21 de agosto de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 1 Crônicas (Comentário Bíblico Moody) 23  1. Os filisteus pelejaram contra Israel. Os filisteus eram um povo hamítico, mas não cananita, que descendia de Mizraim (Egito) através de Casluim (Cirene) e Caftorim (Creta; veja I Crônicas. 1:8-12; Amós 9:7). Alguns vieram cedo para a Palestina, "terra dos filisteus" e foram encontrados lá por Abraão, 2050 A.C. (Gênesis. 21:32; cons. 26:14). Antes de 1400 ocupavam o litoral sul desde o Egito até Ecrom (Deuteronomio. 2:23; Josué. 13:2, 3). Não foram derrotados por Josué (Josué. 13:2, 3; Juizes. 3:3), e Judá dominou suas cidades apenas temporariamente (Juizes. 1:18). A vitoriosa escaramuça de Sangar, em cerca de 1250 A.C. (Juizes. 3:31) mostra ao mesmo tempo a inferioridade material de Israel diante dos filisteus. Com a queda de Creta por causa dos movimentos bárbaros em geral, em 1200 A.C., o "resto de Caftor" (Jeremias. 47:4) reforçou os antigos filisteus minoanos. Mas embora seu avanço sobre o Egito fosse interrompido em 1196 como conseqüência da esmagadora derrota dos "pulesti" por Ramsés III, esse povo marítimo se reconsolidou e, em três ondas consecutivas, quase destruiu Israel. A primeira onda, em 1110-1070 (Juizes. 10:7; 13:1; 1 Samuel. 4), foi derrubada por Samuel na segunda batalha de Ebenézer (I Samuel. 7:13); e a segunda, em cerca de 1055-1048, por Saul na batalha de Micmás (14:31). I Crônicas 10 data de 1010 A.C., a inauguração da sua terceira e última grande opressão. 1. Os homens de Israel. . . caíram mortos no monte de Gilboa, a sudoeste do Mar da Galiléia, na extremidade do Vale de Esdralom, através do qual os filisteus podiam penetrar no interior e alcançar o Jordão (cons. I Samuel. 31:7). 2. A Saul e a seus filhos. Veja 8:33 e observações sobre a família de Saul. 5. Saul já era morto. Em II Samuel. 1:6-10, a história contada a Davi difere do registro bíblico referente à morte de Saul. O inescrupuloso amalequita que levou a notícia, parece dar a entender que descobriu e despojou o corpo de Saul e então inventou sua história de assassinato, esperando receber recompensa. 6. E toda a sua casa pereceu. I Samuel 31:6 diz "todos os seus homens", isto é, aqueles que imediatamente o rodearam na batalha. Houve outros dos seus filhos e tropas que conseguiram sobreviver (II Samuel. 2:8; 21:8). 9. E os despojaram, tomaram a sua cabeça, etc. Apesar do alcance da cultura material dos filisteus, a palavra "filisteu" era um sinônimo de crueldade e barbarismo. 10. Na casa de Dagom, um ídolo filisteu (I Samuel. 5:2-5). I Samuel. 31:10 acrescenta que pregaram seu corpo ao muro de Betesã, uma importante cidade que tomaram entre o monte Gilboa e o Jordão. 11. Os homens de Jabes-Gileade, na Transjordânia, ainda continuavam leais a Saul por causa do seu grande livramento efetuado quarenta anos antes (I Samuel. 11:1-11)..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


21 de Agosto Dia 233  

Leituras: Lucas 15:20-32; Colossenses 4:10-18; Salmo 45; Provérbios 11:27-31; Jeremias 1-2.  

Versículo EspecialO fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio” (Provérbios 11:30).  

Pensamento BíblicoUm Irmão Ciumento (Lucas 15:20-32). Depois de dispor seu assunto em três parábolas, Jesus agora começa a trabalhar em terreno novo, corrigindo os fariseus que se consideravam justos (veja 15:2). O perdido pode voltar. O Pai e seus servos se alegram quando ele volta. Este irmão mais velho reflete a atitude dos fariseus (e talvez de alguns cristãos?) que se sentiram postos de lado, quando os pecadores vieram a Deus. O ciúme é mortífero!  

