30 de abril de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 82   9,10. O Triunfo dos Justos. Quanto a mim, exultarei para sempre. Falando como representante de Israel, o salmista faz voto de louvor perene. Com esses votos vem a certeza de que o arrogante cairá do lugar onde se colocou, enquanto o justo ganhará o lugar a que tem direito. Salmos Salmo 76. Um Cântico de Vitória Este cântico está intimamente relacionado com os Salmos 46, 48 e 75 em sua celebração de vitória militar. Muitos comentaristas procuram os antecedentes comuns a estas quatro peças na derrota dos assírios em 701 A.C. Ainda que algum acontecimento histórico possa ter inspirado o poema original, o presente salmo parece ter sido adaptado para o culto no templo. 1-3. A Fama de Deus. Em Judá ... em Israel ... Em Salém ... em Sião. A reputação divina propagou-se por toda parte por causa de suas vitórias. Jerusalém é o centro de sua fama porque o quartel general de suas guerras fica ali. 4-6. O Poder de Deus. Tu és ilustre, e mais glorioso. O Senhor deu, na batalha, a prova de ser mais poderoso do que todos os seus inimigos. Facilmente Ele conquista os de ânimo forte e dos valentes. Ele é glorioso e majestoso, mais majestoso ainda do que as montanhas eternas (cons. LXX). 7-9. O Juízo de Deus. Tu, sim, tu és terrível. O pensamento vai além do cenário da batalha quando Deus toma o Seu assento no céu. Ele é o juiz que deve ser temido, que fere o homem com o terror. Toda a terra permanece quieta enquanto o Senhor salva os povos oprimidos, dos quais Israel é representante.).(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)


MEDITAÇÃO DO DIA

 


30 de Abril Dia 120  

Leituras: Marcos 4:35-41; 1 Coríntios 2; Salmo 105:1-22; Provérbios 25:8-14; Juízes 12-14.  

Versículo Especial: “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo” (Provérbios 25:11).  

Pensamento Bíblico: Jesus Repreende a Tempestade (Marcos 4:35-41). Os discípulos ficaram muito ansiosos, quando enfrentaram uma tempestade atravessando o Mar da Galiléia. As ondas ameaçavam afundar o barco. Eles não viram nenhum sinal de que Jesus (que estava dormindo) estivesse sequer sabendo de suas preces. Quando eles o acordaram, eles gritaram em desespero: “. . . não te importa que pereçamos?”  Jesus acalmou o mar, permitindo aos barcos prosseguir em segurança para o seu destino.  

Enfrentamos tempestades na vida e podemos, por engano, achar que Deus não está atento ao nosso apuro. Paulo diz: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça” (Filipenses 4:6).  

Ação: Vença suas tempestades com a força de Deus.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

29 de abril de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 81   18-23. A Oração da Nação. Levanta-te, Ó Deus, pleiteia a tua própria causa. O primeiro apelo é levado a um nível mais elevado com este pedido veemente. Esta causa não é simplesmente a causa de Israel, mas também a causa de Deus. Portanto, o salmista ora para que Deus cuide de Seu povo indefeso, lembre-se da aliança de amor e mantenha os olhos nos inimigos que gritam. Salmo 75. A Gratidão da Nação Enquanto as primeiras palavras deste salmo são uma expressão de ação de graças nacional e a conclusão se relacione com um indivíduo, a porção central é difícil de classificar. Alguns comentaristas sugerem que o versículo 1 foi acrescentado à uma oração pela vitória individual a fim de adaptar o salmo para o culto público. Embora este possa ter sido o caso, o salmo apresenta um cuidadoso arranjo poético além de uma seqüência progressiva de pensamentos. 1. A Invocação de Israel. Graças te rendemos. Por trás desta declaração sucinta de gratidão parece que há realmente uma libertação histórica. A realidade de uma manifestação recente de poder proporciona a confiança de que a natureza revelada de Deus (seu nome) está perto. 2, 3. A Resposta de Deus. Hei de julgar retamente. Este oráculo divino dá a base para os pronunciamentos que sé seguem. É no tempo determinado (v. 2; mô'ed, não o lugar determinado. E.R.C.), quando Deus tomar Seu lugar no tribunal. Seu controle do universo assegura que o julgamento será certo. 4-8. A Advertência do Salmista. Digo aos soberbos ... e aos ímpios. Os soberbos e os ímpios são advertidos que a força levantada altivamente não vem do leste, oeste ou sul. Só Deus pode abater e exaltar (v. 7), pois Ele é quem executa o juízo e faz os ímpios beberem a taça de Sua ira (Salmos. 11: 6; Apocalipse, 14:10).(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


