25 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 8  D. A Restauração de Israel Infiel. 2:14-23. 14. Com amor Deus diz de Israel: Eu a atrairei. Deus diz que com palavras de afeto Ele persuadirá o Seu povo a abandonar os seus ídolos e se alegrar com Ele. Em Canaã Israel rejeitou o seu Deus. Rodeada por outros "amantes" (isto é, Baal e seus ídolos), ela não sentia necessidade  Dele. Deus, entretanto, de clara o Seu propósito de remover o Seu povo da terra de leite e mel e levá-la para o deserto, para que possa lhe falar ao coração, literalmente. O magoado amante desejava reconquistar o objeto do seu amor. Ele levaria Israel ao deserto solitário, onde ela pudesse lhe ouvir a voz sem se distrair. 15. Vinhas, que falam da prosperidade e fertilidade, seriam os presentes de Deus ao Seu povo restaurado. O vale de Acor é descrito como porta de esperança. Ali, Séculos antes, Acã morrera como perturbador de Israel (Josué. 7:25, 26). Só através de Acor, a perturbação, Israel poderia voltar a ter comunhão com o Senhor e suas bênçãos resultantes. Deus restauraria assim os dias da sua mocidade. Quando a jovem Israel cruzou o Mar Vermelho, cantava uma canção (Êxodo. 15:1-19). Ao perder o seu primeiro amor, a canção silenciou; mas Oséias descreve Israel arrependida e restaurada, cantando novamente. 16. Israel restaurada se dirigiria a Deus chamando-o de Meu marido (literalmente), uma palavra de carinho. Baali é um sinônimo de ishi (marido), mas contém a palavra Baal (senhor), o nome de uma divindade cananita. Por causa disto estava associado à idolatria e foi rejeitada por Oséias. Os baalins (v. 18) não seriam mais mencionados pelo Israel restaurado, que então usaria de sinceridade para como seu Senhor. 18. As antigas alianças hetéias eram de dois tipos: 1) alianças de paridade, entre iguais; 2) alianças de soberania entre soberano e seus súditos. A aliança entre Deus e Israel era deste último tipo. A aliança bíblica tem alguma coisa da natureza de uma ordenança com as bestas[1]feras do campo. A própria natureza ficará em paz com o Israel restaurado (cons. Isaias. 11:1-9). Deus acrescenta: Tirarei desta o arco. As armas dos inimigos de Israel serão quebradas de modo que já não possam mais prejudicar Israel. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

25 de novembro Dia 329  

Leituras: Joao 12:37-41; 1 João 2:1-11; Salmo 119:113-128; Eclesiastes 1:1-8; 1 Crônicas 16.  

Versículo Especial: Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos” (1 João 2:3).  

Pensamento Bíblico: “Sabemos Que o Temos Conhecido por Isto” (1 João 2:1-11). Como saberemos que estamos em comunhão com Deus? Algumas pessoas estão confiantes, porque elas “sentem-se salvas” ou porque sabem que Deus é grande e, portanto, crêem que elas não podem mais se perderem. Estas idéias humanas perdem o ponto claro de 1 João 2:1-11. A continuidade da comunhão com Deus depende da continuidade da obediência fiel. Ainda precisamos de sua graça e perdão (veja capítulo 1), mas temos que mostrar, por atos, que amamos, mesmo, o Senhor.

Ação: Guarde os mandamentos do Senhor. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

