31 de dezembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 113  Sermão IX. Condenação dos Líderes Corruptos de Israel. 56:9 - 57:21. 9-12. A Acusação contra os profetas egoístas e inescrupulosos de Israel. (Esta passagem volta-se para as condições morais degeneradoras do tempo de Isaías, que prevaleciam no reinado de Manassés.) Esses profetas são descritos como atalaias que não vigiam. São como cães que não latem para advertir os homens do perigo, estando interessados apenas em encher seus próprios ventres. Ou, como pastores estúpidos, tão inteiramente ocupados com seus próprios interesses que não cuidam de suas ovelhas, mas que se entregam a bebedices. Isaías 57 57:1, 2. Deus expressa indignação diante da situação angustiosa dos crentes fiéis e conscienciosos que estão sondo explorados pelos líderes cruéis e imorais da sociedade judia. Um exemplo notável de tal líder foi o Rei Manassés, que "derramou muitíssimo sangue inocente, até encher a Jerusalém de um ao outro extremo" (II Reis 21:16). Esses mártires, contudo, foram salvos dos horrores do iminente cerco e conseqüente exílio de Judá e passaram para o "seio de Abraão" (Lucas. 16:22), para ali aguardarem a ressurreição de Cristo. Os versículos 3-10 descrevem as abominações da adoração dos ídolos por parte de Judá. 3. O parentesco degenerado dos idólatras indica-se por suas práticas degeneradas. 4. Eles faziam esgares de zombaria e desprezo contra Jeová. 5. Junto aos terebintos e não com os ídolos. Eles consentiam em rituais e orgias sexuais nos bosques de terebintos e realizavam sacrifícios infantis. 6. Ribeiros. Antes, vales. Lá eles ofereciam bebidas aos seus ídolos. 7. Nos lugares altos se encontravam seus santuários, onde cometiam adultério espiritual. 8. O leito . . . alargas. Uma referência ao culto de diversos deuses ao mesmo tempo. 9. O rei é provavelmente o deus-rei. Moloque (e não algum reí humano). 10. Apesar da amargura e da escravidão resultante de sua vida ímpia, o povo de Judá estava demasiado obcecado para abandoná-la. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

31 de Dezembro Dia 365  

Leituras: João 21:20-25; Apocalipse 22; Salmo 150; Eclesiastes 12:9-14; Ester 9-10.  

Versículo EspecialO Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida” (Apocalipse 22:17).  

Pensamento Bíblico: “Aquele Que Tem Sede, Venha” (Apocalipse 22:17). As opções foram apresentadas com clareza. Podemos escolher a estrada fácil da satisfação pessoal e do pecado, ou a trilha mais difícil da submissão à vontade de Deus. Desde Gênesis 3, quando Adão e Eva comeram o fruto proibido, até Apocalipse 22, quando este último e grande convite é feito, a escolha tem estado diante de nós. Deus fez tudo o que é necessário para nos equipar para fazermos uma decisão sábia. Ele mostrou as conseqüências fatais do pecado e retratou a beleza e grandeza do céu. Ele quer que façamos duas coisas:  

    Vamos a ele.

    Convidemos outros.  

Ação: Certifique-se de que está servindo a Deus, hoje e, então, faça brilhar sua luz para convidar outros para virem a ele também. ( Estra Ido dos Estudos da bíblia.Net que Deus abençoe a todos)

30 de dezembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 111  2. Naquilo que não satisfaz. A miragem da felicidade pessoal baseada sobre as vantagens e as bênçãos terrenas. Só o próprio Deus  pode satisfazer a alma humana. O Davi de Isaías. 55:3, 4 é o Filho Messiânico de Davi, uma vez que aqui foi descrito exercendo e controlando a influência na próxima dispensação. 5. Este versículo é uma predição de que os gentios serão convertidos e se juntarão ao Israel redimido por causa do seu Deus. 6,7. À vista destas promessas refulgentes do futuro, os pecadores são insistentemente convidados a aceitar o convite do Evangelho enquanto ainda têm oportunidade. 8-11. A graça de Deus ultrapassa o entendimento humano, mas é garantia eficiente da palavra (que sair da minha boca) fiel e inspirada. 12, 13. Quando a Palavra de Deus for ouvida e obedecida, os redimidos serio libertados de sua escravidão e desfrutarão de alegria e paz. Toda a natureza ao seu redor partilhará desta exultação diante da graça manifesta de Deus. E um dia a natureza realmente partilhará da liberdade e da gloria dos filhos de Deus (Romanos. 8:21). Isaías 56 Sermão VIII. Os Gentios Serão Incluídos nas Bênçãos de Israel. 56:1-8. Temos aqui uma advertência aos crentes a que mantenham o testemunho de uma vida piedosa. No devido tempo colherão, "se não desanimarem". A guarda carinhosa do sábado foi especialmente enfatizada como sinal contratual que testifica de uma fé salvadora. Os gentios convertidos á fé de Israel recebem a afirmação de uma cidadania plena e permanente no reino de Deus. Os eunucos (e por implicação todos os crentes sem filhos) que manifestam a fé salvadora por meio de sua vida piedosa, recebem a certeza da vida eterna e uma gloria muito mais significativa do que a de uma longa linhagem de descendentes. Dois grupos estão incluídos entre o povo de Deus: os convertidos gentios e os párias de Israel. Em contraste com os crentes nominais, hipócritas, demonstrarão amor sincero pelo sábado e adesão cordial à aliança.Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

