16 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 39  13. O mexeriqueiro. O hebraico, rakil, "caluniador". A declaração de 13a faz paralelo com a de 20:19a, a qual veremos. Encobre. Veja também 10:12, onde se usa a mesma palavra. 14. Multidão de conselheiros. Cons. 24: 6 com referência à mesma expressão. 15. Fiador. Veja comentários sobre 6:1. 16. A mulher graciosa. Não no sentido moderno, isto é, culta e agradável, mas literalmente, uma mulher virtuosa. Possivelmente o versículo 16b não é uma simples declaração adicional, mas uma comparação bem conhecida – "Uma mulher virtuosa alcança honra como os poderosos adquirem riqueza". 17. O homem bondoso. Provavelmente um paralelo de "mulher graciosa" no versículo 16. A si mesmo se fere, isto é, há uma recompensa para a bondade. 18. O perverso... Recompensa. Uma aliteração, sheqer versus seker. Tais aliterações, deixas e repetições são alguns dos aspectos do estilo de Provérbios que às vezes explicam a ordem do material, mas que -ficaram perdidos na tradução. 20. Perversos. Desonestos. Os que andam em integridade. Perfeitos, completos (moralmente). 22. Jóia de ouro. O anel que as mulheres do Oriente costumavam usar no nariz. Que coisa incongruente se estivesse no focinho de um animal tão imundo! Mas é a mesma coisa quando uma mulher só tem beleza sem caráter. Discrição. Isto sem dúvida é percepção moral, como em Salmos. 119:66. 24. A quem dá liberalmente. Os versículos 24-29 podem ser considerados como um grupo que trata da liberalidade "Dai e dar-se-vos á". Esta pessoa dá com o coração generoso (v. 25). O oposto acumula cereal – e podemos supor que havia muitos comerciantes fazendo o mercado negro em ocasiões de cercos e fomes – e recebe maldição em lugar de bênçãos. O erro não está em ter riquezas mas em confiar nelas (v. 2). 25-31. A alma generosa prosperará (cons. Salmos. 1:3; 52:7, 8; 92:12- 14; Jeremias. 17:8). Este pensamento aparece com freqüência nos Provérbios. 30. Árvore da vida. Veja comentários sobre 3:18. O que ganha almas. A expressão idiomática não está claramente é: aquele que toma almas (pessoas) é sábio. Alguns interpretam: "o homem sábio adquire amigos" (Berkeley). Fritsch diz que toma significa "destruir". A RSV dános uma hipótese desnecessária de que a ilegalidade tira muitas vidas (trocando hakam para hamas). Delitzsch apóia a AV, que é satisfatória, embora possa incluir mais que pescar homens.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 16 de Julho Dia 197  

Leituras: Lucas 7:18-35; Gálatas 6:1-10; Salmo 16; Provérbios 4:7-13; Jó 36-37.  

Versículo Especial“Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé” (Gálatas 6:10).  

Pensamento BíblicoCorrigindo os Desviados (Gálatas 6:1). Ninguém é perfeito! Todos nós cometemos erros, e podemos ser apanhados na armadilha do pecado. Compreendendo este perigo, Paulo instrui os cristãos para olharem uns pelos outros. Quando um tropeça, os outros devem estar lá para ajudá-lo a se levantar. As razões são claras: ì Os cristãos amam uns aos outros (1 João 3:14; 4:11). í Tal amor motiva-nos a retirar aqueles que ficam enredados no pecado (Tiago 5:19-20), porque não queremos ver os que amamos morrerem espiritualmente.  

