21 de setembro de 2013

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO


O valor do estudo bíblico
É essencial que tenhamos um bom senso de valores. Sabemos que isso é verdade no dia-a-dia. Sai caro ao comprar ou vender se não tivermos um senso correto de valores. A Bíblia mostra os naufrágios de muitos que não tinham um discernimento de valores – Ló, Esaú, Balaão, Judas e Demas. Nós reconhecemos o valor do estudo da bíblia?
A fim de ter o valor correto do estudo bíblico, temos primeiro que ter um valor apropriado da bíblia. Para aqueles que provavelmente vão ler isso, você já sabe o valor da Bíblia. Sabemos que é muito proveitoso como guia para esta vida e para apontar o caminho para a vida eterna. Podemos falar da boca para fora do seu valor, mas se realmente a valorizamos, iremos estudá-la. Vamos rever alguns motivos que nos lembram o valor do estudo bíblico.
Dá-nos fé (João 20:31). A fé é necessária para a conversão (Atos 15:7) e para agradar a Deus (Hebreus 11:6). É essencial para o filho de Deus pois “o justo viverá por fé” (Romanos 1:17). A fé é nosso escudo (Efésios 6:16) e nos dará a vitória (1 João 5:4).
Irá fortalecer nossa esperança que pode nos salvar (Romanos 8:24). Irá estimular nosso desejo de ir para o céu e nos dará a segurança de que estamos a caminho. Servirá de âncora nas tempestades da vida (Hebreus 6:18-20).
O estudo bíblico nos fará sábios naquilo que realmente importa (Salmo 119:98-99). Isto é, o estudo vai nos fazer sábios se continuarmos nas coisas aprendidas (2 Timóteo 3:14-15).
O estudo da palavra nos guarda do pecado (Salmo 119:9,11) e nos capacitará para superar o pecado (1 João 2:4).
O estudo da Bíblia nos ajudará a evitar a apostasia (Salmo 37:31). A falta de conhecimento da palavra de Deus leva a destruição (Oseías 4:6).
Dá alegria (Salmo 19:8). O mundo enganado não acredita, mas a alegria completa se encontra em Deus (1 João 1:4). O estudos faz-nos capazes de ter alegria mesmo nas coisas ruins (Tiago 1:2-4; Romanos 8:28).
O estudo da Bíblia consola (Salmo 119:92). Quando um ente querido parte deste mundo, nada pode nos consolar como a Bíblia (1 Tessalonicenses 4:18). Haverá horas na vida de cada um em que precisaremos de consolo. O estudo nos capacitará a encontrar consolo.
Fornece alimento para a alma (Mateus 4:4). Tem uma receita apropriada para a criança e outra para o maduro (1 Pedro 2:2). A palavra de Deus deve ser mais desejada do que ouro e todas as coisas materiais (Salmo 19:10).
Tem bons frutos (Mateus 7:16). Tem um efeito exaltante na humanidade. Tem liberdade avançada. Opõe-se as coisas que corrompem. Levanta a moralidade e dá dignidade às mulheres.
Salva a alma quando recebida corretamente (Tiago 1:21). Não é fria nem morta, mas é como um fogo (Jeremias 23:29) e é viva e poderosa (Hebreus 4:12). Levou 3.000 pessoas a procurarem a salvação em Cristo no dia de Pentecostes (Atos 2).
Se conhecemos e cremos nestas coisas, o estudo da Bíblia fará parte do nosso dia-a-dia.
(–por Robert W. Goodman)Que Deus Abençoe a Todos Pastor Antonio Marques

MEDITAÇÃO DO DIA

Leituras: Lucas 23:13-25; 2 Timóteo 4:1-8; Salmo 73:18-28; Provérbios 18:1-5; Ezequiel 8-10.  

Versículo Especial: O solitário busca o seu próprio interesse e insurge-se contra a verdadeira sabedoria” (Provérbios 18:1).  

Pensamento Bíblico: “Quer Seja Oportuno, Quer Não” (2 Timóteo 4:1-5). Estes versículos contêm uns desafios estimulantes para aqueles que proclamam o evangelho. Temos que ensinar o evangelho cientes da responsabilidade perante Deus. Seremos julgados por Deus. Aqueles que ensinamos  (e aqueles que deixamos de ensinar)  serão julgados por Deus. Portanto, temos que ensinar a verdade até mesmo quando ela não está em moda. Muitas pessoas rejeitarão a verdade e aceitarão ensinamentos mais apetitosos , porém não devemos negligenciar nosso dever de divulgar o evangelho.  

Ação: Cumpra seu ministério (serviço).

20 de setembro de 2013

MEDITAÇÃO DO DIA

Leituras: Lucas 23:1-12; 2 Timóteo 3:10-17; Salmo 73:1-17; Provérbios 17:24-28; Ezequiel 5-7.  

Versículo Especial“Toda a Escritura é inspirada por Deus é útil para o ensino, para repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2 Timóteo 3:16).  