30 de Dezembro Dia 364  

Leituras: João 21:15-19; Apocalipse 21; Salmo 149; Eclesiastes 12:1-8; Ester 6-8.  

Versículo Especial: “Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles” (Apocalipse 21:3).  

Pensamento Bíblico“Eis o Tabernáculo de Deus com os Homens” (Apocalipse 21:3). A meta foi atingida. Quando a Bíblia caminha para o final, Deus e os homens estão morando juntos, em fraternidade. Foi assim que tudo se iniciou, em Gênesis, mas o contínuo pecado tinha forçado Deus a separar-se dos homens. Finalmente, Cristo veio para permitir que a comunhão fosse restaurada (João 1:14), e as páginas de encerramento das Escrituras nos dizem que a obra foi completada.  

Ação: More com Deus. Não permita que o pecado o expulse. ( Estra Ido dos estudos da Bíblia.Net qua Deus abençoe a todos)

29 de dezembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 110 9. A promessa aqui deve ser entendida à luz da analogia do dilúvio. Tal como Deus ali prometeu a Noé que nunca mais haveria tal enchente, da mesma forma promete a Israel restaurada que ela jamais tomará a ir para o exílio. Considerando que os judeus na realidade foram novamente levados para o exílio depois de sua revolta contra os romanos em 135 d.C., isto só pode significar que Deus considera a Igreja Cristã como o verdadeiro Israel. 10. Misericórdia. De hesed, traduzida pela E.R.C. como benignidade. Mas uma vez que implica em entrega mútua ou solidariedade entre as partes envolvidas no relacionamento contratual, rica melhor traduzido para amor convencional (relativo à aliança). 11-17. O Senhor descreve a pureza e a glória do Israel convertido do futuro. Conforme o Evangelho transforma as vidas dos judeus e gentios convertidos, eles se transformam em peritas vivas (I Pedro. 2:5) para edificação de um templo espiritual, refulgindo com a beleza do Cristo que habita neles. Mas a glória plena dessa nova cidade de Deus será a da Nova Jerusalém descrita em Ap. 21. A Igreja será composta daqueles "ensinados do Senhor" (Isaias. 54:13), como Cristo reafirmou em João. 6:45. A libertação final do medo e do terror aponta para as condições do Milênio. Mas durante todo o trajeto do Calvário até o Armagedom, os inimigos da Igreja serio totalmente derrotados. 16. Deus retém controle soberano sobre os poderes humanos da guerra e da destruição; eles não Lhe podem escapar. 17. O Senhor concederá a Israel redimida uma justiça que Ele jamais vindicará em oposição aos seus inimigos, quer humanos quer satânicos. Isaías 55 Sermão VII. A Graça de Deus Para com os Pecadores Arrependidos. 55:1-13. 1-5. O prego para a admissão na vida eterna é o arrependimento e a fé, mais nada. Aqueles que participarão da água viva devem antes sentir sede (arrependimento) e então desejo (fé) de vir ao Salvador (cons. João. 7:37). Vinho simboliza o Evangelho que alegra e revigora a alma; leite indica a sua qualidade nutritiva (I Pedro. 2:2).Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

29 de Dezembro Dia 363  

Leituras: João 21:1-14; Apocalipse 20; Salmo 148; Eclesiastes 11:7-10; Ester 3-5.  

Versículo Especial: “E, se alguém não foi achado inscrito no livro da vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo” (Apocalipse 20:15).  

