14 de janeiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 5  Entendemos mais claramente a personalidade de Jeremias do que a de qualquer outro profeta. Isto se deve ao fato de seu livro estar cheio de partes autobiográficas – "confissões de Jeremias". Esses derramamentos do espírito humano são algumas das declarações mais pungentes e patéticas sobre a tensão de um homem sob o imperativo divino que se encontram nas Escrituras. Temo-las abaixo relacionadas. Elas nos mostram um Jeremias que estava se retirando, sensível, com medo das "caretas" do povo, alguém que consideraríamos singularmente inadequado para o trabalho que lhe foi concedido. Que ele tenha tenazmente se apegado à tarefa que lhe foi consignada através de sucessivos anos de rejeição e perseguição é um tributo a ambos, ao caráter do homem e à graça de Deus, sem a qual a sua personalidade certamente teria se desfeito em pedaços. As Confissões de Jeremias. 10:23, 24 17:9-11, 14-18. 11:18 – 12:6 18:18-23 15:10-21 20:7-18 A Composição do Livro. O livro de Jeremias não está na ordem cronológica. Este comentário declara a data de cada seção ou capítulo, isto é, o tempo quando os acontecimentos tiveram lugar ou quando a profecia foi proclamada, sempre que tal data seja conhecida. Porque o livro foi arrumado nessa ordem, não o sabemos. Qualquer esboço de Jeremias é um tanto arbitrário. O que damos abaixo tenta mostrar a unidade do livro. É impossível, na presente situação de nossos conhecimentos, falar sobre as circunstâncias da composição do livro. Muitos comentaristas modernos acham que cenas partes dele não foram escritas por Jeremias mas por escritores posteriores, cujo ponto de vista diferia marcadamente do ponto de vista do profeta. Este comentário acha que há boas razões para se tomar uma atitude conservativa para com a autoria do livro - que em seu atual estado é substancialmente a obra de Jeremias e Baruque, o seu auxiliar (cons. Jeremias. 45:1). (  Que a paz do mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 



14 de Janeiro   Dia 14  

Leituras: Mateus 5:43-48; Atos 5:12-21; Salmo 14; Provérbios 3:31-35; Gênesis 27.  

Versículo EspecialOs sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si a ignomínia” (Provérbios 3:35).  

Pensamento Bíblico: Amar aos Outros Como Filhos do Pai  (Mateus 5:43-48). A base da ordem de Jesus para “amar seus inimigos” é que tal amor é uma imitação do Pai. É tão fácil para nós fugirmos deste dever, mostrando amor somente aos amigos e aos irmãos! Assim fazendo, somos apenas filhos dos cobradores de impostos! Se queremos que Deus nos ame, ainda que tenhamos estado em inimizade com ele, então precisamos amar aos nossos inimigos.  

Ação: Mostre hoje mesmo bondade para com alguém que não goste de você.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

13 de janeiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 4 Em relação aos acontecimentos em Judá depois da destruição de Jerusalém, dependemos quase exclusivamente de Jeremias (caps. 40-45). Jeremias e muitas pessoas simples foram deixadas na terra sob a liderança de Gedalias, o governador fantoche judeu. Após as inquietações civis nas quais Gedalias foi assassinado, certos judeus, sem dúvida remanescentes do partido pró-Egito, fugiram para o Egito, forçando Jeremias a acompanhá-los. No Egito o profeta morreu. A morte de Jeremias conclui a história do reino hebreu. A proclamação de Cito, permitindo que os exilados retornassem a Judá, foi o sinal do começo da nova época do Segundo Estado. Jeremias: O Homem e a Sua Mensagem. Jeremias, o sacerdote, foi convocado para o ofício profético em um período muito infeliz. O reavivamento de Josias tinha acabado e seus resultados tiveram curta duração. O declínio final estava a caminho. Quando o profeta foi chamado, ele foi intimado a transmitir uma mensagem de condenação e não de salvação. Através de todo o seu longo ministério de mais de quarenta anos, sua pregação refletiu este tema de juízo. Deus se levantara cedo e enviara os seus servos, os profetas, mas Israel não queria ouvir. Agora, o destino previsto para uma nação apóstata em Deuteronômio 28- 30 era inevitável. A Babilônia tomada Judá. E seria melhor que o povo capitulasse com elegância para salvar suas vidas. Esta mensagem, transmitida a homens cujo nacionalismo desesperado era tudo que lhes restava para se apegarem, foi completamente rejeitada e seu transmissor foi rejeitado juntamente com ela. Jeremias foi considerado um intrometido e traidor; e o povo, os nobres, e o rei, alternadamente, tentaram matá-lo. ( Que a paz do mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