29 de Abril Dia 119  

Leituras: Marcos 4:21-34; 1 Coríntios 1:18-31; Salmo 104:16-35; Provérbios 25:1-7; Juízes 10-11.  

Versículo Especial: “Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor” (1 Coríntios 1:31b).  

Pensamento Bíblico: A Loucura de Deus X A Sabedoria do Homem (1 Coríntios 1:25). Deus não faz as coisas da maneira que os homens poderiam esperar. A cruz é uma ilustração deste fato. Os judeus tropeçaram nela, pois ela mostrava que eles haviam assassinado o Filho de Deus. Os gentios zombaram dela, pois ela os chamava para servir a um “deus morto”, que nem sequer se libertou da agonia da cruz. Os homens podem não entender. Deus não exige que compreendamos suas razões, apenas que obedeçamos suas instruções.  

Ação: Obedeça a Deus, mesmo que você não o entenda totalmente!..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

28 de abril de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 80  23-28. Sua Vitória. Todavia, estou sempre contigo. Agora o escritor encontrou vitória completa sobre suas dúvidas. Sua loucura é coisa do passado, porque Deus é o seu guia e sua força. A frase, depois me recebes na glória, pode bem se referir a uma esperança além da vida; o mesmo verbo que aqui foi traduzido para "me recebes" foi usado na experiência de Enoque (Gênesis. 5:24) e Elias (II Reis 2:10; cons. Salmos. 49:15). Contudo, o salmista enfatiza o senso da proximidade divina ao experimentá-la em suas circunstâncias presentes. Salmo 74. Um Apelo por Vingança Este salmo é a expressão da lamentação nacional por Israel após um desastre extremo. O sentimento generalizado é de que Deus abandonou e esqueceu o Seu povo. A destruição da cidade e do Templo sugere que a ocasião seja a da conquista babilônica. Esta é a única ocasião conhecida quando o Templo foi queimado até os alicerces. As condições são semelhantes àquelas descritas no livro das lamentações. 1-3. O Apelo da Nação. Lembra-te da tua congregação. O salmista profere o apelo básico para que Deus se lembre de Seu relacionamento de amor com Israel. Mesmo quando a ira divina está evidente na presente tragédia, é incompreensível ao salmista que o Senhor, como o Pastor de Israel, possa abandonar Suas ovelhas. Por isso, ele roga a Deus que dê os gigantescos passas necessários para redimir o Seu povo. 4-11. A situação Angustiosa da Nação. Os tem adversários bramam. Em vez de se encher de crentes felizes, a área do templo está cheia de inimigos que rugem. Em lugar dos emblemas das tribos, vêem-se as bandeiras do inimigo. A paciente e silente obra através da qual o Templo foi edificado tem sido nulificada pelos machados cruéis e martelos dos invasores. As perguntas apresentadas por até quando e por que expressam a natureza intensificada da lamentação, e relacionam o apelo básico ao desastre específico. 12-17. O Rei da Nação. Deus, meu rei, é desde a antiguidade. Aqui se descreve o poder do Rei supremo de Israel. Usando linguagem simbólica e terminologia descritiva extraída da mitologia dos cananeus, o Salmista insiste que foi Deus que obteve as imensas vitórias do passado. Enquanto as figuras de linguagem derivam das antigas histórias da criação, o salmista as aplica à divina exibição de poder no Êxodo e nas peregrinações no deserto..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


28 de Abril Dia 118  

Leituras: Marcos 4:13-20; 1 Coríntios 1:10-17; Salmo 104:1-15; Provérbios 24:28-34; Juízes 9.  

