16 de abril de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


Salmos (Comentário Bíblico Moody) 68  9-12. Uma Esperança Confiante. Em Deus faremos proezas. Embora a lamúria pública continue apesar do oráculo animador, a esperança começa a emergir. Deus é sua única esperança de vencer a batalha. O pedido de ajuda traz consigo uma certeza de vitória final. Salmo 61. Oração pelo Rei Este salmo é a profunda lamentação e o apelo de alguém que está longe de Jerusalém. Os confim da te«a não precisa necessariamente se referir a uma região remota, porque a distância foi exagerada pelo anseio de voltar para casa. Embora um exibo forçado fosse o quinhão do salmista, não o exige esta frase. 1-4. Um Pedido de Restauração Pessoal. Ouve, ó Deus, a minha súplica. Desesperado o salmista roga o senso da presença e proteção divinas. Ele deseja experimentar a segurança de uma rocha que é alta demais para ele escalar sem o auxílio divino. Por causa das bênçãos divinas do passado, ele encontra garantia para o presente e esperança para o futuro. 5-8. Uma Oração de Bênção Real. Pois ouviste. O escritor expressa profunda confiança de que a sua oração pelo bem-estar do rei reinante será atendida. Os versículos 6, 7 podem ser considerados como uma declaração de sua oração anterior ou traduzida como um pedido presente – dias sobre dias acrescenta ao rei . . . Observe que o escritor ora pedindo três coisas – vida prolongada, reino extenso e as bênçãos da misericórdia e verdade. Sua confiança de que Deus responderá fá-lo determinar o pagamento de votos diários de ação de graças. Salmo 62. Uma Fé Inabalável Há um pedido de lamentação nos versículos introdutórios deste notável cântico de confiança passivo, e um propósito didático nos versículos finais. Contudo, a nota dominante de confiança está evidente através de todo ele. O autor é um homem de autoridade cuja posição está ameaçada. Embora seus oponentes sejam de diversos tipos de vida, ele os considera todos indignos..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


16 de Abril Dia 106  

Leituras: Marcos 1:9-20; Romanos 11:25-36; Salmo 93; Provérbios 22:22-29; Josué 9-10.  

Versículo Especial“Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!” (Romanos 11:33).  

Pensamento Bíblico: A Profundidade da Sabedoria de Deus (Romanos 11:33). Numa era em que se exalta a razão humana, há muitos que tentam escolher quais partes das Escrituras deveriam ser acreditadas. Alguns dizem que aceitarão o que entenderem, pensando que a verdade de Deus terá sentido para eles. Outros tentam vislumbrar o significado escondido atrás da palavra de Deus, assim tendo a pretensão de conhecer sua intenção, que suplanta (assim dizem) sua palavra revelada. Tais abordagens são arrogantes e mortais. Deus não revelou tudo o que poderíamos querer saber; ele nos disse tudo o que precisamos saber. Nossa tarefa não é aperfeiçoar, porém obedecer a sua palavra!  

Ação: Obedeça a Deus, quer você entenda suas razões ou não!..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

