23 de outubro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  

N eemias (Comentário Bíblico Moody) 4   COMENTÁRIO I. A Chegada de Neemias em Jerusalém. 1:1 - 2:20. Neemias 1 A. Trágicas Notícias de Jerusalém e a Oração de Neemias. 1:1-11. Neemias fica sabendo que os muros e portões de Jerusalém foram destruídos e com grande remorso confessa a Deus os pecados de Israel, orando pelo livramento do Seu povo. 1. Neemias, filhos de Hacalias. Isto o distingue de outros com o mesmo nome (Esdras. 2:2; Neemias. 3:16), embora nada mais se saiba sobre o seu pai, nem sobre sua tribo. No mês de quisleu, no ano vigésimo. Isto foi em dezembro de 445 A.C., o vigésimo ano de Artaxerxes (2:1). Na cidadela de Susã. Em 478 A.C., Ester se tomou a rainha de Xerxes nesse mesmo palácio (Ester. 2:8-18); e em 550 A.C., Daniel foi transportado para lá em uma visão (Daniel. 8:2). Hanani, um de meus irmãos. Provavelmente um irmão consangüíneo (cons. 7: 2). 3. A cidade . . . está assolada e tem as portas consumidas pelo fogo. C.F. Keil (Os Livros de Esdras, Neemias e Ester) e outros insistem que isto se refere à destruição de 586A.C. Mas por que Neemias ficaria abalado com esta notícia? É mais provável que fosse uma destruição posterior (veja Antecedentes Históricos, e observações sobre Esdras 4:23). 4-11. Durante quatro meses (2:1), Neemias orou a Deus "dia e - noite" (1:6) em favor do Seu povo. E os trarei para o lugar (v. 9; cons. Deuteronomio. 12:5, 11, 14). Aqui Neemias não está orando para que maior número de exilados retomem a Palestina, mas pela proteção por aqueles que já se encontravam lá. Só pela proteção sobrenatural de Deus a cidade poderia sobreviver e ser restaurada. Eu era copeiro do rei. Era uma posição de destaque e de confiança na corte persa, pois era obrigação do copeiro provar o vinho do rei para verificar se não estava envenenado. "O copeiro... no fim do período aquemênida tinha mais influência que o comandante-em-chefe" (A.T. Olmstead, The History of the Persian Empire, pág. 217)..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

23 de Outubro  Dia 296  

Leituras: João 6:22-27; Hebreus 11:17-29; Salmo 100; Provérbios 24:13-18; Joel 1-3.  

Versículo Especial: “Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico” (Salmo 100:2).  

Pensamento BíblicoA Fé de Moisés (Hebreus 11:23-29). Podemos aprender com os sinais da fé de Moisés:  

   Ele desistiu voluntariamente dos prazeres passageiros do pecado.

   Ele buscava coisas espirituais, em vez das coisas carnais.

   Ele mantinha seus olhos na meta prometida por Deus.

   Ele confiava que o poder de Deus era superior ao do rei.

   Ele arriscou a vida para servir a Deus.  

Ação: Imite a fé forte de Moisés.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

