22 de abril de 2017

VERSÍCULOS DO DIA

Imagem relacionada
Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra? Jeremias 23:29
Vim lançar fogo na terra; e que mais quero, se já está aceso? Lucas 12:49.Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

MEDITAÇÃO DO DIA

Resultado de imagem para Adore a Deus, pois Ele é Santo (
22 de abril Dia 112  

Leituras: Marcos 3:1-6; Romanos 15:1-13; Salmo 99; Provérbios 23:29-35; Josué 21-22.  

Versículo Especial: “Exaltai ao Senhor, nosso Deus, e prostrai-vos ante o seu santo monte, porque santo é o Senhor, nosso Deus” (Salmo 99:9).  

Pensamento Bíblico: Adore a Deus, pois Ele é Santo (Salmo 99). O salmista louva a Deus pela sua História de santidade. Hoje temos o privilégio de adorar a Deus. Devemos glorificá-lo pessoalmente, e temos o privilégio especial de reunirmos-nos com outros para glorificá-lo, e encorajar outros a verem sua grandeza e adorá-lo (veja 1 Coríntios 10:16-22; 14:24-25). Se apreciamos a santidade e majestade de Jeová, procuraremos todas as oportunidades para louvá-lo.  

Ação: Dê adoração a Deus. Ele a merece!.Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques  

ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para versículos do dia de hoje
A História de um Amor Incrível parte 2

Na próxima fase da história, o papel de Deus muda. Ele não é mais um pai adotivo. Ele assume o papel de marido. Vamos continuar . . .
O homem viu que a moça estava com idade para casar, e ele casou-se com ela. Fez a aliança com ela e estendeu a sua proteção, cobrindo a nudez dela. Ele a lavou e a vestiu com roupas finas de boa qualidade. Colocou jóias. Deu-lhe uma coroa. Ela passou a comer as melhores comidas, dando-lhe saúde e beleza. Passou a ser uma mulher extremamente bonita, porque o marido lhe deu a sua glória. Por ser casada com o rei do universo, ela passou a ser a rainha mais honrada do mundo.
Que história linda! Esta segunda fase da história representa o que Deus fez quando chamou o povo do Egito. Ele fez uma aliança com Israel, e aquele povo passou a ser uma nação especial. Deus protegeu o povo no deserto, e estabeleceu a nova nação numa terra rica. Deu-lhe todas as condições para uma vida de conforto. É importante observar que esta noiva ganhou a sua beleza do noivo. Isso não é normal, pois sabemos que a noiva geralmente chega ao casamento enfeitada e radiante. É comum comentar sobre a beleza da noiva, mas nem tão comum alguém comentar sobre a beleza do noivo! É importante entender que toda a glória e beleza de Israel vieram do Senhor.
Se o relato terminasse aqui, seria uma das histórias mais bonitas já contadas. Mas, infelizmente, a próxima parte da história se torna extremamente feia. Vamos ver o que esta noiva tão abençoada fez . . .
Ela gostou da beleza e da fama que ganhou, e decidiu aproveitar da situação. Usou as coisas que o marido lhe dava para atrair outros homens. Ela traiu o marido num caso adúltero. Na verdade, não foi só um. Ela começou a ter vários casos com diversos homens. Deu tudo para eles, até os próprios filhos (quer eram os filhos legítimos do marido). Ela perdeu toda a vergonha e se oferecia a quaisquer homens que passavam perto da casa dela.
O marido tentou corrigir estas atitudes erradas da mulher, mas ela não mudou. Ele diminuiu o sustento dela, e deixou que ela sofresse na mão dos outros, mas ela ainda não aprendeu. Ela gastou tudo e se entregou à imoralidade. Tornou-se pior do que uma prostituta, pois ela chegou ao ponto de pagar os homens para ter relações com ela! Neste ponto da história, parece que o desgaste da sua vida imoral era tão grande que ninguém mais desejava esta mulher. Ela envelheceu e se tornou feia no seu pecado. Nenhum dos “homens” do mundo dava valor para ela.(– por Dennis Allan)Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

21 de abril de 2017

VERSÍCULOS DO DIA

Resultado de imagem para Consideração com a Consciência de um Irmão
Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar. Jeremias 7:3
Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. 1 João 4:19.Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

MEDITAÇÃO DO DIA

Imagem relacionada
21 de abril Dia 111  

Leituras: Marcos 2:13-28; Romanos 14:14-23; Salmo 98; Provérbios 23:24-28; Josué 19-20.  

