21 de dezembro de 2013

MEDITAÇÃO DO DIA

21 de dezembro Dia 355  

Leituras: João 19:17-24; Apocalipse 12; Salmo 140; Eclesiastes 8:14-17; Esdras 10.  

Versículo Especial: “Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida” (Apocalipse 12:11).  

Pensamento Bíblico: Vitória em Jesus (Apocalipse 12). Satanás simplesmente não pode vencer! Este capítulo mostra seus esforços desesperados para derrotar:  
    O Filho Varão (vs. 1-5). Jesus venceu!
    Miguel e os Anjos (vs. 7-12). Miguel expulsou Satanás.
    A Mulher (vs. 13-16). Satanás, contra a igreja, não podia vencer (veja Mateus 16:18).
    A Descendência da Mulher (v. 17). A última esperança de Satanás é vencer os indivíduos cristãos, mas ele não pode destruir os fiéis!  

Ação: Guarde os mandamentos de Deus e o seu testemunho.

20 de dezembro de 2013

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO


Alguém se interessa por você
Enquanto Davi se encontrava em exílio voluntário de seu povo, escondendo-se, como um animal no deserto, de um Saul enlouquecido de ciúme, ele compôs estas linhas lamentosas: “... pois não há quem me reconheça ... ninguém que por mim se interesse” (Salmo 142:4).
A verdade é que Alguém se interessavae se interessa. As pessoas que mais freqüentemente se ajuntavam ansiosamente em volta de Jesus durante os seus dias de ensinamento eram os rejeitados, aquele grande grupo de homens e mulheres que conheciam bem seus próprios fracassos morais e espirituais e eram forçados a sentirem-nos ainda mais agudamente por uma elite religiosa que os via como inúteis e indignos. Jesus os tocava intensamente porque ele tão obviamente valorizava e se interessava por eles mesmo quando os chamava para arrependerem-se e seguirem-no.
Tal foi o caso quando Jesus ensinou aquela bem conhecida trilogia de parábolas concernentes às coisas perdidas que somente Lucas registra (Lucas 15). (Mateus de fato coloca a história da ovelha perdida num discurso anterior sobre humildade, Mateus 18:12-14). Grandes multidões tinham vindo ouvir Jesus pregar, enquanto um grupinho de fariseus cada vez mais antagonistas resmungava seu desdém por “este homem” que“recebe pecadores e come com eles” (Lucas 15:2). Jesus fez uma pausa em seu ensinamento para responder novamente a seus críticos que, em sua cegueira, continuavam repetindo uma acusação que não somente o elogiava, como indiciava severamente os acusadores.
Jesus pregava o evangelho do reino não como se fosse para aqueles que, como imaginavam, tinham se tornado dignos dele, mas como uma porta aberta a todos. A mensagem dos fariseus era uma mensagem de reforma de modo a ser digno finalmente para um chamado ao reino. O evangelho de Jesus era para pecadores como eram, prometendo perdão e boas vindas a cada coração crente e penitente. Realmente, como as duas primeiras parábolas confirmam, Jesus era pior do que os fariseus o tinham descrito. Ele não somente recebia pecadores mas continuava buscando-os!
Não há dúvida de que estas três parábolas sobre coisas perdidas e pessoas perdidas sejam dirigidas principalmente aos ataques dos fariseus. Elas começam muito enfaticamente como um apelo à natureza humana. Elas contêm o tipo de argumento “o que você faria?” que o Senhor freqüentemente usava (Lucas 14:5). O que qualquer pastor faria se perdesse uma ovelha? O que ele faria se a achasse? E o que uma dona de casa faria se perdesse algum dinheiro? E o que ela faria se o achasse? Tudo sobre estas ilustrações é tão natural que nem precisa de explanação. Todas as pessoas, até mesmo os fariseus, sentem falta de coisas perdidas e se regozijam grandemente quando são recuperadas, mesmo coisas tão mundanas como uma ovelha ou uma moeda. Está implícito em seu argumento: Certamente, um ser humano, ainda que degradado, vale tanto quanto qualquer destas coisas!
Interrogando ainda mais, Jesus está perguntando: “O que faríeis se perdêsseis um filho? O que faríeis se o encontrásseis de novo? E, se estivésseis onde Deus está e tivésseis perdido todos estes ‘filhos’ o que faríeis? E como vos sentiríeis se eles voltassem ao lar novamente? Se não entendeis o que estou fazendo, tentai entender-vos a vós mesmos!”
Esta foi a defesa parabólica de Jesus de sua preocupação com a recuperação moral dos degradados e sua crença que isso era absolutamente possível e digno. Para seus críticos, os coletores de impostos e pecadores eram somente insignificantes pedacinhos de refugo humano sem esperança, para com os quais eles eram indiferentes. Incoerentemente, estes seres humanos, feitos à imagem de Deus, valiam menos para os fariseus do que uma ovelha comum ou um dia de salário. Por elas não tinham interesse nem alegria. Estas parábolas dizem que era o comportamento dos fariseus que não era natural, até mesmo sub-humano, e não o do Senhor.
Na terceira e mais forte destas suas três parábolas, Jesus passa da defesa de seu próprio amor incompreendido para a repreensão dos fariseus pela falta dele. Ele lhes mostrou como deveriam ter sido; agora ele mostrar-lhes-á como eles são. O foco da Parábola do Filho Pródigo não está no “pródigo”, mas no irmão mais velho, que retrata de modo sombrio e trágico a atitude dos escribas egoístas.
Contudo mesmo nesta história de repreensão severa há amor e rogo àqueles a quem ela é dirigida. É um convite à alegria, um convite a partilhar o amor dele e do Pai pelos homens e mulheres perdidos de todas as qualidades; mas há uma estrada dura e humilhante que eles precisam trilhar antes que estejam prontos a recebê-la. E antes que acabe, eles ficarão assustados ao saberem que aqueles que eles tanto tinham desprezado já tinham feito a jornada antes deles.
Nestas parábolas talvez mais do que em qualquer outra é revelado o trabalho e o propósito reais do reino do céu. Perder este foco sobre o povo perdido, a sincera busca para encontrá-lo, a alegria entusiástica pela volta deles, é perder o Cristo que os ensinou.
(–por Paul Earnhart) Que Deus Abençoe a Todos Pastor Antonio Marques.