22 de outubro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Neemias (Comentário Bíblico Moody) 3  Um dos subprodutos do reavivamento de Esdras parece ter sido um esforço da parte dos judeus de reconstruir os muros de Jerusalém. Isto por outro lado provocou a ira de Reum e Sinsai, que escreveram uma acusação contra eles a Artaxerxes (Ed. 4:7-16). O rei ordenou que a obra fosse interrompida até que se publicasse outro decreto (Ed. 4:21). Reum e Sinsai, depois de receber este decreto do rei, correram a Jerusalém e "de mão armada os forçaram a parar com a obra", presumivelmente derrubando o muro já começado e queimando os portões (Ed. 4:23; Ne. 1:3). Foi a notícia desse desastre recente que angustiou Neemias e o levou a se pôr de joelhos diante de Deus. O Livro de Neemias engloba um período de pelo menos vinte anos, desde dezembro de 445 A.C. até cerca de 425 A.C., quando Neemias retornou da Babilônia para eliminar em Jerusalém e na província os diversos males infiltrados durante sua ausência desde 432 A.C. As vidas de Esdras e Neemias coincidem parcialmente, como se vê em Ne. 8:1-9 e 12:26. É bastante provável que Malaquias profetizasse durante o governo de Neemias, pois muitos dos males que ele denunciou se encontram destacados no Livro de Neemias. Deve-se dizer, em conclusão, que nenhuma porção do Velho Testamento dá-nos um incentivo maior ao zelo dedicado e inteligente para com a obra de Deus do que o Livro de Neemias. O exemplo da paixão de Neemias pela verdade da palavra de Deus, fosse qual fosse o preço ou as conseqüências, é um exemplo urgentemente necessário na hora atual. Que um estudo deste livro, afiado à oração, leve um maior número dos filhos de Deus de hoje a "batalhar pela fé uma vez entregue aos santos". ESBOÇO I. A chegada de Neemias a Jerusalém. 1:1 – 2:20. A. Trágicas notícias de Jerusalém e a oração de Neemias, l : 1-11. B. O atendimento do pedido de Neemias. 2:1-8. C. Neemias inspeciona os muros e faz seu relatório. 2:9-20. II. A construção do muro. 3:1 – 6:19. A. Os operários e suas tarefas. 3:1-32. B. A oposição dos inimigos. 4:1-23. C. Reformas de Neemias como governador. 5:1-19. D. O muro terminado apesar das intrigas. 6:1 – 7:4. III. Reformas civis e religiosas em Jerusalém. 7:5 – 10:39. A. Lista dos judeus que retornaram com Zorobabel. 7:5-73. B. A leitura e a obediência à Lei de Deus. 8:1-18. C. Uma confissão pública e a aliança. 9:1 – 10:39. IV. Lista de habitantes. 11:1 – 12:26. V. Dedicação dos muros e organização do serviço do templo. 12:27- 47. VI. Reformas (mais de Neemias. 13:1-30.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 22 de Outubro  Dia 295  

Leituras: João 6:15-21; Hebreus 11:8-16; Salmo 99; Provérbios 24:7-12; Oséias 13-14.  

Versículo Especial“Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade” (Hebreus 11:16).  

Pensamento Bíblico“Estrangeiros e Peregrinos Sobre a Terra” (Hebreus 11:13). A terra é uma residência temporária, a caminho da habitação eterna. Nosso estilo de vida deve mostrar que procuramos uma pátria no céu. Se estamos satisfeitos ou preocupados com coisas mundanas, não procuraremos o céu. Se não procurarmos o céu, certamente não o encontraremos. Os cristãos devem desenvolver uma “mentalidade de mala na mão”. Nossa viagem através desta vida é tão breve que não temos tempo para desmanchar as malas para “nos estabelecermos.”  

Ação: Faça um inventário pessoal: onde estão os seus tesouros!..Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

