18 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 2  INTRODUÇÃO O Autor. Nosso conhecimento sobre a vida de Oséias, o filho de Beeri, vem exclusivamente do livro que leva o seu nome. Ele profetizou para o Reino do Norte (Israel, ou Efraim), durante o período em que Isaías estava profetizando em Judá (1:1; cons. Isaias. 1:1). Outro contemporâneo, Amós (Amós 1:1), era nativo de Judá que profetizou em Israel. Oséias foi, entretanto, o profeta que escreveu para o Reino do Norte, o seu próprio povo. Falando-lhes com o coração partido, ele profetizou seu exílio iminente (Oséias. 3:4). Sua visão profética olhava além do exílio para a sua restauração, quando um povo castigado reconheceria novamente as reivindicações exclusivas do Senhor (3:5). Desde que a queda de Samaria não foi mencionada como fato consumado por Oséias, crê-se que ele ministrou principalmente antes de 722 A.C. A maior parte do seu ministério profético aconteceu durante o quarto de século entre 750 a 725 A.C. Que ele viveu e profetizou até o período de Ezequias (começando em cerca de 715 A.C.) está comprovado em 1:1. O Casamento de Oséias. A infidelidade de Israel para como Senhor está descrita por Oséias em termos de uma esposa que voltou as costas para o marido fiel a fim de ir atrás de amantes indignos. A imagem foi extraída da experiência do próprio Oséias, pois 1:2 nos fala que o Senhor falou a Oséias dizendo: "Vai, toma uma mulher de prostituições". As muitas interpretações dessas palavras estranhas encaixam-se principalmente em três categorias: (1) Alguns sugerem que as palavras têm a intenção de apresentarem uma alegoria destinada a transmitir a lição espiritual da infidelidade de Israel, e que Oséias na realidade não contraiu tal casamento. Entre os mestres que defendem este ponto de vista estão Calvino, Keil, von Hoonacher, Reuss, Gressman, Robert Pfeiffer e E.J. Young. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

18 de Novembro Dia 322  

Leituras: João 11:28-37; 2 Pedro 1:1-11; Salmo 119:1-16; Provérbios 30:15-20; 1 Crônicas 4-5.  

Versículo Especial“Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as cousas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude” (2 Pedro 1:3).  

Pensamento BíblicoRelembrando o Passado/Esquecendo o Passado (2 Pedro 1:5-11). O encorajamento de Pedro para o desenvolvimento da maturidade espiritual está cheio de conhecimento do passado. Ele se lembrou de quão frequentemente ele tropeçou por causa da fé imatura, conhecimento incompleto, fraco domínio de si mesmo. Ele nos diz que  podemos fazer melhor, se seguirmos suas instruções para desenvolver nosso caráter. Se ignorarmos seu conselho, estaremos esquecendo nosso próprio passado. Se voltarmos ao pecado, será porque não avaliamos a natureza horrível do mal ou o valor da salvação.  

Ação: Acrescente as qualidades da natureza divina. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

17 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 74  8. Daniel ainda não era um ás da interpretação profética. Não pode haver um especialista em profecias até que estas se transformem em história (cons. João. 2:22). 9. Veja coment. sobre o versículo 4. 10. Veja Salmos. 19:7. 11. Este versículo leva a profecia do meio da septuagésima semana de Daniel 9 até os primeiros trinta dias do Milênio que vem a seguir, talvez o fim de algum período de "operação de limpeza". 12. Isto leva a profecia sessenta e cinco dias além do fim da "semana". Será que atinge o pleno estabelecimento do reinado do Messias depois de sessenta e cinco dias de operação preliminar inicial? O Milênio, se for uma verdadeira administração do governo celeste na terra de maneira visível, exigirá tempo para o processo administrativo começar a operar. 13. Tu, porém, segue o teu caminho até o fim; pois descansarás, e, ao fim dos dias, te levantarás. Um homem com a avançada idade de Daniel não pode vestir uma roupa especial e subir até a colina mais próxima para aguardar a vinda do Senhor. E nós também não. Antes, todos devemos como Daniel, servir fielmente até o fim. Vamos, pois, estar de pé e agindo com o coração preparado pra lutar – Ainda realizando, ainda persistindo, Aprendendo a viver e a esperar. – Longfellow. Pois descansarás. À luz do restante da Bíblia, estas palavras significam simplesmente que Daniel, como todo crente verdadeiro, encontrará um tipo real de repouso na sepultura (cons. Isaias. 57:2), seu espírito se regozijando na presença de Deus, onde ele veria a sua face (Apocalipse. 22:4; Lucas. 16:19-22). O estado intermediário, isto é, o período entre a morte e a ressurreição, não é nenhum purgatório doloroso, como a Igreja Romana ensina, nem um estado de sono inconsciente do corpo e alma. É antes "partir e estar com Cristo" (Filipenses. 1:23), ''no paraíso" (Lucas. 23:43). É um período de descanso, como lemos aqui, no seio de Abraão (Lucas. 16:22) e um período de conforto (Luasc. 16:25). E ao fim dos dias ... para receber a tua herança. Nem Daniel nem qualquer outro santo jamais ficará perdido no "campo de batalha do mundo, no bivaque da vida" – antes ele se levantará na glória da ressurreição. Semeados em corrupção, colhidos em incorrupção; abatidos em desonra, elevados em honra; humilhados em derrota, exaltados em vitória; sepultados em tristeza, ressuscitados em alegria, nós nos levantaremos para receber a nossa herança. Há uma "coroa de justiça" guardada e que o Senhor nos dará naquele dia. Com esta calma nota de alegria sem medida, o livro de Daniel chega ao fim. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

