boas famílias físicas são uma bênção, mas é um privilégio ainda maior o fato de sermos contados como irmãos e irmãs de Jesus!

Ação: Agradeça a Deus por permitir-lhe estar em sua família. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

9 de fevereiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Jonas (Comentário Bíblico Moody) 4  Aqueles que entendem que a história de Jonas é um mito revestido de imaginação judia, encontram nela semelhanças com as antigas fábulas pegas. Um rei de Tróia acorrentou sua filha Hesione a uma rocha à beira[1]mar. Pretendia oferecê-la a Netuno, o qual, com a aparência de um tubarão, viria na maré alta e a devorada. Contudo, Hércules lutou contra o monstro e o destruiu, salvando a moça. De acordo com a interpretação alegórica popular (veja Abingdon Bible Commentary), Jonas se identifica com Israel. A verdadeira missão de Israel é declarar a verdade de Deus ao mundo, mas ela fracassou nisso. O "grande peixe" é Babilônia, que engoliu os israelitas (levando-os para o exílio). O fato de Jonas ter sido vomitado sobre a terra representa o retorno dos judeus do exílio. A insatisfação de Jonas com o arrependimento dos pagãos é um paralelo do espírito do Judaísmo depois de seu retorno. Aqueles que defendem o caráter histórico do livro têm argumentado que um verdadeiro profeta (Jonas) viveu o que ficou registrado e assim cumpriu, parcialmente,a tarefa missionária de Israel na antiguidade. Para esses (veja Unger, Introd. Guide to the O.T.) a história real também tem um significado oculto – messiânico e típico. Passagens importantes que sustentam este ponto de vista são cenas declarações que Jesus fez referente a Jonas como um sinal de Sua morte e ressurreição (Mateus. 12 :40; Lucas. 11:30). Aqueles que defendem este ponto de vista usam estas referências num duplo sentido: para verificar a historicidade da narrativa e para apresentar seu significado típico. A posição deste comentário é que a história de Jonas é uma narrativa histórica. A Mensagem do Livro. A narrativa propriamente dita não é complicada, mas rápida e comovente. Jonas, um profeta, é enviado pelo Senhor a pregar aos ninivitas. Mas ele foge e compra passagem em um navio que se destina ao outro lado do mundo. Ele se isola e vai dormir. Logo após o navio ter partido, desencadeia-se uma severa tempestade que provoca ondas gigantescas e os marinheiros aterrorizados jogam fora a carga e começam a orar freneticamente aos seus deuses. Por meio de sortes Jonas é identificado como o criminoso que ofendeu a Providência. A tempestade cessa só depois que Jonas, à sua própria sugestão é lançado no mar. Ele foi engolido por um grande peixe. Agora inteiramente arrependido, ele ora sinceramente pedindo salvação, quando Deus o coloca ileso sobre a praia. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

9 de Fevereiro     Dia 40  

Leituras: Mateus 12:31-37; Atos 14:19-28; Salmo 35:11-28; Provérbios 9:13-18; Êxodo 27-28.  

Versículo Especial“Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia do juízo” (Mateus 12:36).  

Pensamento Bíblico: Presbíteros Escolhidos em Cada Igreja  (Atos 14:23). Parte do desenvolvimento das igrejas no primeiro século foi a eleição de supervisores qualificados (conforme 1 Timóteo 3; Tito 1). Deus não anunciou qualquer modificação no padrão das igrejas locais em nossos dias.  Temos responsabilidades no crescimento pessoal e na edificação dos outros, para que cresçam espiritualmente e constituam congregações biblicamente organizadas.  