24 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 7  Oséias 2 C. O Julgamento do Israel Infiel. 2:1-13. 2. Oséias devia se dirigir a Gômer com as palavras – ela não é minha mulher, e eu não sou seu marido. A esposa do profeta separara[1]se dele, e com o coração partido ele reconheceu que os laços matrimoniais entre os dois tinham sido quebrados. As palavras são reminiscência da fórmula usada no divórcio. Da mesma maneira Deus se dirige a Israel. 3. Ela tinha de abandonar seus adultérios para que eu não a deixe despida. Este castigo por adultério é comprovado pelas Escrituras (Ezequiel. 16:38) e pelas tabuinhas de Nuzi na Mesopotâmia setentrional. As palavras aqui se aplicam a Israel, que viria a se tornar uma presa dos inimigos quando fosse abandonada sozinha e nua pelo seu Deus. 5. A esposa de Oséias dissera: Irei atrás de meus amantes. Conforme ela olhava para os seus amantes, Israel olhava para Baal e outros deuses cananitas. 7. Depois de passar por desapontamentos, Gômer, tal como Israel, diria: Irei, e tornarei para o meu primeiro marido. Nem Gômer nem Israel podia encontrar a satisfação na infidelidade. Deus aqui declara que ele colocada Israel no lugar em que ela veda a necessidade que tinha dele. 8. Deus agita misericordiosamente com o seu povo: Eu é que lhe dei o grão, e o vinho, e o óleo. Toda a fartura da terra tinha a Sua fonte no Senhor, mas Israel se esquecera Dele e trilha Suas bênçãos como ponto pacífico. Grão, vinho e óleo eram as bênçãos materiais que Deus concedera à Canaã (Deuteronômio. 7:13). 9. Deus, em atitude de disciplina, declarou que reteria o grão. Retirando a bênção, Ele colocaria Israel em situação de se lembrar de sua fonte divina. Baal não tinha o poder de ajudar; e se o Senhor não cuidasse de Israel, ela ficada faminta e destituída. Assim como o grão era usado para alimento, a lã e o linho forneciam vestimentas. Israel infiel ficaria nua por ter-se esquecido do Senhor. 10. Em juízo, Deus acrescentou que Ele descobriria as suas vergonhas. Literalmente, suas obscenidades, isto é, revelaria aos seus amantes o que ela era na realidade. 13. Os dias de Baalins eram os dias do pecado, durante os quais Israel se esquecera do Senhor e tornara as práticas idólatras e frequentemente obscenas uma parte da vida religiosa dos israelitas. Deus não ficada indiferente enquanto o Seu nome era assim profanado.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

24 de Novembro Dia 328  

Leituras: João 12:27-36; 1 João 1; Salmo 119:97-112; Provérbios 31:24-31; 1 Crônicas 14-15.  

Versículo Especial: “Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso” (João 12:31).  

Pensamento BíblicoVitória Diante da Derrota (João 12:27-36). Jesus sentia-se agoniado porque a sua morte estava se aproximando, entretanto, ele sabia que precisava completar sua missão para glorificar o Pai. Sua morte pareceria derrota nas mãos de Satanás, mas Jesus sabia que ela, realmente: ì Glorificaria o Pai, í Julgaria o mundo e î Expulsaria o dominador deste mundo. Derrota? Não para Jesus!  

Ação: Creia na luz para que você possa ser um filho da luz (João 12:36). ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

23 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 6  6. Desfavorecida. A filha de Gômer recebeu um nome destinado a dizer ao povo de Israel que não havia possibilidade de misericórdia. Como a "desfavorecida" ela simbolizava a situação angustiosa do Reino do Norte, que pecara contra Deus e estava amadurecida para o juízo. 7. Contrastando com a iminente queda de Israel, Deus disse: Da casa de Judá me compadecerei. Israel capitulou diante dos assírios (722 A.C), mas quando Senaqueribe cercou Jerusalém, Deus interveio para salvar a cidade (II Reis 19:35). 9. O segundo filho de Gômer recebeu o nome de Não-meu-povo. No Sinai, Israel fizera a aliança de se constituir o povo do Senhor e Ele de ser o seu Deus (Êxodo. 19:1-7). Repetidas vezes Israel transgrediu a aliança e aqui Oséias profeticamente declara que seria rejeitada. Não seria uma rejeição permanente (cons. Os. 2:3), mas resultaria no Exílio e na destruição do Reino do Norte como entidade política. B. Uma Mensagem de Esperança. 1:10, 11. 10. De acordo com a promessa (Gn. 15:5, 6) o número dos filhos de Israel seria como a areia do mar. Oséias pronunciou o juízo sobre o Israel não arrependido, mas apresenta a promessa da redenção final. O povo, embora dizimado pelo inimigo, seria numericamente reavivado e seria novamente chamado de filhos do Deus. Oséias 2 C. O Julgamento do Israel Infiel. 2:1-13. 2. Oséias devia se dirigir a Gômer com as palavras – ela não é minha mulher, e eu não sou seu marido. A esposa do profeta separara[1]se dele, e com o coração partido ele reconheceu que os laços matrimoniais entre os dois tinham sido quebrados. As palavras são reminiscência da fórmula usada no divórcio. Da mesma maneira Deus se dirige a Israel. 3. Ela tinha de abandonar seus adultérios para que eu não a deixe despida. Este castigo por adultério é comprovado pelas Escrituras (Ezequiel. 16:38) e pelas tabuinhas de Nuzi na Mesopotâmia setentrional. As palavras aqui se aplicam a Israel, que viria a se tornar uma presa dos inimigos quando fosse abandonada sozinha e nua pelo seu Deus.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