15 de abril de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


Salmos (Comentário Bíblico Moody) 67  10-13. Pedido de Vingança. Não os mates . . . dispersa-os. Por causa da confiança de que Deus virá ao seu encontro, ele ora pedindo um castigo gradual para os seus inimigos. Ele não quer que sejam destruídos imediatamente mas que sirvam de exemplo para o povo. A mudança de atitude, pedindo que Deus os consuma, no versículo 13, mostra qual o destino final que deseja para eles. 14-17. Contrastes de Fé. Uivam ... rosnam . . . Eu, porém, cantarei a tua força. O versículo 7 é repetido para estabelecer este contraste vivo. Enquanto os ímpios buscam infrutiferamente a noite toda, como cães vagabundos, o salmista faz o voto de cantar em altas vozes pela manhã. Os versículos 9, 10 servem como base para o conclusivo refrão da certeza. Salmo 60. Um Pedido de Vitória Final Por causa de evidente desastre que a nação enfrentava, e por causa dos freqüentes plurais, este salmo deve ser classificado como lamentação nacional. Uma queixa pública está no começo e no final do salmo, e um oráculo divino separado foi colocado no meio. O salmo termina com uma nota de confiança. Os versículos 6-12 são repetidos pelo autor do Salmo 108. 1-5. Uma Circunstância Calamitosa. Ó Deus, tu nos rejeitaste. A situação é pior do que mera derrota militar e um simples desastre porque foi interpretado como o abandono do povo da parte de Deus. O aparente desagrado divino foi pitorescamente descrito como provocador de terremotos, fazendo o povo cambalear como se estivesse embriagado. Conclui-se que Deus lhes dera sua bandeira mas os conduzira à derrota. O pedido do versículos é transicional, introduzindo a promessa divina. 6-8. Um Oráculo Profético. Falou Deus. A resposta está expressa em termos de uma promessa prévia de Deus. As referências a vastas áreas geográficas parecem expressar o poder e o domínio universais de Deus mais do que descrever uma situação histórica.(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


15 de Abril Dia 105  

Leituras: Marcos 1:1-8; Romanos 11:11-24; Salmo 92; Provérbios 22:17-21; Josué 7-8.  

Versículo Especial“Plantados na Casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus” (Salmo 92:13).  

Pensamento Bíblico: “A Bondade e a Severidade de Deus” (Romanos 11:22). Temos dificuldade em reconciliar a misericórdia de Deus com a sua ira. Nossas mentes limitadas não podem compreender facilmente como tais opostos aparentes existem lado a lado no caráter de um ser perfeito. Algumas pessoas, arbitrariamente, rejeitam um lado e se agarram a outro. Porém a Bíblia afirma que ambos são verdadeiros e mostra que escolhemos o que recairá sobre nós. Se caímos, seremos condenados. Se nos voltamos para ele e continuamos em sua bondade, seremos recompensados.  

Ação: Permaneça na bondade de Deus..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

14 de abril de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

 Salmos (Comentário Bíblico Moody) 66  1-5. Um Mundo de Injustiça. No íntimo engendrais iniqüidades. Todo o problema da injustiça nos negócios dos homens está aqui reconhecido como devido à maldade inata. O termo traduzido para juízes (‘elem) no versículo 1 é obscuro. Alguns comentadores preferem a tradução – ó deuses (‘elîm), e acham que é uma expressão de sarcasmo dirigida aos juizes injustos. Esta revisão faz paralelo com o Salmo 82 mas não tem o apoio da MSS ou da LXX. Nos versículos 3-5 faz-se referência direta a esses homens perversos como sendo inatamente perversos e indomáveis.6-11. Um Grito de Vingança. Ó Deus, quebra-lhes os dentes. Com linguagem empolada o salmista cria uma série de pequenas metáforas com os dentes dos leões, ribeiros, uma serpente, aborto e espinhos. Cada uma delas foi enunciada como uma imprecação contra seus injustos inimigos. Assim, temos aqui uma maldição sétuplo em forma de oração. Os versículos 10, 11 mostram a confiança do salmista em termos realistas. Ele tem certeza de que os justos, que ele representa, verão e se regozijarão na completa destruição daqueles inimigos injustos. Salmo 59. Uma Oração por Salvamento Embora este salmo seja basicamente o lamento de um indivíduo, tem nuances que o adaptam também ao uso nacional. Temos aqui pontos de semelhança com os salmos 55 e 58. O quadro da opressão é novamente dominante, como também a atitude vingativa do escritor. Contrariando o padrão normal do lamento individual, os refrões são evidentes. Os versículos 6,13, embora não sejam completamente idênticos, agem como pensamento recorrente. Os versículos 9, 10 são repetidos da mesma maneira em semelhante padrão de pensamento no versículo 17. 1-5. Oração por Proteção. Livra-me ... salva-me. A seriedade da situação angustiosa do salmista está evidente neste grito duplo. Depois de descrever a atividade dos seus inimigos e advogar sua inocência, o salmista implora que Deus se levante contra os pagãos, isto é, as nações. A referência ao castigo das nações parece aplicar-se à experiência de uma emergência nacional. 6-9. A Rebeldia do Inimigo. Uivam como cães. As palavras ásperas e a zombaria fazem o salmista pensar em cães vagabundos à procura de alimento à noite. Contudo, ele confia em que Deus há de se rir do inimigo e vir em sua defesa.(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