MEDITAÇÃO DO DIA

20 de dezembro Dia 354  

Leituras: João 19:1-16; Apocalipse 11; Salmo 139:13-24; Eclesiastes 8:10-13; Esdras 8-9.  

Versículo Especial: “Mas, depois dos três dias e meio, um espírito de vida, vindo da parte de Deus, neles penetrou, e eles se ergueram sobre os pés, e àqueles que os viram sobreveio grande medo” (Apocalipse 11:11).  

Pensamento Bíblico: Ressurreição da Causa da Justiça (Apocalipse 11). Alguma das coisas mais dramáticas na Bíblia está resumido neste capítulo. O propósito não é para divertir, mas para encorajar. As testemunhas começaram seu trabalho de resistir ao mal, somente para ser abatidas. Os injustos comemoraram a morte dos servos de Deus, mas seu festejo durou pouco, interrompido pelo triunfo das testemunhas. No fim, os justos prosperam!  

Ação: A despeito da oposição à verdade, não se desespere!

19 de dezembro de 2013

MEDITAÇÃO DO DIA

19 de dezembro Dia 353  

Leituras: João 18:28-40; Apocalipse 10; Salmo 139:1-12; Eclesiastes 8:1-9; Esdras 6-7.  

Versículo Especial: “Logo que falaram os sete trovões, eu ia escrever, mas ouvi uma voz do céu, dizendo: Guarda em segredo as cousas que os sete trovões falaram e não as escrevas” (Apocalipse 10:4).  

Pensamento BíblicoO Poder Não Revelado de Deus (Apocalipse 10:3-4). O estrondo da voz dos sete trovões mostrou o poder de Deus. João já ia nos dizer sobre a mensagem deles quando foi interrompido por uma proibição do céu. Em meio às poderosas cenas do Apocalipse, esta nos lembra que Deus tem, no seu arsenal, armas que jamais vimos. Não sabemos o que os sete trovões disseram, mas sabemos quem comanda tal poder aterrador.  

Ação: Busque conforto no poder ilimitado de Deus.

18 de dezembro de 2013

MEDITAÇÃO DO DIA

18 de dezembro Dia 352  

Leituras: João 18:19-27; Apocalipse 9; Salmo 138; Eclesiastes 7:27-29; Esdras 3-5.  

Versículo Especial“Naqueles dias, os homens buscarão a morte e não a acharão; também terão ardente desejo de morrer, mas a morte fujirá deles” (Apocalipse 9:6).  

Pensamento BíblicoConseqüências do Mal (Apocalipse 9:1-2). A quinta trombeta, também chamada o primeiro ai, atingiu apenas os injustos (v.4). Ela mostra o poder do mal, não afligindo os justos, mas aqueles que persistem no mal! É assim que Satanás recompensa seus servos! O pecado pode trazer prazer temporário, mas o fim da estrada é de um horror que não se pode imaginar.  