21 de outubro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Neemias (Comentário Bíblico Moody) 2  INTRODUÇÃO Título. Tal como Esdras, o Livro de Neemias tem o seu título extraído do personagem principal. Veja na Introdução a Esdras o comentário sobre a relação que existe entre o Livro de Neemias e o Livro de Esdras, e desses dois livros canônicos com o livro apócrifo de Esdras A. Data e Autoria. O fato da narrativa estar escrita na primeira pessoa do singular em muitos lugares evidencia que o livro foi escrito pelo próprio Neemias. Os lugares onde ele está mencionado na terceira pessoa (8:9; 10:1; 12:26, 47) podem ser explicados em harmonia com sua autoria. Por exemplo, 12:26 e 12:47, que parecem relembrar os "dias de Neemias", foram ambas citações em conjunto com os dias de alguma outra pessoa. A bem da uniformidade de estilo, é melhor usar a terceira pessoa do que dizer: "nos dias de Fulano e nos meus dias". Além disso, talvez Neemias estivesse afastado do governo e estivesse aqui relembrando sua administração. Serias objeções à unidade do livro foram levantadas por alguns por causa da menção, no mesmo capítulo, de Jadua (12:11, 22) como sendo o bisneto do sumo sacerdote Eliasibe, e de Dario, o persa (12:22). Argumentos que favorecem colocar Jadua no final do quinto século A.C. e de identificar Dario, o persa, como o Dario II (423-404 A.C.), estão nas observações sobre 12:22. A historicidade do livro já ficou bem estabelecida pelo descobrimento dos papiros elefantinos, que mencionam Joanã (12:22, 23) como sumo sacerdote de Jerusalém, e os filhos de Sambalá (o grande inimigo de Neemias) como governadores de Samaria em 408 A.C. Também ficamos sabendo por meio desses papiros que Neemias deixou de ser governador da Judeia antes desse ano, pois Bagoas foi mencionado como ocupando essa posição. Antecedentes Históricos. Artaxerxes I, o qual Neemias serviu como copeiro, era filho de Assuero (Xerxes), que tomou Ester por sua rainha. A Festa do Purim (Ester. 9:20-32) foi instituída em 8 de março de 473 A.C., apenas oito anos antes de Artaxerxes I tornar-se rei. Na primavera de 457 A.C., Esdras dirigiu uma expedição de judeus de volta a Jerusalém com a bênção de Artaxerxes; e na primavera seguinte, ele já tinha terminado o exame daqueles que, na Judéia, tinham se casado com mulheres estrangeiras (veja observações sobre Esdras 10).(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

21 de Outubro  Dia 294  

Leituras: João 6:1-14; Hebreus 11:1-7; Salmo 98; Provérbios 24:1-6; Oséias 10-12.  

Versículo Especial: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6).  

Pensamento Bíblico“Galardoador dos Que o Buscam” (Hebreus 11:6). A fé é essencial para a salvação. Outras passagens salientam em Quem deve ser posta a fé: Jesus Cristo (veja João 8:24). Hebreus 11 ressalta as características da fé que salva. Deus recompensa aqueles que, “o buscam”. Os exemplos neste capítulo chamam a atenção para a necessidade de se ter uma fé ativa e obediente.  

Ação: Esforce-se na procura de Deus. .Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

20 de outubro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


Esdras (Comentário Bíblico Moody) 24  C. Lista Daqueles que Tinham Esposas Estrangeiras. 10:18-44. Dezessete sacerdotes, dez levitas e oitenta e seis homens da congregação de Israel foram declarados culpados e cada um separou-se de sua esposa estrangeira, oferecendo depois um carneiro pela sua culpa. 18. Todas as quatro ordens sacerdotais estão aqui representadas, comprovando a declaração dos príncipes (9:1; cons. 2:36-39). 19. Com um aperto de mão . . . ofereceram um carneiro do rebanho pela sua culpa. Fizeram um trato solene, empenhando a mão direita como ratificação (Provérbios. 6:1; Ezequiel. 17:18), com a promessa de que abandonariam suas esposas estrangeiras. Veja Levítico. 5:14-16 quanto à ordem de oferecer um cordeiro pela culpa. 44. Alguns dos quais tinham filhos destas mulheres. Isto foi mencionado para mostrar como essa separação foi cabal, sendo muito mais dolorosa do que se não houvessem filhos. "Sem dúvida fez-se provisão adequada pelas mulheres e crianças repudiadas, de acordo com os meios e circunstâncias dos maridos" (Robert Jamieson, Commentary on Ezra em JFB). Uma comparação com Neemias. 10:30 (doze anos mais tarde) e Neemias. 13:23 (cerca de trinta anos depois) mostra que o mal não foi permanentemente eliminado. Longa associação com vizinhos pagãos tornou essa separação definida uma coisa difícil de entender para judeus menos instruídos. Mas Esdras era o homem de Deus para aquela hora, pelo menos para aquela geração, a fim de que o testemunho da nação fosse preservado para o final cumprimento dos propósitos divinos.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

20 de Outubro  Dia 293  

Leituras: João 5:31-47; Hebreus 10:26-39; Salmo 97; Provérbios 23:29-35; Oséias 7-9.  