17 de Novembro Dia 321  

Leituras: João 11:17-27; 1 Pedro 5; Salmo 118:15-29; Provérbios 30:7-14; 1 Crônicas 2-3.  

Versículo Especial“Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte” (1 Pedro 5:6).  

Pensamento Bíblico“Cingi-vos Todos de Humildade” (1 Pedro 5:5-11). Nossa sociedade engrandece o indivíduo e muitas vezes recompensa a arrogância e o orgulho. Deus espera que resistamos a tais tentações, enquanto mostramos humildade. A humildade é importante em nossas relações com Deus, com a família, com os irmãos e irmãs em Cristo, vizinhos e colegas de trabalho e de escola. Não podemos esquecer nunca de que precisamos de Deus. Quando apreciamos esta dependência, é difícil olhar de cima para os outros!  

Ação: Medite sobre a oração de Pedro: “A Ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém” (1 Pedro 5:11). (  Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

16 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 73  g) Profecia Relativa às Recompensas Finais (v. 3). Sábios. Veja 11:33, 35; 12:10. Cons. Provérbios. 11:30; I Coríntios. 9:19; Tiago. 5:20; I Pedro 2:19-25; 4:12-16. Veja também I Coríntios. 3:19-23; 9:25; II Coríntios. 5:8-10; Filipenses. 4:1; I Tessalonicenses. 2:19; II Timóteo. 2:5; 4:8; Tiago. 1:12; I Pedro 5:4. h) Profecias Finais e Instruções (vs. 4-13). 4. Encerra as palavras e sela o livro. Nenhuma referência ao obscurecimento do significado. Uso paralelo indica que está relacionada com a proteção e autenticação da mensagem. Veja uma concordância. Muitos o esquadrinharão, e o saber se multiplicará. Os olhos das pessoas percorrerão a profecia e a compreensão aumentará. Está se tratando da disposição do livro e o seu futuro. 5. Daniel (como os apóstolos, Atos 1:3-6) sabia que a revelação estava se aproximando do fim. Ele ficou imaginando quando todos esses acontecimentos teriam lugar (cons. Atos 1:7,8). Outros dois. Duas figuras angélicas, uma das quais deve ter sido o Gabriel das visões anteriores. 6. Sobre as águas. Aqui o abismo que separa as criaturas (anjos) do Criador aparece na visão. O homem vestido de linho parece ser o próprio Filho de Deus pré-encamado (cons. Apocalipse. 1:13-20), observe que as últimas questões se referem a ele. 7. A consumação terá lugar quando os três tempos e meio (3 anos e meio; 1.260 dias, 42 meses) tão frequentemente mencionados nas profecias anteriores de Daniel tiverem se esgotado. Este versículo é base importante para sustentar a interpretação futurista não só de Daniel. 9:27 (a septuagésima semana), mas das porções principais do Apocalipse. A última metade das semanas de anos é um aspecto importante na profecia, porque nela se realizam os principais acontecimentos da consumação. A majestosa cena do juramento reaparece no Apocalipse. 10:5-7. Observe que o centro do interesse profético ainda é o precioso povo santo de Deus (e de Daniel).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

16 de Novembro Dia 320 

Leituras: João 11:1-16; 1 Pedro 4:12-19; Salmo 118:1-14; Provérbios 30:1-6; 1 Crônicas 1.  

Versículo Especial“Melhor é buscar refúgio no Senhor do que confiar no homem” (Salmo 118:8).