13 de Janeiro   Dia 13  

Leituras: Mateus 5:33-42; Atos 5:1-11; Salmo 13; Provérbios 3:27-30; Gênesis 25-26.  

Versículo Especial“Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem” (Salmo 13:6).  

Pensamento Bíblico: Palavra Digna de Confiança  (Mateus 5:37). Quando Jesus nos instrui para rejeitar as promessas vãs, ele diz que a nossa palavra deve ser honesta e confiável. Devemos ser pessoas de palavra, em quem se pode confiar, que cumprirão qualquer compromisso que tomarem. Este princípio deverá governar nossas promessas aos homens e a Deus!  

Ação: Resolva-se hoje a sempre manter sua palavra. “Faça promessas raramente, depois cumpra-as a qualquer custo”. Pense bem nas suas promessas a Deus. Você está vivendo de acordo com seus compromissos como seguidor de Cristo?.( Estra Ido dos estudos da  Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

12 de janeiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 3 A vitória de Nabucodonosor em Carquemis foi seguida da tomada da Palestina, o que colocou Judá na órbita babilônica. Uns poucos hebreus (Daniel entre eles) foram deportados para a Babilônia naquela  ocasião. Mais tarde Jeoaquim se rebelou. Seguiram-se muitos problemas para Judá, inclusive outra possível tomada de Jerusalém pelos babilônios. No meio dessa inquietação, Jeoaquim morreu – possivelmente vítima de um golpe no palácio – depois de um reinado de onze anos. Joaquim, o filho de Jeoaquim, sucedeu a seu pai no trono. Jeremias chamou a este de Conias e Jeconias (22:24,28; 24:1; 27:20; 29:2). Quando Joaquim estava reinando há apenas três meses, os babilônios atacaram a Jerusalém (em uma tentativa atrasada de esmagar a revolta de Jeoaquim) e levaram Joaquim para a Babilônia (597 A. C.) junto com outros judeus importantes e muitos artesãos. Após trinta e sete anos de confinamento ali, Joaquim foi solto da prisão. No lugar de Joaquim, Nabucodonosor colocou Zedequias, o tio de Joaquim. Durante onze anos ele manteve uma posição precária na qualidade de rei-vassalo de Nabucodonosor. Ele tinha um caráter fraco, mas contudo protegeu Jeremias contra as tentativas dos nobres que ameaçavam sua vida e aceitou os conselhos de Jeremias, embora nunca fosse capaz de executá-los. Inevitavelmente, ele, também, foi apanhado pela quimera da independência e rebelou-se. No nono ano de Zedequias, Nabucodonosor começou o cerco final de Jerusalém; no undécimo ano de Zedequias (587 A. C.) a cidade foi tomada e destruída. Zedequias, cego, foi levado para a Babilônia, junto com muitos outros conterrâneos de Jeremias. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos0

MEDITAÇÃO DO DIA

 


12 de janeiro   Dia 12  

Leituras: Mateus 5:27-32; Atos 4:32-37; Salmo 12; Provérbios 3:19-26; Gênesis 24.  

Versículo Especial“As palavras do Senhor são palavras puras, prata refinada em cadinho de barro, depurada sete vezes” (Salmo 12:6).  