Ação: Escolha obedecer ao Senhor. Ele oferece grandes bênçãos àqueles que o servem. Satanás destrói seus servos.

17 de dezembro de 2013

MEDITAÇÃO DO DIA

17 de dezembro Dia 351  

Leituras: João 18:12-18; Apocalipse 8; Salmo 137; Eclesiastes 7:23-26; Esdras 1-2.  

Versículo Especial: “E da mão do anjo subiu à presença de Deus a fumaça do incenso, com as orações dos santos” (Apocalipse 8:4).  

Pensamento Bíblico“As Orações dos Santos” (Apocalipse 8:1-6). O sétimo selo revela a próxima série, as sete trombetas. Observe o papel das orações nesta cena. As orações são oferecidas (junto com incenso) no altar diante do trono de Deus. Nossas orações são uma oferenda a Deus, que ele recebe no céu.  
Algumas pessoas pensam, hoje em dia, que as orações servem meramente como terapia daquele que ora. Elas nos fazem sentir melhor, porque nos levam a falar de nossas preocupações. Este não é o ensinamento das Escrituras. Estas orações não eram declarações sem importância. Elas resultaram na imediata resposta de Deus: transbordante de advertências para aqueles que cedo seriam julgados. A lição? Deus ouve e responde às nossas orações!  

Ação: Ofereça suas orações fervorosas a Deus com fé que ele ouve e responde.

16 de dezembro de 2013

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO


O desejo de agradar a Deus
Nossa época é uma de análise e descoberta. Os homens não se contentam em saber que alguma coisa acontece. Eles têm que saber por quê.
Por isso, muitos dos nossos problemas sociais estão recebendo explicações psicológicas. Conseqüentemente dizem que ficar bêbado, roubar e matar são doenças psicológicas. É apenas natural que o comportamento religioso também seja explicado com base sociológica e psicológica. Por isso, pode ser mostrado que os desvios na maioria dos períodos de inovação vêm das classes de pessoas mais ricas. A tendência é virem das classes superiores. A tentação é dizer que os ricos são maus e os pobres são bons. No entanto, uma suposição dessas seria altamente injustificada. Então o que estamos dizendo é que devemos tomar muito cuidado com a maneira que empregamos a psicologia e a sociologia na religião.
A fidelidade de Jó
Antropólogos sempre buscaram colocar o comportamento religioso exclusivamente em aspecto de necessidades sociológicas. Há uma necessidade psicológica e sociológica para a religião; no entanto estas explicações, ou apenas estas necessidades, não explicam comportamento religioso. Há muitas exceções às explicações sociológicas comuns para a religião. Por exemplo, como poderíamos justificar a piedade de Jó numa base sociológica ou psicológica? Ele não era justo porque era pobre visto que também era justo quando era rico. Sua posição social não fez nenhuma diferença na sua justiça. Pense sobre sua situação psicológica. Lá ele esteve, com tudo. Aí, de uma vez, tudo foi tirado dele. Psicologicamente Jó foi colocado numa situação muito difícil. Todas as explicações psicológicas para o comportamento de Jó e para sua confiança em Deus foram tiradas. Jó admitiu que ele não sabia porque Deus havia trazido tal infortúnio sobre ele. Mas ele permaneceu fiel a Deus. Por quê? Por que havia tantas personagens religiosas na Bíblia que eram fiéis a Deus? Porque amavam a Deus e desejavam servi-lo.
Razões para a justiça
Agora quando olhamos as divisões religiosas sobre o uso de música instrumental ou o sustento de instituições humanas pela igreja, vemos que muitas pessoas de classes mais altas e mais ricas se afastam e pessoas de classes mais baixas tendem a permanecer fiéis, Assim, pensarmos que seu comportamento respectivo era meramente devido a posições financeiras e sociais e deixamos de fora a parte mais importante – a justiça diante do Senhor: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (João 14:15). Havia pessoas ricas que se opuseram aos instrumentos e outras inovações. Não muitas, mas algumas sim. Por quê? Porque amavam Deus e desejavam guardar seus mandamentos. Sem dúvida era mais fácil para a classe mais baixa, as pessoas mais pobres, resistir a estas inovações, simplesmente porque não tinham o dinheiro para adotá-las; e seus gostos costumavam ser mais simples, mais conservadores e mais rígidos. Mas justificar sua oposição deixaria de fora a parte mais importante da justiça: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos”. É por isso que Abraão rico, Lázaro pobre, Jó rico, Jó pobre, Davi rico, Elias pobre, José de Arimatéia rico e João Batista pobre serviram a Deus. Eles tinham quase nada em comum sociológica ou psicologicamente, mas tinham uma coisa em comum – eles amavam Deus e desejavam servi-lo. Então é óbvio qual influência é a maior – o desejo de servir a Deus ultrapassa as barreiras sociológicas e psicológicas.
Necessidade pela religião
Isso nos leva a uma outra pergunta: E a necessidade pela religião? “Algumas pessoas precisam e outras não.” Esta afirmação deixa muito a desejar. Uma outra afirmação quase certa da idéia seria que algumas pessoas sentem a necessidade pela religião e outras não; mas todos os homens precisam da religião. Os homens, reconhecendo ou não, precisam da Bíblia; e, reconhecendo ou não, precisam tomar muito cuidado para obedecerem a Deus. Devemos lembrar que, muitas vezes, há uma grande diferença entre o que precisamos e o que achamos que precisamos.
“Pregue o evangelho a toda criatura”
É verdade que as pessoas têm tipos diferentes de mentes. Estas diferenças são devidas à herança e ao ambiente. Estas mentes desejam tipos diferentes de religiões, tipos diferentes de atividades mentais. Dizem que não é a missão do evangelista atormentar aqueles de mentes e necessidades diferentes a aceitarem algo que não querem. Isso é verdade. Já aconteceu antes, e o resultado tem sido membros meio-convertidos. No entanto, há uma tendência de levar esta idéia longe demais e usarmos como umadesculpa para não tentarmos converter interessados improváveis. Em outras palavras, apenas converter as almas que “caem do céu”. Mas lembre-se que em Mateus 13 havia tipos diferentes de corações (mentes) e apenas um tipo de mente deu frutos verdadeiros. Apesar disso, a semente foi semeada para todos os corações. O coração que precisava e sabia que precisava da palavra e que a aceitou era o coração que deu frutos. Os outros corações, no fim, foram rejeitados.
Esta é a maneira que devemos proclamar o evangelho hoje. “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Marcos 16:15-16). Também vamos tomar cuidado em falar sobre o tipo de mente que precisa da religião bíblica para não deixarmos a impressão de que não tem problema se precisarmos dela, assim como não tem problema se não precisarmos dela. Não devemos dar a impressão de que, se a pessoa, por acaso, não tenha a herança e o ambiente certo para criar o tipo certo de disposição mental, então a conversão é impossível. Atitudes podem mudar. Afinal, não é disso que a conversão trata?
(–por Bob Waldron) Que Deus Abençoe a Todos Pastor Antonio Marques.