Versículo Especial“Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão” (Hebreus 10:35).  

Pensamento BíblicoIsrael de Cabelos Grisalhos (Oséias 7:8-10). Israel (Efraim) estava quase para ser destruído, mas não percebia isso. Deus comparou a nação com: 1) Um bolo não virado, que já está queimando por baixo (como uma panqueca não virada); 2) Um homem muito fraco para a batalha, mas não ciente da sua fraqueza; 3) Um homem cujos cabelos grisalhos revelam sua idade avançada, mas que não vê este sinal de que a morte se aproxima.  

Ação: Você conhece pessoas ignorantes do fim que se aproxima. Diga-lhes a verdade antes que seja muito tarde!.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

19 de outubro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Esdras (Comentário Bíblico Moody) 23  1. Prostrado diante da casa de Deus. Embora prostrado no pátio do Templo, ele continuava de joelhos (9: 5). O povo chorava com grande choro. Os judeus foram sensibilizados até as lágrimas por causa dos pecados da nação, vistos agora sob uma luz inteiramente nova. Esdras conseguiu muito mais através de amorosa e sincera preocupação do que jamais teria conseguido por meio da força. 6. Na câmara de Joanã, filho de Eliasibe. Josefo (Antiq. 11. 5. 5) declara que Joiaquim (Neemias. 12:10) era sumo sacerdote quando Esdras chegou a Jerusalém. Seu filho, o Eliasibe deste versículo, foi sumo sacerdote no tempo de Neemias (Neemias. 13:4,7). Uma vez que Neemias. 12:10 declara que Joanã (Jonatã) era neto de Eliasibe, podemos dizer que o Joanã do nosso versículo era um irmão mais moço de Joiada, filho de Eliasibe. Em homenagem do seu irmão, Joiada chamou seu próprio filho de Joanã também. É inteiramente razoável supormos que o neto do sumo sacerdote Joiaquim tivesse um aposento no templo nos dias de Esdras. 8. Todos os seus bens seriam totalmente destruídos. Literalmente, consagrados. Isto provavelmente não se refere à destruição, como no caso de cidades idólatras (Deuteronomio. 13:12-17), mas à apropriação em beneficio do templo (Levítico. 27:28). 9. Em 8 de dezembro de 457 A.C., uma imensa multidão de judeus, não cabendo dentro da pequena cidade (cons. Neemias. 7:4), ajuntou-se no espaço aberto que havia defronte da Porta das Águas no extremo sudeste do pátio do templo (Neemias. 3:26; 8:13, 16; 12:37) para ouvir a solene mensagem de Esdras (Esdras. 10:10, 11). Tremendo por causa desta coisa e por causa das grandes chuvas. Dois fatores criaram muito desconforto entre o povo : um temor esmagador da ira de Deus sobre a nação; e a chuva torrencial que caracteriza o mês de dezembro em Jerusalém. 15. No entanto Jônatas . . . e Jaseías . . . se opuseram a esta coisa. A oposição destes dois homens e seus dois partidários poderia ter surgido devido à solidariedade para com os lares que estavam sendo ameaçados com a divisão. Neste caso, eles não encaravam a questão pelo prisma divino, e sua oposição felizmente fracassou. 17. E o concluíram no primeiro dia do primeiro mês. Parker e Dubberstein (Babylonian Chorology 626 A.C. – 75 A.D.) demonstraram que houve um mês intercalado nesse ano, de modo que o exame na realidade durou quatro meses e não três, e terminou em 15 de abril de 456 A.C. Isto aconteceu cerca de um ano depois que Esdras partiu do rio Aava..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

19 de Outubro  Dia 292  

Leituras: João 5:24-30; Hebreus 10:11-25; Salmo 96; Provérbios 23:24-28; Oséias 4-6.  

