27 de abril de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria quando o remanescente tornada novamente a adorar no Templo reconstruído. Haveria também um tempo de regozijo num futuro mais distante quando Israel aceitasse o seu Messias. 15. O Rei de Israel, o SENHOR, está no meio de ti. Esta é uma antecipação profética do dia quando o Rei Messias as governar. Israel não teve mais um rei davídico no trono desde a morte de Zedequias. 16. Não temas. No glorioso dia do Messias, todos os cativeiros e aflições nacionais serão removidas. 17. O SENHOR teu Deus. Este é o ponto alto da profecia de Sofonias. O SENHOR . . . Deus é o Ser divino e auto-existente que permanecerá no meio de Israel. Poderoso. Ele é o Herói conquistador. Este é o caráter que Isaías dá ao Messias (Isaias. 9:6). Ele salvará o Seu povo. Ele se deleitará em ti. Após salvá-los, o Messias encontrará no Israel redimido seu motivo de alegria (cons. João 15:11). 18. Os que estão entristecidos . . . eu os congregarei. Um remanescente se arrependerá dos seus pecados, e novamente se reunirá em Jerusalém para ver o seu grande esplendor restaurado. Sobre os quais pesam opróbrios. O povo judeu não tem podido desfrutar de sua religião nas terras de sua dispersão por causa do opróbrio acumulado sobre ele pelos vizinhos pagãos (cons. Salmos. 137). 19. Procederei contra todos os que te afligem. Aqueles que puniram Judá serão punidos. 20. Eu vos farei voltar. Eles tomarão a possuir a sua terra e serão restaurados no favor do Senhor. Finalmente, todas as nações da terra serão abençoadas pelos judeus através do seu Rei Messiânico, o Senhor Jesus (cons. Isaias. 11:12; Ezequiel. 28:25; 34:13; Amós 9:14). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

27 de Abril Dia 117  

Leituras: Marcos 4:1-12; 1 Coríntios 1:1-9; Salmo 103; Provérbios 24:23-27; Juízes 7-8.  

Versículo EspecialO que disser ao perverso: Tu és justo; pelo povo será maldito e detestado pelas nações” (Provérbios 24:24).  

Pensamento Bíblico: Conduta para com o Ímpio (Provérbios 24:23-26). Anote quatro princípios de sabedoria, especialmente importantes quando vemos outros pecarem:

    Julgue imparcialmente (v. 23).

    Não o aprove nem o tolere  (v. 24).

    Repreenda o ímpio (v. 25).

    Fale sempre a verdade (v. 26).  

Ação: Apoie o que é justo. Oponha-se a toda forma de mal (veja 1 Tessalonicenses 5:21-22). ( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos) 

 

26 de abril de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 12 8. A minha resolução é ajuntar as nações. A misericórdia do Senhor é dirigida a todos os povos e nações. Até Nínive arrependeu-se com a pregação de Jonas. Mas, do mesmo modo, o juízo virá sobre todos aqueles que abandonam o Senhor. O julgamento pelo fogo está sempre associado com o castigo das nações através da guerra. IV. A Promessa de Bênçãos Futuras. 3:9-20. A. A Promessa de Conversão. 3:9-13. 9. Então darei lábios puros aos povos. Esta é uma referência ao período quando os judeus abandonariam a blasfêmia da idolatria e prefeririam louvores ao Senhor (cons. Joel 2:28; Atos 2:16-21). Lábios puros talvez se refira à forma do culto religioso que praticarão. Eram idólatras; agora Deus prometia restaurar o seu culto entre eles. 10. Dalém dos rios da Etiópia. Após o julgamento o Senhor traria o Seu povo de volta de todas as regiões para onde foram levados prisioneiros. Até mesmo a remota terra da Etiópia experimentaria este ato de graça soberana. 11. Naquele dia não te envergonharás. O castigo teria um fim para aqueles que se arrependessem. Um remanescente seria purificado da idolatria e retornada. Tirarei do meio de ti. Os perversos líderes teriam o seu destino. E tu nunca mais te ensoberbecerás. Falso orgulho se converteria em humildade. 12. Um povo modesto e humilde. O cativeiro reduziria muitos dentre o povo à pobreza. Na verdade, muitos dentre os pobres reagiram diante da liberação de Ciro, enquanto os ricos ficaram escondidos. A profecia também vê além do retorno da Babilônia para o tempo quando os pobres e os humildes finalmente aceitarão o Messias – "E os do povo o ouviam com prazer" (Marcos 12:37). 13. Os restantes de Israel. Após o cativeiro da Babilônia um remanescente limpo e purificado retornaria. Jamais tornariam a se inclinar diante dos deuses pagãos (cons. Malaquias. 4:7). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

26 de Abril Dia 116  

Leituras: Marcos 3:31-35; Romanos 16:17-27; Salmo 102:18-28; Provérbios 24:19-22; Juízes 5-6.  