Ação: Mostre seu amor com seus esforços para recuperar irmãos e irmãs que tenham voltado ao pecado. Nunca esqueça que as almas deles estão em perigo!. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

15 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 38  14. A boca do néscio é uma ruína. Jones e Walls observam de maneira precisa que ruína neste provérbio fornece uma deixa para o versículo seguinte. Geralmente isso acontece e a deixa oferece uma ligação entre os dois provérbios, porém algumas vezes a conexão fica totalmente perdido em português, 15. O rico. Este versículo sozinho seda enganador. Nem a riqueza nem a pobreza são coisas sagradas nos Provérbios. Uma comparação com 18:11 mostra que o homem rico pensa na imaginação que as suas riquezas são a sua força. 19. No muito falar. Provavelmente os versículos 18-21 formam uma unidade, onde o 20 e o 21 mostrara que não é a loquacidade que está sendo condenada, mas as palavras más. 23. O insensato. O restante do capítulo dá uma série de severos contrastes entre o ímpio e o piedoso. Maldade. Só em três lugares a AV traduz assim a expressão zimmâ. Em outros lugares é "iniqüidade", "obscenidade", "crime". O patife acha que o pecado é divertimento. 31. Perversidade. Aqui e no versículo 32 fica melhor empregar o termo perverso. Provérbios 11 11:1. Balança enganosa. O mesmo pensamento se encontra em 16:11. Em 20:10 diferentes pesos e medidas são chamados de "abominação ao Senhor", e em 20:23 uma "balança enganosa" torna a ser condenada. São diversos os métodos do furto comercial. Um deles é a balança mal aferida. Outro é possuir unidades de peso de diversos pesas para serem usados na compra e venda com vantagem pessoal. Esses são os "dois pesos" condenados. O peso justo. Em hebraico, pedra perfeita. As pedras eram usadas como peso e era muitíssimo fácil raspá-las ou lascá-las. A lei de Moisés proibia toda essa desonestidade (Levitico. 19:36; Deuteronômio. 25:15; cons. Ezequiel. 45:10; Amós 8:5, et al.). Nossos governos, hoje têm repartições que fiscalizam pesos e medidas para manter os devidos padrões. Na teocracia de Israel, o estabelecimento de tais padrões ficava geralmente a cargo dos sacerdotes. Por isso encontramos referências ao "siclo do santuário" (Êxodo. 38:26). Os pesos eram especialmente importantes, pois com a ausência de moedas, antigamente, a prata e o ouro eram pesados para se fazer pagamentos. Muitos desses siclos já foram descobertos. Pesava cerca de 11,4 gramas cada siclo comum (R.B.Y. Scott, "Weights and Measures of the Bible", BA XXII, 1959, 32-40). 2. A soberba. No hebraico há uma alteração entre soberba, zadon, e desonra, qalon. 7. A expectação da iniqüidade. O versículo 7a é paralelo a 10:28b. Veja também 11:23. Em Jó o termo expectação (esperança, Jó 14: 7) se refere à vida do além (cons. Jó 14:7-15). Se o homem ímpio não tem esperanças após a morte, se a sua expectativa é a ira, quando a expectação do justo é alegria, então o autor aqui olha pela fé além da sepultura como fizeram Jó, Davi, Daniel e outros. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

15 de Julho Dia 196  

Leituras: Lucas 7:11-17; Gálatas 5:16-26; Salmo 15; Provérbios 4:1-6; Jó 34-35.  

Versículo Especial“E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne,, com as suas paixões e concupiscências” (Gálatas 5:24).  

Pensamento Bíblico: Carne versus Espírito (Gálatas 5:16-26). Nestes versículos, Paulo mostra o contraste claro entre a escuridão da carne e a luz do Espírito. Sua lista de obras carnais inclui coisas que podemos descrever como “grandes pecados” e “pequenos pecados”. Entretanto, Paulo não as descreve nos meios termos, mas coloca-as juntas como inteiramente más. Em contraste, ele manda-nos mostrar o fruto do Espírito, enquanto permitimos que a vontade de Deus transforme nossas vidas.  

