7 de setembro de 2013

MEDITAÇÃO DO DIA

Leituras: Lucas 20:20-26; 1 Timóteo 3:1-7; Salmo 62; Provérbios 15:13-18; Jeremias 33-35.  

Versículo Especial“Melhor é um prato de hortaliças onde há amor do que o boi cevado e, com ele, o ódio” (Provérbios 15:17).  

Pensamento Bíblico: Qualificações dos Bispos (1 Timóteo 3:1-7). Bispos (também chamados pastores, anciãos, presbíteros, etc.) são os encarregados do sério trabalho de cuidar do povo de Deus. Deus apresenta certas exigências (veja lista semelhante em Tito 1:5-9), que têm que ser atendidas se alguém deseja servir nessa atividade. Exceto por umas poucas particularidades (idade, sexo, família, experiência), estas qualificações resumem o que cada pessoa deveria ser.  

Ação: Examine cuidadosamente cada qualificação para os presbíteros. Aceite-as como um desafio para encorajar seu próprio progresso.

6 de setembro de 2013

MEDITAÇÃO DO DIA

Leituras: Lucas 20:9-19; 1 Timóteo 2:8-15; Salmo 61; Provérbios 15:7-12; Jeremias 32.  

Versículo Especial: O escarnecedor não ama àquele que o repreende, nem se chegará para os sábios” (Provérbios 15:12).  

Pensamento BíblicoEvitando o Bom Conselho (Provérbios 15:12). Nunca é fácil admitir os erros pessoais, então é natural procurar a aprovação dos outros. Mas, às vezes, estamos errados e precisamos ser corrigidos. Se somos sábios, procuraremos o bom conselho que pode não ser fácil de engolir. Aqueles que querem ouvir somente a bajulação confortável dos outros impedirão o seu próprio crescimento espiritual. Precisamos de amigos que nos digam a verdade, até mesmo quando ela é desagradável.  

Ação: Procure o bom conselho daquele que é verdadeiramente sábio!

5 de setembro de 2013

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO


O homem a quem faltava uma coisa
Havia um homem notável que um dia procurou Jesus para saber como poderia ir para o céu. Parecia um homem que ansiava por endireitar a vida com Deus. Embora tivesse levado uma vida de boa qualidade, dentro dos padrões morais e com decência e fosse um homem amável, ele percebeu que ainda lhe faltava alguma coisa. Ele reconheceu que Jesus poderia atender a essa necessidade e desejou muito melhorar.
Jesus disse ao homem que só lhe faltava uma coisa. Ele precisava vender tudo o que tinha, dar o rendimento aos pobres e segui-lo.”Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades” (Marcos 10:22). É claro que o homem de fato queria ir para o céu, mas não estava disposto a pagar um preço tão alto. A reação desse homem à resposta de Jesus demonstra que Jesus tinha acertado no diagnóstico de seu problema. Sem dúvida ele amava os seus bens mais que a Deus; e ninguém pode ir para o céu sem amar a Deus acima de todas as coisas.
Reflita sobre alguns pontos importantes:  Os homens bons, sinceros, de boa moral e humildes se perderão se amarem qualquer coisa mais que a Deus.  O amor não faz rodeios. Jesus amava o homem, mas lhe disse com franqueza o que precisava ouvir. ƒ Uma só coisa pode levar-nos à perdição, caso amemos isso mais que a Deus.  Jesus mandaria que abríssemos mão do que? Será que amamos as nossas coisas mais que a Deus? (É fácil dizer que amamos a Deus mais que às nossas posses). Ou será que existe uma pessoa, um prazer, um alvo, um vício... que eu ame mais que a Deus?  Muitos se vão embora tristes. O evangelho é exigente. Jesus exortou os homens a calcular as despesas. Poucos de fato amam a Deus mais do que a tudo; por conseguinte, poucos realmente seguem a Cristo.
(–por Gary Fisher) Que Deus Abençoe a Todos Pastor Antonio Marques.