Pensamento Bíblico: A Importância da Pureza Sexual  (Mateus 5:27-32). Em uma sociedade que está sobrecarregada de provocações sexuais, é importante para nós sermos, freqüentemente, relembrados das instruções de Deus a respeito da pureza sexual. Não só o adultério é errado, mas os maus pensamentos também. O casamento, que tem sido desvalorizado em nossa sociedade muito mais do que tinha sido no tempo de Jesus, tem que voltar ao lugar de honra e permanência que Deus quer.  

Ação: Medite em coisas puras, descartando todos os pensamentos impuros. ( Estra Ido dos estudos da biblia.Net que Deus abençoe a todos)


11 de janeiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 2  INTRODUÇÃO A Vida e a Época de Jeremias. Na história do Reino de Judá, após a morte de Salomão e a divisão do seu reino, houve quatro declínios religiosos e três reavivamentos. Josias (640-609 A. C.) foi o último rei bom. No seu reinado aconteceu o bem conhecido reavivamento ocasionado pelo descobrimento do rolo da Lei. Este foi o último reavivamento. Depois disso a história judia é um declínio político, moral e religioso constante, culminando no exílio babilônico. Este período final de declínio foi o período do ministério do profeta Jeremias. Este foi o período durante o qual se levantou o novo império babilônico. Durante os meados do Reino Dividido, a Assíria dominou o Crescente Fértil. Mas após a queda de Nínive, a sua capital, em 612 A. C., o Império da Assíria desintegrou-se e a Babilônia veio a ser a senhora do mundo civilizado. A tentativa vã dos egípcios de assegurar a sua bautoridade nesta crise de impérios deixou as suas marcas na história bíblica. Na verdade, pelas fontes bíblicas parece que havia dois partidos na corte de Jerusalém. O partido pró-egípcio cria que o Egito estava se renovando como poder mundial e que se poderia confiar nele como anteparo contra a agressão da Babilônia. Os pró-babilônicos viam na estrela nascente da Babilônia um poder invencível e insistiam em se lhe submeter como preço de uma existência nacional continua. Os profetas aconselharam a nação a não esperar nada do Egito nem da Babilônia, mas a confiar em Deus. Jeremias começou o seu ministério no décimo terceiro ano (626 A.C.) de Josias, arco anos depois do reavivamento. Seu ministério continuou pelos primeiros anos do Exílio . Ele morreu no Egito, provavelmente alguns poucos anos depois da destruição de Jerusalém, que aconteceu em 587 A. C. Josias foi morto em 609 A. C., em Megido, na sua tentativa infrutífera de fazer Faraó-Neco parar, o qual estava a caminho de dar o seu apoio ao vacilante Império Assírio. Jeoacaz, filho de Josias, sucedeu a seu pai em Jerusalém. Neco evidentemente cria que Jeoacaz fosse do partido pró-babilônico, pois o levou para o Egito (após um governo de três meses) e fez rei a Jeoaquim (609.598 A. C.). Jeoaquim foi um governante vigoroso e um homem muito perverso. Ele tentou, em diversas ocasiões, silenciar a Jeremias. Durante o seu reinado Jeremias ditou o seu primeiro livro, o qual o rei destruiu imediatamente (Jeremias. 36). Durante o seu reinado também teve lugar a batalha de Carquemis (605 A. C.), na qual o Egito foi esmagado por Nabucodonosor, o príncipe herdeiro da Babilônia, que logo após veio a ser o rei da Babilônia. Naquela ocasião o império babilônico estava a caminho do domínio do mundo. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

11 de Janeiro Dia 11  

Leituras: Mateus 5:21-26; Atos 4:23-31; Salmo 11; Provérbios 3:13-18; Gênesis 22-23.  

Versículo Especial“Agora, Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua palavra” (Atos 4:29).  