Ação: Ainda há obras da carne em sua vida? Remova-as, produzindo o fruto do Espírito!. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

14 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 36  4. Mão remissa. À primeira vista, nas traduções inglesas, parece que é apenas uma recomendação de frugalidade. Mas a palavra remissa costuma significar fraudulenta. A dificuldade consiste em que sua raiz, ramâ, tanto pode significar "enganar" quanto "'afrouxar", embora este último significado não seja bem confirmado. Encontramos o contraste com "diligente" em 12:24 e 12:27. "Remissa" tem seu paralelo em "indolente" em 19:15, que se contrasta com "diligente" em 13:4. "Indolente" tem conotações morais, conforme vimos em 6:6. Podemos, portanto concluir que 10:4 significa: "Aquele que trabalha com mão fraudulenta fica pobre; mas a mão do justo o torna rico". 5. Filho entendido. Nas traduções inglesas este é um provérbio que se opõe à preguiça. Toy, contudo, observa que o versículo poderia também ser invertido – "O filho entendido ajunta no verão", etc. Esta é a ordem do grego. De acordo com este ponto de vista, temos aqui uma característica de um homem bom – ele é previdente – e não uma sugestão de que a previdência torna boa uma pessoa! 6. Violência, E.R.C. É melhor inverter a frase como faz a RSV e a Berkeley. O contraste vê-se melhor em 10:11, onde 11b é idêntico a 6b: a boca dos perversos "oculta a violência". 7. A memória do justo é abençoada. Esta frase é famosa entre os judeus e usada quando da morte de um homem bom. É a réplica hebraica do requiescat in pace, geralmente abreviado para zsl (zeker saddîq liberaka). 8. O insensato de lábios ("sempre moralmente mau", BDB) e seu paralelo feminino, "loucura", foram usados cinqüenta vezes no V.T., e quarenta e uma dessas ocorrências de ‘ewil estão nos Provérbios. A tradução para louco no inglês moderno é enganosa. Uma palavra tal como "patife" seria melhor. O versículo 8b repete-o em 10b. 10. O que acena com os olhos. Veja comentados sobre 6:13. 11. A violência. Veja versículo 6. 12. O amor cobre. Observe a ligação entre este versículo e 17:9; 16:28. Em 17:9 o oposto do homem que cobre uma transgressão é o homem que amplia a falta de outrem. Tal homem em 16:28 "semeia contendas". Excitar contendas é a característica do ódio em 10:12. Há semelhanças verbais entre esta passagem e 6:14-19, a qual já Amos. Obviamente o significado aqui e nas alusões em I Pedro. 4:8 e Tiago. 5:20, não é que se amamos os outros, nosso amor expiará os nossos pecados; mas se realmente amamos os outros, daremos menos importância às suas faltas. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


14 de Julho Dia 195  

Leituras: Lucas 7:1-10; Gálatas 5:7-15; Salmo 14; Provérbios 3:31-35; Jó 32-33.  

Versículo Especial“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor” (Gálatas 5:13).  

Pensamento BíblicoLibertos Para Servir (Gálatas 5:13-15). Algumas pessoas confundem liberdade com libertinagem, que é a permissão para procurar egoistamente a satisfação dos desejos pessoais. Paulo reage a tal atitude lembrando-nos do uso da nossa liberdade em Cristo como uma oportunidade para servir aos outros. Nosso dever para com outras pessoas é resumido na instrução para amarmos nossos próximos. A liberdade em Cristo não nos permite injuriar aos outros.  

Ação: Use sua liberdade como uma oportunidade para servir. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