Pensamento Bíblico“Tu, Porém, Tens Seguido” (2 Timóteo 3:10-17). Em contraste com o serviço fingido descrito nos versículos 1 a 7, aqui Paulo elogia a conduta de Timóteo. Timóteo sofreu por causa de sua fé, mas permaneceu fiel ao Senhor. Sua confiança não era posta em si mesmo nem em outras pessoas, mas em Deus e em sua palavra suficiente.  

Ação: Imite o respeito de Timóteo pelas escrituras (leia de novo o que Paulo diz em 2 Timóteo 3:16-17).

19 de setembro de 2013

MEDITAÇÃO DO DIA

Leituras: Lucas 22:63-71; 2 Timóteo 3:1-9; Salmo 72; Provérbios 17:18-23; Ezequiel 3-4.  

Versículo EspecialO coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos” (Provérbios 17:22).  

Pensamento Bíblico“Tendo Forma de Piedade” (2 Timóteo 3:1-9). Depois de descrever algumas das pessoas mais ímpias mencionadas nas escrituras, Paulo acrescenta: “tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder.”  Sua descrição seguinte mostra que ele está falando de pessoas que parecem ser sinceros discípulos quando, realmente, elas fazem somente o que querem fazer. Elas não amam a verdade, e não amam a Deus. No final, seu egoísmo acaba sendo visível para os outros.  

Ação: Outras pessoas podem pensar que você é fiel a Deus. Examine-se honestamente. Será que Deus conta você como fiel?

18 de setembro de 2013

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO

Lutando pela união
A oração do Senhor (João 17) é muito citada – em parte – para enfatizar a necessidade de união entre o povo de Deus. Eu te desafio a estudar cuidadosamente o capitulo a procura dos meios de obter e manter aquela união.
Há três partes a serem consideradas: a oração de Cristo em favor de si mesmo, em favor dos apóstolos, e em favor daqueles que “vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra”. Na oração de Cristo para si (versículos 1-5) ele diz que veio à terra para dar a vida eterna, e ele identifica isso como “conhecer” o Pai e Filho. Seu trabalho na terra glorificou o Pai e quando terminasse (na crucificação) ele pediria para voltar à sua glória original com o Pai.
Assim como o Pai foi glorificado no Filho, Cristo é glorificado nos seus apóstolos (versículo 10). Também, na segunda parte de sua oração, Cristo diz que ele manifestouo nome de Deus (versículo 6) e havia lhes dado a palavra do Pai (versículos 6,8 e 14) a fim de “conhecerem” Deus (receber, acreditar e guardar a palavra – versículos 6 e 8; veja 1 João 2:3-5). Sendo tão “guardados” os apóstolos são “um, assim como nós” (versículo 11). São separados, santificados, através da verdade (versículos 17-19).
Finalmente, Cristo ora por todos aqueles a quem os apóstolos ensinariam. A “glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade” (versículos 22-23). Esses também “conheceram” Deus (versículo 25), como resultado de terem recebido a verdade declarada.
É pedir demais esperar que um leitor discernente observe certos pensamentos recorrentes? Primeiro, há glória divina, na qual o Pai e Filho são um. Depois há uma declaração daquela glória (através da manifestação e ensinamento da palavra de Deus); e compartilhar naquela glória, conforme os ensinados venham a conhecer Deus. Foi através disso que aqueles que não são divinos venham a ser UM com a divindade.
A igualdade dos crentes pelos quais Jesus orou era a qualidade comum a ser encontrada entre todos que fazem parte da imagem divina. A união existe porque eles são um. O plano divino não é um molde de uma organização ou de uma crença que força pessoas heterogêneas a ficarem na mesma sociedade. O plano do Senhor muda as pessoas, na essência que diz respeito à sua vida espiritual, assim se tornam homogêneas e por isso são um“Eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade”. O ideal (e com certeza é um ideal) é um povo semelhante a Deus; que tem a mente de Cristo (Filipenses 2:5), em palavra e nas ações fazendo tudo em seu nome (Colossenses 3:17) transformado da glória à glória de sua imagem (2 Coríntios 3:18), e tudo isso para a glória de Deus (1 Pedro 4:11).
A natureza ideal desta unidade não é diferente de ser santo como Deus é santo (1 Pedro 1:16), puro como ele é puro (1 João 3:3), etc. Isso não é obtido no sentido absoluto, mas seus princípios são aceitos; é a nossa meta constante, a marca para qual estamos indo. Se falharmos em reconhecer o aspecto ideal desta união, podemos considerar o nível de nossa obtenção como o padrão e começarmos a nos medir em comparação aos outros. Isso pode derrotar a união pela qual Cristo orou e promover nossa marca de sectarismo.
(–por Robert F. Turner) Que Deus Abençoe a Todos Pastor Antonio Marques

MEDITAÇÃO DO DIA

Leituras: Lucas 22:54-62; 2 Timóteo 2:14-26; Salmo 71; Provérbios 17:12-17; Ezequiel 1-2.  

Versículo EspecialOs meus lábios estão cheios do teu louvor e da tua glória continuamente” (Salmo 71:8).  