Pensamento Bíblico: Convivendo Com a Irmandade (Mateus 5:21-26). Jesus oferece algumas orientações sobre o relacionamento adequado com os outros. Ele mostra que a atitude — não só a ação — é importante. A ira sem motivo é errada, mesmo quando não conduz ao assassinato. Amaldiçoar os outros é errado. Permitir que conflitos permaneçam sem solução é perigoso. Para resumir, as boas relações com os outros têm que começar dentro de nós.  

Ação: Há algum irmão que tenha qualquer coisa contra você? Tome a iniciativa, hoje, de resolver o conflito.( Estra Ido dos estudos da biblia.Net que Deus abençoe a todos)


10 de janeiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 125  5-9. O maravilhoso livramento do remanescente arrependido é o que se prediz aqui. A maioria dos incrédulos zomba dos que crêem sinceramente na Bíblia, desafiando o seu Deus a que exiba a Sua glória através de um milagre de libertação ou vingança, se for capaz. A resposta de Jeová ao desafio virá quando a tempestade dos caldeus sitiar tumultuosamente os muros de Jerusalém (v. 6). Nos "últimos dias" (a começar com o Pentecostes) esse remanescente se multiplicará rapidamente até formar um povo grande e numeroso pela pregação do Evangelho. E sem as prolongadas dores de parto, a comunidade extensa da Igreja Cristã brotaria por todo o Império Romano em apenas uma geração. 10-14. No conforto e na prosperidade da dispensação do Milênio, todo o grupo dos crentes desfrutará de paz ininterrupta e abundante (como um rio – v. 12) e exercerá uma influência totalmente dominante sobre todo o mundo. O relacionamento mais íntimo e mais afetuoso prevalecerá entre o Israel dos últimos tempos e o seu Deus. Um castigo decisivo e imediato será aplicado a todos os injustos e desobedientes. 15-17. Incrédulos idólatras serão destinados ao fogo do inferno (conforme está reafirmado em II Tessalonisenses. 1:7-9). 17. Após a deusa, isto é, após o líder do culto que dirigia cerimônias de purificações idólatras (Jazanias, por exemplo, em Ezequiel. 8:11). 18-21. A glória de Deus será manifesta a todo o mundo, isto é, a todos os que foram salvos da destruição do Armagedom, e se reuniram como adeptos da Igreja Milenial. Ao que parece, haverá então uma extensa atividade missionária estrangeira. Mencionados foram Társis (Mediterrâneo oriental), Pul (sul do Egito, talvez a Somália), Lude (provavelmente Lídia na Ásia Menor), Tubal (sudoeste do Mar Negro) e Javã (Grécia). 20,21. Todos os judeus regenerados da Dispersão serão honrosamente escoltados por seus correligionários gentios a caminho da Palestina. Possivelmente serão recebidos como tão santos (para  sacerdotes e para levitas) quanto os judeus já na terra e em pé de igualdade. Ou talvez deles se refira aos crentes gentios propriamente ditos.22-24. A criação dos novos céus e uma nova terra introduzirá um estado final, permanente e imutável para ambos, redimidos e condenados. Ao que parece, o aparecimento total da humanidade em Jerusalém para adoração é uma figura do compromisso e da obediência religiosa para com Jeová na qualidade de único Deus verdadeiro. Contudo as visitas a Jerusalém poderiam ainda ser uma possibilidade lógica decorrente da duração do período de mil anos. Os fiéis olharão para os cadáveres daqueles que se juntaram ao assalto final do Poder Mundial contra Jerusalém, esparramados pelo campo de batalha, e os detestarão e a tudo o que representam nesta vida. Observe que não se diz que os cadáveres ficarão lá para sempre. As almas dos ímpios serão consignadas para os tormentos eternos do inferno (como Cristo reafirmou em Marcos. 9:48). Assim a majestosa teologia deste Volume Oito chega a um fim comum vislumbre do destino eterno de toda a humanidade. A obra expiatória do Servo de Jeová estabeleceu os fundamentos para uma nova Comunidade, para os Novos Céus e a Nova Terra que nunca mais passarão. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

10 de janeiro Dia 10  

Leituras: Mateus 5:13-20; Atos 4:13-22; Salmo 10; Provérbios 3:7-12; Gênesis 20-21.  