Versículo Especial: “Não te aflijas por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos perversos” (Provérbios 24:19).  

Pensamento Bíblico: A Revelação do Mistério (Romanos 16:25-27). O evangelho de Jesus Cristo:

    Foi em tempos mantido em secreto, como um mistério (v. 25).

    É o meio de Deus edificar seu povo (v. 25).

    Foi revelado a todas as nações para que elas possam obedecer. O evangelho é para o mundo (v. 26).  

Ação: As pessoas hoje necessitam do evangelho tão certamente como aquelas do tempo de Paulo precisavam dele. Você está pronto e disposto a espalhar as novas? (veja Romanos 1:15-17).( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

25 de abril de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 11  Sofonias 3 5) A Terra de Judá e a Cidade de Jerusalém. 3:1-8. 1. Cidade opressora . . . rebelde e manchada. Como resultado da adoração de Baal e Moloque, Jerusalém ficou degenerada. Os líderes religiosos viviam em adultério, e ofereciam seus filhos como sacrifício humano a fim de obter o favor dos deuses da natureza (Jeremias. 19:5; 23:13, 14; 32:35). Jeremias tinha dificuldade em descobrir um homem justo em Jerusalém (Jeremias. 5:1). Seus líderes civis e religiosos estavam do lado da idolatria e não agiam como porta-vozes de Deus. 2. Não atende a ninguém. Jerusalém fora advertida. Os profetas insistiram com o povo, mas toda a sua insistência para que houvesse arrependimento foi ignorada. A ruptura entre o povo e o Senhor alargava-se com o passar de cada dia (cons. Jeremias. 22:21). 3. Os seus príncipes são leões rugidores. As pessoas que tinham autoridade e poder não davam importância à verdade e à justiça. Seus arrogantes rugidos eram os de animais selvagens. Seus juízes são lobos do cair da noite. Os juízes rasgavam em tiras qualquer vestígio de justiça. Eles se esgueiravam pelas sombras, prontos a aceitarem subornos. Praticavam a violência e a opressão predatória dos animais selvagens (Ezequiel. 22 : 27 ; Malaquias. 3 : 9-1 1). 4. Os seus profetas são levianos, homens pérfidos. Os profetas já não possuíam a seria convicção e integridade dos homens santos. Eles enganavam as almas cegas. Os seus sacerdotes profanam o santuário. Os sacerdotes violaram a Lei oferecendo animais com manchas e defeitos. Os sacrifícios eram destituídos de conteúdo espiritual (cons. Jeremias. 23:11, 32). 5. O SENHOR é justo, no meio dela. O Senhor continuava presente e mantinha um registro das perversidades deles. A bondade seria a porção do justo, mas o castigo seria certo para o perverso (cons. Deuteronômio. 32:4). 6. Exterminei as nações. Evidentemente Síria e Israel são as aludidas. Era profético o que o Senhor estava executando. Ninguém que as habite. Todos os lares seriam desarraigados. Certamente me temerás. O Senhor tinha razão para esperar o arrependimento e a obediência depois do castigo intermitente imposto a Jerusalém, mas o povo persistia em seus maus caminhos. Finalmente, a destruição total veio pelas mãos dos babilônios. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


25 de Abril Dia 115  

Leituras: Marcos 3:20-30; Romanos 16:1-16; Salmo 102:1-17; Provérbios 24:13-18; Juízes 3-4.  

Versículo Especial: “Tu, porém, Senhor, permaneces para sempre, e a memória do teu nome, de geração em geração” (Salmo 102:12).  

Pensamento Bíblico: “Esqueceram-se do Senhor” (Juízes 3:7). Josué e os outros de sua era morreram (veja Juízes 2:7-10). Uma nova geração levantou-se para jogar fora as “velhas ideias” da fé de seus pais. Quando começamos a ler sobre uma sucessão de juízes, vemos a fraqueza e infidelidade do povo. Eles “fizeram o que era mau” (3:7) “tornaram a fazer” (3:12) e, de novo, “tornaram a fazer o que era mau” (4:1). Deus, paciente e repetidamente, castigou-os, mas cada geração rejeitava as limitações da lei de Deus. O livro de Juízes chama a atenção para a paciência de Deus e a capacidade do homem para abusá-la!    