Ação: Viva, hoje e todos os dias, de acordo com o padrão revelado por Deus no Novo Testamento. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

8 de fevereiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Jonas (Comentário Bíblico Moody) 3  Não há nenhuma inscrição assíria declarando que um reavivamento como o descrito neste livro tivesse acontecido ali; mas durante o período em que a Rainha Semíramis foi co-regente de seu filho Adade-Nirari III (810-782), houve um pequeno impulso na direção do monoteísmo. Se os frutos do ministério de Jonas e esta purificação do culto assírio devem ser identificados um com o outro é difícil de se dizer. Houve duas pragas severas na Assíria em 765 e 759 A.C., como também um eclipse total em 763 A.C., os quais eram normalmente considerados pelos antigos como evidências de juízo divino e deveriam ter preparado os corações do povo para a pregação de Jonas. Interpretações do Livro. Muita controvérsia tem sido suscitada em relação ao significado do Livro de Jonas, e isto tem produzido uma grande série de pontos de vista. O livro já foi interpretado como uma lenda, uma parábola, -um mito e uma alegoria profética; e também já foi aceito como história de significado messiânico. Já se sugeriu (R.H. Pfeiffer, Introd. to the O. T.) que o livro é uma ficção baseada sobre um possível caráter lendário cujo nome real se perdeu. De acordo com este ponto de vista, o autor desconhecido extrai seus milagres das histórias de Elias e Eliseu (comp. Jonas 4:3 com I Rs. 19:4b e Jonas 4: 5, 6 com I Rs. 19:4a, 5a) e a cena da lamentação de Joel. Assina o livro teria apenas a intenção de ser um protesto contra o nacionalismo estreito dos judeus, que se guiavam pelos ensinamentos de Esdras. O salmo de Jonas 2 é a oração de ação de graças de um homem salvo do afogamento. A interpretação do livro como parábola (IB) é muito semelhante ao ponto de vista que o considera lendário. De acordo com este segundo ponto de vista, o caráter de Jonas é uma análise e uma crítica ao Judaísmo Pós-Exílico, e a cidade de Nínive representa o vasto mundo não judeu que aguarda o despertamento que só a verdadeira mensagem de Deus pode produzir. A parábola procura descrever a justiça e a misericórdia de Deus para com qualquer homem ou grupo que venha a se arrepender dos seus pecados. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

8 de Fevereiro   Dia 39  

Leituras: Mateus 12:22-30; Atos 14:1-18; Salmo 35:1-10; Provérbios 9:7-12; Êxodo 25-26.  

Versículo Especial“E minha alma se regozijará no Senhor e se deleitará na sua salvação” (Salmo 35:9).  

Pensamento BíblicoA Escolha Entre Ser a Favor ou Contra Jesus (Mateus 12:30). Jesus, claramente, afirma que “Aquele que não é comigo é contra mim, e aquele que não ajunta comigo, espalha.”  Jesus acabou de mostrar que os servos de Satanás não trabalham contra Satanás (vs. 25-26). O princípio de um reino unido se aplica igualmente à casa do Senhor! Não há terreno neutro para os que não se empenham.  

Ação: Medite na realidade da luta decisiva com Satanás e resolva a entregar-se inteiramente a Jesus. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