Ação: Você conhece pessoas que precisam ser conduzidas de volta ao Senhor. Tente salvar uma hoje!.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

20 de agosto de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 1 Crônicas (Comentário Bíblico Moody) 22  10. Jedaías, Jeoiaribe, Jaquim parecem ser os nomes do segundo, primeiro e vigésimo primeiro, respectivamente, dos vinte e quatro turnos sacerdotais instituídos por Davi (I Crônicas. 24:7-18), e não de indivíduos. 11. Azarias (IV) . . , príncipe da casa de Deus, foi sumo sacerdote em cerca de 600 A.C., um pouco antes do Cativeiro (6:13). 12. Adaías era um filho de Malquias, o quinto turno de Davi (24:9); e Masai . . . de Imer, o décimo sexto (24:14). 14. Merari foi um dos três filhos de Levi que deram início aos clãs. 15,16. Arfe e Jedutum foram dois dos principais músicos de Davi, 1000 A.C. 18. Os porteiros dos arraiais . . . de Levi significa "os porteiros para os postos dos levitas", como antes acampavam à volta do Tabernáculo (Números. 3:23, 29, 35, 38). 19. Salum, o porteiro, era um filho de Corá; pois, embora Corá mesmo fosse destruído, seu clã continuou como parte importante da divisão coatita de Levi (veja 6:22 acima e observações). O tabernáculo refere-se à tenda armada por Davi para servir de casa de Deus (16:1), antes da construção do Templo permanente. 20. Assim, o cargo de porteiro retrocede a Finéias, filho de Eleazar, que era filho de Arão e seu sucessor como sumo sacerdote no deserto. 21. Zacarias servira como porteiro no reinado de Davi (26:2). 22. A participação de Samuel é ilustrada pelo fato dele mesmo ter servido como porteiro em sua mocidade (I Samuel. 3:15). Com Davi veio a organização final dos porteiros. 31. O que se fazia em sertãs (espécie de frigideira de metal). Os bolos chatos que se usavam nas ofertas de manjares. 32. Os pães da proposição. O pão colocado em fileiras sobre a mesa de ouro, simbolizando a comunhão dos redimidos com Deus (Lv. 24:5, 6). 33. Quanto aos cantores refere-se aos homens dos versículos 15, 16; tal como o versículo 34 resume toda a seção. O restante deste capítulo, 9:35-44, é praticamente idêntico a 8:29-38 (vide), exceto questões de menos importância, tais como a ortografia dos nomes. Serve como introdução ao registro do fim do reinado de Saul (cap. 10, a seguir). II. O Reinado de Davi. 10:1 – 29:30. 1 Crônicas 10 A. Antecedentes: A Morte de Saul. 10:1-14. O interesse do cronista se centraliza no rei Davi. Ele foi o fundador da dinastia real de Judá e um exemplo heróico do sucesso que coroaria os esforços daqueles que confiavam em Deus, no tempo de Esdras, ou em qualquer outra ocasião. Mas para estabelecer os antecedentes de Davi, o cronista liga a genealogia de Benjamim (que acabou de ser apresentada em I Crônicas. 8; 9:35-44) com o desastre histórico que precipitou a ascensão de Davi ao trono, isto é, a morte de seu predecessor benjamita, o rei Saul. I Crônicas 10 é diretamente paralela à I Samuel 31, embora haja algumas diferenças na escolha dos detalhes descritos: O capítulo é uma demonstração histórica de como o fracasso resulta quando o Senhor é abandonado (vs. 13, 14).(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

20 de Agosto Dia 232  

Leituras: Lucas 15:11-19; Colossenses 4:1-9; Salmo 44; Provérbios 11:22-26; Isaías 64-66.  

Versículo Especial“Perseverai na oração, vigiando com ações de graças” (Colossenses 4:2).  

Pensamento Bíblico: O Filho Perdido (Lucas 15:11-19). Esta é a terceira de uma série de parábolas sobre os perdidos. Três pessoas principais são apresentadas: um pai e dois filhos. Estes versículos chamam a atenção para os maus caminhos do filho mais novo (o pródigo). Pródigo significa gastador, e essa palavra descreve este jovem, quando ele esbanjava os recursos que seu pai havia doado a ele.  

A comparação com este filho é clara. Ele é qualquer pessoa que gasta sua vida e os recursos que Deus lhe deu. O dinheiro se acaba, a vida é jogada fora e não há satisfação duradoura na libertinagem e no pecado.  

Este filho caiu em si e resolveu voltar a seu pai. Quando desgarramos de Deus, precisamos ter a mesma determinação para voltar com humildade.  