Versículo Especial“Assim, pois, seguimos as cousas da paz e também as da edificação de uns para com os outros” (Romanos 14:19).  

Pensamento Bíblico: Consideração com a Consciência de um Irmão (Romanos 14:14-23). É possível pecar ao fazer alguma coisa que em si é direita! Se, despreocupadamente, desconsideramos os escrúpulos de um irmão e o levamos a violar sua consciência, somos culpados. Devemos estar alertas para nossas oportunidades de edificar o fraco. Os princípios descritos aqui envolvem compaixão, paciência e uma aplicação  da regra de Mateus 7:12 às nossas relações espirituais.  

Ação: Procure coisas que trazem paz e edificação.Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para versículos do dia de hoje
A História de um Amor Incrível parte 1 

Ela nasceu incrivelmente feia. Ninguém aguentou olhar para ela, nem os próprios pais. Tiveram nojo dela e não conseguiram imaginar a vida criando aquela criança. Os pais, por serem pessoas mal criadas, não sentiram aquele amor transbordante típico de pais, nem foram tomados por um desejo de proteger sua filhinha. No mesmo dia em que ela nasceu, literalmente foi jogada fora pelos próprios pais.
Assim começa uma história contada pelo profeta Ezequiel no começo do 6º século a.C. Já voltaremos à história desta menina rejeitada e abandonada, que se encontra em Ezequiel 16. Este capítulo conta, na minha opinião, uma das histórias mais lindas do Antigo Testamento. O capítulo 16 de Ezequiel conta uma das histórias mais feias nas Escrituras. É em Ezequiel 16 que encontramos uma das histórias mais lindas já contadas. Se estes comentários parecem loucos e contraditórios, continue lendo! A mensagem de Ezequiel 16 passa de linda para feia e volta para um final incrivelmente lindo. É uma história da profundeza do amor divino.
Vamos conhecer esta história, e considerar a aplicação dela aos leitores originais e uma segunda aplicação que nos ajuda a apreciar o verdadeiro amor de Deus.
Agora voltemos à história . . .
A menina foi abandonada num campo aberto, sem nenhum cuidado. Não cortaram o umbigo, nem limparam o sangue do parto, e muito menos colocaram nela roupa ou cobertor. Certamente imaginaram que ela morresse em poucas horas naquele campo, e que fosse esquecida para sempre.
Um homem passou e viu a bebê se mexendo. Ele socorreu a criança imediatamente, fazendo tudo para que ela vivesse. Sob os cuidados deste “pai adotivo”, a menina cresceu bem. Foi bem tratada e prosperou. Amadureceu e chegou a ser uma moça com idade suficiente para se casar. Mas, ainda continuou descoberta.
O começo desta história fala sobre a “infância” do povo de Israel. Fala da terra dos cananeus, dos amorreus e dos heteus, para relembrar o povo de suas raízes. Até Deus separar os descendentes de Abraão, eram pessoas comuns, iguais aos outros povos gentios. E os outros povos não se preocupavam com o bem-estar dos israelitas.
Deus separou, protegeu e cuidou deste povo. Durante todo o período dos patriarcas – de Abraão até Moisés – Deus permitiu que o povo não somente sobrevivesse, mas que crescesse e ficasse mais forte. Porém ainda não tinha feito sua aliança especial com o povo. Neste sentido, Israel continuou descoberto.(– por Dennis Allan)Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

20 de abril de 2017

VERSÍCULOS DO DIA

Resultado de imagem para reina o senhor toda terra verá
Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado. Neemias 1:6
Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. João 17:9.Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

MEDITAÇÃO DO DIA

Imagem relacionada
20 de abril Dia 110  

Leituras: Marcos 2:1-12; Romanos 14:1-13; Salmo 97; Provérbios 23:19-23; Josué 17-18.  