23 de Novembro Dia 327  

Leituras: João 12:20-26; 2 Pedro 3:10-18; Salmo 119:81-96; Provérbios 31:17-23; 1 Crônicas 12-13.  

Versículo Especial“Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno” (2 Pedro 3:18).  

Pensamento Bíblico: “Os Bois Tropeçaram” (1 Crônicas 13). Através de toda a História, tem havido pessoas querendo engrandecer suas próprias opiniões para determinar o que eles pensam que Deus quer. Este capítulo nos relembra que a única maneira de saber a vontade de Deus é ouvindo suas palavras (veja 1 Coríntios 2:9-11). As intenções de Uzá e do povo de Israel podem ter sido boas, porém um ato não aprovado trouxe a punição. A morte de Uzá é lembrada para nos ajudar a viver!  

Ação: Obedeça respeitosamente às instruções de Deus. Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

22 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 5  2. Oséias recebeu ordem de se casar com uma mulher de prostituições e ser o pai de filhos de prostituição. Muitos comentaristas defendem que ele na realidade não se casou com uma prostituta, mas que a descrição deve ser tomada alegoricamente (veja Introd.). Eles interpretam as palavras de Oséias como a descrição de uma visão que ele teve e não de um acontecimento do qual fosse participante. Não há nenhuma indicação de alegoria no texto e as palavras parecem realmente descrever a vida conjugal de Oséias. O adultério de sua esposa talvez fosse algo que se desenvolvesse após o casamento com o profeta. Fazendo um retrospecto, Oséias poderia considerar este casamento como coisa providencial ordenada por Deus, pois forneceu a analogia que ele usou ao se dirigir a Israel. O profeta acusa: a terra se prostituiu. Assim como a esposa de Oséias provou ser-lhe infiel, Israel foi infiel ao Senhor. O adultério espiritual é uma figura de linguagem extraída do culto à fertilidade dos cananeus, com o seu ritual de prostituição. 3. Gômer, filha de Diblaim, era o nome da esposa de Oséias. O nome era comum e não temos base para lhe conceder algum significado alegórico. 4. O primeiro filho de Gômer foi chamado Jezreel, que significa Deus semeia. Tinha significado duplo: 1) Depois que o povo de Israel fosse disperso por causa do pecado, Deus o plantaria ou "semearia" novamente em sua própria terra. 2) Os pecados cometidos no vale de Jezreel por Jeú seriam punidos e Israel experimentada a derrota. O sangue de Jezreel é uma referência à tentativa pouco sábia de Jeú de defender a causa do Senhor matando todos os adoradores de Baal (II Reis 10:1-11). 5. Em juízo Deus disse: Quebrarei o arco de Israel. O arco aqui representa o poder (cons. Gn. 49:24) do Reino de Israel, que logo chegaria ao fim. Um arco quebrado era sinal de impotência. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

22 de novembro Dia 326  

Leituras: João 12:12-19; 2 Pedro 3:1-9; Salmo 119:65-80; Provérbios 31:10-16; 1 Crônicas 11.  

Versículo Especial“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3:9).  