Versículo Especial: “Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos” (Oséias 6:6).  

Pensamento Bíblico: Arrependimento Insincero (Oséias 5:15-6:6). Deus chamou Israel para que o procurasse esforçadamente, reconhecendo a severidade de seus crimes (5:15). Sua resposta foi um meio arrependimento, e disseram: “depois de dois dias nos revigorará” (6:1-3). Deus não estava satisfeito. Ele comparou a fidelidade deles com uma nuvem da manhã ou o orvalho da madrugada, que desaparecem rapidamente (6:4-5). O que Deus queria? Ele desejava obediência do coração, em vez dos sacrifícios da desculpa (6:6).  

Ação: Dê seu coração a Deus. Ele prefere a obediência à desculpa.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

18 de outubro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Esdras (Comentário Bíblico Moody) 22   2. Assim se misturou a linhagem santa. Cons. Êxodo. 19:5; Isaías. 6:13. 3. Arranquei os cabelos da cabeça. Rasgar a roupa era sinal de profunda aflição (Levítico. 10:6; Isaías. 7:6); mas arrancar uma porção dos cabelos e barba era expressão de ira violenta e indignação moral (Isaías. 50:6; Neemias. 13:25). Esdras percebeu claramente que por causa da santidade de Deus, pecado tão grave só poderia resultar em outro período de cativeiro. 4. Os que tremiam das palavras do Deus de Israel. Cons. 10:3; Isaías. 66:2, 5; Salmos. 119:120, 161. A atitude de um homem para com a Palavra de Deus é um dos critérios definitivos para se medir a sua espiritualidade. 8. Agora por breve momento. Literalmente. Oitenta anos na Terra Santa pareciam um curto espaço de tempo quando comparados com os séculos de sofrimentos sob os assírios e babilônios (cons. Neemias. 9:32). Estabilidade no seu santo lugar. Cons. Isaías. 22: 23. O templo era como um ponto de referência que mantinha a comunidade unida. Para nos alumia os olhos, ó Deus nosso. Cons. Salmos. 13: 3; I Salmos. 14:27, 29. 9. Porque somos servos. Nenhum judeu bem instruído pensava que o Milênio já tivesse despontado quando o remanescente de Zorobabel retornou à Palestina (cons. Is. 14:1-3). Para que nos desse um muro de segurança em Judá e em Jerusalém. Muro aqui é figurativo. A palavra no hebraico gader significa muro ou cerca de vinha, construída para sua proteção (Isaías. 5:2,5). Uma vez que os reis da Pérsia os protegiam, eles eram num certo sentido um "muro" entre Judá e seus inimigos. Esdras 10 B. Casamentos Mistos São Desfeitos. 10:1-17. A oração de confissão de Esdras produziu o desejado efeito, e muitos se lhe juntaram para confessarem seus pecados. Foi feita uma proclamação que todos os judeus deviam apresentar-se em Jerusalém dentro de três dias. Contudo, a complexidade do problema e o tempo inclemente obrigou a um adiamento do processo judicial. Finalmente, os judeus culpados foram levados ao tribunal e forçados a abandonarem suas esposas estrangeiras..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


18 de Outubro  Dia 291  

Leituras: João 5:16-23; Hebreus 10:1-10; Salmo 95; Provérbios 23:19-23; Oséias 1-3.  

Versículo Especial: “Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas” (Hebreus 10:10).  

Pensamento Bíblico: “Fazendo-se Igual a Deus” (João 5:17-23). Em diversas ocasiões, os judeus acusaram Jesus de blasfêmia. Sua referência a Deus como seu Pai era claramente entendida como uma declaração de divindade. Em vez de negar sua conclusão, Jesus acrescentou lenha à fogueira, reafirmando esta sua declaração várias vezes, concluindo que “quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou”. Jesus declarou ser Deus!  

Ação: Honre o Pai e seu Filho.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...