Versículo Especial: “Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado” (Provérbios 24:33-34).  

Pensamento Bíblico: O Pecado da Indolência (Provérbios 24:30-34). A preguiça não é virtude. O mesmo livro que  nos diz “não te fatigues para seres rico” (Provérbios 23:4) agora nos adverte para que evitemos o extremo oposto. A indolência desperdiça nossas oportunidades. Tarefas que esquecemos não desaparecem, elas apenas se tornam mais difíceis.

Ação: Concentre-se nas tarefas que valem a pena e as execute com dedicação.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

27 de abril de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 79  Salmo 73. A Prova da Fé Eis aqui outro aspecto do problema da prosperidade dos ímpios. Embora o salmista esteja perturbado pelo seu próprio sofrimento, ele se sente mais perplexo pela falta de castigo dos ímpios. Este salmo penetra mais profundamente no problema do que os Salmos 37 e 49, e o autor encontra a paz na comunhão espiritual com Deus. Pode ser. classificado como um hino de fé, com nuances que o ligam aos escritores da Sabedoria. O propósito didático está evidente através de todo ele, mas  está interligado com a confissão de um homem cuja fé foi duramente provada. 1. Sua Conclusão. Com efeito Deus é bom. O salmista declara primeiro a confiante conclusão que tirou de seu supremo teste da fé. Ele usa a partícula hebraica ‘ak, que pode ser traduzida de diversos modos – “agora”, “verdadeiramente”, “certamente”, “somente”, “afinal”. Aqui e nos versículos 13 e 18 ficaria provavelmente melhor traduzido para certamente. 2-12. Seu Problema. Ao ver a prosperidade dos perversos. Contrastando coma conclusão generalizada do escritor está sua peregrinação pelo vale das dúvidas, introduzida pela enfática expressão quanto a mim. Ele estava em perigo de completa apostasia por causa da inveja que sentia dos ímpios. Ele descreve o comportamento arrogante, a ausência de sofrimento, o orgulho despótico e a zombaria deles para com Deus. 13-22. Sua Luta. Com efeito, inutilmente conservei puro o coração. Esta não é a sua conclusão conforme declarado no versículo 1, mas um relato da tentação durante a sua luta com as dúvidas. Ele se recusa a exibir suas dúvidas para não influenciar os outros adversamente. Embora lutasse com suas indagações, não conseguiu encontrar alívio até que entrou no Templo. Ali recobrou seu equilíbrio espiritual ao receber uma visão do futuro reservado para os ímpios..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


27 de Abril Dia 117  

Leituras: Marcos 4:1-12; 1 Coríntios 1:1-9; Salmo 103; Provérbios 24:23-27; Juízes 7-8.  

Versículo EspecialO que disser ao perverso: Tu és justo; pelo povo será maldito e detestado pelas nações” (Provérbios 24:24).  

Pensamento Bíblico: Conduta para com o Ímpio (Provérbios 24:23-26). Anote quatro princípios de sabedoria, especialmente importantes quando vemos outros pecarem:

    Julgue imparcialmente (v. 23).

    Não o aprove nem o tolere  (v. 24).

    Repreenda o ímpio (v. 25).

    Fale sempre a verdade (v. 26).  