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO

A outra história do dilúvio
Deus olhou a terra e viu que o homem era mau. Ele resolveu destruir a terra, o homem e os animais porque a terra tinha se corrompido tanto. No entanto, tinha um homem que seguiu a lei de Deus. O nome dele era Noé.
Deus foi a Noé e lhe disse que iria destruir a terra. Ele mandou que Noé construísse uma arca para ele e sua família serem salvos. Deus lhe deu especificações para os materiais e as medidas da arca. Por exemplo, ele disse a Noé para construir a arca de cipreste e para fazê-la de um comprimento de 300 côvados. Ele também disse a Noé que ele devia levar um macho e uma fêmea de toda espécie para dentro da arca com ele para que aquela vida não fosse destruída completamente.
Noé ouviu Deus mas resolveu que seria melhor construir a arca usando carvalho em vez de cipreste. Ele também decidiu que a arca devia ter 350 côvados de comprimento para ter espaço para duas fêmeas em vez de só uma. Noé pensou que levar três de todos os animais seria melhor caso uma das fêmeas ficasse doente e morresse.
A chuva caiu e as enchentes começaram. No entanto, a arca de Noé começou a afundar. Quando ele perguntou a Deus por que, Deus lhe disse que ele não seguiu seus mandamentos. Noé explicou que ele havia seguido as instruções de Deus mas ele as mudou para melhorar a arca. Deus não aceitou essa desculpa e....
O que teria acontecido com Noé se ele tivesse se recusado a obedecer a Deus em tudo? Ele provavelmente teria morrido no dilúvio junto com tudo e todos na arca. Felizmente, Noé obedeceu a Deus perfeitamente na construção da arca e a vida foi sustentada.
Essa história pode parecer exagerada, mas é o princípio exato que está sendo usado por muitas pessoas hoje em dia. As pessoas acreditam que elas podem adorar a Deus da maneira que acharem melhor. Elas acreditam que tem direito a sua opinião própria. Têm a atitude que todos que acreditarem que Deus existe irão para o céu independente da maneira que se comporta ou daquilo que pratica. Muitas pessoas acreditam que podem mudar os ensinamentos da Bíblia para caber no estilo de vida que têm, nas práticas de adoração das quais praticam ou em qualquer coisa que elas pensam que é certa.
Na realidade, nós temos um padrão pelo qual devemos viver – a palavra de Deus. Só porque acreditamos que algo é certo não quer dizer que Deus acha. Devemos ler, entender e seguir as escrituras. Isso é a única maneira que podemos aprender o que é aceitável e o que não é. Devemos sempre lembrar a seguinte passagem:“Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho” (2 João 9). Noé tomou a decisão certa e ouviu a Deus. O que você fará?
(–por Johnny Stringer) Que Deus Abençoe a Todos Pastor Antonio Marques.

MEDITAÇÃO DO DIA

Leituras: Lucas 20:1-8; 1 Timóteo 2:1-7; Salmo 60; Provérbios 15:1-6; Jeremias 31.  

Versículo Especial: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Provérbios 15:1).  

Pensamento BíblicoA Língua Serena (Provérbios 15:1-4). Estes versículos nos lembram do poder da língua. Quando usada impropriamente, ela pode: ì provocar a raiva, í derramar a tolice e î quebrar o espírito com perversidade. Quando usada corretamente, ela pode: ì afastar a ira, í usar o conhecimento corretamente e î servir como uma árvore da vida. É nossa a escolha de fazer de nossas línguas instrumentos de Deus ou instrumentos de Satanás!  

Ação: Pese suas palavras cuidadosamente. Use sua língua para edificar e encorajar, não para danificar e destruir.

4 de setembro de 2013

MEDITAÇÃO DO DIA

Leituras: Lucas 19:41-48; 1 Timóteo 1:12-20; Salmo 59; Provérbios 14:29-35; Jeremias 29-30.  

Versículo Especial: “Vós sereis o meu povo, eu serei o vosso Deus” (Jeremias 30:22).  

Pensamento Bíblico: “Vós Sereis o Meu Povo” (Jeremias 30:22). Este capítulo prediz a restauração de Israel e Judá, depois de suas deportações pelos assírios e babilônios. O versículo 22 reflete o desejo de Deus por eles, e seu desejo por todos os povos de hoje. Ele quer que tenhamos um relacionamento como seu povo especialSservos fiéis gozando os privilégios de sermos seus herdeiros. Este é o desejo de Deus (veja 2 Pedro 3:9-15). É também o nosso?  