13 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 35 O primeiro exemplo pode fazer um contraste entre as partes a e b; o segundo, entre a e c. Até mesmo um terceiro pode ocorrer, comparando a com d. Reunindo todos os três exemplos, temos uma definição mais completa do pensamento expresso em a. Seria mais fácil se esses pensamentos estivessem agrupados. Os antigos evidentemente achavam mais interessantes ter esses pensamentos separados e um tanto ocultos.  Como já vimos, também há um certa unidade no vocabulário moral que foi usado. Assim, muitos provérbios se relacionam com os justos, os sábios, os retos versus os cruéis, os tolos, os perversos. Estudo adequado de um versículo pode envolver estudo da concordância de todo o livro – mas, dizendo melhor, não um simples estudo da concordância mecânica, mas antes uma meditação séria sobre toda a maneira de pensar do autor. Pois através da repetição, contrastes, vocabulário diferente e variadas considerações do tema, Deus, através deste autor, ensina-nos que a justiça exalta qualquer um, masque o pecado é sempre um opróbrio. Devemos insistir novamente que este não é um Almanaque de ditados substanciais, cheios de senso comum sobre os problemas da vida; é uma coleção divina de máximas que ensinam o caminho da santidade. A. Provérbios Contrastantes. 10:1 - 15:33. Provérbios 10 10:1. Provérbios de Salomão. Veja Autoria na Introdução. Um filho sábio. Esta frase foi novamente usada em 13:1; 15:20. Na última, 20a é idêntica a 10:1a. O contraste em 13:1 é com "escarnecedor" (veja comentários sobre 1:22). Em 15:20 o contraste é com "louco" (veja observações sobre 8:5). 2. Os tesouros da impiedade, isto é, lucro desonesto. O versículo 10:2b faz paralelo com 11:4b. 3. (A alma do) justo. Aqui, como ocorre com freqüência, abria foi usada com referência ao todo da pessoa (cons. Salmos. 37:3, 25).  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

13 de Julho Dia 194  

Leituras: Lucas 6:43-49; Gálatas 5:1-6; Salmo 13; Provérbios 3:27-30; Jó 31.  

Versículo Especial“Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem” (Salmo 13:6).  

Pensamento BíblicoPermaneça em Liberdade (Gálatas 5:1). Paulo adverte os Gálatas sobre o perigo de perderem sua liberdade em Cristo, ao voltarem à servidão sob a lei de Moisés. Seu desafio se aplica a nós, também. Os cristãos de hoje não devem deixar a liberdade para voltar à escravidão do pecado. Deus pretende que nós resistamos firmes, pondo toda a nossa confiança em Cristo.  

Ação: Pense na bênção da liberdade em Cristo. Fique em guarda, hoje, contra os esforços de Satanás para levá-lo de volta à servidão do pecado. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

12 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 34  10. O temor do Senhor. Veja comentados sobre 1:7. O Santo (E.R.A.) ou o Santíssimo (Berkeley). O nome está no plural, mas evidentemente é um plural de majestade (veja acima, 9:1) e é paralelo de Senhor. 13. A loucura. O feminino abstrato do substantivo "louco" que é freqüentemente usado em Provérbios com referência ao pecado (veja comentários sobre 8: 5). Alvoroçadora. (E.R.C.). Veja também 7:11, onde a palavra aparece em contexto semelhante. Quer dizer "barulhenta", provavelmente com nuances que implicam em imoralidade. 18. Os mortos. Não as sombras (RSV) ou espíritos (BV). A palavra hebraica é simplesmente uma expressão poética para se referir aos mortos. Veja comentários sobre 2:18. Com referência a todo o quadro da prostituta, veja 7:5-27; 5:3-13 etc. O maior contraste da sabedoria versus o pecado na primeira porção do livro encontra aqui asna conclusão. II. Miscelânea dos Provérbios de Salomão. 10:1 - 22:16 É ponto de vista nosso que nos Provérbios a inspirada Palavra de Deus foi dada em uma forma literária especial. Tal como Davi usou o veículo da poesia, assim Salomão usou o veículo da literatura da Sabedoria, que ensina principalmente por meio de contrastes. Na primeira e principal parte (I) o contraste é mantido através de longas passagens – como, por exemplo, no contraste da mulher má com a sabedoria. Na seção fio contraste foi expresso em pequenas unidades constituídas de um só versículo. A grande maioria dos versículos desta seção tem um "mas" no meio do versículo. A exposição se torna mais difícil por causa da natureza isolada desses provérbios. Não há um contexto imediato para nos orientar. Alguns comentaristas concluíram que os provérbios não seguem um plano, mas são uma coleção heterogênea (Greenstone). Toy os chama de "aforismos destacados". Delitzsch declara que há um agrupamento de idéias, não dentro de um plano compreensivo, mas um "desdobramento progressivo" que "brota continuamente". Há nesta seção uma espécie de unidade, mas vem mais da linguagem e do assunto que do arranjo. Anuncia-se um provérbio, depois o mesmo é repetido em outro lugar com variações que desenvolvem o significado. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


12 de Julho Dia 193  

Leituras: Lucas 6:37-42; Gálatas 4:21-31; Salmo 12; Provérbios 3:19-26; Jó 29-30.  