14 de Abril Dia 104  

Leituras: Mateus 28:11-20; Romanos 11:1-10; Salmo 91; Provérbios 22:11-16; Josué 4-6.  

Versículo Especial: “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mateus 28:18).  

Pensamento Bíblico: Fazendo Discípulos (Mateus 28:18-20). Fazer discípulos envolve duas ações:

    Batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e

    Ensinar a observar tudo o que o Senhor mandou.

Este processo de conversão está apoiado na total autoridade de Jesus (v. 18). Aqueles que não foram batizados ou não tenham determinado obedecer a autoridade absoluta do Senhor, não são verdadeiramente seus discípulos.  

Ação: Certifique-se de estar em submissão à autoridade de Cristo.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

13 de abril de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 65  Salmo 57. Uma Oração de Proteção A mesma pessoa que escreveu o Salmo 56 possivelmente teria também escrito esta lamentação individual. Em espírito, conteúdo, estilo e situação, os dois salmos são semelhantes. Ambos começam com o mesmo apelo e ambos usam um refrão notável como divisão de estrutura. Os versículos 7-11 deste salmo formam um hino admirável que é repetido no Salmo 108. É possível que os dois poemas fossem reunidos para formarem este salmo na sua forma atual. 1-5. Uma Oração por Proteção. Tem misericórdia de mim, ó Deus. O pedido do salmista não é por vingança ou destruição mm pelo cuidado e misericórdia de Deus. Uma vez que sua confiança em Deus é tão implícita, ele se refugia na confiança de que a misericórdia e verdade divinas serão suficientes. 6-11. Uma Resolução de Ação de Graças. Firme está o meu coração . . . cantarei e entoarei louvores. Depois de breve lembrete de sua atual situação e a certeza de que seus inimigos sofrerão autodestruição, o salmista toma sua firme resolução. Seu louvor é universal e baseia-se em dois motivos para a sua confiança, mencionados no versículo 3 - a misericórdia divina e a sua verdade. O salmo termina com um refrão em forma de oração exaltando a soberania universal de Deus. Salmo 58. Um Protesto Contra a Injustiça Este é o lamento de um indivíduo indignado pela falta de justiça no mundo. Ele vê a tirania e a opressão que reina na sociedade e que não é uma exceção. Ele está especialmente preocupado com a perversão da justiça pelos governantes ou juizes da terra. É difícil, entretanto, determinar se ele se refere aos líderes de Israel ou aos governadores estrangeiros (cons. Salmos. 82).(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


13 de Abril Dia 103  

Leituras: Mateus 28:1-10; Romanos 10:14-21; Salmo 90; Provérbios 22:6-10; Josué 1-3.  

Versículo Especial: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22:6).  

Pensamento Bíblico: “. . . Ele Ressuscitou” (Mateus 28:1-10). Não há proclamação mais significativa na História, seja na Bíblia, ou em qualquer outro lugar! Esta declaração trouxe espanto e alegria aos seguidores de Jesus. Acima de tudo, o fato da ressurreição é a base de nossa salvação, nossa fé, e nossa esperança (veja 1 Coríntios 15). Toda a Bíblia e toda nossa confiança gira em torno deste milagre supremo. Jesus venceu a morte. Ele ressuscitou!  