MEDITAÇÃO DO DIA

16 de dezembro Dia 350  

Leituras: João 18:1-11; Apocalipse 7; Salmo 136:10-26; Eclesiastes 7:19-22; 2 Crônicas 34-36.  

Versículo Especial: “Pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima” (Apocalipse 7:17).  

Pensamento Bíblico: O Cordeiro, o Pastor (Apocalipse 7:14-17). Descrevendo a recompensa daqueles que suportam a perseguição, um dos anciãos apresenta uma imagem que parece contraditória. O Pastor que proverá cuidado com amor é o Cordeiro! Ele alimenta, cuida e provê cuidado amoroso às suas ovelhas. O sofrimento delas é temporário. O cuidado dele é eterno.  

Ação: Não desista quando enfrentar tribulação. O descanso está vindo!

15 de dezembro de 2013

REFLEXÃO DA SEMANA


Lençol Sujo 

Conta-se que um casal, recém-casado, mudou-se para um bairro muito tranquilo.
Na primeira manhã que passavam na casa, enquanto tomava café, a mulher reparou através da janela em uma vizinha que pendurava lençóis no varal comentou com o marido:
-”Que lençóis sujos ela está pendurando no varal! Está precisando de um sabão novo. Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas!”
O marido observou calado.
Alguns dias depois, novamente, durante o café da manhã, a vizinha pendurava lençóis no varal e a mulher comentou com o marido:
- “Nossa vizinha continua pendurando os lençóis sujos! Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas!”
E assim, a cada dois ou três dias, a mulher repetia seu discurso, enquanto a vizinha pendurava suas roupas no varal.
Passado um mês a mulher se surpreendeu ao ver os lençóis muito brancos sendo estendidos e, empolgada, foi dizer ao marido:
-”Veja, ela aprendeu a lavar as roupas. Será que a outra vizinha ensinou??? Porque eu não fiz nada.”
O marido calmamente respondeu:
-” Não, hoje eu levantei mais cedo e lavei os vidros da nossa janela!”
“E assim é. Tudo depende da janela, através da qual observamos os fatos.”

Autor Desconhecido

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...