Versículo Especial“Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave” (Provérbios 3:24).  

Pensamento BíblicoA Chave Para uma Noite Bem Dormida (Provérbios 3:21-26). Muitas noites têm sido perdidas por preocupações, culpa e medo. Aqueles que tentam viver sem o Senhor são aptos a serem atormentados nesta vida, passando de um ansioso momento a um próximo com uma certa quantidade de temor do que está por vir. Mas aqueles que confiam em Deus põem sua confiança nele e encontram conforto em sua sabedoria.  

Ação: Lembre-se de que Deus é a fonte do conforto e da confiança. Ele ajuda seus filhos a vencer suas provações. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

11 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 33   30. E em seu arquiteto. Esta expressão hebraica só foi usada aqui e em Jeremias. 52:15. A LXX diz: Eu estava planejando. A tradução artesão mestre (RSV e Berkeley) parece ser a melhor. Baseia-se em uma tabuinha encontrada em Taanaque que tem essa mesma raiz com o significado de "mágico" ou "artífice" (W. F. Albright, "A Prince of Taanach in the Fifteenth Century", BASOR, Nº 94, Abril, 1944, pág. 18). Provérbios 9 9:1. A sabedoria. Aqui, como em Provérbios. 1:20, o substantivo é feminino plural, embora usado com um verbo no feminino singular. Este uso é comprovado pela gramática ugarita, conforme Albright destacou ("Some Canaanite - Phoenician Sources of Hebrew Wisdom", Wisdom in Israel and the Ancient Near East, etc. por M. Noth e D.W. Thomas, pág. 9). Sete colunas. Isto tem sido diversamente interpretado como um aspecto arquitetônico, artes liberais, sete sacramentos, etc. (veja Toy). Foi até usado por T.E. Lawrence como o título (irrelevante) do seu livro sobre a campanha árabe na Primeira Grande Guerra! Provavelmente é um número redondo que traduz perfeição, dando a idéia de que a Sabedoria está inteiramente preparada para satisfazer. 2. Misturou o seu vinho. Exatamente o que isto quer dizer não está claro. Os gregos misturavam vinho com água em uma vasilha chamada krater, e a LXX traduz, ela misturou o seu vinho em uma vasilha. Apocalipse 14:10 declara que os ímpios beberão o vinho da ira divina sem misturas, isto é, não diluído. O livro apócrifo, II Macabeus, 15:39, declara que o vinho não diluído com água era considerado de mau gosto. Os rabinos diziam que o vinho da Páscoa devia ser diluído com três partes de água (Art. "vinho", ISBE; O Mishná, Berakoth, 7:5). Obviamente, nem todo o vinho da antiguidade era assim diluído, pois então ele não embriagaria. O vinho também era misturado com especiarias (Isaias. 5:22). O vinho da sabedoria é sempre simbólico. 5. Vinde, comei. O abençoado convite aparece com freqüência como um convite para um banquete; cons. Isaias. 55:1; Jô. 6:35; Apocalipse. 22:17. Do. Este é um bom exemplo do uso ugarita da preposição b, indicando procedência (Story, op. cit., pág. 329). 7. O escarnecedor. Veja observações sobre 1:22 e 3:34. Aqui escarnecedor faz paralelo com "pecador". 8. Não repreendas o escarnecedor. A negativa é comparativa. Não considera alguns homens incorrigíveis (como Toy), mas adverte da recusa a ser esperada do pecador. Veja em 8:10 outra comparação negativa.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

11 de Julho Dia 192  

Leituras: Lucas 6:27-36; Gálatas 4:12-20; Salmo 11; Provérbios 3:13-18; Jó 25-28.  