Pensamento Bíblico“Inscrito no Livro da Vida” (Apocalipse 20:15). Os comentaristas diferem na aplicação principal deste texto, mas a mensagem subentendida é inconfundível. Há uma separação bem clara entre os justos (que louvam o Senhor e reinam com ele) e os injustos (que são atirados ao sofrimento sem fim). Nesta vida, as recompensas dos justos nem sempre são aparentes, e as conseqüências do mal podem não ser imediatas. Mas no final, Deus julgará a todos nós, com justiça. Seu nome estará no Livro da Vida?  

Ação: Certifique-se de que Deus tem seu nome escrito no livro certo!. ( Estra Ido dos estudos da Bíblia.Net que Deus abençoe a todos)

28 de dezembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 109  11. Com o seu conhecimento. À luz do cumprimento, este deveria ser um genitivo objetivo, significando: pelo conhecimento dele (como Salvador). O versículo continua ... o meu Servo, o Justo ... justificará a muitos (isto é, os muitos pelos quais ele morrerá).  12. Muitos como a sua parte, pois é a mesma palavra (harabbîn) que foi traduzida para muitos no versículo 11, e ambas se referem à mesma categoria de pessoas – os redimidos. Os poderosos. Seus seguidores, que lutam contra Satanás e seus asseclas no poder das armas espirituais de Cristo. O despojo. O despojo de almas preciosas ganhas para Cristo através da pregação do Evangelho. Isaías 54 Sermão VI. Bênçãos Resultantes para Israel e a Igreja. 54:1-17. 1-3. Fertilidade e progresso são prometidos ao Israel pós-exílico. Primeiro Jerusalém se tornaria estéril, visto que sua população seria arrancada e levada pelos caldeus. Mas viria o tempo (especialmente depois do primeiro advento de Cristo) quando os crentes em Jeová seriam mais numerosos do que jamais o foram antes do Exílio (quando Israel desfrutou da posição de esposa convencional no lar que Seu marido celestial lhe providenciou na Palestina). Alarga o espaço da tua tenda e alonga as tuas cordas (de se medir a terra). Israel em sua fase neotestamentária espalharia a verdadeira fé por todas as terras dos gentios, cujas nações conseqüentemente viriam a ser "possuídas" pela posteridade de Sião conforme fossem conquistadas pelo Evangelho. 4-10. O profeta prediz a misericordiosa restauração de Israel, a esposa convencional de Jeová. A vergonha da sua mocidade refere-se às suas rebeldes murmurações durante a viagem do Êxodo e à apostasia do período dos Juízes e da monarquia dividida; o opróbrio da sua viuvez, ao cativeiro da Babilônia. 6. Que foi repudiada, (lançada fora) parece referir-se aos setenta anos de separação entre Jeová e Israel.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

28 de Dezembro Dia 362  

Leituras: João 20:24-31; Apocalipse 19; Salmo 147; Eclesiastes 11:1-6; Ester 1-2.

Versículo Especial: “Então, ouvi uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-poderoso” (Apocalipse 19:6).  

Pensamento Bíblico: “Aleluia! pois Reina o Senhor Nosso Deus, o Todo-Poderoso” (Apocalipse 19:1-9). No livro de Apocalipse fica claro que louvar a Deus é uma atividade maior S talvez a atividade principal S no céu. Há tantas razões para louvá-lo, que os cânticos podem continuar para sempre. Aqui, o louvor é por causa do seu poder e vitória. Babilônia, a mulher má e assassina, caiu. Deus reina com todo o poder. Que privilégio, juntar-se àquela multidão celeste, louvando a Deus na comemoração da vitória!  

Ação: Louve o Senhor Deus. Ele é Onipotente!. ( Estra Ido dos Estudos da Bíblia.Net que Deus abençoe a todos)