Versículo Especial: “Alegrai-vos no Senhor, ó justos, e dai louvores ao seu santo nome” (Salmo 97:12).  

Pensamento Bíblico: “Reina o Senhor” (Salmo 97). Leia este salmo novamente e contemple a grandeza de Deus. Porque Jeová reina, a terra e toda a humanidade têm razão para alegrar-se.  Estamos sob o Deus correto, justo e poderoso, que protege e liberta aqueles que o servem. Quando compreendemos que um tão poderoso ser cuida de nós, temos razão para louvá-lo e sermos gratos.  

Ação: Louve a Deus com suas palavras e atos. Ele merece tanto sua adoração como sua devoção.Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques  


ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para versículos do dia de hoje
A Alma que Pecar, Essa Morrerá parte 5

A Misericórdia Divina:

A Resposta para o Problema do Pecado
A justiça do homem, mesmo se juntasse os homens mais fiéis da história, não seria suficiente para resgatar os outros do seu pecado (14:12-20). Mas a mensagem final do livro de Ezequiel não é uma de morte e derrota. Depois de avisar e explicar os castigos por causa do pecado, Deus apresenta uma mensagem de esperança e redenção. Entre as palavras do livro, especialmente dos últimos capítulos, são estas mensagens animadoras: “Porque assim diz o Senhor Deus: Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas e as buscarei” (34:11). “Eu, o Senhor, lhes serei por Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas” (34:24). “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo” (36:26). “Farei com eles aliança de paz; será aliança perpétua” (37:26). “...e o nome da cidade desde aquele dia será: O Senhor Está Ali” (48:35). Todas essas promessas olham para a vinda de Jesus Cristo como a solução definitiva para o problema do pecado do homem. É nele que Deus ressuscita, apascenta e mantém comunhão com seu rebanho resgatado.
Conclusão
Muitas pessoas, até muitos líderes religiosos, tentam minimizar a gravidade do pecado e facilitar a iniquidade. Mas devemos entender que o pecado é fatalmente perigoso. Devemos lutar com tudo que somos para tirar o pecado da nossa própria vida, avisar os outros sobre o perigo do pecado, e manter a pureza da igreja do Senhor. Ezequiel entendeu estas lições. Nós, hoje em dia, precisamos muito da mesma convicção e determinação de expulsar o pecado do nosso meio. Que Deus nos ajude a amar o bem e odiar o mal. Lembremos: Deus não tem prazer na morte de ninguém. Ele quer que todos se convertam a ele (18:23,32).
(– por Dennis Allan)Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

19 de abril de 2017

VERSÍCULOS DO DIA

Resultado de imagem para . Nada Disponhais para a Carne”
Abre a tua boca a favor do mudo, pela causa de todos que são designados à destruição. Provérbios 31:8
O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. João 5:7.Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques.

MEDITAÇÃO DO DIA

Imagem relacionada
19 de abril Dia 109  

Leituras: Marcos 1:40-45; Romanos 13; Salmo 96; Provérbios 23:13-18; Josué 15-16.  

Versículo Especial: “Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências” (Romanos 13:14).  

Pensamento Bíblico: “. . . Nada Disponhais para a Carne” (Romanos 13:14). Os esforços de Satanás continuam. Ele tenciona capturar sua presa escolhida (veja 1 Pedro 5:8). Portanto temos que ficar em guarda. Temos que deixar o pecado e queimar as pontes atrás de nós, não deixando facilidades para um retorno aos trabalhos lascivos da carne. Satanás não é imbatível, mas não o derrotaremos se cooperarmos com suas maquinações para nos agarrar.  