Versículo Especial“Eis que isto são apenas as orlas dos seus caminhos! Que leve sussurro temos ouvido dele! Mas o trovão do seu poder, quem o entenderá?” (Jó 26:14).  

Pensamento Bíblico“Que Leve Sussurro Temos Ouvido Dele” (Jó 26:14). Jó ficou pasmado, enquanto ele pensava no poder de Deus. Enquanto ele admirava toda a majestade de sua criação, ele concluía que estava vendo apenas uma pequena amostra das maravilhas que Deus pode fazer. Temos a mesma amostra do poder de Deus, sem sermos capazes de ver tudo o que Ele pode fazer. “Mas o trovão do seu poder, quem o entenderá?”  

Ação: Contemple a grandeza e o poder de Deus. Dê a ele louvor reverente. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

10 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 32  24. Antes de haver abismos. Toy deu grande importância ao conceito hebraico sobre a criação do mundo conforme sugerido em 8:24- 29. Ele defende que os hebreus, tal como os babilônios, pensavam em um oceano subterrâneo (os abismos) do qual as fontes brotaram e no qual os fundamentos da terra foram estabelecidos. O céu era uma sólida cúpula sustentada por colunas e a chuva passava através dela quando as "janelas do céu" se abriam (Gênesis. 7:11). Tudo isto é uma interpretação imaginosa dos autores modernos que explicam literalmente as expressões poéticas das diversas passagens e, reunindo-as, criam uma cosmologia tosca que não está de acordo com a Bíblia. Toy argumenta que os hebreus criam que a chuva descia através dessas janelas quando estas se abriam. Ele se esquece que as janelas nas antigas casas hebréias não se fechavam como as nossas, pois não passavam de fendas nas paredes. Abrir uma janela numa casa podia significar fazer essa janela. Além disso, as "janelas dos céus" podiam derramar cevada e trigo (II Reis 7:2) ou outras bênçãos (Malaquias. 3:10). É obviamente uma expressão figurada que Toy forçou em um literalismo tosco. Também a afirmação de que os hebreus criam em águas subterrâneas é inteiramente incorreta. A palavra que aqui foi usada para "abismos", tehom, muitas vezes tem sido usada apenas referindo-se ao mar no qual Jonas foi jogado (Jonas. 2:5), ou onde os navios são sacudidos (Salmos. 107:26). "As águas debaixo da terra" do segundo mandamento não podem se referir a algum oceano subterrâneo invisível. São simplesmente as águas além da linha da praia. Assim como os hebreus estavam proibidos de fazerem imagens de aves e astros dos céus ou animais da terra, também estavam proibidos de fazer imagens de qualquer coisa que existisse nas águas debaixo da terra, isto, peixes que habitavam os mares, lagos e rios (cons. Deuteronômio. 4:18). A Bíblia não fala de águas subterrâneas e a presumida cosmologia hebraica dos escritores modernos é mais ficção que qualquer outra coisa. 27. Quando traçava o horizonte. Isto é, marcava o círculo do horizonte (cons. 26:10; 22:14; Is. 40:22). Estes versículos provavelmente se referem ao círculo do horizonte. O uso desta frase deveria nos ensinar que as outras expressões, "os quatro cantos da terra" e "os confins da terra" não têm a intenção de dar a entender que a terra seja quadrada.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

10 de Julho Dia 191  

Leituras: Lucas 6:20-26; Gálatas 4:1-11; Salmo 10; Provérbios 3:7-12; Jó 22-24.  

Versículo Especial“De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus” (Gálatas 4:7).  

Pensamento Bíblico: Filhos Adotivos de Deus (Gálatas 4:1-7). Que privilégio! Deus nos libertou da escravidão para permitir-nos ser adotados como seus próprios filhos. Como filhos de Deus, os cristãos se dirigem a ele como a um Pai querido. Por causa de sua bondade e graça, podemos ser considerados como herdeiros de Deus. Nosso Pai é aquele que tem poder sobre o universo inteiro!  

Ação: Se você é um cristão, você é privilegiado por ser chamado filho de Deus. Use bem esse nome!.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...