Pensamento Bíblico“Não Querendo que Nenhum Pereça” (2 Pedro 3:9). Deus está esperando. Ele continua adiando o julgamento para permitir que mais pessoas se arrependam. Este fato deveria desafiar os pecadores a se arrependerem e os fiéis a aproveitarem todas as oportunidades para ensinar. Não sabemos quanto tempo de vida nós temos, mas sabemos, sim, o que Deus quer que façamos com este tempo. 

Ação: Aproveite o dia de hoje para se preparar para a eternidade. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

20 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 4  ESBOÇO I. A vida conjugal do profeta. 1:1 – 3:5. A. Seu casamento com Gômer. 1:1-9. B. Uma mensagem de esperança. 1:10, 11. C. Julgamento de Israel infiel. 2:1-13. D. A restauração de Israel infiel. 2:14-23. E. Oséias redime sua esposa infiel. 3:1-5. II. A infidelidade de Israel e conseqüente juízo. 4:1 – 13:16. A. A culpa do povo. 4:1-3. B. A culpa dos sacerdotes. 4:4-8. C. Castigo para todos. 4:9, 10. D. Práticas religiosas imorais. 4:11-19. E. Julgamento dos reis e sacerdotes por desviarem o povo. 5:1-7. F. Política externa desastrosa em Efraim (Israel) e Judá. 5:8-15. G. A desculpa de Israel e a réplica divina. 6:1-6. H. Os crimes de Israel. 6:7 – 7:7. I. A desastrosa política externa de Israel. 7:8 – 8:3. J. A idolatria de Israel e as alianças iníquas. 8:4-14. K. Predição do exílio de Israel. 9:1-9. L. A antiga apostada de Israel em Baal-Peor. 9:10-14. M. A apostasia de Israel em Gilgal. 9:15-17. N. Profetizada a destruição do culto a Baal. 10:1-8. O. O pecado de Gibeá. 10:9, 10. P. A ruína de Israel. 10:11-15. Q. O amor de Deus; a ingratidão de Israel. 11:1-7. R. A piedade de Deus por seu povo. 11:1-7. S. Os pecados de Jacó. 11:12 – 12:14. T. A iníqua adoração de bezerros. 13:1-3. U. O Deus gracioso induz a destruição. 13:4-11. V. Ruína inescapável. 13:12-16. III. A conversão e a renovação de Israel. 14:1-9. A. Chamado ao arrependimento, 14:1-3. B. A promessa de perdão. 14: 4-8. C. Uma advertência derradeira. 14:9. COMENTÁRIO I. A Vida Conjugal do Profeta. 1:1 – 3:5. Oséias 1 A. Seu Casamento com Gômer. 1:1-9. 1. A afirmação de Oséias começa com a afirmativa de que sua origem é divina: Palavra do SENHOR, que foi dirigida. A palavra é divina; encontra sua expressão em um instrumento humano – o profeta Oséias, filho de Beeri. O nome Oséias significa "livramento" ou "salvação". Beeri, o pai do profeta, não é mencionado em nenhum outro lugar nas Escrituras, embora desde cedo os escritores judeus o tenham identificado com Beera (I Cr. 5:6), que foi levado para o exílio por Tiglate-Pileser. Oséias profetizou nos dias de Uzias e foi contemporâneo de Isaías (cons. Is. 1:1). Isaías, entretanto, viveu em Jerusalém e dirigiu suas profecias principalmente ao Reino do Sul (Judá), enquanto que Oséias profetizou para o Reino do Norte (Israel ou Efraim). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

20 de novembro Dia 324  

Leituras: João 11:45-57; 2 Pedro 2:1-11; Salmo 119:33-48; Provérbios 30:29-33; 1 Crônicas 7-8.  

Versículo Especial“É porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o dia de juízo” (2 Pedro 2:9).  

Pensamento Bíblico: “Renegarem o Soberano Senhor Que os Resgatou” (2 Pedro 2:1-11). Pedro advertiu que os falsos mestres sossegadamente se infiltrariam no exército de Deus, para afastar alguns justos. Os cristãos podem retornar, e algumas vezes retornam, ao pecado  “renegando o Soberano Senhor que os resgatou”. Pedro nos previne para que fiquemos continuamente em guarda contra o pecado. Satanás é ativo, mas “o Senhor sabe livrar da provação os piedosos”.  