Ação: Apoie o que é justo. Oponha-se a toda forma de mal (veja 1 Tessalonicenses 5:21-22).( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

26 de abril de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

 Salmos (Comentário Bíblico Moody) 78  15-17. Oração por Fama e Bênção. Subsista para sempre o seu nome, e ... nele sejam abençoados todos os homens. Esta seção também é uma oração. O salmista ora pedindo que a fama do rei (seu nome) perdure muito tempo depois de sua morte, até entre as outras nações que ele governa. 18-20. Doxologia de Louvor e Conclusão. Bendito seja o Senhor Deus. Estes versículos foram acrescentados como doxologia finalizando o Livro II do Saltério. O versículo 20 é uma nota editorial que originalmente separava a coleção precedente dos salmos relacionados com Asafe que vem a seguir. Alguns manuscritos não incluem o versículo 20 aqui. LIVRO III. Salmos 73-89 A terceira e maior divisão do Saltério, que é muito mais curta do que os dois livros anteriores, só incluem dezessete salmos. Os primeiros onze estão ligados ao nome de Asafe, que foi um dos principais músicos sob o governo de Davi. Os outros dois músicos importantes de Davi foram Hemã e Etã, cada um dos quais está ligado com um salmo neste livro. Um dos salmos é atribuído a Davi, enquanto os quatro salmos restantes são associados aos filhos de Coré. Novamente não se torna necessário atribuir autoria àqueles que estão ligados a esses títulos. Exatamente como os filhos de Coré formavam uma associação levita, os tubos de Asafe continuaram ocupando lugares de liderança musical.(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


26 de Abril Dia 116  

Leituras: Marcos 3:31-35; Romanos 16:17-27; Salmo 102:18-28; Provérbios 24:19-22; Juízes 5-6.  

Versículo Especial: “Não te aflijas por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos perversos” (Provérbios 24:19).  

Pensamento Bíblico: A Revelação do Mistério (Romanos 16:25-27). O evangelho de Jesus Cristo:

    Foi em tempos mantido em secreto, como um mistério (v. 25).

    É o meio de Deus edificar seu povo (v. 25).

    Foi revelado a todas as nações para que elas possam obedecer. O evangelho é para o mundo (v. 26).  

Ação: As pessoas hoje necessitam do evangelho tão certamente como aquelas do tempo de Paulo precisavam dele. Você está pronto e disposto a espalhar as novas? (veja Romanos 1:15-17)..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

25 de abril de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 77   14-16. Sua Esperança em Deus. Quanto a mim, esperarei sempre. Aqui se vê o ponto decisivo do salmo, quando o apelo muda da esperança para o louvor. O passado cede lugar ao futuro.17-21. Seu Testemunho da Revelação. Tu me tem ensinado. Com base no ensino especial de Deus, ele tem podido ensinar aos outros. Agora ele pede tempo a fim de mostrar aos outros a força, o poder e a justiça de Deus (vs, 18, 19). 22-24. Seu Voto de Louvor. Eu também te louvo. O salmista promete louvar com a voz, com instrumentos, com os lábios, com a língua e com todo o seu ser. Ele tem a certeza intima de que será vindicado tal como pediu (v. 13). Salmo 72. Bênçãos para o Rei Esta é a oração de um súdito leal que deseja as mais ricas bênçãos divinas para um jovem rei. Todas as esperanças da nação descansam sobre este rei, que é o representante de Deus. A descrição foi inspirada no reinado ou ascensão de Salomão, mas pode ter sido aplicada a mais de um rei em seu uso histórico. Há através de todo ele a figura de um rei ideal, e assim o salmo tem significado messiânico. 1-7. Oração por Justiça e Retidão. Concede ao Rei, ó Deus, os teus juízos. Esta oração começa apropriadamente com um pedido pelas duas mais importantes características reais – justiça e retidão. É com base nos juízos divinos que o rei pode agir com justiça. A frase, ao Filho do Rei, provavelmente se refere ao novo rei que é jovem e faz paralelo com a primeira linha do versículo. Os verbos traduzidos como futuros podem expressar confiança profética ou traduzir orações, isto é, que ele venha a julgar ou possa julgar. 8-14. Oração por Domínio e Paz. Domine ele. Com base na justiça, retidão e domínio do rei, haverá paz para os seus súditos. Os verbos nos versículos 12-14 são devidamente indicativos ("ele poupa . . . salva . . . redime", etc.), e destacam as recompensas públicas advindas dessas características ideais..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


25 de Abril Dia 115  

Leituras: Marcos 3:20-30; Romanos 16:1-16; Salmo 102:1-17; Provérbios 24:13-18; Juízes 3-4.  