Versículo Especial“Assim brilhe, também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:16).  

Pensamento BíblicoA Diferença Entre os Cristãos e o Mundo  (Mateus 5:13-16). Enquanto Jesus encoraja seus ouvintes a aceitar o desafio para segui-lo, ele traça claramente a diferença entre o mundo e os fiéis. Os cristãos não se acertam bem no mundo. Temos que ser tão diferentes como a luz do dia e a escuridão. Se parecemos e agimos como o mundo, nossas vidas não desafiarão outros para se voltarem para o Senhor.  

Ação: Certifique-se de que sua luz está brilhando plenamente hoje!. ( Estra Ido dos estudos da biblia.Net que Deus abençoe a todos)  


9 de janeiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 123 11. Fortuna (Gade aqui é o nome próprio para o deus sírio da sorte). Destino (Menî, o deus do Destino – que introduz o obscuro jogo de palavras do versículo seguinte). 12. . . . vos destinarei (da mesma raiz de Menî) à espada. 13-16. O último grupo de israelitas desobedientes foi posto em contraste com o Israel espiritual. Os judeus incrédulos sofrerão fome e sede na alma e os tormentos do inferno; mas os fiéis desfrutarão da generosidade dos céus para sempre, e serão chamados por outro nome (v, 15), presumivelmente de "cristãos". 17-25. Aqui se dá um vislumbre da felicidade milenial sobre a terra depois de ter sido purgada dos incrédulos. 17. A designação novos céus e nova terra aplica-se ao reino milenial apenas como estágio preliminar das glórias eternas do céu (a Nova Jerusalém de Apocalipse. 21; 22) – exatamente como o Pentecoste devia ser considerado (Atos 2:17) uma introdução aos "últimos tempos", embora ocorresse pelo menos dezenove séculos antes do Segundo Advento. 20. Esta predição requer as condições de uma cidade terrestre, onde nascem criancinhas e onde pessoas idosas morrem (embora a duração da vida seja bastante prolongada). Esta cena final é a de uma sociedade sem guerras, capitalista (v. 22), na qual até mesmo os animais predatórios se tornaram mansos e inofensivos (como em 11:7-9). Isaías 66 Sermão VIII. A Bênção dos Verdadeiros Crentes no Fim dos Tempos. 66:1-24. 1-4. Jeová condena o externalismo na adoração. O Todo-poderoso não precisa de templos construídos por homens para habitar nem sacrifícios de animais para se alimentar (que contraste com o conceito pagão!). Ele quer um coração arrependido e crente. Um sacrifício válido é o selo sacramental da fé. À parte da fé, a matança animais é uma abominação diante de Deus igual a um assassinato, ou ao oferecimento de uma besta imunda (v. 3). Aqueles que se desviam do seu chamado descobrem para tristeza sua que Ele vai se desviar quando eles o chamarem. ( Que a paz do mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

9 de Janeiro    Dia 9  

Leituras: Mateus 5:1-12; Atos 4:1-12; Salmo 9; Provérbios 3:1-6; Gênesis 18-19.  

Versículo Especial“Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento” (Provérbios 3:5).  

Pensamento BíblicoO Caráter Cristão (Mateus 5:1-2). As bem-aventuranças, ou afirmações de bênçãos, apresentam o sermão da montanha. Quando vistas juntas, elas mostram o que há de melhor no caráter de um filho de Deus. A alma dele é esvaziada das preocupações carnais e egoístas e preenchida com um desejo de coisas espirituais. Ele procura a santidade a qualquer custo. Aqueles que adotam estas qualidades gozarão de um grande prêmio no céu.  