Ação: Agradeça a Deus porque Jesus ressuscitou!..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

12 de abril de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 64  16-23. Confiança através da Oração. Tarde ... manhã ... meio-dia. Sua persistência na Oração é recompensada pela paz pessoal e pela confiança na aflição dos seus adversários. A confusão entre o singular e o plural tem feito certos intérpretes entenderem que os versículos 20, 21 deviam se seguir aos versículos 12-14, ou formar um poema original separado. Contudo, a intensidade da ira teria levado o salmista a passar do grupo para o seu inimigo principal sem uma transição definida. A confiança do versículo 22 produz a certeza do versículo final. Salmo 56. O Triunfo da Fé Aqui, novamente, um indivíduo profere o seu lamento devido ao tratamento recebido pelos inimigos. O desespero do salmista, provocado pelas tramas maliciosas de homens astuciosos, torna o medo inevitável. Contudo, sua confiança em Deus vence todo o temor. 1-4. O Pedido de Auxilio. Tem misericórdia de mim. Este pedido é repetido com freqüência pelo crente israelita devoto. Parece que os inimigos do salmista são guerreiros e não antagonistas religiosos. Eles o tratam com crueldade. Mesmo assim, o temor inevitável é dominado pela confiança em Deus. 5-11. O Pedido de Vingança. Derruba os povos, ó Deus, na tua ira. Depois de descrever a traição dos seus inimigos, o salmista pede auxilio divino. Ele dominou o medo, mas Deus tem de dominar os opressores para que não escapem ao julgamento. O escritor tem certeza de que Deus responderá suas orações e concederá vingança. Esta certeza conduz a uma repetição da expressão da confiança, uma espécie de refrão, que se encontra no versículo 4. 12,13. Os Votos da Vitória. Os votos que fiz. Uma vez que a vitória já foi concedida ou é considerada como certa, o salmista lembra-se de sua obrigação de louvar e render graças. Talvez ele tivesse feito um voto durante seus apuros. Uma vez que Deus cumpriu a sua parte em livrá-los da opressão e da morte, o descanso está à disposição do salmista..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


12 de Abril  Dia 102  

Leituras: Mateus 27:57-66; Romanos 10:1-13; Salmo 89:38-52; Provérbios 22:1-5; Deuteronômio 33-34.  

Versículo Especial: “Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam” (Romanos 10:12).  

Pensamento Bíblico: Salvação em Cristo (Romanos 10:1-13). Paulo desejava ardentemente a salvação dos judeus, que eram seus parentes carnais. Mas ele sabia que sua preocupação com suas almas não poderia mudar os termos da salvação. Eles não poderiam ser salvos sem se voltarem para Cristo. Isso não mudou. A salvação é oferecida aos judeus e aos gentios somente através de Jesus Cristo. Precisamos proclamar corajosamente esta mensagem.  

Ação: Confie em Jesus. A salvação não pode ser encontrada em mais ninguém.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

11 de abril de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 63  4-7. Louvor por uma Libertação Assegurada. Louvarei . . . pois me livrou. Considerando que o salmista tem completa confiança em Deus como seu ajudador, tem certeza de que Deus castigará devidamente os seus inimigos. Sua certeza é tão grande que ele pode fazer o voto de uma oferta voluntária e promete louvar o nome de Jeová. Salmo 55. Um Protesto Contra os Ímpios Basicamente, esta é a lamentação de um indivíduo opresso pelos inimigos e abandonado pelos amigos. Contudo, alguns comentaristas consideram que a lamentação original foi adaptada para uma situação nacional. Realmente, muitos mestres crêem que foram dois os poemas combinados em um só salmo. Os versículos 12:14, 18b-21 e 23 são os mais discutidos. Contudo, não se pode chegar a uma conclusão quanto aos vemos que antes formavam um poema em separado. 1-8. Queixas do Salmista. Sinto-me perplexo em minha queixa. De acordo com a forma de unta lamentação poética, o escritor apela para a atenção de Deusa fim de que considere sua condição intranqüila. Ele está sendo caluniado, oprimido, maltratado e odiado. A constante ameaça à sua vida causa dor, temor, tremor e horror. Com palavras de beleza lírica, ele expressa seu desejo de voar para o deserto, onde poderá escapar à perseguição. 9-15. Denúncia dos Ímpios. Destrói, Senhor, e confunde os seus conselhos. Esta seção começa e termina comum pedido de vingança. A confusão dos conselhos é reminiscência do juízo divino sobre os construtores da Torre de Babel (Gênesis . 11:5-9). Violência, contenda, opressão e engano descrevem a perversidade que reina dentro dos muros da cidade. O pior a suportar, segundo o salmista, é a traição de um amigo íntimo que adorava no templo junto com ele..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