Ação: Você está separado de Deus pelo pecado? Volte hoje mesmo!.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

19 de agosto de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

1 Crônicas (Comentário Bíblico Moody) 20   1 Crônicas 9 G. Os Habitantes de Jerusalém. 9:1-34. Depois de um versículo tradicional (9:1) que serve de conclusão às genealogias de Israel (I Crônicas. 2-8), esta seção prossegue enumerando os habitantes de Jerusalém, antes da tomada e destruição da cidade em 586 A.C. Consiste primariamente de uma lista de certos chefes de grandes grupos familiares ou clãs que moraram na capital: clãs de Judá (vv. 4-6); de Benjamim (vs. 7-9); dos sacerdotes (vs. 10-13); dos levitas em geral (vs. 14-16); e dos porteiros e guardas das portas do templo (17-19a). Seguem uma descrição das obrigações dos levitas (19b-33). Um conhecimento desses elementos constitutivos da população da Jerusalém pré-exílica era de significado fundamental na subseqüente campanha de Esdras para restauração da teocracia legítima em Judá. Contudo, tem-se feito tentativas de mudar este material com a lista posterior dos grupos pré-exílicos encontrada em Neemias. 11:3-24. Mas, apesar de uma semelhança no arranjo geral, as diferenças específicas entre estas duas listas são pronunciadas; e só mediante uma tradução forçada de I Crônicas. 9:2 é que se pode defender a plausibilidade de uma data posterior para I Crônicas 9. 1. No livro dos reis. Isto se refere a algum registro da corte, hoje desaparecido; veja Introdução acima, Autoria. 2. Os primeiros habitadores. Isto deve se referir à população de Israel antes do exílio de 586 que acabou de ser mencionado. Os servos do templo. Netinins = aqueles que foram dados. Eram escravos do templo, tal como os homens de Midiã (Números. 31:47, no contexto) e de Gibeão (Josué. 9:23, no contexto), organizados por Davi em um grupo separado (Esdras. 8:20). 3. Os indivíduos dispersos e as famílias de Efraim e Manassés não são mencionados nas listas que se seguem, que se limitam aos chefes de grupos familiares maiores ou clãs. 5. Os silonitas. Leia-se selanitas, isto é, de Selá. Estes, com Perez e Zerá, constituíram os três clãs de Judá (Números. 26:20).(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

19 de Agosto Dia 231  

Leituras: Lucas 15:1-10; Colossenses 3:18-25; Salmo 43; Provérbios 11:16-21; Isaías 62-63.  

Versículo Especial“Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende” (Lucas 15:10).  

Pensamento Bíblico: Encontrando os Perdidos (Lucas 15:1-10). Estes versículos contêm as primeiras duas de três parábolas sobre os perdidos. Estas duas (a ovelha perdida e a moeda perdida) ressaltam as comemorações do céu quando o perdido é achado e recuperado. A atitude de Deus é diretamente oposta à atitude dos fariseus (v. 2). Eles desprezavam os pecadores. Deus os ama e quer tê-los de volta. Qual atitude mostramos com nossas ações?  

Ação: Procure os perdidos.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

18 de agosto de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

1 Crônicas (Comentário Bíblico Moody) 19   34, 35. Semer e Helém aparecem como Somer e Hotão no versículo 32. 38, 39. Jéter e Ula aparecem como Itrã e Ara nos versículos 37 e 38.1 Crônicas 8 2) Benjamim. 8:1-40; 9:35-44. Esta seção constitui um acréscimo importante a 7:6-12, como também a Gênsis. 46:21 e Números. 26:38-40. Além da tribo de Benjamim ter produzido a família do rei Saul, que se distinguiu por muitas gerações (8:33-40; 9:39-44), também quase igualou-se à Judá na sociedade judia pós-exílica (Neemias. 11:4, 7, 31, 36). 6. Nem a genealogia de Eúde em Benjamim, nem a de Saaraim (v. 8) foram preservadas. 7. Naamã, Aías e particularmente Gera, foram os que levaram Uzá e Aiúde, os descendentes de Eúde, neste cativeiro sem data. 8. Saaraim, depois de ter repudiado. Isto é, ele se divorciou de suas duas esposas, um exemplo precoce da deterioração moral dentro de Israel. 17, 18. Mesulão e Ismerai podem ser variantes de Misã e Semede (v. 12). 21. Simei é provavelmente uma variante para Sema (v.13). 27. Jeroão pode ser identificado com Jeremote (v. 14). 29. O pai de Gibeom: Jeiel (9:35; ou, como em I Samuel. 9:1; 14:51, Abiel). 32. Miclote foi o filho mais novo de Jeiel (9:37, 38). 33. Ner, o quinto filho de Jeiel (9:36) foi o avô de Saul, o primeiro rei de Israel (1050-1010 A.C.), e pai de Abner, comandante militar de Saul e seu tio (I Samuel. 14:50, 51). Abinadabe = Isvi (I Samuel. 14:49). Esbaal. Homem de Baal parece ter sido o nome original de Isbosete (II Samuel. 2:8); mas em Samuel boshet, "vergonha", foi usado em lugar do nome do vergonhoso ídolo. Saul, contudo, talvez não tivesse o ídolo Baal em mente quando deu o nome ao seu filho, mas pensava simplesmente na palavra hebraica baal, "senhor". O nome significaria então, "homem do Senhor", talvez se referindo a Deus. 34. Do mesmo modo, Meribe-Baal, "herói de Baal", ou "um guerreiro de Baal", foi intitulado Mefibosete em Samuel, ou aquele que espalha (?) vergonha (II Samuel. 4:4)..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 18 de Agosto Dia 230  