Pensamento Bíblico: Confie no Senhor (Salmo 118:1-14). Na medida em que os humanos avançam na compreensão do mundo material, muitas  velhas superstições são postas fora. Algumas pessoas têm varrido Jeová, juntamente com os mitos dos deuses pagãos.  Talvez, agora mais do que nunca, a forte fé em Deus esteja debaixo de ataque. Temos que nos lembrar que, em todos os avanços da ciência moderna, o Deus do céu não foi destronado. Ainda “melhor é buscar refúgio no Senhor do que confiar no homem.”  

Ação: Lembre-se de que Deus responde o que a ciência não pode!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

15 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 72 Daniel 12 e) Profecia Relativa à Grande Tribulação de Israel (12:1). Veja Jeremias. 30:4-11. Neste tempo (cons. coment. sobre Daniel. 11:36). Exatamente quando se desenrolam os acontecimentos de 11:36-45. Miguel. Veja Apocalipse. 12:7; Saias. 5:13-15; lI Reis. 6:15-17; Isaias. 37:35, 36; Mateus. 26:53. Este é o período da angústia de Israel. Toda a referência que lhe é feita usa a linguagem superlativa (cons. também Mateus. 24:21). É um castigo providencial através das perversas mãos do Anticristo preparando a vinda do Messias (cons. Jeremias. 30; 31; Ezequiel. 20:33-38. Veja R. Culver, Daniel and the Latter Days, págs. 69-76). Embora seja especialmente a tribulação de Israel, é um tempo de indignação divina sobre toda a terra igualmente; portanto outros sofrerão também (Isaias. 26:20; Daniel. 11:36; Apocalipse. 16:10). f) Profecia referente à Ressurreição dos Mortos (v. 2). Como o restante da profecia, este versículo relaciona-se com os israelitas. Considerando que a Escritura nada diz sobre uma ressurreição especial para Israel, a "primeira ressurreição" predita em Ap. 20:6, incluirá este grupo. Daniel 12:2 refere-se apenas ao Israel justo. Outras passagens que falam de três estágios na ressurreição (a de Cristo, a dos santos, a do restante dos mortos) são I Coríntios. 15:20-24 (veja R. Culver, "A Neglected Millennial Passage from St. Paul", Bibliotheca Sacra, Abril, 1956; C.F. Daniel (Comentário Bíblico Moody) 72 Kling, trad. de D.W. Poor sobre I Coríntios. Isaias: 20.24 em Lange's Commentary) e Ap. 20. Veja também João 5:28, 29 ; Atos 24:15. Que esta passagem descreve uma ressurreição seletiva é assunto pacífico não somente entre muitos mestres premilenialistas, mas também entre alguns amilenialistas (por exemplo, Keil). Veja R. Culver, Daniel and the Latter Days, págs. 172-176; Tregelles, Remarks, in loco.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

15 de Novembro Dia 319  

Leituras: João 10:31-42; 1 Pedro 4:1-11; Salmo 117; Provérbios 29:22-27; Malaquias 3-4.  

Versículo Especial“Sede, mutuamente, hospitaleiros, sem murmuração” (1 Pedro 4:9). 

Pensamento Bíblico: “Sede Mutuamente Hospitaleiros” (1 Pedro 4:9). O progresso das tecnologia tornou cada vez mais fácil para as pessoas viverem em vazios sociais. A televisão e os jogos eletrônicos roubam de nós, e dos nossos filhos, oportunidades de conversar com os outros. Mais do que nunca, precisamos obedecer às instruções de Pedro para sermos hospitaleiros, sem resmungar. Não podemos fazer muito para ajudar outros a conhecerem o Senhor, se não os conhecemos.  

Ação: Faça planos hoje para convidar alguém para uma refeição ou passar uma tarde para se conhecerem melhor. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