Ação: Depois de dominar o significado básico das bem-aventuranças, avalie sua vida e aplique as mensagens!.( Estra Ido dos estudos da biblia.Net que Deus abençoe a todos)


8 de janeiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 122 18. Só por breve tempo. Cerca de 800 anos por ocasião da queda de Jerusalém em 587 A. C. (e apenas 673 anos depois: de 538 A. C. a 135 d. C.).Isaías 64 64:1-7. Isaías representa o povo de Israel implorando a Jeová que intervenha no cenário mundial, impondo os direitos de Sua santidade e soberania. 1. A imagem faz lembrar a erupção do Monte Sião. 2. Os homens justos sentem-se entristecidos com o desprezo que os homens demonstram para com Deus, com aparente impunidade. Eles reconhecem que o Senhor não pode intervir devidamente para libertar, a não ser que o seu povo ande em amor e obediência (v. 5), enquanto que o povo de Israel (e a fortiori o restante da humanidade) está contaminação pelo pecado; até mesmo suas pretensões à justiça (v. 6) estão viciadas com motivações basicamente egoístas, e não pelo supremo amor de Deus (a única base para a verdadeira moralidade; cons. Deuteronômio. 6:5). 8-12. Reconhecendo a sua própria culpa imperdoável, os israelitas arrependidos rogam apenas pelas promessas misericordiosas da aliança divina e apresentam sua terra devastada e o seu Templo arruinado como argumentos para a sua piedade e compaixão. Isaías 65 Sermão VII. A Misericórdia Divina Reservada para o Israel Espiritual. 65:1-25. 1-7. Esta é uma acusação severa contra a nação judia hipócrita do tempo de Isaías, professando ser um povo santo e justo (v. 5), e contudo praticando todas as execráveis abominações dos pagãos. (Esta descrição seria de todo desapropriada para o Israel pós-exílico, que abandonou a idolatria para sempre). 1. A um povo que não se chamava do meu nome. Os gentios (de acordo com Romanos. 10:20,21), que um dia atenderiam ao Evangelho, enquanto a nação da aliança permaneceria obstinadamente rejeitando a Cristo. Advertências e amorosas instâncias provaram ser infrutíferas; não havia outra alternativa a não ser o bem merecido castigo do cativeiro babilônico ( e a expulsão romana da Palestina em 135 d. C.). 8-12. Contudo este castigo inevitável demoraria a acontecer, a rum de preparar o remanescente dos verdadeiros crentes para as futuras bênçãos. O cacho de uvas do versículo 8 compõe-se, em grande parte, de uvas estragadas ou mirradas; poucas são boas e doces. Por razões sentimentais, sendo este cacho o primeiro da colheita, o agricultor o preserva. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 8 de janeiro    Dia 8  

Leituras: Mateus 4:12-25; Atos 3:11-26; Salmo 8; Provérbios 2:16-22; Gênesis 15-17.  

Versículo Especial: “Ó Senhor, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome!” (Salmo 8:9).  

Pensamento Bíblico: Dando Uma Ajuda a Deus  (Gênesis 16). Há muitos pontos que podemos colher do acontecimento com Abrão, Sarai e Hagar. Por hoje, considere a falta de fé demonstrada  pela decisão de  Sarai de “dar uma ajuda a Deus”, ao procurar uma saída para ele poder cumprir sua promessa. A preocupação de Sarai com sua incapacidade de engravidar é compreensível, mas no fim ela aprendeu que Deus é poderoso o bastante para manter suas promessas. Nossas mentes pequenas, freqüentemente, lutam para entender como a vontade de Deus poderá ser cumprida, mas temos é que lutar contra a tentação de “lhe dar uma ajuda”, esquecendo sua palavra!   

Ação: Aplique o ensinamento acima ao trabalho de espalhar o evangelho. Deus deseja que todos os homens ouçam a verdade. Não devemos descartar ou “aperfeiçoar” o seu modelo. Ao mesmo tempo, temos que assumir responsabilidades. Nossos vizinhos ouviram as boas novas?. ( Estra Ido dos estudos da biblia.Net que Deus abençoe a todos


ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...