7 de fevereiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Jonas (Comentário Bíblic Moody) 2  INTRODUÇÃO Título. O livro recebe o seu nome do personagem principal da narrativa. Jonas (pombo) está identificado como o filho de Amitai. Diz[1]se que um profeta com este mesmo nome, que aparece em uma curta narrativa de II Reis. 14:25, veio de Gate-Hefer, localizado no território de Zebulom, hoje conhecido por Galiléia. Este profeta previu as triunfantes conquistas de Jeroboão II na primeira metade do século oito A.C. Poucas são as dúvidas de que esse profeta de Gate-Hefer seja o mesmo profeta deste pequeno livro. Data e Autoria. Em nenhum lugar do texto há qualquer declaração de que o profeta mesmo tivesse escrito o livro, embora a oração do capítulo 2 esteja na primeira pessoa do singular. Contudo, a tradição tem firmemente mantido que Jonas mesmo foi o autor. Nos últimos anos muitos têm defendido que o livro é sobre Jonas e não escrito por ele. Este ponto de vista se baseia sobre diversas observações: os capítulos 1, 3 e 4 foram escritos na terceira pessoa; há expressões recentes das línguas hebraica e aramaica no livro; o grande número de milagres registrados impossibilita estabelecer-se uma base histórica; e a ênfase dada à misericórdia de Deus para com um povo estrangeiro sugere uma data pós-exílica. Mestres conservadores têm consistentemente defendido que esses fatores em si mesmos não são suficientemente importantes para excluírem a possibilidade do profeta ter vivido no século oito ou ter escrito o livro naquela época. Antecedentes Históricos. Assumindo que seja uma narrativa histórica de um profeta ativo no período de Jeroboão II, rei de Israel, os acontecimentos do livro poderiam ter acontecido em algum período entre 780 e 750 A.C. Jeroboão II tivera sucesso em restabelecer o poder de Israel sobre a maior parte do território ao norte de Judá controlado por Davi e Salomão. No século anterior o império assírio fora uma ameaça ao longo da costa oriental do Mediterrâneo, e se tornara bem conhecido como opressor cruel e desapiedado. Durante Q reinado de Jeroboão II, embora o poder da Assíria tivesse se aquietado, ainda se devia contar com ele. Nínive ainda não era a capital do império, mas Calá, uma das partes do complexo da antiga cidade-estado que incluía Nínive, foi a capital entre 880 e 701 A.C. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

7 de Fevereiro   Dia 38  

Leituras: Mateus 12:9-21; Atos 13:42-52; Salmo 34; Provérbios 9:1-6; Êxodo 23-24.  

Versículo Especial“Engrandecei o Senhor comigo, e todos, à uma, lhe exaltemos o nome” (Salmo 34:3).  

Pensamento Bíblico: Adorando um Deus Que se Interessa (Salmo 34). Há muitas razões para glorificar a Deus. Este salmo ressalta uma: o interesse de Deus para conosco. Ele nos protege, nos resgata, e nos liberta das dificuldades. Ele leva justiça para o mal e preserva o justo. Lembre-se da afirmação do Salmo 34:15: “Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e seus ouvidos estão abertos ao seu clamar”.  

Ação: Aproveite o privilégio de ser permitido adorar a Deus. Reserve um tempo hoje para louvá-lo, orar a ele, e ouvir atentamente a sua palavra. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

6 de fevereiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Obadias (Comentário Bíblico Moody) 8  19. Os de Neguebe possuirão o monte de Esaú. Outra tradução diz: Eles possuirão o Neguebe; isto é, o Monte Esaú. As fronteiras do reino davídico seriam restauradas no sul e na planície dos filisteus o que incluiria as cidades de Gade, Ecrom, Asdode, Asquelom e Gaza. (Todas essas regiões com exceção de Gaza fazem parte atualmente do território de Israel.) Então, para o norte, os campos de Efraim e os campos de Samaria retornariam aos exilados repatriados. A tribo de Benjamim se moveria através do Rio Jordão e retomaria Gileade. 20. As fronteiras davídicas se estenderiam pela inclusão dos cananeus (fenícios) até o extremo norte em Sarepta, atualmente conhecida por Sarafanda. Fica localizada entre Tiro e Sidom sobre a costa do Mediterrâneo. Sefarade. Mais provavelmente Sardis, a capital de Lídia a oeste da Ásia Menor. VI. O Senhor Será Rei. Versículo 21. Assim como a profecia de Obadias começa com o Senhor dominando o cenário, ela termina com a proclamação de que Ele será o Rei de todos. Salvadores. A LXX diz: aqueles que foram salvos; mas o hebraico parece se referir aos vitoriosos, isto é, aos exilados que voltaram, que tornarão a governar em Jerusalém sobre a terra de Edom. E o reino será do SENHOR. Os exilados que retornassem ficariam sob o governo teocrático do próprio Deus. Esta foi a grande visão de Obadias e outros profetas – que o Senhor será o Rei de Israel e que do Monte Sião ele governará o mundo. (cons. Zacarias. 14:9-11). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

meditação do dia

 


6 de Fevereiro   Dia 37  

Leituras: Mateus 12:1-8; Atos 13:27-41; Salmo 33; Provérbios 8:32-36; Êxodo 21-22.  