Versículo Especial: “Tu, porém, Senhor, permaneces para sempre, e a memória do teu nome, de geração em geração” (Salmo 102:12).  

Pensamento Bíblico: “Esqueceram-se do Senhor” (Juízes 3:7). Josué e os outros de sua era morreram (veja Juízes 2:7-10). Uma nova geração levantou-se para jogar fora as “velhas idéias” da fé de seus pais. Quando começamos a ler sobre uma sucessão de juízes, vemos a fraqueza e infidelidade do povo. Eles “fizeram o que era mau” (3:7) “tornaram a fazer” (3:12) e, de novo, “tornaram a fazer o que era mau” (4:1). Deus, paciente e repetidamente, castigou-os, mas cada geração rejeitava as limitações da lei de Deus. O livro de Juízes chama a atenção para a paciência de Deus e a capacidade do homem para abusá-la!    

Ação: Não se esqueça do Senhor!.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

24 de abril de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 76  29-36. O Livramento Assegurado. Ponha-me o teu socorro, ó Deus, em alto refúgio. O voto de ação de graças que se segue parece pressupor uma resposta afirmativa a este pedido de livramento. É interessante notar-se que a maneira do salmista encarar o sacrifício talvez fosse em parte a causa de sua oposição. O salmo termina com uma observação de intenso louvor quando céus e terra são convidados a se unirem no coro.Salmo 70. Um Grito por Socorro Imediato Este salmo é um lamento individual, o qual ocorre como parte do salmo 40. Aqui o nome de Deus foi mudado de Yahweh para Elohim, e algumas pequenas variações na redação são evidentes. Sua existência como um salmo independente pode indicar que foi achado em ambas as coleções básicas já mencionadas ou que foi separado do Salmo 40 para uso litúrgico no Templo (cons. Salmos. 40:13-17 para notas complementares.) Salmo 71. A Confiança de um Santo Idoso Eis aqui o lamento de um indivíduo que sofreu forte adversidade em seus muitos anos sobre a terra. Perseguições, doenças, calamidades e provações aumentaram os cabelos brancos de sua cabeça. No entanto ele tem mantido sua íntima comunhão com Deus desde a meninice. Seu pedido de ajuda baseia-se mais uma vez nas bênçãos experimentadas no passado. Seu desejo é viver o suficiente para ensinar à presente geração algo do que a vida lhe ensinou. 1-3. Sua Confiança em Deus. Em ti, Senhor, me refugio. Estas palavras foram extraídas do Salmo 31 pelo salmista como expressão de sua profunda confiança em Deus. Ele sabe que Deus é o seu refúgio e a sua rocha. 4-13. Seu Apelo por Livramento. Livra-me, Deus meu. Embora seus inimigos sejam hábeis em se aproveitarem de sua fraqueza, Deus tem sido a sua esperança desde o seu nascimento (cons. Salmos. 22:9, 10). Estes inimigos, que crêem que Deus o abandonou, são repreendidos pela má interpretação de sua aflição. Seu apelo baseia-se tão somente em sua confiança no poder de Deus e a prontidão em livrá-lo...(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


24 de Abril Dia 114  

Leituras: Marcos 3:13-19; Romanos 15:22-33; Salmo 101; Provérbios 24:7-12; Juízes 1-2.  

Versículo Especial: “Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena” (Provérbios 24:10).  

Pensamento Bíblico: Batalhando Contra o Mal (Provérbios 24:7-12). Nossa luta contra o pecado tem que incluir:

    Ouvir a sabedoria de Deus (v. 7).

    Resolver não fazer o mal (vs. 8-9).

    Permanecer forte no “dia da angústia” (v. 10).

    Recuperar os que se desviaram (v. 11).

    Não fingir que não vê para tolerar o pecado (v. 12).  

Ação: Firme hoje na batalha contra Satanás!..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...