14 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 71  40. No tempo do fim. Cons. I Coríntios. 15:24; Mateus. 28:20; 13:39. O fim é o fim dos acontecimentos profetizados neste livro – a chegada do reino messiânico para substituir os outros. Daqui para o final das profecias de Daniel, foram focalizados acontecimentos rurais (cons. esp. 12:1, "nesse tempo", etc.). O fim do Anticristo foi apresentado em outra parte (Apocalipse. 19:11 e segs.; Isaias. 11:4; Salmos. 2). Observe que através desta seção este rei voluntarioso não é nem "o rei do norte" nem "o rei do sul", os quais lutam contra ele. Com que nação esses dois oponentes serão identificados é difícil dizer-se ao certo. O Sucesso do Anticristo na guerra é o que se profetiza aqui (cons. Daniel. 7:8, 20; Apocalipse. 17:13). Do mesmo modo as máquinas de guerra especiais – redemoinho, canos, cavaleiros, nados – devem ser interpretados em termos de traquinas do futuro. Ele terá armas modernas. Daniel viu a guerra em termos do seu próprio dia, caso contrário não os teria entendido. 41. Aqui há uma descrição de um ataque à Palestina. Talvez deveria ser ligado com a quebra da aliança do Anticristo (Daniel. 9:27). No seu fracasso de tomar Edom, Moabe e Amom, veja Isaias. 11:14. Muitos. No hebraico não se encontra a palavra "países" após muitos. 42-44. A coincidência desta seção com os acontecimentos que prepararam o caminho à II Guerra Mundial, especialmente o começo da carreira de Mussolini, é surpreendente. Mas o fracasso da história em justificar a interpretação profética daquela década deveria desencorajar outras identificações prematuras com os poderes contemporâneos. Isto é certíssimo: haverão pelo menos três fortes poderes nacionais contemporâneos como o Anticristo, o rei "'romano". Eles seda "do norte" (v. 40), "do sul" (v. 40), e do oriente (v. 44). 45. Evidentemente na Palestina, querendo acabar com o perene problema dos judeus, procura acabar com os próprios judeus, e aí encontra o seu fim (Zacarias. 12:1-14; cons. Joel 3:16; veja também Zacarias. 14; Apocalipse. 14:17-20; 19). Tregelles (op. cit.) aplica Isaias. 14: 14 e Ezequiel. 28 à queda deste homem. G.H. Lang (Histories and Prophecies of Daniel) aplica Ezequiel. 38 e 39 neste ponto. (Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA


 14 de Novembro Dia 318  

Leituras: João 10:22-30; 1 Pedro 3:13-22; Salmo 116; Provérbios 29:15-21; Malaquias 1-2.  

Versículo Especial: “Agora, ó sacerdotes, para vós outros é este mandamento” (Malaquias 2:1).  

Pensamento Bíblico: O que Deus Espera de Seus Sacerdotes (Malaquias 2:4-9). Uma vez que todos os cristãos são sacerdotes (veja 1 Pedro 2:5), podemos aprender com o que Deus esperava dos sacerdotes levitas:  

. . . com efeito, ele me temeu, e tremeu por causa do meu nome. A verdadeira instrução esteve na sua boca, e a injustiça não se achou nos seus lábios: andou comigo em paz e em retidão, e da iniquidade apartou a muitos. Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento . . . .”  

Ação: Ande com Deus em paz e retidão. Trabalhe para tirar outros da perversidade. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

13 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 70  (2) Embora toda a profecia de Daniel até 11:35 possa ser facilmente relacionada com os acontecimentos bem conhecidos da antiga história, essa correspondência não pode continuar além desse ponto. (3) O versículo 36 menciona um rei cujo período é "a indignação", um termo técnico extraído da literatura profética de Israel, geralmente referindo-as aos acontecimentos escatológicos (por exemplo, Isaias. 26:20). (4) As predições inclusas correspondem com bastante precisão às profecias reconhecidas do Anticristo final (cons. II Tessalonicenses. 2:4 e segs.; Apocalipse. 13; 17). (5) Uma brecha literária natural aparece antes de Daniel. 11:36. (6) O rei voluntarioso é um elemento novo, separado dos outros dois reinos cuja história está sendo examinada até o versículo 35. (7) De força decisiva é a ligação com a Grande Tribulação, a ressurreição dos mortos e as recompensas finais, etc. (12:1-3), fornecida pelas palavras "nesse tempo" (heb. ûbe'et hahî, 12:1). O tempo desses acontecimentos escatológicos é o tempo dos acontecimentos da parte final do capítulo 11. 36. Este rei é o mesmo "filho da perdição" (II Tessalonicenses. 2:3, 4), que deve aparecer antes do segundo advento de Cristo (II Tessalonicenses. 2:1, 2; cons. Daniel. 7:11, 25). Sua carreira será curta, durando apenas até a indignação de Deus se desencadear sobre a humanidade no fim dos tempos. 37. Deus de seus pais (elhê 'abatayw). Embora possa ser traduzida assim, esta frase certamente deve ser interpretada referindo-se ao Senhor Deus de Israel, pois um falso Messias dos judeus dificilmente seria um gentio. "Deus de seus pais " é uma designação familiar para o Senhor. Desejo de mulheres. Significado desconhecido. As interpretações variam desde ídolos femininos até paixões sexuais. (Veja comentários sobre o "pequeno chifre" do cap. 7.) 38, 39. O deus das fortalezas. Adoração ao poder militar, como a dos Césares, dos heteus, etc. Os dois versículos descrevem urna fraude monumental, que, embora se proclamasse um deus, secretamente praticava charlatanices com astrólogos, adivinhos, etc. uma situação não de todo incomum na história.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

13 de Novembro Dia 317  

Leituras: João 10:7-21; 1 Pedro 3:1-12; Salmo 115; Provérbios 29:8-14; Zacarias 13-14.  