Versículo Especial“Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos” (Atos 13:30).  

Pensamento Bíblico: A Vitória Sobre a Morte  (Atos 13:27-41). Apesar dos maiores esforços dos homens para silenciar Jesus, Deus transformou seus estratagemas em vitória. No seu desespero para derrotar aquele que eles pensariam ser um inimigo, eles estavam dispostos até a rebaixar-se ao assassinato. Mas seus atos drásticos e desgraçados não foram suficientes para derrotar o Senhor. Deus o ergueu dentre os mortos. Sua vitória nos oferece a vida e o perdão dos nossos pecados, os quais antes não poderiam ser tirados. Deus nos guia à vitória!  

Ação: Conte aos outros a respeito da boa nova do perdão através de Jesus, o Vencedor sobre a morte (Atos 13:38). ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

5 de fevereiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Obadias (Comentário Bíblico Moody) 7 B. Vindicação. Versículos 17-20. Deus não castigada simplesmente os perversos; Ele também libertaria os oprimidos de sua miséria. 17. Mas no monte de Sião haverá livramento. Na destruição do Monte Sião, Israel foi castigada pelos seus pecados; mas Israel também veria o livramento. Por trás dos juízos divinos há o amor de Deus. O castigo tem de ser punido, mas Deus deseja muito mais dar a libertação àqueles que se voltam para Ele. A queda de Jerusalém acabou com o Reino de Judá, mas a preocupação de Deus com o Seu povo não acabara. Ele traria de volta ao Monte Sião um remanescente do cativeiro. O monte será santo. No V.T., a santidade significa principalmente separação para Deus (Deuteronômio. 7:6; Jeremias. 1:5), mas também significa separação de tudo o que é impuro (Levítico. 20:7; 21:6; 22:9). O povo libertado seria o povo de Deus, mas também teria de ser purificado das práticas idólatras que provocaram a destruição da nação. Os da casa de Jacó possuirão. A terra prometida retornaria aos exilados que voltassem, e as casas e porções da terra que pertenceram a seus pais seriam suas novamente. 18. Será fogo, e . . . chama. No Dia do Senhor, o relacionamento entre Israel e Esaú será invertido. A casa de Jacó . . . e a casa de José (sinônimos de Israel) seriam senhores sobre a casa de Esaú (Edom) e seriam instrumentos nas mãos de Deus para execução do juízo divino sobre Edom. 19. Os de Neguebe possuirão o monte de Esaú. Outra tradução diz: Eles possuirão o Neguebe; isto é, o Monte Esaú. As fronteiras do reino davídico seriam restauradas no sul e na planície dos filisteus o que incluiria as cidades de Gade, Ecrom, Asdode, Asquelom e Gaza. (Todas essas regiões com exceção de Gaza fazem parte atualmente do território de Israel.) Então, para o norte, os campos de Efraim e os campos de Samaria retornariam aos exilados repatriados. A tribo de Benjamim se moveria através do Rio Jordão e retomaria Gileade. 20. As fronteiras davídicas se estenderiam pela inclusão dos cananeus (fenícios) até o extremo norte em Sarepta, atualmente conhecida por Sarafanda. Fica localizada entre Tiro e Sidom sobre a costa do Mediterrâneo. Sefarade. Mais provavelmente Sardis, a capital de Lídia a oeste da Ásia Menor. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

5 de Fevereiro   Dia 36  

Leituras: Mateus 11:25-30; Atos 13:13-26; Salmo 32; Provérbios 8:27-31; Êxodo 19-20.  

Versículo Especial“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28).  