27 de dezembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Isaías (Comentário Bíblico Moody) 108   6. Como ovelhas – incapazes de se protegerem a si mesmas ou de fugir ao perigo quando atacadas, e perdidas sem o pastor. Cada um se desviava pelo caminho. Cada um de nós preferia o seu próprio caminho e não o de Deus; esta é a essência do pecado ou do "desviar-se". Fez cair sobre ele. Literalmente, fez pousar sobre Ele, ou, melhor ainda, fez encontrar-se com Ele (cons. Nùmeros. 35:19, onde o vingador do sangue recebe autorização de matar o assassino quando se "encontrar" com ele no caminho – o mesmo verbo foi usado lá e aqui.) Nossas transgressões deviam "encontrá-Lo" no caminho e matá-lo como se fosse Ele o culpado e não nós. Observe que o remédio devia ter uma aplicação universal (nós todos) tão ampla quanto a necessidade (todos nós). 7-9. Quando vistos pelo homem, os sofrimentos do Messias seriam uma trágica infelicidade na vida de um inocente. 7. Não abriu a boca, isto é, em sua própria defesa, diante de Caifás, ou Herodes, ou Pilatos. 8. Por juízo opressor. Antes, como resultado de coerção e ação judicial. Isto é, por meio de um tribunal injusto um assassinato judicial seria perpetrado. Arrebatado; isto é, levado ao lugar da execução. Traduza-se a sentença seguinte de acordo com a ASV: E quanto à sua geração, quem (nela) considerou que fosse cortado da terra dos viventes por causa da transgressão do meu povo a quem o golpe (era devido)? 9. Designaram-lhe a sepultura, impessoal. Os perversos. Os dois ladrões e assassinos crucificados um de cada lado dEle. O rico. José de Arimatéia, em cuja sepultura Ele foi sepultado. Posto que nunca fez injustiça (aos outros) e não porque não praticou a violência. 10-12. Deus vê os sofrimentos do Messias como a redenção dos pecadores e o triunfo sobre a morte. 10. Quando der ele a sua alma como oferta. Dirigida a Deus diretamente, como Aquele único com a prerrogativa de designar a vida de Cristo para oferta pelo pecado (Isaías usou a palavra 'asham – oferta pelo pecado – que envolvia o pagamento de 120 por cento dos danos como também a apresentação do correspondente animal sacrificial). Verá a sua posteridade. Seus filhos pela fé, os cristãos regenerados. Prolongará os seus dias. Isto não se refere a um período subseqüente à Sua morte e sepultamento? Só a Sua ressurreição física serviria para preencher uma predição igual a esta. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA


 27 de Dezembro Dia 361  

Leituras: João 20:19-23; Apocalipse 18; Salmo 146; Eclesiastes 10:16-20; Neemias 12-13.  

Versículo EspecialOuvi outra voz do céu, dizendo: Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos” (Apocalipse 18:4).  

Pensamento BíblicoMorrendo com a Mulher Má (Apocalipse 18). A mulher apresentada com minúcias repulsivas no capítulo 17 é destruída no capítulo 18. Mas antes que sua queda seja completa, um chamado é feito para que os justos se afastem dela. Temos que viver no mundo, porém não compartilhar do mal do mundo. Este princípio é apresentado de Gênesis a Apocalipse, e tem que ser cuidadosamente aplicado em nosso dia-a-dia. Deus espera que mostremos um exemplo positivo para aqueles que nos rodeiam.  

Ação: Permita que sua luz brilhe; ela pode vencer a escuridão!. (Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


26 de dezembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 107 1. Pregação. Literalmente, coisa ouvida (isto é, pelo profeta de Deus); daí a mensagem profética. Nossa pregação. A mensagem de Isaías e seus companheiros profetas. O braço do SENHOR é uma frase sempre usada para designar intervenção especial nos negócios humanos sempre quando Deus livra Seu povo e pune seus inimigos. Foi especialmente usada com referência ao milagre do Êxodo. Cristo, então, seria o maior dos milagres de Deus.  2. Renovo. Mais literalmente, lactente (usado para com uma criancinha ao peito de sua mãe, como também em relação ao broto de um toco de árvore). Não tinha aparência, e não forma. Nem formosura (hadar). Mais literalmente, majestade ou resplendor. Em outras palavras, o Servo teria falta de grandeza terrena que atrai a admiração do mundo. O nós aqui inclui o profeta ao identificar-se com seus patrícios espiritualmente cegos. 3. Rejeitado entre os homens. Mais exatamente, falta de homens nobres (que o apoiassem). De quem os homens escondem o rosto. Mais literalmente, e (era) como se escondessem o rosto Dele. Isto é, os homens evitariam persistentemente de enfrentar o Cristo verdadeiro, preferindo o "Jesus histórico", que não os perturbaria corri a sua cruz. 4-6. O Servo conforme visto por Deus seria o Redentor vicário. 4. Enfermidades, mais literalmente, e não pesares. Em sinal do poder de Cristo de perdoar os pecados, Ele curou muitas das enfermidades físicas dos homens. Mas considerando que o assunto principal aqui é a enfermidade da alma e não do corpo, a tradução pesares justifica-se. 5. Ferida (E.R.C.). Traspassado (E.R.A.) ou furado. Um termo bem apropriado à crucificação. Transgressões. Uma palavra derivada da raiz "rebelar-se", dando a entender a revolta contra a soberania de Deus. Moído. Mais acertadamente. Totalmente esmagado. O castigo que nos traz a paz, isto é, o castigo que nos proporciona a paz, ou sentimento de bem-estar (não uma infeliz conseqüência do pecado do homem).(        Que   a        paz    do     Mestre         Jesus esteja sobre         sua    vida   e        família        que    Deus  abençoe      a        todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

26 de Dezembro Dia 360  

Leituras: João 20:11-18; Apocalipse 17; Salmo 145; Eclesiastes 10:8-15; Neemias 10-11.  