Pensamento Bíblico: “Caí com o Rosto em Terra” (Ezequiel 1:28). Ezequiel descreve sua experiência como um dos poucos homens que viram o trono de Deus (veja Isaías 6; Apocalipse 4). Ele estava verdadeiramente impressionado com o terrível poder e brilho da cena e caiu com o rosto em terra. Quando entramos na presença de Deus, precisamos também ver nossa impropriedade e sua glória. A avaliação do vasto abismo entre Deus e homens nos ajudará a ver nosso papel como servos adoradores.  

Ação: Adore a Deus humildemente.

17 de setembro de 2013

MEDITAÇÃO DO DIA

Leituras: Lucas 22:47-53; 2 Timóteo 2:1-13; Salmo 70; Provérbios 17:6-11; Lamentações 4-5.  

Versículo Especial“Se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará” (2 Timóteo 2:12).  

Pensamento Bíblico“Isso Mesmo Transmite a Homens Fiéis” (2 Timóteo 2:1-13). Observe três importantes idéias nestes versículos:  
  O evangelho é divulgado pelo ensinamento. Paulo ensinou a Timóteo. Timóteo ensinaria a outros. Aqueles ensinariam outros mais. É, na verdade, uma tragédia se falhamos em passar a mensagem a outros.
   O serviço de Cristo é guerra espiritual. Como soldados, precisamos de dedicação total à causa de nosso Mestre e de seu exército.
    O fiel será recompensado. Foi-nos prometida a vitória se resistirmos. Se falharmos, não é por culpa de Deus. “Ele permanece fiel”.  

Ação: “Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus” (2 Timóteo 2:3)

16 de setembro de 2013

MEDITAÇÃO DO DIA

Leituras: Lucas 22:35-46; 2 Timóteo 1:8-18; Salmo 69:19-36; Provérbios 17:1-5; Lamentações 3.  

Versículo EspecialO crisol prova a prata, e o forno, o ouro; mas aos corações prova o Senhor” (Provérbios 17:3).  

Pensamento BíblicoEnquanto os Discípulos Dormiam (Lucas 22:39-46). Enquanto Jesus se angustiava com o seu sacrifício vindouro, seus discípulos dormiam. Jesus estava desapontado (veja Mateus 26:36-46), mas ele ainda orava. A negligência deles não o desculparia do dever para com Deus. Mesmo quando todos os homens o abandonaram, seu Pai ainda cuidava dele e enviou-lhe conforto. Podemos, às vezes, estar desapontados quando outros não nos dão encorajamento, mas as falhas deles não é uma razão para nos afastarmos de Deus.  

Ação: Procure conforto em Deus, mesmo quando seus amigos o abandonarem.

15 de setembro de 2013

REFLEXÃO DA SEMANA


A Elegância do Comportamento 
Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: a elegância do comportamento. 
É um dom que vai muito além do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza. 
É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto. 
É uma elegância desobrigada. 
É possível detectá-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam. 
Nas pessoas que escutam mais do que falam. 
E quando falam, passam longe da fofoca, das maldades ampliadas no boca a boca. 
É possível detectá-las nas pessoas que não usam um tom superior de voz. 
Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores porque não sentem prazer em humilhar os outros. 
É possível detectá-la em pessoas pontuais. 
Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é quem cumpre o que promete e, ao receber uma ligação, não recomenda à secretária que pergunte antes quem está falando e só depois manda dizer se está ou não está. 
É elegante não ficar espaçoso demais. 
É elegante não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao de outro. 
É muito elegante não falar de dinheiro em bate-papos informais. 
É elegante retribuir carinho e solidariedade. 
É elegante não dizer palavrões. 
Sobrenome, joias, e nariz empinado não substituem a elegância do gesto. 
Não há livro que ensine alguém a ter uma visão generosa do mundo, a estar nele de uma forma não arrogante. 
Pode-se tentar capturar esta delicadeza natural através da observação, mas tentar imitá-la é improdutivo. 
Educação enferruja por falta de uso. 
"LEMBRE-SE de que colheremos, infalivelmente aquilo que houvermos semeado. 
Se estamos sofrendo, é porque estamos colhendo os frutos amargos das sementeiras errôneas. Fique alerta quanto ao momento presente. Plante apenas sementes de sinceridade e de amor, para colher amanhã os Frutos doces da alegria e da felicidade. Cada um colhe, exatamente, aquilo que plantou. " 

Autor desconhecido

MEDITAÇÃO DO DIA

Leituras: Lucas 22:24-34; 2 Timóteo 1:1-7; Salmo 69:1-18; Provérbios 16:27-33; Lamentações 1-2.  

Versículo Especial“Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade”(Provérbios 16:32).  

Pensamento BíblicoO Poder do Domínio Próprio (Provérbios 16:32). Freqüentemente, pensamos sobre os poderosos como sendo soberanos sobre os outros. Deus diz que os mais poderosos são os que dominam a si mesmos. Os “heróis” do cinema e da televisão sugerem que o poder se manifesta por violentas explosões de força bruta. Deus diz que os realmente poderosos são difíceis de se enraivecer. É preciso ser um homem de verdade para dominar a si mesmo!  

Ação: Concentre suas energias no domínio próprio, em qualquer situação.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 12 8. A minha resolução é ajuntar as nações. A misericórdia do Senhor é dirigida a todos os povo...