Pensamento Bíblico: Preparando-se para Encontrar Deus (Êxodo 19). Jeová acabava de livrar os israelitas do Egito, e estava prestes a encontrá-los no Monte Sinai, para entregar-lhes sua lei. Enquanto ouviam e obedeciam extensas instruções sobre como se preparar para encontrá-lo, eles ficavam impressionados com a importância da reverência para com o Senhor. Eles tinham que lavar suas roupas, purificar-se e depois ficar afastados, em respeito ao Senhor. Este relato deveria fazer com que examinássemos nossas práticas e atitudes. Foi esta reverência substituída pela filosofia do “venha como estiver”? Corremos descuidadamente de nosso envolvimento com os assuntos mundanos da vida para uma fria adoração a Deus?  

Ação: Quando se aproximar de Deus em oração, hoje--e todas as vezes em que você o adorar--passe algum tempo se preparando. Afaste-se das distrações e dê sua total atenção e reverência ao Senhor que nos livra da servidão do pecado. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

4 de fevereiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Obadias (Comentário Bíblico Moody) 6 14. Parado nas encruzilhadas. A acusação representa Edom primeiro como espectador alegre, depois como participante da pilhagem da cidade e então servindo nas barricadas que bloqueavam as estradas de escape da cidade jornada, cruelmente prendendo os fugitivos e entregando-os como escravos ao invasor. Uma atitude covarde e digna do mais severo castigo! V. Edom Sentenciada. Versículos 15-20. A. Julgamento. Versículos 15, 16. O promotor fundamentou o seu caso contra Edom e, agora, o Juiz esboça a base para punir o criminoso. 15. O dia do SENHOR. O Dia do Senhor é o dia em que Deus vai julgar a perversidade e vingar a justiça. Deus é misericordioso, mas não vai tolerar o pecado para sempre. Quando o pecador, individual ou nação, ignora completamente as regras divinas, Ele vem para julgar e vingar (cons. Joel 2:1; Amós 5:18-20; Sofonias. 1:7, 8, 14-18; Ezequiel. 25:12-14; 35:1-15). Como tu fizeste, assim se fará contigo. Os juízos do Senhor se basearão sobre a justiça, não no capricho ou na vingança. O castigo não será menor nem maior que os crimes cometidos. (Veja em Oséias. 8:7 uma forma pitoresca de declarar este mesmo princípio.) A sentença de um pecador não será desproporcional aos seus pecados, mas por ter certeza de que sofrerá por seu pecado. Historicamente, Edom veio a conhecer a realidade desta verdade. Logo após este período, Edom foi expulsa de seu antigo lar pelos nabateanos, de modo que precisou se mudar para o lado oeste do Mar Morto. Hebrom passou a ser a capital de seu novo lar ao sul de Judá. Os macabeus, especialmente João Hircano (cerca de 125 A.C.), subjugou e judaizou os edomitas. Foram finalmente destruídos com os judeus em 70 d.C. por Tito, o general romano. 16. Como bebestes . . . assim beberão . . . todas as nações. O sofrimento resultante do castigo é às vezes descrito pelos profetas como sendo comparável ao beber do vinho forte. Vejam em Jeremias. 25:15-28 uma aplicação mais extensa desta analogia. Deus não usaria Edom simplesmente como exemplo mas julgaria igualmente todas as nações pelos seus pecados. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

4 de Fevereiro   Dia 35  

Leituras: Mateus 11:16-24; Atos 13:1-12; Salmo 31:14-24; Provérbios 8:22-26; Êxodo 17-18.  

Versículo Especial“Ensina-lhes os estatutos e as leis e faze-lhes saber o caminho em que devem andar e a obra que devem fazer” (Êxodo 18:20).  

Pensamento Bíblico: O Papel do Grande Líder  (Êxodo 18:20). Este capítulo fala do conselho de Jetro para tornar o trabalho de Moisés mais eficiente e mais eficaz. Por hoje, porém, considere as palavras do versículo acima. Moisés foi um grande líder porque ele dirigiu o povo para seguir a Deus. Ele não buscava poder pessoal. Em vez disso, ele continuamente encorajava outros a voltarem-se para a vontade de Deus. Aqueles que quiserem ser grandes líderes, hoje em dia, têm que fazer a mesma coisa.  

Ação: Pela palavra e pelo exemplo, conduza outros no caminho de Deus. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...