Versículo Especial“Achava-se a mulher vestida de púrpura e de escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de pérolas, tendo na mão um cálice de ouro transbordante de abominações e com as imundícias da sua prostituição” (Apocalipse 17:4).  

Pensamento Bíblico: A Mulher do Diabo (Apocalipse 17:1-6). Independente de interpretações especiais deste livro, não há dúvida de que a mulher descrita aqui seja a mulher do diabo. Ela é o contrário de tudo que é bom e puro. Ao contrário da mulher santa, que deu à luz o Filho varão do capítulo 12, esta mulher está vestida de pecado. Ela está toda adornada para atrair os homens carnais, que nem notam que de sua boca escorre o sangue dos justos. Como o pecado parece horrendo a Deus!  

Ação: Veja o pecado como Deus o vê e adorne sua vida com a pureza.    (        Estra  Ido    dos         Estudos       da      Bíblia          .Net   que    Deus  abençoe      a        todos)

25 de dezembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 107 1. Pregação. Literalmente, coisa ouvida (isto é, pelo profeta de Deus); daí a mensagem profética. Nossa pregação. A mensagem de Isaías e seus companheiros profetas. O braço do SENHOR é uma frase sempre usada para designar intervenção especial nos negócios humanos sempre quando Deus livra Seu povo e pune seus inimigos. Foi especialmente usada com referência ao milagre do Êxodo. Cristo, então, seria o maior dos milagres de Deus. 2. Renovo. Mais literalmente, lactente (usado para com uma criancinha ao peito de sua mãe, como também em relação ao broto de um toco de árvore). Não tinha aparência, e não forma. Nem formosura (hadar). Mais literalmente, majestade ou resplendor. Em outras palavras, o Servo teria falta de grandeza terrena que atrai a admiração do mundo. O nós aqui inclui o profeta ao identificar-se com seus patrícios espiritualmente cegos. 3. Rejeitado entre os homens. Mais exatamente, falta de homens nobres (que o apoiassem). De quem os homens escondem o rosto. Mais literalmente, e (era) como se escondessem o rosto Dele. Isto é, os homens evitariam persistentemente de enfrentar o Cristo verdadeiro, preferindo o "Jesus histórico", que não os perturbaria corri a sua cruz. 4-6. O Servo conforme visto por Deus seria o Redentor vicário. 4. Enfermidades, mais literalmente, e não pesares. Em sinal do poder de Cristo de perdoar os pecados, Ele curou muitas das enfermidades físicas dos homens. Mas considerando que o assunto principal aqui é a enfermidade da alma e não do corpo, a tradução pesares justifica-se. 5. Ferida (E.R.C.). Traspassado (E.R.A.) ou furado. Um termo bem apropriado à crucificação. Transgressões. Uma palavra derivada da raiz "rebelar-se", dando a entender a revolta contra a soberania de Deus. Moído. Mais acertadamente. Totalmente esmagado. O castigo que nos traz a paz, isto é, o castigo que nos proporciona a paz, ou sentimento de bem-estar (não uma infeliz conseqüência do pecado do homem).(Que a        paz    do     Mestre         Jesus esteja sobre sua         vida   e        família        que    Deus  abençoe      a        todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


25 de Dezembro Dia 359  

Leituras: João 20:1-10; Apocalipse 16; Salmo 144; Eclesiastes 10:1-7; Neemias 8-9.  

Versículo EspecialOuvi do altar que se dizia: Certamente, ó Senhor Deus, Todo-poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos” (Apocalipse 16:7).  

Pensamento Bíblico: O Julgamento dos Justos de Deus (Apocalipse 16). Este capítulo apresenta duas interpretações dos julgamentos das sete taças. Os ímpios blasfemaram contra Deus e recusaram arrepender-se de seus pecados. Eles culparam Deus. Os justos, que tinham sofrido pelo Senhor, elogiavam a justiça de Deus. Eles louvavam a Deus. De um ponto de vista carnal, o castigo dos ímpios pode parecer cruel, mas aqueles que odeiam o mal e amam o bem serão capazes de entender a justiça Divina.  

Ação: Desenvolva seu amor a Deus e à justiça. (          Estra  Ido    dos    Estudos       da         Bíblia. Net  que    Deus  abençoe      a        todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...