Ação: Não se esqueça do Senhor!. ( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)  

 

24 de abril de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 10 10. Isso lhes sobrevirá por causa da sua soberba. Um espírito orgulhoso precede a queda (Provérbios. 18:12). Os amonitas e os moabitas exibiram a sua arrogância diante do povo de Judá. Agora o seu orgulho seria reduzido à humilhação e à calamidade (cons. Ezequiel. 25:8-11). 11. Aniquilará todos os deuses. A destruição de Jerusalém pelos babilônios demonstrava a futilidade da confiança nos deuses de Canaã. O culto a Baal perdeu o seu destaque entre os judeus durante o Exílio. 3) A Terra dos Etíopes. 2:12. 12. Também vós, ó etíopes. Eles também seriam vítimas da matança de Nabucodonosor (cons. Jeremias. 46:2, 9; Ezequiel. 30:4, 5; Amós 9:7). 4) A Terra dos Assírios. 2:13-15. 13. Destruirá a Assíria; e . . . Nínive. Nínive foi tão completamente destruída que sua localização se perdeu na memória dos homens até o seu redescobrimento pelos arqueólogos durante o século dezenove. Naum dá uma descrição viva de sua destruição total em 612 A.C. (cons. Isaias. 10:12; Naum. 1:2; 2:10; 3:15). 14. No meio desta cidade repousarão os rebanhos. Esta profecia foi literalmente cumprida. Ovelhas pastam exatamente onde antes se levantava a orgulhosa Nínive. Arqueólogos têm escavado porções desta grande cidade, inclusive as imensas figuras de bois alados com cabeças humanas que ficavam de nabos os lados do portão principal simbolizando o seu poder. Atualmente este sítio é verdadeiramente o local da habitação do pelicano (uma ave de grande porte, cons. Levítico. 11:17) e do ouriço. 15. Esta é a cidade alegre e confiante (cons. Isaias. 47: 8, 9). Nínive foi a arrogante capital da Assíria – a cidade de imperadores tais como Senaqueribe e Esaradom. Esta orgulhosa cidade, a capital da Ásia ocidental, onde os emissários de toda a região do Mediterrâneo oriental apresentavam suas credenciais reais em busca de favores – se tornaria um lugar de desolação e ruína. Qualquer que passar por ela assobiará com desprezo, e agitará a mão. Ambas atitudes são sinais de desprezo e vergonha. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

24 de Abril Dia 114  

Leituras: Marcos 3:13-19; Romanos 15:22-33; Salmo 101; Provérbios 24:7-12; Juízes 1-2.  

Versículo Especial: “Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena” (Provérbios 24:10).  

Pensamento Bíblico: Batalhando Contra o Mal (Provérbios 24:7-12). Nossa luta contra o pecado tem que incluir:

    Ouvir a sabedoria de Deus (v. 7).

    Resolver não fazer o mal (vs. 8-9).

    Permanecer forte no “dia da angústia” (v. 10).

    Recuperar os que se desviaram (v. 11).

    Não fingir que não vê para tolerar o pecado (v. 12).  

Ação: Firme hoje na batalha contra Satanás!.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

23 de abril de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 8 B. Uma Detalhada Advertência de Juízo. 2:4 – 3:8. 1) A Terra dos Filisteus. 2:4-7. 4. Porque Gaza será desamparada. Até mesmo a vizinha comunidade dos filisteus sentiria o juízo iminente. Esse povo tinha sido importunado pelos egípcios; agora os babilônios trariam o juízo total. É impossível reproduzir a assonância deste versículo exatamente, mas a tradução de J.R. Dummelow sugere o seguinte: "Gaza será uma ruína horripilante; Ascalom um monte de cinzas deserto" (A Commentary on the Holy Bible, in loco). 5. Os quereítas. Um povo que ocupava a costa sul da Filístia (veja I Samuel. 30:14; Ezequiel. 25:16). A LXX traduz esta palavra para oveus (Amós 9:7; Deuteronômio. 2:23). Os quereítas eram provavelmente parentes dos filisteus e eram imigrantes de Creta. Toda a costa filistéia sentiria a ira de Deus. Nenhum habitante seria deixado; todos seriam mortos ou levados prisioneiros. O invasor não faria acepção de pessoas. 6. O litoral . . . com refúgios para os pastores. Todos os edifícios permanentes seriam destruídos. Os pastores levantariam pequenos abrigos e currais de alvenaria (Isaias. 17:2). A população e a lavoura desapareceriam da região. 7. Aos restantes da casa de Judá. Um pequeno remanescente seria deixado depois do ataque babilônico. Um remanescente, mantido pelo poder de Deus na Babilônia, voltaria no final do Exílio. E lhes mudará a sorte. Novamente voltariam a ser povo livre (cons. Miqueias. 4:6, 7). 2) A Terra de Moabe é Amom. 2: 8-11. 8. Moabe, e . . . Amom . . . escarneceram do meu povo. O castigo lhes seria imposto por terem abusado do povo de Judá (com. Jeremias. 48:27- 31; Ezequiel. 25:8-11). 9. Moabe será como Sodoma, e os filhos de Amom como Gomorra. Sodoma e Gomorra são mencionados como símbolo do juízo violento do Senhor. Tal como essas cidades foram totalmente destruídas, assim o juízo de Deus cairia sobre as cidades de Moabe e Amom. Todo o distrito seria reduzido a um canteiro de espinhos e sua desolação perpétua seria comparável a marnotas (cons. Isaias. 15:1 e segs.). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

23 de Abril Dia 113  

Leituras: Marcos 3:7-12; Romanos 15:14-21; Salmo 100; Provérbios 24:1-6; Josué 23-24.  