Leituras: Lucas 14:25-35; Colossenses 3:12-17; Salmo 42; Provérbios 11:12-15; Isaías 60-61.

Versículo Especial“Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição” (Colossenses 3:14).  

Pensamento Bíblico: Características do Povo de Deus (Colossenses 3:12-17). Paulo faz uma lista de diversas qualidades daqueles que amam o Senhor. Leia-as todas, e preste atenção nestas: os cristãos perdoarão (v.13), amarão (v. 14), deixarão que a paz de Deus reine (v. 15) e farão tudo no nome do Senhor Jesus (v. 17). Estes versículos oferecem um claro e belo contraste com a pessoa ímpia, descrita no trecho anterior.  

Ação: “E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus . . .” (Colossenses 3:17).Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)


17 de agosto de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


1 Crônicas (Comentário Bíblico Moody) 18  F. Seis Outras Tribos. 7:1 – 8:40; 9:35-44. Embora Judá e Benjamim (com Levi) dominassem a Israel pósexílica, as outras tribos que antes compunham o reino do norte não ficaram sem representantes. Muitos fugiram para Judá com a queda de Samaria em 722 A.C. (I Crônicas. 9:1; II Crônicas. 30:1, 2; cons. 34:6); e outros retornaram seu lugar entre o povo de Deus durante o exílio de 586-538 (cons. Ezequiel. 37:15-23), e retornaram com o restante sob a liderança de Zorobabel e Esdras (Esdras. 6:17; 8:35; cons. a Ana da tribo de Aser em Lucas. 2:36). As chamadas dez tribos e suas genealogias eram uma questão de envolvimento pessoal para alguns dos contemporâneos de Esdras! 1 Crônicas 7 1) Sumários. 7:1-40. Com base em Gênesis 46 e Números 26, 1 Crônicas 7 esboça os significativos clãs das seis tribos: Issacar (vs. 1-5), Benjamim (vs. 6. 12), Naftali (v. 13), Manassés do Oeste (vs. 14.19), Efraim (vs. 20.29) e Aser (vs. 30.40). O cronista não faz portanto menção nem de Dã nem de Zebulom. Tem-se feito tentativas de responsabilizar por isso uma corrupção textual, mas pode ser que simplesmente essas tribos tivessem pouco significado na sociedade de Esdras. 1. Os filhos de Issacar. Estes versículos desenvolvem os dados de Gênesis 46:13 e Números. 26:23-25. 6. Os filhos de Benjamim . . . três. Houve mais outros (veja 8: 1). Estes parágrafos fornecem ligeiras variantes de Gênesis. 46:21 e Números. 26:38- 41. 12. Ir = Iri (v. 7) e Aer talvez possa ser identificado com Airã (Números. 26:38). 13. Os filhos de Naftali. Estes versículos repetem Gênesis. 46:24 e Números. 26:48,50, com pequenas diferenças de ortografia. Os nomes são dos netos de Bila, a serva de Raquel e mãe de Naftali (Gênesis. 30:3-8). 14. Filho de Manassés: Asriel. Este homem foi um bisneto de Manassés através de Maquir e Gileade. Para registros mais completos sobre a Manassés do oeste, veja Números. 26:29.34; Josué. 17:2-5. 15. O segundo, muitas gerações depois, foi Zelofeade, o qual teve só filhas que herdaram em igualdade de condições com os representantes do sexo masculino (Nm. 26:33; 27:1; 36:2). 19. Semida foi outro bisneto de Manassés através de Maquir e Gileade. 20. Era filho de Efraim. Estes versículos desenvolvem Números. 26:35- 37. 21. Homens . . . naturais da terra, em Canaã, desceram a Gósen, na fronteira do Egito com a Palestina, onde os israelitas estavam estabelecidos sob a liderança de José. 23. Berias, porque as coisas iam mal na sua casa. As palavras em hebraico são beri'a e bera'a. 27. Num. O nome do pai de Josué é geralmente escrito assim. 28. Em vez de Gasa, que fica longe demais de Efraim, leia-se antes "Azá". 30. Os filhos de Aser. Estes versículos desenvolvem o registro de Gêneis. 46:17 e Números. 26:44-47.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