Ação: Certifique-se de que está andando, hoje, em comunhão com Deus.

3 de setembro de 2013

MEDITAÇÃO DO DIA

Leituras: Lucas 19:28-40; 1 Timóteo 1:1-11; Salmo 58; Provérbios 14:22-28; Jeremias 26-28.  

Versículo EspecialOra, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia” (1 Timóteo 1:5).  

Pensamento Bíblico“As Próprias Pedras Clamarão” (Lucas 19:28-40). Quando Jesus entrou em Jerusalém, ele foi louvado pela multidão que o rodeava. Eles o reconheciam como o Rei (v. 28). Isto irritou os fariseus que, sem dúvida, achavam isso blasfêmia (conf. Mateus 26:65). Eles chamaram Jesus para que repreendesse a multidão, e Jesus respondeu: “Asseguro-vos que, se eles se calarem, as próprias pedras clamarão” (v. 40). Até mesmo quando os homens negam o poder do Senhor, as pedras falam a verdade! Não longe dali, as pedras tinham devolvido Lázaro da sepultura (veja v. 29 e João 11). Aquelas pedras, e as pedras ao nosso redor, foram uma pequena parte da obra das mãos de Deus, quando Jesus criou o mundo. Todas elas atestam o seu poder (veja João 1:3; Colossenses 1:16; Salmo 148).  

Ação: Louve o Senhor, “. . . Porque só o seu nome é excelso” (Salmo 148:13).

2 de setembro de 2013

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO

Oração e trabalho

Nos capítulos 1 e 2 do livro de Neemias, Neemias teve conhecimento da situação em que se encontrava o povo de Israel, por isso ele chorou e lamentou muito. Elevou sua oração a Deus e clamou por misericórdia para com aqueles que o amavam e guardavam seus mandamentos. O povo havia sido separado – alguns estavam no exílio; outros, na província. Neemias também deixou claro que o erro partia do próprio povo que havia transgredido a palavra de Deus. Em sua oração ele diz a Deus que apesar dos pecados, eles ainda eram seus servos e o povo que havia sido resgatado com grande poder pela sua poderosa mão. 
Neemias utiliza sua influência com o rei Ataxerxes para conseguir reedificar, junto com o povo, os muros de Jerusalém, que haviam sido destruídos. Ao conseguir a autorização e as cartas para que lhe fosse permitido entrar em Judá, porque a boa mão de Deus era com ele, Neemias anima o povo a reedificar os muros e o trabalho se inicia. 
Com essas passagens verificamos a importância da união e da cooperação para que um propósito seja realizado. O povo de Israel sofria as conseqüências de seus próprios pecados e isso não alegrava a Deus. Neemias, sofrendo pelo povo que perdia a companhia de Deus, orou e pediu por sua misericórdia. Quando o povo se une para a reedificação dos muros da cidade, vemos a disposição deles para o serviço de Deus. 
Nós, hoje, temos o mesmo dever que Neemias, de manter em pé a nossa fortaleza, que é a palavra de Deus. Se o trabalho de divulgação da palavra e do crescimento espiritual dos cristãos estiver se enfraquecendo, devemos, assim como Neemias, orar para Deus, reconhecendo que o pecado parte de nós mesmos e que sabemos da promessa eterna. Devemos unir forças com a congregação para que o trabalho não se ofusque e permaneça abandonado, como foi o caso, durante as décadas antes da volta de Neemias, dos muros da cidade de Jerusalém.
(–por Luís Otávio Rezende)Que Deus Abençoe a Todos Pastor Antonio Marques

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO


“Se os pecadores querem seduzir-te”

“Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas. Se disserem: Vem conosco ... lança a tua sorte entre nós ... Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os pés” (Provérbios 1:10,11a,14a,15).
O escritor sábio de Provérbios encorajou seus leitores a não se juntarem aos “pecadores”. Aqueles que sempre ficam com pecadores geralmente acabam se tornando pecadores também e dividem o destino do pecador.
O perigo é real. O apóstolo Paulo avisou sobre as conseqüências de ficar com amigos perversos. “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes” (1 Coríntios 15:33). O escritor de Provérbios avisou, “Não te associes com o iracundo, nem andes com o homem colérico, para que não aprendas as suas veredas e, assim, enlaces a tua alma” (22:24-25).
A Bíblia não ensina que devemos nos isolar do mundo. Não podemos ser o sal e a luz do mundo sem algum tipo de contato com “pecadores” (Mateus 5:13-14). Muitas vezes os cristãos começam com o alvo admirável de ensinar e influenciar seus colegas, mas às vezes são influenciados pelo mundo, pelos amigos e pelos colegas, mais do que eles conseguem influenciar os pecadores. Por quê?
Ao mesmo tempo que queremos influenciar nossos companheiros, devemos estar atentos à possibilidade de nós sermos influenciados. O poder dos nossos amigos e conhecidos de nos influenciar depende de vários fatores. Por exemplo, quanto mais gostamos deles e os respeitamos, maior será a influência que eles têm sobre nós. Mais importante ainda, quanto mais fracas são as nossas convicções a respeito de certo e errado, maior é a possibilidade de sermos influenciados por outros que mantêm seus valores firmes. A quantidade de tempo que passamos na companhia de outros e a natureza das nossas atividades com eles também são fatores cruciais em determinar sua influência sobre nós.
Eu já vi um grande número de cristãos seduzidos pelo mundo, atraídos de volta à vida de pecado pelos seus companheiros, as pessoas com quem trabalham ou passam seu tempo livre. Também observei que quase todos estes cristãos têm pelo menos uma coisa em comum. Quando são avisados sobre mudar seu comportamento, quase todos negam que seus companheiros estavam tendo alguém efeito neles! É um erro ser confiante demais sobre sua própria força espiritual (1 Coríntios 10:12).
Há uma diferença crítica entre ter contato com pecadores e andar no caminho deles. Até Jesus associava-se com pecadores e foi severamente criticado por isso (Mateus 9:9-13), mas ele não se conformou com o comportamento pecaminoso deles. O caminho da justiça de volta para o mundo geral segue o caminho de concessão. A aceitação de colegas e evitar a crítica e escárnio tornam-se mais importantes do que “ser verdadeiro” aos valores bíblicos (Romanos 12:1-2). As convicções ficam mais fracas, o cristão começa a dar motivos de como alguns pecados não são tão pecaminosos!
Quem são SEUS “companheiros”? Você está os influenciando a serem mais como Cristo ... ou você começou a seguir o caminho deles?
(–por Allen Dvorak)Que Deus Abençoe a Todos Pastor Antonio Marques.

MEDITAÇÃO DO DIA

Leituras: Lucas 19:11-27; 2 Tessalonicenses 3; Salmo 57; Provérbios 14:15-21; Jeremias 24-25.  

Versículo EspecialOra, o Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo” (2 Tessalonicenses 3:5).  

Pensamento Bíblico: Ore Para que o Evangelho se Propague (2 Tessalonicenses 3:1). O pedido de Paulo por orações continua bem apropriado hoje em dia. Sobram oportunidades neste mundo. Fronteiras nacionais e alianças têm mudado dramaticamente, no passado recente, permitindo melhor acesso a muitas pessoas do mundo. Os cristãos têm orado por tais oportunidades, e agora temos que orar pela coragem e a fé para aproveitá-las.  

Ação: Ore por todos os cristãos que você conhece fora de sua pátria. Ore para que outros compartilhem o trabalho de levar o evangelho ao mundo.

1 de setembro de 2013

MEDITAÇÃO DO DIA

Leituras: Lucas 19:1-10; 2 Tessalonicenses 2:13-17; Salmo 56; Provérbios 14:9-14; Jeremias 23.  
Versículo Especial“Assim, pois, irmãos, permanecei firmes e guardai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa” (2 Tessalonicenses 2:15).  
Pensamento Bíblico: “. . . E Fortalecem as Mãos dos Malfeitores” (Jeremias 23:14). Jeremias não foi o único pregador em Judá na sua geração. Houve muitos que negaram sua mensagem sobre a destruição da nação ímpia, que estava para acontecer. Eles prediziam a paz, assegurando aos perversos que Deus estava satisfeito com a conduta deles. Tal pregação deu ao povo uma falsa segurança e apressou sua condenação. Precisamos aprender esta lição em nossa geração!  
Ação: Conte aos outros a verdade enquanto há tempo para se arrepender.  

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...