Ação: Certifique-se de que sua parada com o pecado é decisiva. “Destrua as pontes” que poderiam levá-lo de volta ao mal.Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques


ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para versículos do dia de hoje
A Alma que Pecar, Essa Morrerá parte 4

A Responsabilidade Coletiva:

A Casa de Israel é Castigada (Ezequiel 22)
O livro de Ezequiel inclui, também, uma mensagem forte sobre as consequências coletivas do pecado. Deus rejeitou a nação, a casa de Israel, por causa dos pecados persistentes do povo. Ele disse: “a casa de Israel se tornou para mim em escória....Congregar-vos-ei e assoprarei sobre vós o fogo do meu furor.... e sabereis que eu, o Senhor, derramei o meu furor sobre vós” (22:18-22). Neste capítulo, ele mostra como a culpa caiu sobre a nação inteira. Ele enfatiza a culpa dos líderes maus e negligentes: os profetas devoravam as almas e pregavam mensagens falsas ao invés de condenar o pecado (22:25,28-29); os sacerdotes profanavam as coisas santas (22:26); os príncipes destruíam almas (22:27). Com tudo isso, ninguém teve coragem de ficar em pé e tentar reverter a corrupção e maldade de Israel. Ninguém tapou o buraco para fechar a brecha (22:30).
Quando um povo se torna cúmplice do pecado e deixa a maldade dominar, traz sobre si a consequência. O povo de Israel, no Antigo Testamento, foi levado ao cativeiro. E hoje, uma igreja que tolera o pecado se torna cúmplice e é corrompida pelo fermento da maldade (1 Coríntios 5:6-7). Uma igreja que não rejeita falsos mestres e não corrige o pecado no seu meio traz sobre si a ira do Senhor (Apocalipse 2:5,14-16).(– por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

18 de abril de 2017

VERSÍCULOS DO DIA

Resultado de imagem para  Amor Sem Hipocrisia
Então disse eu: Não me lembrarei dele, e não falarei mais no seu nome; mas isso foi no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; e estou fatigado de sofrer, e não posso mais. Jeremias 20:9
E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo. Atos 5:42.Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

MEDITAÇÃO DO DIA

Resultado de imagem para Amor Sem Hipocrisia
18 de abril Dia 108  

Leituras: Marcos 1:29-39; Romanos 12:9-21; Salmo 95; Provérbios 23:6-12; Josué 13-14.  

Versículo EspecialO amor seja sem hipocrisia. Destetai o mal, apegando-vos ao bem” (Romanos 12:9).  

Pensamento Bíblico: Amor Sem Hipocrisia (Romanos 12:9-21). Neste trecho, Paulo oferece algumas instruções muito práticas a respeito de mostrar amor verdadeiro a outros. Amar significa dar preferência a outros, em vez de dar a si mesmo. Significa esforço em servir a Deus e as outras pessoas. Significa humildade. Significa trabalhar pela paz com outros, deixando a vingança para Deus. Amar significa superar o mal pelo bem! Paulo não descreveu o amor em palavras pouco claras, mas usou uma linguagem prática, que podemos aplicar na vida diária.  

Ação: Ame sem hipocrisia!Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques


ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para versículos do dia de hoje
A Alma que Pecar, Essa Morrerá parte 3

A Responsabilidade para com o Próximo:

O Papel do Vigia (Ezequiel 3)
O pecado é individual e traz consequências sobre o próprio pecador. Mas, o livro de Ezequiel ensina, também, a importância de nos preocupar com os outros, tentando resgatar os pecadores. Quando Deus chamou Ezequiel para pregar ao povo de Judá, ele usou a figura de um atalaia ou vigia que avisa as pessoas da chegada de um inimigo (3:16-17). De certa forma, o trabalho dos cristãos hoje pode ser comparado ao dever da sentinela. Considere o ensinamento do capítulo 3 (pode ver um trecho parecido no capítulo 33, também).
Deus falou do trabalho de Ezequiel em algumas situações:
Se não avisar o pecador: Se o vigia não avisar o perverso da necessidade de se converter, acontecem duas coisas: (a) o pecador morre no pecado, e (b) o atalaia se torna culpado por não ter avisado (3:18).
Se avisar o pecador: Se o atalaia alertar o perverso sobre seu pecado, acontecem duas coisas: (a) se o pecador persistir no pecado, ele ainda morre, mas (b) o vigia fica sem culpa, porque cumpriu a sua responsabilidade (3:19).
Se não avisar o justo desviado: Se um justo desviar do caminho de Deus e o vigia não alertá-lo, acontece o seguinte: (a) o desviado morre no seu pecado, e (b) o vigia se torna culpado por não ter avisado (3:20).
Se avisar o justo: Se o atalaia avisar o justo para não desviar, os resultados são positivos para os dois: (a) o justo recebe a instrução, continua sendo fiel, e vive, e (b) o vigia é salvo por cumprir o seu dever (3:21).
Destes exemplos, aprendemos algumas coisas importantes: (1) A palavra de Deus tem poder para atingir o coração do homem, se este permitir que ela penetre (cf. Lucas 8:11-15). (2) Cada pessoa decide como agir, assumindo a responsabilidade e sofrendo o castigo pelos seus próprios pecados. (3) Aqueles que recebem a palavra de Deus têm obrigação de avisar os outros sobre o perigo iminente. No Novo Testamento, os cristãos recebem esta responsabilidade (cf. Gálatas 6:1-2; Tiago 5:19-20; Judas 22-23).(– por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

17 de abril de 2017

VERSÍCULOS DO DIA

Resultado de imagem para  Sacrificando-se
E te converteres ao Senhor teu Deus, e deres ouvidos à sua voz, conforme a tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, com todo o teu coração, e com toda a tua alma,Então o Senhor teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as nações entre as quais te espalhou o Senhor teu Deus. Deuteronômio 30:2,3
E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal. Marcos 5:34.Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

MEDITAÇÃO DO DIA

Resultado de imagem para Sacrificando-se
17 de abril Dia 107  

Leituras: Marcos 1:21-28; Romanos 12:1-8; Salmo 94; Provérbios 23:1-5; Josué 11-12.  

Versículo Especial: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).  

Pensamento Bíblico: Sacrificando-se (Romanos 12:1-8). Note as instruções de Paulo para:
    Sacrificar-nos a Deus.
    Sermos transformados, e não conformados com o mundo.
    Examinar com seriedade e utilizar nossas capacidades. Arrogância é errada. Achar-se inútil é também errado. Cada um de nós deve, humildemente, utilizar o que Deus nos deu.  

Ação: Use hoje sua capacidade, servindo a Deus.Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para versículos do dia de hoje

A Alma que Pecar, Essa Morrerá parte 2

No resto do capítulo, as ilustrações usadas pelo Senhor esclarecem este ensinamento importante. Ele apresenta vários casos para mostrar que a responsabilidade é individual, que ninguém herda o pecado ou a de pravidade dos antepassados. Considere as ilustrações, acompanhando as leituras do próprio capítulo 18 sobre uma família de três gerações:
Primeira geração: Um homem justo cumpre a vontade de Deus e, por isso, vive (18:5-9).
Segunda geração: O filho do justo desobedece aos princípios de Deus e, devido ao seu pecado, morre (18:10-13).
Terceira geração: O neto do justo, filho do ímpio, decide não imitar os pecados do pai e vive conforme a palavra do Senhor. Ele não sofre as consequências do pai dele. Ele vive por ser justo diante de Deus (18:14-20).
Deus continua com mais alguns casos para mostrar a possibilidade da própria pessoa decidir mudar, assim mostrando a sua graça e justiça e o livre arbítrio do homem. Considere:
O pecador que se arrepende: Se um perverso (esta palavra significa pecador) se converter ao Senhor, deixando de viver no pecado, Deus perdoa seus pecados e ele vive (18:21-22,27-28). É exatamente isso que Deus quer, porque ele não quer a morte de ninguém (18:23,32; 2 Pedro 3:9). Aqui observamos um dos grandes erros daqueles que ensinam que Deus, na sua soberania e poder irresistível, predestina especificamente a salvação ou condenação de cada pessoa. Se ele fizesse isso, estaria mentindo ao dizer que ele não quer a morte de ninguém. Deus é justo e misericordioso, e deixa a escolha entre a vida e a morte com cada pessoa (18:30-31; cf. Deuteronômio 30:15; Mateus 7:13-14).
O justo que se desvia: Se um homem justo abandonar o caminho do Senhor para se tornar um pecador, ele não será salvo pelas coisas boas que fez no passado, será condenado pelo caminho errado que escolheu (18:24-26).(– por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