Versículo Especial: “Sabei que o Senhor é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio” (Salmo 100:3).  

Pensamento Bíblico“. . . Escolhei, Hoje, a Quem Sirvais” (Josué 24:15). O discurso de Josué, despedindo-se de Israel, foi um desafio estimulante. Eles tinham muitas opções. Eles poderiam servir aos deuses que tinham falhado no Egito. Eles poderiam adorar os deuses que não puderam defender os amorreus, quando Israel invadiu sua terra. Ou então, poderiam servir o Santo e Verdadeiro Deus que os tinha libertado repetidamente. Como é fácil escolhermos seguir os caminhos da falha certa, negligenciando o serviço de Deus. Israel escolheu servir a Deus e permaneceu fiel por toda aquela geração. Precisamos guiar nossa família no mesmo compromisso.  

Ação: Decida hoje seguir ao Senhor. Nenhum outro caminho conduzirá ao sucesso.  ( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

22 de abril de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 7  17. Angústia sobre os homens. Um severo estado de sofrimento, dor e aflição virão. Em seu desespero sem esperanças, os homens ficarão enlouquecidos. Andarão às apalpadelas em busca de auxílio e salvação, mas toda a esperança de livramento do juízo terá desaparecido. Seu pecado e apostasia contra o Senhor terão provocado a Sua ira. O sangue cobrirá as ruas como pó, e corpos humanos ficarão amontoados em montes como lixo. 18. Nem a sua prata nem o seu ouro. Já se foi o tempo em que os privilegiados podiam comprar tudo. Seu dinheiro não comprará mais comida, porque não haverá comida. Um juízo de fogo consumirá suas posses terrenas. Uma desolação universal tomará conta da terra. III. Uma Exortação para o Arrependimento mediato. 2:1 – 3:8. Sofonias 2 A. Um Convite ao Arrependimento. 2:1-3. 1, 2. Concentra-te. A miséria gosta de companhia. O povo de Judá devia se reunir para que pudesse observar sua própria corrupção coletiva. Ó nação, que não tens pudor. Através de sua apostasia eles tinham perdido o seu direito à vida. Tinham se divorciado do Senhor. Antes que saia o decreto. O povo foi convidado a uma convocação final antes que venha sobre ti o furor da ira do SENHOR. Os agentes do castigo do Senhor, talvez os citas, dariam início imediato ao juízo e os babilônios terminariam o que os cita deixassem por fazer. 3. Buscai o SENHOR. Um último rogo foi feito pelo Senhor através do profeta. Porventura lograreis esconder-vos no dia da ira do SENHOR. Ainda seria possível o arrependido escapar ao juízo se ao menos se voltasse para o Senhor. Tal como Deus advertira os endurecidos entre o povo a que se humilhassem, assim ele agora advertia os humildes a que o buscassem a fim de escapar da calamidade geral (cons. Salmos. 76:9). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

22 de Abril Dia 112  

Leituras: Marcos 3:1-6; Romanos 15:1-13; Salmo 99; Provérbios 23:29-35; Josué 21-22.  

Versículo Especial: “Exaltai ao Senhor, nosso Deus, e prostrai-vos ante o seu santo monte, porque santo é o Senhor, nosso Deus” (Salmo 99:9).  

Pensamento Bíblico: Adore a Deus, pois Ele é Santo (Salmo 99). O salmista louva a Deus pela sua História de santidade. Hoje temos o privilégio de adorar a Deus. Devemos glorificá-lo pessoalmente, e temos o privilégio especial de reunirmo-nos com outros para glorificá-lo, e encorajar outros a verem sua grandeza e adorá-lo (veja 1 Coríntios 10:16-22; 14:24-25). Se apreciamos a santidade e majestade de Jeová, procuraremos todas as oportunidades para louvá-lo.  

Ação: Dê adoração a Deus. Ele a merece!. ( Estra Ido dos Estudos da Bbilia.Net que Deus abençoe a todos)

 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 5  6. Tendes semeado muito. Eles se consumiam por ocasião da semeadura. Eles não poupavam esforços p...