Ação: Mantenha a pureza em um mundo impuro. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

19 de novembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 3  (2) Alguns insistem que Oséias realmente se casou com uma mulher que ele sabia ser prostituta, talvez uma prostituta ritual. T.H. Robinson e T. Laetsch defendem este ponto de vista. (3) Muitos defendem que Oséias casou-se com uma mulher que ele julgava ser pura e que mais tarde ficou sabendo de sua infidelidade. De acordo com este ponto de vista a expressão "mulher de prostituições" (1:2) foi usada por antecipação. Quando escreveu o livro, Oséias viu que Deus realizara um casamento que, do ponto de vista humano, estava marcado por tragédia sem atenuantes. Com grandes esperanças, Oséias casou-se com Gômer, só para constatar sua tendência para o adultério. A separação se seguiu e 2:2 contém praticamente uma fórmula de divórcio – "ela não é minha mulher, e eu não sou seu marido". O amor de Oséias foi persistente mesmo assim e, mais tarde, ele tornou a se casar com ela (3:1). É uma comparação com o que Deus fez com Israel. Depois de fazer votos de fidelidade à Lei do Senhor, Israel prosseguiu buscando a Baal e aos outros deuses de Canaã até que Deus a rejeitou temporariamente (o Exílio), depois do que Israel castigada retornou ao favor divino na terra de Judá. Este ponto de vista identifica a "mulher" de 3:1 com a "mulher de prostituições" de 1:2. Com algumas variações, Ehrlich Marti, W. R. Harper e G.W. Anderson têm defendido este ponto de vista. Este comentário também foi escrito baseado nele. A Época de Oséias. As profecias de Oséias foram primeiramente enunciadas durante o caótico reinado de Jeroboão II, quando Israel desfrutava de prosperidade externa mas sofria corrupção interna. Os santuários estavam cheios de adoradores (Amós 4:4,5), mas os pobres eram oprimidos (Amós 4:1) por gente cuja religião era aparente. Durante os prósperos dias de Jeroboão II o juízo parecia coisa remota aos israelitas, contudo logo sentiriam o poder assírio na Ásia ocidental. O ano que se seguiu à morte de Jeroboão, Tiglate-Pileser III subiu ao trono da Assíria (745 A.C.). Por volta de 732 A.C. Damasco foi tomada pelos assírios e uma década depois Samaria, a capital de Israel caiu e o seu povo foi deportado. Amós e Oséias profetizaram durante os anos finais do Reino do Norte, exatamente como Jeremias de Jerusalém profetizou durante as últimas horas da história de Judá. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

19 de Novembro Dia 323 

Leituras: João 11:38-44; 2 Pedro 1:12-21; Salmo 119:17-32; Provérbios 30:21-28; 1 Crônicas 6.  

Versículo Especial“Com efeito, os teus testemunhos são o meu prazer, são os meus conselheiros” (Salmo 119:24).  

Pensamento Bíblico: “Movidos pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1:21). Os versículos finais de 2 Pedro 1 contêm importantes comentários sobre os relatos escritos que chamamos Escrituras. Note bem:  

    As mensagens escritas são para lembrar o ensino oral (vs. 12-15; veja 2 Tessalonicenses 2:15).

    As mensagens haveriam de viver mais do que os mensageiros (v. 15).

    As mensagens vieram de testemunhas oculares (vs. 16-18).

    Seus escritos concordam com os antigos profetas (vs. 19-21).

    As escrituras foram dadas pela ação poderosa do Espírito Santo (v. 21). A palavra normalmente traduzida como “movidos” aqui sugere um força poderosa, tal como um vento irresistível (veja Atos 27:15,17, onde ela é traduzida de maneira diferente, para falar da força motora do vento).  

Ação: Lembre-se da fonte das Escrituras que você lê. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...