11 de Abril Dia 101  

Leituras: Mateus 27:45-56; Romanos 9:25-33; Salmo 89:19-37; Provérbios 21:25-31; Deuteronômio 32.  

Versículo EspecialO cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas a vitória vem do Senhor” (Provérbios 21:31).  

Pensamento Bíblico: Fútil Confiança na Força Militar (Provérbios 21:31). Os homens põem grande confiança na força militar. Um grande exército, equipado com as armas mais avançadas da moderna tecnologia, é considerado por algumas pessoas como a confirmação da segurança. Não devemos jamais esquecer que a libertação pertence a Deus. Com ou sem um exército poderoso, nações são protegidas por Deus, conforme ele achar direito e justo. Temos que confiar nele ao invés dos guerreiros humanos.  

Ação: Ajude a estabilizar sua nação e o mundo: ensine a alguém o evangelho de Jesus Cristo.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

10 de abril de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Salmos (Comentário Bíblico Moody) 62  8, 9. A Confiança do Salmista. Confio na misericórdia de Deus. Enquanto o tirano confia em suas riquezas, o salmista tem a estabilidade da confiança absoluta em Deus. A oliveira verdejante devia estar no pátio do templo, ou o salmista poderia estar enfatizando sua força no Senhor com duas figuras – como a oliveira verdejante e na casa de Deus.Salmo 53. O Julgamento para Quem Nega a Deus Este salmo é na realidade uma outra versão do Salmo 14. A única alteração significativa é que o conteúdo de 14:5,6 está aqui reforçado e reduzido a um único versículo. É possível que ambos esses salmos sejam versões adaptadas de um poema original. Contudo, o 53 pode ser simplesmente uma versão do 14, adaptado para alguma crise histórica. (Com referência ao esboço e comentário, veja o Salmos. 14.) Salmo 54. Uma Oração Pedindo Assistência Embora este seja o apelo de um homem perturbado, na forma característica de uma lamentação individual, a linguagem e o conteúdo do tão generalizados que se toma adaptável às necessidades de qualquer um que esteja oprimido por homens ímpios. 1-3. Oração em Situação Perigosa. Ó Deus, salva-me. Este pedido de ajuda está baseado no caráter revelado de Deus (seu nome) e seu poder revelado (seu poder). Os adversários são chamados de estrangeiros (zarîm) de acordo com o Texto Massorético, enquanto certos manuscritos os chamam de soberbos e insolentes (zadîm). O Salmo 86:14 parece citar o versículo 3 deste salmo, usando o último termo. A mais destacada característica desses homens, entretanto, é o seu completo desprezo a Deus..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


10 de Abril Dia 100  

Leituras: Mateus 27:27-44; Romanos 9:14-24; Salmo 89:1-18; Provérbios 21:19-24; Deuteronômio 31.  

Versículo Especial: O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21:23).  

Pensamento Bíblico: “. . . A Si Mesmo Não Pode Salvar-se” (Mateus 27:42). Os principais sacerdotes, os escribas e os anciãos zombaram da aparente fraqueza de Jesus, vendo-o como um inimigo desamparado, vencido. Eles não conseguiram entender que ele poderia ter se salvado (veja João 10:18; Mateus 26:53), mas que tal decisão teria derrotado seu propósito de salvar os homens do seu pecado. Jesus escolheu a morte para que pudéssemos viver. Ele morreu, não em fraqueza, mas em inigualável força.  

Ação: Agradeça a Deus pelo sacrifício voluntário de seu filho.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...