17 de Agosto Dia 229  

Leituras: Lucas 14:15-24; Colossenses 3:1-11; Salmo 41; Provérbios 11:7-11; Isaías 58-59.  

Versículo Especial“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as cousas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus” (Colossenses 3:1).  

Pensamento Bíblico: Tire o Velho; Revista o Novo (Colossenses 3:1-11). Tornar-se um cristão requer conversão. Paulo nos diz aqui, em palavras práticas, a natureza desta mudança. Temos que despir SmatarS as obras do pecado. Prostituição, ira, malícia, cobiça, linguagem obscena, e tudo o que é mau devem ser removidos. Temos que nos revestir de uma nova pessoa, uma cujo caráter espiritual está na imagem de Deus. Que mudança!  

Ação: “Pensai nas cousas lá do alto . . .” (Colossenses 3:2). Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

16 de agosto de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


1 Crônicas (Comentário Bíblico Moody) 17  (II Crônicas. 24:20), Urias (II Reis 16:10), Azarias III (II Crônicas. 31:10) e Meraiote (I Crônicas. 9:11). 8. Zadoque (I) foi sumo sacerdote sob o reinado de Davi e Salomão, 970 A.C. 10. Azarias (II) . . . na casa. Talvez se refira a sua resistência à tentativa de Uzias de assumir as funções sacerdotais, 751 A.C. (II Crônicas. 26:17). 13. Hilquias era o sumo sacerdote que descobriu o livro da Lei dado por Moisés, originando assim a reforma de Josias em 621 A.C. (II Crônicas. 34:14). 16, 17, 20, 43. Gérson é o Gérson do versículo 1 e outras passagens. 22. Aminadabe parece ser outro nome para Izar (vs. 18, 38). Core foi engolido pela terra por rebelar-se contra Moisés (Números. 16:32). 25. Os nomes que se seguem indicam que este deve ter sido Elcana (II), o filho de Saul (v. 24) e o tetraneto de Ebiasafe (vs. 36, 37), não Elcana (I), o irmão de Ebiasafe, mencionado em 6:23. Aimote, o filho (não irmão) de Amasai, também é chamado de Maate (v. 35). 26. Este é Elcana (III), filho de Aimote (v. 25). Zofai, Naate e Eliabe (v. 27) são Zufe, Toá e Eliel (vs. 34, 35). 27. Este Elcana (IV) é o famoso levita do Monte Efraim, marido de Ana e pai de Samuel (I Samuel. 1:1). 28. O nome de Joel foi extraído do versículo 33 e de I Samuel. 8:2. 32. Tabernáculo da tenda da congregação. Tenda da reunião. O lugar onde Deus se encontrava com o povo, e só secundariamente, as pessoas umas com as outras (cons. Exodo. 29:42, 43). 42,44. Etã e Quisi são também chamados Jedutum (25:1) e Cusaías (15:17). 54. Pois lhes caiu a sorte. A primeira sorte lançada em 1400 A.C. quando da distribuição da terra (Josué. 21:10). Os versículos seguintes sobre as cidades dos levitas comparam-se com Js. 21:3-40. 56. Deram a Calebe. Conforme prometido por Moisés e Josué (Josué. 14:6-15). 57. As cidades de refúgio. Sobre estas seis cidades veja Números. 35; Deuteronomio. 19:1-10; Josué. 20. 60. Treze cidades. Só onze foram citadas em nosso texto, mas as outras são fornecidas por Josué 21. 61. Cidades que foram darias da meia tribo . . . de Manassés e também de Efraim e de Dã (cons. v. 66 e Josué. 21:5).(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

16 de Agosto Dia 228  

Leituras: Lucas 14:7-14; Colossenses 2:11-23; Salmo 40; Provérbios 11:1-6; Isaías 56-57.  