Versículo Especial“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas” (João 10:11).  

Pensamento Bíblico: “Dou a Vida pelas Minhas Ovelhas” (João 10:7-21). Quando descreve a fidelidade do bom pastor, Jesus ressalta um ponto importante sobre seu sacrifício através da morte. Ele morreu por sua escolha. Sua vida não lhe foi arrebatada por homens ímpios. Ele não morreu por imposição de seu Pai. Jesus escolheu sacrificar-se por suas ovelhas. Sua morte não foi a derrota de um plano fracassado, mas a conclusão do Plano Divino.  

Ação: Entregue-se voluntariamente ao serviço do Senhor. Ele se deu voluntariamente por você.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

12 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 69  No versículo 21 Antíoco Epifânio (175-163 A.C.) é apresentado como um homem vil. A perversa perseguição que ele moveu contra os judeus e a profanação do Templo são descritos por uma testemunha contemporânea em I Macabeus, que deve ser lido por todo estudante de Daniel. Sua ação está predita também em Daniel. 8:13, e seus atos fornecem um tipo de padrão para aqueles do perverso "príncipe, que há de vir" (Daniel. 9:26, 27; cons. II Tessalonicenses. 2:4, 5; Mateus. 24:15-21). Nos tenebrosos dias de Antíoco só aqueles que conheciam o seu Deus (Daniel. 11:32) foram capazes de manter as cabeças erguidas sem se envergonharem, sendo capacitados por Deus a permanecerem em atividade. Muitos morreram por causa de sua fé (vs. 34, 35), ensinando a muitos através de sua atitude (v. 33). Seus sofrimentos formaram caracteres fora do comum, com a ajuda de Deus (vs. 34, 35). Foram os separatistas daquele tempo, que se recusaram a partilhar dos vícios pagãos de seus senhores gregos e dos belos aspectos ilusórios de seu ritual e sua religião. Eles constituem o elo principal entre os dois Testamentos, pois seus descendentes espirituais aparecem nos Evangelhos como nome de fariseus (que significa "os separados"). Como é triste saber que seus descendentes afastaram-se de seus verdadeiros princípios! Hebreus 11:34-39 comemora os judeus fiéis daquele tempo de tribulação. d) A Profecia de Israel em Conflito com "o Rei Voluntarioso" (vs. 36-45). Jerônimo declara que no seu tempo esta porção de Daniel era aplicada ao Anticristo pelos "nossos escritores". E até os dias de hoje esta interpretação é a que prevalece. Damos abaixo as principais razões para defendermos que a profecia passa de Antíoco para o Anticristo precisamente no versículo 36. (1) O alcance da profecia (10:14) exige alguma referência escatológica, tornando assim possível esta divisão. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

12 de Novembro Dia 316  

Leituras: João 10:1-6; 1 Pedro 2:13-25; Salmo 114; Provérbios 29:1-7; Zacarias 11-12.  

Versículo Especial“Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos” (1 Pedro 2:15).  

Pensamento Bíblico“Para Seguirdes os Seus Passos” (1 Pedro 2:18-25). Jesus viveu uma vida sem pecado, no meio de um mundo mau. Essa ausência de pecado qualificou-o para ser o sacrifício perfeito pelos nossos pecados (veja Hebreus 10:10).  

Pedro salienta outro benefício da ausência de pecado em Cristo: Ele nos capacita a viver pela justiça. O valor da vida de Cristo não termina quando nossos pecados são lavados pelo batismo (veja Atos 22:16). Ele continua, quando enfrentamos a tentação no dia-a-dia. Tiramos força de seu exemplo de paciência na desgraça. O escritor de Hebreus descreve a vitória de Jesus também por: 1. Destruir o Diabo, 2. Livrar-nos da servidão do pecado e 3. Ajudar aqueles que são tentados (Hebreus 2:14-18).  

Ação: Enfrente as aflições de hoje com o auxílio do exemplo perfeito de Jesus Cristo.( Estra I do dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...