16 de abril de 2017

VERSÍCULOS DO DIA

Imagem relacionada
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; Números 6:25
Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. João 20:21.Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

MEDITAÇÃO DO DIA

Resultado de imagem para Profundidade da Sabedoria de Deus
16 de abril Dia 106  

Leituras: Marcos 1:9-20; Romanos 11:25-36; Salmo 93; Provérbios 22:22-29; Josué 9-10.  

Versículo Especial“Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!” (Romanos 11:33).  

Pensamento Bíblico: A Profundidade da Sabedoria de Deus (Romanos 11:33). Numa era em que se exalta a razão humana, há muitos que tentam escolher quais partes das Escrituras deveriam ser acreditadas. Alguns dizem que aceitarão o que entenderem, pensando que a verdade de Deus terá sentido para eles. Outros tentam vislumbrar o significado escondido atrás da palavra de Deus, assim tendo a pretensão de conhecer sua intenção, que suplanta (assim dizem) sua palavra revelada. Tais abordagens são arrogantes e mortais. Deus não revelou tudo o que poderíamos querer saber; ele nos disse tudo o que precisamos saber. Nossa tarefa não é aperfeiçoar, porém obedecer a sua palavra!  

Ação: Obedeça a Deus, quer você entenda suas razões ou não!Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques  

ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para versículos do dia de hoje
A Alma que Pecar, Essa Morrerá parte 1 

Mensagens do livro de Ezequiel sobre a Responsabilidade pelo Pecado

Ezequiel, um profeta de Deus do 6º século a.C., entendeu bem o problema do pecado. A missão dele foi ajudar o povo a entender a gravidade dos seus erros e as consequências de suas iniquidades. Para este propósito, Deus escolheu alguém que já estava sofrendo com os exilados que foram levados ao cativeiro na Babilônia por causa do pecado de Judá. E Deus deixou que Ezequiel sofresse ainda mais para compreender e poder comunicar melhor sobre o problema do pecado. A mensagem dele faz parte do “aio” ou tutor que nos ajuda a compreendermos o problema do pecado e a necessidade do Salvador (cf. Gálatas 3:22-26). Vamos observar algumas destas lições do livro de Ezequiel.
A Responsabilidade Individual:
A Alma Que Pecar, Essa Morrerá (Ezequiel 18)
Num período de castigo nacional, teria sido fácil para os exilados tratar o pecado como um problema da sociedade ou da nação, sem reconhecer a responsabilidade individual. Sabendo que os pecados que levaram ao cativeiro foram cometidos ao longo de séculos pelos antepassados deles, seria ainda mais fácil transferir a responsabilidade da culpa aos outros. Assim, os pecadores ao redor de Ezequiel se sentiriam vítimas, e estariam sofrendo pelos pecados dos outros. Capítulo 18 do livro responde bem a este raciocínio.
Deus pergunta: “Que tendes vós, vós que, acerca da terra de Israel, proferis este provérbio, dizendo: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos é que se embotaram?” (18:2). Ele continua dizendo que ia acabar com este pensamento, deixando bem clara a responsabilidade individual: “Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, jamais direis este provérbio em Israel. Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá” (18:3-4)(– por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...