Versículo Especial“As riquezas de nada aproveitam no dia da ira, mas a justiça livra da morte” (Provérbios 11:4).  

Pensamento Bíblico“Mas o Peso Justo é o Seu Prazer” (Provérbios 11:1). O mundo dos negócios é duro e freqüentemente é muito competitivo. Alguns negociantes recorrem à fraude e ao engano, em busca do lucro. A atitude de Deus, quanto à desonestidade no comércio (ou em qualquer outra área), é clara. Honestidade não é só a melhor política; é a política correta.  

Ação: Seja honesto em todos os seus procedimentos, de modo que as pessoas possam confiar na sua palavra e conhecer seu Senhor. “Antes seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não” (Tiago 5:12).Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

15 de agosto de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


1 Crônicas (Comentário Bíblico Moody) 15  16. Os arredores. Antes, pastagens. 17. Jotão e Jeroboão II reinaram em 751-736 e 793-753 A.C., respectivamente. 19. Hagarenos. Hagar, foi a mãe de Ismael, antepassado de Jetur, Nafis e outras tribos árabes (Gênesis. 25:15). 26. Pul era o nome de Tiglate-Pileser antes de sua ascendo. Portanto, leia-se: "Deus suscitou o espírito de Pul, sim, o espírito de ...". 1 Crônicas 6 E. Levi. 6:1-81. Embora Simeão e Levi tenham sido amaldiçoados com uma dispersão tribal entre Israel (Gênisis. 34:24-30; 49:5-7), a subseqüente devoção de Levi (Exodo. 32:26-28) converteu sua suspensão em urna bênção e liderança religiosa (Deuteronomio. 33:8-11). Esdras mesmo era sacerdote levita e orgulhoso de sua genealogia (Esdras 7:1-5); e a comunidade pósexílica centralizava-se ao redor do trabalho da tribo de Levi (cons. a preocupação de Esdras por sua presença, 8:15-20). Uma genealogia autêntica, contudo, era essencial para a reputação levítica (cons. Esdras. 2:59-63); eis o significado deste capítulo. Ele amplia a família de Levi mais do que o registrado em Gênesis. 46:11; Exodo. 6:17-19; Números. 3:17-20; 26:57-62, e inclui a linhagem do sumo sacerdócio (vs. 3-15, 49-53), as três clãs de Levi (vv. 16-30), os cantores levitas (vv. 31-48) e os territórios esparsos destinados a Levi (vv. 54-81). Veja também os capítulos 23-26. 3. Nadabe e Abiú foram mortos no deserto por causa de sacrilégio e não deixaram filhos (Lv. 10:1, 2; Números. 3:4). 4. Eleazar, Finéias (I) e Abisua. A relativamente curta lista de sumos sacerdotes que se segue não pode ser completa para os 860 anos entre o Êxodo e a queda de Jerusalém. Ele não inclui os descendentes de Itamar, que ocuparam a posição durante os últimos juízos e o começo do reino: Eli, Finéias II, Aitube l, Aimeleque I (= Aías), Abiatar e Aimeleque II (I Samuel. 14:3; 22:20; II Samuel. 8:17); ou certos outros sumo sacerdotes: Amarias II (II Crônicas. 19:11), Joiada (II Cr. 22:11), Zacarias (?)(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

15 de Agosto Dia 227  

Leituras: Lucas 14:1-6; Colossenses 2:1-10; Salmo 39; Provérbios 10:27-32; Isaías 54-55.  

Versículo Especial“Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade” (Colossenses 2:10).  

Pensamento Bíblico“Também, Nele, Estais Aperfeiçoados” (Colossenses 2:6-10). As filosofias humanas, freqüentemente, menosprezam Cristo e seu papel. Ele é considerado por alguns como um mito, por outros como um grande, mas falível mestre. Alguns o retratam como um homem repressor e mau que nos nega a satisfação verdadeira na vida. Paulo nos adverte sobre tais quadros errados de Jesus. Ele nos lembra da perfeição de Cristo e do nosso aperfeiçoamento nele. Significado real e realização na vida não serão achados nas filosofias humanas, mas em Jesus Cristo.  

Ação: Permita que o poder de Jesus renove sua vida.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...